Brilhante iniciativa em apresentar um vídeo com a história de Sanharó, suponho que foram dias de pesquisas para elaborar um trabalho dessa magnitude, não só Sanharó, como também, Jenipapo um distrito digno de cenário de novela. Parabéns, Marcelo até perece ser natural de Sanharó.
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Meu caro amigo Jeneci, que honra ler um comentário seu aqui no canal! Realmente o trabalho é duro, pra sair um vídeo de 10 minutos muitas vezes levo dias pra pesquisar, fazer o roteiro, gravar e editar. Ao colocar tudo na balança, a primeira impressão que dá é que não vale a pena, mas eu ainda mantenho esse trabalho por acreditar que manter nossa cultura viva e conhecida depende também de cada um de nós e não apenas das instituições e do poder público. Além disso, me dá prazer falar de Pesqueira e dos nossos municípios irmãos, como é o caso da querida Sanharó. Enfim, fico agradecido demais por receber um comentário seu, que é um grande conhecedor e apreciador da cultura pesqueirense. Um grande abraço!
@GeovanaSilva-m5f10 ай бұрын
Que orgulho da cidade que eu moro
@pesqueirahistorica10 ай бұрын
Obrigado, Geovana, pelo comentário. Sanharó é um dos municípios que tem a história mais rica no interior de Pernambuco. Todo mundo que estuda história municipal tem admiração por Sanharó e eu sou um desses.
@erissonoliveira5797 Жыл бұрын
Faz uma segunda parte tem muita coisa ainda sobre nossa história
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Realmente há muita coisa a ser abordada. Assim que possível vamos abordar outros aspectos da história de Sanharó. Dá pra explorar uma imensidão de temas a respeito do município. Obrigado pelo comentário e pela sugestão.
@wilmapereira786 Жыл бұрын
Conhecimento compartilha, me senti no dever de compartilhar seu canal.
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Fico muito agradecido! Essa divulgação é muito importante pra gente.
@fuviobrito68452 жыл бұрын
Parabéns Marcelo e obrigado por contar uma parte da história de nossa cidade. Sou de Sanharó e sigo seu Canal, afinal Sanharó e Pesqueira são cidades irmãs e muito me interessa a história de Pesqueira que por sinal é muito linda! Abraço e continue sempre com seus vídeos e pesquisas!
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário, Fuvio. Sanharó é um lugar por qual tenho especial interesse, sou um grande admirador da história sanharoense e sua ligação com Pesqueira, inclusive tenho um projeto de livro sobre o tema.
@CarlosSantos-qq2yp2 жыл бұрын
Bom dia Marcelo belo trabalho o seu meu amigo depois vc faz um sobre jenipapo escravos capitão mor e tudo mais valeu tamo juntos
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Valeu, Carlos! Obrigado pelo comentário, meu nobre! Sugestão anotada. Jenipapo rende um programão!
@jacquesazoubel44072 жыл бұрын
Boa Noite, amigo Marcelo, história é algo fantástico, além de preservar o passado é fundante para o futuro de um município, parabéns pelo seu árduo trabalho de manter viva a memória do agreste e sertão pernambucano.
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Grande Jacques, obrigado pelo comentário, meu amigo. Realmente o trabalho é árduo, depois de pronto a gente vê só esses 10 minutinhos de vídeo, mas pra esse resultado são várias horas dedicadas. Rsrsrsrs A recompensa é saber que os programas têm atingido o objetivo, que é a divulgação da noss história. Um grande abraço pra você!
@alcidesalves76922 жыл бұрын
Fico na espera de cada vídeo postado, pois na realidade sinto-me em uma sala de aula pela riqueza de informações. Faço votos que o Canal cresça e seja compartilhado por muitos. Boa sorte!
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Meu amigo, Alcides, obrigado por sua constante presença por aqui. O canal está engatinhando ainda, mas tem dado algum resultado já. Creio que há muito tempo não se fala tanto sobre a história de Pesqueira. Espero que cresça mais, acredito que ainda há espaço pra isso. Um grande abraço pra você!
@danielsilva-lr7tp2 жыл бұрын
Mais um belo vídeo do nosso historiador Marcelo, imagino que nem os moradores de Sanharó tem noção da riqueza que tem essa cidade. Imagina uma palestra, contando a história da cidade nas escolas, assim iniciando uma conscientização e volta ao passado entre esses jovens, Imagino também esses mesmos alunos chegando em casa, sentando com os pais e avós na mesa e contando o que aprenderam e a experiência de voltar no tempo. Como já falei em outros vídeos, seu trabalho é necessário meu amigo. Obrigado por mais uma aula.
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Daniel, só tenho a agradecer, são elogios grandes demais, não sei se sou merecedor, mas sigo na luta pra ver se conseguimos reavivar o nosso passado. Sobre as escolas, realmente são o melhor campo pra gente semear esse conhecimento. Você está certíssimo, a juventude pode ser um grande canal pra divulgar a história, sem falar que, pra nossa memória se perpetuar, é justamente dos jovens que vamos precisar. Mais uma vez muito obrigado, meu amigo.
@fuviobrito68452 жыл бұрын
Daniel, sou de Sanharó e sigo o canal, importante sua preocupação, mas no meu tempo de criança a história de Sanharó era contada a todos os alunos das redes escolares municipais e estaduais de Sanharo, bem como éramos obrigado a aprender o Hino da Cidade de composição do Músico Gustavo Tadeu Leite. Acredito que essa cultura esteja ainda sendo levada aos alunos das escolas da cidade! Espero eu que sim! Muito obrigado por levantar esse ponto!
@euclidesalmeidaa13 ай бұрын
Gostei do vídeo. Parabéns. Sou filho de Garanhuns e neto de Mulungu, em Sanharó. Meus avós paternos eram Antônio José de Almeida, conhecido por Antônio Lulu, e Tereza Eufrazina de Oliveira. Tenho muitos parentes em Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una e Pesqueira, embora não os conheça pessoalmente.
@pesqueirahistorica3 ай бұрын
Fico muito agradecido pelo comentário. A genealogia da região realmente é bem espraiada pelos municípios citados.
@rebeccaalmeida6440 Жыл бұрын
Oi Marcelo, quero primeiramente te parabenizar pelo canal, que têm o objetivo de perpetuar a história da região, que realmente é riquíssima! Tenho feito meu tur virtual através de você, pois a história de minha família se da em Jenipapo, Cimbres, Mutuca, Pesqueira, Brejo da Madre de Deus, Gravata, e um ramo que vem do Cariri da Paraíba, realmente as pessoas teriam que olhar com um olhar mais aguçado, para esta região, riquíssima em história, que é a parte da história da colonização do Brasil.
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Obrigado pelo comentário, Rebecca. Bom saber que o canal tem servido a esse propósito. Por coincidência, também tenho um ramo de ancestrais oriundo do Cariri paraibano.
@ferrazdeazevedo60457 ай бұрын
Genipapo a setenta anos atrás tive a oportunidade junto com a banda de música Santa Cecília de Sanharó
@pesqueirahistorica7 ай бұрын
Nossa, bastante tempo! Na época a casa grande devia estar bem melhor que hoje.
@pauloleite39543 ай бұрын
Saudades da terra do meu pai, saudades da minha avô, saudades do curral, saudades da feira na terça, saudades do queijo manteiga de raspa quentinho saída da fábrica, saudades de Sanharó.
@pesqueirahistorica3 ай бұрын
Obrigado por compartilhar conosco suas memórias. Dá para perceber o quanto esse passado foi importante e o quanto você o valoriza.
@LuciaSiqueira-j1e Жыл бұрын
Obrigada por relatar fatos da minha/ nossa SANHARÓ!
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Lucia, eu que agradeço por seu comentário. Todo pesqueirense gosta de Sanharó, acho que as duas cidades têm muita afinidade cultural e histórica. Boa parte da história pesqueirense se passou em terras de Sanharó.
@merysantos60922 жыл бұрын
Boa noite Marcelo belo trabalho estou muito curiosa pra saber sobre a história completa de jenipapo em todos os detalhes os escravos o capitão mor a família dele e etc obgda
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Obrigado, Mery, pelo comentário. Jenipapo sem dúvida tem uma história imensamente interessante e importante. Em breve começo a escrever o roteiro.
@cleia4516 күн бұрын
Tenho lembranças quando criança morei em Sanharó,o pai do meu padrasto natalício, Euclides Cirilo morava em um sítio em Sanharó, hoje ele é falecido morreu sem as pernas devido diabete,muitas lembranças, lembro que eu e meu irmão ia buscar leite em uma fazenda chamada Zé de Dina.
@pesqueirahistorica6 күн бұрын
Obrigado por compartilhar suas memórias, essa é uma das coisas que mais gosto aqui no canal.
@zulmirasantossilva58714 күн бұрын
Meu pai manoel Ferreira da Silva Filho de Julio Américo Ferreira da Silva Nasceu em garanhuns e foi criado em sanharo Tenho a certidão de casamento dele Sítio Sanharó. Ele contava muitas histórias dessa cidade❤
@edsonfreitasleite1130 Жыл бұрын
Que belo vídeo! Vou sair daqui de São Paulo qualquer dia desses para conhecer Sanharó, terra dos meu pais e avós! Ainda tenho tios aí. Sinto uma obrigação enorme de conhecer minhas raízes. Parabéns pelo trabalho, amigo.
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Edson, primeiramente obrigado pelo comentário. Sanharó é uma terra linda e tem os melhores queijos que já provei, vale a pena demais conhecer, ainda mais sendo o lugar das suas raízes. Tenho um carinho especial pela cidade porque também tenho antepassados lá. Outro detalhe é a importância histórica de Sanharó, pois em seu território estão encravadas algumas das propriedades rurais mai relevantes do passado da nossa região. Inclusive está na minha lista de livro a escrever um sobre esse tema. Sanharó merece demais ter sua história cultuada e divulgada. Outra coisa, se seu sobrenome Freitas for de Sanharó, certamente somos primos distantes. Um abraço fraterno!
@edsonfreitasleite11302 ай бұрын
@@pesqueirahistorica Sim, sou descendente direto de dois pernambucanos de Sanharó, com sobrenomes Freitas, Leite e Cordeiro. Grande abraço! Não vejo a hora de visitar a cidade em breve.
@RoxanaSaldanha2 жыл бұрын
Conheci o autor. Parabéns por compartilhar na mídia.
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Obrigado, Roxana, pelo comentário e pelo reconhecimento!
@adilsoncosta18432 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Obrigado, mestre!
@MariaSocorro-hh2vy2 жыл бұрын
Parabéns! Marcelo!!O bom ouvir isso!! Que cada habitante perceba que a história é importante para sua vida, vidas.Que tem muita gente boa que pode escrever sobre Sanharó!🌵🐝🌻
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Obrigado, Socorro. É verdade, em todo lugar tem alguém capaz de escrever sobre ele, sobre sobre sua cultura e sobre sua história. O que falta é isso ter uma motivação grande a ponto de acontecer.
@clebersiqueiravital92622 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Obrigado, meu amigo Cleber!
@ayllaassuasaventuras55262 жыл бұрын
Marcelo aqui é Chacon. VC tem alguma foto antiga da Praça Jurandir de Brito na época da feira de frutas. Se VC tiver posta aí se for possível. Fico grato amigo e parabéns pelo trabalho.
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Grande Chacon! Vou tentar localizar alguma foto que atenda a essas características e assim que conseguir eu posto. Obrigado pela participação!
@CarlosSantos-qq2yp2 жыл бұрын
Fui na fasenda jenipapo e fiquei muito triste quando vi tudo em ruinas pena que estão deixando uma istoria tão importante acabar assim que pena
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Eu estive lá algumas vezes, cada vez que fui a casa-grande estava em pior estado. Depois ainda vi fotos mais recentes pela Internet e vi que tinha piorado ainda mais. A verdade é que sem manutenção a tendência da estrutura é desabar. Infelizmente Jenipapo é muito pouco valorizada, é um dos piores casos que temos na região.
@CarlosSantos-qq2yp2 жыл бұрын
@@pesqueirahistorica é infelizmente é bem assim estão deixando a istoria acabar como é triste , a prefeitura aqui de sanharó podia ver isso. Então é isso meu amigo continue fasendo esse trabalho maravilhoso que vc faz pra manter nossa istoria viva e que deus te abençoe tudo de bom pra ti.
@alicialeao68872 жыл бұрын
Amei conhecer a história da cidade de Sanharó, depois faz a do nosso destrito Jenipapo!
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Alícia, obrigado por seu comentário. Sem dúvida teremos um vídeo sobre Jenipapo, que é um lugar com uma história simplesmente sensacional! Fique atenta que em breve teremos um programa, na verdade Jenipapo rende uma série de vídeos, afinal uma história tão rica rendeu programas com foco em diversos aspectos. Obrigado pela participação e pela sugestão.
@wilmapereira786 Жыл бұрын
Encantada pela sua pesquisa, percebo que como sanharoense não conhecia um terço de sua origem provavelmente são poucos os que conhece. Grata
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Wilma, obrigado pelo comentário. Sanharó, particularmente, tem uma história muito rica, principalmente no que diz respeito à sua área rural, pelas suas importantes e históricas fazendas. Falando nisso, Sanharó está na minha lista de projetos para futuros livros. Apesar de ser pesqueirense, minha família tem uma ligação histórica com o município, o que só aumenta minha curiosidade e interesse pelo passado dessa joia da nossa região.
@MariaSocorro-hh2vy2 жыл бұрын
Parabéns!História que vai além. Acho Sanharó precisa de uma nova versão, tenho certeza, tantas coisas precisam ser vistas revistas Ninguém pode amar aquilo que não conhece!Jenipapo teve uma fazenda que a fez sua história. Hoje a casarão está em ruínas!Triste!Tive uma aula de história da arte lá, e o que aprendi com o prof Henrique é que essa cidade tinha muito em riqueza história cultural. Mas infelizmente tudo está ruindo, mesmo assim ainda se percebe sua beleza!História bonita e triste.A escravidão é o lado triste.No entanto hoje deveria existir uma preservação desse casarão.Um lugar lindo Jenipapo.E o desenvolvimento dessa história de Sanharó deve ser escrito, e certamente será será. A história deve ser lida , refletida e ouvir ou ler outros escritores, penso que tem muitas coisas entrelinhas.Curiosidades .Um casarão , um rio, uma árvore e muita coisa para conversar!
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Você fez um comentário interessante e muito pertinente, Socorro. A história realmente não é estática, os fatos passados, claro, não mudam, mas a História, como ciência, conforme o tempo passa, se descobre mais elementos e ferramentas, faz com que a gente tenha um olhar e uma interpretação diferente do passado ou um olhar mais amplo. O livro de Dr. Leonides é excelente, seria ótimo se alguém, a partir do conhecimento que ele criou, seguisse pesquisando a rica história de Sanharó. Eu particularmente tenho um projeto de livro Sanharó, mas o tempo tem sido pouco pra tantos projeto. Socorro, obrigado por mais uma grande participação aqui no canal.
@joseadelson2952 Жыл бұрын
Bom dia meu amigo, tudo bem... Vi recentemente seu canal e diante mão lhe parabenizo por extraordinario trabalho que vc desenvolve aqui...é muito importante para a nossa história não tenho dúvida... Reintero mais uma vez meus agradecimentos pelo seu esforço e dedicação em manter viva toda história... Ah... Desculpa te incomodar com essa pergunta... Vc sabe alguma coisa sobre um cidadão chamado João alves leite... Que foi dessa região de sanharó... Sou descendente dele.
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Obrigado pelo comentário, Adelson. O João Alves Leite que você fala é o irmão de dona Tereza Leite de Jenipapo? Se for, ele é razoavelmente citado na historiografia da região. Nas obras de Luís Wilson, José de Almeida Maciel, Leonides Caraciolo, etc, você deve achar referências a ele.
@lucyrocha3961 Жыл бұрын
Gostei de ouvir a história de SANHARÓ, MOREI AI HÁ ALGUNS ATRÁS, ACHO QUE AS PESSOAS QUE CONHECIA JÁ PARTIRAM. TINHA PARENTES AI MAS NÃO SEI DE NADA A RESPEITO SE, AINDA EXISTEM . AGORA AQUI SÓ SOU EU E UMA IRMÃ POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ESTAMOS SEMPRE A COMENTAR SOBRE SANHARÓ. ONTEM MESMO ASSISTIMOS UM VÍDEO DE ALGUÉM MOSTRANDO COMO SANHARÓ CRESCEU FICAMOS ADMIRADAS. AINDA BEM QUE PARECE QUE O PREFEITO DAI AGORA ESTÁ TRABALHANDO BEM. ESTIVEMOS AI EM 1994 E A CIDADE ESTAVA QUASE IGUAL HÁ TEMPOS BEM ANTES DESTA DATA. MAS QUE BOM POR ESTAREM A TRABALHAR PELO CRESCIMENTO DA CIDADE. MEU PAI AMAVA ESSA CIDADE E TERMINOU OS SEUS DIAS AI. NO VÍDEO QUE ASSISTI VI AQUELA PRAÇA VINDO DE BELO JARDIM AI PRO CENTRO VI AQUELA PRAÇA QUE FICOU MUITO BONITA, COLOCARAM UMA VACA E OUTRAS COISAS FICOU ÓTIMO. OS MEUS CONHECIDOS MORAVAM BEM AI EM FRETE A PRAÇA, SENTI SAUDADE, ACHO QUE OS MAIS NOVOS AINDA MORAM AI MAS NÃO TENHO TELEFONE DELES. ENFIM, GRATIDÃO POR TER MOSTRADO A HISTÓRIA DESSA CIDADE ONDE MOREI NA MINHA ADOLESCÊNCIA .MUITA SAÚDE HARMONIA, TRANQUILIDADE E PAZ PARA TODOS.
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Lucy, Sanharó em uma das histórias mais ricas e interessantes do interior, sou fã demais. Pretendo fazer novos vídeos a respeito. Obrigado por seu comentário.
@mirianmirian7249 ай бұрын
Eu adorei sua reportagem sobre Sanharó. Eu gostaria que vc mostrasse o túmulo da família. Cordeiro e da família santos monteiro.
@pesqueirahistorica9 ай бұрын
Obrigado pelo comentário. Sanharó tem muito a ser explorado ainda, muitos temas interessantes.
@mirianmirian7249 ай бұрын
Meu filho mora em outro país e é filho de j de Arimatéia, nunca conhece o pai! Arimatéia dos santos monteiro
@hdaadvocacia2 жыл бұрын
Ouvindo que você em todas as vezes que mencionou o nome do município, usa o E anasalado para pronunciar a sílaba inicial "San", me faz lembrar minha infância em Pesqueira onde só se ouve essa pronúncia. Pq há de ser? Qual a origem, etimologia, do nome? Alguma raiz no francês? Ou será indígena?
@hdaadvocacia2 жыл бұрын
No Wiki, na página do município, tem-se: "O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado."
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Olá, Hugo! Sim, o nome vem da abelha homônima, palavra de origem indígena, (como você falou), assim como é nossa "Ororubá", já bem corrompida. Sobre minha pronúncia, é involuntária, a intenção é sempre pronunciar "San", mas revendo o vídeo percebi o que você citou, certamente é por contaminação do falar pesqueirense que muitas vezes tende ao que você apontou. Inclusive muitas pessoas daqui, sobretudo os mais idosos, pronuciam claramente "Senharó". Conheci várias pessoas com essa mesma pronúncia, a maioria oriunda da zona rural. Tavez o "Sen" em vez do "San" venha da raiz da palavra, se não uma corruptela mesmo. Essa é uma questão bastante interessante, fiquei até curioso por saber mais a respeito. Obrigado pelo comentário tão pertinente.
@raybatista9210 Жыл бұрын
👏👏
@Descrypto Жыл бұрын
ótimo trabalho meu caro. Estou pesquisando sobre a familia do meu pai e cheguei nos meus tataravós João Ferreira Leite e Maria Ferreira Leite, nascidos por volta de 1850. Se alguem tiver dicas de como achar dados históricos deles, agradeço muito!
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Muito obrigado pelo comentário. Você usa o Family Search nas suas pesquisas?
@Descrypto Жыл бұрын
@@pesqueirahistorica uso sim, mas cheguei num ponto que nao consigo progredir. Estaou meio sem ideias!
@MariaAparecida-sw2hj Жыл бұрын
Nasci nesta Cidade e sai dai com 9 meses e nunca mais voltei para conhecer minha cidade
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Volte quando puder para visitar e conhecer mais das suas raízes. Vale a pena.
@AdeilsonCavalcante Жыл бұрын
Oi
@pesqueirahistorica Жыл бұрын
Olá!
@risoleideaquino82326 ай бұрын
Laurentino Caraciolo , fou o primeiro Prefeito Eleito pelo povo Sanharoense. Antes de Sr Lau, Severiano de Assis Aquino foi o primeiro Prefeito de Sanharó, nomeado pelo Sr. Governado de Pernambuco, vale salientar.
@pesqueirahistorica6 ай бұрын
Obrigado pelo comentário, Risoleide.
@choqueculturalbuique2 жыл бұрын
Nas minhas pesquisas eu descobri que meus avós casaram em Genipapo, provavelmente os descendentes deles foram escravos naquela localidade.
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Certamente muitos de nós descemos de escravos de Jenipapo, era um número absurdo de gente escravizada ali. Meus bisavós também casaram lá e meu avô e todos os irmãos dele nasceram nos arredores de lá, todos batizados na capela de Santo Antônio.
@risoleideaquino82326 ай бұрын
Sanharó, filha de Pesqueira.
@joelsondasilva49162 жыл бұрын
Cara vc faz um trabalho super importante, pra gente conhecer com surgiu nossa terra , que pena as pessoas hoje não se interessam por coisas que realmente vale apena, os nossos jovens estão crescendo inguinorante, só se interessam por besteira que não traz conhecimento!! Tudo de bom meu amigo!!
@pesqueirahistorica2 жыл бұрын
Joelson, obrigado por sua participação. Tenho que concordar com você, a cultura local está, infelizmente, fora do debate da nossa juventude. Eu continuo achando que a escola é o melhor lugar pra gente plantar essa semente, foi inclusive na escola que me surgiu o interesse pela história de Pesqueira. Do pouco interesse da juventude em relação a esse tema, uma das provas é a média da idade do público do canal, 47% é acima de 65 anos. Até 24 anos de idade temos apenas 2,4% do público. Eu ainda espero que um trabalho conjunto de pesqueiristas, as escolas e o poder público possa um dia fazer nossa história ser mais popular entre os jovens. Faz muita falta uma instituição como o Instituto Histórico de Pesqueira, que está desativado atualmente. Ele poderia ser mais uma força na divulgação. Torço pra que esse jogo vire um dia!