Inscreva-se no KZbin para não perder nenhuma atualização! 📘 Compre o livro CONVENCER É PRECISO Storytelling e retórica aplicados à sua marca! sun.eduzz.com/1869064 📌 Conheça o MAESTRO o deck da comunicação influente: lereverbo.com 🔝 ATUALIZE CRENÇAS e viva uma vida ampla. Conheça o programa: www.lereverbo.com/atualize-crencas 🎧 Ouça o podcast LER É VERBO! open.spotify.com/show/1YtyBIrOs8NERZgMdRzb5b?si=47dc13864efe490e 🧞♂ Desperte sua criatividade com o curso 💡 TIVE UMA IDEIA! www.udemy.com/course/a-jornada-do-artista/?referralCode=074FAB1A0D9523D9B1ED 📚 Confira a livraria: www.lereverbo.com/livraria
@universodescrito3 жыл бұрын
O Rovelli é incrível, muito simples em palavras e ao mesmo tempo complexos os seus conceitos , pena que Já morri e não conheci esse Gênio.
@hugonov86783 жыл бұрын
Vou te sugerir três leituras filosóficas sobre o tempo: Michel Maffesoli (sociólogo francês que escreveu “O tempo das tribos” e que cunhou a expressão “tempo pontilhista” usado, inclusive, por Bauman pra descrever a cultura “agorista” do consumo); Deleuze (filósofo francês que vai discutir a temporalidade não como sucessão de fatos, mas como forma particular de organização das coisas); e Bruno Latour (antropólogo francês que escreveu “Jamais fomos modernos” e que trata tb desse tema do tempo).
@LuisFelipe-xf4mh Жыл бұрын
Ba amigo este comentário do "tempo é mudança" me pegou forte. Que é isso, faz todo sentido. Me bateu uma tristeza em deixar de acreditar no tempo como uma linha em que viajamos e ver que não há como retornar de forma alguma uma vez que ele só é a mudança sucetiva de estados de matéria (a própria que o forma), enfim, o dia que mudarmos nossos corpos para o estado de não vida não haverá recriação destes na forma tal qual somos hoje, e o próprio universo eternamente faz e refaz estas mudanças, sabe, nada disso faz sentido, como pode algo existir? Como pode a gente apenas deixar de existir? É tão simples, é tão compreensivel, tão triste, e apenas é, difícil viver com esta consciencia.
@Juarezlove5 жыл бұрын
Mais uma dessas reflexões que afastam os incautos e instigam os audaciosos. O tempo é um fenômeno bastante particular e peculiar. Uma brincadeira que pode dar uma noção popular aos que não compreendem a reflexão da filosofia sobre o tema é aquela história da fila do banheiro: - Quem está apertado do lado fora de uma porta trancada acredita que o tempo simplesmente não passa. Quer saber o valor dos milésimos de segundo? Pergunte aos atletas que estão disputando uma vaga olímpica na natação. Tudo é relativo quando se trata do conhecimento humano.
@cezarhorizonte3 жыл бұрын
"O tempo de cada tempo é o mesmo tempo em todo tempo no tempo..."
@maradaliladossantosbatista99813 жыл бұрын
Então, nós somos o tempo
@enrikianlages3 жыл бұрын
Muito interessante. Santo Agostinho já tinha proposto que o tempo não existe nas Confissões, basicamente ele diz a mesma coisa: o futuro é apenas expectativa/previsão, o passado é apenas memória.
@RolandoSMedeiros2 жыл бұрын
Ele cita com muita estima o Agostinho algumas vezes; citações estas que para mim foram uma das melhores partes do livro. "Agostinho se dá conta de que a raiz dessa diferença, a consciência do passar do tempo, é interna. É parte da mente. São os vestígios do passado no cérebro. A discussão de Agostinho é muito bonita. Apoia-se na música. Quando ouvimos um hino, o sentido de um som é dado pelos sons precedentes e sucessivos. A música só faz sentido no tempo, mas se a cada momento estamos apenas no presente, como podemos apreender esse sentido? É porque - observa Agostinho - a nossa consciência fundamenta-se na memória e na antecipação. O hino, um canto, estão de algum modo presentes em nossa mente de forma unitária, mantidos juntos por aquilo que para nós é o tempo. O tempo, portanto, é isto: existe inteiramente no presente, na nossa mente como memória e como antecipação." Ou "E o canto, como observou Agostinho, é a consciência do tempo. É o tempo. É o hino dos Vedas que é, ele mesmo, o desabrochar do tempo. No Benedictus da Missa Solemnis de Beethoven, o canto do violino é pura beleza, puro desespero, pura felicidade. Ficamos presos a ele, segurando o fôlego, sentindo misteriosamente que esta é a fonte do sentido. Esta é a fonte do tempo. Depois o canto se atenua, se aplaca. “Rompe-se o cordão de prata, se despedaça o candeeiro de ouro, o cântaro quebra na fonte, e a roldana cai no poço, o pó retorna para a terra.” E tudo bem ser assim. Podemos fechar os olhos, descansar. E tudo isso me parece doce e belo. Isso é o tempo."
@enrikianlages2 жыл бұрын
@@RolandoSMedeiros Caramba, não sabia dessa. Muito interessante, coincide muito com a fala dele de que o próximo grande avanço na Física depende da Filosofia.
@Kobayashicruz3 жыл бұрын
Excelente
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Obrigado, Yuri!
@s.pacheco90523 жыл бұрын
Muito bom
@osvaldofalcao76433 жыл бұрын
To aqui estudando narrativa e tempo histórico e vendo o quão lindo ela se casa com os preceitos do Rovelli.
@alexandremoraes-dopaminand7563 жыл бұрын
Vi o TED Talk do próprio Carlo, mas ele não tem seu poder de síntese.. Rsrsrs.. Finamente compreendi o assunto.. Engraçado que eu tava conversando com um amigo esses dias falando exatamente sobre isso.. A passagem do tempo do nosso ponto de vista é muito limitado. A gente vê eventos que levaram milênios pra acontecerem. . Mas quem estava contando o tempo? Só porque a entropia indica aquela passagem de tempo isso não significa literalmente que alguém ligou o cronômetro e ficou aguardando. Mind-blowing!!
@gilbertosouza56363 жыл бұрын
Incrível 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@amenteenquieta3 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@PriMalveira2 жыл бұрын
Gratidao. Tinha assistido alguns vídeos sobre esse livro, vídeos do próprio Roveli e não tinha entendido com tanta clareza. Obrigada 🙏
@lucianojoseoliveira50663 жыл бұрын
Eu li a matéria dele na BBC e tive uma ótica diferente e vai de encontro que estudo há 40 anos na obra do século 19 de Hipollite Leon Denizard Rival francês. Principalmente quando ele faz a compacto do filho velho e pai jovem .
@napoleana50233 жыл бұрын
Show
@TheRacasil3 жыл бұрын
Isso, que parece uma descoberta tão nova, já havia sido observado pelo Buda há 2.600 anos! 🙂
@talitamartins61733 жыл бұрын
O tempo se transforma em cada momento
@tacitojunior3 жыл бұрын
Excelente!
@estaciopimentel95303 жыл бұрын
...vc pode parar em dizer poeticamente depois disso tudo, que o tempo está em nós. Mas o que vai se estar perdendo grandemente de vista, é que isso quer dizer que tempo está relacionado com consciência, e isso é uma das portas pra virar de ponta cabeça.
@universomaisacustico3 жыл бұрын
Muito bom!!!
@fulanadetaoetal945 жыл бұрын
Uauu!! Chegando agora no canal inscrevendo e dando like!!! Como fui encontrar só agora!!!GRATIDÃO...... tenho uma música que se chama o verbo, está aq no meu canal, fala mais ou menos do tema desse video.GRATIDÃO.....
@FredericoBraga5 жыл бұрын
Que bom! Muito obrigado e seja bem-vinda!!
@sarasiqueira74583 жыл бұрын
Que maravilha!te descobri sem querer.
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Obrigado!
@wilsonsant13 жыл бұрын
O ser humano sente necessidade de lógica numa coisa que pode não ter lógica nenhuma. Então ele cria essa lógica. Ser ou não ser, eis a questão.
@guilherme-ribb3 жыл бұрын
Nossa que foda
@caioduart95223 жыл бұрын
eu continuei sem entender kkk mas, o conteúdo é muito bom! adorei o canal!
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Obrigado!
@elianiribeiro4833 жыл бұрын
Eu também não sei se entendi , parece que é uma questão de conceito de palavra! Passado podemos entender como um evento, mas que ele não está lá preso se repetindo, portanto não podemos voltar e assistir nosso nascimento, já o futuro é relativo ao local.
@wordnumbersyhwh4023 жыл бұрын
Reflexão - Aprendendo com o Pai Criador - YHWH - 26 O tempo - o sexto sentido. Sentindo o tempo pela visão. Dizemos: "olhamos" para o passado para "vermos" o que passou. "Olhamos" para o futuro para "vermos" o que passará. Dos cinco sentidos, a visão é o elo de ligação entre nós e o meio externo. É a primeira porta por onde saímos em busca do conhecimento. Através dela, buscamos respostas para tudo aquilo que enxergamos. Daí a afirmação da ciência de que a visão é o sentido da cognição por está diretamente ligada ao saber. Por sua vez, o saber demanda "tempo" para ser "achado". Dependendo do que precisamos saber, a "duração" é maior. Quando "batemos" os olhos num objeto e imediatamente o identificamos, o tempo praticamente inexiste. Já quando nos é desconhecido, "demoramos" mais pra identificar. Por isso, a individualidade e a relatividade, pois depende exclusivamente de quem o demanda. No momento em que tomamos posse do conhecimento, o tempo se torna irrelevante, pois saciamos a nossa curiosidade e não precisamos de mais "tempo" para encontrá-lo. O tempo é o evento duradouro que vai do instante que a Luz nos toca até o momento que deciframos a informação chegada. A Luz, o tempo e a visão são partes do mesmo todo. É o delay criado pelo Pai Criador para possibilitar a formação de nossa realidade. É através do tempo que firmamos o conceito de nossa existência e da força Criadora do Pai. Assim como a sombra é parte integrante do objeto bloqueado de luz, o tempo é a sombra da nossa visão enquanto bloqueada de saber. O que quero dizer é que o tempo só "existe" enquanto inexistir o conhecimento para nós. Enquanto não decifrarmos a informação trazida pela Luz, maior o tempo para apossarmos do conhecimento e, Dele. A física relativística e a mecânica quântica estão certas enquanto definições matemáticas sensoriais. Apenas mudanas e dentro de cada contextualização estudada. A ciência ao afirmar a inexistência do tempo já apossou-se do conhecimento de que precisava. Entretanto, o que parece, é que lhe falta tempo para aceitar Quem a municiou de conhecimento.
@julioparreira60164 жыл бұрын
Muito bom! Parabéns pelo seu canal, primoroso, sempre vejo seus vídeos com prazer e eles abrem-me novos caminhos.
@FredericoBraga4 жыл бұрын
Valeu, Júlio! Obrigado pelo carinho!
@stpadrao3 жыл бұрын
Um relógio do tempo é a matéria, fora dela não existe o tempo !
@antoniodonatofilho23353 жыл бұрын
A Fisica Quântica me deixa feliz por que o que eu falo sobre ela faz tanto sentido quanto Einstein.
@milserralheria47853 жыл бұрын
Perfeito.
@reneemaia2803 жыл бұрын
Adorei teu vídeo! Já leu Henri Bergson e o que ele defende sobre duração como tempo de pura mudança? Me especializei nisso no doc e também sou APAIXONADA pelo tema!
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Nunca li Bergson, mas obrigado pela indicação, vou procurar!
@geraldomaga5 жыл бұрын
Cheguei no seu canal a partir do livro do Harari. Antes de me inscrever no canal, pergunto. Pra que ler tanto sobre tudo?
@FredericoBraga5 жыл бұрын
Olá, Geraldo! Obrigado pela pergunta. Vou responder para você em um vídeo, beleza? Só peço um pouquinho de paciência, pois ele deve sair em dezembro! Abraços!
@geraldomaga5 жыл бұрын
@@FredericoBraga Aguardarei com boas espectativas. Perguntei porque, ao longo dos anos, estive em contato com pessoas que mantinham hábitos profundos de leitura sobre os mais variados assuntos, mas, curiosamente, não demonstravam tanta lucidez como era de se esperar dessas pessoas quando provocadas a dar suas opiniões. Como explicar esse fenômeno? Abraços
@fernandocapllonch59263 жыл бұрын
O QUE CHAMAMOS PASSADO NÃO EXISTE MAIS, O QUE CHAMAMOS FUTURO, AINDA NÃO ACONTECEU, O PRESENTE ...JÁ VIROU PASSADO !!! SEMPRE HAVERÁ UM "MOMENTO" PRESENTE, ... E ELE EXISTIRÁ ENQUANTO VIVERMOS...!!?
@fernandocapllonch59263 жыл бұрын
PASSADO JÁ EXISTIU E FUTURO AINDA NÃO, E O PRESENTE É O MOVIMENTO CONSTANTE DE TODAS AS PARTÍCULAS DO UNIVERSO ONDE ESTAMOS E ONDE ESTIVERMOS, TEMPO É ILUSÃO DE NOSSA MEMÓRIA ...SEM MEMÓRIA NÃO REGISTRARÍAMOS A PASSAGEM DO QUE CHAMAMOS "TEMPO" , ATÉ A NOSSA MORTE !!!
@Raul-kg7vm5 жыл бұрын
Muito bonito a edição desse vídeo. O poeminha tbm ficou legal! Tem aquele filme que fala sobre tempo, Interestellar, vc já assistiu?
@FredericoBraga5 жыл бұрын
Vi sim, Raul! Muito bom!
@fleija4825 жыл бұрын
Tecnicamente isso não prova que o tempo não existe, só que o tempo é a sucessão de eventos, o que já é sabido desde a origem do termo. Leibniz já falava disso, lá na época de newton.
@mellocasi Жыл бұрын
Mas se o tempo é a medida dos eventos, o que acontece quando não há nenhum evento acontecendo?
@CanalPossibilidades3 жыл бұрын
Se existe a consciência, energia (Matéria) e o espaço, porque o tempo não existe?
@Dennis-tc2iw3 жыл бұрын
Me ‘arrupiei’ todin com esse poema hehe ❤️
@berenicealves87783 жыл бұрын
Então existe o tempo psicológico
@FredericoBraga3 жыл бұрын
É só o que existe!
@milserralheria47853 жыл бұрын
Isso me faz lembrar da roupa nova do rei. Gosto de ser o menino q diz. O rei tá pelado
@douglasb58824 жыл бұрын
Fred, uma pergunta. Este livro, para quem é leigo no assunto, é de difícil compreensão ?
@FredericoBraga4 жыл бұрын
Fala, Douglas! Tranquilo. Ele não é técnico, exige apenas bastante reflexão e imaginação! 😂
@antoniovieira5804 жыл бұрын
Carlos Rovelli fala que tem 1 capítulo mais técnico no próprio livro se não me engano.
@elianiribeiro4833 жыл бұрын
Então o passado é a memória de um evento ? Ele ocorreu mas não está lá! Eu pensava no tempo de uma forma linear, onde se pode retroceder ou avançar como um video?
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Você pode avançar e retroceder no espaco e, por consequência, no tempo.
@jpdutra3 жыл бұрын
Ué... Não seria o Devir de Heráclito?
@FilosofiadeTudo3 жыл бұрын
Não vi motivo para depressão. Li o livro, já suspeitava do conteúdo e pensei: se não existe tempo, não há começo nem fim em nossa singularidade. Apenas Sou em um Somos. Isso me basta! Qualquer coisa além disso nos é indisponível. O autor erra quando diz que falta muito pouco para descobrirmos. Mal começamos! Ainda estamos na mamadeira.
@osm1713 жыл бұрын
O espaço não existe também é certo. Mas sente no lugar do outro no avião e não queria sair. Entre na fila furando lugar indo para frente, pra ver o que acontece.... Kkkkkkkkkkkkkk
@wemeralvescabral32513 жыл бұрын
O tempo não existe. São os movimentos de rotação e translação da Terra que nos dá a sensação de que o tempo existe.
@pedrosena95595 жыл бұрын
Será que o tempo não existe mesmo?
@FredericoBraga5 жыл бұрын
Existe como memória e antecipação.
@extend.mind.4 жыл бұрын
@@FredericoBraga, Hume disse isso, não?
@coumatima3 жыл бұрын
O exemplo da mensagem que demora oito anos, não poderia ser trocado pelo brilho das estrelas mortas que ainda chegam ao nosso planeta? Nos dando a falsa impressão que essas estrelas ainda existem no agora, qdo na verdade elas já nem existem mais.
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Isso!
@victoria83914 жыл бұрын
Schopenhauer: Ninguém viveu no passado e ninguém viverá no futuro, toda forma de vida é o presente.
@gustavomed33903 жыл бұрын
Tudo é resumido no passado, ninguém pensa no presente, todos os pensamentos são do passado
@milserralheria47853 жыл бұрын
O presente só existe num prazo determinado entre o passado e o futuro.
@jamsonjoserochamaciel5223 жыл бұрын
Presente do passado. Presente do futuro. Agostinho. Kkkk
@manoelcarvalho21633 жыл бұрын
Complicado, parece mais im sofisma sobre o tempo
@milserralheria47853 жыл бұрын
Acho q ninguém entendeu nada. Por não ter nada p entender.
@mariadefatimaprado29633 жыл бұрын
Isto eu já sei não e novidade para mim
@drac1243 жыл бұрын
"O tempo não existe, apenas individualmente para cada um." A terra tem seus movimentos de translação e rotação em um mesmo intervalo de..... tempo. Será que o famoso físico esqueceu que marcamos o tempo baseado nos astros? Ele disse em uma palestra do TED que o tempo é como alto e baixo, não faz sentido fora do planeta. Mas faz. #SQN
@iasdalencar24393 жыл бұрын
Esses cientistas inventam cada teoria
@osm1713 жыл бұрын
O tempo não existe ou é uma ideia didatica relativa de facto. , mas chegue atrasado ao emprego e veja o que acontece. Chegue atrasado no dia do exame, ou não compareça ao tribunal no dia certo para ver o que acontece. Kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkk
@FredericoBraga3 жыл бұрын
Olá, OSM, mas percebe que você está comparando duas coisas que não se comparam? O tempo x regras sociais? Realmente as duas usam o mesmo conceito, mas não são as mesmas coisas. Dê uma chance e leia o livro.