Рет қаралды 35,343
Segunda videoaula da série que celebra a obra de um dos maiores artistas do país nos trinta anos de sua morte. Neste episódio, Arthur Nestrovski fala sobre a parceria entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que começou em "Orfeu da Conceição" e mudou o rumo da canção brasileira moderna.
Orfeu da Conceição tem como inspiração o mito grego de Orfeu, um jovem tocador de lira que, diante do falecimento da amada Eurídice, decide buscá-la no reino dos mortos. Na versão brasileira, seu enredo teve como cenário os morros cariocas e os atores eram majoritariamente negros. A produção estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com cenografia de Oscar Niemeyer.
Mais uma vez acompanhado pela cantora Paula Morelenbaum, o violonista e compositor Arthur Nestrovski passeia pelo cancioneiro do espetáculo, esmiuçando canções como "Se todos fossem iguais a você", "A felicidade", "Lamento no morro" e "Modinha". São as primeiras colaborações de uma amizade que foi transformadora para a música popular brasileira.
A série foi gravada em São Paulo, na Associação Cultural Cachuera, e tem produção da piauí, coprodução da Jobim Music e patrocínio da Natura. A direção é de Renato Terra, responsável por documentários musicais como "Uma noite em 67" e "Narciso em férias", além das séries sobre Nara Leão e Tim Maia.