Não tem motivo para orgulho. Ninguém ameaçava o Brasil. E também não foi uma luta maniqueísta da aliança contra o eixo do mal. Simplesmente, em tempo de guerra, os países decidiram tomar um lado, geralmente querendo escolher o lado vencedor para pegar um pedacinho dos lucros. Na época o Brasil estava tendendo a lutar pelo lado nazista inclusive, no entanto, os americanos compraram o apoio do Brasil pagando pela construção da siderúrgica nacional (que anos depois o Brasil deu de graça privatizando).
6 жыл бұрын
Breno Arruda TENHO ORGULHO DOS NOSSOS PRACINHAS, MEU AVÔ FOI VOLUNTÁRIO E EU TENHO O MAIOR RESPEITO PELOS HOMENS E MULHERES QUE ARRISCARAM SUAS VIDAS.
@jeronimobarcellos66206 жыл бұрын
Caldeirão Furado muito orgulho mesmo dos heróis brasileiros, é grande fã seu e Potterhead de carteirinha! Abraços
@pedrodecarvalho33726 жыл бұрын
Breno Arruda Cala a boca Burro... Quem simpatizava com os Nazi-fascistas era o Getúlio Vargas, que logo após o fim da guerra saiu da presidência pressionado pelas nações democráticas a acabar com o Estado novo, que o próprio implantou. Ele enviou tropas para o auxílio dos Aliados em troca da CSN e apoio militar, mas também pela pressão da opinião pública dos próprios brasileiros para o auxílio aos Aliados. Os Brasileiros tem, sim, que ter orgulho dos pracinhas que lutaram e se sacrificaram por outro povo em outro continente.
@Dezaoful6 жыл бұрын
Triste em saber que existem pessoas como esse Breno. :(
@JoaoPaulo-jn3ub5 жыл бұрын
Meu bisavô foi pra Itália logo no primeiro escalão que partiu do rio de janeiro, minha bisavó (viva até hoje) guarda com orgulho todos os documentos de guerra dele. O momento mais importante da participação do meu bisavô foi quando participou da batalha que resultou na captura de cerca de 14 mil alemães. E o curioso é que meu bisavô e minha bisavó se conheceram no momento que houve a recepção dos soldados na minha cidade em Atibaia/SP após o fim da guerra em 1945, se casaram em 1946 e tiveram a primeira filha (minha avó) em 1947, ele faleceu no início de 1999, quando eu tinha 5 anos.
@henriquevieiradalpoz88554 жыл бұрын
Seu avô é o tipo de herói que nos faz sentir orgulho de tbm ser brasileiro
@ricardorincon99834 жыл бұрын
João boa tarde, eu estou fazendo uma pesquisa sobre histórias dos brasileiros na guerra, gostaria de saber se você poderia me ajudar com algumas histórias do seu bisavô.
@daleciosilva714 жыл бұрын
Legal sua história
@daleciosilva714 жыл бұрын
Legal
@raulcarvalho60964 жыл бұрын
Bela história. Parabéns.
@guilhermepeplinski82826 жыл бұрын
Cobras Fumantes eterna é sua vitória !
@alexnascimento20766 жыл бұрын
rise from the blood of your heroes!
@edijunhosoares19726 жыл бұрын
You are the one who refuse to surrender!
@vue70406 жыл бұрын
the 3, rather died than to flee
@almirante_kiko6 жыл бұрын
Time,after time forcing enemy's back to the line !!
@LucasGomes-nx6oc6 жыл бұрын
Jorge Elias know that your memory, will be sunt for a century
@jeanbio6 жыл бұрын
Sobre a música de metal que foi falada, é da banda sueca sabaton e o nome da música é smoking snakes, e ela homenageia especificamente 3 heróis nacionais, Geraldo baêta da cruz, Arlindo lúcio da silva e Geraldo rodrigues de souza. Esses três resistiram numa colina contra uma companhia alemã de 100 homens, até acabar a munição, negaram ordem de rendição inimiga, e foram homenageados pelos próprios inimigos, pois os mesmos enterraram eles e colocaram uma cruz com a inscrição: "Drei Brasilianische Helden” ou “Três Heróis Brasileiros”.
@gustavomartinis6466 жыл бұрын
Não sei se vcs conhecem, mas quem tiver a oportunidade, em BH tem um museu da FEB, e um dos responsáveis (pelo menos a uns 2anos q fui lá) era um ex combatente do exército na época. É muito bacana porque ele trás diversos relatos das batalhas vividas, é uma experiência muito boa por trazer o ponto de vista dele, um dos militares. Pra quem tiver o interesse de visitar um dia fica a dica.
@MikeRecordsAI6 жыл бұрын
valeu amigo
@laianymorgana59086 жыл бұрын
Opa, mais um museu pra conhecer quando for em BH, olha não sabia desse acredite, já vou arrumar as malas rsrsrs
@olocodorock6 жыл бұрын
Em Petrópolis também tem o museu da FEB, mto legal
@gustavomartinis6466 жыл бұрын
Aí, já tá pra ir montando um roteiro de viajem
@danielborges42636 жыл бұрын
Os melhores museus que visitei foi em BH, mas não conheço esse, na próxima vez que for vou dar uma passada, obrigado.
@nicolinibruno54976 жыл бұрын
Mesmo sem conhecer o terreno, o clima, sem experiência, sem equipamentos, sequer tendo uniforme (haja vista que os uniformes brasileiros da época eram quase copias dos uniformes franceses), a cobra conseguiu fumar.
@danielcrf6 жыл бұрын
Nicolini Bruno contra tropos do eixo pouco experiente e mal equipada visto que o melhor do exército alemão estava combatendo a URSS no fronte oriental, na batalha entre os piores o Brasil se saiu bem.
@ouricoemsolitude47776 жыл бұрын
Apesar de serem pouco equipados, muitos brasileiros naquela época, tinham já manejo com arma de fogo, pergunte a qualquer senhor de idade se já atiraram uma espingarda, revolver ou garrucha ? a grande maioria sabia ou tinha algum grau de vivencia, alias lembre-se que a imposição digo, "regulamentação" do uso da arma de fogo aos brasileiros foi bem mais recente....
@nicolinibruno54976 жыл бұрын
Daniel Guilherme sim, a maioria estava na URSS, essa era a prioridade, mas em abril de 1945 a União soviética já estava aos portões de Berlim, e a maioria dos defensores de Berlim eram crianças, velhos e participantes da Volksturm. Portanto, uma boa parte dos bons veteranos morreram em combate, o que fez sobrar soldados ao sul das frentes, no caso, no norte da Itália, o que, *acredito eu* que fossem veteranos.
@davimag20715 жыл бұрын
@@nicolinibruno5497 O que você disse faz sentido, 1945 já era finais da guerra, URSS já tinha empurrado os alemães pra fora de seu terreno e a Alemanha já estava sentindo o peso das baixas.
@davimag20715 жыл бұрын
@@danielcrf Isso sempre é muito relativo...até meio que casos "sorte" sabe? Houveram batalhas na 2° Guerra em que um punhado de soldados alemães mal equipados conseguiam segurar território contra um monte de americanos.
@ricardomarianopolita94546 жыл бұрын
A canção da FEB e cantada em Português na Itália, até os dias atuais, enquanto os brasileiros mal sabe que existe uma canção da FEB 😔
@mayuke19444 жыл бұрын
Correção, mal sabem que existe a feb
@daleciosilva714 жыл бұрын
Vergonha pro Brasil
@cidamaria58114 жыл бұрын
@@mayuke1944 poucos sabem que o Brasil foi pra guerra, fez uma campanha muito digna e foi importante pros aliados
@jheymmesz4 жыл бұрын
Vou além. Dentro do militarismo pouco se sabe sobre a FEB e muitos desconhecem a canção do expedicionário.
@rafaelroberto92244 жыл бұрын
Vale lembrar que é uma das melhores canções do EB.
@enricodemarchi14126 жыл бұрын
Meu tio (tio do meu pai que também é meu por associação) foi combatente enviado à Itália, o frio afetou bastante a unidade dele, vários companheiros tiveram que amputar membros e ele teve um problema que não lembro ao certo mas ficou bem de saúde depois. Ele está enterrado aqui num cemitério próximo numa espécie de mausoléu da FEB que tem a cobra fumando estampado na porta. Aqui como tudo vira piada e tudo é sempre subestimado, ficam menosprezando a participação brasileira, que deve ser mais respeitada na própria Itália etc que aqui. "Por mais terra que eu percorra, não permita Deus que eu morra sem que volte para lá, sem que leve por divisa esse V que simboliza a vitória que virá..."
@falopibeb96 жыл бұрын
Enrico Demarchi me arrepiei aqui nessa última frase. Total respeito a sua família por saber da participação do seu tio a segunda Guerra.
@fazbomjardim6 жыл бұрын
Salve os heróis da FEB
@vinibroetto4 жыл бұрын
O tio do seu pai é seu tio avô ué. Mas valeu por compartilhar essa história! Muito bacana!
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
@patrick94rj4 жыл бұрын
Brasil na Guerra foi fodastico, digno de orgulho
@eduardocormanich6 жыл бұрын
Tenho um imenso orgulho de ter tido meu avô como pracinha. Ele não gostava de contar sobre as histórias da guerra, pois eram muito tristes. Perdeu amigos, e seu CMT de pelotão. Ele fazia aniversário dia 7 de setembro e sempre, sempre desfilava em carro aberto pelas ruas de Campinas onde morou até sua morte. Houveram honras militares em seu enterro e a Canção do Expedicionário, colocada ao fundo do vídeo, também foi entoada ese tornou pra mim uma verdadeira relíquia familiar. Pena que a valorização desses ex-combatentes tenha chegado tão tardiamente. Agradeço ao Nerdologia e ao Filipe pela excelente produção e homenagem a um dos momentos mais difíceis e honrados da nossa história brasileira.
@guilhermepeplinski82826 жыл бұрын
Faltou falar dos 3 heróis brasileiros.
@bruno90n6 жыл бұрын
Queria muito saber a opinião dele, porque na real não encontro tantas fontes confiáveis sobre o assunto, já li em alguns lugares que isso pode ser uma lenda, porque ninguém sabe ao certo quem eram os soldados e por terem encontrado aquele mesmo tipo de cruz em outros lugares. Também não conheço nenhuma base do exército, ou algo do gênero, em homenagem aos três heróis, como ocorre por exemplo com o herói Max Wolf Filho. Se olharem esse site vão ver no final que o autor fala que a história ocorreu, mas algumas coisas não estão bem esclarecidas: www.portalfeb.com.br/contradicoes-historicas-da-feb-os-tres-herois-brasileiros-quem-sao/
@JunhaoNogueira03056 жыл бұрын
Reverenciados pelos inimigos
@iagoallmeida6 жыл бұрын
olhes o linkes de referência do marcelo
@lajaikaafther49606 жыл бұрын
Melhor fonte é as italianas,lá homenageiam a FEB uma vez por ano.
@nicolinibruno54976 жыл бұрын
Espero eu que tenha um episodio só sobre eles
@miltoncarmo76 жыл бұрын
Por mais terras que eu percorra Nao permita Deus que eu morra Sem que volte para lá Sem que leve por divisa Esse V que simboliza A vitória que virá
@RafaelCorreaCelestino6 жыл бұрын
nossa vitória final, que é a mira do meu fuzil a ração do meu bornal a água do meu cantil as asas do meu ideal a glória do meu Brasil!
@felipecavalheiro79715 жыл бұрын
De onde é?
@AurelioFail5 жыл бұрын
@@felipecavalheiro7971 é um trecho da canção do expedicionário
@felipecavalheiro79715 жыл бұрын
@@AurelioFail danke
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
@guilhermemoura63426 жыл бұрын
Nerdologia - Barão de Mauá , conte mais sobre a história do Brasil
@yurinicolucci47906 жыл бұрын
Todos os países homenageiam seus veteranos, infelizmente o Brasil não faz isso Pessoas dos comentários eu não quero dizer com monumentos, no dia 11 de novembro nos Estados Unidos é o dia dos veteranos, e também em batalhões do exército, eu digo toda a nação separar um dia para homenagear
@cadualvesfeitosa56006 жыл бұрын
Yuri Lannister aqui em CWB tem memorial com o nome de todos os paranaenses que morreram na guerra. Visite a praça do expedicionário
@gabrieldeoliveira67906 жыл бұрын
No rio grande do sul nos homenageamos
@isaquenoetzold32366 жыл бұрын
Os batalhões e academias militares os homenageiam
@GuilhermeVieiraSechat6 жыл бұрын
Um dos maiores monumentos do RJ são para eles. A questão principal apenas é que o número de veteranos brasileiros é bem menor, os USA perderam uns 400 mil soldados os Sovieticos surreais 10 milhões, enquanto o Brasil perdeu mil (ou 500 ?), por exemplo. Ainda mais se comparar com a porcentagem populacional. pt.wikipedia.org/wiki/Mortos_na_Segunda_Guerra_Mundial
@matheusaraujo75666 жыл бұрын
Guilherme Vieira - Sechat e dai? Se são 10 milhões ou 500? Foram homens da mesma forma, patriotas e corajosos, tem que ser homenageados, além disso o Brasil pode ter perdido 500, mas foram os mais bravos soldados que um exército já perdeu
@pedromoraes886 жыл бұрын
O 1º Grupo de Aviação de Caça "Senta Pua" foi uma das únicas unidades militares estrangeiras a receber uma Citação Presidencial dos Estados Unidos.
@PauloPereira-jj4jv3 жыл бұрын
Uma de três.
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
@nicolinibruno54976 жыл бұрын
Vale lembrar que a FEB foi chamada também para a libertação e "desnazificação" da Áustria pelos EUA, mas muito provavelmente devido à falta de recursos e esse lance com o Getulinho citado no video impediram que eles participassem dessa campanha.
@alexlguedes6 жыл бұрын
Nicolini Bruno e posteriormente também fomos chamados para a Guerra da Coréia. E.U é aquele amigo que só te chama p rolê estranho hauahaua
@missantropha18286 жыл бұрын
Alexandre Maciel, essa foi ótima...rs rs
@nicolinibruno54976 жыл бұрын
KKKKKKKK
@leonardo.bs.6 жыл бұрын
Por causa disso infelizmente não temos samba austríaco. Lamentável.
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
@winstontiago68745 жыл бұрын
Tenho muito orgulho do meu avô que foi "pracinha" da FEB e voltou vivo pra contar a história, sem falar no nome do meu pai que foi em homenagem a Winston Churchill e meu pai passou pra mim!!
@rodrigotoledo19706 жыл бұрын
Eterno orgulho do meu avô! Yess!
@braiamcarvalho78086 жыл бұрын
Nerdologia - O milagre econômico do Japão ✌
@victoramorim51366 жыл бұрын
Braiam Rocha Up
@cesaraugustodecarvalho96456 жыл бұрын
"MILAGRE" que milagre,??? o livre mercado, nao tem nada de milagroso, e pura economia
@suzukw6 жыл бұрын
O Japao recebeu equipamento e instrucao americana, pra produzir eletronicos, pelo fato de o povo ser honesto, faziam os produtos em alta qualidade, diferentemente da Europa que fazia produtos ruins na malandragem, com isso foi ganhando mercado, ate que a SONY inventou o Walkman, e aumentou mais ainda o mercado de eletronicos.
@RaphaCramer6 жыл бұрын
cesar augusto de carvalho Nossa cara, metáfora, modo de dizer
@braiamcarvalho78086 жыл бұрын
cesar augusto de carvalho 👍😂😂😂😂
2 жыл бұрын
Se hoje mesmo, 80 anos depois dos acontecimentos, ocorrem discussões aqui no chat sobre se foram heróis ou não, imagina naquela época. Essa diferença de opinião também era refletida no tratamento contra os civis. Alguns estados brasileiros possuem muitos cidadãos de origem alemã, italiana e japonesa, e receberam muita perseguição durante e após o conflito. Gosto muito do trabalho de vocês, equipe do Nerdologia. Vocês induzem discussões muito interessantes sobre os mais diversos assuntos.
@DeividH6 жыл бұрын
Fala quem inventou o avião: os irmãos sei lá o quê dos Estados Unidos ou o Santos Dumont.
@amigobatata90146 жыл бұрын
Quem fez uma avião voar mesmo foi Santos Dumont, os irmãos Wright apenas fizeram um grande aeromodelo planar.
@andreluizdossantos2146 жыл бұрын
aeroplano não é avião, então foi Santos Dumont
@jarleneoliveiragomes65216 жыл бұрын
foi os irmãos wright, o avião deles era operacional, voava até o combustível acabar, já o 14bis dava no máximo uns pulinhos
@MrHenriqueeeee6 жыл бұрын
Jarlene Oliveira Gomes o 14bis pulou em volta da torre Eiffel! Tá serto
@bufnipa6 жыл бұрын
o 14bis decolava voava e pousava sozinho, o dos irmãos só levantava voo com um estilingue, alem de que o voo do "avião" deles é basicamente a palavra deles, não houve cobertura de imprensa ou um grande número de testemunhas como com Santos Dumont em Paris
@primatasapiente6 жыл бұрын
Em 2013, tive a honra de conhecer o tenente Taitson, ele participou da ofensiva em Montese, comandava uma compahia de morteiros.
@leonardopuehler48996 жыл бұрын
Aproveitando para citar o péssimo condicionamento psicológico dos veteranos. Muitos deles voltaram traumatizados com a guerra e com a luta contra o fascismo, tornado sua permanência no Brasil Estado Novo bastante complicada, principalmente para a família desses veteranos. O governo brasileiro não ofereceu qualquer suporte a esses pracinhas. Um tio-avô meu foi ferido na perna na Itália, e voltou a Brasil bastante transtornado. Todos diziam que ele nunca ficou completamente saudável mentalmente após o retorno. Ótimo programa, sou muito fã do Xadrez Verbal.
@Matheus12337226 жыл бұрын
Que pena ;(. Em compensação todos os militares com uma certa patente para cima atualmente, tem ótimas aposentadorias (ótimas mesmo, inclusive dependendo, passando para o progênito em certas ocasiões) que, curiosamente não são afetadas como as nossas, nem como as dos políticos, em relação ao assalto de direitos que estamos sofrendo desse governo fajuto. paciência né..
@rafaelchemistry6 жыл бұрын
Dificilmente alguém volta com psicológico saudável pós guerra
@grazielaribeiro13404 жыл бұрын
Meu avô também. Meu pai disse que ele foi pra guerra e assim que chegou, ele dizia que estava sendo perseguido e fugiu de casa. Desaparecido até então. Agora que há estudos sobre essas doenças, provavelmente seria Esquizofrenia
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
6 жыл бұрын
Indico o livro Cronicas de Guerra de Cássio Abranches Viotti para quem quiser saber sobre os dias no front na Itália, é uma leitura muito agradável. Felipe, poderia destacar se procedem as informações sobre alguns feitos registrados por aí como a FEB, por exemplo: 1) ter tido a mais eficiente equipe de manutenção dos aviões de caça, pois eram os únicos que faziam as manutenções dos aviões de forma preventiva para não precisar esperar a reposição de peças pelo exército dos EUA. 2) Terem usado poucos carros e poucos soldados passando por trechos e rios em forma circular para parecer que se tratava de uma força maior e isso ter ajudado a rendição de tropas inimigas. Li isso faz tempo mas afirmava que a tática deu tão certo que até hoje é registrada e ensinada em escolas de guerra. 3) Sobre os três soldados heróis brasileiros que enfrentaram as tropas inimigas e foram enterrados com homenagem dos soldados alemães.
@antenorbrazlucena59826 жыл бұрын
Aproveitando esse nerdologia sobre a Segunda Guerra Mundial, fala sobre as bruxas da noite. Grato.
@ernestom.teixeiradearaujo2406 жыл бұрын
Um tio-avô meu foi pra Guerra. Muito orgulho. Meu avô quase que ia também. Mas não chegou a embarcar porque a guerra acabou antes, ficou só no treinamento.
@andersonandrighi45396 жыл бұрын
Nerdologia constituição de 1988 já estou sentindo...
@priscilacristinabedimjana62216 жыл бұрын
Anderson Andrighi vi vi humanos
@Gabilessa19906 жыл бұрын
Eu não achei na descrição, mas SUPER recomendo o livro “1942” do João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso. O livro é muito maneiro e detalha muita coisa da participação do Brasil na guerra!
@canalhistoriaetu156 жыл бұрын
Uma pena os Soldados da Borracha não receberem a mesma importância.
@celso73726 жыл бұрын
Concordo. Inclusive é uma boa sugestão
@lucasbrasil43296 жыл бұрын
Nerdologia, por favor, faz um c esse tema
@iagoallmeida6 жыл бұрын
olhe teu canal vc fede a merdeoro brasil
@igormoreira54816 жыл бұрын
Nerd Narrador A culpa é dos militares meu amigo, se tudo isso existe hoje, e porque eles não impediram que tivesse sido criado toda essa situação. Os Militares Brasileiros são fracassados, falharam miseravelmente. Nem uma Guerra dos Farrapos eles conseguiriam vencer! Hoje servem como bode expiatório pra corrupto usar eles como quem limpa as solas dos sapatos. kkkkk
@xLanKx6 жыл бұрын
Nerd Narrador, culpar somente o MEC é culpar a ponta do iceberg pelo naufrágio do Titanic. Nossa sociedade passa por uma descaracterização constante desde Getúlio. Politicos, militantes e generais que diziam lutar pelo povo brasileiro mas que no final do dia só lutavam pelos interesses de uma potencia ou de outra. Políticos que só se importam consigo e sua família, mas não enxerga todo o povo brasileiro (TODO O POVO BRASILEIRO, não só o paulista, o branco, o negro, o pardo, o nordestino) como irmão. O nível de autoestima do brasileiro é tão baixo que o candidato "patriótico" diz que o Brasil "tem que se colocar em seu lugar perante os EUA".
@padregago6 жыл бұрын
poderia fazer um vídeo da visão de um historiador, Filipe, da importância das guerras e demais conflitos para formação da sociedade atual.
@utherpendragon63376 жыл бұрын
Finalmente um video sobre a FEB, nossos heróis.
@aurelioaraujo94056 жыл бұрын
Meu avô foi um desses 25 mil pracinhas que estiveram na Itália. Orgulho demais!
@JJesusEN6 жыл бұрын
eu entendi a referencia no final,foi muito boa!
@superpacocaalado72156 жыл бұрын
Todas vez que o Filipe fala de alguma vitória da FEB ou alvos destruídos em combate aéreo, bate aquele sentimento de orgulho nacional É só comigo ??
@stive5816 жыл бұрын
Faz um video sobre a Industria Bélica Mundial Interesses, importadores, exportadores e o que rola por baixo dos panos
@ricardonunes21756 жыл бұрын
Cícero Queiroz indústria bélica vendendo armas para os dois lados e países como Brasil, na posição de vira-lata , sempre. E ainda temos pré candidato a presidência, batendo continência frente a bandeira norte americana, para piorar...
@fernandaflorencioo4 жыл бұрын
meu bisavô foi um desses que foi pra Itália, infelizmente nunca ouvi muitas histórias dele lá, já que ele morreu quando minha mãe tava grávida de mim e, pelo que meu avô e tias avós contavam, ele não falava muito sobre essa época.
@ricardoferreira98256 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo! Parabéns pela pesquisa! Os brasileiros , mesmo com a falta de recursos e com as manipulações politicas que ocorreram e, ainda hoje ocorrem, fizeram o que era preciso ser feito. Brasileiros, Ser o que somos, não é vergonha. Vamos superar o "Complexo de vira-latas" de se diminuir diante dos outros, ou da vida. Lembres-se que nada é por acaso e a vida está sempre certa. Orgulho-me de Ser brasileiro.
@Cintra686 жыл бұрын
Até hoje as crianças italianas de algumas áreas aprendem na escola a cantar hinos brasileiros, inclusive veteranos vão lá serem prestigiados, muito legal isso.
@Fuzato156 жыл бұрын
Se ñ tiver sabaton na trilha sonora, eu nem assisto.
@tarcisiolopes26956 жыл бұрын
uma das maiores homenagens aos pracinhas brasileiros !!
@Bielito926 жыл бұрын
A canção do expedicionário ficou melhor 🤷
@tarcisiolopes26956 жыл бұрын
é de arrepiar
@PamelitaSobreiro6 жыл бұрын
creio que só não colocaram para não tomar strike, apesar dessa música ser muito épica
@iagoallmeida6 жыл бұрын
BRASIL!!!
@SirComuna6 жыл бұрын
Estou me formando como Historiador e é muito interessante analisar as heranças da participação brasileira na 2ª Guerra. O meu Bairro aqui em Fortaleza, por exemplo, se chama Montese, uma homenagem a vitória e aos mortos na batalha de Montese.
@miltoncarmo76 жыл бұрын
Foram compostas algumas músicas em homenagem a FEB na época como "Tedesco, levante o braço e peça a paz" , "Sinha Lurdinha" entre outras.
@knight_055 жыл бұрын
Lurdinha também foi o apelido que os soldados brasileiros deu a arma alemã, a "MG-42" aquela metralhadora que atirava incessavelmente que ficava na praia no dia D
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
@Libertasatuavida6 жыл бұрын
Obrigado! Foi muito bem feito e demonstra a força e coragem do povo brasileiro!
@marleyonnicefull5 жыл бұрын
A canção do expedicionário é absurdamente foda !!!
@Thiago2806906 жыл бұрын
Um dos melhores nerdologia de história que já assisti.
@EdwardOttaBR6 жыл бұрын
Meu avô foi da FAB, combateu na Itália do envio das tropas ao fim da guerra sendo derrubado 3 vezes e sobrevivendo as 3 com direito a ludibriar fazendeiros italianos do lado fascista e conseguir a mto custo voltar a base aérea brasileira, tornou-se coronel e só nn subiu mais na hierarquia por ser contra a ditadura de 64, perdeu o cargo e foi perseguido, sobreviveu a duas tentativas de assassinato a mando do exercito e só morreu em 2016 vitima de uma pneumonia
@fazendominis63392 жыл бұрын
Rapaz, esse conteúdo é muito rico e gostoso de assistir. Imagina isso na época de escola, seria a melhor experiencia possícel.
@dzar20424 жыл бұрын
"Cobras Fumantes eterna é sua vitória!" - Smoking Snakes - Sabaton
@Cpxxxx16 жыл бұрын
Vale lembrar também que ate hoje em Montese os combatentes da FEB são lembrados e homenageados, ate hoje as crianças ainda cantam a Canção do Expedicionário em português, tamanho foi a importância pra população da cidade.
@levitavares72536 жыл бұрын
Felipe você poderia falar sobre a relação do Getúlio Vargas e o Nazismo, poderia falar sobre aquela matéria que saiu na folha de são Paulo????
@leonhardmagno67196 жыл бұрын
Levi Tavares Getúlio inspirou se no nazismo e no fascismo mas não as copiou literalmente
@marciadeusajute48336 жыл бұрын
Eu ouço Sabaton e Smoking Snakes é uma das minhas músicas favoritas Ela conta uma história que 3 soldados brasileiros que recusaram a rendição sobre os alemães e italianos
@2bitsBR6 жыл бұрын
*_Nerdologia - Mitologia Celta_*
@godofwar17406 жыл бұрын
2bits vá dormir
@Butch-bota65216 жыл бұрын
vá almoçar
@BBOYRoma6 жыл бұрын
Mitologia Gol quadrado
@celso73726 жыл бұрын
Também gostaria
@cyberpunkprussian6 жыл бұрын
MENDIGO!
@strategygames93986 жыл бұрын
Excelente Nerdologia, nunca devemos nos esquecer de nossos Heróis! Parabéns Felipe
@grazielaribeiro13404 жыл бұрын
A gente estuda EUA, Japão, Alemanha, França e até a Rússia na guerra. Fiquei curiosa porque não vi até uma página falando que a gente participou da guerra. Tem gente que vai morrer sem saber disso
@PauloPereira-jj4jv3 жыл бұрын
Nas suas aulas de História DO BRASIL isso está no currículo. Vá e confira.
@kaxasero6 жыл бұрын
Inclusive vários campos de batalha na segunda guerra dão nomes a locais no nordeste brasileiro. Em Fortaleza, por exemplo, temos os bairros de Monte Castelo e Montese além do Planalto Pici onde era localizado uma base de treinamento. E desconheço em Fortaleza locais que homenageiam Generais ou combatentes.
@gabrielcfc83156 жыл бұрын
Um dos únicos orgulhos da nossa fase Repúblicana
@godofwar17406 жыл бұрын
Pirate a melhor época do Brasil foi o império
@fiammanera226 жыл бұрын
Bom mesmo era quando 80% da população era composta por escravos, né "God of War"?
@ArthurHenrique-ek1oj6 жыл бұрын
Junto dos revolucionários de 32
@JoaoGuilherme-or5cf6 жыл бұрын
Brigata Rossa Sim amigo mas Monarquia é diferente de escravidão, você está com uma ideia feudal da coisa... Você acha que se a monarquia voltasse teríamos escravos? Se você pensa assim é melhor rever seus conceitos, nem sou 100% monarquista mas reconheço que foi a melhor época desse país.
@fiammanera226 жыл бұрын
João Guilherme a monarquia se sustentou com estabilidade por tantos anos justamente pela aliança com a aristocracia escravocrata, foi justamente quando a Isabel outorgou a Lei Áurea, que a aristocracia se sentiu traída e derrubou a monarquia... o primeiro período republicano é gerido pelos militares com ideais positivistas, a República da espada, uma ditadura. Porém, depois de Floriano e até Vargas, quem gerou o país, foram os mesmos que sustentavam e apoiavam o regime monárquico.
@Nettocampomaior6 жыл бұрын
BRAVO, Nerdologia!!!!... Submissão, mito, a gente ainda ver por aqui em tudo.
@jonathasdasp55286 жыл бұрын
Musica de fundo: canção do expedicionário ❤
@Panopticovirtual6 жыл бұрын
Meu tio-avô foi pracinha da FEB e lutou na Itália. É admirável o que os nossos soldados fizeram, apesar de tantas adversidades e controvérsias políticas.
@SvalblodChampion6 жыл бұрын
Faz dos holandeses no Brasil
@j.andersonfadeconsoles72566 жыл бұрын
Aqui em São Paulo o bairro do Parque Novo Mundo é em homenagem aos combatentes as ruas tem nomes de militares a escola chama Heróis da FEB e o mapa tem a forma de mapa mundi visto do alto!!!!
@jovemazaghal69586 жыл бұрын
7:46 Alexandre e o seu novo corte descolado.
@victorcoutinho71586 жыл бұрын
Muito orgulho dos brasileiros que lutaram na guerra, meu bisavô general Atratino Côrtes coutinho lutou bravamente
@mikaxixixi3 жыл бұрын
O presidente da época, Getulio Vargas só se posicionou contra o regime n*zist* pq iria perder muito economicamente, os americanos pressionaram
@enzovernille38008 ай бұрын
Exagero isso. deveria ter visto o vídeo do Ze Carioca
@marcelsilveira26596 жыл бұрын
Fico feliz em dizer que conheci soldados que combateram naquela batalha
@henriquebeira6 жыл бұрын
2:55 > O difícil foi acender o cachimbo :-P
@marciosantos71986 жыл бұрын
Essa Aula de História demais gente;isso sim, é uma aula sinceramente.
@SAMUELSILVA-rk7di5 жыл бұрын
Meu bizavô lutou A favor da FEB com 19 anos Ele perdeu a mão direita mas so morreu em 2014 com cancer Nao é zueira galera
@heloisamenezesdasilva16004 жыл бұрын
O meu avô tbm,mas morreu em 1998 de avc
@wilsonlima15222 жыл бұрын
kzbin.info/www/bejne/eHqUZJJobsyDa80
@gustavoxavier51116 жыл бұрын
to muito feliz de ter achado esse canal
@eduardoguimaraes96596 жыл бұрын
*Vídeos impressionante...👏*
@jorgeluissantos91615 жыл бұрын
Que fascinante! A participação dos nossos carismáticos pracinhas que serviu de inspiração para uma música (smoking snakes; sabaton) enquanto foi esquecido e continua pouco lembrado pelos brasileiros. Mesmo assim, tenho orgulho de saber que o Brasil participou de maneira honrosa na segunda guerra.
@betosm35 жыл бұрын
Eles não foram esquecidos, os militares tinham medo deles e os "apagaram" da história
@1Bert0oB6 жыл бұрын
Nerdologia ano 0 do Camboja! Falando do Khmer rouge
@joaomarcelo00314 жыл бұрын
6:35 "e sendo uma unidade brasileira em civilization" krl por essa eu não esperava! a unidade é mto foda e tem 20 de dano à mais que as outras unidades da era moderna, mto foda vc conhecer o jogo e saber disso!
@yagoqueiroz79496 жыл бұрын
"Passei carnaval em Veneza Levando as bombinhas daqui Foi do barulho ..."
@alexandrepesavento2706 жыл бұрын
Yago Queiroz caprichei no meu mergulho, foi do barulho, meu alvo atingi...
@eduardocormanich6 жыл бұрын
Vi em uma exposição sobre sobre a FEB certa vez, em BH, uns panfletos que eram lançados sobre as tropas brasileiras pelos alemães dizendo para que eles se voltassem compra o imperialismo americano. Muito interessante....
@jeff-erson6 жыл бұрын
Uma pena o Maike da SWAT não receber a mesma importância, só porque ele fez uma baguncinha
@caioloirao6 жыл бұрын
Sensacional o vídeo! Parabéns!! Mas a montagem dos nerds no tank Rury Ficou excelente! Merece uma camiseta ou um poster!! hahah
@c_duf5 жыл бұрын
*"Brasil, de todos que me enfrentaram vocês foram os unicos que me surprienderam". By - Hittler."*
@paulatreides50555 жыл бұрын
Isso é verdade?
@paulatreides50553 жыл бұрын
@UCQSB7EWtbOSyFB18eHl1zVQ A mesma Wehrmacht que perdeu Monte Castello e Montese pro exército brasileiro? E pra marchar no Rio de Janeiro primeiro tem que atravessar o Oceano Atlântico e conseguir passar pela Marinha e a defesa em terra, o básico de um ataque pela costa de qualquer lugar do mundo.
@paulonovita6 жыл бұрын
Caro Felipe, salvo engano as tropas Brasileiras saíram de São João Del Rey (MG) e Caçapava (SP). Em Caçapava, o antigo 6°Regimento Ipiranga deu lugar ao 6°BIL. Pelo menos quando eu servi lá, em 2002, havia um pequeno Museu da segunda Guerra. Vale a pena a visita.
@vinifalleroliveira6 жыл бұрын
Mas se a Ilha da Madeira pertence a Portugal, e Portugal permaneceu neutro durante a guerra, por que precisaria de uma guarnição lá?
@hewertonlaurindo62856 жыл бұрын
I like waht i see Pq n dava pra confiar que os países do eixo iriam respeitar a neutralidade
@fiammanera226 жыл бұрын
I like waht i see Porque os portugueses cederam os Açores e a Madeira como base pros aliados, já que eles sabiam que os aliados poderiam intervir facilmente caso houvesse recusa.
@rodrigofaria2086 жыл бұрын
Vocês são demais , gostaria de ver uma analise sobre o filme " Aprendiz de Feiticeiro " e sobre o " Colosso " da MARVEL . Abraço e continuem assim .
@matheusmotta11326 жыл бұрын
*COBRAS FUMANTES, ETERNA É SUA VITÓRIA!* RISE! FROM THE BLOOD OF YOUR HEROES!
@caiocaldara6 жыл бұрын
Excelente nerdologia falando sobre uma história fenomenal que foi enterrada no Brasil.
@nicolinibruno54976 жыл бұрын
FINALMENTE ESSE NERDOLOGIA CHEGOU
@mtslanhouse89426 жыл бұрын
Eu gostaria de ter essa imagem do GIF que aparece atirando em 05:16, muito legal essa imagem, se a Nerd Store estampar ela essa imagem no tamanho G nas próximas camisas eu compro.
@welingtonfac6 жыл бұрын
Incrível como a ditadura conseguiu ser algo ruim até mesmo para a própria FEB. As forças armadas precisam se desvencilhar da imagem da ditadura militar. Ví uma entrevista do atual comandante geral Vilas Boas no programa do Bial e, guardadas as proporções, foi até animador.
@RuschilBR6 жыл бұрын
welingtonfac ele se refere a ditadura varguista
@Pedro1997RJ6 жыл бұрын
Ele explicitou a ditadura varguista, mas também ficou implícito que também estava falando sobre a militar, afinal, foi somente em 88, pós ditadura, que teve pensão para os veteranos.
@marcus171ful6 жыл бұрын
sinceramente essa parte da pensão dos veteranos só ter rolado depois de 88 tbm me pegou de surpresa. Eu achava com convicção que os militares na época deveriam viver fazendo alusão a praticamente o único envolvimento ativo deles em um combate de grande expressão. Provavelmente o motivo de não deve ser o mesmo motivo de Vargas e do Estado Novo: Como vamos louvar a memoria e feitos de pessoas que querendo ou não lutaram contra regimes autoritários se no próprio país reina um estado de exceção.
@welingtonfac6 жыл бұрын
Então, aos 6:18 ele diz "por *décadas* a FEB e seus feitos geraram controvérsias politicas, e apenas na constituição de 88 ..." para mim automaticamente já fica inferido aí a postura da ditadura militar, que de fato me chama muito mais atenção a postura desta de que a de Vargas, enquanto ditador, justamente por se tratar de militares que poderiam se vangloriar do feito. outro detalhe foi quando ele diz aos 6:49 que pessoas que fizeram parte da FEB são muito mais reconhecidas por outros feitos.
@leonardo.bs.6 жыл бұрын
A ditadura militar de pós 1964 perseguiu alguns veteranos de guerra, sendo um dos casos mais famosos o do Rui Moreira Lima, que aparece na foto mostrada aí no programa. Rui foi um dos pilotos com maior número de missões em ar na Itália, sendo amplamente condecorado, mas em 64 quando era comandante da base aérea de St cruz foi preso em um navio com outros vários colegas de todas as patentes, exatamente por ser contra o golpe. Inclusive ele sobrevoou a coluna do general golpista Mourão que foi de Minas para o RJ dar o golpe. Se recebesse ordens poderia ter atirado e dado um susto neles.
@SaraMGodois3 жыл бұрын
Essa semana descobri que um tio avô foi para 2ª guerra mundial, meu avô era bem mais novo e nem lembra das histórias, só da festa que foi dada sem comemoração ao retorno do irmão Fiquei bem chocada mesmo, e é difícil imaginar um homem simples semelhante ao meu avô lutando em guerra na Itália. A família deles é do interior de Minas, mas meu avô migrou para Goiás, então para mim que sou acostumada a falar que minha família é do interior de Goiás era inimaginável esse link com 2ª Guerra
@lucasviana21216 жыл бұрын
Podia ter citado o museu da FEB em Belo Horizonte.
@FCCoruja6 жыл бұрын
E o Museu da FEB em Curitiba também.
@GildeoneAlves6 жыл бұрын
Parabéns pelo excelente material! Como um aficionado sobre o tema, fico feliz em ver a FEB sendo estudada e divulgada para não ser esquecida. Parabéns também pela edição e infográficos.
@BladerKoyotte6 жыл бұрын
MANDA SALVE!
@godofwar17406 жыл бұрын
Blader Koyotte não vai te dar com certeza
@fernanda-tn8ik6 жыл бұрын
Salve
@feliciaferreiradeoliveira42466 жыл бұрын
salve
@igor68866 жыл бұрын
Salve
@RenatoAndrade2666 жыл бұрын
cadê a análise do novo trailer de DS pirra
@leonefurlaneto4 жыл бұрын
ótimo tema e ótimo vídeo, como todo conteúdo do canal. Quem quiser também saber mais sobre a atuação brasileira na Segunda Guerrra, há o livro O Inverno da Guerra, do jornalista brasileiro Joel Silveira.. ele foi correspondente dos Diários Associados na campanha brasileira. Ótimo relato e de um jornalista brilhante; Grande abraço e parabéns pelo vídeo.
@portilho95376 жыл бұрын
Pena que ninguem deu valor...
@azvdcrafts61476 жыл бұрын
Meu avo é de 1924. O velho serviu na primeira guerra quando tinha a minha idade \o/ Aqui em Curitiba tem a praça do museu do expedicionário, com um avião da FEB, um tanque e peças de artilharia em exposição, o museu em si possui no seu acervo armas, uniformes, capacetes, documentos, recortes de jornais e utensílios tanto do exercito brasileiro, quanto do polones, alemão, italiano, britanico e até do japones. Quem estiver aí em Curitiba á passeio, recomendo dar uma olhada...
@CanaldoHasura6 жыл бұрын
Felipe, você esqueceu de falar sobre como eles eram vistos pelas tropas Nazistas! Tem uma carta de um ex-combatente que ele enviou para um amigo (eu vi no facebook) onde ele menciona que o Nazistas morriam de medo dos brasileiros por acharem que eles eram selvagens! Achei muito interessante isso e gostaria que você comentasse a veracidade. Abraços!
@falopibeb96 жыл бұрын
Canal do Hasura me passa o Link. Seria muito interessante ver essa carta, pois sempre vejo que os brasileiros são mal visto no exterior
@CanaldoHasura6 жыл бұрын
felipe dos santos silva eu vou tentar achar, mas foi naquela página da curiozone. Tinha a foto da carta e era muito interessante! Eu não vou conseguir procurar hj por que não tenho tempo
@leonardo_sa6 жыл бұрын
Lembro de alguns anos atrás ter encontrado um pracinha que me contou algumas histórias dele, uma delas foi que as tropas brasileiras foram alvos fáceis quando estavam combatendo na neve de uniforme verde oliva e depois receberam uniforme branco, se não me engano dos EUA.
@nettohb6 жыл бұрын
Snake... Snake... SNAKE!
@victorf.martins99486 жыл бұрын
Vou usar no meu TCC, vocês são os melhores!
@jovemazaghal69586 жыл бұрын
2:58 "Difícil foi acender o cachimbo" kkkk
@igorbaum6 жыл бұрын
Meu Avô lutou na segunda guerra mundial, nunca quis falar do que viveu, do que viu e do que fez por lá, perdeu uma parte da audição e uma parte da visão devido a uma explosão de granada próxima a ele. Era uma pessoa muito religiosa, vi o impacto que teve em toda sua vida ver toda a destruição da segunda guerra, imagens que nunca seriam esquecidas e nunca foram compartilhadas. Amo meu vô mais que qualquer pessoa, faleceu aos 94 anos. Nem mesmo a pior catástrofe causada pelo homem pode mudar uma pessoa que era especial. Esse sim era um verdadeiro herói.