Os ingressos para o espetáculo Não Vai Cair no ENEM - uma peça, no teatro Oi Casa Grande - RJ, já estão à venda. bit.ly/NVCNEoi
@BuenasIdeias5 жыл бұрын
Bibliografia: Caminhos antigos e povoamento do Brasil - Capistrano de Abreu amzn.to/2YGM2qm História geral das bandeiras paulistas - Afonso Taunay amzn.to/2Ut608J Negros da Terra - John Manuel Monteiro amzn.to/2FVIKs9 Raposo Tavares e a formação territorial do Brasil - Jaime Cortesão amzn.to/2YNc4bJ Brasil, uma história - Eduardo Bueno amzn.to/2uJhMxs
@analistaderedes5 жыл бұрын
Tem previsão para uma temporada em São Paulo, Eduardo?
@biancaadocica3305 жыл бұрын
Que sonho
@thealexprime5 жыл бұрын
Tá mas como acabou essa missão que deu um pau nos paulistas? Pq 100 anos depois ela não existia
@clovischalegre5 жыл бұрын
Quando é que esse espetáculo épico vem para Recife?
@zululefer5 жыл бұрын
Eu tô abismado que esse é o 100° NVCE e o Peninha não pára de ensinar! E eu continuo sem saber nada!
@bruninhooliveira93715 жыл бұрын
Difícil é assistir, pelo menos, 2 vezes e descobrir isso no fim. O cara é foda!
@Arthur_Vinicius5 жыл бұрын
Pegue um livro e vá aprender Vinícius
@bigbrou27555 жыл бұрын
Se vc não sai por ai dizendo que não houve ditadura no Brasil e outros negacionismo, vc já sabe bastante.
@biancaadocica3305 жыл бұрын
Melhor resposta! Eu tbm penso assim. Quanto mais a gente aprende, mais entende que não sabemos nada.
@cintiaaraujo75975 жыл бұрын
Dá vontade de ir a fundo em cada assunto que ele ensina
@rurikamayalangle46495 жыл бұрын
Meus parabéns! Eu sou mexicano e apaixonado por seguir o canal buenas ideias e a historia do Brasil, um grande abraço desde o México e nao me deixe cair no enem professor, pelo amor de Deus!!!
@arte5dbr4 жыл бұрын
Oi amigo, abraços desde Brasil a você e a todo povo desse país maravilhoso que tenho muita vontade de visitar! Não Vai Cair no Enem, quer dizer que os conteúdos abordados pela série de episódios, ou o ponto de vista da abordagem, não vai ser tema da avaliação Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, é uma oração indicativa, não imperativa, pois refere-se aos conteúdos, não aos espectadores, eu acho...
@leomaquiavel4 жыл бұрын
Indica pra gente algum canal sobre história do México.
@Marcvitoria4 жыл бұрын
Valeu Rurik, bem vindo amigo! Alguma indicação de canal de História do México?
@iaradb72984 жыл бұрын
Mexicano mas escreve português muito melhor do que a maioria dos brasileiros!! Parabéns!! E seja bem-vindo. Indique, por favor, canais sobre a história do seu país!!
@arsnakehert4 жыл бұрын
Obrigado por se interessar pela nossa história
@rodrigogomes81964 жыл бұрын
Realmente esses sertanistas não merecem estátuas pela cidade nem merecem ser lembrados como heróis brasileiros. Que monstruosidade.
@GabrielFerreira-ob3bq2 ай бұрын
E os romanos merecem? Os vikingse merecem? Os próprios espanhóis é portugueses merecem? Só os paulistas ersm bárbaros 😭
@mrbrown4632Ай бұрын
@@GabrielFerreira-ob3bq em algum momento ele defendeu estátuas de romanos/vikings etc.?
@icerodrigo5 жыл бұрын
Caríssimo Eduardo Bueno, há 30 anos atrás eu fui visitar as ruínas de São Miguel das Missões. Mesmo criança, senti uma sensação de uma história muito mal contada. Muito obrigado por esse vídeo e pelo carinho que você tem com seus seguidores. Um abraço.
@damiancuello38443 жыл бұрын
Soy de Misiones Argentina, cuando vai falar de Andrés Guaçurari que luto contra los bandeirantes y foi levado prisionero a Rio de Janeiro. También era filho adoptivo de José Gervasio Artigas.
@diogopereiradesouza93093 ай бұрын
Sou indígena Guarani, uma baita aula com um toque de nó na garganta.
@diegomunhoz65082 ай бұрын
O mundo era um lugar terrivel
@edegarreisdorfer57903 жыл бұрын
Minha família mora na frente do Cerro M Bororé, que fica na Argentina, existe um monumento em homenagem a está batalha no topo do cerro. Baita história, parabéns peninha.
@cleitonborgesrocha3344 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, hj o Brasil tem 200 milhões de escravos que trabalham cinco meses por ano para sustentar políticos.
@henriqueagostinhosilverio19515 жыл бұрын
Sendo bisneto descendente de Tupinambás, estas histórias absurdas de massacres da crueldade humana, realmente me entristece, e, muito.
@rodrigocesar37555 жыл бұрын
Não que os tupinambás precisassem de aula sobre crueldade né? mas me diz ai tem certeza da tua ascendência? Fico curioso porque os tamoios se aliaram aos franceses e , quando estes perderam a guerra para os portugueses, a maioria deles fugiu e acabou absorvida em vilas de brancos (formaram a população caiçara) e os que ficaram acabaram mortos e comidos pelos tupiniquins (ou só mortos pelos portugueses) de forma que a maioria dos descendentes de tupinambás não sabe que o é.
@henriqueagostinhosilverio19515 жыл бұрын
@@rodrigocesar3755 - É engraçado como as pessoas pensam. Não é porque uma cultura foi destruída por invasores criminosos, que seu sangue não conservam sua ancestralidade. Um descendente de nativo de Pindorama será para sempre um descendente desta nação. Assim como um descendente de africanos sempre será um descendente deste povo. O que pode corroborar esta minha afirmação é o teste da gota de sangue feito em várias universidades racistas americanas. Que pedem que um aluno mesmo que tenha a tês branca e olhos claros, que fure o dedo, e, se em seu exame de sangue mostrar alguma característica que ele ou ela sejam descendente de ameríndios ou africanos sua matrícula nesta universidade não será aceita. Não sei se aboliram ou não esta prática, mas este teste mostra que uma vez descendente sempre o será, não importa por quantas miscigenações passe.
@henriqueagostinhosilverio19515 жыл бұрын
@@rodrigocesar3755 - Crueldade por crueldade, as nações deste continente nunca atravessaram os oceanos para invadir, saquear e matar os habitantes de outras terras. Isto em nada se compara aos massacres impostos pelos hebreus, gregos e romanos além das inquisições católicas, luteranas, calvinista, inglesa, francesa, alemã nas cruzadas, ainda os absurdos do nazi fascismo, comunismo e dos holandeses bouer que criaram o regime do apartheid na África do Sul. Todos povos muito mais "instruídos e civilizados" e gentis, que os Hurons, Moicanos, Navajos, Sioux, Tupis e Aimorés.
@rodrigocesar37555 жыл бұрын
@@henriqueagostinhosilverio1951 tudo bem, mas 30% dos brasileiros são geneticamente decentes dos tamoios, e a cultura deles não foi destruída, foi incorporada a o que é a cultura paulista de hoje . Nem foram eles anjos de candura, eram cruéis e tinham uma cultura violenta, o que não os torna menos admiráveis, eu tive a chance de ver uma capa ritual tupinambá (para os rituais de antropofagia), absolutamente impressionante , parecia um tecido fino de veludo, impossível ver que foi feita com penas, é surpreendente o nível que tecnológico que eles atingiram com os poucos recursos que tinham (não havia metais utilizáveis, a comida era pouca, havia muitas doenças e a guerra era uma constante você gostasse disso ou não). Eu só achei que você pudesse ter uma historia familiar interessante (de repente seu bizavo era filho de um tupinamba fugido que foi parar no interior de SP, teve muitos, e se casou com uma negra que roubou de uma senzala e vendeu tua vó para o primeiro italiano que apareceu,eu tenho um conhecido cuja historia familiar é exatamente essa).
@rodrigocesar37555 жыл бұрын
@@henriqueagostinhosilverio1951 não atravessaram porque não tinham recursos, mas não da para prever o futuro do pretérito,de qualquer forma o que a historia humana mais tem é crueldade.
@MrOldrasec5 жыл бұрын
É! Agora me lembro dos descentes desses sertanistas que batem no peito, orgulhosos dos seus antepassados! Queremos a história da GUERRA GUARANÍTICA!
@guga.4085 жыл бұрын
Para de chorar neném ...já arrumou sua cama hoje? Kkkk
@danielone85 жыл бұрын
Mimimi...
@Anonimous2793 жыл бұрын
Tenho orgulho mesmo! Chora mais
@weilerwil5 жыл бұрын
Peninha, continue falando sobre as missões! Sou de Santo Ângelo, a última das reduções, e aqui sabemos muito pouco sobre nossa própria história. Adoraria ouvir de ti a história da minha região. Abraço!
@renaanll5 жыл бұрын
Tbm sou aqui de Palmeira das Missões e nossa história é realmente incrível. Ótimo vídeo
@angelomarim3 жыл бұрын
Já assistiu um episódio q o Terra Negra fez sobre a redução daí?
@andrenonato5 жыл бұрын
Vc se superou nesses dois episódios. Orgulho de um brasileiro fazendo por amor o que faz melhor. Para vencer a ignorância, só a coragem dos sábios....
@leticiajacintho5 жыл бұрын
Fala do padre Anchieta!.. moro em Franca-SP, e até aqui tem estátua dele.. POR FAVOR NÃO PARE, SUPLICO!
@bigbrou27555 жыл бұрын
Tem em todo lugar... é tipo rua "Presidente" Castelo Branco...
@gabriellagabriel55074 жыл бұрын
Padre Anchieta parece é considerados uma das pessoas que mais falou idiomas
@brunolodi11095 жыл бұрын
São essas histórias que ninguém se interessa que eu mais me interesso!
@migueldepaula30184 жыл бұрын
Peninha, sou de Santa Rosa e meu pai foi um dos que comandou os estudos a respeito da batalha do Mborore e ficou constatado que o arroio Mborore é atualmente o arroio Once Vueltas, alguns Km abaixo de Porto Vera Cruz, lá que foi a maior parte da batalha.. Baita video, forte abraço e saudações coloradas!! Kkkk
@DanielRuschel5 жыл бұрын
Eu adorei o filme sobre a primeira matança em A Missão (em inglês: The Mission ) é um filme britânico de 1986, um drama histórico dirigido por Roland Joffé e com trilha sonora de Ennio Morricone.
@andersondomingos28114 жыл бұрын
Realmente épico, nossa história como sempre feita por corruptos, bandidos,ladrões e assassinos, fiquei surpreso em saber que nossos heróis bandeirantes são os homens mau de sempre, nação indígena merecia ser indenizada ,obrigado pelo episódio.
@kayranfreirebr5 жыл бұрын
Quem quer ver essa história virar série da Netflix da like
@dju1645 жыл бұрын
As séries brasileiras que a gente quer na Netflix.
@valeriabordin51314 жыл бұрын
sim.
@paulocesar24743 жыл бұрын
Sai fora com netflix
@carlosEduardo-hk3qr3 жыл бұрын
Vey, as histórias brasileiras merecem virar séries da Netflix
@pilulasdepodcast10602 жыл бұрын
Ia ser legal p kct
@Flavitito5 жыл бұрын
Ninguém conta essa história nas escolas, porque é uma atrocidade, esse tanto de morte, escravidão, crueldade... É uma vergonha.
@rafaelguerra70075 жыл бұрын
Colocou Ennio Morricone na trilha sonora...eu já choro
@rafaelribeiro4045 жыл бұрын
essas animações dos quadros são demais.
@emersoncordeiro46654 жыл бұрын
Tem que desenhar pros caras aprender n
@wellington250615 жыл бұрын
Infelizmente uma história de horror! atacaram gente indefesa, mas quando eles se armaram tomaram um pau tão feio que foram obrigados a voltar para casa. valeu por nos contar essa história! irretocável!
@a.len.car.5 жыл бұрын
Isso tem que virar série à lá Game of thrones!!!! Alooo Netflix
@kurapikakurutabr3 жыл бұрын
Muito pesado, seria censurado.
@ernooliveira14804 жыл бұрын
O Peninha fuma um, fica muito louco e se atraca a falar de História. Muito show!!!
@betorush15 жыл бұрын
Quem tiver oportunidade de visitar Porto Vera Cruz-RS, vá. O lugar é magnífico.
@danielone85 жыл бұрын
17:17 O que acontece quando um povo tem o seu direito a legítima defesa tirado de si. 23:05 Aqui vemos o exemplo oposto. (VAI ARDER!)
@mauravieira70523 жыл бұрын
Temos uma igreja na cidade de Guaíra, construída com as pedras trazidas de reduções das margens do Rio Piquiri. Costumávamos visitatar as ruínas da redução jesuítica em tempos escolares. Havia nesse local, um trabalho da UFPR juntamente com a Universidade Estadual de Maringá.
@MrKleberthomaz4 жыл бұрын
Sempre o desarmamento presente antes das pessoas serem feitas de escravos, tudo e historia
@laurosampa213 жыл бұрын
É, esse episódio, eu diria Macabro, mostra como o ser humano é, na sua essência, o que nada mudou, haja vista as ocorrências na Amazônia! Triste, muito triste!
@FilipeDGuedes5 жыл бұрын
O vídeo foi lançado há 19 horas e só tem 65 likes. Lamentável. Esse é um dos melhores canais do KZbin
@BuenasIdeias5 жыл бұрын
O vídeo foi lançado há 19 horas para os membros do nosso canal, que recebem o conteúdo um dia antes. Para o público geral, foi lançado há 41 minutos só. Tá tudo bem, paz no lar! Se quiser virar membro e ter essas regalias, também pode ahaha Atenciosamente, equipe Buenas Ideias.
@FilipeDGuedes5 жыл бұрын
@@BuenasIdeias Ah sim. Agora tudo faz sentido. Eu devia ter observado que todos os comentários eram de membros. Eu adoraria ser membro mas, por enquanto, sou só um universitário quebrado
@walfredosilva6535 Жыл бұрын
Parabéns pela belíssima explanação e propriedade de conhecimento na condução do episódio. Hiper esclarecedor e hiper didático
@Alex_Erickson5 жыл бұрын
Muito bom, Eduardo! Eu te vi na bienal do RJ. Mas vc estava conversando com um pessoal e eu fui dar uma volta na bienal e quando voltei, vc não estava mais lá. Mas foi muito bom te ver pessoalmente! Um grande abraço!
@RitadeCassia-un8vs5 жыл бұрын
Que tristeza 😭😭😭
@wabima285 жыл бұрын
Muito interessante! Vc ensina História de uma forma muito divertida e simples. Parabéns pelo canal!
@JorgeLimaJPL5 жыл бұрын
Com esse episódio eu descobri da onde vem o amor paulista por filas, engarrafamentos kkk muito bom
@JoseSantos-jd8tc5 жыл бұрын
Vídeo simplesmente espetacular! Espero que continue falando das missões. Moro em Ijuí, no noroeste gaúcho e sou apaixonado por essa história.
@bigbrou27555 жыл бұрын
Grande terra. Conheço... já trabalhei numa expoijui aí...
@maribeg77753 жыл бұрын
Parabéns!! E muito grata !!🙏🙌👍⭐️👏🙏
@paulobjr25 жыл бұрын
Da Alma Cívica de um povo Irmanado nas trincheiras Surgem as novas bandeiras Creando o São Paulo novo. Povo heróico, á luta affeito Firma a tua tradição, Tendo nas mãos o direito E a pátria no coração! Marchemos cheios de glória Comnosco marcha a victória! Anima o surto grandioso Que a nossa alma retempera, A ânsia andeja de Raposo E a firmeza de Anhanguéra. Rumando a novas conquistas Fiél ao destino da raça, Ei-lo!... Abre alas, Paulistas, Pois é São Paulo que passa!
@desativado93325 жыл бұрын
Choro horrores cada vez que vejo esse episódeo.
@leonardofernandes60885 жыл бұрын
Houve casos em que legiões romanas marcharam 80 Km (com equipamento completo de cerca de 30Kg) ao encontro do inimigo que já os aguardava descansado no campo de batalha, e ainda venceram.
@oslopedroza21815 жыл бұрын
Fatos: na 2 guerra Mundial... mesmo nos países aliados sabendo dos objetivos as rotas etc... faziam emboscadas e os alemães ainda consiguiam vencer... história que os aliados não contam... foram várias vezes
@birabells12103 жыл бұрын
Graças a Mario...
@luizfernandolucifer31385 жыл бұрын
Eu li em algum lugar que a História é sempre contada pelo vencedor. O jeitão amalucado e à beira de ter um ataque cardíaco é perfeito pra descrever batalhas e esses absurdos que serviram de base pra nossa sociedade, embora nenhuma sociedade foi construida com paz.
@paulovpmpolari49415 жыл бұрын
POR FAVOR, CONTINUA! EU IMPLORO, depois eu mando o dinheiro...
@ninabitelo37145 жыл бұрын
Tô 5 meses atrasada... mas, preciso para viver de um episódio sobre os últimos guaranis capturados e levados para a França! Espero ansiosa!
@brunokaeferferst54905 жыл бұрын
os 7 povos das missões merecem um vídeo também
@bolivar10945 жыл бұрын
Já tem
@alexbaptistaabtech-br36805 жыл бұрын
Eu não canso de assistir esses episódios, ó grande e profético Eduardo Bueno, não deixe de fazer mais episódios! kkkk (já fiz minha parte da "rastejação!" kkkkk)
@lrgperalta5 жыл бұрын
Peninha, com o perdão da palavra, mas foi fodástico!! duka mesmo!!! Este episódio é o melhor até então !! Forte abraço !!
@allebarbi1185 жыл бұрын
Amo o Estado de São Paulo.
@GabrielHenrique13gg5 жыл бұрын
FAÇA UM EPSODIO SOBRE OS TEMINIMOS DA ILHA DO GOVERNADOR POR FAVOR EU SUPLICO
@BuenasIdeias5 жыл бұрын
Hahaha obrigado pela sugestão veemente. Vamos colocar na nossa lista infinita que encaminhamos pro Eduardo :) Atenciosamente, equipe Buenas Ideias.
@LucasM2065 жыл бұрын
Sim! Por favor faça um sobre os Temiminós e o Araribóia! Os Niteroienses também assinam esse suplico!
@anapaulaalves20455 жыл бұрын
@@LucasM206 tamoios seus inimigos bairro s cristovao
@eudoroberlinck32245 жыл бұрын
Ótimos estes episódios sobre os índios , realmente foi uma chacina que foi escondida por todos os governos .
@marcelofreitas4425 жыл бұрын
Sempre gostei de História, mas você cara me faz ficar apaixonada e querer pesquisar cada vez mais. Parabéns!
@leonardohartmann79875 жыл бұрын
Imagina os padres armando os índios para pelear contra os caras...que história fantástica.
@adilsonnienov38875 жыл бұрын
Maravilhoso ter o "peninha" dando estas aulas de mestre conhecedor é entendedor da história, obrigado por trazer luz á história brasileira tão desprezada pelo povo, governo e instituições de ensino. Gosto muito de te ouvir contar histórias deste teu jeito peculiar e lúcido. Mais uma vez obrigado!
@marie35875 жыл бұрын
O Brasil deve ao navegador, nascido em São Pedro de Cantanhede, no distrito de Coimbra, mais de metade do seu actual território, A grande aventura começou em Outubro de 1637, quando o navegador foi escolhido como chefe da expedição que concretizaria, dois anos depois, o ambicioso plano de conquistar o Alto Amazonas, à frente de 2500 homens, em cerca de 50 canoas. A expedição contou com a ajuda de mais de mil índios que chamavam a Pedro Teixeira 'Curiuá-Catu' ('Homem Branco Bom'). O regresso a Belém deu-se a 12 de Dezembro de 1639, após uma viagem de mais de 10 mil quilómetros, que resultou na anexação de 4,8 milhões de quilómetros quadrados para a Coroa de Portugal. Em Fevereiro de 1640, Pedro Teixeira foi nomeado para o cargo de capitão-mor do Grão-Parã, mas morreu no ano seguinte, em Belém. Francisco Caldeira de Castelo Branco. Capitão-mor do Rio Grande do Norte (1612-1614), fundador da Cidade de Belém (Pará) e 1.º Capitão-mor do Pará (1616), “Descobridor e conquistador da Amazónia” A expedição de Pedro Teixeira era composta por 70 canoas (45 de grandes dimensões, com vinte remadores cada). Acompanhavam o explorador 70 soldados portugueses e 1200 índios, muitos deles "flecheiros" (arqueiros), que levaram as suas mulheres e filhos. O navegador falava o tupi - língua com origem no povo tupinambá - e essa era uma das razões pelas quais era tão acarinhado pelos índios. "Sempre fez amizade com os índios, o que lhe valeu de muito" Nessa grande expedição, Pedro Teixeira fixou uma série de territórios até então desconhecidos, como as ilhas das Areias ou Santa Luzia. Na viagem de regresso a Belém do Pará descobre o rio Negro (onde mais tarde se ergueu a cidade de Manaus) e o rio Madeira, um grande afluente do Amazonas.(da internet)
@ernestinacarneiro3 жыл бұрын
Entrei aqui para me instruir para uma prova e acabei me instruindo pra vida. Ganhou uma inscrita. Parabéns pelo conteúdo.
@ynl1bgllc2fyda145 жыл бұрын
o Peninha dá a aula de um jeito tão apaixonado! Ótimo vídeo! (faça um video do Barão do Rio Branco, por favor! 💕💕)
@juchavesnc5 жыл бұрын
Eduardo Bueno vim do Rio Grande do Norte para o Rio Grande do Sul passar meu aniversário de 25 anos (hoje) na cidade de São Miguel das missões aprendendo mais sobre essa história q não vai cair no enem com a minha família ! Não tenho um saco de dinheiro mas estou aqui de joelhos implorando um presente de aniversário... GRAVA UM VIDEO SOBRE OS 7 POVOS DAS MISSOES PMDSS! NUNK TE PEDI NADA! Obrigada !
@beniniandre5 жыл бұрын
Parabéns pelo 100º vídeo e pelo canal. Sempre uma aula,sensacional!
@lorenzoarevalo25375 ай бұрын
Muy interesante. Es la primera vez que oigo a un brasileiro hablar con objetividad sobre los Bandeirantes.
@sergiojvpinheiro5 жыл бұрын
Incrivel... Difícil achar palavras elogiosas bastantes para o seu trabalho. Parabens
@kellycachoeira23665 жыл бұрын
Peninha, como falaste, eu chorei. Que tristeza!
@sebastiaoramos96255 жыл бұрын
Professor Eduardo. Parabéns pelos excelentes vídeos sobre as Missões. Realmente, vc tem razão: esse tema deveria ser melhor estudado nas escolas brasileiras. Não sabia absolutamente NADA sobre este tema, e agradeço por me elucidar.
@rosy44625 жыл бұрын
Faço história, coitados de nós se não tivéssemos um canal deste 👏👏👏 isso faz um dos índios temiminós. É, porque não nos contam essa história??? Só aqui para saber.
@rudineiarantes40685 жыл бұрын
Cara, queria q meus professores explicassem a história assim. Seria maravilhoso se passassem esse conteúdo nas escolas. Parabéns Peninha, puta conteúdo foda!!!
@robteka5 жыл бұрын
Então você deu azar, meus professores de história fora. Excelentes. Nunca esqueci o Seu Ênio, seu Baroni e seu André. Foram três professores fantásticos. E hoje sou professor rs
@rudineiarantes40685 жыл бұрын
@@robteka pois é velho, queria ter sua sorte. Oq me salvou foi que eu gostava de ler demais. E parabéns pela sua profissão, uma das mais nobres que existem.
@emersoncordeiro46654 жыл бұрын
Infelizmente amigo,qualquer um vira professor.É só ter dinheiro e Vc paga faculdade.É tem umas de fundo de quintal.
@lucianodossantosmanganelli19625 жыл бұрын
Tchê, tu gosta por gostar e nós gostamos que tu goste pois também temos gosto por isso, conhecimento, mesmo que seja uma tristeza, saber-mos o quanto sofreram os indios pelas mãos dos homens!
@MsDanieljp5 жыл бұрын
Esae joao ramalho, viveu mais de 80 anos?? Pra epoca era um milagre
@nathan_4085 жыл бұрын
nem tanto, se vc passasse dos 30 tinha boas chances de chegar a velhice
@paulorrotta56725 жыл бұрын
Moro em Porto Xavier, muito próximo do mbororé e no local do massacre que contaste ( San Francisco Javier) sobre a crueldade dos paulistas contra desarmados. Muito bom saber com alguns detalhes a mais sobre esse assunto
@angelopaolonicolasilva1775 жыл бұрын
Centésimo e barulhento capítulo. Vamos la vamo Gremio!!!!!
@planetaordinario3245 жыл бұрын
Eduardo esse canal é foda não pare de fazer os seus episódios,cara na real eu nem te conhecia com certeza já te vi em algum lugar mais se eu ti vesse na tv não saberia quem vc é através do seu canal eu soube que vc é o Edu Bueno grande escritor q participou do fantástico q foi entrevistado pelo Jô Soares blá blá blá mais é muito da hora o jeito q vc faz os programas peninha não pare com esse canal Me amarro nesse canal me amarro é muito palavra de de velho e olha q eu só tenho 33 anos
@jothaeffe5 жыл бұрын
Se as missões eram importantes para a coroa espanhola, se os índios eram cidadãos cristãos, se eram cidadãos espanhóis, se era ilegal, imoral e anti-espiritual atacar as missões, por que a coroa espanhola não defendeu as missões? A paz reside na certeza da retaliação! Foi só armar os guaranis que os paulistas quiseram a paz... desarmamento nunca. É isso aí minha gente.
@marciaspina76413 ай бұрын
e nada mudou até os dias atuais, né? aff
@JuanPerez-yc7xw3 жыл бұрын
Excelentissimo, dinheiro não tenho para aportar para tuas polpudas alforjas ... mas, me resigno a rastrejar para que continues produzindo esse magnifico material em prol de des-asnar nossa profunda ignorancia histórica. Obrigado.
@renatoguilhermecunha60335 жыл бұрын
Estou rastejando e implorando! Que venham mais episodios!!! E olhe que apesar de gaucho, tenho sangue de dois bandeirantes, Frnao Dias e Borba Gato!
@janainaortolani3 жыл бұрын
Buenas Ideias, só esse canal pra contar História de uma narrada cheia de emoção e ironia! Finalmente um professor bom dessa matéria!
@Ismaelz5 жыл бұрын
Esse é o melhor programa do YT atualmente! Parabéns Peninha!
@mod196470130135 жыл бұрын
Sensacionaaaaal! Não pare NUNCAA!!!!! (aqui, rastejando, sem dinheiro, mas rastejando)
@g.p.p.s.5265 жыл бұрын
Ótimo vídeo, toma meu like aí jovem.
@yascosta4 жыл бұрын
Oie!!! Vi só agora! Estive nas missões de São Miguel e as por perto. Pedi pra tirar uma foto de um índio guarani de uns 8 anos. Gostei da foto e qdo ampliei,vi o ódio no olhar dele. Me deu vergonha... beijo
@partindodoobvio5 жыл бұрын
Caramba! Parei tudo para assistir! Parabéns, Eduardo!
@henrigames47723 жыл бұрын
100 vídeos já é mais do que motivo para dar like e se inscrever tem meu like 👍👍👍
@masukaborges15 жыл бұрын
Parabéns pelo 100° vídeo!!! Bueno tu és genial. Por favor continue com este canal, se precisar nós pagamos. :-)
@yaraamado41445 жыл бұрын
Eu não tenho dinheiro, mas, posso ficar rastejando eternamente para o programa não acabar nunca
@clovischalegre5 жыл бұрын
100 episódios de muita informação e divertimento! Parabéns!
@abrraao5 жыл бұрын
buenas,boa noite! gosto do teu canal! por favor,faca um video sobre o porquê da igreja católica e o cristão em geral defender fruto de esrupro!
@mirtesreis55875 жыл бұрын
Adoro saber sempre mais sobre nossos povos indígenas. Adoroooooo! 👏👏👏👏
Muito bom! Para mim o melhor epsódio. Parabéns Peninha
@marciopescuma62483 жыл бұрын
Eu estou chorando , sensacional , história é uma matéria fascinante, com vc ensinando amplifica mil vezes, parabéns
@wellingtonprax16075 жыл бұрын
Ótimo, vou adquirir o livro pra aprender mais sobre o assunto.
@eduardo.micoanski5 жыл бұрын
Sou de Cascavel no Oeste do Parana, a mais o menos 150 km de onde eu moro esta as ruínas da antiga redução jesuita chamada Villa Ryca del espirito santo, hoje ela esta no territorio de uma cidade chamada Fênix, existe la uma parque nacional e um museu preservando essa historia, e é possivel visitar o local (aos interessados por turismo historico) , que com certeza o meu xara Eduardo Bueno deve conhecer, se não me engano a cidade ficava as margens ou bem perto do antigo caminho do peabiru, a 60 km dali existe hoje uma cidade com o nome de Peabiru... Pois e as sete quedas se foram com a construção de Itaipu no as 80, na epoca de seca quando o lago de itaipu esta com nivel de agua baixo da pra ver algumas pontas das pedras onde ficam as sete quedas.
@dajanbalduino64495 жыл бұрын
Adoro as suas explanações e modo irônico de apontar as coisas!!!!! Parabéns pelo trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻
@andrelaner29865 жыл бұрын
Ei Peninha! Falando de missões, poderia fazer um episódio de outra missão, a MISSÃO CRULS! Da-lhe tricolor!!
@Tchururu_tchalala5 жыл бұрын
parabéns pelo centesimo programa..! q venham mais 1000 gratidão pelo conhecimento
@sidneihernani61925 жыл бұрын
Muito legal essa história ,nisso tudo dá pra ver como a história do Brasil é vergonhosa e a maioria acha que tudo é lindo.
@crishakti5 жыл бұрын
Aí pelo amor de deus não para! Super obrigada por toda essa informação que não nos é acessível sem a sua dedicação à pesquisa histórica e antropológica. 🙏🏼
@helderlage3 жыл бұрын
A História não pode ser ignorada e deve sempre ser entendida, mas a verdade é que vai mudando ao longo do tempo, pois vai sendo adaptada aos tempos e preconceitos desses mesmos tempos. Analisar, interpretar e avaliar as acções de acordo com as visões de cada momento histórico, é errado. A História, enquanto ramo do saber, não é recente. Muitos historiadores a relatam ao longo dos tempos, sempre com o olhar da época em que viveram. O mais fantástico é que todos se citam uns aos outros e relatam acontecimentos que não viveram e que são construídos a partir de relatos, já eles enviesados. Todos se dizem senhores do conhecimento, ainda que não tenham vivido nada. O que fazem é interpretar interpretações, que por sua vez já são citações de outros... sábios historiadores há tantos e tantos, que vão ser desmentidos por os que os substituírem no futuro e que vão reinterpretar tudo, à luz do que vierem a ser os tempos, crenças, conceitos e preconceitos!
@GabrielRibeiro-mq8on5 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, muito instrutivo e agregador
@DeltaSergio5 жыл бұрын
E eu, na minha profunda ignorância, sempre admirei os bandeirantes...inclusive muitas da nossas instituições em sp se auto proclamam bandeirantes e carregam a história destes.Obrigado pelos vídeos, peninha!
@davimartinsbt82615 жыл бұрын
Os escandinavos admiram os vikings, os americanos os caubóis, só Paulista mesmo que tem vergonha de admirar bandeirante. Vai entender!
@thiagodemoraes55365 жыл бұрын
Os guaranis nos mostraram claramente que vítima armada é melhor que desarmada.
@nathan_4085 жыл бұрын
msm assim tem gente defendendo o desarmamento civil kkk
@cinema8mm5 жыл бұрын
Onde que Guarani era desarmado?
@nathan_4085 жыл бұрын
@@cinema8mm n viu o video? o rei da espanha mandou desarmar os guaranis das missões
@jerryanelli14215 жыл бұрын
Dá pra pastar a história que nem boi ... Clio te ama !!!
@alanamendeszumba92035 жыл бұрын
Parabéns pelo centésimo episódio!! Adorei, incrível!!! Estou ansiosa pelo ciclo do ouro!
@marie35875 жыл бұрын
O Brasil deve ao navegador, nascido em São Pedro de Cantanhede, no distrito de Coimbra, mais de metade do seu actual território, A grande aventura começou em Outubro de 1637, quando o navegador foi escolhido como chefe da expedição que concretizaria, dois anos depois, o ambicioso plano de conquistar o Alto Amazonas, à frente de 2500 homens, em cerca de 50 canoas. A expedição contou com a ajuda de mais de mil índios que chamavam a Pedro Teixeira 'Curiuá-Catu' ('Homem Branco Bom'). O regresso a Belém deu-se a 12 de Dezembro de 1639, após uma viagem de mais de 10 mil quilómetros, que resultou na anexação de 4,8 milhões de quilómetros quadrados para a Coroa de Portugal. Em Fevereiro de 1640, Pedro Teixeira foi nomeado para o cargo de capitão-mor do Grão-Parã, mas morreu no ano seguinte, em Belém. Francisco Caldeira de Castelo Branco. Capitão-mor do Rio Grande do Norte (1612-1614), fundador da Cidade de Belém (Pará) e 1.º Capitão-mor do Pará (1616), “Descobridor e conquistador da Amazónia” A expedição de Pedro Teixeira era composta por 70 canoas (45 de grandes dimensões, com vinte remadores cada). Acompanhavam o explorador 70 soldados portugueses e 1200 índios, muitos deles "flecheiros" (arqueiros), que levaram as suas mulheres e filhos. O navegador falava o tupi - língua com origem no povo tupinambá - e essa era uma das razões pelas quais era tão acarinhado pelos índios. "Sempre fez amizade com os índios, o que lhe valeu de muito" Nessa grande expedição, Pedro Teixeira fixou uma série de territórios até então desconhecidos, como as ilhas das Areias ou Santa Luzia. Na viagem de regresso a Belém do Pará descobre o rio Negro (onde mais tarde se ergueu a cidade de Manaus) e o rio Madeira, um grande afluente do Amazonas. (da internet)
@rhcssilva17375 жыл бұрын
Não vou rastejando....hahaha....mas continua ai Professor.....estamos viciados nas irformações!!! Hehehe se eu consefuir sobrar um pouco faço a doação.......$ó não vale começar cobrar 15% pra arrendar "ovelhas"......hahahahahh aquele abraço "Chefe"!!!