Por conhecer o seu canal, comecei a ler mais livros de Racine e Voltaire. N tinha ideia dos tesouros que ali existia. Muito obrigado
@amandasilvadebarros38914 ай бұрын
Voltaire?
@il_gran_signore4 ай бұрын
@@amandasilvadebarros3891 Ele era muito fraco como filósofo e teórico político, mas era um grande escritor.
@caionascimento10964 ай бұрын
E a Bíblia que é bom ? Voltaire é puro lixo
@gilberto20056327 күн бұрын
Aprendi com Umberto Eco o que sente um l_p_o_o (hanseníase). Na Idade Média. Sendo que ele se baseou em Tristão e Isolda.
@marcelacardoso10334 ай бұрын
A literatura nos prepara para vivenciar situações. Podemos aprender vivendo ou lendo , com a vantagem de aproveitar os erros alheios.
@dovallebr4 ай бұрын
Excelente, Omar! Eu penso que tal rejeição exagerada à literatura no meio tradicional se deva a três motivos: primeiro, o fato da "olavosfera", no seu afã de eruditismo, colocar a literatura numa posição de importância exagerada, com toda história da educação do imaginário, de supostamente ser necessário ler dez mil livros para "sair da quarta camada", e uma espécie de desdém da filosofia e mesmo da instrução religiosa "formal", como se tudo dependesse da "experiência pessoal" com a realidade por meio da literatura; segundo, por certos exageros propagados pela Montfort, que, apesar de seus méritos, contribuiu com uma mentalidade um tanto estranha em relação ao universo literário (a viúva do prof Fedeli chega a comparar a ficção com uma iniciação esotérica!), que muitos compram sem refletir muito ou sem procurar outras referências sobre o assunto; e, por último, os escrúpulos. Somos um povo doente psicológica e espiritualmente, não é surpresa os católicos serem escrupulosos num mundo tão laxo e carente de orientação moral e religiosa... Enfim, sua visão me parece a mais razoável! A literatura é assaz importante, não porque faz de alguém um "erudito" ou "salvador da civilização ocidental", mas porque ela torna nossa vida melhor, nos faz ser pessoas melhores e nos eleva cultural e quiçá espiritualmente (evidentemente, sem excluir a necessidade de estudar o catecismo, rs).
@alessandracosta68534 ай бұрын
Esse é um daqueles vídeos para assistir varias e várias vezes. 👏👏👏
@Angelis60404 ай бұрын
5:18 as pessoas querem viver uma eternidade aqui. Contemplar tudo, ao mesmo tempo sem uma reflexão...
@viagempelouniversodalitera41184 ай бұрын
Um conto de Machado de Assis intitulado A cartomante me ensinou muito a evitar certas situações perigosas. E sim: a doença mental é uma realidade que a maioria ignora!!
@josuefreitas6404 ай бұрын
Muito esclarecedor esses seus argumentos
@CoracaoSagrado-zx4dp4 ай бұрын
Obrigado
@brittoschiller4 ай бұрын
Imaginem dizer para não ler Goethe por ele ser um romântico...
@MagnumBullets474 ай бұрын
Maravilha de canal
@A.Santos14 ай бұрын
O pior é que muitos tomam essa posição de idolatria à ignorância por simples reação, ódio ao Olavo, por exemplo. Se Olavo dissesse para beber água, alguns ditos "tradicionalistas", que na verdade são neo-cátaros, diriam que água faz mal e começariam uma campanha pública de desidratação. Mas existe o caminho mais moderado, que é nem o dos neo-cátaros, nem da obsessão pela tal "vida intelectual", que mais parece séries de exercício de academia, enfileiramento de romances. Livros bons mesmos são pouquíssimos, os que já foram julgados pela história. O melhor que se faz é relê-los, notadamente os poemas épicos. Neste ponto concordo com o Falcon. O romance, a prosa, já é o decaimento perpendicular em relação à poesia épica. Sem problema lê-los, como um exercício leve, desde que sejam os melhores e, mesmo assim, haja a consciência desse abismo de uma ao outro. Mas ler a Ilíada, A Eneida e Os Lusíadas 10 vezes, cada, que seja, ainda é o melhor exercício de fortalecimento já produzido em papel. Lembrando que, mesmo o teatro - até o fim da escolástica, e a queda no abismo do renascimento, e do eu cartesiano, quando surgiu o romance moderno - era escrito em poesia, donde se aproveita bem quando em boas traduções. Percorre-se o teatro grego completo em 3 meses bem aproveitados.
@robertoferreira46124 ай бұрын
O senhor está mais magro, Professor! Feliz por isso. Esteja saudável para servir mais a Deus na sua vida intelectual e espiritual!
@apollo31664 ай бұрын
A maioria dos canais de livros sobre literatura a meninada de hoje divulga e exalta a subliteratura relegando a grande literatura, se esquecendo de divulgar o que é mais elevado em literatura
@Nicole-lo1iv4 ай бұрын
Perfeito! Não acredito que ainda não conhecia esse canal
@Dantasrcd4 ай бұрын
Ótimo vídeo Omar!! O que você acha de José de Alencar? Qual seria seu livro preferido dele?
@RL_Stevenson4 ай бұрын
No vídeo sobre os 5 melhores autores da literatura brasileira ele fala vagamente sobre alguns romancistas brasileiros antes de Machado , dizendo que certos romances desse período eram romances água com açúcar com pouco conteúdo e desenvolvimento
@bondjamesbond88294 ай бұрын
ele escrevia bem! mas seus livros eram muito romantizados !recomendo o rodrigo gurgel!
@Monada194 ай бұрын
James e Stevenson já deram alguma ajuda, mas eu vou mais além. dá pra perceber que voce nao leu o Alencar e quer uma opinião externa, o que até acho válido, mas é limitante. se quer conhecer um(a) autor(a), vá a sua obra e depois leia os críticos. não faça o caminho contrário como regra, querer saber o que uma pessoa pensa sobre Um(a) autor(a), porque voce já vai enviesado e isso já é uma perda. O que é útil de verdade? saiba MINIMAMENTE o período em que a obra foi escrita, mas nao se perca muito nisso e vá apreciar o livro. depois de lida é que se deve aprofundar em outros elementos externos à obra com a biografia do(a) escritor(a), até porque é muita ingenuidade querer ler Os Miseráveis e achar que vai apreender tudo o que o livro tem a oferecer numa única leitura. Isso nem é ingenuidade, é estupidez mesmo. Mas já que veio procurar recomendações, recomendo ler as obras mais citadas do Alencar: Guarani, Iracema, Til, Senhora, Encarnação, entre outros e veja a evolução do autor por si mesmo. Agora se voce for dos que "nao tem tempo" (e não quer perder tempo, o que é mais absurdo ainda) então, talvez esse método do boca a boca possa ajudar. Mas certamente voce nao vai desenvolver apuro intelectual e vai precisar se escorar numa opinião alheia sempre que quiser conhecer um(a) autor(a). Boas leituras.
@Dantasrcd4 ай бұрын
@@Monada19 Perfeitamente! Já comecei minhas leituras, acabei ganhando alguns livros do José de Alencar e estou gostando bastante. Sempre li muitos livros mais acadêmicos, principalmente os de história, e só agora, aos 19 anos, comecei a me interessar por literatura. Por isso, ainda não tenho tanto conhecimento sobre o mundo das letras como arte. Mesmo assim, agradeço pelo direcionamento. Sou um inscrito recente do canal do Omar e gostei muito das ajudas que recebi de outros inscritos do canal dele. Vemos aqui uma comunidade muito receptiva que, ao meu ver, está de forma conjunta querendo cada vez mais evoluir. Isso é louvável.👏🏻👏🏻👏🏻
@cristianacoutomiguel4 ай бұрын
Assino embaixo!!!! Como a literatura agrega no espírito e na co prevenção da vida!!!! E como acarinha a alma um bom livro, seja ele denso ou leve! Parabéns pelo vídeo!
@OzianyVieira4 ай бұрын
A importância da literatura na formação de uma pessoa. Leiam, leiam por misericórdia.
@polianacoan4604 ай бұрын
Concordo! ❤
@gabrielguimaraes79254 ай бұрын
Tá magrinho pai, continua no projetinho
@paulonovaes654 ай бұрын
Por isso sou católico latente, Homero, Ovídio e Virgílio são insuperáveis. Seneca então! Mas ora, quem não domina a expressão retórica corretamente, está perdido. Depois, São Paulo dominava perfeitamente o grego e os padrões discursivos do seu tempo. Quanto ao imaginário e o belo, conversa pra boi dormir, o que importa e o elemento retórico, como ensina Cícero. Não se esqueçam somos católicos ROMANOS. Que viva a retórica.
@EvangelhoTradicao4 ай бұрын
Olá, poderiam me recomendar alguma obra literária que me dê boa introdução? Obrigado.
@mav39144 ай бұрын
A que te referes com “Boa Introdução“? 1- Aos estudos literários em seu sentido técnico? Ou, 2- Introdução a leitura de géneros literários?
@mav39144 ай бұрын
Caso for a segunda opção, eis as possíveis recomendações que podeis receber: 1- Comece por Clássicos da Literatura Ocidental: Homero, Dante, Virgílio, Goethe, Leão Tolstói, Fiódor Dostoiévski, William Shakespeare, etc; 2- Comece por autores nacionais e vai gradualmente até a literatura universal; 3- Comece por livros simples e curtos, e vai gradualmente por ler grandes e complexos. Ex: Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski até Crime e Castigo, do mesmo autor. 4- Faça lista dos grandes autores de cada Género Literário. Ex: Tragédia; Romance, etc. 5- Leia Literatura por Países ou Autores. Ex: Literatura Grego-Romana, Literatura Brasileira, Literatura Russa, no caso de países. Ou ler conjunto de obras de alguns autores. 6- Siga a sua própria ordem, conforme suas necessidades e objectivos.
@caionascimento10964 ай бұрын
Mons. Gaume.
@caionascimento10964 ай бұрын
Agostinho de Hipona, Bíblia, Legenda Áurea, Verme Roedor, Santo Tomás, Heródoto, São Jerônimo... todos os grandes épicos não chegam aos pés disso
@gustavoschorner68604 ай бұрын
Antes de tudo, leia obras que te ajudem a extrair o máximo das leituras e que te preparem para o trabalho intelectual. Ex: A Vida Intelectual (Sertillanges), Didascalicon (Hugo de São Vitor), O Trabalho Intelectual (Jean Guitton).
@brunocaetanoseiler69454 ай бұрын
Assunto necessário. Se a gente der muita bola pra Montofort ou pro Tradtalk (gosto dos dois, isso nao vem ao caso) acabamos por nao ler nada...
@dovallebr4 ай бұрын
O TradTalk não é contra a literatura, rsrs.
@brunocaetanoseiler69454 ай бұрын
@@dovallebr eles têm alguns podcasts em que falam claramente contra Tolkien, Lewis, Dostoievski e Göthe
@arthvrius2 ай бұрын
@@brunocaetanoseiler6945 O senhor poderia citar algum? Salve Maria.
@OzianyVieira4 ай бұрын
"[...] A minha Mãe morreu há um mês. Continuo a acreditar em Deus e é n'Ele que eu encontro sentido para a vida. Não consigo compreender muita coisa. Não consigo compreender as críticas aos seus livros por parte da Igreja. Se as pessoas têm realmente fé e têm a certeza das suas convicções, então por que o medo, o pavor de ler um livro do Saramago? [Cadernos de Lanzarote, 26 de julho de 1994]"
@leandromelloferreira36734 ай бұрын
Excelente! Perfeito resumo da posição do Olavo desde os 90👏👍 ps: nesse assunto, a adesão à tese dos 4 discursos é completamente opcional, mas é também um bom fundamento
@dondarius72624 ай бұрын
Escrúpulos fedelistas
@gldzn4 ай бұрын
Olavo costumava dizer, com todo respeito kkkkk..., que qualquer pessoa com pretensões intelectuais deveria passar pelo menos cinco anos lendo tudo de bom que foi produzido no Ocidente antes de qualquer outra coisa. Católico ou não.
@jocildolemosjrAP2 ай бұрын
Posição da qual o Omar diverge em outro vídeo aqui do canal kk
@lordedonorte4 ай бұрын
chato
@alucardmorning7084 ай бұрын
Tu que é burro
@amarosavary2204 ай бұрын
Nós ateus e gays também achamos a literatura importante para formação moral .
@caionascimento10964 ай бұрын
Não caia nesse papo de libertino no Sr Omar. Você não precisa ler Romance moderno nem um pra fazer o que é belo e transcende. Santo Tomás e Santa Maria Egípcia nunca leram romance
@Angelis60404 ай бұрын
Oh Caio, isso não é justo ! Aí você já tá fazendo o hidratante mijar no cachorro. Muitas coisas que utilizamos no dia a dia não foram feitas por catolicos, vamos deixar de usar essas ferramentas então ? A mesma coisa os livros ! Se monges medievais tivessem esse pensamento seu aí, nós não teríamos nada hoje ! Platão, Sócrates, Plutacor e etc, seriam esquecidos, eram todos pagãos, uai Um bom leitor catolico, obedece aquilo que Hugo de São Vitor disse no Didascalicon: "Omnia probate, quod bonum est tenete." Traduzido, isso significa: "Examinem tudo, retenham o que é bom."Hugo de São Vítor incentivava os leitores a explorar uma ampla gama de conhecimentos e a reter o que era útil e bom. Ele acreditava que todo conhecimento poderia ter valor, dependendo de como era utilizado e integrado na vida e na compreensão pessoal.
@juliaagnello13024 ай бұрын
@@Angelis6040seu argumento é ridículo. Primeiro romance é condenado pela igreja. Segundo autores como Voltaire e outros também são condenados. Se você não é doutor para que deseja ler ? Vã curiosidade? Pecado mortal! O que um Romance pode te ensina na vida ? Nada de bom. Esse livros só prestam para perverter, siga exemplo de S. Paulo e não do Omar laxo igual purgante
@Alighieri0013 ай бұрын
Aprenderam com o fedeli, não é? Kkkkkkkkkkkk
@HeitorCampos-wt2oc2 ай бұрын
Literatura é importante para não escrever como vc: "nem um"