A LINDA PORTUGUESINHA da Chapada Diamantina. Rio de Contas é um pequeno Portugal na Bahia

  Рет қаралды 1,633

André Carvalho LUSOaBRaço

André Carvalho LUSOaBRaço

2 жыл бұрын

Se Portugal é considerado um "jardim a beira mar plantado", a cidade baiana de Rio de Contas certamente é o "jardim (português) plantado a beira da mais linda chapada brasileira, a Chapada Diamantina.
Veja este vídeo e entendas o que queremos dizer!
Uma cidade que se orgulha de suas tradições, passado e que possui forte presença e marca de colonos portugueses.
Este é o segundo de muitos vídeos a mostrar a portugalidade deste cantinho da Chapada Diamantina, uma das regiões mais lindas e especiais do Brasil.
A vila de Nossa Senhora Senhora do Livramento das Minas do Rio de Contas foi criada em 1723 e teve sua sede transferida para um local planejado, o Pouso dos Crioulos, em 1745. O Pouso dos Crioulos já existia desde o século XVII.
Situada ao sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas é uma das raras “cidades novas” coloniais, criada por Portugal, por meio de Provisão Real de 1745, que recomendava a escolha do sítio próximo a algum arraial estabelecido, em um local saudável, com traçado regular e arquitetura capaz de garantir seu embelezamento. Foi, assim, a primeira cidade planejada do Brasil. Na região já havia um pequeno povoado formado por escravos foragidos e alforriados conhecido como “Pouso dos Crioulos”, atual cidade de Brumado, que, em pouco tempo tornou-se ponto de pouso de viajantes vindos de Minas Gerais e Goiás que seguiam em direção a Salvador. O ouro, descoberto pelo bandeirante paulista Sebastião Pinheiro Raposo por volta de 1710, logo atraiu garimpeiros e comerciantes, e deu origem a outras povoações. A necessidade de melhor controlar as lavras de ouro aluvional e de garantir o pagamento do quinto levaram Portugal a criar, por meio da Provisão Real de 1745, a Vila Nova de Nossa Senhora do Livramento e Minas do Rio de Contas. A cidade surgiu como um centro de mineração de ouro e logo se transformou em verdadeira capital regional possuindo, inclusive, Casa de Fundição para recolher o quinto.
A vila viveu, na segunda metade do século XVIII, uma época de grande prosperidade econômica. As famílias mais abastadas importavam da Europa peças de uso pessoal e de decoração e ostentavam sua riqueza lançando pó de ouro nos Imperadores e Rainhas durante as procissões da festa do Divino Espírito Santo. São dessa época, segunda metade do século XVIII, os casarões em estilo colonial, hoje tombados pelo Iphan. O esgotamento do ouro, por volta de 1800, trouxe estagnação, agravada, a partir de 1844, com a descoberta de diamantes em Mucugê. Grande parte da população de Rio de Contas transferiu-se para aquela cidade em busca de novas riquezas. Mesmo com a queda da produção de ouro, Rio de Contas continuou sendo uma escala obrigatória no Caminho Real. Durante o século XIX, todo o tráfego para o sudoeste da Bacia do Rio São Francisco era feito por esse caminho. Além disso, a Casa de Fundição trouxe para a cidade a técnica da joalheira o que gerou uma metalúrgica artesanal que se transformou na base da economia local. Desenvolveu-se, também a agricultura baseada no café, cana-de-açúcar, cereais e tubérculos. Em 1885, a vila foi elevada à condição de cidade com a denominação de Minas do Rio de Contas. Em 1931, o município passou a se chamar Rio de Contas. No século XX, novas corridas de ouro ocorreram em 1932 e 1939. Rio de Contas preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe. O conjunto arquitetônico de Rio de Contas, constituído, basicamente, por edifícios da segunda metade do século XVIII e início do XIX, foi tombado pelo Iphan, em 1980. A cidade é, atualmente, polo ecoturístico da Bahia. Em 2001, Rio de Contas junto com a cidade de Caiteté foi cenário do filme “Abril Despedaçado”, do diretor Walter Salles. Além das centenas de edificações históricas da área urbana, nos arredores de Rio de Contas encontram-se vestígios de represas, aquedutos, túneis e galerias, que testemunharam a grande atividade de mineração naquele sítio.
ensinarhistoria.com.br/rio-de... - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
Graças à riqueza proveniente da exploração do ouro, foram construídos casarões coloniais no local, hoje tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Apesar do declínio vivenciado após a queda da produção de ouro, no século XVIII, Rio de Contas manteve sua importância geográfica por ser uma das escalas do Caminho Real
Assim, a Casa de Fundição, que devia combater a evasão de imposto, acabou por dar origem a uma metalúrgica artesanal - importante para a economia local, assim como o café e a cana de açúcar. Desta forma, a vila passou à condição de cidade em 1885, mas só adotou o nome de Rio de Contas em 1931.

Пікірлер: 156
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Prezados, estreamos hoje o novo vídeo feito na região de Rio de Contas, mais precisamente na aldeia (localidade) de Mato Grosso, nele falamos sobre a suposta miscigenação dos portugueses daquele local: kzbin.info/www/bejne/npPMXoh-gNmXkJo Obrigado!
@ajneves5102
@ajneves5102 2 жыл бұрын
Caro prof.André, o senhor melhor do que eu, tem muito melhor conhecimento dos dois países, tanto a nível visual como histórico, e como tal, chego há conclusão que na maioria do que expõe, posso dizer que o Brasil é um Portugal gigantesco e por sua vez Portugal é um Brasil em miniatura, digo isto por encontrar muitas parecenças tanto visuais como climáticos, só com a diferença, que nós temos as 4 estações do ano bem defenidas, ao contrário do Brasil. Gosto muito do trabalho que está a desenvolver, dando conhecimento ao povo do brasileiro daquilo que nós somos, que por razões interesse/políticas, se afastaram de nós, com muito ódio e deturpando a história e tudo aquilo que dizia respeito a nós. Mas enfim, a razão vem sem ao de cima, esquecendo que o ódio, é um sentimento difícil de controlar, e por isso o Brasil chegou onde chegou, que teve desde sempre capacidade para ser um país com lugar de destaque, e se tem algum destaque, é por ser um país poderosamente rico, e não pelas suas politicas ao longo dos anos. Por último, lamento profundamente este meu desabafo, mas é o que vejo, ouço é leio.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amigo Neves. Obrigado pelo comentário. De facto há muito a nos unir, apesar das léguas a nos separar ;) E penso que o Brasil já foi muito mais próximo e parecido com Portugal... O próprio ódio, ignorância e falta de educação de muitos brasileiros está a demonstrar o distanciamento dos bons modos e jeito acolhedor do português... Mas também não se pode generalizar, há muitos brasileiros cordiais e que preferem praticar o amor ao ódio. Creio que o verdadeiro conhecimento conduz ' a compreensão e, consequentemente , ao amor... E o amor une, estreita laços, não é mesmo... E isso que gostaria de fazer entre estes povos que são "troncos da mesma raiz". Um LUSOaBRaço!
@carlaadriana8877
@carlaadriana8877 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRacoOI? Ignorância dos brasileiros? Nem questionarei outras coisas, facilmente desconstruídas!
@joaobessa4632
@joaobessa4632 2 жыл бұрын
Rio de Contas é uma vila Portuguesa no hemisfério sul. Esta vila que o André tem a bondade de nos mostrar será num futuro próximo um destino turistico de exceção. Bem preservada, limpa e florida dará gosto em visitar. Eu não me importava nada de lá residir, pois inspira tranquilidade e paz. Este video mostra aos detratores do André que elogiar o Brasil e promover o Brasil implica mostrar o bom e o bonito do Brasil mas também aquilo que o Brasil terá que corrigir e melhorar. Há pouco tempo assisti a uma conferência de D. Bertrand, descendente de D.Pedro I e II do Brasil dizendo que o Brasil tem que recuperar a relação fraternal com Portugal e anular a cultura de ódio instrumentalizada nas ultimas décadas contra Portugal.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amigo João! Tudo bem? Muito obrigado pela bonita mensagem. Rio de Contas é mesmo um tesouro! Merecia ser muito mais bem visitada e conhecida, assim como Portugal, a história e a cultura portuguesa deveriam serem vistas e apreendidas com maior valor e apreço. Não sabia desta citação do D. Bertrand, ele tem toda razão. Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Prezados, não deixem de assistir este lindo vídeo sobre a mais alta, florida e portuguesa vila da Bahia, localizada a 22 Kms de Rio de Contas. kzbin.info/www/bejne/q4GpomOwaM6fpKc Obrigado!
@Theberto63
@Theberto63 2 жыл бұрын
Obrigado por dar a conhecer essas aldeias de origem Portuguesa
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Por nada José! É uma satisfação! Nos próximos vídeos teremos um bocadinho mais destas encantadoras aldeias e pequeninas cidades localizadas em uma paisagem belíssima da Chapada Diamantina. Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Prezados, foi lançado hoje um vídeo a contar a história desta cidade repleta de influências portuguesas, estejam à vontade para conhecer um bocadinho mais ;) kzbin.info/www/bejne/qJ61k3-MrruanLc Um LUSOaBRaço!
@1948lila
@1948lila 2 жыл бұрын
Raízes bem presentes de PORTUGAL ! no BRASIL!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Realmente! E é tão bonito observarmos isso, não? Um LUSOaBRaço!
@eduardoalves2994
@eduardoalves2994 2 жыл бұрын
BOA TARDE Sr. PROFESSOR. Obrigado por este vidio, Paraíso Autêntico! Todos nós! Deveria mos viver calmos tranquilos.! Para quê! Tantas guerras. Abraço de 🇵🇹
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Realmente amigo Eduardo! Com tantas possibilidades de termos paz, é muito estranho observar quem prefira o caos. Nada como tranquilidade! Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Vejam aqui o cantinho português em que fiquei hospedado em Rio de Contas: Pousada Portugal: kzbin.info/www/bejne/oHScqXaBoaplhsU Um LUSOaBRaço
@josecaetano2388
@josecaetano2388 Жыл бұрын
Faz-me lembrar algumas aldeias portuguesas Mais um video cheio de história e cultura Professor E porquê nestes videos culturais poucos ou nenhuns brasileiros veem comentar ??? Porque será???
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco Жыл бұрын
Pois é amigo. Lembra mesmo! Infelizmente são poucos os brasileiros atraídos por vídeos culturais... Uma pena... Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Aos que ainda não assistiram a parte anterior deste vídeo, estejam à vontade: kzbin.info/www/bejne/qaikk52XZbaflbc Obrigado.
@juliasantos-dt6qg
@juliasantos-dt6qg 2 жыл бұрын
Lindo, nem parece que existe nesse Brasil🙄 as raízes ficaram!!👌💓🇧🇷🇵🇹🙏
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Realmente Júlia! E muito bonito ver tais resquícios, tão bonitos por sinal ;) Um LUSOaBRaço!
@laurindabentes7457
@laurindabentes7457 2 жыл бұрын
Boa tarde Professor André tudo bem? Mais um vídeo maravilhoso ! 🇵🇹 Um LUSOaBRAço
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Boa noite querida amiga ;) Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@paulliniamagnolia
@paulliniamagnolia 2 жыл бұрын
Realmente uma pérola! Mesmo não estando dentro do circuito badalado, me parece bem estruturada para atender às demandas turísticas. Especialmente para quem faz o seu roteiro de carro, não? São as vantagens das viagens autônomas... E esse céu, hein?! Primavera dando o tom... E uma bonita trilha sonora para de somar ao canto dos pássaros. Um forte aBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amiga! Realmente, apesar de fora das rotas turísticas e de um turismo mais massificado, é sim muito bem estruturada e tem pessoas acolhedoras e que amam a cidade. Isso é muito bonito de se observar! Sim, o céu e os pássaros (incluindo as andorinhas, talvez emigradas de Portugal) deram um espetáculo a parte! Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço
@paulliniamagnolia
@paulliniamagnolia 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco tenho acompanhado muito devagarinho uma série chamada "História da alimentação no Brasil", baseada na obra de Câmara Cascudo e a influência portuguesa ( com traços da miscigenação indígena, sem sombra de dúvidas) na culinária brasileira é inegável. Você degustou alguma coisa interessante nessa cidade? Algum prato típico? Eu sei que você é vegetariano ( porque mencionou isso em uma transmissão do canal), mas sempre há alguma coisa interessante... Obrigada pela sua atenção e gentileza para comigo. Um forte aBRaço.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
@@paulliniamagnolia que bacana! Eu me interesso bastante em História da Alimentação, cursei uma optativa na UFPR ofertada pelo brilhante professor Carlos Antunes, infelizmente já falecido. Num evento que ele fez e participou representantes de Portugal, Espanha e Brasil ficou bem evidente tais influências. O que de mais original degustei foi cuscuz de milho no café da manhã, muito bom, feito num estilo de pastéis doces portugueses. Mas justamente pela limitação da minha dieta, acabei por não provar muitos pratos típicos.... Os queijos e lácteos da região também são muito bons, uma herança portuguesa. Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@paulliniamagnolia
@paulliniamagnolia 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco que incrível. Na série sobre a história da alimentação no Brasil, os primeiros episódios são dedicados à farinha e ao milho. Esses pastéis e bolinhos estão na base da riqueza culinária trazida pelo colonizador e resistem... Eu gosto muito de culinária. Cuscuz é maravilhoso. O paulista, o nordestino, com recheio, sem recheio - especialmente com recheio de queijo. O de farinha de mandioca também... e esse, no estilo pastel/bolinho. Eu me interesso também por culinária. Gosto de aprender e de degustar. Obrigada pela informação. Adorei saber. ABRaços.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
@@paulliniamagnolia que bacana. Realmente! E o milho - juntamente com a mandioca e o peixe - eram a base da alimentação dos nativos locais. Os portugueses conheciam apenas uma espécie de milho que eram espigas pequenininhas, chamado milho painço. Ao conhecerem as grandes espigas do milho americano devem ter se encantado! Também adoro os nossos cuscuzes. Sabe que tenho uma história bem interessante quando estava num hostel em Braga e conheci um rapaz de Goiás que ao saber que eu era paulista disse que amava o cuscuz daquele estado. Então resolvemos fazer o tal cuscuz que minha mãe fazia tão bem. Fez muito sucesso entre outro hóspedes, incluindo portugueses, um guineense e um ucraniano =D. Não sobrou nem migalhas ;) Beijinhos e um LUSOaBRaço!
@AdeliaQuina
@AdeliaQuina 2 жыл бұрын
Que lugar encantador! Parabéns e obrigada!❤️
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Fico feliz com teu apreço ;) Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@VictorPMarcos
@VictorPMarcos 2 жыл бұрын
Ainda não perdi a esperança de um dia visitar a Chapada Diamantina. Aguardo melhores dias para visitar longamente, este meu país irmão. Vou tomando nota das tuas propostas. Quem sabe, talvez um dia! Um LUSOaBRaço!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amigo Victor! Eu super recomendo a visita. A Chapada é imensa, no geral as pessoas seguem para Lençóis que é mais próxima de Salvador, mas não deixe de visitar Rio de Contas que é mais distante, todavia, mais tranquila e preservada. Serás super bem-vindo e sentirás em casa. Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço
@carlaadriana8877
@carlaadriana8877 2 жыл бұрын
Nossa, um turismo muito barato! Passe a pôr em prática!
2 жыл бұрын
Que linda amei. Que maravilha.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Que bom amiga! Ainda quero te ver lá! Beijinhos e um LUSOaBRaço!
@albanosousa7756
@albanosousa7756 2 жыл бұрын
Tem mesmo muito das aldeias de Portugal bem bonita👍🙏🇵🇹
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário Albano, esta cidadezinha é mesmo lindinha! Um LUSOaBRaço!
@marciopedroso8919
@marciopedroso8919 2 жыл бұрын
Muito bonito professor.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Que bom que gostou amigo Márcio! Um LUSOaBRaço!
@mariadasneves3470
@mariadasneves3470 2 жыл бұрын
mais um vídeo extraordinário de bom 👋👋👋👋 uma beleza que dá gosto de ver obrigado por nos mostra estás maravilhas. professor André tens todo o meu carinho e respeito. por você. e pelo seu trabalho Deus abençoe grandemente você é a sua família 👭👬👪👫 amém 🙌🙌🙏🙏💋💋.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá minha querida amiga! Fico muito feliz que tenhas apreciado tais belezas! Muito obrigado por mais um comentário generoso e carinhoso. Que tu e família sejam muito abençoadas. Beijinhos e um LUSOaBRaço!
@mariadasneves3470
@mariadasneves3470 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco obrigado digo eu por tantos conteúdos incrível que você nos tras 👍👋👋👋👋💋💚🙌🙌🙏🙏👍
@antoniaalmeida4620
@antoniaalmeida4620 2 жыл бұрын
Boa noite amigo André, é sem dúvida mais um pedacinho de Portugal Chapado à beira mar! Achei tudo muito parecido realmente e gostei muito! Muito obrigada pelo vídeo, um LUSOABRAÇO!
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amiga Antónia. Fico feliz que tenhas apreciado! Também achei lindas as semelhanças, sinal de que Portugal ainda está muito presente neste lindo lugar ;) Por nada, é uma grande satisfação. Um LUSOaBRaço!
@ceciliagrabulho4704
@ceciliagrabulho4704 2 жыл бұрын
Boa tarde professor, espero que esteja bem! Adorei o vídeo 😁👏🌟. Muito obrigada e aqui de Portugal vai um abraço e os desejos de muitas felicidades 🙏👏
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Muito obrigado Cecília. Estou bem, em viagem. Fico feliz que tenhas apreciado! Obrigado pelo comentário e votos! Desejo-te muita luz e um fraterno LUSOaBRaço!
@ceciliagrabulho4704
@ceciliagrabulho4704 2 жыл бұрын
Obrigada pela atenção professor! Bom dia para si e estando em viagem, boa viagem e corra tudo bem. Um abraço fraterno aqui de Portugal! 🙏👏🌟
@rosamariaribeiro4600
@rosamariaribeiro4600 2 жыл бұрын
Gostei muito, professor André! Que lugar encantador! É muito interessante, fazerem questão de preservar tudo, como era antigamente, o asfalto em pedra, e a traça original das casas, e por isso, é tão bonito e acolhedor. Obrigada! LusoaBRaço.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Penso o mesmo amiga ! E pensar que antes todo o Brasil era assim... Mas a portugalidade, beleza e tranquilidade que a cidade ainda conserva acabam por garantir a originalidade e encantos de Rio de Contas. Fico feliz que tenhas se encantado! Um LUSOaBRaço!
@quintinoferreira5849
@quintinoferreira5849 2 жыл бұрын
Boas prof André. Bonito vídeo com um pedacinho de Portugal no Brasil. Grande abraço.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Boas querido amigo. Este pedacinho luso é muito especial! Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@marie3587
@marie3587 2 жыл бұрын
André gostei de conhecer esse lugar, Muito lindo e cuidado, feito de paz e de harmonia:)
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
Já sabe do acontecimento com o cônsul português e família roubados e sequestrados no Rio . Tristeza !! Pelo menos não mataram ninguém 🙏
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Fico satisfeito com seu apreço Marie ;) Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço
@carloscanteiro2508
@carloscanteiro2508 2 жыл бұрын
Obrigado prpfessor lugar encantador e merecedor de visita , contudo acho que a perfeittura deveria investir mais em urbanismo, essa praça ficaria linda com árvores e bancos de jardim. E asfalto na estrada , acredito que não seja um municipio abastado .
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Por nada amigo! Creio que este parque é mantido assim com menos árvores e estrutura urbanística pois nele costuma ocorrer as festas que reúnem multidões, como Carnaval, Festa do Divino e do Corpo de Deus. As outras duas praças possuem maior arborização e bancos. Eu particularmente acho interessante manter o calçamento original, mas concordo que as regiões mais novas da cidade e os acessos 'as localidades mereceriam asfaltamento. Realmente o município não é abastado de recursos financeiros, mas é riquíssimo em cultura e natureza! Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço
@rosacruz6353
@rosacruz6353 2 жыл бұрын
Boa noite a todos, professor André vendo este vídeo nem parece que estamos no séc XXl
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Realmente amiga Rosa, é um retorno ao passado! Adoro isso ;)
@alentejolivre
@alentejolivre 2 жыл бұрын
Parabéns, meu amigo! Com esse teu gosto pela descoberta de pequenos lugares de feição lusitana no Brasil, acho que irias fazer imagens incríveis deambulando pelo centro histórico de São Luís, no meu amado Maranhão.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Com toda certeza amigo. Já estive duas vezes em São Luís, mas naquela altura eu não produzia vídeos, apenas fotos. Há um tempinho lia Ferreira Gullar e me imaginava a passear pela linda capital do Marnhão! Um LUSOaBRaço!
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
Desculpe a pergunta , mas Alentejo livre !! De quê? É algum movimento separatista ou reivindicativo , com a cruz de Cristo e missa de quilombolas , fez - me curiosidade
@alentejolivre
@alentejolivre 2 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 Obrigado pela pergunta. Não consigo responder de forma telegráfica sobre o meu nickname. Para isso seria necessário voltar no tempo, às lutas estudantis, em Coimbra, pelos anos 90. Quanto à imagem, também faz parte da minha história de vida, desta feita com comunidades quilombolas no estado do Maranhão, Nordeste Brasileiro.
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@alentejolivre é brasileiro portanto ? Isso é o que eu chamo de um belo não esclarecimento . Para mim , que sou português esse nome de perfil é um pouco estranho e sem nexo , é um pouco como Lisboa livre ou Porto livre ou até Algarve independente , não faz qualquer sentido para nós portugueses . Mas estou convencido de que o fará para si , foi apenas curiosidade minha . De toda a maneira obrigado por nada, continuo assim a imaginar que será somente um título provocativo .
@alentejolivre
@alentejolivre 2 жыл бұрын
​ @Luís Tadeu de Castro Barbosa e Melo Peço desculpa, mas há aí um enorme equívoco. Sou alentejano nato (e criado até à adolescência)! Era já universitário, em Coimbra, quando rumei ao Nordeste Brasileiro, onde posteriormente viria a morar, acompanhando comunidades Sem-Terra e Quilombolas. Aí, fizeram-me Nordestino de Coração. Quanto ao nickname do perfil, não o considero "provocativo". Quem me conhece e sabe acerca do meu percurso de vida, verá a lógica e entenderá toda a sua razão de ser. Quem não me conhece, poderá seguir a foto do perfil e descobrir (se for esse o caso!) a pérola musical e literária de Milton Nascimento e Pedro Casaldáliga (em colaboração com Pedro Tierra) que dá pelo nome de "Missa dos Quilombos". Deixo o convite, extensivo aos demais seguidores do LUSOaBRaço
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 2 жыл бұрын
A baía de não me engano as construções São património da humanidade corrija amigo lindo abraço do norte do distrito de Aveiro 🇵🇹🇪🇺🇧🇷 o outono está a ficar muito frio já bem aí as primeiras geadas não demoro a acender a lareira Lusoabraço
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amigo! Sim, o Pelourinho, no centro de Salvador da Bahia, que se assemelha muito com Lisboa, é património da Humanidade tombado pela UNESCO, Rio de Contas que se localiza há uns 700 Kms da capital baiana, infelizmente só possui imóveis (quase 300 deles) tombados pelo Património Nacional. Um LUSOaBRaço de Campinas, terra das andorinhas e de muitos portugueses que emigraram para estas terras ;)
@joaquimsilvadomingues6927
@joaquimsilvadomingues6927 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco obrigada que pena darem cabo do património Abraço
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
Essa zona é fria durante a noite . Suponho que sim . Essa neblina no vale deve fazer descer a temperatura durante a noite . Tudo tão viçoso e verde .
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Para os padrões locais é fria, tipo temperatura primaveril em Portugal, mas no inverno as mínimas podem chegar a 5 graus, mas isso apenas em julho ou agosto. E é interessante que não muito distante de lá há zonas bem secas, realmente há um micro-clima. Um LUSOaBRaço!
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco essas casas não são isoladas termicamente devido à idade ,como se aquecem no inverno ?
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco provavelmente da mesma maneira que aqui nas aldeias portuguesas com mais uma manta na cama , e lareira ! Afinal não é assim tão diferente !
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
Eu acho que me ia dar bem nesse clima , mas especialmente aí .
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 também penso que serias muito bem-vindo e irias sentir muito bem ;) Um LUSOaBRaço
@ruicosta3269
@ruicosta3269 2 жыл бұрын
Boa noite André tu podes por mais este teu vidio no grupo
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Claro amigo! Com muito gosto ;) Um LUSOaBRaço!
@mjjaptt
@mjjaptt 2 жыл бұрын
Belo.muito belo....nesse magnifica paisagem luso.tropical eu preferia escutar a guitarra e não o piano preferia escutar Antônio Zambujo a essa cantora brega.....mas esses promenores não ofuscam o essencial.parabens pela reportagem.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá José ! Obrigado pelo comentário, agradeço inclusive a crítica e sugestão. Resolvi colocar um piano mais puxado para o órgão e o cravo para proporcionar um ar barroco, já que no vídeo anterior a guitarra portuguesa reinou do inicio ao fim ;) Mas os vídeos vindouros terão mais guitarras que pianos. E muito bem aceita a sugestão do Azambujo, embora eu considere que a Fafá (nem sempre brega) interprete muito bem este clássico do Chico Buarque que tanto tem a ver com a proposta deste canal! Fico feliz por teres apreciado a beleza ;) Um LUSOaBRaço
@mjjaptt
@mjjaptt 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco obrigado pelo retorno. Para quem produz e natural que questões técnico artísticas contém mais mas para o leigo que vê e escuta nem sempre sente do mesmo modo. O barroco que o cravo e piano possa trazer distrai do bucólico da imagem. Tente sobrepor as belas imagens que nos deu a conhecer com o fundo musical de quase um fado do Rodrigo Maranhão e Antônio Zambujo....não faco Jaba .....apenas uma leve nuance luso tropical. Quanto ao brega( eheh ) não foi ofensa....mas me desculpe.
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
@@mjjaptt por nada amigo. Opiniões e sugestões são sempre bem-vindas, esteja sempre à vontade. Eu, por exemplo, não conheço Rodrigo Maranhão e procurarei por ele. Muito obrigado! E compreendi quanto ao brega, ela mesmo se admite como tal, mas esta música em si, é um clássico da MPB. Um LUSOaBRaço!
@celeste6300
@celeste6300 6 ай бұрын
O António Zambujo! Ao menos ele existe !
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
André , desculpa a pergunta mas estavas a filmar em modo automático ? Se filmares em manual podes subir o ISO ( SENSIBILIDADE À LUZ ) para 3200 ou até 6400 vais ver que a câmera foca com mais facilidade quando em situações nocturnas claro ! .
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Olá amigo. Estava sim. Obrigado pela dica. Realmente não me atentei em aumentar o ISO.} Obrigado pelo comentário! Um LUSOaBRaço!
@huxleybomfim8063
@huxleybomfim8063 2 жыл бұрын
Não vejo razão para rivalidades entre países que se completam Brasil é Portugal e vice versa
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Penso o mesmo amigo! Deveria é ter maior união e integração. E mais conhecimento da parte dos brasileiros sobre Portugal e os portugueses, pois eles nos conhece muito bem e ao Brasil também! Um LUSOaBRaço!
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
Essa Vila deve mesmo ser um dos raros milagres no Brasil e com tantas rosas fez- me lembrar o milagre de santa Isabel . ... Que levas no regaço senhora , esbanjando pão para dar a todos quantos lho pedem ? São rosas ,senhor são rosas ( diz mentindo ) e abrindo o regaço dele caiem de facto rosas aos pés de seu rei e marido .
@celeste6300
@celeste6300 2 жыл бұрын
Tambem é verdade que os súbditos trabalhavam de graça para o Rei e tinham de ter em conta, ser uma honra Não tinha a obrigação de pagar. Não me suprendia que ela desse o pão. Afinal ,não é muito diferente de agora ! É preciso pão na mesa ! Eu gosto mais de rosas de Sta Teresinha . Não vi nenhuma na Chapada Diamantina !
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@celeste6300 ela distribuía o pão pelos enfermos e pedintes de rua ,os súbditos comiam na corte e regra geral não passavam necessidades . Eu gosto mais de lírios é a minha flor de eleição . Rosas de santa Teresinha não conheço sequer ,acho eu ! Sim claro nem só de pão vive o homem , Mas quentinho com manteiga e uma malga de chá de hortelã nunca nego .
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@celeste6300 ora essa ,fui agora mesmo pesquisar e conheço sim as ditas rosas ,mas nunca lhes dei esse nome eram apenas rosas silvestres .
@celeste6300
@celeste6300 2 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 Eu tenho muita devoção a Sta Teresinha do Menino Jesus de Lisieux 🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺. Hoje, dia de todos os Santos lhe peço Bençãos para Chapada Diamantina e seu povo. Haverá pessoas muito amorosas a Sta Teresinha do Menino Jesus !
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@celeste6300 acho muito bem ,cada qual acredita nos santos que quer . Eu sou crente mas só em Deus e no filho ! Santos serão no máximo pessoas boas que existiram ,mas morreram e essa condição é impeditiva de nos poderem ajudar seja no que for ! Mas é como digo a fé de cada um é muito própria e pessoal .
@ruicosta3269
@ruicosta3269 2 жыл бұрын
Até se vê a igreja como é cá em Portugal
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
A igreja é quase igual à igreja antiga da freguesia onde vivo .
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
Pois é! Muitas igrejas no Brasil são parecidas mesmo, especialmente as do século XVIII e XIX
@luistadeudecastrobarbosaem7708
@luistadeudecastrobarbosaem7708 2 жыл бұрын
@@LUSOaBRaco obedeciam a um plano pré estabelecido , a uma norma e com ligeiras alterações eram muito similares entre si tanto no Brasil como em Portugal ou no resto dos países lusófonos .
@LUSOaBRaco
@LUSOaBRaco 2 жыл бұрын
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 exatamente! Havia manuais e mesmo escolas de artífices. Embora as igrejas barrocas mineiras tenham uma peculiaridade expressiva, impossível não desvinculá-las das congéneres no Note de Portugal. Ainda farei um vídeo sobre isso a comparar as igrejas de Braga com as de Ouro Preto e Congonhas. Um LUSOaBRaço!
@celeste6300
@celeste6300 6 ай бұрын
Encontramos em zonas do distrito de Santarém ! Quem vai à sopa da pedra ou vai às grutas ! Covão do feto Mira D' Aires a caminho de Fátima! Gostamos de vêr as parecenças! Chapada Diamantina , Rio de Contas , seja aquele Diamante mais esverdiado ... Vídio muito bonito 💎
- А что в креме? - Это кАкАооо! #КондитерДети
00:24
Телеканал ПЯТНИЦА
Рет қаралды 7 МЛН
Пранк пошел не по плану…🥲
00:59
Саша Квашеная
Рет қаралды 6 МЛН
Задержи дыхание дольше всех!
00:42
Аришнев
Рет қаралды 2,9 МЛН
Llegó al techo 😱
00:37
Juan De Dios Pantoja
Рет қаралды 51 МЛН
ESSA É A CIDADE HISTÓRICA DE DIAMANTINA COM MAIS DE 300 ANOS
31:53
Vivendo Estradas
Рет қаралды 4,4 М.
Perles de Cristal - Polka - Georges Hamel
5:03
Leonel Mateus - Acordeonista - Página Oficial
Рет қаралды 964
MORRO DO CHAPÉU-BA, A CHAPADA DIAMANTINA QUE POUCOS CONHECEM
37:27
Eu no Nordeste
Рет қаралды 61 М.
cidade de palmeiras bahia chapada diamantina brazil
13:20
DESTINO E AVENTURAS
Рет қаралды 10 М.
Lençóis, Bahia, cidade histórica e turística na Chapada Diamantina, Ba. #sertãobaiano.
15:47
- А что в креме? - Это кАкАооо! #КондитерДети
00:24
Телеканал ПЯТНИЦА
Рет қаралды 7 МЛН