A INCRÍVEL VIAGEM DE SHACKLETON

Tamara Klink

Essa é uma expedição que fracassou, e mesmo assim se tornou uma das mais lendárias já realizadas na Antártica. A Tamara resume a viagem do Endurance comentando o livro do Alfred Lansing e mostrando o porquê do Ernest Shackleton ser um dos líderes mais famosos do planeta Terra.

Esse livro é maravilhoso, parece uma historia fantástica! "Para a liderança cientifica, o melhor é o Scott; para viajar depressa e com eficiência, Amundsen; mas quando você está numa situação perdida, quando parece que não há mais saída, ponha -se de joelhos e peça a Deus que seu chefe seja Shackleton."
@fabricionovellino8077
@fabricionovellino8077 6 жыл бұрын
É incrível ver e ouvir uma pessoa tão jovem falando c tanta propriedade sobre história, geografia, cultura, dentre outros assuntos tão cativantes. Muito legal!
@brunoalcazas1860
@brunoalcazas1860 2 жыл бұрын
incrível o seu desprendimento, obrigado por compartilhar
@marcosvanini6432
@marcosvanini6432 6 жыл бұрын
Show de aula Tamara. Nossa aprendi muito com sua clareza na exposição do assunto. Grato. Marcos.
@cmb.85
@cmb.85 4 жыл бұрын
Eu li esse relato a muitos anos.... muito bom..... nem lembrava mais que tinha lido, mas vc falando, a história veio a tona e as cenas do perrengue voltaram vividas na memória, um livro intenso, li ele em muito poucos dias, pq é uma história que te prende de um jeito......
@luizfernandoambrosio7890
@luizfernandoambrosio7890 4 жыл бұрын
Show !!!
@SistemaSolari
@SistemaSolari 5 жыл бұрын
Essa historia do Shackleton é incrivel realmente !!!
@AstroNomia-Brasil
@AstroNomia-Brasil 5 жыл бұрын
Gosto de detalhes. Talvez por gostar de escrever. Realmente Sir Ernest Henry Shackleton foi (não existe adjetivo). No mínimo herói! Salvar uma vida é algo Grandioso. Conheço um Navegador Revolucionário. Ele constrói os barcos. Um relato e bem provavelmente o relato que pode salvar vidas, até a minha quando chegar o tempo de eu ir para o mar… Foi quando ele salvou sua família e outros tripulantes. Acho que poucos conhecem esse fato. Embora nossa diversão de garoto foi nadar, pescar etc. Sempre foi em água doce. Praticamente nenhum contato com barcos e veleiros. Isso causa grande tentação depois que conhecemos a Cultura da Vela. Acho importante sabermos os problemas. Para termos humildade diante do Mar. Tem um trechinho interessante do saudoso Éric Tabarly que diz o seguinte: “Navegar é antecipar os caprichos do vento e do oceano ou seremos rapidamente ultrapassados pelos acontecimentos. Navegar é antecipar. O mar pune as bravatas. Navegar é uma atividade que não convém aos impostores. O oceano não tem piedade!”. Esse trechinho tão importante e o Navegador que salvou a família e demais tripulantes voltando da Antártica quando uma laje de gelo foi literalmente atropelada pelo único barco do planeta que permitiu aquilo sem afundar. Foi um dos relatos mais chocante, emocionante e heroico que vi na vida. Talvez e bem provavelmente esse relato e o cuidado que terei (zelo) me salve a vida. Ou conserve. rsrs Perdoe-me falar sobre. Só queria homenagear esse Herói. Abraços e bons ventos!
@leonardomagalhaes5408
@leonardomagalhaes5408 6 жыл бұрын
Cara.. tô maratonando as entrevistas de vocês, comecei a ler Amyr no livro da travessia do Atlântico e conheci a expedição do Shackleton através dele. Parabéns pelo canal e estendo meus cumprimentos ao resto da sua família em especial seu pai. Grande abraço!
@sidneyvieira4465
@sidneyvieira4465 7 жыл бұрын
Como é interessante, conheci o SHACKLETON através dos livros do mestre Amyr, depois através do documentário Mar Sem Fim... Mas sem duvida a mais descontraída e informal foi a sua, fiquei com um gostinho de quero mais... tenho acompanhado o canal, e cada me emociono mais...Muito Obrigado!
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
hahah bacana, Sidney!! muito obrigada!!
@samuelalvescunha8265
@samuelalvescunha8265 7 жыл бұрын
Parabéns Tamara, belo resumo!
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
obrigada, Samuel!! fico feliz que gostou!!
@deciokobayashi8085
@deciokobayashi8085 7 жыл бұрын
Muito boa sua narrativa!!! Parabéns!!!
Obrigada Decio!!!
@iaraferreira1079
@iaraferreira1079 2 жыл бұрын
História verídica e fantástica, quase inacreditável !! Excelente!
@MrRhuda
@MrRhuda 2 жыл бұрын
É muito legal quando faz comentários de livros. Poderia ter expedições de mulheres...
@cbmelgran4064
@cbmelgran4064 5 жыл бұрын
Amo essa Saga! Parabéns pela paixão! 💚😘 🙋👍👊🙏 Christian Blasetti Machado
@capitao_andre_fernandes
@capitao_andre_fernandes 7 жыл бұрын
Já li esse livro, é mto bom, um q eu li recentemente foi "O Motim no Bounty" de Caroline Alexander, mto legal tbm, recomendo.
@lilianemontalverne9979
@lilianemontalverne9979 5 жыл бұрын
Amando seus videos menina!!!!!!
@elyancorrea3424
@elyancorrea3424 7 жыл бұрын
Excelente vídeo!
Valeu Elyan!!
@amaziliscarvalho6915
@amaziliscarvalho6915 3 жыл бұрын
Adoro a história desse homem, li 2 vezes esse livro, para mim ele era um exemplo de lider, forte é resiliente.
@renanc.3846
@renanc.3846 Жыл бұрын
boa história
@charlesbueno6284
@charlesbueno6284 3 жыл бұрын
Oi, Shackleton é um ícone de liderança...show
@irineuscholz
@irineuscholz 4 жыл бұрын
Obrigado pela dica dos livros. Irei ler
@felipemartins4638
@felipemartins4638 3 жыл бұрын
Por que será que não foi feito um filme sobre a história? Seria um sucesso.
@lucasrocha2607
@lucasrocha2607 7 жыл бұрын
Tamara, tem um episódio de um Podcast chamado escriba café que narra muito bem a história dessa expedição. Parabéns pelos vídeos
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
Show!!!! Valeu a dica Lucas!! Vou dar uma olhada e por na descrição do vídeo a indicação! Obrigada!
@moiseisamr1590
@moiseisamr1590 6 жыл бұрын
Tamara 😀 fiquei muito curioso para ver o quadro inteiro ,do veleiro atrás de você. Parabéns por seus vídeos
@rafaeltorrespereira9719
@rafaeltorrespereira9719 4 жыл бұрын
Muito legal, acompanho o seu canal e folhando os teus videos antigos achei esse. Sempre que tiver uma historia manda ai que é da hora...... Achei do ca#$%%¨¨ esse Shacklenon... Parabéns pelos videos!!
@douglasalmeida9083
@douglasalmeida9083 7 жыл бұрын
Ótimo vídeo! Ganhou mais um inscrito!
@whozz 3 жыл бұрын
Li esse livro ouvindo a trilha sonora de Skyrim. Casou muito bem! Recomendo hahaha
@JD-zc8pu
@JD-zc8pu 3 жыл бұрын
Otima dica
@whozz 3 жыл бұрын
​@@JD-zc8pu As que achei melhores foram: From Past to Present, Far Horizons, The Streets of Whiterun, The City Gates, Unbroken Road, Journey's End, Solitude
@deco.ghirardello
@deco.ghirardello 9 ай бұрын
Essa história é fantástica. Vale muito a leitura e releitura. O Shackleton realmente se destaca por tudo, desde bravura e conhecimento até o poder de liderança de equipe. Pra quem quiser saber e ver o Endurance, dá uma ohada nesse vídeo: kzbin.info/www/bejne/e2W1ppaOl7B7q5Isi=Os1p6NOCo1FYLKVF 😁
@nicoleandrade3092
@nicoleandrade3092 4 жыл бұрын
💙💙💙
@aleksandersanandres
@aleksandersanandres 7 жыл бұрын
Eu não canso dessa história...Falta ler a versão do próprio shackleton da história...
@ednumbair9722
@ednumbair9722 2 жыл бұрын
Estou lendo esse livro.. Tem um vídeo de música ambiente aqui no KZbin que tem uma fotografia. Dizem que essa imagem do vídeo é dessa expedição. Vou procurar e postar aqui...Você tem um rosto muito bonito.
kzbin.info/www/bejne/mZmQeXt9qt-qiLc
@gustavodeoliveiratelles7816
@gustavodeoliveiratelles7816 3 жыл бұрын
Ola Tamara, voce é uma pessoa especial... Parabéns! Veja, fiquei conhecendo hoje quando vi uma matéria de Elon Musk dizendo que pretende colonizar Marte e que seria como “Shackleton em sua viagem à Antártica”, disse Musk, em referência às múltiplas expedições do inglês Sir Ernest Henry Shackleton em busca do Polo Sul entre 1901 e 1922. Tenho uma curiosidade muito grande em saber se tem algum mistério sobre a Ilha Elefante ele relata alguma coisa no livro? Forte abraço!
@marlenemartim
@marlenemartim 5 жыл бұрын
Tenho esse livro e, no momento, estou relendo pela quinta vez.
@Shackleton1382
@Shackleton1382 7 жыл бұрын
O livro é realmente muito bom, principalmente porque muitas das fontes que o escritor usou para escrever o livro foram os diários de alguns dos componentes daquela emblemática expedição do notável Shackleton. Uma sugestão que dou é que, após a leitura desse livro, seja lido o próprio livro escrito pelo Ernest Shackleton, cujo título é Sul: a A Fantástica Viagem do Endurance, editora Alegro.
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
Muito bom, Luciano! Tem razão! coloquei a dica no fim do vídeo mas vale mesmo reforçar por aqui!! Valeu!
@Shackleton1382
@Shackleton1382 7 жыл бұрын
Tamara, saudações. É que eu vim terminar de assistir o vídeo completo agora há pouco (pois tive que interromper a sessão e sair para um compromisso e deixei para ver o vídeo depois) e, naquela ocasião, me precipitei e postei o comentário sobre o outro livro. Valeu e boa sorte.
@001369jcm
@001369jcm 6 жыл бұрын
Estas histórias do Pólo Sul, que fui ler após a travessia a remo, descobri de onde vem organização para uma viagem.
@claudiothiagoavilamenezes8430
@claudiothiagoavilamenezes8430 7 жыл бұрын
Você está cada dia melhor em video. Vou te mandar uma mensagem no instagram de feedback sobre o video
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
Ebaa!!! Muito obrigada, Claudio!!! Manda sim!
@carlosaroliveira5
@carlosaroliveira5 4 жыл бұрын
1 E, como se determinou que havíamos de navegar para a Itália, entregaram Paulo, e alguns outros presos, a um centurião por nome Júlio, da coorte augusta. 2 E, embarcando nós em um navio adramitino, partimos navegando pelos lugares da costa da Ásia, estando conosco Aristarco, macedônio, de Tessalônica. 3 E chegamos no dia seguinte a Sidom, e Júlio, tratando Paulo humanamente, lhe permitiu ir ver os amigos, para que cuidassem dele. 4 E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porque os ventos eram contrários. 5 E, tendo atravessado o mar, ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia. 6 E, achando ali o centurião um navio de Alexandria, que navegava para a Itália, nos fez embarcar nele. 7 E, como por muitos dias navegássemos vagarosamente, havendo chegado apenas defronte de Cnido, não nos permitindo o vento ir mais adiante, navegamos abaixo de Creta, junto de Salmone. 8 E, consteando-a dificilmente, chegamos a um lugar chamando Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laséia. 9 E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava, 10 Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas. 11 Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo. 12 E, como aquele porto não era cômodo para invernar, os mais deles foram de parecer que se partisse dali para ver se podiam chegar a Fenice, que é um porto de Creta que olha para o lado do vento da África e do Coro, e invernar ali. 13 E, soprando o sul brandamente, lhes pareceu terem já o que desejavam e, fazendo-se de vela, foram de muito perto costeando Creta. 14 Mas não muito depois deu nela um pé de vento, chamado Euro-aquilão. 15 E, sendo o navio arrebatado, e não podendo navegar contra o vento, dando de mão a tudo, nos deixamos ir à toa. 16 E, correndo abaixo de uma pequena ilha chamada Clauda, apenas pudemos ganhar o batel. 17 E, levado este para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, amainadas as velas, assim foram à toa. 18 E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio. 19 E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio. 20 E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos. _Atos 27.1-20_
@EricOliveiraB
@EricOliveiraB 6 жыл бұрын
Que bacana seu video, eu também como muitos aqui lí a história de Shackleton por influência do Amyr Klink, e por acaso eu encontrei as fotos feitas pelo australiano Frank Hurley no website do State Library of New South Wales nesse link! archival.sl.nsw.gov.au/Details/archive/110077149 são vários álbuns.
@TamaraKlink 6 жыл бұрын
uau!! boa dica!!!
obrigada eric!!
@ricardonegrao1044
@ricardonegrao1044 7 жыл бұрын
ja assisti um documentário dessa história fascinante..a propósito, vi uma palestra do seu pai aqui no Sesc Sorocaba e fiquei pensando. ..bem q vc podia vir aqui nos dar o ar da graça. .fiquei sem jeito p ir falar pessoalmente c o Amyr mas se vc viesse eu iria criar coragem..queria comprar o livro de vcs p minha filha da viagem p Antártica. ela tem 5 anos. será mto nova p contar a história p ela??? bjo..sucesso
@ymnfjv
@ymnfjv 7 жыл бұрын
Fico pensando na coragem e determinação desses caras, desbravar o desconhecido sem recursos! Admirável!
Eu também, Yuri!!
@luisoctaviomellodesouza3765
@luisoctaviomellodesouza3765 5 жыл бұрын
Acabei de ler o livro, e achei ótimo o seu resumo, tamara! Eu gostaria de saber o nome do livro de fotos (não o endurance, o outro). Procurei no google, mas não encontrei. Um abraço!
@lucaslynda
@lucaslynda 4 жыл бұрын
Olá. Terminei de ler o livro hoje de madrugada. Não aguentei. vim pra cá ver os relatos. Achei incrível. Pow, onde eu consigo este livro de fotografias e este do endurance?
@ocontadordehistoria.lincol8229
@ocontadordehistoria.lincol8229 6 жыл бұрын
Tem um documentário sobre essa história com fotos e maiores detalhes. Este documentário está no próprio KZbin. A tripulação tinha comida para mais de um ano e ninguém morre na história ..kkkk
@wagnerbarbosa1228
@wagnerbarbosa1228 4 жыл бұрын
Tamara , o que aconteceu com os cachorros? Aproveitando sugiro melhor o som da sua gravação
@whozz 3 жыл бұрын
Tiveram que ser sacrificados (em diferentes momentos), pois ou não aguentariam as condições climáticas ou a comida estava se tornando escassa. Inclusive, antes de abandonarem a banquisa e partirem em direção à Elephant Island, a situação era tão séria que os últimos cães a serem abatidos foram comidos.
@samuelsam1511
@samuelsam1511 4 жыл бұрын
Massa
@MarcosSantos-pp4ul
@MarcosSantos-pp4ul 7 жыл бұрын
Parabéns Tamara pelos videos cada vez mais bacanas! A expedição do Shackleton é sempre uma inspiração e você a contou muito bem. Tem um link com um histórico resumido que fiz em uma página web que trata da história e exploração da Antártica. No finalzinho desta aba do link a seguir tem uma singela homenagem a alguém que você conhece bem: sotalia.com.br/index.php/pesquisa-e-conservacao/textos-educativos/antartica#história-e-exploração-da-antártica. Sucesso com os videos!!!!
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
Muito obrigada!!! ahh!! gostei!!! E legal o blog! você é do IO?
@MarcosSantos-pp4ul
@MarcosSantos-pp4ul 7 жыл бұрын
Sim, somos vizinhos na USP. Coordeno um laboratório de pesquisa com mamíferos marinhos. Quando quiserem visitar o IO, é só avisar. Ao longo do ano sempre tem uns eventos bacanas por lá. Muitos deles são divulgados na página io.usp.br.
@ronaldvantol5380
@ronaldvantol5380 4 жыл бұрын
Shacklelton ficou conhecido como grande líder mas o verdadeiro capitão/navegador da expedição foi o responsável por todos terminarem vivos.
@vanderleibenvegnu7615
@vanderleibenvegnu7615 4 жыл бұрын
Trabalho em equipe fantástico...
@ezequieldiassiqueiranetodi9960
@ezequieldiassiqueiranetodi9960 7 жыл бұрын
essa menina é incrivel, pena que nao pode acompanhar a construçao ( a montagem do paraty 02).
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
oi ezequiel! Eu era muito pequena para entender, mas gostaria de ter acompanhado sim! Abraço!
@cassioseixas9429
@cassioseixas9429 6 жыл бұрын
Tamara, depois que comecei a ver os seus vídeos ( o primeiro foi da viagem para Vitória ) estou tentando ver todos. Foi eu quem sugeriu ver se é possível datá-los pois não consigo sequenciar corretamente, embora não faz tanta diferença porque não são sequências mesmo e sim temáticos. Esse que vi hoje, também já li o livro, você mandou ver no spoiler, hein ???? kkkkkk. Considero você muito inteligente, sagaz e destemida. Os vídeos estão ótimos e acho que com o tempo você achará o formato melhor. Quando vi o vídeo da família toda reunida achei muito legal. Já tive oportunidade de assistir uma palestra do seu pai e vi fotos de quando vocês eram minúsculas. kkk. Parabéns e continue firme, pois está muito legal de ver. Quanto à viagem do Endurance (ainda), você poderia ter falado de alguns personagens pitorescos que fizeram parte da saga. Abração.
@vanderleibenvegnu7615
@vanderleibenvegnu7615 4 жыл бұрын
Muito boa sua narrativa, parabéns. Tem um podcast, Escriba Café, que narra a história de forma excepcional. Quem quiser ouvir acesse: escribacafe.com/?s=Expedição+&Enviar=Buscar
@ernestocomelli527
@ernestocomelli527 7 жыл бұрын
Onde encontrar esse livro de fotos...já procurei nas principais livrarias mas.....nada...
@esplosivamentemaluco
@esplosivamentemaluco 7 жыл бұрын
Estou lendo o Endurance: a lendária expedição de Shackleton à Antártida da Caroline Alexander, me parece muito bacana e tem varias fotografias da jornada. Não terminei o vídeo pra não pegar tanto spoiler kkkkk
@TamaraKlink 7 жыл бұрын
hahahaha boa!!!!! eu mencionei esse livro no final do vídeo!! Boa leitura! :)
@manueldiaz493
@manueldiaz493 23 күн бұрын
Como comentário de um livro ,ou uma resenha do livro ,é interessante. Mas a versão do Shackleton para o resgate da sua tripulação ,omite VERGONHOSAMENTE a intervenção da Armada de Chile. O navio que resgatou os naufragos na ilha Elefante foi o Escampavia Yelcho ,da Armada de Chile. Shackleton foi pedir socorro as autoridades chilenas de Punta Arenas,e a Armada de Chile disponibilizou esse navio comandado pelo Piloto 2° Luis Pardo Villalón , em nenhum momento do seu livro Shackleton reconhece que foi a pericia do marino chileno que conduz seu navio ,pequeno e velho ,no meio dos gelos antarticos até chegar aonde estavam os naufragos. Um navio pertencente à Armada de Chile ,NUNCA ia ser deixado em mãos de outro comandante que não fosse um oficial chileno. Aconselho à Srta. Tamara ler um pouco da História do Piloto Pardo e sua aventura nos gelos antarticos para resgatar esse pessoal .Toda a operação esta nas bitácoras da Armada de Chile,para que seja lida quando e por quem quiser.
@filadachefe
@filadachefe 5 жыл бұрын
oi
@enavegant4211
@enavegant4211 5 жыл бұрын
Tamara nunca me respondiste que hacian con los desechos generados en el barco durante los viajes a la antartida. Será que el cocó lo están lanzando al mar? (muy poco ecológico). Las bases chilenas lo traen de vuelta a nuestro continente para procesarlo correctamente. Nada queda contaminando allá en ese hermoso lugar.
@TamaraKlink 5 жыл бұрын
hola eNavegant En realidad, hoy en dia todos los barcos deben tener tanques de retención para retener los desechos y no dejarlos en la Antártida
@enavegant4211
@enavegant4211 5 жыл бұрын
@@TamaraKlink Gracias por la respuesta Tamara. En el caso de largas estadías o travesías oceánicas cómo se resuelve? Un velero tiene capacidad para cuantos meses?
@Fred1976
@Fred1976 7 жыл бұрын
Coincidência ou não, mas há uns 10 dias assisti um filme de curta duração sobre Shackleton! Ótimo resumo Tamara! kzbin.info/www/bejne/bGW7en5rlM-saqM
legal!!!! Valeu fred!
Million Show
когда не обедаешь в школе // EVA mash
EVA mash
Стойкость Фёдора поразила всех!
МИНУС БАЛЛ
Inside Out 2: ENVY & DISGUST STOLE JOY's DRINKS!!
AnythingAlexia
RISCOS
A incrível viagem de Shackleton | Vevsvaladares
Vevsvaladares
Ideias e trabalhos a bordo veleiro Matahari Temp:1#8
VIVENDO EM ORÇA
Episódio #244 COMPLETO com Tamara Klink.
Endörfina TV com Michel Bögli
Survival! The Shackleton Story
National Geographic Creative
Matéria de Capa | Shackleton, a missão | 27/03/2022
Matéria de Capa
O QUE FAZ UM NAVEGADOR? | KNOX JOHNSTON
COMO VENCI A PREGUIÇA: DISCIPLINA É LIBERDADE
Tamara Klink
CÉU ACESO (Eastbourne - Amsterdam)