A Guerra dos Paulistas | Documentário

  Рет қаралды 1,006,372

Buriti Filmes

Buriti Filmes

9 жыл бұрын

Direção: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi
Roteiro: Luiz Bolognesi
Realização: TV Cultura e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Produção: Buriti Filmes
Ano: 2002
SINOPSE
Em 1932, mais de duzentos mil homens armados de metralhadoras, granadas e canhões participaram de uma das mais violentas guerras da América no século 20. Brasileiro contra brasileiro, num conflito que envolveu bombardeio aéreo de grandes cidades - como Campinas, Santos e São Paulo - e deixou milhares de mortos.
Por que essa guerra aconteceu? Quem participou? Como foram os detalhes do conflito? Como a guerra acabou?
O documentário "A Guerra dos Paulistas" conta essa história com linguagem acessível e ritmo envolvente.

Пікірлер: 1 000
@holandaFCV2021
@holandaFCV2021 3 жыл бұрын
Sou CARIOCA e já conhecia um pouco sobre a REVOLUÇÃO DE 32. Mas vendo este DOCUMENTARIO fiquei devidamente COMOVIDO. Os PAULISTAS lutaram pelo seu IDEAL. Realmente o cidadão PAULISTA tem que se ORGULHAR de ter nascido neste ESTADO e que os COMBATENTES que foram TOMBADOS sejam sempre lembrados pelo povo paulista.
@TheRuiz1974
@TheRuiz1974 2 жыл бұрын
Meu tio bisavô, sargento Rosalino Silva, voluntário de Lins, SP, morreu em combate na divisa com o Paraná. Ele morreu por São Paulo.
@MrAdailson474
@MrAdailson474 Жыл бұрын
Sou baiano mas agradeço aos paulistas não terem se submetido ao jugo da ditadura e terem lutado por nossos direitos e nossa liberdade lutaram bravamente mesmo sem terem condições não se acovardaram e foram para a guerra sozinhos a sua própria sorte vivo aqui há 30 anos hoje é a locomotiva do país que foi conquistado as custas de sangue derramado por heróis anônimos que perderam uma guerra mas que ganharam uma enorme batalha que foi a nossa liberdade nossos direitos parabéns ao povo e ao estado de SÃO PAULO.
@itamarribeiro732
@itamarribeiro732 2 жыл бұрын
Sou paulista e me orgulho muito daqueles que lutaram em defesa da democracia da da constituição. Por isso São Paulo sempre será grande.
@GIORGIOROSSINI-nd5yo
@GIORGIOROSSINI-nd5yo Жыл бұрын
Meu bisavô era farmacêutico, minha bisavó do lar. Na rev de 32, ele auxiliava fabricando remédios para doar aos soldados e minha bisavó, costurando fardas. Orgulho de ser paulista.
@guaratinguetadetectorismoe5386
@guaratinguetadetectorismoe5386 Жыл бұрын
Orgulho de ser Paulista, Principalmente ter nascido na cidade de Guaratinguetá, onde se findou o combate, Guaratinguetá é batizada como a última Trincheira, onde resistimos até o último tiro contra a ditadura de Getúlio, hoje faço detectorismo na minha região, resgatando as histórias enterrada!
@fabiolagiroto936
@fabiolagiroto936 Жыл бұрын
SOMOS PAULISTAS, NÃO SOMOS BRASILEIROS.
@augusto435
@augusto435 Жыл бұрын
Meu pai se alistou por São Paulo, contava que o seu batalhão não tinha arma para todos soldados e as carabinas eram revesadas entre os soldados, e a munição era controlada, mesmo assim, lutaram até o fim.
@saulosantosart
@saulosantosart
Meu bisavô Sebastião Xavier, natural de Jacareí e residente de São José dos Campos/SP, combateu como voluntário em 32 na frente de resistência de Cunha, retornou vivo depois dos 3 meses de combate, e junto de seu companheiro de trincheira (padrinho de minha avó) comprarem dezenas de terrenos e venderam imóveis no bairro Jardim Paulista, próximo ao centro da cidade. Em 42, minha avó nascerá, e em 44 novamente, ele se juntará agora aos pracinhas de FEB, combateu, retornou e morou até o fim da sua vida próximo ao bairro Monte Castelo, aqui em São José dos Campos - tem horas que percebo que ele nasceu para isso, e viverá pra isso. Viva meu bisavô, homem pardo e bravo guerreiro, que com seu jeito simples, nunca, talvez tenha entendido o tamanho dos seus feitos.
@samaeldias4358
@samaeldias4358 Жыл бұрын
Viva a Revolução de 30! Viva Getúlio! A República Velha se foi.
@citacoessabias4537
@citacoessabias4537 2 жыл бұрын
Sou paranaense e moro a 42 anos em são Paulo.
@marcelobernardesfonseca749
@marcelobernardesfonseca749 Жыл бұрын
"Bandeira da minha terra,
@leticiazanani3615
@leticiazanani3615 Жыл бұрын
Meu bisavô foi combatente aos 16 anos. Seguiu carreira militar e se aposentou como 1º tenente da PMSP. Orgulho de fazer parte da história! Orgulho do meu Tenente Hélio Ferreira da Silva!
@luizeduardodecario330
@luizeduardodecario330 Жыл бұрын
Parabéns por esse documentário em mostrar o valor desses bravos combatentes constitucionalistas paulistas. Há um monumento na minha cidade Ribeirão Preto na praça central da cidade com o nome de alguns combatentes que deram suas vidas em prol da liberdade e das leis. Hoje, vivemos tempos obscuros em que não querem cumprir a Constituição Federal e vendo esse documentário acredito que o país não se tornará novamente uma ditadura porque descendemos de pessoas corajosas e valorosas. Excelente documentário. Pena que não passa na TV aberta e muitos não se interessam pelo assunto que lhes é pertinente.
@marcelobrasileiro857
@marcelobrasileiro857 Жыл бұрын
Que o ânimo e disposição dos paulistas de ontem seja o combustível aos brasileiros de hoje e sempre!
@walmircarmino8259
@walmircarmino8259 2 жыл бұрын
Aqui em Amparo/SP, minha cidade, houve intensos combates na R.Cabo João Santos na tentativa de impedir que as tropas federais avançassem. Um grupo de civis armados montaram uma resistência na ponte sobre o Rio Jaguari, entre Amparo e Morungaba, retardando o avance das tropas. Temos aqui um museu com importante acervo da época. Inclusive, um dos 5 jovens mártires da Revolução (MMDCA - Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga) o Camargo era de Amparo. Temos ainda 2 heróis desta guerra que hoje são homenageados com nome de duas ruas centrais da Cidade, Humberto Beretta e Alceu Vieira, que morreram defendendo os ideais de liberdade, por uma Constituição e contra o Governo opressor de Vargas. Os restos mortais de nossos heróis jazem no Obelisco do Ibirapuera, ao lado da Av. 23 de Maio, data do confronto que resultou na morte dos MMDCA. A Guerra nós perdemos, mas logo depois foi instalada a Constituinte, nosso maior objetivo. O objetivo nunca foi uma guerra e muito menos separatista, tanto é que iniciou-se uma guerra sem nenhum preparo, não tínhamos armas apenas um ideal.
@davidjosedecarvalhocarvalh5490
@davidjosedecarvalhocarvalh5490 Жыл бұрын
Parabéns,material riquíssimo,e farto conteúdo educacional.Sou Paulista com muito orgulho ,e creio em uma Nação indivisível.Penso que a história se repete,e que esse mal se ergue em nosso horizonte próximo...As armas povo Paulista.
@KarinaBueno-di5yn
@KarinaBueno-di5yn Жыл бұрын
São Paulo meu país! Muito ORGULHO de ser Paulista!!!!
@rafaeljunior3819
@rafaeljunior3819 Жыл бұрын
Tenho orgulho de ser paulista! Respeito à esses bravos soldados, São Paulo sempre será grande.
@robsonbatista2595
@robsonbatista2595 Жыл бұрын
Eu tenho orgulho de ser "PAULISTANO" de pais, avôs e bisavós.
Documentário - AI-5 O Dia que não Existiu (Completo)
57:20
Arapy Produções
Рет қаралды 431 М.
Пранк пошел не по плану…🥲
00:59
Саша Квашеная
Рет қаралды 6 МЛН
Inside Out 2: Who is the strongest? Joy vs Envy vs Anger #shorts #animation
00:22
Опасность фирменной зарядки Apple
00:57
SuperCrastan
Рет қаралды 9 МЛН
COMO ERA O BRASIL CEM ANOS ATRÁS? COMO VIVIAM OS BRASILEIROS EM 1921
12:27
UMA HISTÓRIA A MAIS
Рет қаралды 6 МЛН
Documentario Revolução de 1932 - TVPMMG  -  Passa Quatro-MG
38:03
Senta A Pua!
1:52:02
Na Telinha
Рет қаралды 1,6 МЛН
1924: Bendita Revolução
11:34
SERGIO FERNANDO SALVADOR SANDERSON
Рет қаралды 1,6 М.
Ep. Final - O Túnel da Mantiqueira
17:00
Caçadores de Horizontes - História e aventura
Рет қаралды 16 М.
O Mistério do Último Xá do Irã | Mohammad Reza Pahlavi
1:25:14
Royalworld - Nobreza e Dinastias
Рет қаралды 53 М.
São Paulo, uma cidade segregada - Documentário.
38:40
Lucas Moraes
Рет қаралды 361 М.
Inside the B-17 Ball Turret
18:59
Blue Paw Print
Рет қаралды 2,2 МЛН
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL O FIM DE UMA ERA DOCUMENTÁRIO HISTORY
1:32:38
Reproduzindo a História
Рет қаралды 52 М.
Uma Semana em 64
53:53
TV Senado
Рет қаралды 1,2 МЛН