A FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA - CONVERSA COM BRUNO GARSCHAGEN [ARQUIVO HISTÓRICO]

  Рет қаралды 2,091

Thomas Giulliano

Thomas Giulliano

Күн бұрын

Пікірлер: 16
@alinelavanholi4324
@alinelavanholi4324 3 ай бұрын
Que aula. Parabéns pelo ótimo trabalho 👏🏻👏🏻
@joaohass4472
@joaohass4472 3 ай бұрын
Muito bom trabalho, boa conversa. Parabéns!
@RodrigoLichti
@RodrigoLichti 17 күн бұрын
2 feras de história do Brasil, ótimo conteúdo. Admiro muito o prof. Thomas das aulas dele no podcast Tapa da Mão Invisível e no Brasil Paralelo. PS: O áudio do Bruno foi chiado, meio ruim. Sobre a família imperial brasileira, entendo que houve coisas positivas narradas tanto nesse vídeo quanto em outros de vocês e de outros professores. Coisas positivas inclusive que outras colônias até como EUA não tiveram de costumes e tal. Agora eu penso em outros fatores muito importantes também. O Brasil é atrasado economicamente não só hoje, mas basicamente sempre. Analisando a condição histórica do Brasil, podemos ver como era o país até o fim do império no golpe da repúplica no fim do séc 19. Um país muito fechado, com pouca liberdade econômica, muita coisa estatizada, poucos empreendedores gerando negócios no país, com exceção de Barão de Mauá e mais alguns. Um modelo de exploração da terra estatizante desde o início até nos demais séculos, onde toda terra era do império, e este deveria conceder permissão ou dar para a pessoa, bem como todo novo recurso encontrado era estatal que poderia também concercer exploração para quem achou ou alguma família amiga. Diferente de outros países como EUA onde quem chegava em terra inexplorada poderia pegar para si e já ser propriedade privada, também com todo e qualquer recurso encontrado lá. Ferrovias teve essa grande diferença entre EUA e Brasil também, lá sendo total liberado pro privado explorar. Sempre tivemos um alto nível de estatismo, onde o império e posteriormente o estado era o patriarca, o provedor geral, gerando essa espírito de dependência de maior parte dos cidadãos até hoje (que inclusive o Bruno tem um livro em parte sobre isso). Não havia muito liberalismo econômico, e por isso sempre fomos pobres e agrários, não evoluímos muito com todo o potêncial que sempre tivemos de todos fatores. Os privilegiados sempre foram os amigos do rei, latifundiários e afins. E com isso não aproveitamos como poderíamos os benefícios das 2 primeiras revoluções industriais para poder ter virado uma potência mundial.
@MrVienna79
@MrVienna79 6 ай бұрын
Excelente live !!! Não acompanhei na época mas agora assisti na íntegra e gostei demais!! Obrigado por compartilhar aqui no seu canal Professor Thomas Giulliano.
@robertocaetano2604
@robertocaetano2604 6 ай бұрын
3° ou 4° vez que assisto. Realmente, quanto mais conhecemos nossos heróis fundadores, maiores eles se tornam. Ave Império! Viva Cristo Rei e Sua Mãe Maria Santíssima.
@rafaelcherem6224
@rafaelcherem6224 6 ай бұрын
Que heróis? Nem lutar pelo trono tiveram coragem
@humberto_rocha
@humberto_rocha 6 ай бұрын
Aula excepcional. Aguardo as próximas. Parabéns!!!
@michelegito
@michelegito 4 ай бұрын
Excelente aula. Dois grandes pensadores do conservadorismo (o de verdade) brasileiro. Aula tão boa que quando Bruno falou que restavam apenas 15 minutos até me assustei. Que hajam mais.
@michelegito
@michelegito 4 ай бұрын
Thomas, em 1989 a revista Veja lançou uma edição especial do centenário da republica. A matéria simula se passar nos dias posteriores ao 15 de novembro, e narra de forma bastante verídica até, fugindo dos lugares comuns que a doutrinação republicana inculcou no imaginário nacional. Fala sobre o golpe, sobre como a população estava alheia, sobre o medo dos golpistas de uma revolução popular que libertasse a Família Imperial, etc. E um dos episódios mais comoventes pra mim é a partida de d. Pedro II e da FamíliaImperial, preso, escondido na escuridão da madrugada sendo escoltado sob a chuva até o barco em que seguiria para o exílio. O momento angustiante em que ele não consegue subir no navio e tem que passar o resto da madrugada num barco no mar (inclusive com os golpistas temendo que se ele morresse ali a população do Rio de Janeiro faria uma levante contra eles). Enfim, ali, aos 9 anos de idade, lendo aquela revista eu senti, e sinto até hoje, o mesmo que você: a vontade de abraçar dom II e de lhe dizer alguma palavra que o alivuasse de todo o calvário que foi sua vida. Calvário em grande parte visando o bem e a construção nacional. Ali eu, criança ainda, me descobri monarquista e eterno admirador de nosso Imperador.
@philippsen8272
@philippsen8272 6 ай бұрын
Seus conteúdos são um dos melhores do You Tube, sempre vale cada segundo dedicado a assistir.
@CeliaMariaCostaMonteiro-hi7ih
@CeliaMariaCostaMonteiro-hi7ih 6 ай бұрын
Meus agradecimentos pelo acesso à aula. Eu quero pedir ao senhor que, por gentileza, considere tbm disponibilizar aquele vídeo criticando um livro do Darcy Ribeiro, acho que era "O Povo Brasileiro".
@souichirosotodate2835
@souichirosotodate2835 6 ай бұрын
ótima aula!
@robertoortizalvesjunior9133
@robertoortizalvesjunior9133 6 ай бұрын
Duas feras! Excelente conteúdo!!
@angelamoura6138
@angelamoura6138 6 ай бұрын
Afinal, tiveram outras lives? Procurei mas não encontrei 😢
@rafaelcherem6224
@rafaelcherem6224 6 ай бұрын
Não existe mais familia imperial brasileira
Арыстанның айқасы, Тәуіржанның шайқасы!
25:51
QosLike / ҚосЛайк / Косылайық
Рет қаралды 700 М.
人是不能做到吗?#火影忍者 #家人  #佐助
00:20
火影忍者一家
Рет қаралды 20 МЛН
It works #beatbox #tiktok
00:34
BeatboxJCOP
Рет қаралды 41 МЛН
AS ESFERAS DA CONSCIÊNCIA - Lúcia Helena Galvão da Nova Acrópole
1:42:08
NOVA ACRÓPOLE BRASIL
Рет қаралды 663 М.
11. Byzantium - Last of the Romans
3:27:31
Fall of Civilizations
Рет қаралды 6 МЛН
Gravação do Episódio 120 - MicroRNA #premionobel 2024
45:35
O que diz o 'Evangelho do Irmão de Jesus'?
29:48
Estranha História
Рет қаралды 1 МЛН
Projeto Floripa Tech Survey
1:00:50
Python Floripa
Рет қаралды 60
Арыстанның айқасы, Тәуіржанның шайқасы!
25:51
QosLike / ҚосЛайк / Косылайық
Рет қаралды 700 М.