Dinorah não se suicida aos 20 anos. Mas aos 32 em 1921. Antes do suicídio em ele sofreu pelas ruas com depressão.
@Aghata32 Жыл бұрын
Pelo q li, ele tentou o suicídio por diversas vezes sem sucesso antes do último ... Se até bem pouco tempo o INSS tratavam os deficientes como inválidos, quiçá naquela época.
@miguelricardo9707 Жыл бұрын
É como diz Hayden White: "cada vez mais se mexe na História, mais a História se torna mentirosa".
@MariaRodrigues-xf7yf4 ай бұрын
Engraçado mesmo.
@marenato100 Жыл бұрын
Impressionante como a Junia tenta DESCONSTRUIR a história, aliás é típico dos seus textos. Primeiramente a própria Ana narrou que Euclides era um homem bom e amoroso que não era desiquilibrado e sim um homem forte. Ana era uma mulher adultera, inclusive teve outros casos antes do Dilermando, os quais ja teriam sido perdoadas pelo esposo, sem entrar no mérito dos motivos. Os historiadores sérios são unânimes em relatar que o motivo que levou Euclides a, "Tragedia da Piedade", foi a pressão da sociedade a época em que se deveria lavar a honra com sangue.
@FLUCIANO46 Жыл бұрын
Ela produziu um amontoado de inverdades. É no que dá leigos quererem virar "historiadores"
@sergiofernandes62762 жыл бұрын
Dinorah de Assis morre em 21.11.1921 em Porto Alegre com 32 anos. Na segunda tentativa de suicídio, se atirando no Rio Guaíba.
@EvandroMenezes-ns3xn4 ай бұрын
Parabéns a Mary del Priori e toda a sua obra!!Evandro Cavalcanti.Muriaé-MG.
@saraivaturismo67552 жыл бұрын
Obrigado pelas informações Dilermando de Assis residiu um tempo aqui na minha cidade Bagé RS e sempre procuro falar um pouquinho da história deste episódio aos turistas que aqui chegam.
@josenestoretania99622 жыл бұрын
Oi Professora, você está de parabéns! Obrigada por compartilhar conosco 👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️😘😘😘😘🕊️🕊️🌿🕊️🌿
@sonialemosoliveira39463 жыл бұрын
Obaaaa mais um belo vídeo! Obrigada professora Júnia!
@jullyoliveirax3 жыл бұрын
Nossa você está de parabéns, adorei essa sua aula. Estava precisando saber da história pra concluir meu seminário da escola e conseguir entender super 💖. #adoreiseuvideo 😍
@lemosjunia3 жыл бұрын
Obrigada e volte sempre
@josenestoretania99622 жыл бұрын
Sempre achei essa história muito triste e cheia de traições e vinganças. Uma verdadeira tragédia! Impressionante que Sá Aninha (Saninha) não se preocupou em proteger sua família, para aquele tempo, ela foi corajosa, trocando a família por uma paixão mortífera (mortes por fera) e por fim Dilermando não honrou seu troféu, sua conquista, não valeu a pena tanta tragédia, tanta morte! Concluo que foi apenas luta de feras: orgulho ferido! 😲😲😲😲Ao fim, quem teve razões???🧐🧐🧐🧐🧐🧐🧐🧐
@Aghata32 Жыл бұрын
A meu ver não há razões, tds os crimes foram passionais, então...
@claudiosantos75942 жыл бұрын
Muito boa sua explicação professora e muito inteligente vc
@eduardopausini2 жыл бұрын
Vim parar aqui por causa da minisserie Desejo de 1990 q vi aqui no KZbin, eu nem sabia dessa historia 😳😱
@Aghata32 Жыл бұрын
Nem eu, estou assistindo globoplay, eu nem sabia q se tratava de um escritor, mto menos q foi baseada em fatos reais.
@claudiosantos75942 жыл бұрын
Tudo foi retratado na minissérie desejo da rede Globo em 1990
@cynthianobre6023 жыл бұрын
Amei o seu vídeo!!! Parabéns
@lemosjunia3 жыл бұрын
Obrigada e volte sempre
@karinnediniz99883 жыл бұрын
Traição não presta
@Aghata32 Жыл бұрын
Particularmente, fico aqui tentando imaginar na época como deve ter sido chocante, dado o conservadorismo com tantos envolvidos. Me divorciei com 30 anos pq já não gostava mais do meu esposo, foi consensual. Só quem viveu uma grande paixão, não necessariamente traindo alguém, sabe como como é difícil segurar o ímpeto de um sentimento mútuo, a vontade de estar junto o tempo todo ... Euclides da Cunha, um escritor consagrado, pagou com a vida para tentar lavar a honra; Dinorá, teria um futuro brilhante; Ana pagou um preço alto pelo envolvimento com Dilermando, filhos tbém envolvidos na tragédia ... Dilermando sobreviveu a dois incidentes mas pelo que li amargou até a morte com a pecha de assassino ...
@giannacarvalho4952 Жыл бұрын
Quanta mentira tem esse livro. Falta de pesquisas e falta de responsabilidade. Uma das maiores mentiras é que Dilermando foi inocentado por todos os jurados. Mentira . Em um julgamento foi por 1 voto de diferença e no outro deu empate e o juiz que deu voto de minerva.
@josyoliveira13752 жыл бұрын
Amei a narração.. parabéns
@lemosjunia2 жыл бұрын
Muito obrigada
@condeloppeux76152 жыл бұрын
@@lemosjunia só um adendo. Ainda que houvesse um código patriarcal na sociedade brasileira, dona Saninha seria odiada até para os nossos padrões. Traiu o marido, engravidou do amante, mentiu, tentou abortar o filho fruto do adultério e ainda manteve um casamento, a despeito do assassinato do filho. Ninguém nega que Dilermando de Assis agiu em legítima defesa. Porém, sua relação amorosa destruiu uma família inteira e os filhos de Euclides da Cunha foram praticamente desamparados.
@carlossales8 Жыл бұрын
Apesar das constantes trocas de nomes, deu pra entender a história através do vídeo.
@MariaJose-ew4dr3 жыл бұрын
Obrigada. Amei tua explicação.
@candidorequiaoferreirajr14622 жыл бұрын
Muito legal seu vídeo!!!
@amorpelaculturalvf2 жыл бұрын
Dirce também foi rejeitada pelos meios irmãos filhos de Ana e de Dilermando assim como os filhos de ambos foram rejeitados pelos meios irmãos filhos de Ana e de Euclides.
@Jemendes9312 жыл бұрын
Tragédia da gota.
@jamilsonlontrasanches4644 Жыл бұрын
Muito bom. Inscrito.
@naguchi100 Жыл бұрын
Por que fala no futuro? Vai isso, vai aquilo... É passado, troca o vai pelo foi.
@UMTOQUENOPASSADO9 ай бұрын
Estou procurando o túmulo dela
@patriciasampaio46943 жыл бұрын
Bom dia. Pelo que sei Dilermando morreu meses depois de Anna de Assis. Quando ele teve a última filha?
@amorpelaculturalvf2 жыл бұрын
Ele teve sua última filha chamada Dirce de Assis que era a filha de sua última mulher Marieta que foi sua amante quando ele ainda era casado com Ana.
@juliocesarrodriguesdasilva49452 жыл бұрын
Sim seis meses depois da morte da Saninha, ela de Câncer e ele de Derrame Cerebral, ambos em 1951 ela em Março e ele em Novembro.
@lauramelo1212 Жыл бұрын
Nossa não me canso de ler sobre essa história Ela mexe muito com o imaginário das pessoas Ela enfrentou todos principalmente a sociedade na época teve coragem pena que terminou em tragédia 😢😢😢
@MariaRodrigues-xf7yf4 ай бұрын
Dinorá no Rio Guaíba!!!!!!!! Natureza!!!!!
@FLUCIANO46 Жыл бұрын
Sinto muito, Junia, discordo do conteúdo de "Matar para não Morrer". A Mary del Priore mostra, a meu ver, simpatia por Dilermando. O amor de Dilermando e Saninha foi grande enquanto durou. Isso ela não falou. A História não é tão pop. Dirce de Assis Cavalcanti, filha de Dilermando de Assis, busca uma reparação (veja no youtube, entrevistada por Mary del Priore). Assunto muito polêmico. Dilermando foi, aos 16/17 anos, amante de uma mulher casada com quem teve filhos. Cresceu, formou-se na academia militar e, já adulto, continuou amante da mulher sempre produzindo-lhe filhos que eram atribuídos a ..... Euclides da Cunha, naturalmente. Se esse amor era tão grande, como diz a filha de Dilermando, por que a mulher não abandonou o marido e foi morar com o amante? Ora, já li muita coisa sobre Euclides. Sua obra, biografias. À época, ser chamado de "corno" era um insulto inconcebível. Mas dona Saninha (creio que era assim que era chamada) não ligava. Sua paixão pelo garoto, agora homem, era maior e continuou amante de Dilermando sem sair da casa do marido. Pode até ser que Dilermando tenha morto Euclides "em legítima defesa", eu não estava lá para ver. Mas o que ele esperava? que o "corno" fosse levar-lhe flores? Os cochichos, as conversas interrompidas quando o escritor chegava, despertavam-lhe uma vontade de reparação sem precedentes. E precisava tomar uma atitude senão além de "corno" passaria a "corno manso". Foi tirar satisfações e se deu mal. O amante de sua mulher era militar, campeão de tiro. O que é a profissão de militar, senão se especializar em matar? Foram disparados 8 tiros segundo o depoimento. Euclides teve tempo de recarregar a arma, segundo a narrativa. Tempo demais para alguém ser pego de surpresa. Julgado, possivelmente, por uma Corte Marcial (à época Conselho de Guerra), deve ter prevalecido o "espírito de corpo" (esprit de corps) que continua vigente ainda hoje, mais de um século depois. Vou me abster de falar do filho de Euclides, também morto por Dilermando, ao tentar vingar o pai. Falar em reparação parece-me um insulto à memória de Euclides da Cunha. Euclides notabilizou-se por ter escrito "Os Sertões". Dilermando por tê-lo morto e ao filho daquele. O casal de pombinhos jamais pensou em pedir perdão a Euclides por seu comportamento execrável, por seu romance adulterino. Sou contra estigmatizar os filhos pelos erros dos pais. Mas pedir que seja perdoado aquele que não soube pediu perdão, creio que não cabe aqui. A entrevistadora, Mary del Priore, historiadora que escreveu "Matar para não morrer". narrando o episódio pareceu-me, quando li o livro, que nutria simpatia por Dilermando. Mantenho minha impressão aqui.
@berenicecosta1610 Жыл бұрын
Dilermando e Ana se casaram e tiveram 7 filhos. Ana não se separou logo porque Dilermando tinha apenas 17 anos no início do romance e ela tinha filhos com Euclides e não queria perdê-los, afastando-se do marido.
@FLUCIANO46 Жыл бұрын
@@berenicecosta1610 A moral de algumas pessoas é bastante flexível quando se trata de defender seus pontos de vista.
@berenicecosta1610 Жыл бұрын
@@FLUCIANO46 não julgo. Acho que na época as coisas eram diferentes, talvez o casamento de Ana com Euclides não tenha sido por amor. Era costume o pai escolher. O Euclides, segundo a própria Ana era bom e carinhoso. Mas mesmo assim ela amou outro. Isso é imoral? Pra mim foram fatalidades decorrentes das imperfeições humanas que podem acontecer a qualquer pessoa, em qualquer tempo. Infelizmente a sociedade hipócrita exigiu reparação que o próprio Euclides não exigia. Foi levado pelas opiniões dos outros.
@FLUCIANO46 Жыл бұрын
@@berenicecosta1610Era um amor tão grande com o militar que mais tarde se separaram e veio a casar-se com outra mulher, possivelmente mais jovem, já que Saninha devia estar velha para o gosto dele. Euclides era um homem trabalhador, de família. Isso acontece frequentemente nas guerras quando, enquanto os homens de defrontam em batalhas, matam e morrem, ao retornarem a casa encontram suas esposas com outros homens e com filhos que não são dele. Consulte os livros de História. Euclides trabalhava muito e ficava muito tempo fora de casa. O caráter de Saninha era duvidoso e se comportou como se viúva fosse. Manteve o caso mesmo depois de o cadete ter-se formado, conservando um relacionamento adúltero sem sair da casa do marido. Sem vergonha e cínica. A jogava os filhos que produzia, frutos do adultério, nas costas do Euclides. Imperdoável.
@UMTOQUENOPASSADO9 ай бұрын
Você sabe aonde a esposa de Euclides da Cunha foi sepultada?
@carlosalbertodasilva9848 Жыл бұрын
O Dilermando pulou uma fogueira de costa, quando deixou a véia.
@andrecelso79312 жыл бұрын
Pq Euclides é considerado herói nacional? Ele aleijou uma pessoa e tentou matar outra.
@rogue63362 жыл бұрын
Penso da mesma forma. Só por Euclides ser escritor brasileiro? Ele acabou com a vida de um jovem jogador de futebol com carreira promissora e que não tinha nada a ver com a história..
@condeloppeux76152 жыл бұрын
@@rogue6336 se vc escrever uma obra do quilate de "Os sertões", vc me chama. Em tempo: dona Saninha sacrificou a família dela por nada
@rogue63362 жыл бұрын
@@condeloppeux7615 saninha era uma estúpida. Com falha de caráter... ainda assim não justifica sair por aí atirando nos outros. Que desse o divórcio e seguisse a vida dele... morreu e matou por causa de uma mulher estúpida. Excelente escritor, mas isso não o santifica. Foi tão estúpido qt ela.
@rogue63362 жыл бұрын
Não só aleijou acabou com a vida do cara mesmo
@condeloppeux76152 жыл бұрын
@@rogue6336 ele cometeu um erro. Porém, o que fizeram com ele foi humilhante
@Franklinmedeiros Жыл бұрын
muito bom!
@netodourado41 Жыл бұрын
Judith de Assis afirma na biografia sobre a mãe que o recém nascido Mauro morreu sim de inanição.
@sabrinapereira9680 Жыл бұрын
Isso é para difamar o Euclides da cunha
@lauramelo1212 Жыл бұрын
@@sabrinapereira9680é verdade a Judite querendo arranjar um culpado mentirosa igual a mãe Mesmo assim que Deus a tenha 🙏🌻🌹
@marcelodeaquino21724 ай бұрын
Dilermando traiu Ana com uma amante e a abandonou com os filhos.
@gilbertoamorim6748 Жыл бұрын
Esse dilermando tinha pacto com "coisa ruim" . O verdadeiro duro de matar
@kassia242 Жыл бұрын
Nossa, nada haver com a realidade, vc deturpou uma serie de coisas.
@Biaaaaaaa Жыл бұрын
Ninguém explica porque ela estava morando em uma pensão
@marcosaltea3590 Жыл бұрын
A dirce só descobre com 11 anos na escola!!!!
@luisfernandobotelhoferreir54945 ай бұрын
EUCLIDES UM GENIO DO BRASIL
@rossanacordeiro46035 ай бұрын
Fatos e datas não batem
@sergiofernandes62762 жыл бұрын
DEsperta muitas especulações ..........
@cris0910able3 жыл бұрын
A história da morte do euclides é bem emblemática. Sugiro, se possível, que fale sobre a redemocratização brasileira....
@lemosjunia3 жыл бұрын
Estou fazendo uma linha do tempo, parei em Vargas e devo retornar aos presidentes ate os dias atuais
@cris0910able3 жыл бұрын
@@lemosjunia ah, beleza. Obrigado
@roselidesouzasantossantos70852 жыл бұрын
Que história triste guilhermando não valia nada
@wilsoncoelho81153 жыл бұрын
Legítima defesa
@andrecelso79312 жыл бұрын
Os meninos usavam vestidos???
@AndreAquinoaxe Жыл бұрын
Creio que não!
@juliocesarrodriguesdasilva49452 жыл бұрын
Me desculpe mas as TIAS NÃO FORAM FOFOQUEIRAS NÃO, ELAS FORAM HONESTAS COM O EUCLIDES DA CUNHA E NÃO ACOBERTARAM MAIS AS MENTIRAS DA SANINHA. NAO AS CONSIDERO FOFOQUEIRAS NAO, ESSE DISCURSO É O MESMO QUE TENTOU COLOCAR A CULPA DA TRAGÉDIA NAS DUAS TIAS DE DILERMANDO.
@jaitonsantos8101 Жыл бұрын
Época boa onde as mulheres tinham vergonha e valor
@MariaRodrigues-xf7yf4 ай бұрын
DX tv FC c
@mateusroque80163 жыл бұрын
Gente, é uma novela mesmo hahahahah!!
@naguchi100 Жыл бұрын
Não é comédia pra estares dando risada! É um drama, e bem triste!