O meu trisavô tinha muitas terras nessa cidade, a light pagou pra eles muito pouco pelas terras! Depois que compraram essas terras deles ele foram pra Mendes-RJ. Eles tinham até correios nessa cidade. Uma tristeza tiveram que deixar vários cavalos para trás. Esse fim de semana dia 29/12 vou pra Mendes vou aproveitar e dar uma passada em São João Marcos.
@prgilbertosobral9 ай бұрын
Olá, tudo bem! Sua história é bem próxima a minha. Estou a procura de minhas raízes e elas passam por São João Marcos... Acho que meus trisavós eram de lá. Anacleto Gonçalves da Silva e Anna Ribeiro dos Santos (eles também foram para Mendes, onde meu Bisavô Bento Gonçalves da Silva se casou com minha bisavó Maria Delminda da Silva (era da Conceição). Passo estes nomes na esperança de talvez conhecer e passar outras informações. Aguardo retorno... mesmo que seja nunca ouvi falar. Abraço!
@vitorsena49444 ай бұрын
Provavelmente foi o mesmo caso do meu bisavô, que depois foi com minha bisavô pro distrito de Paracambi que ainda fazia parte de Itaguaí
@eduardodu139Ай бұрын
História linda meu pai nasceu nesta cidade 1930 ele está vivo hoje conta a história linda para nós nós estamos em Barra mansa 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤙
@parquesaojoaomarcosАй бұрын
Puxa, que legal! Será que ele não topa gravar um vídeo falando das lembranças dele?
@eduardodu139Ай бұрын
@@parquesaojoaomarcos Bom dia eu vou falar com ele
@priscilapereira58716 ай бұрын
Muito interessante o documentário.
@bernardosanmartin047 жыл бұрын
Muito interessante o documentário! Visitei São João Marcos e o documentário é excelente!
@alessandracavalcanti3340 Жыл бұрын
Amei a História de São João Marcos.
@NadiaCalazans-nn8tr2 ай бұрын
Minha vo era nascida criadanessa cidade .mas teve que vir pra mangaratiba aqui conhe eu meu avô. E acabaram se cas do
@lenyfontenelle7 жыл бұрын
Visitar São João Marcos é uma experiência das mais fascinantes.
@janicedemoraes4343 жыл бұрын
Que riqueza de memórias desses antigos moradores,que pena que foi arrancado deles essa cidade e parte da vida deles.Me emocionei com os depoimentos!
@fasalles1136 Жыл бұрын
Lamentável desfazer o tombamento da cidade histórica, destruir tudo. A memória não tem valor no Brasil. 😢
@dri53326 ай бұрын
😢😢 tadinho do senhor
@cinthiamarujo2154 ай бұрын
Como pode tombar e "destombar"??? Já visitei esse sítio arqueológico e me senti mal, um misto de revolta e perplexidade. Poxa... Imagino a tristeza das pessoas que tiveram que deixar sua história e sua vida para trás... 😢 E hoje em dia a Cidade seria um agradável lugar turístico.
@josimarfamaral6 ай бұрын
Esse vídeo-documentário está a mostra na sala de exposição em São João Marcos! Estive lá em.01/05/24! Recomendo a visita! Inclusive é possível trilhar, fazer piquenique e tirar fotos! Tem banheiro, bebedouro e lanchonete! Valeu!
@SophiaUrias-kj1go5 ай бұрын
E triste 😢 15:32
@ederN.13406 жыл бұрын
Boa noite, bom não foi muito bem esta história que eu fiquei sabendo, masssss parabéns a Light e Getúlio. História rsrsrsrs
@vitorsena49442 ай бұрын
Achei curioso maior parte dos entrevistados terem o sobrenome "Azevedo". Isso tem alguma explicação?
@Marcos58365 ай бұрын
A destruição dessa cidade foi um crime ...
@prgilbertosobral9 ай бұрын
Olá tudo bem! Estou a procura de informações de parentes que moravam em São João Marcos. Meus trisavós foram Anacleto Gonçalves da Silva e Anna Ribeiro dos Santos. O Pai de Anacleto teve uma fazenda a qual tinha uma torre que era um reservatório de água que abastecia as "Maria-fumaça" (meados do século 19 - na época ele entrou com ação contra a rede ferroviária por passar em suas terras sem o seu consentimento. Ganhou a ação e com a indenização mandou construir a torre para eles) foi inundado e dizem que esta torre era vista no reservatório. Na desapropriação Anacleto tinha um sítio... Estou a procura de algum documento que informe o nome dos pais de Anacleto ou da Anna ... Não sei se podem me ajudar. Aguardo retorno.
@parquesaojoaomarcos9 ай бұрын
Olá. Não temos documentos de antigos moradores no Parque. Você pode procurar no Arquivo Municipal de Piraí (arquivopirai37@gmail.com) que guarda fotos, documentos, livros e artigos de São João Marcos. Eles têm lá, por exemplo, informações de todo mundo que foi batizado na Igreja Matriz. Outro caminho seria a Prefeitura de Rio Claro/ Casa da Cultura: comunica@rioclaro.rj.gov.br.
@prgilbertosobral9 ай бұрын
Fico agradecido pela dica @@parquesaojoaomarcos
@Roberta-n5t10 ай бұрын
Destruir uma cidade linda por nada, sou bisneta do Maestro Modesto Loyola 😢
@parquesaojoaomarcos9 ай бұрын
Olá Roberta, tudo bem? Você tem fotos e documentos dele que a gente pudesse escanear e preservar?