Рет қаралды 7,985
A FEB surgiu como uma tentativa de unificar não só os diversos centros espíritas do Brasil, como de unificar ou pelo menos apaziguar os ânimos em relação à disputa entre os espíritas cientificistas e os espíritas místicos.
Este é o 3º vídeo de uma série que faz uma breve análise da chegada da Doutrina Espírita ao Brasil e da sua acolhida e rápida propagação, anterior a Chico Xavier.
Quando o Espiritismo já contava com adeptos em grande parte do Brasil, mas ainda sem nenhum critério de organização, surge a ideia de organizar e unir os diversos centros espíritas - e assim é criada a FEB.
Por essa época (1883) começou a ficar nítido que existiam duas vertentes espíritas no Brasil: aqueles que primavam pelo aspecto científico da Doutrina, que propunham experimentações ao modo dos adeptos do Novo Espiritualismo norte-americano: esses ficaram conhecidos como cientificistas ou simplesmente científicos; e aqueles que achavam que o mais importante era o aspecto evangelizador, que se traduziria em fazer a caridade - esses ficaram conhecidos como os místicos.