A lenda do Lago Paranoá Era uma vez um homem destemido. O nome dele era Juscelino Kubitschek. Ele decidiu construir uma cidade inteirinha para ser a capital do Brasil. Ele era tão querido, que veio gente de todo canto para ajudar. Não satisfeito, além da cidade, ele mandou construir um lago bem grande em volta. E foi assim que surgiu o lago Paranoá. Só que os mais antigos dizem que não foi bem assim… Há muito tempo atrás, quando a capital do Brasil ainda era no Rio de Janeiro, o presidente JK inventou de construir Brasília para ser a nova capital. Construir uma cidade todinha dá muito trabalho. Então ele convidou todos os brasileiros para dar aquela forcinha! Veio gente do Nordeste, do Sul, do Sudeste, do Norte e do Centro-Oeste do Brasil. Gente de todas as idades e todas as profissões. E foi assim que a pequena Sara veio com toda a família para Brasília. O pai dela, senhor Epaminondas, ajudou a construir a Praça dos Três Poderes. Sabe aquelas pedrinhas no chão?! Foi ele quem colocou. Eles moravam num acampamento chamado Vila Amaury, e era lá que a pequena Sara passava as tardes inteirinhas brincando com os bichos do cerrado. Ela era apaixonada pelos lobos-guará, pelos tatus e até pelos lagartos. Mas, o que ela mais gostava de todos era o beija-flor. E sabe por quê? Porque ele ‘‘pára no ar’’. Toda vez que ela via um beija-flor voando paradinho, ela também ficava paradinha, só observando. - Pai, hoje eu vi um ‘‘pára no ar’’. - O nome dele é beija-flor, filha. - Eu sei! Mas ele “pára no ar”. E assim eram os dias da pequena Sara. Apaixonada pelo Cerrado e pelo elegante beija-flor. Só que um dia, tudo pegou fogo. Um incêndio feroz destruiu as casas, ruas e o cerrado. Todo mundo saiu correndo, menos a pequena Sara que fez de tudo para encontrar o seu amigo passarinho. - ‘‘Pára no ar’’! Oh, ‘‘Pára no ar’’! ‘‘Pára no ar’’! E nada! Fogo aumentou e ela teve que sair também. E eles nunca mais se viram. No dia seguinte, ela ainda voltou naquele pedaço de cerrado todo queimado para procurar seu amigo “pára no ar“, mas ele não estava mais lá. Dizem que ela chorou tanto, mas tanto, tanto, que suas lágrimas encheram, pouco a pouco, um grande lago que dá a volta em Brasília. E desde aquela época, em homenagem à amizade tão bonita entre uma menina e um passarinho, este lago se chama PARANOÁ.
@fatimamaia51033 жыл бұрын
Muito interessante!!!!
@deniomarrodrigues41883 жыл бұрын
Muito legal essas historias
@minhabsb3 жыл бұрын
Valeu demais!!
@flaviaviana-silva22663 жыл бұрын
Que legal!! A escola da minha filha usou esse vídeo hoje!
@minhabsb3 жыл бұрын
Legal! Qual é a escola? Nem nos avisaram rs
@flaviaviana-silva22663 жыл бұрын
@@minhabsb É o Jardim de Infância da 404N
@minhabsb3 жыл бұрын
Ah bacana :)
@leticiao3 жыл бұрын
"vem, vai ter bolo!" KKKKK
@Felipe-viana2 жыл бұрын
Kkkkk
@fatimamaia51033 жыл бұрын
Interessante
@anag53443 жыл бұрын
@minhabsb Que bacana! Gostaria de fazer um pedido a vocês: ativarem as CCs para podermos ler também, como um recurso educacional. Acredito que tem muito potencial os vídeos de vocês. Obrigada!
@minhabsb3 жыл бұрын
Pwnsei que já estava... vou olhar :)
@elenjoseph2 жыл бұрын
@@minhabsb Se precisar de ajuda, pode contar comigo. Meus alunos tbm pedem CC para poderem acompanhar o vídeo em Português e Inglês.