Caçador de Historias e o canal Estranha História são duas gratas surpresas que encontrei no KZbin este ano. Conhecimento profundo e didático. Parabéns!!
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Gratidão demais.
@MiguelAntonio-tf2ug4 ай бұрын
Tá assistindo ideologia disfarçada de história.
@DiannePires-w9wАй бұрын
@@MiguelAntonio-tf2ugDói né sentiu 😅é apenas a verdade
@ClaudioMacauАй бұрын
@@MiguelAntonio-tf2ug ah, é? Explique-se.
@Sambau7 ай бұрын
Conhecimento é tudo na vida. O problema é que para sabermos de fatos tão importantes da história, tem que caçar, né?... Aula excelente, Mestre. Grato.
Um canal essencial para compreender a História da História.
@marciaassis18747 ай бұрын
Boa tarde. É a primeira vez que assisto sua aula. Estou encantada!!! Quanta clareza,sabedoria,didática e informações!! Em nome de Deus, creio que na verdade apenas queriam subjugar os povos para obter bens,territórios e poder!!! Não importa a que preço!!!( Isso mudou muito hoje em dia?! Vejamos as guerras atuais...) Parabéns professor!!! Magnífica aprendizagem para nós!!!!👏👏👏👏👏😊😊😘😘
@AtimaZuanon7 ай бұрын
Sempre grata. Você nos tem trazido excelentes aulas e provocações para nossas reflexões.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito obrigado.
@reinaldodossantosdasilva15627 ай бұрын
Trabalho perfeito, professor Flávio. Parabéns e continue incentivar os estudos e caçadas sobre a nossa história e como ela influência e influenciou o momento atual.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito Obrigado meu caro!
@AntoniodosSantos-lp3bq20 күн бұрын
Muito bom! Seria muito bom que o Caçador de História apresentasse um vídeo sobre a escravatura no arquipélago de Cabo Verde.
@maikwilliam55557 ай бұрын
Gostaria de sugerir um vídeo. Recentemente o presidente de Portugal fez declarações a favor de reparação e ele está sendo duramente atacado pelos políticos portugueses. O tema sugerido é: "Como os políticos e os cidadãos portugueses vêem a escravidão hoje em dia?"
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito obrigado pela sugestão!
@communism_is_based7 ай бұрын
percebo que muitos deles tem um saudosismo desse período atroz e enxergam os algozes do passado como heróicos desbravadores. Seria ótimo um vídeo sobre mesmo
@franciscostoffels67667 ай бұрын
Que moleza vai comer sopa de minhoca.
@sanches43147 ай бұрын
Como português posso dizer que , políticos e cidadãos portugueses não concordam com o PR Marcelo Rebelo de Sousa. É um assunto tabu ; faz parte do passado… nao inventamos a escravatura…e os outros etc etc etc . Portugal não quer abordar este tema . Mas devia , Portugal colonizou grande parte do mundo . Temos que abordar este tema . Reparação histórica para mim é: Permitir o acesso de negros a escolas e universidades em Portugal , vindos de África ou Brasil Melhorar os manuais das escolas no que diz respeito a história da escravatura Reduzir a fome em África e no Brasil Acolher e tratar de cidadãos africanos e no que diz cuidados médicos Etc … Brasil Portugal África enfrentam o mesmo oceano , que cruzou destinos para sempre ….
@miguelfernandes53367 ай бұрын
O presidente expremiu uma opinião pessoal duma representação de estado mostra que não defende o país sobre a situação social tens de ira origem era negócio africano tudos compravam pessoas
@Freitas...3015 ай бұрын
mais um excelente vídeo! Valeu!
@HistoriadaAfrica5 ай бұрын
Muitíssimo obrigado pelo apoio a nossas pesquisas
@TANDYNHO7 ай бұрын
Por isso que eu recomendo fortemente assistir os webinarios e vídeos da professora Maria Pereda aqui no KZbin 👈🏽 estudar a verdadeira história da humanidade.
@flaviaisabella90867 ай бұрын
É bolsonarista falando os "negors escravizaram os negros" ou é coisa seria?
@PncBar7 ай бұрын
Nada a ver!!
@renantavares66447 ай бұрын
Aiai
@willianaraujo96087 ай бұрын
Procurando a correlação...
@flaviaisabella90867 ай бұрын
@@TANDYNHO é um canal serio ou é canal daqueles "historiadores" que falam negros escravizaram os proprios negros.
@emiliaferreiramagalhaes93326 ай бұрын
Excelência e didática nessa exposição brilhante no esclarecimento aprofundado da real história da escravidão, uma chaga na humanidade, até hoje não reparada em toda a sua dignidade! 😢 Ao falar nas Bulas Papais, lembrei das aulas de Latim, no antigo ginásio que ensinava tb a pronúncia dessa língua morta. Uma delas, a Bula Inter Caetera que assim se pronuncia: Inter "Cétera", uma vez que a junção do "ae", recebe o som de "é". Com respeito e admiração pelo seu admirável trabalho, deixo um abraço e felicitações!! ❤
@adilsonsilva34796 ай бұрын
Muito interessante sua aulas, principalmente quando envolve a religião católica. É de uma clareza incrível. Parabéns 👏🏽
@LuReis9402 ай бұрын
Boa noite pra todos do canal ❤ Ótima narrativa 👏👏👏
@Bolocomcafe7 ай бұрын
☕🍰 No livro do Laurentino Gomes o que mais há é esse peso, dói nas carnes, e faz tremer que a extração de Portugal, e muita parte da riqueza do povo era pelos escravos.
@miguellima48975 ай бұрын
A colonização não enriqueceu Portugal como se insinua! Ao invés, os povos colonizados, que já praticavam a ecravatura entre si, foram enriquecidos nomeadamente no campo da medicina...., até hoje, pois gostam muito de vir para Portugal beneficiar de borla do nosso sistema de saúde!
@valdecirtomaz31365 ай бұрын
Excelente vídeo, talvez o melhor que já vi. Só faltou o link da Dum Diversas, se puder posta aqui pra nós.
@djalmasilvajr6 ай бұрын
Parabéns pela pesquisa e posicionamento
@HistoriadaAfrica6 ай бұрын
Obrigado
@Flavio-Apolinario7 ай бұрын
Valeu!
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito Obrigado pelo apoio meu caro!
@Flavio-Apolinario7 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica Eu que lhe agradeço Professor por suas aulas.
@RomuloCrispim777 ай бұрын
É professor, com disseste, nada foi feito da noite para o dia, tudo foi um longo processo. Onde muitos colaboraram para a efetivação da grande tragédia da escravidão dos negros nas Américas. Na linha história, existem pontos, onde aparecem protagonistas até mesmo impensáveis que facilitaram ainda mais essa tragédia. No inicio o problema foi a religião como pano de fundo, depois a obtenção de poder, até certo ponto não era a cor da pele, era a ganância. Negociar pessoas foi imensamente lucrativo depois de um certo periodo. Enfim tudo isso foi tragico, traumático. Pensar qualquer caminho e rumo diferente que as coisas poderia ter seguido é utopico nos dias de hoje. Não existiu sequer a possibilidade de um caminho bom para a humanidade. Tudo pela ganância.
@floripa40777 ай бұрын
Estima-se que mais de 14 milhões de africanos foram escr4vizados pelos arabes muçulmanos durante séculos, bem antes do tr4fico para as Américas! Infelizmente, essa informação não é divulgada! Se os africanos nao tivessem condicionados à nefast4 escravidão, teriam lutado até a mort€, para se livrarem!🤨
@isauramaria6127 ай бұрын
Excelente narração, ótimo conteúdo ,dicção e voz maravilhosas !!Vida longa ao canal!!!
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Gratidão demais. Sigamos nesta jornada de conhecimento
@sandrasanjombi44117 ай бұрын
Muito obrigada pela informação. O seu canal é necessário!!! 🌻
@ezequielsouza635710 күн бұрын
buscai,a, verdade e ela te libertara,,,,,,,,agora... fais todo o sentido, gratdao pela aula de hoje, professor.....
@geraldomagelagouveia94447 ай бұрын
Flavio Muniz!!! Parabéns pelo rico material. Obrigado.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Eu que agradeço
@AdilioGomes-z5y7 ай бұрын
Eu sempre me pergutava porque a igreja não fez nada para impedir que os africanos fossem escravizados
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
Leiam o livro O Genocídio Ocultado para saberem qual foi o papel dos árabes muçulmanos na escravidão de negros africanos. Foram 13 séculos de comércio de carne humana com cerca de 17 milhões de africanos retirados de suas terras natal. Isso os professores não contam.
@josequeiroz56937 ай бұрын
Não fez nada pq o deus do catolicismo é o lucro a qualquer custo. Cristo não serve.
@PncBar7 ай бұрын
Pq estava a serviço dos senhores, não dos escravizados.
@ziulazuos47287 ай бұрын
Jesus enviou a igreja para fazer discípulos, para batizar, para ensinar e...Mt 28,19-20 e tb para perdoar ou reter pecados. João 20,21-23. Jamais para escravizar. O reino de Deus é sacerdotal e não político. Êx 19,6 Apoc 1,6. O mundo jaz no Maligno.
@mariadoamparocarneirodaroc15677 ай бұрын
Pois é a Igreja católica errou nessa época, mas hoje hoje em dia não mais. Hoje quem está escravizando as pessoas é a Igreja Universal do Reino de Deus; de maneira diferente lógico. Eu fico incrédula como os Papas daquela época pode agir assim? Não foi isso que Jesus ensinou, e também não foi isso que Pedro e Paulo fez. O que os Papas deveriam fazer era seguir a Bíblia; pois naquela época já existia a Bíblia escrita. Se eles seguissem Pedro e Paulo já estava seguindo os ensinamentos de Jesus. @@ziulazuos4728
@jesnevesdossantos9053 ай бұрын
Muito bom, mestre. Muito imparcial, detalhado e real. Um retrato do que aconteceu naquelas épocas. Parabéns!!
@eduardomedeiros80637 ай бұрын
Parabéns professor Flávio Muniz,mais um vídeos excepcional
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito obrigado
@pgdyr7 ай бұрын
Já q vc está fazendo vários vídeos de religiões, acharia interessante, já q não existe um vídeo assim, sobre a repressão islâmica sobre as religiões "tribais" africanas, eles utilizam de violência física para "converter" os demais, até os de mesma etnia. Gostaria de saber se a repressão mulçumana se enquadraria em um tipo de exploração colonial? E se não foi, o que seria?
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
Leiam o livro O Genocídio Ocultado para saberem qual foi o papel dos árabes muçulmanos na escravidão de negros africanos. Foram 13 séculos de comércio de carne humana com cerca de 17 milhões de africanos retirados de suas terras natal. Isso os professores não contam.
@lysanialotus7 ай бұрын
Eu também fico interessada pq cara,eu ouvi pouco mas tem muitos histórias dos negros africanos no mundo árabe e islâmicos.
Parabéns professor, muito importante conhecer a história, não se pode apagar os absurdos cometidos pela Igreja, mas a reparação já seria um caminho.
@MarlonCorrea-e8e2 ай бұрын
A Santa Igreja não deve um centavo ao continente africano
@celebratelavie67773 күн бұрын
Professor poderia falar sobre o rei Musa e em como a África já havia chegado a América, muito antes dos europeus e sobre as técnicas de navegação que os europeus aprenderam na África? Obrigada. Amo seu Canal e divulgo onde vou. Penso que o Ministério da Cultura ou algum incentivo como Lei Reunet deveria lhe patrocinar
@VeraLucia-zz7yx5 ай бұрын
Muito bom esse canal o conhecimento sempre é bem vindo estou amando toda essas histórias e conhecendo que não somos enganados
@elsonrg7 ай бұрын
Não consigo sequer imaginar um homem sendo proprietário de outro. Muito triste isso. Hoje se vive ainda uma escravidão no mundo, os assalariados acabam sendo escravos de seus patrões, até quando?😢
@L-u-c-a-ss7 ай бұрын
As correntes foram tiradas de nossos punhos e colocadas em nossas mentes.
@Rotebuehl17 ай бұрын
@@L-u-c-a-ss Entao livre-se delas!
@lucvalle7 ай бұрын
@@L-u-c-a-ss na forma de religiões
@ziulazuos47287 ай бұрын
Poucos bilionários controlam tudo. O mundo jaz no Maligno. Assim como o Pai enviou Jesus, Jesus enviou a igreja para perdoar pecados. João 20,21-23. A marca da besta é o pecado. Rm 3,23.
@floripa40777 ай бұрын
Aposto que nunca abrisses nem um boteco pra saber o quanto terias que investir e o tanto que terias que trabalhar pra esse negócio não quebrar!! A maioria dos empregadores são donos de micro-empresas!
@vemcomigo14412 ай бұрын
🔝 Onde mais eu iria aprender isso 🙌
@vicenteribeirodeoliveira19597 ай бұрын
Bom dia meu irmão gostei muito desta historia da Africa mantenha estes videos um show de conhecimentos neste espaço parabéns
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Gratidão pelo apoio
@HudsonSander4 ай бұрын
Parabéns Professor!!! Há anos que procurava um material completo sobre o tema. Já tinha conhecimento da Bula Dum Diversas, mas não conhecia as outras duas que reforçaram o conteúdo. Hoje com tantos documentos oficiais disponíveis sobre o tema, observar a negação de muitos, e a dissonância cognitiva em se dar conta que professam uma religião formatada por uma instituição que praticou milhares ou milhões de sacrifícios humanos, para mim se resume em dois lógicos caminhos, ou a pessoa possui uma memória celular ancestral traumatizada pelos horrores desta instituição a ponto de subconscientemente negar os fatos com o medo oculto de tortura ou fogueira, ou a pessoa possui memória celular ancestral de frustração por seus antepassados terem ido à falência com o fim do sistema escravocata, e inconscientemente emana pensamentos condenatórios a tudo que possa beneficiar os descentendes dos ex-cativos. Professor, ouço muito dos antigos (alguns relatos passados de geração para geração) que o período pós abolição da escravatura no Brasil foi marcado por muita resistência dos brancos, a ponto de muitos senhores de engenho assassinarem seus ex-escravos por não suportarem a idéia de vê-los livres, bem como por uma falência generalizada de muitas famílias nobres que não conseguiram se reerguer economicamente com o fim da escravidão. Teria como em algum momento o Sr. pensar em nos brindar com uma aula sobre a quebra econômica de muitas famílias nobres após o fim do sistema escravocata e se possível o lastreamento dos descendentes destas famílias na atualidade. Evidente que apenas como uma pessoa comum que busca entender a história penso que muitas lideranças extremistas, atualmente no país, que endossam pautas racistas são descendentes destas famílias que sofreram constrição econômica com o fim do sistema escravagista, mas acredito que não só para mim, mas para muitos um olhar de um especialista sobre estes dois pontos: "falência de famílias com o fim da escravidão" e "os possíveis descendentes destas famílias em posições chave do tecido social" seria esclarecedor. Parabéns pelo canal professor.
@yasikx5 ай бұрын
Otima aula professor 👏🏻
@tiagoaparecido73043 ай бұрын
Uma aula incrível que transforma vidas ❤
@Mbangouakomi7 ай бұрын
VIVA ÁFRICA E OS AFRICANOS!!! 🇬🇳🇦🇴🇬🇳
@floripa40777 ай бұрын
A Africa te espera de braços abertos! Por que ainda não fosses pra lá? 😅
@alexandrecampos89117 ай бұрын
Vá morar lá
@flaviaisabella90867 ай бұрын
@@floripa4077 pq alguém gostar da Africa te deixa puto?
@makedaqueen68676 ай бұрын
@@floripa4077 quem tem que falar para nos sair sao os povos originários o branco tem que ficar caladinhos
@floripa40776 ай бұрын
@@makedaqueen6867 , não há povos originários do Brasil! Os indígenas vieram do Oriente!😊
@AdenilsonPeruchi-n1w7 ай бұрын
Sinto em meio suas palavras, uma "denúncia" de fatos que trouxe sobre os negros uma dor imensa que nunca será apagada... Não que eu queira amenizar uma "dor", mas, observe que tudo contribuiu para uma nova visão de vida, por todos que que por essa horrível tragédia passou. Hoje podemos ter orgulho da luta e das boas esperanças que dos novos herdeiros da qual o "SENHOR" como negro deleita com um bom português, uma bela figura de um homem educado obtiveram ao longo do desenvolvimento pelos antigos deixaram. Carinhos de um Balcã!
@augustanunesdossantos8764Ай бұрын
Grata professor. Foi esclarecedor. Conhecimento é vida
@williamsilva57015 ай бұрын
Grande aula!
@son_of_bantu28 күн бұрын
Excelente conteúdo!
@HistoriadaAfrica28 күн бұрын
Gratidão
@eneidasilva17117 ай бұрын
O conhecimento liberta. Muito obrigada pelos ensinamentos.
@katiafarias872Ай бұрын
Faço questão nenhuma de compactuar e seguir em fé cristã a qual fui batizada sem meu entendimento e conhecimento. Quero me desbatizar e segui na fé afrocentrada. A qual faço parte realmente, não essa fé imposta a sangue suor e ferro.
@claudiagadelha317511 күн бұрын
Não foi esse batismo que nosso Senhor Jesus Cristo ensinou. Ele mesmo foi batizado quando se tornou adulto e nao quando era criança. Um de seus apóstolos disse que ele deixou o "exemplo para seguirmos de perto seus passos". Infelizmente a grande maioria dos que se dizem cristãos não estão seguindo nem de longe os passos de Cristo.
@marianabica21527 ай бұрын
Ótima aula, Mestre!Muita esclarecedora.
@juscileneize3 ай бұрын
Boa noite professor.🇧🇷
@paulomarcelojeronimojr.47472 ай бұрын
Em que fonte conseguiu o texto da inter caetera quae nobis? Estou tentando encontrar e não acho em lugar algum o texto completo.
@MrPortugal871Ай бұрын
Vozes da cabeça dele 😅
@son_of_bantu28 күн бұрын
@@MrPortugal871bela foto de perfil. De acordo com as bulas sois um autêntico sucessor herdeiro das conquistas, terras, mares, escravos e barbáries do Infante D. Afonso Henriques sobre os pagãos. Parabéns!
@janainaxavier80857 ай бұрын
Professor, parabéns por pesquisar e explicar tão bem o assunto. A igreja católica cometeu esse erro gravíssimo, que não tem como negar, e a sua observação sobre o fato de que nem todos da igreja na época, concordavam com o absurdo consentido, é bem reflexivo.
@GuelfoNegro7 ай бұрын
As bulas Dum Diversas e Romanus Pontifex do Papa Nicolau V foram ab-rogadas pela bula Ineffabilis et Summi Patris do Papa Alexandre VI. Depois disso, a Igreja Católica passou a condenar a escravidão dos índios e negros.
@joacirsoledade87067 ай бұрын
A igreja católica cometeu muitos crimes
@rubemartur82393 ай бұрын
A Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula Sicut Dudum, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País. Se quiser a fonte: VIANA, Marina. Documentos Oficiais da Igreja contra a escravidão. Disponível em:
@ribadelgiudice7 ай бұрын
O mais doido é que eu estudei no EE Infante D.Henrique. Onde a maioria dos alunos são negros! A história é sempre contada pelos vencedores
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Wow. Incrível.
@panteracapoeira1007 ай бұрын
A eclesiologia da igreja é linda. Só se conhece servindo.
@williamaraujo98403 ай бұрын
Obrigado professor!
@HistoriadaAfrica3 ай бұрын
Nós que agradecemos!
@tomtomeverest20747 ай бұрын
muito bom video parabéns muito bom mano!!
@splendorveritatis7 ай бұрын
Não encontrei a Bula citada do Papa Calisto III - Romanus Pontifex, de 16 de Agosto de 1456. Encontrei apenas uma de Nicolau V, de 08 de jan. de 1455. Pode indicar a fonte dessa bula de Calisto?
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
CÓPIA AUTÊNTICA DA BULA "INTER CAETERA QUAE NOBIS" DO PAPA DE CALISTO III, PELA QUAL OUTORGOU E CONCEDEU À ORDEM DE CRISTO O ESPIRITUAL DE TODAS AS ILHAS, DESDE OS CABOS DO BOJADOR E NÃO, POR TODA A GUINÉ ATÉ À ÍNDIA digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4185824. Espero que possa ajudar em seus estudos!
@splendorveritatis7 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica A Bula que você leu no vídeo se chama Romanus Pontifex de 16 de agosto de 1456 (segundo as informações do vídeo) e o teor do documento que você leu é diferente do documento Inter caetera. Portanto, trata-se de outra bula. Pode me mandar a fonte dessa Bula Romanus Pontifex de 16 de agosto de 1456? Me ajudaria bastante em meu TCC. Obrigado.
@RogerioAlmeida8397 ай бұрын
Poderia discutir sobre como reis africanos como Nzinga Mbandi aceitaram o batismo cristão apenas por este ser um requisito para europeus considerá-los "civilizados" e aceitar negociar?
@margaretholiveira21467 ай бұрын
Excelente trabalho!
@1109maumau7 ай бұрын
O facebook tá censurando este vídeo, só é possível compartilhar o prompt
@claudiolombene30187 ай бұрын
Só para ver que só passa a narrativa que querem
@DL-bn1or7 ай бұрын
Interesantísimo! Gracias!
@itsuchi-kuntewori57783 ай бұрын
Eu me pergunto se alguns portugueses assistem esse canal, já que eles assistem canais brasileiros. É sempre interessante aprender sobre a história desse país sofrido que é o Brasil.
@LeticiaSantos17107 ай бұрын
Ótima aula ✊🏾👏🏾
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Obrigado 😃
@walmerinstoncorrea71942 ай бұрын
A emblemática Santa Fé, já conhecida pela fabricação de mitos, foi muito além ao empreender as maiores perseguições contra a humanidade. O credo religioso de origem semita que mais matou em nome de um deus. Que bela historinha.
@pedroa.deoliveira17075 ай бұрын
Enxergo nisso tudo extrema crueldade, e crueldade está na essência dos povos brancos que sentem-se senhores e proprietários de tudo. Isso explica a destruição do equilíbrio do continente africano.
@josesofia15097 ай бұрын
Bom dia 🌷
@apf2833 ай бұрын
Apesar de ter sido criado em família católica, acredito que a igreja é a instituição mais criminosa, nojenta, malévola, já existente na face da terra. Se todo cristão soubesse um pouco de sua história, não poria os pés, jamais, em uma de suas igrejas. Aos 76 anos me conscientizei desta realidade, e confesso que foi um trauma, romper com tudo em que sempre acreditei. Hoje sou um Ateu revoltado.
@brunomiranda11433 ай бұрын
Nota-se a tua revolta.
@MarlonCorrea-e8e2 ай бұрын
Uma pena. Eu nasci numa família de ateus e protestantes. Mas sempre fui muito apegado à História, e por muito estudar a Antiguidade e, principalmente, a Idade Média, me tornei católico apostólico romano
@silpoll29 күн бұрын
@MarlonCorrea-e8e Estudou Idade Média? "Santa" Inquisição? E virou católico? 😮😮😮😮😮
@MarlonCorrea-e8e29 күн бұрын
@@silpoll Não me tornei só por estudar História, mas, sem dúvidas, o estudo da História foi importantíssimo na minha conversão. O Tribunal do Santo Ofício, também chamado de Santa Inquisição ou Tribunal da Misericórdia, é só um aspecto da linda história do catolicismo. É bem interessante estuda-la, ela foi bem relevante para o avanço do Direito Cívil.
@silpoll29 күн бұрын
@MarlonCorrea-e8e me conta a parte bonita disso!! Eu só sei das fogueiras, dou roubos, sequestros! Foi tanto absurdo que Portugal e Espanha decidiu dar cidadania aos descendentes dos judeus condenados. E sobre as "bruxas"?
@DanteLevinciАй бұрын
É inegável o fato de muitas organizações e pessoas terem tomaram ações boas e ruins, sendo como uma faca que pode ser usada para propósitos edificantes quanto para fins nefasto. Me questiono, quando que a espécie humana vai deixar de cometer atrocidades contra seu mundo e seus semelhantes... Tanta energia gasta em tantos milênios e ainda estamos fazendo tais coisas.
@splendorveritatis7 ай бұрын
Faz um vídeo lendo os documentos da Igreja Católica atual lendo esse período e pedindo perdão pela questão da escravidão. Não sei se vc tem acesso a esses documentos. Se não tiver, posso te passar
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Meu caro, sou historiador. Não tenho nenhum objetivo em atuar ou defender a Igreja Católica ,mas em demontrar com fontes históricas o seu papel na escravidão de africanos. Sou pesquisador. Fazer defesa da igreja é para apologetas confessionais, o que não sou. Como católico que imagino qw você seja, deveria utilizar estas informações para amadurecimento da fé, pra que a Igreja repare o dano causado aos povos, pois pedir perdão não muda a consequência dos fatos passados, apesar de já ser um grande caminho. Mas veja só, que nem expus a documentação do século 19, sobre a Igreja como latifundiária, proprietária escravos em suas dioceses e fazendas. Eu estudo o fenômeno da escravidão africana e as resistências dos povos. Eu tenho acesso aos documentos, te agradeço. Sua fé não deeria ser abalada pela verdade, mas firmada nela. Naquele momento histórico a Igreja teve este terrível papel, mas e hoje? O pior qe que pode fazer é ignorar a consequência das ações.
@splendorveritatis7 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica Acho que você não entendeu, quis dizer que seria interessante gravar um vídeo para analisar o balanço que a própria Igreja faz desses episódios e a sua auto-análise. Penso que seria interessante ver também como a Igreja Católica de 2024 vê a Igreja Católica de 1500, e acredito que seu público gostará de assistir tbm
@splendorveritatis7 ай бұрын
@@HistoriadaAfrica A Bula Romanus Pontifex de 16 de agosto de 1456, que você leu no vídeo, pode me mandar a fonte desse documento? Obrigado. A outra que você mandou era outro documento chamado inter cætera de 15 de março de 1456, e o conteúdo tbm não é o mesmo. Agradeço desde já.
@PS_LT_TEC_DN5 ай бұрын
Sim depois que financiou a escravidão e outros absurdos não adianta mais pedir para perdão.
@eduardolopes13247 ай бұрын
O que eu queria saber mesmo é como a sociedade portuguesa em Portugal pensa, age e lida com esse tema.
@denisemaria42657 ай бұрын
Parece que não pensam, por isso não há com o que agir ou lidar.
@cassiusrodrigues45120 күн бұрын
Ja vi muitos videos no canal ligando a Igreja Católica à escravidão. Professor, agora é preciso fazer um sobre a abominável escravidão sexual perpetrada às mulheres pelos mulçumanos por 13 séculos
@alclosebr7 ай бұрын
Professor: tudo o que o senhor comentou ocorreu no séc XV- Como isso se desenvolveu depois?
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Excelente pergunta. A igreja oficialmente teve vários posicionamentos em relação a escravidão, na África e nas Áméricas. A igreja legitimiva a escravidão. Os documentos do ´seculo XVIII que estudo no Brasil, são registros que foram feitos também pela igreja que aceitava, batizava, casava os escravizados sem se opor! A questão da escravidão é um passado histórico com a qual esta instituição tem dificuldade em lidar. Porém está tudo nos documentos. Impossível Negar! Somente em 2023 a Santa Sé se pronunciou de forma tímida sobre a questão!
@Juhsilva4095 ай бұрын
@@HistoriadaAfricamas a igreja mandava na ordem social mais que o Estado? Os escravizados chegando para receber os sacramentos deveria ser negado? Por que na idade média onde havia a preponderância da Igreja não há registros de escravidão?
@SovieticoAnonimo.5 ай бұрын
@@Juhsilva409 quase não havia separação entre o estado e a igreja e um dava legitimidade ao outro já havia escravidão na idade média o problema é que ela é muito semelhante ao sistema feudal por isso é difícil separar aquele que era um escravo e um simples servo de um senhor quanto aos sacramento eu não sei do q vc está falando
@Juhsilva4095 ай бұрын
@@SovieticoAnonimo. Não havia separação entre o poder terreno e o poder espiritual até final do séc. XIII, depois houve uma notória separação, sobretudo com o marcante episódio de Filipe IV e o Papa Bonifácio VIII. Não houve escravidão na Idade Média, a não ser que você tenha algum documento superior aos estudos dos medievalistas renomados, a exemplo de Regine Pernoud, ou Daniel Rops. Se tiver, por favor, encaminhar as referências. Você querer equiparar o servo da gleba, que tinha diversos direitos sobre a mesma, com escravos, denota desconhecimento histórico e desespero em dar pitaco. Não sei se você tem algum conhecimento sobre sacramentos da Igreja Católica, mas você só precisa saber que a Igreja não poderia negar os sacramentos. Por outro lado, não negando os sacramentos, comprova que a Igreja tratava os escravizados como pessoas e filhos de Deus, equivalente a um senhor de engenho. Acaso a Igreja rejeitasse dar os sacramentos (batismo, comunhão e casamento), poderia sim, ser acusada de segregadora. A Igreja não poderia obrigar o Estado brasileiro acabar com a escravidão, haja vista não ter controle sobre os assuntos de Estado, nem o próprio Dom Pedro II teve forças para enfrentar os parlamentares na época.
@Juhsilva4095 ай бұрын
@@SovieticoAnonimo. Não havia separação entre o poder terreno e o poder espiritual até final do séc. XIII, depois houve uma notória separação, sobretudo com o marcante episódio de Filipe IV e o Papa Bonifácio VIII. Não houve escravidão na Idade Média, a não ser que você tenha algum documento superior aos estudos dos medievalistas renomados, a exemplo de Regine Pernoud, ou Daniel Rops. Se tiver, por favor, encaminhar as referências. Você querer equiparar o servo da gleba, que tinha diversos direitos sobre a mesma, com escravos, denota desconhecimento histórico e desespero em dar pitaco. Não sei se você tem algum conhecimento sobre sacramentos da Igreja Católica, mas você só precisa saber que a Igreja não poderia negar os sacramentos. Por outro lado, não negando os sacramentos, comprova que a Igreja tratava os escravizados como pessoas e filhos de Deus, equivalente a um senhor de engenho. Acaso a Igreja rejeitasse dar os sacramentos (batismo, comunhão e casamento), poderia sim, ser acusada de segregadora. A Igreja não poderia obrigar o Estado brasileiro acabar com a escravidão, haja vista não ter controle sobre os assuntos de Estado, nem o próprio Dom Pedro II teve forças para enfrentar os parlamentares na época.
@OM-jg5uh7 ай бұрын
Excelente vídeo, professor, especialmente se considerarmos como a ação escravagista da igreja católica foi fundante e fundamental, na disseminação do racismo e do consequente contraste social, q permeia a realidade do Brasil. Diante das evidências mostradas no vídeo, qual sua percepção sobre a realidade do negro no Brasil? 👉🏽 Que acha da reparação histórica? Como ela pode ser feita?
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Obrigado pela pergunta. Ela pode e deve ser feita. Contudo é preciso muita luta para que isto aconteça! Quem sabe um dia! Quem sabe?
@rubemartur82393 ай бұрын
É bom mostrar o lado da moeda, a Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula Sicut Dudum, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País. Se quiser a fonte: VIANA, Marina. Documentos Oficiais da Igreja contra a escravidão. Disponível em:
@sebastianr80943 күн бұрын
Agora faz um vídeo sobre as igrejas protestantes e a escravidão, e mais um sobre o islam e escravidão
@HistoriadaAfrica2 күн бұрын
Aqui no canal já temos vários vídeos sobre igrejas protestantes e a escravidão!
@Carolina-vy2ly7 ай бұрын
LOUVADO SEJA O CRIADOR DA VIDA 👑🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊🎊QUE JESUS PERMANEÇA SEMPRE NO CORAÇÃO DE TODOS. O IMPORTANTE É QUE FIQUEM COM O CRIADOR DA VIDA. 🧚♂️🧚♀️🐞🌹🦄🤴
@danielnemesio33887 ай бұрын
Põe mais emojis que eles vão apagar as atrocidades feitas em nome dele
@Carolina-vy2ly7 ай бұрын
@@danielnemesio3388 QUE bom que não samos ignorantes a ponto de pensar que todo ódio guerras perseguições leis criadas pelo homem nunca forão e jamais serão proveniente do CRIADOR o resto é só cachaça.
@globalpraise8407 ай бұрын
@@danielnemesio3388 que bom que ateus n comentem crimes
@danielnemesio33887 ай бұрын
@@globalpraise840 é mas quando ateus cometem crimes, nunca é especificamente por eles serem ateus, tipo os soviéticos por exemplo, a coisa errada que eles fizeram foi oprimir e matar, mas eles não fizeram isso por serem ateus, enquanto muitos crimes foram diretamente motivados pela religião da pessoa
@danielnemesio33887 ай бұрын
@@Carolina-vy2ly nunca *foram*, e na bíblia tem um monte de guerras que ele diretamente mandou acontecerem e especificou com todas as palavras que era para matar todo homem, mulher e criança e não poupar nem os animais
@hiltonsantos98087 ай бұрын
Conhecimento e tudo parabéns mestre.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Muito obrigado
@romalinavargas24164 ай бұрын
Excelente.
@minesesmoz50987 ай бұрын
Religião é mesmo isso, um instrumento de guerra e conquista
@julianaaraujo2848Ай бұрын
Gratidão
@marciaassis18747 ай бұрын
O que "estraga" as religiões, filosofias,crenças não são os seus fundamentos,a sua essência,mas sim o ser humano( seu desejo de poder pelo poder, ganância, subjugar pela possibilidade de explorar fisica,moral,emocional e financeiramente um povo). A essência de qualquer religião é Deus( e cada um compreende Deus a seu modo, dá-lhe uma denominação diferente( e respeito aquele que exerce seu direito de não crer. Ok). Mas nada dá o direito a qualquer ente religioso se achar no direito de explorar,subjugar ninguém, em nome daquilo que "acredita"(??).
@A-Thareal7 ай бұрын
Como os humanos podem ser o problema? sendo que são os humanos que criaram estas religiões.
@pedropaulosilva16677 ай бұрын
14:55 14:57 15:00 15:04 15:05 15:05 15:05 15:09
@pedropaulosilva16677 ай бұрын
15:22
@luisianavictorianoo61745 ай бұрын
Sou Angola e estou bem esclarecida.
@kialove63605 ай бұрын
Voce é crista?
@JustAnotherWorldview3 ай бұрын
@@kialove6360Angola é maioritariamente cristã e católica. Apesar de existir também um forte movimento protestante em Angola
@MarcosVinicius-sc2hc7 ай бұрын
Por isso sou ateu ❤
@rogerricardo70497 ай бұрын
Achei que era pq não acreditava em Deus
@gloriabem73156 ай бұрын
Eu rbm
@kialove63605 ай бұрын
Eu também.
@logicadalogica3133 ай бұрын
Fomos desconectados do conhecimento. Estamos conectados há um Ser vivente inteligente. Nossa corpo tem anticorpos bom, anticorpos maus. Escolhemos quem, alimentamos. Se alguém faz mau. Devemos fazer bem. No Globo Ocular mundo Olho. Terra Plana Íris. Eixo elétrico Pupila ou buraco negro. Domo Córnea Em Órbita na cavidade óssea de um Ser vivente inteligente. Sol Lua reflexo da grande Claridade vinda de fora do Domo. Ver anatomia do olho.
@rubemartur82393 ай бұрын
É bom saber desse outro lado da moeda, a Igreja Católica, desde o século XV, tomou posição contra a escravidão. Em 13 de janeiro de 1435, através da Bula Sicut Dudum, o primeiro documento que trata explicitamente da questão, o Papa Eugénio IV mandou restituir à liberdade os escravos das Ilhas Canárias. Em 1462, o Papa Pio II (1458-1464) deu instruções aos Bispos contra o tráfico negreiro que se iniciava, proveniente da Etiópia. Por sua vez, o Papa Leão X (1513-1521) despachou documentos no mesmo sentido para os reinos de Portugal e da Espanha. Nos séculos seguintes, contra a escravidão e o tráfico se pronunciam também os papas Gregório XIV (1590-1591), por meio da Bula Cum Sicuti (1591), Urbano VIII (1623-1644), na Bula Commissum Nobis (1639) e Bento XIV (1740-1758) na Bula Immensa Pastorum (1741). No século XIX, no mesmo sentido se pronunciou o Papa Gregório XVI (1831-1846) ao publicar a Bula In Supremo Apostolatus (1839). Em 1888, o Papa Leão XIII, na encíclica In Plurimis, dirigida aos Bispos do Brasil, pediu que apoiassem a abolição da escravidão no País. Se quiser a fonte: VIANA, Marina. Documentos Oficiais da Igreja contra a escravidão. Disponível em:
@franciscostoffels67667 ай бұрын
A verdade é que o capital vale mais que a vida. Isso é fato que a historia conta desde que o mundo é mundo. Quem tem a inteligência sempre foi e vai explorar os menos inteligentes. Isso é regra,como se alimentar todo dia. Infelizmenteas coisas são assim.
@suelinairmuller8197 ай бұрын
Muito triste e um absurdo! Quanta injustiça como a igreja independentemente de denominação pode dominar e interferir na vida dos povos.
@L-u-c-a-ss7 ай бұрын
Professor Flávio, podeira falar sobre Mansa Musa? Por favor. Ouvi dizer que ele atracou seus barcos 200 anos antes dos portugueses, EM RECIFE. Real?
@lysanialotus7 ай бұрын
Osh,ele já não tava morto quando começou a colonização no Brasil?
@altentic86167 ай бұрын
Professor, no ano de 1498 o navegador vasco da gama ficou hospedado num forte na cidade de Mombassa que leva seu nome.. o fato curioso é que aquela região era doninada pelo Sultão de Zanzibar e era completamente dominada pelos Árabes.. dessa forma não entendi como os Árabes permitiram que os portugueses construissem um forte daquela magnitude ali.
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
Para compreender leia o livro O Genocídio Ocultado aonde você verá que os árabes muçulmanos dominaram o tráfico de negros africanos por 13 séculos chegando a tirar de sua terra natal cerca de 17 milhões dos nativos. Isso os professores não contam.
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
Leia o livro O Genocídio Ocultado e saberá qual foi o papel dos árabes muçulmanos na escravidão do negros durante 13 séculos chegando a tirar cerca de 17 milhões de africanos de suas terras natal.
@claudiolombene30187 ай бұрын
Certamente eles obtinham algumas vantagens no processo
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
@@claudiolombene3018 se adentrar no assunto, verá que não tiveram algumas vantagens, más sim que eram um dos maiores fornecedores de carne humana para os navios negreiros.
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
Outro livro interessante sobre o assunto é o Os Magnatas do Tráfico Negreiro. Verá que o fundo do poço é mais profundo do que muitos imaginavam.
@denisemaria42657 ай бұрын
Eu acho o termo "Infante" deveras interessante, porque confere poder, mas ao mesmo tempo exime da culpa uma vez que é uma criança,. Fazendo assim com que a tutela seja necessária, mas exime o tutor de qualquer culpa, uma vez que ele o faz em nome de uma criança que ainda não sabe o que faz. Enfim, o Ser Humano é podre
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Sim. De fato!
@j.r.eletrotecnicaautomotiv76997 ай бұрын
A igreja católica Romana usando o nome de Cristo sempre buscou poder, riquezas e prestígio.
@ziulazuos47287 ай бұрын
@j.r.eletrotecnicaautomotiv7699 Deus é Católico, o diabo protesta e o mundo é laico pq jaz no Maligno.
@newtonclark76567 ай бұрын
Os muçulmanos que ensinaram as práticas da escravidão aos católicos ibéricos,não conseguiram impor a castração que era muito comum no Islã com os escravos. Amigo, pesquise a escravidão islâmica fundada na racionalização....seria interessante. Os intelectuais camaronêses tem desenvolvidos importante documentos
@professorjoaopassos57006 ай бұрын
Sua observação foi a mais inteligente e lúcida até agora. Tem um livro de um antropólogo senegalês que embora seja muçulmano criticou a escravidão feita pelos Islâmicos. Mais duradoura, brutal e ocultada. Não podemos compreender a escravidão "da igreja" sem ler esse livro. O tema é O GENOCÍDIO OCULTADO, autor Tidiane N' Diaye
@arnemhutodecastro18535 ай бұрын
Excelente aula, parabéns! É assustador como se dá o inicio da escravização dos povos africanos, portanto é importante e necessário maior mergulho na mentalidade europeia neste período, que se torna claramente uma "tentativa" assombrosa, desastrosa e cruel de responder com mesma força e intensidade as ocupações e expansões sangrentas e impiedosas que os impérios islâmicos estavam executando com muito sucesso desde o século XII. É lamentável, pois os meios não justificam os fins.
@pgdyr7 ай бұрын
Interessante, gostei do vídeo. Eu fiquei curioso sobre algumas coisas, se nesses primeiros escravizados e essa primeira forma de escravização é a herdada pelo estilo já empregado pelos norte-africanos ou já começa no estilo europeu? Nunca vi alguém falando sobre, pq na Europa só tinha a servidão em si, que é bem análoga a escravidão, mas os mouros já empregavam ela mas o escravo sendo conquista de batalha, mas era algo mantido com certa humanidade, eles não eram considerados objetos de posse do proprietário, com depois seria o europeu. Como você disse, foi um processo, que foi desumanizando e objetificando o escravizado, preto.
7 ай бұрын
Exatamente, os europeus foram além de uma escravidão terrível, os negros foram maltratos com muitos crueldade! Antigamente antes das explorações em outros continentes, a Europa ja timha esse costumes escravizar algums grupos de pessoas tb bracos iguais a eles !! Mas com os passar do tempo teve um fim da escravidão de pessoas brancas!! Mas depois com as explorações em outros território, voltaram a praticar escravizados pessoas de outros territórios e levando p/ Europa!! Parece mentira ,mas eles começaram a escravizar pessoas da Ásia , em especial os japonês e corianos, ( os japonês vendiam seus inimigos p/ os europeus igual na África, ) mas, não deu muitos certo, devido o território que não tiveram muito interesse! Logo foram a África,lá o território era mais favorável em vários aspecto, compravam prisioneiro de guerras , e tb passaram a raptar ou seja sequestrar milhões de pessoas trabalhadores de lavoura, ou seja experiência na agricultura !! Esses inocentes eram levados p/ serem escravizados , nas novas terras que "descobriram" o continente Américas!
@mtmatheus_2727 ай бұрын
obrigado mais uma vez professor
@marlucesantos547 ай бұрын
Boa noite ❤️
@wellersonoliveira53347 ай бұрын
Me arrependo da minha tatuagem? Não. A real é que continuo tendo afinidade com a comunidade Católica, mas é inegável o impacto da mesma na opressão dos povos africanos/indígenas por séculos.
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Meu caro a Igreja com certeza mudou, nossa intenção é que as pessoas possam refletir. Não é negando o passado que avançaremos. A Igreja tem muitas outras virtudes, mas nem sempre foi virtuosa.
@victorbandeira64727 ай бұрын
africanos/indígenas/judeus**. A inquisição foi mais nociva aos judeus do que o Nazismo.
@Darwinnoificial7 ай бұрын
A ICAR nunca vai mudar ela só adaptar ao tempo para sobreviver, a real que o atual papa Chica é homofóbico, falou que tem bixa demais nos seminários, falou que para igreja ter mais cuidado em colocar essas "pessoas" não dá pra respeitar uma instituição que desde o início sempre foi ruim, essa melhoria dela é só para não ser criminalizada pelo o estado.
@GuelfoNegro7 ай бұрын
@@victorbandeira6472Muito bonitinho passar pano pro nacional-socialismo só para desmoralizar a Igreja Católica? Me mostre onde a Santa Inquisição mandou mulheres, crianças e idosos para campos de concentração seu patife?
@danielnemesio33887 ай бұрын
Tu tás mais preocupado com se a tua tatuagem ainda tá te representa e não se a igreja tá correta? Precisa de muito pouco de pesquisa para encontrar mais mil atrocidades que ela cometeu e comete. Melhor repensar tuas atitudes, senão vai se arrepender de muito mais que só uma tattoo
@gracasilva89077 ай бұрын
Prezado, bom dia. Sou professora de história e uso seus vídeos para enfatizar o prejuízo para os negros da escravidão. Quanto ao assunto do vídeo sabemos que a igreja católica e responsável por 50./.das mazelas do mundo influenciando com sua arrogância, sede de poder e ganância todas as desgraças do mundo. A escravidão no Brasil não foi diferente, pois para manter seu poder qualquer coisa e permitida; inclusive um ser escravizar outro. Sou cristã (sem religião) e tenho certeza que Jesus abominaria tudo o que os seres humanos fizeram com seus ensinamentos.
@Juhsilva4095 ай бұрын
Lamento que uma professora possa ter tão baixo conhecimento sobre elementos cruciais da história. Falar que a igreja católica é responsável por metade das mazelas do mundo é desonestidade intelectual.
@marialuciagil41857 ай бұрын
Vamos estudar história, influência cultural, etc.
@cristianschneider7968 күн бұрын
A igreja não inventou a escravidão, muito pelo contrário, a escravidão existia na África desde sempre, a igreja chegou e resumidamente acabou com ela em poucos séculos, e sobre os sarracenos, graças a Deus pela igreja católica nesse capítulo da história, pois salvou o ocidente.
@PauloSergio-tq7iu17 күн бұрын
Filme de Malcolm X confrontando um padre a respeito da cor de jesus A igreja católica errou desde o inicio (Apocalipse diz que Jesus tinha a pele cor de jaspe e sardônia judeu, com pele escura, olhos e cabelos escuros) . Foi conivente
@marcelofabianolaracardoso9027 ай бұрын
Vamos ter um vídeo mostrando a escravidão entre tribos na África? Ah, não pode contar?
@tigerz93837 ай бұрын
Ele já fez, só procurar. Você que quer defender o indefensável!!
@ClaudioMacauАй бұрын
@@tigerz9383 a escravidão de seres humanos é milenar, mas os portugueses a tornaram uma forma mercadológica que antes não havia; havia escravidão e servidão baseada nas guerras (quem perdia ou quem devia, se tornava escravo durante determinado tempo, mas nada comparado à escravidão a partir do século XIV / XV). Mas, tem gente que crê que a terra é plana, que não houve ditaduras e que a escravidão e o sofrimentos dos africanos vindos forçados pras Américas, sejam mi-mi-mi.
@joaobatistadepauladepaula55154 ай бұрын
Excelente trabalho histórico educativo no mundo de hoje, tão perdido com suas demandas modernas. As bulas foram como sentenças à obscuridade. Lugares os quais nunca se tinha ido, povos aos quais não se tinha sequer conhecimento e de como viviam. As sentenças foram devastadoras, tendo nominados todos como britais inimigos merecedores de totais desprezos e misérias na política de terra arrasada. É preciso processar estas cavernas históricas de onde aqueles papas emitiam tais estupidez.jbdpaula
@claudetesouza18667 ай бұрын
Se a Igreja apoiava, por que a Idade Média foi o único período da História que essa prática foi repudiada? Se apoiava, por que grandes abolicionistas do Brasil eram católicos? Por que houve missas de ação de graça pela abolição (inclusive há fotos do Machado de Assis em missa de ação de graça pela abolição)? Lembrando que na época do descobrimento das Américas o catolicismo já está enfraquecido pela reforma, cisma anglicano, surgimento da maçonaria, etc.
@PS_LT_TEC_DN5 ай бұрын
Sim falou falou
@Mbangouakomi7 ай бұрын
A pouquinho, partilhei esta aula no meu Facebook e o mesmo apagou porque ofende a comunidade! É triste, pessoas que se dizem evoluídas (do primeiro mundo) na verdade não passam de preconceituosos e atrasados (certamente apoiam as guerras)...
@RobsonDornelles7 ай бұрын
E o mais doido é que ainda tem gente que diz que cristão ainda é perseguido nos dias de hoje... Jesus foi 1 cara legal, mas o fandom dele parece que tenta estragar isso...
@ninhamendes56307 ай бұрын
Amigo, os cristãos continuam sendo perseguidos sim. Pesquisa! Uma coisa não anula a outra.
@RobsonDornelles7 ай бұрын
@@ninhamendes5630 A "perseguição" que eu menciono tem mais a ver com a soberba de quem é cristão em se achar superior aos outros e inclusive demonizar a religião e a cultura alheia...
@ninhamendes56307 ай бұрын
@@RobsonDornelles E quem não é cristão "demoniza" o cristianismo. É assim ! Infelizmente, a humanidade é desumana.
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
Leiam o livro O Genocídio Ocultado para saberem qual foi o papel dos árabes muçulmanos na escravidão de negros africanos. Foram 13 séculos de comércio de carne humana com cerca de 17 milhões de africanos retirados de suas terras natal. Isso os professores não contam.
@ClaudioOliveira-ro3vd7 ай бұрын
@@RobsonDornellesLeiam o livro O Genocídio Ocultado para saberem qual foi o papel dos árabes muçulmanos na escravidão de negros africanos. Foram 13 séculos de comércio de carne humana com cerca de 17 milhões de africanos retirados de suas terras natal. Isso os professores não contam.
@Didiworld27 ай бұрын
Boa noite mestre. Poderia fazer um vídeo falando sobre pessoas pretas e questões manicomiais. Como a saúde mental de pessoas pretas e pardas é muito ignorada. Ou autismo em pessoas de cor. Porque pelo pouco que sei a saúde mental de pessoas negras é muito ignorada pela sociedade, eu acho que até já vi um vídeo de um homem afro brasileiro falando sobre que muita gente nem se preocupa em diagnosticar o autismo entre pessoas pretas, e eu já vi uns comentários de pessoas falando que autismo seria "coisa de branco" isso tem nada haver!
@mariaionecruz11947 ай бұрын
É muito procurar pelo em ovo. Esse vitimismo é até feio
@silviakatiani34327 ай бұрын
Infelizmente já foi provado que a maioria das crianças com autismo , são crianças com carências nutricionais e disciplinas, as mesmas não comem nada saudável, e também tem tudo o que quer, e a maioria precisa de uma boa correção, quer dizer , umas boas chineladas.
@adamastorarcanjojunior66218 күн бұрын
Valeu
@HistoriadaAfrica17 күн бұрын
Disponha!
@AdilioGomes-z5y7 ай бұрын
Professor você me respodeu o que eu passai ei anos perguntando e descofiando
@HistoriadaAfrica7 ай бұрын
Gratidão meu amigo. Nossas questões são importantes e necessárias
@MarcoAntonioLemos3 ай бұрын
Quanto mais conheço a história do cristianismo mais vergonha sinto da igreja católica. Sem catolicismo e sem a escravidão não existiria capitalismo
@MarlonCorrea-e8e2 ай бұрын
Falou besteira
@MariaAlziraGoulartdaRosa2 ай бұрын
Ninguém é dono de ninguém e do mundo. Só o criador ! BAGÉ RS