A NPP está equivocada em ser reducionista, dizendo que o problema era apenas os judaizantes pregarem os costumes judaicos como evidência de salvação, creio que Paulo estava combatendo tanto o nacionalismo quanto o legalismo (principalmente o legalismo). Ou seja, a NPP erra ao afirmar que os judeus não eram legalistas (pois muitos de fato eram) mas a VPP tbm erra ao dizer que tds os judeus eram legalistas. Em minha opinião a VPP está mais correta, porém a NPP também nos benefícia ao falar sobre o nacionalismo, o real problema mesmo é negar o legalismo. Óbviamente alguns da NPP acabam sendo heréticos pois tiram a importância de Jesus na salvação, diminuem a importância do combate de Paulo e descartam o legalismo, mas creio que alguns não são, pois fazer parte do povo de Deus é exatamente a mesma coisa que ser salvo.
@ismaelcarneirogoncalves99513 жыл бұрын
Não é atoa que amo a teologia do Grudem!
@roniesousa74093 жыл бұрын
Excelente. Suscinto e claríssimo!
@pastorfabiomendes7113 жыл бұрын
Muito bem grudem. Tchau n.t.
@edwinfickel90393 жыл бұрын
Excelente posição do Gruden!
@daniellelima72422 жыл бұрын
Obrigada por postar esse vídeo
@higor.vasconcellos2 жыл бұрын
Deus te abençoe 🙏🏼
@brunomagagnin88217 күн бұрын
NT Write pegou um grupo de Judeus e suas crenças e aplicou a todos o sistema Judaico. Após isso, fez uma releitura de Paulo e posteriormente do evangelho inteiro. E nesse processo ele ignorou completamente o que está óbvio na escritura, tanto nos escritos de Paulo quanto no que Jesus disse. Os Fariseus sim eram legalistas e achavam que seriam justificados pelas suas obras, motivo esse do embate de Jesus com eles. PARABÉNS WANE GRUDEN POR EXPOR ESSA HERESIA.
@richardmartinsribeiro24503 жыл бұрын
Acredito que tudo é uma questão de hermenêutica.
@WagnerAugustodeoliveira7623 жыл бұрын
Resumindo a Cruz de Cristo tem que ser imitada e não cultuada! NT Wright está falando a verdade acerca dos originais de Habacuque e a emunah a fé judaica
@brunomagagnin88217 күн бұрын
NT Write pegou um grupo de Judeus e suas crenças e aplicou a todos o sistema Judaico. Após isso, fez uma releitura de Paulo e posteriormente do evangelho inteiro. E nesse processo ele ignorou completamente o que está óbvio na escritura, tanto nos escritos de Paulo quanto no que Jesus disse. Os Fariseus sim eram legalistas e achavam que seriam justificados pelas suas obras, motivo esse do embate de Jesus com eles.
@NatureInFocuss3 жыл бұрын
N.T Wrirh mudou sua visão teológica? No seu comentário de Romanos explic muito bem o que é justificação no sentido histórico-cultural. Por que agora mudou?
@richardmartinsribeiro24503 жыл бұрын
O que Wright diz em romanos??
@NatureInFocuss3 жыл бұрын
@@richardmartinsribeiro2450 Em Romanos traz o sentido de justificação como é bíblicamente: um pessoa que é absolvida de uma condenação num tribunal.
@richardmartinsribeiro24503 жыл бұрын
@@NatureInFocuss Entendi, eu comprei um livro sobre justificação escrito pelo Wright, estou esperando chegar. Mas não perguntei por crítica, acredito q como Grudem, como Wright tem hermenêuticas diferentes. O Wright depende muito da sociologia e antropologia judaica do segundo templo, e acredito eu q ele esteja certo kkkkkkk. O Grudem é um calvinista clássico, da pra perceber isso em sua sistemática, e ele é um teólogo sistemático, Wright mais bíblico e exegetico.
@ronaldodomingos48273 жыл бұрын
@@richardmartinsribeiro2450 Cara, acho que no N. T. Wright errou feio nessa perspectiva. Você não encontra essas questões no judaísmo do primeiro século. Com todas as ressalvas ao Gruden, acho que ele "justificou" bem sua posição com amparo bíblico. Não resisti o trocadilho. 😂✌🏼