Excelente aula! Apenas uma pequena contribuição de quem é músico e apaixonado por acústica e matemática: Aos 42:55 o termo correto para "cordas vocais" é "pregas vocais" (embora eu também considere que "cordas vocais" é um termo mais bonito e mais popular). Outra coisa: as pregas ou cordas vocais não são mais longas no homens do que nas mulheres, elas são mais grossas (daí a relação com o som grave). Nas mulheres, as pregas vocais são mais finas e vibram mais rápido, por isso emitem sons mais agudos. Isso pode ser facilmente verificado em qualquer instrumento de cordas, onde as cordas mais grossas emitem sons mais graves e as mais finas, sons mais agudos, sem, contudo, modificar o seu tamanho longitudinal.
@DanielMoralles7 жыл бұрын
Poxa, Bacana demais! Sou músico e sempre curioso, Gratidão
@makemusicbrasil80776 жыл бұрын
Parabéns! Todo conteúdo deste tipo é ótimo. :)
@MATEMOTIVANDO2 жыл бұрын
Incrível como até a garotada vem mudando, seja pela cultura como pela base familiar... não precisava fazer cambalhota e se vestir de palhaço para prender a atenção. Um ensino de qualidade deve ser o maior atrativo!
@celsinho198711 жыл бұрын
muito bom!!!!!!
@ellencassia32078 ай бұрын
qual software é esse ?
@shewolf21828 жыл бұрын
piano é instrumento de percussão ;/
@DanielMoralles7 жыл бұрын
e porque a :/ ? :)
@shewolf21827 жыл бұрын
Por conta que o som é provido de pancadas nas cordas dentro do piano 🎹
@ideiascantadas4 жыл бұрын
@@DanielMoralles errado, Piano é instrumento de corda
@RonaldoNovaesUSP2 жыл бұрын
Na categorização tradicional (classificação por "famílias" de instrumentos) o piano era classificado com um instrumento de "cordas percussivas" (como o seu ancestral, o saltério). A partir da classificação de Hornbostel-Sachs (1914), houve uma mudança no sistema e os instrumentos passaram a ser categorizados pela sua produção sonora (cordas, membranas, vento/sopro, eletrônicos). Nesse sentido, a classificação correta do piano é como um cordofone (a execução fica em segundo plano, já que as cordas podem ser tangidas, beliscadas, percutidas, friccionadas etc.). Se quiser se aprofundar no assunto, busque por Musicologia/Organologia/História dos Instrumentos Musicais. Abraço!