Prezado Professor Paulo Gala; eu tinha um antigo projeto de que iria estudar Filosofia quando eu me aposentar (está próximo). Mas ao conhecer o seu canal estou pensando em mudar para Economia, por causa das suas aulas.
@albertinoribeiro81264 жыл бұрын
Cara, que legal isso!
@themistocleslucas10344 жыл бұрын
@@albertinoribeiro8126 a vontade de setudar esses temas é para eu ter uma compreeensão maior das relações humanas. E com as aulas do professor Paulo Gala eu comecei a ver que a Economia se volta também para isso.
@diegosantosmoto3 жыл бұрын
O problema do desenvolvimento do Brasil é que ele não é autônomo e nem nacional. As empresas que comandam o topo da tecnologia no Brasil são multinacionais estrangeiras. A economia nacional é ocupada pelas multinacionais que impedem o desenvolvimento tecnológico autônomo e local. As raras exceções como Petrobras e Embraer estão sendo entregues ao estrangeiro. Isso aqui vai virar uma Zâmbia, Namíbia ou el salvador do sul. Pátria sem patrimônio, o caminho do Brasil. Já já vamos ter que pedir para os gringos se podemos transitar no "território" que tende a ser estrangeiro, numa economia de ocupação.
@GP-jz1gs4 жыл бұрын
Paulo, parabéns pelo trabalho incrível! Seu trabalho tem elucidado muito várias questões sobre economia e, consequentemente, combatido as visões simplistas e populistas que povoam os noticiários e redes sociais.
@ronicarneiro24844 жыл бұрын
Quanto aprendizado. Parabéns, Professor!
@thiagoferreiradeoliveira78934 жыл бұрын
Traduzindo o video: só uma revolução brasileira para acabar com a desigualdade, investir no desenvolvimento econômico tecnológico e ter soberania nacional.
@OArquiteto14 жыл бұрын
Verdade. Pena que as pessoas que propagam a revolução querem uma de natureza socialista. Aí é complicado... Qual o tipo de revolução você defende? A dos ianques foram contra os liberais, assim já se torna interessante.
@thiagoferreiradeoliveira78934 жыл бұрын
@@OArquiteto1 Socialista. Reforma agrária já, investimento maciço em ciência e tecnologia, acesso integral da população a saúde, educação e cultura de qualidade. O que acontece no Brasil hoje é uma vergonha entreguista sem precedentes. Empresas de saneamento e energia elétrica sendo entregues a preço de banana com contrapartida de serviços precários. Paga caro para ter lixo.
@OArquiteto14 жыл бұрын
@@thiagoferreiradeoliveira7893, tudo que você disse está correto, entretanto, por que você acha que a melhor solução é o socialismo?
@thiagoferreiradeoliveira78934 жыл бұрын
@@OArquiteto1 O capitalismo de periferia é por natureza submisso. A única coisa que importa nessa colônia agro-extrativista é o dinheiro. Dinheiro é o fim. Para uma nação subdesenvolvida, precária e submissa como o Brasil só doses de socialismo para transformar a realidade nacional. O capitalismo brasileiro é idólatra da Europa e dos EUA. Não digo que se deva tomar as casas, carros e roupas das pessoas porque isso não muda coisa alguma. São os meios de produção que são o coração do sistema econômico. E no Brasil o coração do sistema econômico é a terra, maior produtora de soja para o estrangeiro, de carne bovina, de aves, de minério de ferro. A população precisa sentir e ser dona dessa terra. Por que senão fica essa ideia de não pertencimento. Ah, sou descendente de italiano então vou tirar a cidadania italiana para viver em qualquer país da Europa, ou sou alemão, espanhol etc. Vou tentar o green card nos states. Esse capitalismo que o Brasil vive desvaloriza até a própria auto-estima da população. Deixar terra arrasada não sensibiliza o brasileiro porque ele quer viver no centro do capitalismo. Mas isso é para poucos.
@wribeiro214 жыл бұрын
@@thiagoferreiradeoliveira7893 ótimo diagnóstico, mas uma péssima solução. Fazer uma reforma agrária na marra só gera conflito, e sem assistência técnica e apoio de uma cadeia de suprimento e escoamento, dá com os burros n'água. Tem soluções mais inteligentes do que "só isso".
@duplainveste4 жыл бұрын
O Brasil precisa diversificar os seus "clientes" internacionais... hoje somos muito dependentes da China.
@HiltonPalmaLima4 жыл бұрын
Mas que incrível. É um exemplo de pérolas para porcos. Você não entendeu nada e usa uma ótica boçal de geopolítica de boteco. Eu até recomendaria mais estudo mas ignorância deste nível não tem cura. Seria uma perda de tempo.
@thiagoferreiradeoliveira78934 жыл бұрын
Hoje somos dependentes da soja, esse é o problema.
@HiltonPalmaLima4 жыл бұрын
@@thiagoferreiradeoliveira7893 Exato! O nosso problema, que você entendeu bem e o Floriano Siqueira não teve capacidade intelectual para tal, é a nossa dependência no "agro-negócio" que NADA MAIS É que mais um dos muitos ciclos pelos quais o Brasil já passou e que eventualmente acabaram. Pau Brasil, Cana de Açucar, Café, Borracha. Tudo isso passou e não deixou nada para trás a não ser a contínua miséria. A soja TAMBÉM vai passar e mais cedo do que se pensa. Enquanto não começarmos a agregar valor ao que produzimos jamais sairemos destes ciclos. Enquanto isso, o gado, bem representado pelo Floriano, pensa que isso é direita contra esquerda, e fica procurando comunistas em baixo da cama. Não temos saída.
@HiltonPalmaLima3 жыл бұрын
@King Soccer Deveria ser Soccer King mas é fato. Nossas elites reais, aqueles que nunca aparecem em nenhuma revista ou jornal, acham que onde estamos é o suficiente. Não tem nenhum interesse em nos deixar sair destes ciclos que apenas geram riquezas temporárias sem nenhuma evolução tecnológica ou educacional. Se não houver políticos que de fato busquem uma alternativa fora dessa trilha já muitas vezes percorridas não temos chance de nos tornarmos um país de verdade.
@luizgarcialuizgarcia33863 жыл бұрын
Austrália é um país com altíssima igualdade social apesar de depender bastante de recursos naturais ao contrário do Chile e árabia Saudita a Austrália é mais parecida com Noruega, Canadá e Nova Zelândia que tem muito recursos naturais mas tem uma indústria complexa também.
@luanbabuza22804 ай бұрын
O Brasil não é, nunca foi e nunca será o país do futuro, será sempre o país do passado
@albertinoribeiro81264 жыл бұрын
Professor Paulo Gala e sua nobre missão de fazer a ciência econômica ser compreendida. Obrigado por tudo, professor!
@AjogadaBr4 жыл бұрын
Incompetência Existencial, Equador Global e a Armadilha da Renda Média: Como plantar complexidade econômica desde a escola? De acordo com a nossa metodologia existem 5 níveis gerenciais e tipos de competências e 8 tipos de capital distribuídos entre este níveis: 0 - Existencial (marca/capital simbólico) 1 - Estratégico (capital intelectual, capital jurídico, capital competitivo, capital humano de liderança) 2 - Tático (capital fixo, capital humano de gerencia) 3 - Operacional (capital de giro) 4 - Comercial (capital de redes) A diferença fundamental entre um produto nobre e uma commoditie está na marca. Criar e manter uma boa marca depende da "competência existencial" de uma organização. Marcas são feitas de valores que expressam a identidade, a originalidade e o DNA de uma cultura organizacional. Um produto sem marca é um produto barato pois não vendem um capital simbólico junto com o material que entregam. É um produto "vira-latas". A solução para isso está no que Carl Jung chamava de "individuação". Uma empresa que vende preço baixo e não valores do DNA, é uma empresa que não viveu seu processo de individuação. Já as marcas fortes costumam vir de personalidades que trilharam um longo processo de individuação. Basta vermos uma das marcas mais valiosas do mundo e a biografia de Steve Jobs para compreendermos o que significa a individuação que Jung falava. Individuação também é o processo de descobrir sua excelência. Em outras palavras, descobrimos as características macro-econômicas que separam os países do “Norte Global” e do “Sul Global”, identificando um losango que define as fronteiras dos “trópicos econômicos” e o ponto central que seria o “Equador Global”, que separa os países emergentes, dos desenvolvidos e dos subdesenvolvidos. Tal como o equador geográfico é uma zona sem ventos onde os navegadores históricos enfrentavam períodos de prolongada lentidão, o equador econômico é um “triangulo das bermudas”, um “limbo” onde economias se perdem de seus destinos ao se esquecerem de quem existencialmente são. Prezado Paulo, agradeço pela excelência da sua pesquisa que foi base para a minha pesquisa. No artigo abaixo explico nossa estratégia para o mercado da educação para o ano de 2021. Vamos difundir uma metodologia recentemente premiada e semelhante à de aceleradoras e incubadoras de negócios em escolas, escolas técnicas e faculdades através de um torneio de inovação entre as escolas e entre as turmas das escolas plantando inovação ainda na formação da PEA. Os custos para o desenvolvimento deste trabalho são baixíssimos pois as escolas já possuem toda as estruturas, e os efeitos extraordinários. Se quiser nos apoiar de alguma forma, nosso contato está no corpo do artigo. www.ajogada.org/2020/12/19/incompetencia-existencial-por-que-o-brasil-nao-vai-pra-frente-e-como-superar/
@jaimerocha13163 жыл бұрын
Vamos divulgar o canal....seria um sonho essas ideias serem implementadas....sigo/ leio/ observo/ os Tigres Asiáticos desde os ANOS 80....seria um ótimo modelo pra gente dar um real start na nossa mediocridade/ economia/ e concomitantemente/em seguida, a educação
@Nermalton774 жыл бұрын
Tou acompanhando tanto o canal que até sonhei hoje que o Paulo Gala era orientador da minha tese hahah
4 жыл бұрын
Flávio Maia Zaccarias mas a história é meio pesadelo né! Rs
@Nermalton774 жыл бұрын
@ Hahahah
@FABIOSANTOS-hp2hb4 жыл бұрын
Excelente a exposição que demonstram os efeitos da divisão do trabalho internacional e o papel reservado a países periféricos como o Brasil. Para aumentarmos a complexidade de nossa economia é necessário consolidar uma política nacional desenvolvimentista com enfrentamento as forças dominantes do cenário internacional e os seus lacaios da elite brasileira. Até o momento não há sequer consciência dos brasileiros a esse respeito, o que dirá alguma mobilização para transformar o país numa nação mais rica com distribuição de renda efetiva. Rumo ao índice - 2,5 exportando minérios e produtos agrícolas primários, política do que restará da classe dirigente brasileira, capitão do mato do fazendão dos gringos já que agora 25% do território nacional será repassado a estrangeiros conforme medida já aprovada pelo Senado.
@josesantos26034 жыл бұрын
Paulo, alguns analistas alertam para o risco de Bolsonaro tentar dar um golpe de Estado, tal como Trump tentou fazer. O que pode acontecer com a economia?
@marcelomaneschy75044 жыл бұрын
Muito boa a aula do final de semana sobre complexidade + o video "Baixa inovação no Brasil" + esse vídeo. Estou começando a entender claramente a ferramenta de complexidade e finalmente entender o que é a econofísica. Vou le literar para quem sabe poder contribuir. Dominik Hartman parece ser o contato procurar. Muito obrigado. Seu livro parece ser uma boa introdução para o assunto....
@vbmendrot14 жыл бұрын
Paulo, ainda neste debate, deixo como sugestão de tema para um futuro vídeo se debruçar especificamente sobre a complexidade produtiva do Brasil. E agora um questionamento: o que se encontra no debate sobre complexidade produtiva acerca de como o imperialismo, o colonialismo e outros conceitos relacionados à exploração de um país pelo outro afetam a complexidade produtiva? Por exemplo, você cita que a Coreia do Sul teve um grande aumento de complexidade, mas isso certamente se deve - ao menos em partes - às vultosas quantias de dinheiro injetadas pelos EUA nesse país, pois venhamos e convenhamos, a Coreia do Sul é um grande posto avançado americano na Ásia, com se não me engano cerca de 30 mil soldados estacionados em seu território.
@tore35534 жыл бұрын
Rico demais, obrigado professor!
@raystron3 жыл бұрын
Qual a influência do sistema de governo na complexidade produtiva?
@osmarcoelho133 жыл бұрын
Como o turismo, tradições e cultura entram na complexidade do comércio internacional? Grato.
@melkdoria3 жыл бұрын
O fato das empreiteiras terem se tornado as empresas fortes no cenário político-economica foi razão para que a complexidade não tivesse projetos mais sofisticados do ponto de vista tecnológico?
@melkdoria3 жыл бұрын
@King Soccer eu penso que numa sociedade oligopolizada como a nossa, um setor muito forte poderia abafar outro assim como trepadeiras daninhas matam árvores. Um exemplo disso é o assassinato da estrutura férrea brasileira pelo oligopólio das construtoras de automotivos-caminhões.
@gilbertomaxi67574 жыл бұрын
Aula sensacional
@romaorawls94124 жыл бұрын
Excelente aula, professor Gala. Muito obrigado.
@bigonebrazil4 жыл бұрын
Manda o PDF do Atlas
@fernandor46174 жыл бұрын
Acho legal, mas temos que ter certa cautela com estudos puramente quantitativos. Às vezes esses estudos ficam muito na superfície da questão. Por exemplo, esses estudos não mostram que a riqueza dos países desenvolvidos dependem, em grande parte, da exploração econômica direta e indireta dos países menos desenvolvidos. Isso a Economia Política mostra, isso a Teoria Marxista da Dependência mostra.
@anacowan12564 жыл бұрын
Pois é, fica aquele vácuo. De onde esses países ricos encontram tantos recursos para continuarem a crescer enquanto outros, os pobres, não saem do buraco. Ninguém fala do maior comendo o menor, ninguém fala de guerra híbrida.
@Pazparahumanidade45603 жыл бұрын
Gente, é fácil de entender a complexidade econômica. A complexidade econômica e industrial, está intimamente ligada ao nível de mentalidade de uma nação, sociedade ou do povo. A mentalidade do Brasileiro é muito apequenada, fútil e acovardada. Países ricos, são o quê são, pois não a ligam a TV de meio- dia, pra ver quem matou quem ou ficar vendo vídeo no KZbin de reportagens, é ficar falando nos comentários é dizendo: que tem que arrancar aquilo e tem que arrancar a cabeça, - vocês entendem?! O tempo que o Brasileiro gasta nisso, os países ricos pegam esse tempo para construir coisas! Algo realmente relevante para sua vida e para sua sociedade. Países pobres, tem uma mentalidade apequenada, perdem o seu tempo com coisas fúteis. Eu estou mentindo? É só olharem a quantidade de pessoas que assistem conteúdos no KZbin, medíocre, enquanto que canais como esse, sobre economia, tem poucas visualizações e pouco engajamento. O Brasil necessita de uma Revolução! Sim, isso mesmo, Revolução. Mas, não uma Revolução bolchevique, socialista. Mas sim, uma Revolução pragmática com pautas suprapartidárias nas áreas de : Defesa, economia, tecnologia e etc.
@marcelomaneschy75044 жыл бұрын
Onde vai estar o pdf do Atlas?
@arbartavicius4 жыл бұрын
Se considerar somente o estado de São Paulo, melhoramos ou pioramos? Porque aqui se fabrica de tudo. Você já fez essa análise?
@thiagoferreiradeoliveira78934 жыл бұрын
A China dominou os manufaturados vendidos em SP. Mas os EUA dominam a tecnologia desses manufaturados.
@arbartavicius4 жыл бұрын
@@thiagoferreiradeoliveira7893 Ok Thiago....essa parte eu entendi. Gostaria de saber se considerando somente o estado de SP ficamos melhor posicionado entende? Porque acredito que a riqueza percapita aumenta então....logo....somos mais complexos?
@caioferin70394 жыл бұрын
Excelente aula, professor
@IsaacMeadow4 жыл бұрын
20:25 Você tá chamando o país de ridículo ou a economia dele? cuidado pra não ser discriminatório, na grande maioria das vezes ser pobre não é uma escolha, é uma consequência histórica.
@marcelfsilva4 жыл бұрын
Ok complexidade economica é um indicador de progresso. E dai? Tem varios outros como renda per capita, IDH, etc. A questão de 1 milhao de dolares (ou que da bilhao) é o que leva a uma maior complexidade? Reformulando: qual é o modelo de estado, politicas publicas ou tamanho/interferencia do estado que estimula ou freia o crescimento? É aqui que a pancadaria ideologica come solta.
@igormarcos3813 жыл бұрын
Só ver o que o Brasil vem aplicando e o que a Índia e China bem aplicando, compare e terás a resposta.
@marcelfsilva3 жыл бұрын
@@igormarcos381 Estônia, Chile, Suécia, Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália: veja o índice de liberdade econômica deles e tera a resposta
@marcelomaneschy75044 жыл бұрын
Quero agradecer, provavelmente é uma coincidência, mas parece que voce está respondendo às peruntas que faço nos chats dos vídeos que tenho assistido depois de estar no sala de Economia...Você está usando um robô para fazer isso ou é coincidência dos fatos?
@Manuzoka19963 жыл бұрын
Video bom, só não tossa no mic, eu fico surdo... ahah P.S: Por que será que a America Lartrina é pobre? Esquerda, meu amigo.
@gilsonfigueredolopes30264 жыл бұрын
O Cacau na Bahia gera. Meio Bilhao de dolares de renda anual.
@wribeiro214 жыл бұрын
Pra quem?
@natanr124 жыл бұрын
Vai pra Argentina, Eua, Chile, Holanda, Uruguai e França, nessa ordem.
@wribeiro214 жыл бұрын
@@natanr12 Excelente roteiro de viagem...
@gilsonfigueredolopes30264 жыл бұрын
Eu gosto muito do Camboja.
@viniciusferreira20204 жыл бұрын
Up
@FernandoSouza-vn9mu4 жыл бұрын
Cadê a destruição da complexidade do Brasil? O conteúdo do vídeo não oferece o que o tema promete. Vc parou de falar de Brasil aos 3:58 depois entrou falando mundo de maneira não aprofundada. Queria saber o que foi destruído, como foi destruído, quando foi destruído, por quem. O tema do teu vídeo é atlas panorâmico do índice de produtividade do mundo e comentários sobre o conceito de complexidade. Já tinha percebido isso nos teus vídeos em geral, mas sou cabeça dura e fui fisgado novamente. Teus vídeos são clickbait geral. Não volto mais.
@wribeiro214 жыл бұрын
Analfabetismo funcional, é disso que você sofre. Procure ajuda...
@FernandoSouza-vn9mu4 жыл бұрын
@@wribeiro21 Mas é vc quem tá manifestando os sintomas.