Esforço é essencial, mas quanto mais as possibilidades lhe forem favoráveis, menos esforço será necessário para alcançar o ponto x. Parabéns pelo vídeo.
@victorsamueldias77996 жыл бұрын
Isso nunca vai mudar, pois como toda espécie, na humana também ocorre disputa interna. Nascem leões mais fracos que se não adaptarem, vão morrer para os fortes. Sou pobre mas não vejo a desigualdade tão feroz e assassina no Brasil. Desigualdade em si não mata ninguém desde que haja alimento e saneamento básico à população (muitos jornais mentem mais a maior parte da nossa população possui essas coisas), mas a ganância daqueles que fazem de tudo para ter o que não tem é que faz do favelado, muitas vezes, ladrão e assassino (nos casos em que ele rouba ou mata).
@diadrisnog6 жыл бұрын
Primeiramente, acho que tu não pode fazer da sua situação a medida para julgar o outro. Se você tem o básico e lida bem com sua situação, que ótimo. Uma coisa ser natural ou até inevitável (como a morte) não significa que não precisemos lutar contra ela. É fato que quanto mais se tem, mais fácil é viver, mas não precisamos aceitar um estado que deveria trabalhar por toda a sociedade, ficar ajudando quem já é rico em detrimento da população pobre. Outra coisa, pobre tem que cobrar do estado seus direitos sim e não é essa atitude que vai fazer de ninguém ladrão e assassino. Além disso, lutar por uma sociedade mais justa e benéfica para todos é muito melhor do que viver em conformismo e sujeição. Pelo menos pra mim. :/
@gloomysunday82426 жыл бұрын
Victor Samuel Dias A maioria do Brasil não tem alimento decente e nem saneamento básico
@renrezcrypto61556 жыл бұрын
@@diadrisnog Quando procurei uma vaga de salário mínimo e supermercado,sempre, fui rejeitado. E creio que há chance de negros estarem sendo mais o alvo de contratação do que eu. Nem por isso sinto raiva nem nada. A empresa é "do cara" e ele contrata quem quiser. O problema ou um dos do mundo é a corrupção de todos em vários setores. O cara joga cigarro no chão, bate na mulher, arranja confusão com tudo e nao sabe porque um mísero emprego nao aparece. Tem quem "faça por onde" oportunidades nao surjam e nao tem a ver com a porcaria da taxa de melanina.
@diadrisnog6 жыл бұрын
@@renrezcrypto6155 Entendo. Mas não dá pra ignorar a 'taxa de melanina'. Seja conscientemente, ou não, negros são preteridos na hora de selecionar candidatos. A corrupção afeta a todos, claro, mas quanto mais vulnerável, mais a pessoa tende a sofrer com seus efeitos.
@reidamiao6 жыл бұрын
Meus aplausos👏🏿👏🏿👏🏿 Para os que AINDA não entenderam, só desenhando, né?
@MarianaXavier6 жыл бұрын
Volto a dizer: como é bom te ouvir! Como falamos nos nossos vídeos, todo mundo é um pouco opressor e um pouco oprimido. Reconhecer nossos privilégios, observando com serenidade, ponderação e respeito cada individualidade, é o primeiro passo pra alcançarmos uma sociedade verdadeiramente mais justa. ❤️
@timbuzinha6 жыл бұрын
Tô aguardando ansiosamente pelo dia em que você e a Nátaly Neri vão fazer um vídeo juntos
@desafonseca86126 жыл бұрын
Ansiosa tbm
@lamabasi6 жыл бұрын
Emilly Oliveira sedentooooooooooo
@gabrieleribeiro31596 жыл бұрын
Emilly Oliveira é muito amor num vídeo só 💕
@noemioliveiradesouza81636 жыл бұрын
Seria meu sonho?😍
@yagolecci27516 жыл бұрын
Requisitos para subir de acordo com a meritocracia - Dinheiro - Privilégio - Sorte
@geizamedeiros51446 жыл бұрын
Nossa , me emocionou muito . Estou passando por algo um pouco parecido . Passei no vestibular para direito , estudava toda madrugada , tenho meu filho pequeno e como bebês choram muito , foi muito difícil estudar pois não tinha muitos recursos para investir nos estudos . Engravidei na adolescência, crio meu filho sozinha , já fui artesã , vendedora ambulante , e hoje eu trabalho com um contrato provisório mas só de passagem leva metade de um salário mínimo , além das despesas com meu filho . Hoje passo pelo obstáculo de não possuir condições de pagar a passagem para ir estudar em 5 cidades De distância da minha , são apenas 800,00 de passagem eu e minha família temos recursos para isso . Conto com o transporte universitário da prefeitura para me auxiliar mas o mesmo está superlotado e como não há leis que beneficiam neste quesito ficamos sem respaldos legais para recorrer ao transporte . Muita luta , muita garra , muita fé em Deus que dará tudo certo , só assim meu amigo , por que é tudo muito difícil !
@renrezcrypto61556 жыл бұрын
Então quem alegar que nao teve tempo terá cotas,então, O MUNDO TERÁ COTAS!
@rodrigxk6 жыл бұрын
E as pessoas ainda acham bonito compartilhar historias de negros que conseguiram alcançar algo, se esforçando mais do que qualquer outro. Como aqueles clichês doentios de "estude enquanto eles dormem, se divertem, VIVEM".
@gersonluizcampos6 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... cliché ??? QUER dizer que incentivar vc a estudar mais que os outros é errado .... parabéns vc nos mostra a verdadeira face do ESQUERDOPATA inútil ... esperar assistencialismo do dinheiro de quem trabalha !!!! ... e ainda achar que é direito seu !!!! .... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... a verdade sempre aparece ..... obrigado!!!!
@rodrigxk6 жыл бұрын
gerson luiz você parece saber bastante sobre a minha vida, rs Eu prefiro acreditar que você apenas não é bom em interpretação de texto, ao invés de maldoso. Mas todos nós sabemos a real, né?
@gersonluizcampos6 жыл бұрын
Rodrigo Karut ... aahhhhh claro como sempre agora vem a ladainha da "interpretação de texto" ... vcs ESQUERDOPATAS devem ter uma cartilha de canalhice porquê vcs repetem o mesmo discurso sempre ... muito previsível!!! ... muito Loko isso ... doutrinacao forte !!! .. interessante até!!!
@matheusferracin93186 жыл бұрын
Amiguinho, o que é que um ser humano como tu vem fazer aqui? Síndrome de Estocolmo? Procura sua turma e seja feliz com seus ideais. Uma boa turma pra ti são os Bolsominions, garanto que lá eles vão te receber de braços abertos.
@gersonluizcampos6 жыл бұрын
Matheus Ferracin ... então é assim que vcs discutem a "pluralidade de ideias" e aceitam a "diferença"?? ... e depois falam em "RACISMO" .... eu não conheço nenhuma medida para ajudar somente "BRANCOS" ou qualquer projeto para jovem carente "BRANCO" ... vc conhece??? .... pois é quem está dividindo o povo em cotas e raças são os movimentos "SOCIAIS" que de social não tem nada , apenas manobra política, e a malandragem se encosta se fazendo de vítima pra mamar nas facilidades do VITIMISMO .... é vc assinou embaixo ..... mostrou como vcs são democráticos !! .... caiu a máscara !!! ... era de se esperar ...
@alexvitordantascamara58876 жыл бұрын
Cara, primeiramente, parabéns pela sua conquista de intercâmbio. Comecei a seguir seu canal a pouco tempo e percebi logo de cara que vc tem uma didática incrível. Sou professor de geografia e acompanho sempre seus vídeos, vou usá-los em sala de aula quando o assunto couber. O mais triste de tudo é entrar em sala de aula, em um colégio de favela (obs: periferia é um nome bonito dado pela Globo) e ver um/uns alunos seus defendendo a meritocracia. Os pais trabalham duro o dia todo, chegam a noite do trabalho, nem tempo pra família tem e o cara vem dizer que esforço é tudo. Infelizmente, temos muitos analfabetos políticos no Brasil, principalmente, se tratando de adolescentes, mas é isso aí. Vou lutando aos poucos, tentando aos poucos, mudando aos poucos o ideário deles. Amo o que eu faço. Novamente, parabéns.
@marceladinelli58046 жыл бұрын
Muito feliz por sua conquista... vc mereceu e merece muito mais... vc vai longe!!!! Parabéns de coração....
@katiaramos24936 жыл бұрын
Amo ouvir vc falar, e parabéns pelo seu intercâmbio, estamos felizes e torcendo por vc, um grande abraço ...
@danilobarreto66136 жыл бұрын
Aí que bom que cheguei nos comentários antes dos haters, ótimo vídeo, sempre refletindo sobre suas idéias e crescendo mais como pessoa.
@silasbelart31876 жыл бұрын
Spartakus, vc nos representa! Obrigado pela luta, é difícil nós sabemos, mas sim, nós podemos ✊🏽
@andriellesantos80406 жыл бұрын
Lembrei de mim quando você falou da sua batalha diária, eu me deparei com colegas que não davam o valor necessário as coisas porque os pais davam. Adoro os seus vídeos.
@valerialeo246 жыл бұрын
Amoooo seus vídeos. Fala sem censura nenhuma da triste realidade que vivemos. Vc é foda!!!
@souzaqueen75256 жыл бұрын
UAU!!! Agora eu entendi! Puxa vida, ninguém até então teve a capacidade suficiente para explicar com tanta clareza! MUITO OBRIGADA! Percebo agora como eu estive equivocada até este momento. Muito, por sinal.
@LeEnnyFace6 жыл бұрын
Que bom que você se esclareceu :)
@souzaqueen75256 жыл бұрын
Le Enny Sim, Muito! E sabe pq somente após tanto tempo? Pq sempre que tal assunto vinha á baila, era respondido com raiva, e/ou com ataques pessoais. Isso é recorrente, ainda. Eu parei de retrucar, tentar esclarecer, afinal estava tentando entender outros pontos de vista, mas ainda assim era mal interpretada. Fazer o quê, né?! Humanos! rs 🙃😉
@LeEnnyFace6 жыл бұрын
Pois é, não adianta ser agressivo, só causa mais distanciamento
@LeEnnyFace6 жыл бұрын
Não confunda discutir racismo com promovê-lo. O Santiago fala neste vídeo justamente sobre o pensamento do Morgan. Ele pode até ter conseguido, mas foi com um esforço consideravelmente maior que um branco precisaria fazer. A questão não é conseguir ou não conseguir, a questão é a quantidade de empenho necessária para atingir o mesmo objetivo. Só isso.
@Claudio_Santos_19746 жыл бұрын
+Alexandre Ai, gente! O Morgan Freeman é mesmo um homem brilhante! Ele simplesmente descobriu o segredo pra resolver o racismo. É simples!!!! Como ninguém ainda não tinha pensado nisso? Vamos PARAR de falar sobre o racismo que ele acaba. Tudo bem que a presença dos negros na maioria dos espaços privilegiados na nossa sociedade, como os cursos universitários, as posições de comando das empresas, o cenário político, e etc é quase nula, quando não inexistente. Mas isso deve ser porque eles não se esforçam o bastante, ou falta de sorte. Sei lá. Mas uma vez que nós paremos de falar sobre racismo, isso vai mudar. Freeman tá é certo, o negro tem que aprender a sofrer calado. Aliás, acho que poderíamos aplicar essa estratégia com tudo o mais que aflige nossa sociedade. Pensa comigo. Se parar de falar sobre racismo faz com que ele acabe, certamente se pararmos de falar sobre a violência, ela também vai desaparecer. Já pensou que ótimo? Vamos parar de falar sobre as doenças, a pobreza, as guerras, o terrorismo, parar de falar sobre a corrupção, sobre tudo que é ruim. Vamos falar só de coisas boas, positivas, que elevam o espírito! Vai dar super certo!!!! SQN
@geraldolmr6 жыл бұрын
Parabéns, Spartakus Santiago, pelo conteúdo do vídeo. Força e paz!
@fessora6 жыл бұрын
Parabéns pelas conquistas! Te desejo muito sucesso nessa viagem, e que seja a primeira de muitas outras. Você merece.
@SigoViajando6 жыл бұрын
VC É FODA! acho muito importante todo conteúdo aqui do seu canal. Cara vá em frente sempre.
@JoaoVictor-cj6ew6 жыл бұрын
Estou na luta para uma vaga numa federal que fica a oito horas daqui e, embora eu tenha passado a minha vida escolar toda em escola pública, sempre tive o privilégio de não ter a obrigação de trabalhar para ajudar na renda familiar e posso me dedicar integralmente aos estudos. Pretendo ir contando apenas com as bolsas de assistência estudantil e a pequena ajuda financeira da minha família. Provavelmente, esse dinheiro todo vai ser usado praticamente apenas para básico - moradia, alimentação e transporte. Esses dias eu estava estudando o Período Medieval quando o professor cita as catedrais góticas, resolvo procurar no Google e me deparo com uma imagem da catedral de Orvieto e eu, que prentendo cursar arquitetura, me senti extremamente inspirado a continuar nos estudos e agora com esse seu vídeo contando um pouco da sua história me motivou mais ainda
@CricaMonteiro6 жыл бұрын
Obrigada por vc se dedicar a esse conteúdo maravilhoso! Um dia quem sabe eu conheço vc pessoalmente vc é de mais. A meritocracia é um problema, quem sabe da forma didática que vc colocou o povo entende. As pessoa acham que para conseguir chegar a alguns objetivos que queremos é muito fácil como todos e não é. Me vejo muito em vc, parabéns! Vc me representa!
@rayribeiro70584 жыл бұрын
Como eu fiquei feliz em ouvir o que você conquistou, parabéns!!!
@anakingamer58936 жыл бұрын
Cara foi foda, tua explicação foi deverás convincente, parabéns e boa sorte com teu curso 😉
@heltongouveia25256 жыл бұрын
Pra mim, há muito mais mérito no esforço que no privilégio. Eu particularmente tive que conseguir as coisas mediante esforço, e honestamente digo que todas as oportunidades que chegaram a mim também estavam disponíveis pra maioria dos meus amigos(pretos e brancos, com condições financeiras melhores e piores), no entanto, a maioria deles "optou"(não sei se esse é o termo adequado) por não encarar os desafios, e muitos deles hoje, infelizmente, estão estagnados, batalhando pelo mínimo necessário pra sobreviver. Então, não tenho um pingo sequer de inveja de quem nasceu em berço de ouro, com todos os privilégios e regalias. Me inspira muito mais o cara que trabalha de dia, faz faculdade à noite e estuda de madruga, do que aquele que fica esperando as coisas acontecerem no conforto da sua inércia, tendo ou não os tais privilégios.
@rosanasantana60386 жыл бұрын
Meu Deus, tudo que eu penso vc conseguiu falar em um vídeo. Maravilhoso!!!! Continue assim e boa sorte e muito estudo, pq esse é só o começo. Inscrita com certeza!!!!!😍
@lucascouto30556 жыл бұрын
Nossa, tomara que seu canal cresça muito e logo!!! Você é muito didático e isso é ótimo pra quem é resistente a informação. Parabéns!
@esmeraldapimentel36156 жыл бұрын
Eu, não tenho palavras para descrever o quanto você mexe com minha vida...Eu tinha certeza que tínhamos alguma coisa em comum... Baianos, nordestinos, pobres e batalhadores.... Só te escrevo: Gratidão Mil Vezes Mais 💞 Por tudo que estou aprendendo com você!!!
@elianeserpa14756 жыл бұрын
Conheci seu canal há pouco tempo, mas já estou amando. Você diz tudo, garoto. Parabéns e muito sucesso pra você.
@AngelCruz-fl5gh6 жыл бұрын
@@adom1113 Que nojo! Certamente vc teve chance de estudar, mas isso não te melhorou como ser humano...só mais um idiota instruido
@renrezcrypto61556 жыл бұрын
@@AngelCruz-fl5gh Tive depressão profunda por 15 anos com sintomas, sofri discriminação cultural e mesmo branco,isso nao garantiu nada! NADA! Nem por isso me vitimizei na vida!
@marinaperon74056 жыл бұрын
Você dá show de verdade e coerência! Esse mundo é seu meu querido! Sou sua fã 😘
@strawberry-og3dw6 жыл бұрын
Você me inspira bastante com teus vídeos,me faz enxergar e entender as coisas como elas são. Abre minha mente. Te amo desde já,guerreiro 🌷❤
@fermay136 жыл бұрын
Ja te acompanhava ha um tempo mas cheguei nesse video por acidente hoje. Cara parabens pelo seu trabalho e pelo seu esforço. E principalmente pela lucidez em explicar uma coisa basica que as pessoas se esforçam pra nao compreender. Parabens mesmo de coração.
@trindadeiris55666 жыл бұрын
QUE VÍDEOOO!!! Compartilhando já em todas as minhas redes sociais porque o mundo precisa ver isso!!
@AnaKarlaOficial6 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento e suas experiências! Te admiro muito e me sinto impulsionada a lutar cada vez mais! Muita luz no seu caminho para que você continue iluminando o nosso❤
@vs26136 жыл бұрын
Explicou.....desenhou...acho que todos entenderam. Aguardo o silêncio do mimimi. Vc é 10!!! Inteligentissimo! Tem o meu respeito!!!!
@anafigueiredo97826 жыл бұрын
conheci o canal hoje e já to muito apaixonada! vc é muito didático, socorro
@rayanelins88976 жыл бұрын
Vc é sensacional e está fazendo um trabalho muito importante! As vezes é muito difícil argumentar com certas pessoas, vc consegue deixar as coisas mais claras e didáticas! Por favor continue arrasando. Parabéns
@carolinerodrigues15656 жыл бұрын
Mara! Estou te amando muito...no bom sentindo! Compartilhando já esse vídeo!
@grandexandi6 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos, moço. Você consegue construir um fluxo argumentativo claro e coeso, e por isso gostoso de seguir, o que é um alívio em meio à guerra de opiniões raivosas e infundadas dessa nossa era facebook. E, se me permite, muito gato também, o que não atrapalha em nada rs...
@jainemartins16646 жыл бұрын
Mas cara, ele é o puro exemplo que a gente pode chegar onde quiser. Desde que nos esforçamos. Sobre o privilégio, é lógico que existe, mas temos que entender que sempre existiu pobres e sempre vai existir. Portanto, independentemente se você tem condições ou não, você pode ser o que você quiser, você pode tudo! Mas tem que se esforçar, correr atrás e não ficar reclamando e de cabeça baixa por que é pobre. Lutar, persistir e alcançar nossos objetivos.
@nadiasilva46836 жыл бұрын
Fico tão feliz te ouvir a tua história. Parabéns por essa vitória meu amor! Isso me dá forças pra continuar e acreditar. Continue, e continue sempre. Gosto muito do teu trabalho, tu me ajuda muito.
@olenirmariamendes17226 жыл бұрын
Grata demais por você exisitr! Você é uma pessoa muuuuuuito importante para ajudar a mudar o mundo! Que alegria!
@mariaquiles3826 жыл бұрын
Sensacional, não poderia ter explicado melhor, sempre aprendendo no seu canal... Parabéns Spartakus e OBRIGADA!
@chiga6666 жыл бұрын
A mais perfeita explicação até agora. Muitíssimo obrigado. Só resta saber de que forma vão aceitar, as pessoas que defendem a falácia da meritocracia, espero que bem, afinal, o objetivo é esse. É raro encontrar pessoas pacientes e sempre prontas a explicar sem nenhum traço beligerante. Muitíssimo obrigado por representar novamente.
@misturacitrica6 жыл бұрын
Spartakus, a cada vídeo teu que vejo, fico mais fã ❤️
@fabiobattista94166 жыл бұрын
Cara eu já era seu fã depois desse vídeo a minha admiração só almentou por, Quando eu crescer quero ser igual a vc 👏👏👏👏👏
@joeliaalmeidagorayeb83566 жыл бұрын
👏👏👏 Cada vez mais me orgulho de acompanhar seus vídeos! Obrigado Spartakus você simplesmente arrasa!
@Carina52076 жыл бұрын
Parabéns pelo seu esforço e pelo seu intercâmbio. Muito sucesso pra você sempre! Eu acho que o problema não é a meritocracia, mas sim as desigualdades do nosso país. Se todos tivessem (DE VERDADE) as mesmas oportunidades, aí sim a meritocracia seria um sistema justo.
@IvanGPonciano6 жыл бұрын
Parabéns pela lucidez da explanação. Sou um defensor da meritocracia, não por achá-la perfeita, mas por entender que é a alternativa menos ruim. Defendo que o Estado deva garantir condições mínimas de igualdade de privilégios, pra usar sua expressão, de tal forma que o desenvolvimento pessoal de cada um possa sim ser fruto do seu próprio esforço, sem a necessidade do sujeito deixar o couro ao longo do caminho, como você relata sua história e como também foi a minha. Boa sorte e faça valer seus "privilégios". Grande abraço.
@jxmx20026 жыл бұрын
Lhe acho foda! Vou assistir sua palestra no fórum mundial social aqui na casa do Olodum. Parabéns mano.
@rainaranascimento19426 жыл бұрын
Cara muito bom foi difícil arranjar um vídeo de Alguém que fala com propriedade do assunto, muito bom parabéns
@tiago2.0376 жыл бұрын
Mais um vídeo foda, parabéns!!!Boa sorte na sua viagem!!!!
@lucyennemartin45216 жыл бұрын
Sem querer romantizas suas dificuldades, acredito que o prazer de suas conquistas é infinitamente maior ! A vida não é nem nunca foi justa ! Lutar nos faz mais forte , constrói nosso caráter e você é uma prova disso ! Parabéns por sua jornada - com certeza há muito mais por vir !
@miriammarcelino4596 жыл бұрын
Cara.. Não te conhecia.. Mas me ganhou nesse vídeo. Nossa!!! Falou TUDO!!!!! 💞
@renataseverino79606 жыл бұрын
Real, amei o conteudo do video, pq esse é realmente escuto varias pessoas querem deslegitimar a luta de outras pessoas e ficar comparando com a vida de Joaquim Barbosa, eu graças a Deus fui privilegiada com a minha vida que apesar de algumas coisas é muito boa. Sucesso!!
@cristianoramos54066 жыл бұрын
Parabéns. Desejo sorte na tua vida, por que sempre vai ter uns contra, e ás vezes vem de quem a gente tenta proteger ou ensinar. Aguenta firme sempre. Não há outro caminho para nós, é sempre em frente.
@nicollesantos63366 жыл бұрын
Te admiro, vejo todos os seus vídeos! Você é sensacional, parabéns por tudo, fé na mudança do sistema!
@joicecunha78806 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso. Queria ter te conhecido há mais tempo. Continue sonhando rapaz, você é incrível.
@isisramos22046 жыл бұрын
gente como vc só tem 44 mil inscritos?? pela qualidade e importância deveria ter muito mais!!! 💜 obrigada por traduzir a vida, suas nuances e ilusões. vou curtir todos os seus videos pq é a forma que consigo ajudar! boa sorte no intercâmbio!
@Mayscdmais6 жыл бұрын
Seus vídeos como sempre são um acalento para os meus ouvidos que geralmente estão sempre escutando merda de gente que tem preguiça de pensar e fica repetindo discurso de opressor, como se o próprio o fosse (e em 99% das vezes não é, é até mais fudido do que eu haha). Obrigada! E parabéns por essa conquista, conquistada com tanto suor. Que você tire o máximo dessa oportunidade. Sucesso! 💙😘
@magnojesus32236 жыл бұрын
Assisti ao vídeo e li vários comentários,alguns elogiam,outros questionam,outros discordam.Seu depoimento e seu pensamento são muito coerentes,infelizmente o brasil é sim um país preconceituoso onde o preto e o pobre tem enorme dificuldade de ascensão.A desigualdade social é a grande culpada,em geral o pobre seja preto ou branco já está na desvantagem nos primeiros anos de vida devido à uma alimentação precária e ou baixa qualidade e vale ressaltar que má alimentação infantil está diretamente ligado a baixo QI.Moradias precárias,comunidades violentas,ensino público de qualidade questionável,falta de acesso à saúde entre outros fatores que comprometem o seu desenvolvimento.O fato é que embora muitas pessoas brancas não concordam com sua fala, dizem que vc pertence à esquerda,indicam um vídeo onde MORGAN FREEMAN é entrevistado por um repórter negro , e o MORGAN acredita apenas na capacidade e que cor de pele não é obstáculo,outro fala da maioria de jogadores negros no basquetebol americano, é inegável que o cidadão negro sempre é olhado com desconfiança , antes de ser pobre ele é negro e está ai uma enorme diferença.
@marcelojunior94886 жыл бұрын
Tudo o que vc está passando, saiu do país, está estudando, se esforçando e correndo atrás dos seus sonhos, quando se formar e começar ganhar bem, vai ser por causa da sua cor ou pelo seus méritos ?
@laianeelisangela97606 жыл бұрын
Eu entendi!Continue fazendo esse ótimo trabalho! Parabénss
@jessl.f.79603 жыл бұрын
Você organizou e verbalizou aquilo que sempre acreditei. Grata por ser quem és 🙏🏼
@hunterroz6 жыл бұрын
Parabéns pelo esforço ! VAI PRA CIMA MANO !
@lopesgra6 жыл бұрын
Simplesmente Maravilhoso! Vc é muita luz, cara!!!! Obrigada e obrigada!
@analaura0046 жыл бұрын
Esse era o canal que faltava no youtube, todo sucesso pra você 👏👏👏
@jessicacristianetti63346 жыл бұрын
Nossa! Amei! Já refleti tanto sobre isso! Sou branca, mas nasci em uma família que não tinha condições financeiras de pagar uma faculdade ou escola particular, eu e minha irmã gêmeas fomos as primeiras a entrar em uma faculdade, meus irmãos mais velhos não tiveram essa oportunidade, nós fomos prounistas e nos formamos! Hoje eu faço doutorado em Direito com bolsa e convivo com pessoas que não precisaram fazer o esforço que eu fiz pra conseguir essa vaga, apenas fizeram a prova e pagam a mensalidade, eu precisei publicar e estudar muito pra conseguir a bolsa e, assim, poder cursar o doutorado. As vezes ficava com raiva de como era possível alguns terem tantas oportunidades e eu não, mas hoje compreendo melhor e fico muito feliz por eu ter conseguido chegar até aqui! Parabéns para você por suas conquistas! Reflexão super importante e necessária, pena que muitos ainda não compreendem essa importância!
@maiarasantos88996 жыл бұрын
Todo vídeo uma vontade de curtir cem vezes. Que pensamento crítico e analítico incrível! Muito, muito bom mesmo. Infelizmente, a sociedade, extremamente capitalista em que vivemos, nos força a sermos pessoas que esquecem de olhar para outro sem antes pensar mil vezes em como aquele simples olhar é capaz de ferir nossos privilégios.
@dayanarosa20796 жыл бұрын
Parabéns pelo esforço e q vc atinja todos seus objetivos!
@taysonsilva98126 жыл бұрын
Otimo vídeo cara,ganhou mais um inscrito aqui.
@velhadosgatos966 жыл бұрын
"Se esforço fosse tudo, todo pedreiro morria rico." Melhor frase ❤️
@gersonluizcampos6 жыл бұрын
Nah Félix .... é esse o parâmetro mágico que responde então todas as dúvidas !!!! ..... logo se vê que vcs nunca pegaram no pesado e nem sabem como funciona a profissão de pedreiro ..... pedreiro fazendo força ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... frasinhas prontas definem todo esse mimimi ??? ... não né!! .....
@leandrosilva85906 жыл бұрын
Esforço físico não leva ninguém a riqueza. Esforço intelectual sim. Acho esse argumento bem fraco.
@victorgil73916 жыл бұрын
Leandro Silva Eu tenho uma frase melhor, é mais fácil para um burgues fanfarrão crescer na vida do que um plebeu esfomeado, se mesmo assim vc dizer que estou errado vai toma no cú, pois isso já é mau caratismo da sua parte
@josuecompartilha30126 жыл бұрын
Nah Félix Não é quanto esforço se faz mas que esforço se faz
@josuecompartilha30126 жыл бұрын
Victor Gil E daí que é mais difícil? A vida não é e nunca será justa. O importante é que ninguém está impedindo o plebeu de crescer
@carolinelandim72046 жыл бұрын
Adoro como vc aborda os assuntos, de uma forma direta e bem sucinto. Adoro você ❤
@vitormoura81536 жыл бұрын
To adorando seus videos caraca s2.
@brenasuellen54166 жыл бұрын
Orgulhooooooooo aff, parabéns serio. ❤❤❤ booooa sorteeee vai dar tudo certo
@mirianoliveira98506 жыл бұрын
Minha prova de história é hoje é vai cair este tema. Olhei vários vídeos e não entendi nada no entanto o seu foi a minha salvação. Com tanta clareza ficou fácil entender. Muito obrigada
@leticiabentes84256 жыл бұрын
Um vídeo incrível sobre meritocracia. Me recordo de ouvir uma música com a seguinte frase "não vem falar em meritocracia, se só trabalhou na empresa da família" e é exatamente isso, para aqueles que não vivem a mesma realidade, nas mesma condições, é um pouco mais difícil conquistar determinadas coisas. Fico indignada quando alguém que só considera sua realidade, para dizer que não existe desigualdade (sim, existem pessoas assim). Para se ter noção, 70% das pessoas que vivem em estado de extrema pobreza no Brasil são negras, 80% das pessoas mais ricas no país são de pele clara, 70% das pessoas que dependem do SUS, são negras. Bem como são os negros que mais morrem em operações policiais, chega ser 7 em cada 10. É realmente lamentável.
@cristianemachado58346 жыл бұрын
Parabéns pela sua conquista!!!!♡♡♡
@paulaferreira76806 жыл бұрын
Crlh mano, parabéns!!! Tudo de bom pra você!
@zamiscarneiro116 жыл бұрын
Parabéns amigo. Ótima explicação. Vamos continuar essa luta.
@marsupialmente6 жыл бұрын
Parabéns, você narrou a realidade de uns 80% da população.
@luisamalta70776 жыл бұрын
É o que eu falo! Trabalhei fazendo faxina em festas de bacanas, lavando banheiros 🚽 todo de Xixi e 💩 , dormia 3 horas por noite pra fazer minha faculdade de medicina veterinária. E ainda escutei varias pessoas falando “Se está tão cansada e difícil assim, era só ter feito um curso técnico, isso que da negro querendo fazer faculdade de a Rico” .🤨🤨
@victorgil73916 жыл бұрын
Luísa Malta Se eu fosse vc eu mandava a pessoa que falou isso ir toma no cú
@igorvinicius65496 жыл бұрын
Luísa Malta kkkkkkkkk tinha que ser ..... Kkkkkkk
@valdinovenancio30216 жыл бұрын
Luísa Malta parabéns pela sua determinação! !!
@psidaymenezes6 жыл бұрын
Vc é foda, que habilidade pra tornar simples assuntos complicados! Sucesso!
@larissasbarreto6 жыл бұрын
Parabéns, você merece!! todo sucesso do mundo no intercambio!!
@eproibidosoreclamar5856 жыл бұрын
A meritocracia no Brasil deveria ser medida pelo ponto de partida e não pelo ponto de chegada! Saúde, sorte e prosperidade!!
@clarabarcelos36626 жыл бұрын
Parabéns pelo seu trabalho!!!!! Adoro seus vídeos, gratidão por me ensinar tanta coisa!!!!
@clarabarcelos36626 жыл бұрын
Alexandre, procure realmente querer entender o que o Spartakus está dizendo. É inegável que o esforço é um requisito básico para se conseguir alcançar grandes objetivos, mas isso não exclui o fato de que para alguns o caminho é muuuuuuito mais difícil. Vou lhe dar um exemplo muito simples, eu sempre estudei em colégio particular e o meu concorrente no enem sempre estudou em colégio público, isso não significa que ele não conseguirá a vaga que deseja na universidade, mas significa que certamente ele terá que se esforçar muito mais, pois sabemos como é a realidade da educação pública no Brasil. O fato de um ter que se esforçar muito mais do que o outro já mostra como a situação é injusta, entende ?
@stenzelvivi6 жыл бұрын
Parabéns pelo intercâmbio. Desejo todo sucesso do mundo!
@anacarolinagama21976 жыл бұрын
Spartakus, querido! Tu vive pra me dar tapa na cara. Kkkkk obrigada por me ensinar tanta coisa. Estudamos juntos no mesmo colégio mas infelizmente não tive a oportunidade de te conhecer melhor porque eu mal saia da sala e vivia no meu cantinho rs. Que pena! Queria sentar e bater um papo com vc, pra continuar desconstruindo minhas ideias. Porque como você mesmo diz: desconstruir é melhor do que destruir. Amo o seu trabalho e seu conteúdo. Parabéns!!
@josearruzzo66496 жыл бұрын
Pois é, as pessoas não sabem o que falam mesmo, é muito chato quando a pessoa não passa pelas mesma realidade que a sua e ela desqualifica suas dores, esforço, e diz que você não tem o mérito, etc. As coisas são muito mais complicadas do que uma pessoa privilegiada acha, é complicado demais falar disso; em suma, não nos vitimizamos(somos vítimas de muitas coisas pra falar a realidade...), não é mimimi, e meritocracia é uma crendice popular muito bizarra, ineficaz, inexistente no Brasil e puts...perco nem tempo explicando, são coisas tão óbvias, mas é nossa realidade, vivemos constantemente isto.
@gabibahri49116 жыл бұрын
Vc conseguiu tudo isso, e pode conseguir mto mais, se entender que a meritocracia faz bem ao mercado e à economia, e de quebra às pessoas.
@erickaraujo25886 жыл бұрын
Muito bom seu canal , gostei dos pontos que vc apresentou no vídeo e me esclareceu muita coisa, mas , também penso assim: Se alguém tem esses privilégios é pq pai dessa pessoa se esforçou, e se essa pessoa não se esforçar ao menos metade do que o pai se esforçou ele não vai conseguir manter os privilégios para os seus filhos. Ele será apenas alguém que vai gastar o capital herdado.
@tainaluiza33116 жыл бұрын
Uma verdadeira aula. LINDÍSSIMO FALOU TUDO
@CarlosGoncalves-zt1ov6 жыл бұрын
Já sei, a formula certa é eliminar o privilégio dos que a tem, para concorrer igualmente com os que a não tem. É ai onde você quer chegar ? A vida não é justa desde que o mundo é mundo, o que temos que fazer é correr atras de nossos sonhos e objetivos, só assim conseguiremos chegar onde queremos. Não "chore" pelas "dores do mundo" e das coisas que os outros tem e você não tem, isto atrasa sua vida. Se alegre com as conquistas alheias, e que com seu esforço as conseguira também. DEUS ATRAVÉS DE VOCÊ, NÃO FALHA. Acredite nisso.
@IgoorFenty6 жыл бұрын
Mano muito esclarecedor esse seu vídeo, aliás todos! Parabéns pela sua conquista, eu entendo bem como é difícil sair da nossa zona de "conforto"(?) pra tentar alcançar nossos sonhos e objetivos e ter que remar contra uma maré incessante de preconceitos e portas que se fecham por falta de pré requisito$, enfim, falou tudo! Sucesso!
@excentrichow6 жыл бұрын
Queria conseguir dar mil likes nesse vídeo!! Você é demais!!
@lucyatrix6 жыл бұрын
Só verdades. Te admiro muito pelo seu esclarecimento e garra! Eu nem isso consegui ainda, mas continuo lutando.
@AffonsoMalagutti6 жыл бұрын
Impossível sua fala ser mais coerente, Spartakus. Parabéns pelo vídeo!
@alanabarrias6 жыл бұрын
Eu entendi o intuito do vídeo sobre a história do Joaquim Barbosa e não tenho nada a dizer sobre isso. Mas eu queria abrir um parênteses, colocar um sementinha de pensamento pro futuro pra pessoas como vc que tem esse discernimento e capacidade de oratória de vir pra internet e fala sobre o assunto: sempre que eu ouço discurso sobre meritocracia é sempre falando do preto pobre desprivilegiado. Mas enquanto na população mais rica a discrepância entre negros e brancos é realmente enorme, eu entendo que pra grande parte está no mesmo barco. Existem tanto preto quanto branco sem privilégios ralando pra conquistar algo. Eu sou branquela mas assim como vc disse, eu nunca passei fome, sempre tive um teto pra morar mas eu nunca estudei numa escola particular, minha faculdade eu fiz com prouni, minha adolescência foi marcada pro usar roupas doadas e só poder comprar uma calça a cada 6 meses quando a anterior já tinha rasgado. Eu trabalho desde os 16, fiz a faculdade trabalhando e eu morava à uma viagem de 2 horas de busão e metrô do trabalho. Eu ralei muito e continuo ralando pra ter hoje aos 27 uma vida mais confortável. Mas quando eu ouço esse tipo de discurso frisando o preto pobre eu me sinto excluída e que todo meu esforço é diminuído simplesmente pelo fato de ser branca. Novamente, entendo todo o contexto social exposto e concordo, mas eu queria colocar esse linha de pensamento aí.
@simissagia6 жыл бұрын
Lindo! Orgulho de ser sua conterrânea.
@aldineia20126 жыл бұрын
Conheci o seu canal hoje,disse tudo!!! Parabéns!!!
@guilhermea.donegarocha92746 жыл бұрын
Boa tarde! Gostei muito do seu vídeo, realmente vivemos em um planeta que, historicamente, nunca conquistou a igualdade. Mas eu não vejo isso apenas com determinadas pessoas, ou seja, a desigualdade não é específica de um único grupo social. Eu sou branco, como consta na minha certidão e visivelmente falando, também não escolhi, mesmo meu pai sendo mestiço. Nasci em um bairro humilde do interior de SP onde morei, com minha mãe, em um quartinho na casa de meus avós, com mais alguns tios, tias, primos e primas. De família muito pobre, minha mãe trabalha de faxineira até hoje, tive tio e primos envolvidos no mundo das drogas e do tráfico, porém eu escolhi estudar e mudar de maneira diferente esta situação, inclusive ano passado tive um primo executado. Claro que eu fiz minhas escolhas e cada um faz as suas, mas precisei trabalhar de servente por 4 anos, ajudante de soldador por 2 anos, office boy para ajudar em casa, estudar e conseguir fazer minha faculdade. Hoje estou no ultimo ano de Engenharia Civil e aqui não tem emprego nem para servente, por esse motivo precisei abrir mão de muitas coisas para estar finalizando meus estudos e me dedicando, também, aos estudos para tentar passar em um concurso. Hoje, no Brasil, podemos dizer que existe o contexto da desigualdade enraizada, historicamente, nas diferenças de etnias, mas essa desigualdade, em ter que ralar muito para conseguir algo, é uma situação que eu também passo. Por isso, dou os parabéns ao video mas ressalvo sua frase, aos 4 minutos e 16 segundos, dizendo que não é uma situação específica de uma unica classe e que deve realmente ser combatido, porém isso só será possivel quando todas as pessoas entenderem que devemos lutar pelo ser humano, lutar por todas as pessoas sem olhar a que tipo de classe esta pessoa pertence. Parabéns pela luta e boa sorte!