Chega a ser cômico: Para entrar em medicina observa-se a habilidade da pessoa em calcular área de triângulos ao invés de sua humanidade e empatia com o próximo. É por isso que se vê mais médicos preocupados com a saúde de sua carteira/status/reconhecimento do que com a de seus pacientes.
@kira95 жыл бұрын
kKKKKKKKKKKKKk vc quer ser atendido por um amiguinho seu sem conhecimento nenhum ou por um Dr. House que irá salvar sua vida? OBS: Óbvio que essa comparação que fiz n tem nexo, assim como o seu comentário!
@giovanasouza50515 жыл бұрын
Real
@samir1234567890313 жыл бұрын
@@kira9 kkkk Verdade
@franciellemendesgomes32815 жыл бұрын
Oi Thaís! Também estou no 5° ano de Medicina e também quero Medicina de Família e Comunidade como especialização, desde antes de entrar na faculdade, inclusive. Assim como vc disse em outro vídeo, não existe outra área que faça com que meus olhos brilhem tanto e meu coração bata tão forte quanto essa área de atuação do médico. Eu realmente acredito que é uma das áreas em que a medicina pode fazer mais diferença na vida das pessoas. Não sou muito de comentar em vídeos no KZbin, mas quis compartilhar uma história aqui com vc depois de te escutar nesse vídeo. Em março desse ano, eu terminei o meu primeiro ciclo de internato, o de Clínica Médica. Era o meu internato mais esperado, justamente por se aproximar tanto do que eu quero fazer no futuro (depois vi que muitas coisas são diferentes, mas enfim). O meu preceptor durante todo o internato de clínica foi um médico desses conhecidos até na lua, super referência na área de especialidade dele (Gastro) e conhecido por ser extremamente inteligente. De fato, ele nos impressionava sempre com a quantidade de informações que ele tinha ali, na ponta da língua. Um dia, ele perguntou para nós, alunos dele de internato (éramos 4), qual especialidade gostaríamos de seguir. Deixei pra falar por último, depois dos colegas que responderam Cirurgia, Ginecologia e Neurologia. Quando eu disse que queria MFC, ele soltou um "MEU DEUS DO CÉU" com um espanto tamanho que eu não conseguiria reproduzir. E não disse mais nada naquele dia. Poucos dias depois, já sabendo da minha opção, ele fez um discurso, não direcionado a mim, mas como se estivesse nos "incentivando", dizendo que nós, estudantes de universidade pública, éramos "bons demais" pra escolher trabalhar na atenção primária, que era um absurdo a forma com que os currículos eram montados, aproximando cada vez mais os alunos do centro de saúde e afastando das novas tecnologias hospitalares e blá blá blá, e que com isso ficaríamos mais "burros". Só sei que cheguei em casa nesse dia e desabei no choro, assim como vc ontem, incrédula de como, em pleno 2019, um médico como ele, inteligente, reconhecido e professor de uma universidade federal aliada ao SUS, pode dizer uma bobagem desse tamanho. Me senti pequena naquele dia e chorei porque eu odeio quando alguém me faz me sentir pequena. Não tem nenhum dia que eu não lembre disso, sabe. E o que eu mais desejo é ser grande o suficiente pra ter a honra de trabalhar em um centro de saúde, como médica de família, e fazer a diferença na vida das pessoas. Enfim, infelizmente, não é só com vc que isso acontece.
@agnesclima5 жыл бұрын
Você vai longe e você sabe disso, isso basta.
@franciellemendesgomes32815 жыл бұрын
@@agnesclima Oxe, iremos todas! ❤
@avidamedicina5 жыл бұрын
Francielle Mendes Gomes querida ❤️❤️❤️❤️ então ainda vamos nos encontrar muito! E seremos muito maiores que tudo isso!
@anafonseca5155 жыл бұрын
Não se sinta pequena continue aceitando em você e no seu potencial para fazer a diferença, com certeza será uma excelente profissional eu ainda não sei a especialização que eu quero mas como a minha sempre fala com tanto amor sobre trabalhar no atendimento público isso vem me conquistando aos poucos.
@andresa93805 жыл бұрын
Francielle Mendes Gomes quando você for uma “médica de postinho” excepcional você só vai precisar existir pra calar a boca desse povinho esnobe. E já que eles gostam tanto de tecnologia e estudos, deviam consultar os que já fizeram a respeito do custo benefício de uma população bem assistida pela AP.
@patriciamelloc5 жыл бұрын
Estou no quinto ano e também penso em MFC. O problema começa na faculdade...os próprios professores colocam na cabeça dos alunos que essa especialidade é o que sobra e é degradante para o médico. Quando vezes já ouvi médicos falando com desprezo da medicina de família. Mas sabe o que acho? O médico de família é o mais completo, é o que precisa ter mais conteúdo. Médico de família trata de tudo, de gente...é criança, adulto, gestante, idoso...o que vier. E sem contar a importância da atenção primária. Bola pra frente...a atuação de um bom medico de família faz toda a diferença, principalmente para os pacientes e são eles que interessam.
@bia4405 жыл бұрын
Sou aluna do último semestre de Saúde Pública na USP, e concordo com sua opinião. O SUS é um sistema administrativo universal, e estes que o criticam pouco sabem sobre sua dimensão. A atenção primária é a porta de entrada ao acesso à saúde, e conta SIM com profissionais excelentes, digo por quê conheci trabalhadores de Unidades Básicas que trabalham com dedicação para solucionarem não apenas questões de saúde, mas sociais também. Siga em frente, sua missão é linda. AbraSUS 💕
@marianajotta23415 жыл бұрын
Desejo que médicas como vc se multipliquem cada vez mais! Obrigada por compartilhar! Sucesso!!
@Karen24465 жыл бұрын
Vc me ensina muito sobre a medicina. Tenho certeza que seus seguidores que serão médicos, serão melhores na profissão
@raisaiid11775 жыл бұрын
Você é tão humanizada e sensibilizada com o outro que você transparece no olhar, com elegância e leveza. Jamais perca essa coisa. Um dia seus pacientes vão dizer: Obrigado, doutora, pela beleza da sua humildade.
@AlineAgnello5 жыл бұрын
É bizarro os próprios professores não acreditarem no sus ... é decepcionante !
@leonardowilliam27925 жыл бұрын
Bem, eu tbm n boto fé no SUS, no papel é bonito, mas na prática funciona de forma muito porca
@zericardo34925 жыл бұрын
Como tu acredita em algo q ignora oferta e demanda? Saúde é um serviço e não uma ideia q simplesmente alguém tem e do nada fica infinito. Os recursos q vão pra lá são finitos e estes vêem da usurpação dos recursos das pessoas, isto é de roubo. E disso se pega e oferece algo escasso ali para os consumidores finais sem um custo aparente. Em suma, como tu acha q algo assim é defensável? Risorio, pra não dizer desesperadora a visão de mundo que a mulher no vídeo apresenta.
@lucaspaulo5235 жыл бұрын
@@zericardo3492 Imposto é roubo!
@lucimaracarvalho5 жыл бұрын
Thais, a situação é lamentável, mas seu vídeo é uma descrição da realidade que nós, pacientes e dependentes do SUS sofremos frequentemente. É impressionante como esse "preconceito" é vivido pelos dois lados como percebi no seu vídeo, pois como paciente de postinho e UPA, te digo que são cada vez mais raras as vezes em que sou atendida por um profissional que demonstra realmente estar alí para ajudar, pra te ouvir, tentar saber qual sua real condição. Parece que estão nos prestando um favor. É triste. Mas que bom que ainda tem muitos estudantes e Médicos como vc, focados no que deveria ser a prioridade...o paciente! Obrigada pelo vídeo, precisamos muito de vc no SUS, seja onde for! Parece e que Deus te abençoe nessa jornada tão bonita que vc escolheu! 🙏🏻🌹👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@nadiahbraga5 жыл бұрын
Guria, o nome disso que tu tem é ética e visão coletiva. Continua desperta e segue, pois a saúde pública precisa de gente com consciência.
@zericardo34925 жыл бұрын
Acontece q coletivamente é uma visão ruim, pais ignora o calculo econômico e assim faz gerar escassez pela má alocação dos recursos (é um dos motivos do sus, ou qualquer outra tentativa de fornecimento de serviço estatal não ser funcional).
@elinelopes45705 жыл бұрын
"coletivamente é uma visão ruim.." Meu Deus esse sim é um comentário ruim!
@zericardo34925 жыл бұрын
@@elinelopes4570 Vc ao menos entendeu oq eu quis dizer, ou tão somente se limitou a olhar as primeiras palavras? Não acha muita ignorância dizer q algo é ruim, se tu nem ao menos sabe oq esse algo é?
@zericardo34925 жыл бұрын
@@elinelopes4570 *Se meu comentário é tão ruim quanto o SUS poderia então demostrar como é possível um órgão estatal fazer cálculo econômico e alocar bem os recursos?*
@Alana_Bastos5 жыл бұрын
Sou fisioterapeuta e agora que o assunto de prevenção está chegando na nossa categoria também sendo que é algo tão importante
@jacksonoliveira97935 жыл бұрын
Médicos de " postinho " me decepcionam muito, quase sempre querem tratar só o sintoma e não querem investigar a causa. Eu mesmo já fui pro médico com falta de ar e ele viu que a PA tava alta, só me deu um remédio pra abaixar a pressão, passei mais de um ano tomando remédio, sem saber o que estava acontecendo de verdade - que não era a pressão em si - o remédio tava me fazendo mal e ele não queria suspender, fui num médico particular e ele suspendeu. Fora tantos outros casos que eu presenciei e me decepcionei com a parte mais importante da saúde, como minha avó que passou anos com sintomas de diabetes e nunca aferiram a glicose, uma enfermeira amiga da família que descobriu. Enfim, Thais eu espero que você siga a área e faça a diferença, por que nós precisamos de bons médicos na atenção básica
@julietetrantenmuller5 жыл бұрын
Pior é ouvir que todo, enfermeiro, queria fazer medicina e não conseguiu, creio que todos, nós temos uma suma importância na saúde, tanto médicos de postinho, ao enfermeiro. Curso enfermagem por que amo. Mais para muitos por que não consegui medicina rs engano deles, quem passa estudar enfermagem sabe da suma importância do enfermeiro, enfermagem exercida com amor é tudo. Vamos nos unir, e sempre defender nossa classe e profissão juntos somos mais forte. Seja sim uma médica de Postinho muitos irão precisar de você. Parabéns torcendo por você lindona.
@joanadarcbarros18695 жыл бұрын
Isso acontece também com o dentista. As pessoas dizem que dentista é um médico frustrado, sou dentista, nunca quis ser médica, servi no SUS e me sinto realizada.😍
@rodrigoteixeira11775 жыл бұрын
Faço biomedicina e gosto muito, na área da saúde se você não faz medicina muitas pessoas dizem que você está fazendo algo porque não está fazendo a medicina. Eu concordo que medicina é muito importante mas sem os demais cursos da área da saúde o médico não conseguiria fazer nada.
@jayenetenorio52384 жыл бұрын
Eu particulamente amei a enfermagem, de verdade, o dom de cuidar das pessoas é muito humanitário, e realmente me fixou porque gosto de servir. Porém quero ser médica, mas eu também quero ser enfermeira, e não acho um melhor ou pior que outro, eles se completam. Vou começar enfermagem e estou ansiosa, mas também quero fazer medicina futuramente e continuo estudando, de qualquer forma, todo conhecimento, pra mim, é válido
@123hhww5 жыл бұрын
Nossa que Linda! Estava cozinhando e a luva bateu no iPad e sem querer o video abriu. deixei video rolar e estou aqui em lagrimas por ouvir uma pessoa orientada a ajudar o proximo. Que no merito de sua profissao enxerga o proximo como paciente ao invez de cliente. Gracas a D-us, pouco precisei de assistencia medica na vida, contudo das poucas vezes que precisei recorri ao SUS. Sempre fui bem tratada e encontrei excelentes profissionais. Chorei quando um doutor que fazia meus exames periodicos se aposentou. Eu tenho muito respeito por quem trabalha no SUS. Bjs Linda. Inscrta!
@Isabela-m3x5 жыл бұрын
Taís, como eu queria tu no postinho do meu bairro, tu é tão atenciosa. A médica daqui faz muito desdém dos pacientes, nem tenho coragem de voltar nela, apesar de estar precisando. Enfim, tu é tão humana, parabéns!
@joanadarcbarros18695 жыл бұрын
Louvo a Deus pela sua vida, perservere na sua missão, no minimo as pessoas sentirão seu amor e empatia por elas. Posso falar por experiência própria, sou dentista há 31 anos, tenho 56 anos, ingressei no serviço público quando o SUS era apenas um bebê, percebo nela a oportunidade de fazer a diferença. Não importa se colegas vêem a passagem pelo SUS como um bico, algum provisório. Continuo acreditando que Deus sempre vai derramar seu amor em pessoas como você, não desista, vale à pena. Bom para a comunidade que passará por sua vida, seja ESPECIALISTA em gente, um cheiro🙏😍
@lucasdesa96105 жыл бұрын
Infelizmente é bem isso que acontece. Muitos colegas e professores tiram sarro de pessoas da turma que querem MFC... E olha que até o momento 90% das nossas práticas na faculdade são em unidades básicas. Que bom que existem pessoas como você!
@sandramendes27605 жыл бұрын
Triste e feliz ao ouvir seu depoimento. Triste por saber dessa realidade dentro da academia que deveria ter como prioridade a formação de médicos mais humanos. Feliz em saber que existe remanescentes como vc nesse meio que é tão árduo. Parabéns por sua postura. Só me resta te admirar mais.
@dmuramoto855 жыл бұрын
Nossa, Thaís, isso é muito verdade. Eu comecei a reparar nisso quando tive um tumor cerebral há uns anos atrás, não sei se você teve experiências parecidas, mas parece que os médicos, pra demonstrar a sapiência, faziam questão de me dar uma não-explicação da minha condição. Tive episódios, ainda na busca de cirurgiões, com médicos que me faziam uma porrada de perguntas sobre os meus hábitos, mais preocupados em mostrar que eles estavam certos e eu errada (dã, eu sou a paciente, né, jênyos) a buscar me esclarecer sobre as minhas opções e a me tranquilizar. Eu nunca reparei isso na minha mãe, que é médica, talvez porque ela tenha 30 anos no laboratório do INCA, logo, na saúde pública - apesar de lembrar de uns colegas delas bem uó também. É um cenário desestimulante, mas acho que é muito animador ver que há pessoas no mundo dispostas a mudar esse cenário ;) Parabéns!
@USMLEBrasil5 жыл бұрын
Gostei muito do seu relato! Eu acho um desserviço o que esse profissional fez ao desvalorizar um dos elos mais importantes da corrente da saúde que é o médico da família. Realmente, a falta de profissionalismo reina no Brasil, eu hoje exerço medicina aqui nos EUA e oriento colegas médicos que aspiram a vir para cá. Porém, relembro com muito carinho minha experiência no PSF no interior do Ceará e foi uma das poucas experiências que me fizeram realmente me sentir médico de fato. Era uma população de milhares de pessoas que dependiam muito de mim e que até hoje eu mantenho contato com algumas pessoas. Não desanime e continue seguindo os seus sonhos! Adorei o seu canal, ganhou um inscrito e espero que possamos colaborar no futuro!
@victoriaribeiro20685 жыл бұрын
Parabenizo você pelo seu senso de empatia que te destaca perante muitos médicos que há por aí, que mal olham nos olhos do paciente. A medicina precisa de pessoas como você! E os "médicos de postinho" não são burros, mas são importantíssimos pra prevenir e solucionar pequenos problemas da população mais pobre, população essa que merece ter acesso a saúde tanto quanto um médico ou advogado. Somos todos iguais e temos direito.
@CezarMagalhaesJr5 жыл бұрын
Postura é tudo! Dentro das universidades privadas vejo como algo mais distante, porém nas públicas um estímulo mais efetivo aos futuros profissionais à valorozarem a prevenção, e trabalharem na atenção básica é algo plausível. Algo que também muito tem faltado, é a humanização do profissional na formação médica brasileira. O MEC tem que se atentar pra esse fato pra ontem, do contrário estaremos fadados a conviver com essa realidade por muito mais tempo. Ótimo vídeo, parabéns!
@laninhajf5 жыл бұрын
Amigo,. muito louco isso. Mas, estudo pelo ProUni em uma faculdade particular que dá uma valsa nas públicas que conheço quando o assunto é SUS e saúde pública e conheço mais particulares que focam na MFC do que as públicas. Não sei explicar, é muito contra intuitivo. Mas, verdade.
@CezarMagalhaesJr5 жыл бұрын
@@laninhajf Que legal! Acredito em você, no entanto me referi às públicas por que devido a abrangência, um olhar mais veementes por parte do estado faria surtir efeito mais rapidamente. Mas infelizmente, ao que parece estamos longe da realidade em que as universidades públicas pautam esse debate e chamam a responsabilidade para si. Parabéns pra sua universidade, invista nela nesse aspeto.
@fernandadourado93115 жыл бұрын
Na minha faculdade temos surra de saúde pública do 1 ao 4 ano, e no internato todos os semestres tem rotação na atenção básica. Ainda existe mesmo esse estigma quanto aos médicos Esf, mas acho que os novos currículos melhoraram muito nessa questão. Pra mim MCF são os herois tank-support que carregam o jogo pra vitória mas não tem muito reconhecimento hehehhe porém o importante é o paciente, sempre
@natashsousa39335 жыл бұрын
Vc está coberta de razão. O trabalho do médico do postinho é um dos mais importantes e mais gratificantes, cuidar de uma população que vc passa a conhecer tudo sobre suas vidas, e o carinho que ela tem c vc são impagáveis. Eu n sou médica, mas trabalho com médicos de postinho sim, e vejo sim a importância de vcs lá, é um trabalho grandioso pois o foco principal é no cuidar antes do indivíduo adoecer e tratar quem esteja doente. E os resultados disso são maravilhosos, claro q tem toda a parte que convivemos de recursos escassos mas é um trabalho muito importante. Muito obg p seu relato, sucesso p vc 🙏🏾😘
@anastalin53114 жыл бұрын
Você falou tudo certinho. Tenho 32 anos e estou me preparando para o vestibular de medicina. Me dá ânimo encontrar profissional como você, consciente. Tudo de bom.
@avidamedicina4 жыл бұрын
Ana, você vai ver quando entrar na faculdade que existem mais pessoas que entram "mais velhas" e todas estão indo atrás dos sonhos, independente da idade.
@jeffersonluan51875 жыл бұрын
Sinceramente, eu fico muito triste por isso, pois eles desqualificam a própria área, pois, para estarem aonde eles estão, tiveram que passar pelo posto, UPA, ou algo básico para aprender e foram os pacientes do postinho que foram e são essenciais para o aprendizado médico. Que você e nós futuros médicos possamos mudar o paradigma da medicina. Sucesso e eu amo muito seus vídeos! 💙⚕
@larissapanatta2915 жыл бұрын
Eu entendo muito o que você diz, inclusive já vi esse cenário na faculdade e estranhei também, apesar de não querer ser médica da família acho uma especialidade muito necessária para evitar filas e esperas desnecessárias para os pacientes. Aliás, me espantei muito de ver como as especialidades brigam entre si enquanto deveriam estar se somando, como se apenas sua própria especialidade fosse importante pro mundo e esquecem de olhar o todo do paciente.
@gisellesouto25255 жыл бұрын
Maravilhosa! 💗 Espero que mais médicos como vc se formem! Ser humana é super importante nessa profissão. Prevenção é fundamental!
@myleneguedes65305 жыл бұрын
Fico feliz que ainda existem pessoas de bom senso nesse ramo da medicina, mesmo sendo minoria, 99% das pessoas que eu conheço que querem medicina é apenas pelo dinheiro, cheguei até me emocionar vendo uma pessoa que possui realmente a intenção de ajudar as pessoas nesse ramo tao dificil e importante Continue seguindo em frente e incentivando as pessoas a terem boas intenções sempre, vc e elas vao ser a minoria que irá fazer a mudança do Brasil ocorrer
@samanthamatos15155 жыл бұрын
Nossa! Um médica consciente! O mundo não está perdido. Parabéns!!! Que vídeo mais liiiindooo! Com certeza vc será uma grande profissional e fará diferença na vida de muitas pessoas! Arrasou!!
@sanduque5 жыл бұрын
Não desanime por causa de pessoas que não pensam da mesma forma que vc. Confie em vc e siga com seus planos. Vc está no caminho certo. Não desista.
@dospaiva5 жыл бұрын
Por isso o Brasil é sempre um país em desenvolvimento
@SaraMuzzi_Psi5 жыл бұрын
Parabéns pelo posicionamento. A sociedade precisa de pessoas como vc, que não vai junto da massa. Sucesso!
@aboyhasnoname40935 жыл бұрын
Que bom que você tem sua convicção sólida e usa sua popularidade pra jogar uma luz nessa questão. Seu conteúdo é tão necessário pra trazer de volta ao chão e inspirar os que optam pelo curso mais concorrido do país!
@alessandraaquino8895 жыл бұрын
Que maravilho ver q ainda tem esperança, vivo entre os médicos e hj vejo q a medicina é apenas status, e estilo de vida, os médicos só visam dinheiro, a saúde e humanização ficou em segundo plano, espero de vdd q apareçam mais médicos humanos como vc, que atuam por dom, por estar ali para satisfação de trazer humanização e saúde ap próximo, lógico q é o seu trabalho e q vc deseja ser bem remunerada por isso, mas q não seja a primicia mas a consequência de todo seu estudo.
@juliabigio5 жыл бұрын
Um dos meus maiores medos de entrar na faculdade de medicina é esse.... A frustração e a decepção frente a esse perfil de médico umbiguista ): porém, o que é dor, a gente transforma em amor e potência!!! Vamo movida na força do ódio, a gente precisa mudar isso! Medicina humanizada é o caminho! Você é incrível! Força! 💜🥰
@jeancardek5 жыл бұрын
Nossa você é demais , parabéns pelo vídeo . Infelizmente hoje os médicos desmerecem muito o médico de família , sendo que essa especialidade permite prevenir muitas coisas , eu quero ser médico para atender no SUS pois quero poder dar um atendimento de qualidade a quem não tem condições .
@biancabarbosa24115 жыл бұрын
Nossa concordo muito com você! na minha universidade aqui no Rio, numa aula do meus veteranos um preceptor perguntou quem da turma iria fazer residência de algumas coisas e falou "menos medicina de família que isso nem é medico" uma galera da turma ficou super transtornada com esse discurso, ainda mais aqueles que querem ser médicos de família. É um absurdo ter pessoas que se dizem profissionais carregando esse discurso e que na vdd não está minimamente interessada em promover saúde, porque pra mim é isso O SUS precisa de gente que zela pela integralidade da saúde, da promoção e prevenção e que lutam por uma saúde publica de qualidade. Parabéns pela sua escolha, e sim é uma ótima e linda carreira dentro da medicina.
@meucoelhojubileu72095 жыл бұрын
Tb quero ser médica de postinho 😍 eu morava numa cidade pequena e os médicos que nos atendiam lá era os melhores seres humanos que eu conheci como profissionais ❤❤❤ isso me inspira muito e obg pelo vídeo
@LucasPereira-db3dv5 жыл бұрын
Nossa, Thaís, é lindo ver essa sua luta e defesa pela medicina de família. É muito importante isso e ajudou a mudar meu ponto de vista sobre a atenção básica.
@Gaby-oo8fy5 жыл бұрын
Tanto mais vejo teus vídeos, mas me anima para estudar. Estou tentando Enem para medicina, para ser mais precisa, quero ser médica para ajudar o próximo. Esse é meu propósito de vida. E quanto mais colegas médicos eu puder aconselhar e mudar a mentalidade, mais próxima do meu objetivo eu estarei. ❤Beijo no coração. Você já é uma excelente médica. Passar pela psicologia só fazia parte de um propósito para você se tornar a pessoa que é hoje. Beijo no coração! ❤ Fica com Deus!
@Gaby-oo8fy5 жыл бұрын
*** quanto
@eltonjoao5 жыл бұрын
A maioria dos médicos odeiam pobre. A maioria quer fazer residência sonhando em ser médico de rico. O Brasil precisa de mais médicos.
@vanessalouis22785 жыл бұрын
Parabéns! Já convivi com muitos estudantes de medicina durante minha graduação e sempre fiquei decepcionada pelo fato de muitos estarem ali pelo status, não pela profissão. Você está certíssima! A equipe multiprofissional da atenção básica representa o pilar da saúde pública. Espero que persista em seu objetivo, pois a saúde pública precisa de pessoas como você.
@Giovannitwilighters5 жыл бұрын
Mais uma vez, obrigado. Aqui não temos NENHUM professor médico que de fato respeite e valorize a APS, a MFC e, em partes, o próprio SUS. Detalhe: é um curso de Federal criado pelo Mais Médicos.
@TheMydrems5 жыл бұрын
Muitos médicos de postinho me ajudaram de forma bem mais humanizada, empática do que alguns especialistas, o papel do médico de postinho É ESSENCIAL, eu já ouvi essas frases de conhecidos que fazem/faziam medicina, que detestavam estudar o SUS e entende-lo, ou que além disso desqualificavam os papeis de outros serviços dentro do hospital, principalmente da enfermagem. Eu sinceramente acredito em profissionais que veem o outro não só como objeto de estudo MAS PESSOAS, com saberes diferentes do seu, MAS PESSOAS. Thais você possui uma visão extremamente humana, e muitas vezes nadar contra a maré é doloroso, mas se mantém firme, muita gente precisa de gente como vc
@josecarlosmedeiros75565 жыл бұрын
Seu vídeo me tocou bastante, você esta coberta de razão. Sou estudante de licenciatura em física! Tudo o que você falou se aplica na licenciatura, quando você fala a palavra médico, no meu caso falo a palavra professor, pois na minha área os professores não olham para a base, olham apenas para algumas áreas específicas ta física, e não valorizam aqueles que querem melhorar a base,isto é uma pena. Calro que não são todos, más é a grande maioria que pensa assim. Não sei se deu para entender, mas você está coberta de razão!
@carolinasastre7265 жыл бұрын
Fica firmeee vc vai ser uma medica excelente , vc é uma grande incentivadora minha e um exemplo pra mim !!! 😍😍❤️❤️🙏🏻🙏🏻
@liliannarocha40635 жыл бұрын
Gente, que mulher maravilhosa 😍 encantada ... Tenho certeza que essa sim, é uma ótima profissional !!
@brunacogo37385 жыл бұрын
Eu não costumo comentar, mas olha... Menina vc é maravilhosa! Lindíssima!!! Por mais seres humanos como você em todas as profissões! Que Deus ilumine os seus caminhos e que você possa por em prática logo logo todo o seu amor e respeito pela vida. As vezes por pensarmos diferentes da maioria, nos sentimos pequenos e insufientes. Não desista! (falo isso pra todos) Você pode e vai fazer a diferença! A melhor coisa do mundo é ter a oportunidade de ajudar alguém, dar o seu melhor e ver o quanto a sua presença é essencial. Por mais médicas e médicos como você! Não fique triste com as coisas erradas, saiba que quando ver os olhos de alguém brilharem por ser diagnosticado com atenção e o problema ser resolvido todo esse sentimento frustrante por conta de profissionais medíocres passará despercebido. Acho lindo ver pessoas que se importam de coração com os outros 😍
@evandros.43515 жыл бұрын
Sou enfermeiro e posso dizer com toda a certeza que os médicos da atenção primária são os mais humanos e atenciosos que existem! Primeira vez aqui e já amei! Bjos e sucesso!
@jamesaguiar42645 жыл бұрын
Simplesmente, formidável. Essa visão realmente holística da saúde pública é o que está faltando em grande parte dos profissionais de saúde do Brasil. Sem dúvida, serás uma excelente médica. Um forte abraço, tmj!!!
@liihnunes7754 жыл бұрын
Os professores mais inteligentes que conheci e tive a honra de ser aluna são médicos de família e comunidade, infelizmente ainda há muito preconceito dentro da medicina em relação às especialidades, eu já ouvi que “clínico Geral é preguiçoso” que são pessoas que não queriam “estudar pra ser cirurgião”.
@victorrodrigues61635 жыл бұрын
TEM QUE RESPONDER PARA ESSE POVO...AINDA BEM QUE EU ESTOU AQUI...SENDO BURRA E EMPATICA COM O POVO.PENA QUE VOCÊS NÃO SAO ASSIM....ELES MERECEM OUVIR ISSO
@eng.felipelima49175 жыл бұрын
Lindo, simplesmente lindo! Essa é a postura que vou ter como médico! Parabéns 👊🏻
@ElaEscreveuMoniqueCristine5 жыл бұрын
O Médico de "postinho" é o que eu mais valorizo! Sou cardiopata e preciso de benzetacil de 21 em 21 dias. Se eu dependesse de um cardiologista pra me dar uma receita desse antibiótico de 3 em 3 semanas ou estava falida (se fosse setor privado) ou morta (público), porque, apesar de eficiente, a consulta com um cardiologista demora mais ou menos 4 meses pra ser realizada. O que está na UBS, me garante essa medicação e o MAIS importante, valoriza a minha futura profissão. Vou me formar em fisioterapia ano que vem e os estudantes de medicina que são a favor da equipe multidisciplinar e saúde da família são raríssimos e os que mais admiram o trabalho que a fisioterapia e as outras profissões desempenham na prevençao e atenção primária!
@daraamaral12045 жыл бұрын
Estudante de medicina que não valoriza saúde da família e equipe multidisciplinar ou não viu paciente ainda ou tá vivendo em uma bolha, porque a necessidade desse tipo de equipe é gritante. Sem médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social trabalhando em equipe, tudo fica muito mais difícil, e quem sabe disso é justamente quem tá inserido em um meio carente desse tipo de atenção e encontra no dia a dia uma população completamente desassistida, sem muitas noções básicas relacionadas a seus direitos e sobre educação em saúde.
@anamariafrohlich5 жыл бұрын
Falta bom senso e vivência no sus mesmo, pois só quem depende dele para não morrer de dengue, por exemplo, sabe como ninguém sobre sua importância e suas deficiências. Você me inspira, Thais! É uma médica/pessoa excepcional! ❤
@Nanda-mu6nh5 жыл бұрын
Na vdd quem faz faculdade pública devia passar pelo menos 1 ano obrigatoriamente nos hospotais publicos em forma de "pagar" pelo que estudou.
@karadf5 жыл бұрын
Parabéns, que visão linda você tem da medicina.
@jackelinesantana48115 жыл бұрын
Realmente é muito triste escutar uma coisa dessa... É inacreditável... e essa descredibilidade passada por esses “médicos” que se acham fodões e muitas vezes se consideram uma entidade com poderes extraordinários de certa forma é passada para própria população... Porém muitas vezes a população não tem ideia que é mais fácil a prevenção do que esperar para ter que passar com “esses especialistas em saúde”. Infelizmente esse país precisa evoluir muito em diversos aspectos, começando pela mentalidade das pessoas. Continue com sua garra e seu sonho, pois é com pensamentos como o seu, que esse país pode melhorar, que a população possa ter uma saúde e consequentemente uma qualidade de vida melhor!! Parabéns e obrigada por sua atitude!! 👏🏻👏🏻👏🏻
@vanessacosta94025 жыл бұрын
Pessoas como vc nos fazem acreditar que ainda existe uma esperança na Humanização do atendimento médico Obrigada!
@CamaradaBorges5 жыл бұрын
Vídeo incrível, e um assunto muito bom a ser discutido, +1 inscrito.
@juliana.ferlima5 жыл бұрын
Eu já ouvi de colegas de turma assim "tem que fazer o ps pra entrar na liga de cirurgia, de urgência e emergência, de cardiologia... liga de medicina da família é só pros fraquinho q quer mamar na teta" ... eu fiquei bem choc, sem reação, pq são pessoas q jamais achava q pensavam assim.
@liccahvcabral60355 жыл бұрын
Obrigada pelo seu vídeo. O SUS na teoria é lindo mesmo, estudei ele. Queria que a prática fosse assim.
@marcelodasilva41465 жыл бұрын
Com paciência e insistência se consegue tudo.
@EugenioAntunesGeniustyres5 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo e por sua preocupação com exercer uma boa Medicina! Você precisa conhecer e fazer pós em Medicina integrativa ! Tem tudo a ver com vc ...
@brunascherer47275 жыл бұрын
Amei teu vídeo, concordo com você. O médixo de postinho é muito importante pra comunidade. No meu bairro é fundamental pra todos nós! Bjos, adoro todos os teud vídeos!
@MedicinaHiperativa5 жыл бұрын
Acabei de passar no vestibular e essa visão realista é fundamental para minha formação, obrigada, Thais.
@joicedamascenosiqueira20585 жыл бұрын
EU te sigo no insta...
@MedicinaHiperativa5 жыл бұрын
@@joicedamascenosiqueira2058 Eita que massa menina!!! ahauhauhauahua ai que amor
@elianaap.diasmerlin2003 Жыл бұрын
Adorei seu vídeo, Boas críticas e infelizmente é a realidade.
@keubahia71615 жыл бұрын
maravilhosaaaaaaa. meu exemplo
@giulianag.30955 жыл бұрын
Eu faço biomedicina e cheguei a ter algumas aulas em conjunto com as turmas de medicina. Tivemos fisiologia e um professor nosso de neurofisiologia em uma das aulas falou :" vcs realmente querem estar aqui ou estão por status? Vcs sabem oq é ser medico? Ser medico não é ficar sentado com o diploma na parede e o jaleco branco não, ser medico é por a mão no paciente que as vezes não toma banho a dias, que esta acamado, fraco, inconsciente, as vezes irritado, ou triste e mesmo assim fazer isso com o maior amor do mundo". O problema que eu vejo, é que muitos fazem medicina pelo status que isso proporciona dentro até da propria faculdade, mas fora a realidade é completamente diferente e esse pensamento de querer ser o superior em tudo acaba interferindo até na competição entre os proprios medicos, e prejudicando muito os profissionais que teriam tudo pra serem maravilhosos. PS: medicina da familia é lindo demais!
@zairejosefernandes5 жыл бұрын
Por isso a necessidade do Programa Mais Médicos. Essa ainda é uma triste realidade enfrentada por grande parte da população brasileira. É a elitização da medicina. Concordo com todos os apontamentos feitos por você. Se o governo investisse mais em prevenção, menos recursos gastaria em tratamentos e procedimentos cirúrgicos caríssimos, tudo começa na base (atenção primária). Parabéns por você lutar e querer estar trabalhando nessa linha de frente.
@robsonmota35665 жыл бұрын
O que mais me assusta no âmbito da saúde é a qualidade dos profissionais que vêem sendo formados. Faço veterinária, é uma área que também requer uma enorme responsabilidade e o que vejo é uma grande maioria levando o curso nas coxas, na base de colas e slides, nunca abriram um livro básico da área. Não sei se na medicina acontece esse tipo de coisa, mas eu fico preocupado com o futuro e saúde de pacientes e da parte de inspeção, não ligo para desvalorização profissional tão quão me preocupo com a qualidade destes profissionais que infelizmente caem no mercado de trabalho de forma empurrada.
@leonardovinote5 жыл бұрын
Concordo. Portanto, o primeiro passo você já deu ao dar sua opnião com relação a esse comportamento. Não deixe isso abatê-lá. Seremos os protagonismo para mudanças desse perfil médico. #VIDA MEDICINA#MEDICINADAFAMÍLIAECOMUNIDADE
@taisa88715 жыл бұрын
Que mulher incrível!
@rebecaanastacia30205 жыл бұрын
Um vídeo como esse só mostra onde está a verdadeira balbúrdia nas universidades públicas. Sobre o tratamento, eu estava um dia desses conhecendo sobre hotelaria e em muitos vídeos dizia que essa área ia muito para hospitais, onde o pessoal seria treinado na recepção e hospedagem dos pacientes. Achei lindo, mas claramente se restringe a hospitais de alto nível! Sobre essa msm situação, lembro de minha professora de antropologia comentar em sala a demanda crescente nesses hospitais para que os funcionários de limpeza começassem a ser de classe média e não de classe baixa, pois eles têm um padrão, uma educação higiênica diferente e que satisfaziariam mais os pacientes de classe alta. É nessas horas que você vê como tem racismo nesse país.
@juniormendes495 жыл бұрын
Verdade. Chega a ser cretino#
@taynacr5 жыл бұрын
Ai Thais, eu amo você, me dá esperanças!! ❤
@giselagasques5 жыл бұрын
Parabéns pela sua visão humana e sensibilidade. Compartilho de suas ideias e te admiro muito! ❤
@juniamgreis5 жыл бұрын
Oi Thais , eu concordo muito com você , sou enfermeira 6 anos de vida profissional , e estou tentando medicina, e o que vejo no cotidiano no meu trabalho ( sou concursada em uma UPA) é isso mesmo, eles não falam necessariamente “mal” do colega porém criticam o médico do psf , mas vejo que depende muito da cidade onde se trabalha , meu primeiro emprego foi na atenção primária e lá era muito valorizada , então as pessoas procuravam mesmo o posto, a médica da família era a Deusa para os usuários e isso era muito bacana. Na atual cidade que trabalho dentro da UPA vejo o quanto a atenção primária é negligenciada , porque lá vive lotado de coisas que realmente poderia ser resolvidos na atenção primária e os médicos , enfermeiros e técnicos ralando , sem lugar para colocar paciente internado, os médicos só reclamam , aí a frase que sempre falo com eles, mas a culpa é de vocês , vocês não orientam , a população daqui é preponderante não ouve enfermeiro , ouve médico, se vocês começarem a mandar de volta para posto gripe, resfriado, nariz entupido, resultado de exame, machucadinho de membros tudo para o posto , o trabalho seria menor para todos, mas não , a atenção primária é bosta né , vocês são os fodas , então ralem , vão atender é 400, 500 fichas por dias , enquanto ficarem com esse pensamento, e falo, vou garantir que vão atender TODOS que eu ou meus colegas mandarem. Infelizmente enquanto não mudarem essa cabeça tosca, o povo vai continuar morrendo por bobagem que poderia ser resolvido de início lá na atenção primária.
@marinesmaria72985 жыл бұрын
Você foi bem sutil em suas colocações! Todos esses ensinamentos medíocres, já mostra que há somente uma intelectualidade científica. A sabedoria,senso humanístico que está acima da ciência, infelizmente não existe nesses seres!
@marciasilva10535 жыл бұрын
O médico de posto presta um trabalho belíssimo na sociedade! Trabalha junto a maioria da população que mais necessita da saúde em todas as vertentes,! O médico do posto trata a doença,física,psicológica,social isso não é pra qualquer um! Isso é pra quem realmente entendeu o sentido do que é medicina! Ser top é estar em um hospital de tecnologia de ponta e de nome? Ser médico,ser profissional de saúde é buscar o conhecimento sempre e antes de tudo trabalhar com amor ao ser humano, caso contrário será um robô ,que faz tudo mecanicamente,sem nem entender a alma do próprio ofício.saudaçoes
@anafonseca5155 жыл бұрын
Nossa concordo plenamente A atenção primária é essencial e o trabalho multiprofissional nessa área é muito carente!!!!! É necessário uma visão mas ampla e humana dentro da medicina e outras áreas da saúde!!!! Infelizmente ainda se escolha a profissão com intuito de status,porém a custo de um profissionalismo desumano que tem reflexo numa saúde precária !!!! Espero que os futuros profissionais médicos mudem sua mentalidade e comportamento com o tempo..
@daltonagronomo16525 жыл бұрын
Que Deus te ouça.
@RosangelaSantos-yd4kg5 жыл бұрын
O conceito de medicina perdeu completamente a essência, se tornou um meio de ascensão social.
@AlessandraLima-pz8js5 жыл бұрын
Triste isso.
@mensagensdefe50885 жыл бұрын
Pessoal, eu sou médica e assim, antes de vcs escolherem a profissão de vcs, consultem a Deus. A medicina é linda, mas só em pais de primeiro mundo ne. Olha quando vc está na faculdade, o academico de medicina é tratado pior que a grama que a vaca come, é humilhado por medicos, residentes, enfermeiros e entre outros. Depois que vc se forma, aí vc começa a ver como funciona a saúde no Brasil, sobretudo areas como centro oeste, norte e nordeste. A saude é usada para angariar votos politicos a ponto de haver contratação somente mediante a indicação politica, mesmo estando precisando de médicos. Isso porque os politicos responsáveis não querem pagar o salario dos médicos, ai quando alguem pergunta o porque da falta eles dizem que é porque medico está em falta. Outra coisa, tem lugares que vc não é contratado pelo simples fato de o secretario de saude não ter ido com a sua cara, tem lugares que vc não recebe e quando recebe é atrasado e é atraso de meses, não é dias não. A populaçao no geral odeiam medicos, o pessoal da saúde odeiam medicos, a formiguinha que passa no chão odeia o medico kkkkkk então vc trabalha com uma pressão gigantesca em cima de si. Obviamente que isso ocorre menos em lugares mais desenvolvidos que não dá tanto para haver roubalheira. Então a medicina é linda na teoria, mas na pratica é outra coisa. Sem contar que tem paciente que morre por falta de medicamentos e aparelhos. Para vc fazer medicina vc precisa ter um psicologico muito forte para aguentar as humilhações. Por isso pessoal não façam medicina com a ilusão de ganhsr dinheiro fácil, orem a Deus antes de escolherem uma profissão. Obviamente que isso não acontece só na medicina, na area da educação ocorre tb e entre outras.
@breno5055 жыл бұрын
Estou na luta pra passar não vou desistir gratidão por esse vídeo, Infelizmente a sociedade esta banhada no Ego, porém existem pessoas que lutam e equilibram isso não desistam de sonhar Gratidão !!!!!!!
@Vickdindinhaa4 жыл бұрын
Pessoas que não sabem trabalhar dentro da profissão, existem em qualquer área de atuação, seja na atenção primária ou nas outras. Ora não sabendo diagnosticar, ora tendo preguiça e por aí vai. Já vi atendimentos incríveis na atenção primária e outros deploráveis, a questão é que o MFC é imprescindível e esse médicos chatos deveriam ensina-los melhor, ao invés de criticar tanto.
@diegocarvalhoschenatto43805 жыл бұрын
Acho que o pior da faculdade é quando o próprio professor te desestimula, seja pela postura, pela fala ou mesmo pela didática .. socorro
@goomezAline5 жыл бұрын
Cara, por isso sou sua fã vc é mil!
@anakarolaine18765 жыл бұрын
o pior é que quando estão estudando pra passar é todo humilde,mas quando entra mostra as unhas
@thaisborges53092 жыл бұрын
Infelizmente essa é a realidade, já passei por muitas coisas desagradáveis desse tipo dentro da minha faculdade e também fora dela. São muitas piadinhas e comentários diminutivos que desestimulam demais o interesse pela medicina de família, parece que eles realmente querem te fazer desistir dessa ideia. Realmente não consigo entender esse ataque por uma área tão importante e fundamental. Muito triste.
@avidamedicina2 жыл бұрын
Muito triste, mas, vamos mudar isso juntas! Beijão, xará!
@thaisborges53092 жыл бұрын
@@avidamedicina VAMOS JUNTAS, XARÁ!! 😘😘🥰
@dulceayabe6975 жыл бұрын
Gratidão pela honestidade e senso de caráter.
@katiametello3 жыл бұрын
Maravilhoso vídeo. Vc tem vocação. Eles não.
@avidamedicina3 жыл бұрын
😙 obrigada pelo comentário.
@lualuana12165 жыл бұрын
Por isso um grande médico brasileiro diz que o Ministério da Saúde deveria chamar -se Ministério da Doença.
@EduardoSouza-uq6gc5 жыл бұрын
Este ano vou prestar o vestibular da famerp novamente. Espero te conhecer, além de passar é claro.
@guiga17145 жыл бұрын
Eduardo Souza também vou prestar, quantas vezes você tentou mano v
@miryanlopes90415 жыл бұрын
Obrigada por nos preparar
@pobrenamedicinaufpb34335 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso! Disse tudo 👏🙌
@ialopess5 жыл бұрын
Não dê ouvidos. Venha e faça a diferença.
@Wespop5 жыл бұрын
Nem vejo esses tipos de vídeos, mas apareceu nos meus recomendados, achei interessante.
@MlicexD5 жыл бұрын
O erro começa no vestibular...que não avalia a história de vida do candidato, profissionais da saúde lidam com o ser humano no momento mais fragil que é a doença e o pior é que empatia não se aprende na Universidade.
@sharonc.c53215 жыл бұрын
Eu sou técnica de enfermagem, atualmente vestibulanda ... Eu sei como funciona postinho, porque trabalhei em um, sinceramente é algo muito desestimulante por conta do sistema não funcionar, e creio que isso também afeta maior parte dos médicos que atuam no posto. Eu sou do interior do RS e olha, até hoje eu só vi 1 médico que mostrou interesse mesmo, não sei, acho que eles perdem a vontade de atuar, felizmente não posso contar as coisas que presenciei seria anti ético da minha parte.
@rulerestevao81495 жыл бұрын
Gostei do vídeo, só achei que a palavra "conservador" foi mal impregnada. Os citados estão mais pra retrógrados. Conservador é aquele que preserva o que é bom e isso não implica em melhorar o que pode ser melhorado.