Рет қаралды 33
A defesa da recomposição orçamentária das universidades e institutos é pauta das greves
A defesa da recomposição orçamentária é uma das pautas centrais da greve nacional docente. Neste vídeo, a professora Adriana Barbosa, da Faculdade de Educação da UFF, aborda a grave situação que a UFF passa em decorrência dos cortes orçamentários.
Sob pressão do movimento paredista, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Lula anunciaram uma nova liberação de recursos para despesas de custeio. Andes, Camilo Santana já havia divulgado a liberação de R$ 347 milhões, mencionados pela professora Adriana neste vídeo, gravado pouco antes do novo anúncio de mais recursos.
A docente destaca a importância da liberação de mais recursos, porém observa que "ainda é muito pouco" diante do que é necessário para que a universidade funcione plenamente e garanta o acesso e permanência dos estudantes.
A questão orçamentária será tema de uma série de audiências públicas presenciais que a Reitoria da UFF vai realizar, convocadas após os Comandos de Greve da Aduff, Sintuff e DCE Fernando Santa Cruz reivindicarem, durante reunião com o reitor Antônio Claudio Nóbrega.
A primeira será na próxima terça-feira, dia 18 de junho de 2024, a partir das 14 horas, no auditório da Faculdade de Educação, no Bloco F, do campus Gragoatá, em Niterói.
Da Redação da Aduff