não é atrito que faz a corda esquentar com bends. Os movimentos da sua mão e da palhetada transferem energia cinética (movimento) nas cordas que são traduzidas em vibrações mecânicas (a corda em si começa a vibrar). Porém, não é 100% da energia que você projeta na corda que é destinada para a vibração. O processo de transferência de energia gera perda (não temos uma eficiência de 100% na transmissão de energia) em forma de calor, e por isso a corda esquenta. Isso vale pra qualquer conversão/transferência de energia. Nos amplificadores, por exemplo, o pulso eletromagnético é convertido e a energia dessa conversão (falando de forma bem simplificada) faz os falantes vibrarem. A vibração gera ondas mecânicas (o som que é projetado pelo falante), porém, parte dessa conversão é desperdiçada, e por isso o amplificador e os falantes ficam quentes. Também não vejo necessidade de travas em guitarras com pontes fixas, e também instalo minhas cordas dando o menor número de voltas possível, já tensionando a corda com a mão antes mesmo de começar a girar a tarraxa. Dessa forma, pra chegar na afinação certa na instalação, não dependo apenas da tração das tarraxas. Faço dessa forma há anos, e dificilmente a guitarra desafina mais de meio tom, mesmo com variações grandes de temperatura. Na verdade, muitas vezes a desafinação é mínima, quase dentro da margem de erro.
@CardanGuitar Жыл бұрын
Querido, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Por não ter muito conhecimento de física, talvez tenha escolhido a terminologia errada ao falar de "atrito". O que vc descreveu aí na prática é a palheta criando uma tensão na corda para fazê-la vibrar, por meio de pinçamento. Esse movimento "estica a corda" gerando tensão. O movimento de bend também gera a mesma tensão, só que de forma maior. É disso que estava tentando me referir, pois isso aumenta a temperatura da corda, causando desafinação.
@fabioragone22 Жыл бұрын
@@CardanGuitar ah sim, foi apenas compartilhando conhecimento! No fim das contas, as mudanças na corda de fato acontecem, assim como você pontuou no vídeo!
@CardanGuitar Жыл бұрын
@@fabioragone22 o atrito a que me referia era das moléculas, mais ligado à química.
@matr3688 Жыл бұрын
Vídeo top! Obrigado!
@CardanGuitar Жыл бұрын
Valeu amigo. Fico feliz em ter ajudado em algo.
@Rafa_Liveira Жыл бұрын
Ótimo vídeo. Muito obrigado por compartilhar.
@CardanGuitar Жыл бұрын
Obrigado Rafael. Sempre tento contribuir com o que posso.
@peuhfm11 ай бұрын
Maneiro esse sistema ratio com engrenagens diferentes
@CardanGuitar11 ай бұрын
Top mesmo
@iafjr1979 Жыл бұрын
Na minha opinião pelo meu uso, tarrachas com trava seguram muito mais a afinação, justamente por evitar qualquer tipo de movimento da corda. Não é só questão de praticidade não.
@CardanGuitar Жыл бұрын
Qual guitarra e em qual ponte?
@daphneofc11 ай бұрын
Obrigada pelo video!
@CardanGuitar11 ай бұрын
Tmj
@Danieldossantos-x1n Жыл бұрын
Eu te assistia acho que tem uns 10 anos atras
@CardanGuitar Жыл бұрын
É. O canal tem muito tempo mesmo. Rsrs. Vc tem boa memória por lembrar disso.
@Danieldossantos-x1n Жыл бұрын
@@CardanGuitar lembro das suas vídeo aulas
@CardanGuitar Жыл бұрын
@@Danieldossantos-x1n fazia mesmo.
@leandrocasu5 ай бұрын
comprei tarraxas grover usadas e em boas condições
@CardanGuitar5 ай бұрын
@@leandrocasu que bom que conseguiu achar.
@ismaelprant61407 ай бұрын
Uma Gotoh por 680 vale a pena ?
@CardanGuitar7 ай бұрын
Qual modelo?
@ismaelprant61407 ай бұрын
@@CardanGuitar Para stratocaster a Sd91. Enfim ou vc sugere modelo mais interessante?
@CardanGuitar7 ай бұрын
@@ismaelprant6140 essa tarraxa é boa, e tem um visual bem retrô, bacana. Se for usar alavanca na strato, é legal pegar com trava.
@ismaelprant61407 ай бұрын
@@CardanGuitar Não uso lavanca. Vi que é melhor trocar cordas. E vi que Fender tem sua linha com trava. Agora fica em dúvida qual melhor. Enfim isso dão upgrades para deixar guitarra mais legal . Minha guitarra é uma Tagima das antigas.
@CardanGuitar7 ай бұрын
@@ismaelprant6140 Entendi. O ideal mesmo é algum luthier ou guitartech pegar a guitarra e avaliar.