🌱 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
@edsonalmeidadesouza72668 ай бұрын
Professor de uma olhada nos canais ❤ Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Ana Paula Barros Lima, padre Paulo Ricardo. 👍 O senhor vai gostar
@AlanSouzGoms8 ай бұрын
Olá professor, tem uma coisa que eu não entendo. Eu estava pesquisando no Bard, no ChatGPT e na Wikipedia os paralelos que a bíblia tem com a antiga religião cananéia e o panteão ugarítico e descobri o nome do chefe do panteão ugaríritico El, mas quando pergunto no Bard ou no ChatGPT sempre sou informado que o nome El tanto é o nome próprio do deus pai no panteão ugarítico, quanto também é um nome comum para deus ou divindade, deus com "d" minúsculo, isso é muito semelhante a como nós, falantes de línguas modernas, usamos a palavra "Deus". Como pode os historiadores atribuírem o nome El na bíblia com o mesmo El nas tabuinhas cananeias se esta palavra parece mais um nome genérico para deus que foi cooptado para servir de nome próprio e específico de um deus, similarmente a como nós usamos a palavra "deus"?
@carlossanches3257 ай бұрын
Professor por favor, faz um vídeo falando se o novo testamento no original aparece a palavra Cristãos? Alguns dizem que aqueles discípulos de Jesus que saíram pregando pelo mundo eram os primeiros Cristãos- judeus..... Outros dizem que foi o imperador romano Constantino que estaveleu o Cristianismo, como seu canal é muito cândido gostaria de aprender a verdade sobre isso!
@luisaugustobonilha82108 ай бұрын
Perfeito Professor. A religião talvez tenha sido a primeira expressão de nosso reconhecimento de impotência diante do mundo, e a partir dela surgiu o Homem cultural.
@mauriciomontez3698 ай бұрын
Tem fundamento. Apesar do homem primitivo não ter a consciência de um deus, como o conhecemos, mas uma forma de entender que havia uma força maior da natureza para cada evento.
@Julio11889-8 ай бұрын
Com a evolução do encéfalo raquidiano e telencéfalo instintivo, deu-se início às capacidades de pensamento abstrato, a memória, e a cognição que gerou uma espécie de depósito de lixo mental chamado inconsciente e subconsciente responsáveis pela imaginação. Daí surgem as crenças.
@mauriciomontez3698 ай бұрын
@marcosferreira6098 Adam ou Adão, é uma alegoria...
@mauriciomontez3698 ай бұрын
@marcosferreira6098 Valeu! Deus te abençoe 🙌
@williamalves69326 ай бұрын
@marcosferreira6098 Adão nunca existiu, amigo.
@marciodiasreis21818 ай бұрын
Eu gostaria de ver um video sobre uma civilização que viveu em uma época, em que o judaísmo ainda não existia no mundo.
@userpanda12398 ай бұрын
Só pesquisar Sumérios
@marciodiasreis21818 ай бұрын
@@userpanda1239 Eu já conheço a história dos sumérios, eu disse que gostaria de ver um video falando de um povo, e explicando como era viver sem o conhecimento desse Deus moderno; seria interessante.
@edelsonribeiropereira76747 ай бұрын
Eu também!!!
@benyaminbenDavid51776 ай бұрын
@@marciodiasreis2181Os povos indigenas, Sumerios, os Asiáticos etc. Tem um monte de livros e artigos explicando como eles viviam e atribuiam a vida o seu devido sentido
@marciodiasreis21816 ай бұрын
@@benyaminbenDavid5177 Eu tenho vários artigos, videos e livros sobre o tema, mas gostaria de ver o video no canal, ver a perspectiva e a leitura feita sobre o tema, no canal, e assim, outros poderão também ver. OK
@agff19628 ай бұрын
Religião deve ter origem no reconhecimento íntimo de que se o mundo existe, alguém deve ter feito. Daí parte buscar a benevolência desta força criadora para consigo.
@VMK-0075 ай бұрын
🤔
@PardoChad5 ай бұрын
Religião é fruto da ignorância primitiva humana, ao ver um raio, achava que algo vivo e poderoso manipulava aquilo, hj sabemos que não.
@Arc-18-725 күн бұрын
Eu penso assim também
@marciodiasreis21818 ай бұрын
Assistir algo que nos faz entender melhor a vida, é sem preço
@robsonrms80537 ай бұрын
A paz de Cristo a todos. Acompanho o canal há uns 4 anos e aprecio seus vídeos ,principalmente sobre os evangelhos sinóticos.Mas por Fé e não pela historicidade acredito em Deus como nosso criador. A todos um ótimo dia.
@marcossanches50378 ай бұрын
Excelente professor! Obrigado pelo vídeo. Gostaria de sugerir um assunto: a origem da idéia da vida após a morte (ressurreição) no judaísmo (inclusive como ela é aceita nos dias de hoje).
@danieljorgedefarias49308 ай бұрын
Pelo que eu vi recentemente, nem todos os judeus acreditavam na ressurreição, tinham grupos que acreditavam em mais de uma vida, uma espécie de reencarnação, mas você não vai encontrar essa palavra reencarnação, pois é um termo mais recente
@marcossanches50378 ай бұрын
Daniel, obrigado pelo comentário. De fato, na época de Jesus, dentre as duas principais facções de Judeus, havia os Saduceus, que não acreditavam na ressureição, e a dos Fariseus, que acreditavam. Há algumas passagens bíblicas que relatam esse aspecto, como em Marcos, Cap 12, vs de 18 a 27. Contudo, conforme minha questão original, não sei de onde surgir a ideia da ressureição dentre os Judeus, pois no Pentateuco (principais livros sagrados judaicos), não se faz menção à ressureição. Além disso, é claro, temos que Jesus e São Paulo, bem formados nos ensinamentos judaicos, falaram bastante a respeito de ressurreição.
@marcossanches50378 ай бұрын
Já quanto à "reencarnação", pode ser outra situação ...
@danieljorgedefarias49308 ай бұрын
@@marcossanches5037 pelo que eu tenho visto, parece que a ideia da ressurreição é pós exilica, onde os fariseus acabaram incorporando essa ideia do zoroastrismo, mas não vou afirmar com certeza, o bom mesmo é a gente estudar mais o assunto.
@jamessilva64958 ай бұрын
Muito bom, ver q o homem mesmo sem saber busca o entendimento pela crença e a fé.
@marcossiqueirasiqueira36608 ай бұрын
O professor Matthies é sempre surpreendente: conhecimento, honestidade intelectual, erudição e sobretudo simplicidade. Quem fala com simplicidade sobre algo, entende realmente do assunto.❤
@Jonathan147348 ай бұрын
Muito agradecido Marcos Siqueira! 🙂 Fraterno abraço!
@claytonrodrigues9808 ай бұрын
Aguardando um vídeo seu junto com o Henrique do estranha história.
@lojadogorila6928 ай бұрын
Boa ideia 👏👏👏
@Jonathan147348 ай бұрын
Sim. Quem sabe, algum dia, gravamos um vídeo em conjunto. 🙂
@lojadogorila6928 ай бұрын
👏👏👏@@Jonathan14734
@Karolmys8 ай бұрын
Professor, eu amo o seu conteúdo ❤ Espero que consiga postar com mais frequência:)
@Jonathan147345 ай бұрын
Muito agradecido Karolmys! A partir desse mês de junho de 2024, espero conseguir postar ao menos 1 short (2ª feira) + 1 vídeo (5ª feira) por semana. Forte e fraterno abraço!
@angelicazanute7 ай бұрын
Infelizmente ainda existem pessoas que não conseguiram entender isso, estudo história estou no segundo período e sempre que sai esse assunto só dá treta....
@PardoChad5 ай бұрын
kkkkkkkk religião envenena tudo
@jorgezacharias44478 ай бұрын
Entendo que o sentimento religioso surgiu qdo atingimos a consciência auto reflexiva, os fenômenos naturais causavam para a nova consciência um sentido de maravilhamento e temor (segundo Rudolph Oto). O sentimento e sentido religioso surge junto com a consciência e, provavelmente, a primeira divindade cultuada era a deusa, associada à terra. As imagens inconscientes dos sonhos e das visões corporificaram estas forças transcendentes, os deuses.
@Julio11889-8 ай бұрын
Com a evolução do encéfalo raquidiano e telencéfalo instintivo, deu-se início às capacidades de pensamento abstrato, a memória, e a cognição que gerou uma espécie de depósito de lixo mental chamado inconsciente e subconsciente responsáveis pela imaginação. Daí surgem as crenças.
@zenobody6858Ай бұрын
Sensacional! Obrigado! Prosperidade!
@staelmaria50838 ай бұрын
Estou sempre à espera de seus vídeos.
@Jonathan147348 ай бұрын
Muito agradecido! 🙂
@Tirrevescki8 ай бұрын
Muito bom e ótima explicação..
@antoniorosielsilva34608 ай бұрын
Ótima explicação sobre a origem da religião !
@lojadogorila6928 ай бұрын
Podia fazer um vídeo com Pirulla também, ele sempre indica seu canal. Duas mentes céticas e poderosas juntas, seria muito bom.
@Jonathan147348 ай бұрын
Muito agradecido! Sim. Quem sabe algum dia. 🙂
@monicacristinasantos69658 ай бұрын
Muito bom
@rosamariadelima62318 ай бұрын
Como sempre e muito bom ouvir as suas explicações
@antonionetoferreira71288 ай бұрын
Professor ótimo vídeo gostei. Gostei de saber se o Sr. já falou qual é a oriem do Shabate ?
@Jonathan147348 ай бұрын
Sobre a origem do Shabat na tradição judaica? Ainda não fiz nenhum vídeo sobre o assunto, mas é uma excelente sugestão. 🙂 Fraterno abraço!
@josiandelfinodasilva77868 ай бұрын
Simplesmente perfeito
@leoneltesta97588 ай бұрын
Obrigado professor sentindo falta dos seus vídeos
@SimoneCosta-wz3ox8 ай бұрын
Como sempre um conteúdo enriquecedor 👏🏽👏🏽👏🏽😍
@mariagoretivolpatoalberton79408 ай бұрын
Interessante como surgiu a religião! Obrigada prof.
@arletemadalenadosreisferre76818 ай бұрын
😊parabéns por mais uma aula show
@Thauãsantana8 ай бұрын
Interessante 👍
@mauropires78838 ай бұрын
Grande abraço professor. Maravilhoso ensinamento.
@staelmaria50838 ай бұрын
Boa noite, professor.
@miltonluizdasilva36838 ай бұрын
Interessante
@jheinylousada99748 ай бұрын
Professor, qual é a frequência de Seus vídeos?Pois percebi que tinha uma tempo q não tinha vídeo novo .
@Jonathan147348 ай бұрын
Nesse mês de fevereiro estive ausente do Brasil por 2 semanas, e acabei não conseguindo postar novos conteúdos. Mas a frequência atual varia bastante de acordo com minhas ocupações... Eu gostaria MUITO de conseguir publicar, ao menos, uns 2 vídeos por semana. 😊 Fraterno abraço!
@emerson.lagarto5 ай бұрын
O livro Deus - Uma História Humana do autor Reza Aslan fala bastante do início das primeiras práticas religiosas conhecidas. Li e gostei muito. Abs
@MariaRodrigues-sw6qg8 ай бұрын
Bom demais viu
@danysudre59127 ай бұрын
Professor, eu gostaria muito de ver um vídeo seu sobre a Cientologia, a origem e seus pilares
@JoseJoakim8 ай бұрын
Boa noite, o seu canal é o melhor que tem no KZbin Adoro seus vídeos,maratono todos
@Jonathan147348 ай бұрын
Muito agradecido! 🙂
@claudiobedran29195 ай бұрын
Muito bom. Obrigado!
@kakoflibusteiro46148 ай бұрын
Excelente aula!
@helio5017348 ай бұрын
Querido professor, existe uma série características semelhantes nas mitologias das religiões que surgiram em locais muito distantes um dos outro, em épocas que nem a escrita existia e o tráfego de informações era praticamente inexistente. Como explicar essas semelhanças? Poderia abordar o assunto? Grato pela atenção!!!
@Jonathan147348 ай бұрын
Sim. Uma ótima sugestão de temática. 🙂 Fraterno abraço!
@eucileneferreira50628 ай бұрын
Excelente profissional
@AlfredoRossetti8 ай бұрын
Bom dia, Jonathan.
@Jonathan147348 ай бұрын
Boa noite Alfredo Rossetti! 🙂
@alysson26956 ай бұрын
Meu pai sempre dizia que o principal fator de criação da religião, é o medo coletivo da morte.
@emerson.lagarto5 ай бұрын
Teu pai é um homem sábio.
@ligiacerqueira17218 ай бұрын
Obrigada!
@espiritosanto23598 ай бұрын
Perfeito 💯💯
@CaminhosdoPensamento.8 ай бұрын
Muito bom, como sempre!
@juniokleb89288 ай бұрын
Muito bom professor, deixo também aqui uma sugestão de vídeo, falando acerca do apócrifo "testamento de Jó"
@afriend49746 ай бұрын
Curioso, mas não preciso, Valeu Jonathan
@carlosbruno82668 ай бұрын
O que seria do nosso planeta, das pessoas, de todos nós se não tivéssemos desenvolvido nenhuma crença religiosa? Estaríamos em um outro patamar cognitivo ou extintos por falta de motivação extra (fator psicológico)? Me faço essa pergunta frequentemente!
@raulinochaves42018 ай бұрын
Estaria bem pior , pois não haveria limites para maldade , assassinatos , exploração ,estrupros , a religião pode parecer que não, mas impede muito a barbarie
@Rinavro78908 ай бұрын
Que o diga a revolução francesa e sua deusa Razão
@raf47107 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo. Bênçãos, graças e a paz do SENHOR.
@eduardosoares27118 ай бұрын
Há algum tempo li dois livros que trataram deste assunto. O primeiro livro, intitulado "Uma História de Deus", de Karen Armstrong, uma ex-freira católica, professora e estudiosa do assunto com vários livros publicados. Logo no capítulo inicial, "No Começo", ela apresenta fatos e argumentações sobre o nascimento das religiões. O segundo livro, "A Evolução de Deus" de Robert Wright, professor da Universidade da Pensilvânia também trata deste mesmo assunto nos quatro primeiros capítulos. O que falam estes autores é algo próximo ao que diz o Prof. Jonathan, mas, por serem livros, tecem eles muitos detalhes, às vezes até estremecedores.
@alysson26956 ай бұрын
Professor Jonathan, se for possível, fale sobre as influências da cultura suméria (Gilgamesh, etc.) sobre Abraão e a religião judaica.
@flavioreis_66476 ай бұрын
Um livro muito bom que eu sugiro a todos os seguidores é TRATADO DE HISTORIA DAS RELIGIÕES - Mircea Eliade. Alias este autor tem outros livros interesantíssimos sobre religião.
@martalucena59757 ай бұрын
Bom dia, professor. Quando eu era criança perguntei para minha irmã, já estudava para ser professora e sempre me ensinou os deveres, junto com minha mãe. Deus existe? Ela disse: não, foi uma invenção do homem, para ter um ser superior, a quem contar... Fiquei super triste! Mas, depois ccresci e tirei minhas próprias conclusões, graças a Deus 🙏 Sucesso hoje e sempre 🙌🙌
@levycastro7495 ай бұрын
O livro do Mircea Eliade - O Sagrado e o Profano aborda isso de uma forma muito interessante
@artesabia4298 ай бұрын
Professor faça um vídeo sobre a cosmologia hebrica, como os hebreus enxergavam o universo
@alexandreoliveira13518 ай бұрын
Satisfação em revelo professor estava sumido TD de bom pra ti mestrao forte abraço
@wilsonvarella37678 ай бұрын
Uma colocação perfeita, parabéns professor
@robertopinheiro80718 ай бұрын
Começa com a crença depois as mitologias e finaliza com sistema religioso
@josecarlosdejesus77608 ай бұрын
Depois vem o dízimo para saquear os incautos
8 ай бұрын
@@josecarlosdejesus7760 vcs também são foda. O dízimo e para obra de Deus 😊😊😊
8 ай бұрын
E o resultado e . Controle de gados
@Alfredo.Rossetti7 ай бұрын
Ótimo vídeo.
@Rosemaryeletric8 ай бұрын
Professor,obrigada por mais esse vídeo. Deixo aqui a sugestão pra você nos contar num vídeo como foi o seu passeio pela Europa.
@edelsonribeiropereira76747 ай бұрын
Professor, sou seu admirador e curto tudo o que o senhor produz. Sou muito grato! Tenho uma pergunta a fazer: por que razão o seu trabalho concentra-se nas religiões judaicas? Sabemos que o mundo não se limita aos templos e mitologia judaica, tampouco aquelas que se alicerçam na história cristã… gostaria muito de conhecer as suas considerações sobre o budismo, o hinduísmo e outras….
@josuemirandaaleixo568 ай бұрын
Muito bem explicado professor! Parece que a religião surge sempre com a necessidade do homem desconhecer os fenômenos da natureza.
@Nilsonnunes778 ай бұрын
Professor poderia fazer vídeo mais longos. 😂 Eu adoro seu trabalho.
@Jonathan147348 ай бұрын
Sim! Quero produzir vídeos mais longos. 😂 Fraterno abraço!
@AmandaAlvesAlmeida8 ай бұрын
Obrigada profe! É sempre bom te ouvir!
@edmundodorneles69708 ай бұрын
Excelente análise. Gostei.
@roselaineelaine48317 ай бұрын
Não suma, preciso de mais gente assim.
@padrehigorluiz8 ай бұрын
Professor, o senhor tem algum material sobre Paulo de Tarso? O que há de historicidade em sua conversão?
@padrehigorluiz8 ай бұрын
Obrigado por partilhar seus conhecimentos.
@paulo98598 ай бұрын
O livro Em Busca de Paulo fala sobre isso
@Jonathan147348 ай бұрын
Eu recomendo algumas obras: 🙂 CROSSAN, John D. O nascimento do Cristianismo: o que aconteceu nos anos que se seguiram à execução de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2004 CROSSAN, John D.; REED, J. L. Em busca de Paulo: como o apóstolo de Jesus opôs o Reino de Deus ao Império Romano. São Paulo: Paulinas, 2007 EHRMAN, Bart D. Pedro, Paulo e Maria Madalena. Rio de Janeiro: Record, 2008 MEEKS, W. A. Os primeiros cristãos urbanos: o mundo social do apóstolo Paulo. São Paulo: Edições Paulinas, 1992 Fraterno abraço!
@padrehigorluiz8 ай бұрын
@@Jonathan14734 Mais uma vez, obrigado! Que bom! A um destes livros tive acesso nas aulas de História da Igreja, cujo professor, inclusive, me recomendou seu canal. Bom aprofundar... Valeu! Abraços. Saúde e paz.
@andrefernandesdasilva80568 ай бұрын
Olá professor ❤
@contarpararirouchorar54008 ай бұрын
Bom te ouvir de novo ,Lindo!
@allanmascarenhas52208 ай бұрын
Professor, faz um vídeo explicando as origens históricas do culto à Maria, nos séculos iniciais do Cristianismo.
@userpanda12398 ай бұрын
Religião nasce pra tentar explicar aquilo que o homem não conhecia....e mesmo a ciência explicando tanta coisa ainda tem gente acreditando em fantasias 😅
@Julio11889-8 ай бұрын
Boa... até rimou! 😂
@userpanda12398 ай бұрын
@@Julio11889- nem tinha notado kkkkk
@etech19518 ай бұрын
Tenho o mesmo pensamento.
@davids.mattos88408 ай бұрын
Quase rimou... Só precisa tirar a pluralidade de "fantasia" pra rimar mesmo.
@benyaminbenDavid51776 ай бұрын
Psicologicamente a importância de uma espiritualidade é super importante pra saúde mental e bem estar do ser humano, entra ai o pilar da Saúde física, mental e espiritual para se ter uma vida boa, religiosa ou não deve ser preservado até porquê só a ciência não da sentido pra vida de uma pessoa que está em um sofrimento elevado, se for pro lado da ciência vai se deparar com um monte de textos explicando biologicamente e as relações químicas que acontecem no cérebro e provavelmente vai se entorpecer com um monte de remédios que só vão piorar o quadro desta pessoa e isso não faz com a pessoa desperte e viva da maneira que ela quer viver. A espiritualidade faz parte da essência humana e negar isso é meio ridiculo, até porquê você irá atribuir a vida, seja ela a sua família, amigos, trabalho ou o conjunto todo um sentido superior
@aulasdemarcenaria29138 ай бұрын
Eu pensava que Zaratustra foi quem fundou a primeira religião
@Jonathan147348 ай бұрын
Não... Existiram diversas religiões anteriores.
@tiagodanilofelix8 ай бұрын
#professorresponde Na cultura cristã o fruto proibido do Eden é retratado como uma maçã, na cultura judáica, qual seria esse fruto?
@Jonathan147348 ай бұрын
Na tradição judaica o fruto proibido é representado como a uva. 🍇😋 Encontramos essa ideia no midrash de Bereshit Rabah e no Apocalipse Grego de Baruque. Fraterno abraço!
@juarezcastellano38947 ай бұрын
Muito bom!
@fernandojosevianamaffia31848 ай бұрын
Grande professor
@lucianorobertogarcia57118 ай бұрын
Os índios no Brasil têm religião e os esquimó esses são alguns exemplos ; religião e uma invenção humana para explicar tudo .
@milenegenban7108 ай бұрын
A religião é uma forma que os homens encontraram de se comunicar com Deus criador, depois da separação espiritual que houve entre Adão e o Senhor Deus.
@vinicius94248 ай бұрын
@@milenegenban710 Blá, blá, blá. Homem de barro...😁😁😁😁😁😁.
@Just_ooff3 ай бұрын
@@milenegenban710 religião não é do criador.
@Just_ooff3 ай бұрын
@@vinicius9424 não era praticamente barro.
@gabrielcarvalho74387 ай бұрын
A resposta materialista para o por quê do surgimento da religião é o assombro e o medo diante da Natureza; a resposta não materialista é a intuição de que não estamos sozinhos.
@Naldorosas7 ай бұрын
Prof.poderia falar sobre as sete leis de Noé elas tem base histórica
@shieldssamurai93817 ай бұрын
Bom dia! Professor poderia fazer um vídeo explicando como devemos pedir perdão a Deus pelos nossos pecados. Sou católico e estou em dúvida sobre esse assunto.
@Lithonie5 ай бұрын
O medo do desconhecido e de forças que não compreendemos sempre foi fruto de criatividade e reflexão. Ao mesmo tempo que fomos capazes de criar pensamentos religiosos ultra rebuscados também criamos formas mais empíricas de lidar com a realidade, tais como a filosofia e a ciência. Independente do caminho, fato é que não seriamos o que seríamos sem o pensamento relogioso, e muito menos caso não fossemos capazes de questionarmos ele.
@fabio385516 ай бұрын
O mais interessante seria explicar qual a raiz ou o verdadeiro significado da palavra religião como por exemplo está em Tiago 1:27
@miguelperes55358 ай бұрын
boa noite professor, sempre ótimos vídeos
@arnaldoborges3218 ай бұрын
Professor excelente trabalho! Explique como surgiu o nome Jesus se de fato a letra J só foi implementada em 1505! Obrigado!
@josemauricioxavierpereira32157 ай бұрын
O mais engraçado é que todo mundo sabe que o mundo tem bilhões de anos , mas ainda sim cultuam religiões
@valeriaairelav49138 ай бұрын
👍👍👍
@LaReinaValeska6 ай бұрын
Live long and prosper!
@romildo10108 ай бұрын
Prof Jonathan! Eu sou Ateu ! E me tornei ateu após assistir os seus vídeos! Foi uma abertura de águas. Gostaria de saber se vc TB é ateu? Ou tem alguma crença?
@hippiepunk977 ай бұрын
Ele se considera agnóstico com tendência atéia
@vicooficial8 ай бұрын
Reitero o que falei no canal do Pirulla: gostaria muito de ver uma conversa em live entre vocês dois. Seria algo sensacional!
@lucianoferreira61298 ай бұрын
Seria ótimo ❗️
@Jonathan147348 ай бұрын
Muito agradecido! Quem sabe, algum dia podemos gravar um vídeo em conjunto. 🙂 Fraterno abraço!
@joaobosco48628 ай бұрын
Bom dia prof. Qual a evidência de um achado pode haver mais de 90.000 anos
@Jonathan147348 ай бұрын
Normalmente a datação é realizada com base no Carbono-14. No entanto, como esse método possui maiores limitações quando ultrapassam os 60 mil anos, são necessários outros métodos complementares provenientes da análise geológica, da biodiversidade existente no local e etc. Fraterno abraço!
@gilmarvitor96148 ай бұрын
Canal TOP!!!!
@leonardomarques25246 ай бұрын
N sei se ja fez um video sobre, mas seria interessante falar sobre como o cristianismo se popularizou tanto
@anamkb5 ай бұрын
Cem mil anos... Eita!
@elianedeyah8 ай бұрын
Não existe um só ser sem um 'credo' conciente ou não ele crer , para existir !
@jose-mg8pq8 ай бұрын
Outro elemento que pode ter ajudado no surgimento da religião são as visões e as alucinações. Os temores, o sentimento de falta de ente morto, com o qual se sonhou (como o professor disse, os sonhos). A semelhança de imagens terrestres, como o Arqueiro, o urso e outros, nas constelações do céu. Fenômenos naturais inexplicáveis, dando origem à magia. O próprio Sol 🌞 e a Lua 🌙 como seres que poderiam ter vida própria (muitas culturas adoravam o Sol). A Bíblia aponta evidências dessa adoração dos atros, que pode ter sido antiquíssima. As histórias dos ancestrais, contadas, recortadas, aumentadas com requintes. A fascinação. Enfim, são diferentes possibilidades que, na verdade, podem ter estado presentes, juntas ou não, aqui e ali. Mas, com certeza, um elemento, creio, foi fundamental: a linguagem falada, devagar ampliada até mesmo no contato com outros grupos humanos. A linguagem é essencial nas religiões: permitiu a criação dos mitos, dos rituais, dos cantos, etc. No contato com outros grupos e povos, modos deuses ou seres divinos. A mitologia romana é similar à grega em muitos pontos. Algo parecido pode ter ocorrido muito antes, com bandos de nomadismo e sedentários. Etc. Etc.
@glitz-e-glam6 ай бұрын
Professor 🙋🏻♀️ as histórias do apocalipse são classificadas como história ou estória ? Ou ambas estariam certas no modo de falar ?
@zedioalves14468 ай бұрын
Prof. Jonathan, fala sobre a epístola onde Paulo pede a Filemom para receber de volta o escravo Onésimo (que provavelmente roubou) então convertido ao evangelho, sem os castigos que eram impostos aos que fugiam dizendo que se Onésimo tivesse causado algum prejuízo, Paulo pagaria.
@josecarlosdejesus77608 ай бұрын
Baboseira
@zedioalves14468 ай бұрын
@@josecarlosdejesus7760 Ah, é?! E por que então Paulo dedicaria uma carta inteira para tratar desse assunto. Por que tantos estudiosos dão impotância?! Não precisa responder, quem diz ser um texto bíblico "asneira" não sabe do que se trata.
@josecarlosdejesus77608 ай бұрын
@@zedioalves1446 e acha que algum Paulo escreveu as cartas e o assunto é real? Putalavida. Você está preso numa religião inventada.
@Jonathan147348 ай бұрын
Sim. Ótima sugestão de temática. 🙂
@atoa25188 ай бұрын
@@josecarlosdejesus7760 Por que nós deveríamos acreditar sem provas que as cartas não foram escritas por Paulo e que o assunto não é real?
@Lilais2228 ай бұрын
Poxa, professor, cadê awueles vídeos longos?
@Jonathan147348 ай бұрын
kkkkk... É verdade! Preciso produzir mais vídeos longos. 😂 Forte abraço!
@anamkb6 ай бұрын
Xamanismo ❤🤩🙌🏼😻🥰😍
@severolima99038 ай бұрын
Inteligentissimo.
@Erwiton8 ай бұрын
Salve!
@danieljorgedefarias49308 ай бұрын
Jonathan, é verdade que a primeira religião que se tem conhecimento é a religião animista? Poderia falar um pouco sobre essa religião?