O triste e que dói é ver hoje pessoas que falam que é mimimi, vitimismo ou que a historia esta errada...
@wanderlemes2 жыл бұрын
Alunos do professor astrolavo ou coisa parecida..
@rodrigosyon2 жыл бұрын
Esse tema deveria ser melhor discutido dentro da sociedade brasileira, apenas fingimos que nada aconteceu historicamente e isso é um absurdo.
@ValdirRioRJ20242 жыл бұрын
E Verdade foi muito triste essa história.
@HernaneFerreira24 күн бұрын
É conveniente para quem apoia a exploração, tem até negros que citam Morgan Freeman dizendo que devemos parar de falar sobre isso.
@joaovictora.desousa72873 жыл бұрын
Excelente vídeo, vale uma ressalva: o Ceará aboliu a escravidão nos territórios do Estado, em 25 de março de 1884, (alguns meses antes do Amazonas), sendo o 1° Estado brasileiro a raiar a liberdade dos povos escravizados. Deve-se a esse fato, a alcunha do estado de "Terra da Luz". Meu Ceará, sempre a frente de seu tempo!❤
@ValdirRioRJ20242 жыл бұрын
Eu que sou filho de um Pai negro o meu Pai disse uma vez que lá na cidade de Teresina o avô dele falava muito nesse negócios de Engenho e a escravatura lá para a década de 40 é triste 😢😢😢essa história.
@sullivansilva53613 жыл бұрын
esse é um assunto tão pesado e ao mesmo tempo importante...eu fico mal só de estudar sobre isso
@wanderlemes2 жыл бұрын
É verdade. O Eduardo Bueno (Buenas ideias) tem um vídeo a respeito. Isso foi tenebroso.
@rangielsantos12023 жыл бұрын
O CEARÁ é conhecido por "Terra da Luz", por ser o primeiro estado da União a libertar o escravos.
@jada63672 жыл бұрын
Muito bem Lembrado, Salve o nosso grande abolicionista DRAGÃO DO MAR.🌻👏👏👏
@cherrypie72753 жыл бұрын
Gente, é de chorar né. Eu penso às vezes: como alguém pensa que pode destruir a vida de outra pessoa dessa maneira? ( não importa a época..) sei que era comum isso, mas nunca vai deixar de ser absurdo.
@paulorebollo3 жыл бұрын
Escravidão existe até hoje. É presente.
@ewertonsaavedra9393 Жыл бұрын
Só “esqueceu” de falar que A ESCRAVIDÃO FOI COLABORATIVA. Pretos vendiam outros pretos escravos pra serem escravizados na América. Geralmente em troca de armas e tecidos. Quando a coroa portuguesa chegou no Reino do Congo (de onde vieram a maioria dos escravos brasileiros), já existia ali todo um sistema escravagista. Dentro da África, escravidão era comum. E esse comércio dantesco foi fomentado em colaboração. Tanto que, em dado momento, quando Portugal começou a comprar escravos de Angola, o reino do Congo passou a fazer “promoção” de escravos pra Portugal. Só que os nossos “professores” de História justiceiros sociais de apartamento, movidos por ideologia, “esquecem” de ensinar essa parte e todo o contexto da época aos alunos.
@carter10silva89 Жыл бұрын
@@ewertonsaavedra9393fontes do cool. Mais um que gosta de colocar na conta dos negros a própria desgraça que lhe acometeu. Pfv kkkk. Como Deus deixou nascer uma coisa dessa no mundo na mesma época q eu? É até repugnante imaginar que um ser desse respirar ar.
@pedrobernardesfrare881210 күн бұрын
@@ewertonsaavedra9393então justifica sequestrar quem já era escravizado por mais de 300 anos, em um modelo industrial, levar pro outro lado do mar em condições degradantes, longe de suas terras, depois "libertar" e não dar nem um palmo de terra pra essas pessoas? Isso afeta o povo brasileiro até hoje, se liga cara!
@ewertonsaavedra939310 күн бұрын
@@pedrobernardesfrare8812 Não justifiquei nada. Escravidão é algo dantesco de qualquer jeito (por mais que fosse cultural na época), independente de raça ou credo. Eu apenas falo a realidade. Gente ruim tem em todo lugar, independente da cor da pele. Eu apenas defendo que a informação deve ser dada de forma completa, real, imparcial e sem ideologia.
@marceloazengo46673 жыл бұрын
Adoro todos os vídeos. Senti falta neste vídeo sobre um pouco de detalhamento dos povos escravizados. Africano é algo muito amplo. Eram povos distintos com formação ampla. Como era o comércio na África? Como eram os mercados? Religião, formação? Como era o processo de escravização? Quando se fala escravo, há uma tendência de generalização e até distanciamento do olhar com mais humanidade. A generalidade trás isso. Se falássemos de europeus escravizados, acho que citariamos como exemplo Ucranianos, Poloneses, pessoas do note da Alemanha, ou até por regiões como Napolitanos, Sicilianos...... Citar Africanos é algo generalista. É como dizer que o acarajé é do norte da Américado Sul, sabendo que além de brasileiro, é um prato do nordeste e que ainda o nordeste tem 9 estados. E que mesmo dentro do estado dele (Bahia) (que só ele é maior do que 90% dos países da Europa), é predominante na região de Salvador e inexistente em boa parte da Bahia. Os escravizados são de povos muito distintos, idiomas, traços, crenças e dezenas de outras regiões.
@RianLS102 жыл бұрын
Eu li até o final
@andreluizavila11142 жыл бұрын
excelente comentário!!!
@ludiehmulher Жыл бұрын
Seu comentário serve de base pra outro vídeo!! Comenta de novo nos vídeos recentes
@srwunjsch4 жыл бұрын
Gostei muito do canal. Escravidão não é tão difícil de achar aqui no BR. Quando trabalhei no IBGE encontrei algumas pessoas que viviam sem situações análogas. Na Bahia é onde é mais facilmente encontrado, infelizmente, eles msm n sabem que são escravos.
@pedro_munniz3 жыл бұрын
Como assim? Explique mais, por favor.
@srwunjsch3 жыл бұрын
@@pedro_munniz Hoje reduziu bastante, mas não é tão dificil encontrar pessoas que vivem em servidão. Como assim? Tipo, semana passada msm passou uma matéria no fantástico de pessoas que viviam nessa situação. Ex: Vc mora na casa de uma pessoa, vc tem de fazer todas as atividades domésticas e n recebe salário, vc tbm n tem horário, vc tem de servir aquela família à qlqr horário. Vc n tem liberdade de vestir, ver, consumir, sair, conhecer pessoas de ser um ser humano, tudo é controlado pelo seu patrão. E assim passa 10, 20 e 30 anos e vc lá.
@srwunjsch3 жыл бұрын
VC não tem uma casa, sua casa é ali, não só sua casa, seu universo é ali. Te contam todo tipo de história pra vc ter medo de sair dali, vc sofre toda uma alienação e lavagem cerebral. O escravizado n sabe que é escravo ele ver a família abusadora como benevolente. Aqui na PB msm até os anos 2000 eu conheci pessoas que viviam nessa situação. Quando isso acontece geralmente vc está lá desde criança, vc n cai de paraquedas lá já crescido e questionador. Minha bizavó, que ainda é vida, foi escravizada até a década de 50, passou quase 20 anos nessa situação, mas ela n sabe disso. Ela tem um certo carinho pelos "patrões" como ela chama. Ela n podia sair das terras, n podia estudar e n podia falar com ninguém fora das terras. Essa última ela desobedeceu. Meu bisavó, já falecido, roubou ela da fazenda à noite e passaram muitos meses procurando ela de volta, já que ela era uma "propriedade.
@pedro_munniz3 жыл бұрын
@@srwunjsch entendi
@ludiehmulher Жыл бұрын
@@pedro_munnizeu tenho um tio avô que quando era jovem recrutada pessoas para fazendas prometendo emprego e depois tornava essas pessoas escravizadas. Hoje ele paga pelo que fez, está em situação depravante (Detalhe, ele é negro retinto, quando o dinheiro fala a maioria escuta)
@srtarochynhaАй бұрын
Sou de Americana/SP.... região de Campinas e sabia q nossa cidade foi uma Vila de Americanos e q por isso ganhou o nome porém me surpreendeu a informação sobre a escravidão 😳
@Muzambinhu2 жыл бұрын
Uma correção. A cidade fundada pelos confederados foi Santa Bárbara D'Oeste. Americana era um distrito da mesma.
@DomJerse4 жыл бұрын
Aguardando o próximo sobre Quilombo dos Palmares
4 жыл бұрын
Logo vamos ter esse
@MrWalissonmanoel3 жыл бұрын
Gente, rolou até uma lágrima, que trabalho necessário. Obrigado de 💓
@ewertonsaavedra9393 Жыл бұрын
Só “esqueceu” de falar que A ESCRAVIDÃO FOI COLABORATIVA. Pretos vendiam outros pretos escravos pra serem escravizados na América. Geralmente em troca de armas e tecidos. Quando a coroa portuguesa chegou no Reino do Congo (de onde vieram a maioria dos escravos brasileiros), já existia ali todo um sistema escravagista. Dentro da África, escravidão era comum. E esse comércio dantesco foi fomentado por aqui em colaboração. Tanto que, em dado momento, quando Portugal começou a comprar escravos de Angola, o reino do Congo passou a fazer “promoção” de escravos pra Portugal parar de comprar de Angola. Só que os nossos “professores” de História justiceiros sociais de apartamento, movidos por ideologia, “esquecem” de ensinar essa parte e todo o contexto da época aos alunos. Vamos combater a falta de conhecimento!
@waguin200020 күн бұрын
@@ewertonsaavedra9393 cala-te seu lxo
@ATocadoCareca2 жыл бұрын
O canal é maravilhoso! Todo o sucesso do mundo pra vocês!
@gilbertodelimaesilvafilho22983 жыл бұрын
Que belo documentário, página triste do Brasil
@dionatasmanoelino71503 жыл бұрын
Simplismente parabéns por contar tao verdadeiramente essa parte da história.
@edrodrigues1556 Жыл бұрын
Essa é a maior vergonha do Brasil e parece que foi ontem se levarmos em consideração o tempo histórico.
@deboracamilo852510 күн бұрын
Amo essas aulas ❤
@olhodeaguia70312 жыл бұрын
Os vídeos do Vogalizando a História são excelentes. Estou compartilhando.
@luisfernandogoncalvesribei64383 жыл бұрын
Boa noite excelente vídeo parabéns pelo seu trabalho, obrigado
@SanCapellani3 жыл бұрын
Um dos melhores canais brasileiros!
@T4VINHORS4 жыл бұрын
Obrigado pessoal, já vou compartilhar !
4 жыл бұрын
Valeu, Gustavo!
@joaopedroferreira53204 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre o quilombo dos Palmares e sobre a guerra do Paraguai! Sou muito curioso sobre essa guerra!
@WymmyW4 жыл бұрын
Aula necessária!
4 жыл бұрын
Delaine necessária!
@jada63672 жыл бұрын
Valeu Professor, Salve Francisco José do Nascimento o DRAGÃO DO MAR nosso GRANDE ABOLICIONISTA, salve o Ceara, Salve o nosso Guerreiro povo Cearense.😍❤👏👏👏👏
@rafaelnunes10393 жыл бұрын
Melhor parte do vídeo 13:44 "não me venha dizer que não"
@lucimaramelo45302 жыл бұрын
Vogel, é um capítulo triste e doloroso demais.
@lamorsa24922 жыл бұрын
Tem muita gente, que se pudesse, voltava pra era da escravidão...
@RianLS102 жыл бұрын
Estou apaixonado pelo canal !
@dgjuninho6436 ай бұрын
Chorei muito assistindo este vídeo, Jesus!
@marceloneves14753 жыл бұрын
A escravidão nos dias de hj tem outras vertentes ,que por suas sutilezas nos aprisiona , mas Vogalizando nós traz conhecimentos libertários e prromove liberdade cultural
@beamilzАй бұрын
Um livro que aborda várias questões citadas no vídeo é “um defeito de cor”! Estou lendo ele (na metade ainda), e é muito bom
@adilsonmagalhaesjager61623 жыл бұрын
Ja ja aparece alguns portugas falando: Nao foi bem assim, foi uma libertacao para aqueles povos q sofria na africa, ajudamos eles dando casa e comida!
@RodrigoCZanelato Жыл бұрын
Moro em Americana 😅 a Rita Lee é daqui…odeia a cidade e o povo. Pior é que em Santa Bárbara (cidade ao lado) tem o cemitério dos americanos, em que todo ano dá briga pois usa a bandeira dos confederados
@PauloVitor-dd5nm4 жыл бұрын
Exelente meu caramarada, lembro que comentei em um vídeo seu que queria saber como as escravidão começou no mundo! Se não me engano foi no vídeo do genocídio de Huanda. Ainda fico curioso quem declarou que brancos tinha que mandar é negros tinha que obedecer! Se puder me passar essa informação ficarei feliz em saber !
4 жыл бұрын
Quem foi o primeiro a declarar isso a gente não vai saber não, mas era um doido
@MrMatheus6004 жыл бұрын
Incrível como sempre
@RamonSantanna4 жыл бұрын
Faz sim um video sobre zumbi dos palmares e o quiolombo soa palmares, tem varios outros quilombos grandes no brasil e varias comunidades quilombolas que poderiam dar um otimo video
@daianesouza59774 жыл бұрын
🥰🥰🥰 amo esse canal
@soniaalves4111 Жыл бұрын
Você explica muito bem vou ter prova sobre isso hoje dia 07\11
@lucianolemos64983 жыл бұрын
Muito bom, parabéns!
@ulissesribeiro52783 жыл бұрын
Que lindo. Beijo, vamos se amar. Estamos precisando muito disso no Brasil atual.
@HaterDeRemakes3 жыл бұрын
Sou de Americana kkkk e aqui existia até alguns anos a Festa dos Confederados, mais recentemente iniciou se um debate quanto se está festa seria bacana em relação a escravidão e se não estaria ostentando e comemorando uma época difícil e fazendo apologia, por outro lado os apoiadores diziam que era uma herança cultural do início da cidade....certos ou errados até hoje dá pano pra manga este assunto. O fato é que sinto falta dos hot dogs da tia Cleusa que vendia na festa.
@luucasmatias9723 жыл бұрын
Vogel, Belo trabalho portanto terias que colocar um detalhe no 09:45, pois eles vieram para Santa Bárbara d Oeste primeiramente, e Americana era um distrito de Santa Bárbara d Oeste, posteriormente separaram - se de Santa Bárbara d Oeste. Sou daqui de Santa Bárbara d Oeste da qual pertence a região metropolitana de Campinas.
@evnf3 жыл бұрын
Muito bom o video. Não sabia dessa historia da cidade de Americana. Moro em Sumaré, interior de SP e Americana é a cidade vizinha 😅
@pablomalveira30972 жыл бұрын
Vídeo muito top!!! Cultura e história nunca é demais!!!
@AnnaSchmutzler4 жыл бұрын
Sensacional 👏🏼👏🏼
4 жыл бұрын
Tu és sensacional!
@aldolammel3 жыл бұрын
Sensacional. Aquela foto do Barack eu desconhecia, e com a explicação de vcs entende-se o peso dela. Novamente: awesome!
@marcelofelix34624 жыл бұрын
Ótimo vídeo, como sempre
4 жыл бұрын
Valeu, Marcelo!
@caomunistadasarabiasafrica35024 жыл бұрын
excelente video e continue sempre bebendo agua :)
@rpaulocb2 жыл бұрын
Melhor canal
@andrerochel2442 Жыл бұрын
Ótimo conteúdo!!! Da pra fazer uma parte 2 detalhando mais o quanto a abolição adiantou a queda do império!!!
@valeriacamacho6513 жыл бұрын
Voces colocaram um quadro da Imperatriz Leopoldina reunida com o Conselho de Estado como se fosse a princesa Isabel.
@jazpion5 ай бұрын
Valeu demais
@junioralves-rz4vsАй бұрын
A abolição da escravidão ganhou força após a Guerra do Paraguai, em 1864. Na época o Exército Brasileiro não tinha um grande efetivo e os escravos que fossem voluntários a combater na guerra ganhariam liberdade. Foram chamados de “Voluntários da Pátria”. Após a Guerra, muitos escravos ganharam liberdade porém sua família ainda continuava na situação de escravo, o que tornava a situação muito difícil. Outro problema foi que após a abolição não tinha uma política p inserir os escravos no mercado de trabalho e muitos voltaram p trabalhar nas fazendas em troca de comida. Triste demais essa história🙏🏼
@pedro_munniz3 жыл бұрын
Tinha o Dragão do Mar aqui no Ceará, o cara era foda. Por causa dele, e outros fatores, o estado foi o primeiro do Brasil a se tornar abolicionista.
@gregoryrodriguesdeoliveira47662 жыл бұрын
O Brasil era o 9º Maior Império da História. (1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano. (1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 98. (1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano. (1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina. (1880) O Brasil tinha a Segunda Maior e Melhor Marinha do Mundo. Perdendo apenas para Inglaterra. (correção: A marinha brasileira se tornou a quarta marinha(Algumas fontes dizem que se tornou a quinta ou sexta) mais poderosa do mundo e a mais poderosa do hemisfério oeste(Américas) quando adquiriu o navio Riachuelo. Mesmo não sendo a segunda mais poderosa do mundo, quarto lugar é ainda um número bastante impressionante.) (1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais. (correção: Na verdade o Brasil foi o primeiro país do mundo a criar um sistema de educação para deficientes auditivos e segundo do mundo a deficientes visuais.) (1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de Ferro do Mundo, com mais de 26 mil Km. 1. A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados. 2. Pedro II mandou acabar com a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir. 3. Descontruindo boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos. 4. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular. 5. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família. 6. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos. 7. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes. 8. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis. Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura. 9. Thomas Edison, Pasteur e Graham Bell fizeram teses em homenagem a Pedro II. Fonte: Biblioteca Nacional RJ, IMS RJ, Diário de Pedro II, Acervo Museu Imperial de Petrópolis RJ, IHGB, FGV, Museu Nacional RJ, Bibliografia de José Murilo de Carvalho
@AmarildoCorreia824 жыл бұрын
Uma ação abolicionista importante foi a participação dos metodistas ingleses, principalmente através do Wilbeforce.
@renatoferreira36893 жыл бұрын
Quando procurei pra ver um pouco mais sobre "Porta sem Retorno" achei um outro monumento referente a escravidão, em Uidá - Benim. Belo e triste vídeo!!
@fabiobatistadossantos64993 жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo 👏
@falecomserginho3 жыл бұрын
Belíssimo vídeo, guri de Itajaí monstro
@tomtomeverest20743 жыл бұрын
Realmente o Brasil é uma vergonha!!!! E é sim um país que tem muitos racistas.
@tiagoaugusto21272 жыл бұрын
Eu deveria ter vergonha também dos britânicos, já que mau existe nativos na América do norte por causa deles
@tiagoaugusto21272 жыл бұрын
Desse jeito eu deveria ter vergonha de todos os países pois querendo ou não tem coisa ruim lá
@Thierryjj3 жыл бұрын
Fã do canal,l já assisti uns 3 videos seguidos kkkk
@fabriciosilva-ke9ko3 жыл бұрын
Parabéns
@misscherry16667 ай бұрын
Tem gente que gosta de diminuir o sofrimento de um escravizado em certo lugar e dizer que só o outro escravo de outro lugar foi vítima e sofreu mais , como se isso fosse uma competição de quem sofreu mais ou de quem foi mais vítima .
@ValdirRioRJ20242 жыл бұрын
A Princesa Isabel a nossa heroína. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@deniswillian9213 жыл бұрын
Fala mais sobre o quilombo dos palmares
@walvesdepaula3 жыл бұрын
Cresci ouvindo que o Ceará havia sido o primeiro a abolir. Inclusive há na cidade de Redenção um monumento para a data. E uma Universidade a Unilab.
@fabriziodemenezes3 жыл бұрын
E foi mesmo, Redenção foi a primeira cidade do país, em 01/01/1883, a Província do Ceará liberou os escravos pouco mais de um ano depois, em 25/03/1884, e a Província do Amazonas se daria pouco mais de três meses após o Ceará, em 10/07/1884.
@andrebastos993 жыл бұрын
Excelente
@Jessicass19042 жыл бұрын
Tá explicado da onde veio a escolha de idade para se aposentar...
@glaucooliveira783 Жыл бұрын
Como sugestão para um novo vídeo, indico a a história da Caixa Econômica Federal, que foi criada em 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome de Caixa Econômica e Monte de Socorro, com o propósito de incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, e que também atendia os escravos para obtenção de suas cartas de alforria. A CAIXA, um banco com foco no social desde sua origem.
@MarcosOliveira-hp9swАй бұрын
Se nao me engano o Ceará foi o primeiro estado a abolir a escravidão.... antes de Amazonas...
@danielle18593 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre a revolta dos males.
@deniswillian9213 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre racismo estrutural e do quilombo dos Palmares !!!!
@AlexBachini8 ай бұрын
Parabéns Rio Grande do Sul! Mas dois alívios na minha vida foi ter nascido com saúde e não ter nascido gaúcho 🙂
@FernandoVinny3 жыл бұрын
Hummm percebo uma Buena influência neste canal...
@vitormourao80923 жыл бұрын
Eu quero um debate do vogalizando x impérios AD Esse vídeo foi referência aos vídeos dele atrás de referência KKKKKKKK
@mariabeatrizguedes19212 жыл бұрын
A lei do sexagenário dá até raiva, os escravos mal chegavam aos 30 imagina mais de 60. E sem contar que uma pessoa de 60 anos mau produziriam.
@robertaribeiro802 Жыл бұрын
Eu sou da cidade de Americana
@jpziinx4575Ай бұрын
Faltou muitos aspectos a serem citados nesse vídeo, senti falta do processo de obtenção dos escravos, da negociação da coroa portuguesa e do reino do Congo; também da catequização do povo do Congo.
@emiliobello253811 күн бұрын
Em lembrança dos escravos em Brasil
@sidneytorres78423 жыл бұрын
Faça um vídeo sobre o mercado negreiro!
@marcelo19063 жыл бұрын
O mundo tem uma dívida...impagável com a África...Muitos aboliram a escravidão...mais o racismo ainda taí...
@jefinsandes28162 жыл бұрын
Quem discorda do que foi dito estuda , faz uma tese, defende ela e prova , do contrário não passa de um racista difamador ♡
@lucianathiesen4085 Жыл бұрын
Perfeito!
@silmp2 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏
@guilhermejunior2399 Жыл бұрын
Um vídeo desse só tem 150 comentários?
@diegojose14833 жыл бұрын
Fala sobre a escravidão no estado unido e guerra civil americana
@yuututors14 күн бұрын
❤
@romildoalmeida66303 жыл бұрын
Verbo haver usado no sentido de existir é impessoal (não se flexiona para o plural). Exemplo: "só que HAVIA dois problemas a se considerar".
@alcilianoalmeida11233 жыл бұрын
Não foi no Maranhão, foi no ceara que primeiro aboliu a escravidão.
@luizaugusto2552 Жыл бұрын
Faz nos Estados Unidos
@marciadomingos16783 жыл бұрын
👏👏👏👏👏
@joserobertogomes12663 жыл бұрын
Uma história triste dessa mal contada e vcs ficam Rindo lamentável
@Bladasnaveia3 жыл бұрын
Diz a lenda que ai em itajai era cheio de escravo de ganho na colonização da região
@romildoalmeida66303 жыл бұрын
verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.” ... É inaceitável o uso de CHEGO como particípio.
@renatosadler30303 жыл бұрын
A princesa não tinha escravos e ninguém da família imperial
@iurimandello53723 жыл бұрын
Podiam não ter, mas o dinheiro que eles recebiam vinha do que era produzido pela mão de obra escrava no país. São coniventes também, Dom Pedro II boicotou a industrialização diversas vezes em prol dos fazendeiros escravagistas que o mantinham no poder.
@boicaboggins3 жыл бұрын
@@iurimandello5372 Então por que ele quis abolir a escravidão? Se ele supostamente não ligava para a industrialização e, por consequência, não ligava para o que vinha de fora, por que desagradar os escravagistas? E outra. Se ele não ligava para a industrialização, por que trabalhou para trazer ferroviárias para o Brasil? Tanto que no final do governo dele o Brasil era um dos países com mais ferroviárias do mundo. Ele esteve até na invenção do telefone.
@boicaboggins3 жыл бұрын
@@iurimandello5372 D. Pedro II, inclusive, tinha planos para realocar as famílias de ex-escravos, mas como houve o golpe antes e a república cagou para eles, nunca chegou a acontecer.
@boicaboggins3 жыл бұрын
"Ah, por que ele não libertou escravos antes?" Pois ele temia uma guerra civil como a dos EUA. Como ele não podia abolir de primeira, trabalhou para fazer isso a longo prazo, inclusive criando a lei Eusébio de Queiroz.
@boicaboggins3 жыл бұрын
Inclusive a lei Eusébio de Queiroz deixou ele queimado com os fazendeiros. Tipo, se eles o mantinham no poder, qual a vantagem? E o Brasil era forte economica e militarmente o suficiente para não ligar para pressões do exterior, então não existe nem esse argumento. Vale lembrar que o Brasil NÃO FOI o último do mundo a abolir a escravidão, então não é como se o resto do mundo ligasse tanto para isso.
@hugoamaral96494 жыл бұрын
Gostaria de propor um vídeo sobre escravidão nos EUA
4 жыл бұрын
Valeu pela sugestão!
@danielle18593 жыл бұрын
Sugestão muito boa!
@brechandre654 ай бұрын
Nunca acabará!
@leracom1821 күн бұрын
o interessante que o zumbi dos palmares era vendedo de escravo tambem. segundo relatos.
@guilhermeveneziano7742 ай бұрын
Escravos não tinham donos, tinham sequestradores!
@CRISTIANO4133 жыл бұрын
O verbo HAVER, no sentido de existir não se flexiona. Então não é "HOUVERAM vários escravos...", mas, " HOUVE"...
@tragoverdades7893 жыл бұрын
Mas também não se pode negar que Lá no continente africano era tribos vs Tribos, o vencedor vendia o derrotado aos europeus pra compra armas