A polêmica da criança autista devolvida para adoção

  Рет қаралды 26,084

Willian Chimura

Willian Chimura

Күн бұрын

Frente a este acontecimento, desconsiderando julgamentos sobre a atitude da mãe, a primeira coisa que pensei foi sobre quão exaustivo e desafiador pode ser criar uma criança com autismo.
Imaginem só considerando o cenário do Brasil, onde o acesso a serviços de saúde é precário...
Vídeo da própria Myka, explicando sobre sua decisão:
• Video
Artigos que aparecem no print utilizado no vídeo:
link.springer.com/article/10....
journals.sagepub.com/doi/abs/...
journals.sagepub.com/doi/abs/...
link.springer.com/article/10....
Me siga no Instagram: @ChimuraWill
E-mail para palestras e outras contratações: chimura.willian@gmail.com

Пікірлер: 304
@mazebegosso8319
@mazebegosso8319 4 жыл бұрын
Nós adotamos um bebê com 10 meses de idade, apesar de procurar muitos profissionais da área da saúde, por conta dele andar nas pontas dos pés, só aos 12 anos foi diagnosticado com TEA grau leve. Ele é um presentão de DEUS para nós.🙏🙏🙏❤❤❤
@AnNe-df1ym
@AnNe-df1ym 4 жыл бұрын
tenho uma prima que tbm anda na ponta do pé, agr ela tá usando botinha pra andar do jeito certo
@ItsBeccaLenharo
@ItsBeccaLenharo 4 жыл бұрын
Ele terá que usar uma bota e fazer cirurgia dos tendões para andar com mais equilíbrio. Não fica curado, mas ajuda 99% eu fiz e foi pelo SUS tive todo o acompanhamento da equipe médica até fazer 18 anos. No caso , eu sou de Curitiba-PR procure a Associação de Deficientes de sua cidade ou leve-o ao Ortopedista para examiná-lo. Como eu disse anteriormente, esse problema de andar com os pés tortos e na ponta dos pés (meu caso) não tem cura mas com a cirurgia e academia, fisioterapia trazem muito mais qualidade de vida para quem faz, eu super indico.
@simoneferreirah
@simoneferreirah 4 жыл бұрын
Mazé, eu também descobrir o autismo do meu filho aos doze anos de idade. No início fiquei muito triste, mas hoje, depois de 2 anos só tenho que agradecer a Deus pelo filho lindo e maravilhoso que ele me deu.💚
@dalilamonteiro2008
@dalilamonteiro2008 4 жыл бұрын
Minha filha anda na ponta dos pés
@leopoldina7
@leopoldina7 3 жыл бұрын
Ele é um presentão para mim também 🙆🏽‍♀️🧡
@jaquelinepolizer3937
@jaquelinepolizer3937 4 жыл бұрын
Eu não sou da comunidade autista! Mas entendo a importância de compreender os desafios desta condição! Quero saber mais para respeitar mais!
@ddddavs
@ddddavs 4 жыл бұрын
eu também!! tenho apenas 16 anos, e acho um assunto importantíssimo para todas as pessoas.
@jubilha487
@jubilha487 4 жыл бұрын
Isso não é comunidade criatura'-'
@jaquelinepolizer3937
@jaquelinepolizer3937 4 жыл бұрын
Lili Carry não se trata do seu contesto! Me refiro a um grupo de pessoas e suas famílias e amigos! O importante é o respeito! A educação! O tato ao falar! Não se preocupe com termos, deixe para os especialistas! Preocupe-se com amor! Sou enfermeira especialista em saúde pública e sei que cada qual pode usar qualquer palavra (até aquelas com erro de português) desde que haja respeito, tudo seria melhor!
@crismaegemelar2085
@crismaegemelar2085 4 жыл бұрын
Que bom, se a maioria das pessoas agissem assim, não existiria tanto preconceito e ignorância em relação ao assunto.
@jubilha487
@jubilha487 4 жыл бұрын
@@jaquelinepolizer3937 tenho prima autista e pode ter certeza que ela não é dessa comunidade de baderna, é da minha FAMÍLIA.
@sandramargarete7674
@sandramargarete7674 4 жыл бұрын
Bem esclarecedor...e não temos que julgar ninguém..pq cada um sabe sua realidade..No entanto,se fosse um filho biológico..não teria como devolver....ou jogaria fora? Sou mãe de 5 filhos..e uma é especial com DI..além de cega de um olho desde os 6 anoa.Hj está com 11 anos...e tbm sou tia de uma menina com autismo severo Sou educadora em uma creche há mais de 15 anos...e pela vivência é triste ver crianças de toda espécie de inclusão ou as ditas NORMAIS serem praticamente despejadas por seus genitores. ..em nossas mãos ...como se seus filhos fossem um fardo O que mais chocou o mundo foi ela ter feito o que sentia vontade de fazer. ..
@pricampos4520
@pricampos4520 4 жыл бұрын
Penso exatamente como vc, sera que se fosse filho biologico dela ela daria para adoção?
@chimurawill
@chimurawill 4 жыл бұрын
Exatamente, Sandra. Como disse no vídeo: famílias de crianças com autismo não tem opção senão ter que lidar com toda carga desgastante e os desafios que virão - e pode ser exaustivo para as famílias, especialmente para as mães (como investigado nos estudos).
@DeyseSousaC
@DeyseSousaC 4 жыл бұрын
Concordo, mas se eles não podem ou não querem cuidar bem, prefiro que seja adotado por uma família disposta.
@arthurpereira9378
@arthurpereira9378 3 жыл бұрын
Como assim não tem a opção de dar para doação? Eles tem que aturar os transtornos somente porque é biológico? Tem tanta gente que ama cuidar de pessoas especiais tem condições financeiras e psicológicas para isso.. qual é o problema só porque é autista? Não é uma discussão é a penas um questionamento. Obg
@jaquemelo5692
@jaquemelo5692 3 жыл бұрын
@@arthurpereira9378 em que mundo você vive, querido?
@neilmafarias3992
@neilmafarias3992 4 жыл бұрын
A eu achei absurdo ela fazer isso mas pelo menos ela disse que estão com pessoas mas capacitada que ela
@elianeamorim1058
@elianeamorim1058 2 жыл бұрын
Absurdo é ficar para agradar a sociedade e fazer a criança infeliz! Respeite e pare de julgar aquilo que não conhece na intimidade.
4 жыл бұрын
A legislação brasileira prevê um período de adaptação justamente para que seja verificada extrema compatibilidade para evitar traumas para a criança.
@felicia721
@felicia721 4 жыл бұрын
Exatamente
@jaquemelo5692
@jaquemelo5692 3 жыл бұрын
Como se esse "período de adaptação" fosse evitar traumas na criança...
@lilianfilgueira7491
@lilianfilgueira7491 4 жыл бұрын
nossa eu acompanhava o canal dela por causa da adoção, e essa notícia partiu meu coração pois era uma criança que ficou bastante tempo com eles e com certeza criou um laço com a família.... espero que ele fique bem e tenha maior apoio.
@narjarageronimo5401
@narjarageronimo5401 4 жыл бұрын
Boa noite, sou mãe de um autista grau "moderado". Realmente exige muitaaa paciência para cuidar. Mas o amor supera tudo. Quem somos nós para julgar ninguém. Talvez ela não estivesse preparada para esse desafio, mas aliás nunca estamos, Deus vai nos capacitando. Que essa criança agora nesse novo lar, sinta- se amada e querida, apesar de todas as suas limitações. Seu canal é 10, parabéns!
@yuridebritto4816
@yuridebritto4816 4 жыл бұрын
Os autistas também sofrem muito Bullying
@gabysallyy4901
@gabysallyy4901 4 жыл бұрын
Sim, na minha sala tem um menino e uma menina que tem autismo, e todos olham com cara feia pra eles... Isso é muito triste
@minusdag
@minusdag 4 жыл бұрын
@@gabysallyy4901 ue mas isso n e bullying
@DeyseSousaC
@DeyseSousaC 4 жыл бұрын
@@minusdag vdd, é preconceito mas não é bullying
@marcialuzia2667
@marcialuzia2667 3 жыл бұрын
Meu filho sofreu muito na escola com bullying
@anemeyer448
@anemeyer448 4 жыл бұрын
Sou mãe de autista verbal, como tu, então não tenho experiência de maternidade com autismo severo (apenas como professora de autistas não verbais). Talvez seja mais estressante a questão de encontrar estratégias de comunicação nesse caso, mas acredito que a maternidade pode ser estressante mesmo com crianças neurotípicas, só muda o tipo de estresse... De toda forma, é um compromisso; e me preocupa muito essa ideia de ser possível devolver um filho (ou até mesmo um animal de estimação, como já vi vários casos) por não cumprirem com as tuas expectativas. Não é um produto, não é propriedade dos pais ou tutores... A criança que é adotada já carrega marcas de rejeição que são muito duras, uma segunda rejeição pode ser ainda mais marcante. Espero que essa criança fique bem e tenha uma família amorosa, porque, no fim das contas, isso é tudo o que qualquer criança precisa de uma família, amor e cuidado. E espero, sem julgar essa família em particular, mas pensando na nossa sociedade como um todo, que exista uma consciência de que adoção não é uma decisão que deva ser tomada levianamente...
@lucianasilva6750
@lucianasilva6750 4 жыл бұрын
Realmente para adotar tem que ter muito amor, principalmente uma criança com necessidades especiais , sou mãe de um filho autista "leve" é cansativo, tem que ter muuuita paciência, tem dias exautivos, mas a cada aprendizado a gente cresce como ser humano
@canalrhuanna9690
@canalrhuanna9690 4 жыл бұрын
Força👏👏👏👏👏
@luizacostamaia3224
@luizacostamaia3224 4 жыл бұрын
é complicadíssimo, o meu é um autista mais severo... ele sequer come sozinho, usa fralda ainda e tals e eu não sei opinar sobre isso... acho muito complicado
@anapriscila4026
@anapriscila4026 4 жыл бұрын
Verdade Luciana! Tenho 2 filhas TEA e a rotina e muitooo cansativa mais amoooo demais!!!
@marciadias9534
@marciadias9534 4 жыл бұрын
Adorei a serenidade da sua análise. Meu filho é autista leve. Quando ele era pequeno não tínhamos o diagnóstico e eu vivia angustiada pensando que precisava fazer algo por ele mas não sabia o que. Esse casal, não só a mãe, foi honesto ao admitir não ter condições de assumir os cuidados que o Huxley necessita. E foi corajoso na decisão de devolvê-lo, sabendo que as pessoas condenam sem nem fazer um esforço para conhecer os fatos. Tenho certeza que foi o melhor para o garoto, que já está num outro lar, e para a família, que superará toda essa onda negativa.
@luciasantos1211
@luciasantos1211 3 жыл бұрын
O casal adotou sabendo que a criança tinha um dano cerebral. Não importa qual tipo, mas era um dano. Eles não foram "enganados". Quando eles assumiram a adoção de uma criança com dano cerebral, estavam assumindo o fato de estarem adotando uma criança com algum tipo de doença ou condição. Se eles não tem capacidade emocional e sentimental de cuidar de uma criança com problemas de saúde, seja leve ou grave, jamais poderiam ter adotado essa criança. A impressão que dá é que eles fizeram um teste. Adotaram esperando que não fosse "tão grave" e quem sabe podiam "aguentar". Como não conseguiram, simplesmente "devolveram". Criança não é objeto para ser testado. Não é questão de julgar ou condenar. É questão de enxergar os fatos como eles são. E o que ocorreu foi um erro grave da parte desse casal. Eles não precisam ser "apedrejados", mas é muito importante que essa história seja divulgada e entendida como uma alerta para que essa triste e lamentável situação não se repita nas vidas de outras crianças.
@fabiana7039
@fabiana7039 4 жыл бұрын
Tenho uma menina autista grau leve ela é super inteligente . Eu amo ser mãe dela da minha autista super carinhosa. 🥰
@alessandracalmon3408
@alessandracalmon3408 4 жыл бұрын
@Flor de Lottus tbm quero saber,estou desconfiada com uma criança
@julianaataide8746
@julianaataide8746 4 жыл бұрын
Minha opinião é a seguinte: filho é filho, independente da forma que chegou. Se fosse um dos outros 3 filhos biológicos dela, ela iria se "desfazer" dele? Não. Com ctz não! Então que adoção fajuta foi essa que ela fez? Isso não foi adoção genuína, por amor. Pode ter sido por inúmeros motivos, mas não pelo certo. Sim, filhos autistas são desafiadores, mas não vieram ao mundo pra atender expectativa dos pais e muito menos obedecer a critérios de tipicidade. Filho não pode ser descartado se não veio como vc imaginou. Se não alcança seu limiar criterioso de perfeição. Posso dizer com propriedade, pois minha menina foi adotada e descobrimos o autismo muito após a adoção. Ler/assistir uma notícia de devolução de um filho por esse ou por qualquer outro motivo me revolta e enoja!
@felicia721
@felicia721 4 жыл бұрын
Vc aceitou e cuida com amor da filha autista mas, quem não aceita vai cuidar com amor de um filho autista ? Será que vale a pena deixar a criança com pais que não a querem?
@julianaataide8746
@julianaataide8746 4 жыл бұрын
O melhor lugar pra ele definitivamente não é com essa família, nisso concordamos! A questão não é forca-los a ficar com ele... Mas sim falarmos a respeito de adoção consciente. Um filho tem que ser aceito e acolhido , independente da condição que ele apresente. A família que não está disposta a isso não deveria iniciar um processo... Bebês e crianças disponíveis pra adoção, em sua grande maioria, já carregam consigo grandes desafios desde a gestação. Quando são escolhidos por uma família não deveriam, em hipótese nenhuma, ser "devolvidos". Adoção, especial ou não, deve ser feita de forma responsável, pra que casos como este não se tornem mais notícia
@luciasantos1211
@luciasantos1211 3 жыл бұрын
Juliana Ataide, exato! O casal adotou sabendo que a criança tinha um dano cerebral. Não importa qual tipo, mas era um dano. Eles não foram "enganados". Quando eles assumiram a adoção de uma criança com dano cerebral, estavam assumindo o fato de estarem adotando uma criança com algum tipo de doença ou condição. Se eles não tem capacidade emocional e sentimental de cuidar de uma criança com problemas de saúde, seja leve ou grave, jamais poderiam ter adotado essa criança. A impressão que dá é que eles fizeram um teste. Adotaram esperando que não fosse "tão grave" e quem sabe podiam "aguentar". Como não conseguiram, simplesmente "devolveram". Criança não é objeto para ser testado. Não é questão de julgar ou condenar. É questão de enxergar os fatos como eles são. E o que ocorreu foi um erro grave da parte desse casal. Eles não precisam ser "apedrejados", mas é muito importante que essa história seja divulgada e entendida como uma alerta para que essa triste e lamentável situação não se repita nas vidas de outras crianças.
@paulaoliveira4886
@paulaoliveira4886 3 жыл бұрын
Muito bonito seu comentário .
@rianeleandro3477
@rianeleandro3477 3 жыл бұрын
Quando é biologico elas jogam no lixo, maltratam, criam da pior forma possivel, batem e até matam, seria melhor dar pra quem irá tratar com amor....
@andreanavarro9349
@andreanavarro9349 4 жыл бұрын
Puxa... Fui ao canal desta pessoa (e o conteúdo do canal em sua grande parte é sobre ser mãe..) vi a carinha do menininho e deu um nó na garganta.... Sei que não está certo julgar, sou da área da saúde (fisioterapeuta) e já trabalhei com inúmeras famílias e observei que cada uma tem suas histórias, personagens da vida real e motivos para agirem de um jeito ou de outro... Mas...... 😢... Não tenho palavras... Espero que seja o melhor para este lindo garotinho... Mas o que vc fala sobre romantizar, é verdade.. Quem gerência essas adoções devem ser mais rígidos e colocar os futuros pais a par de toda a situação presente e futura..
@andreanavarro9349
@andreanavarro9349 4 жыл бұрын
@Jully na descrição do vídeo deste canal tem..
@fernandawerneck399
@fernandawerneck399 4 жыл бұрын
Nossa, que situação difícil meu Deus!!! Não vou condenar e nem compreender o motivo da decisão da mãe. Muita coisa envolvida... Talvez em outra fase da vida dela o desfecho poderia ser diferente. Deus abençoe e dê muita força à nova família da criança. Que sejam felizes e que o amor seja mais forte e incondicional.
@luciasantos1211
@luciasantos1211 3 жыл бұрын
Oi Fernanda Werneck. O casal adotou sabendo que a criança tinha um dano cerebral. Não importa qual tipo, mas era um dano. Eles não foram "enganados". Quando eles assumiram a adoção de uma criança com dano cerebral, estavam assumindo o fato de estarem adotando uma criança com algum tipo de doença ou condição. Se eles não tem capacidade emocional e sentimental de cuidar de uma criança com problemas de saúde, seja leve ou grave, jamais poderiam ter adotado essa criança. A impressão que dá é que eles fizeram um teste. Adotaram esperando que não fosse "tão grave" e quem sabe podiam "aguentar". Como não conseguiram, simplesmente "devolveram". Criança não é objeto para ser testado. Não é questão de julgar ou condenar. É questão de enxergar os fatos como eles são. E o que ocorreu foi um erro grave da parte desse casal. Eles não precisam ser "apedrejados", mas é muito importante que essa história seja divulgada e entendida como uma alerta para que essa triste e lamentável situação não se repita nas vidas de outras crianças.
@marianaespada85
@marianaespada85 4 жыл бұрын
Nenhuma mãe idealiza um filho autista, todas somos surpreendidas diante dessa condição. Mas nós aprendemos a reajustar nossas expectativas e sonhos. E com o tempo nos descobrimos muito felizes nesse "mundo azul". Essa história de devolver o filho para adoção, é só mais uma forma de "abortar" uma criança viva, praticada por quem nunca assumiu verdadeiramente o papel de mãe. Infelizmente, essa é uma prática bastante usada pelos genitores, que "abortam" os filhos através do divórcio, deixando os "problemas" para as mães, avós, ou a pessoa que assumiu a guarda dessa criança. Nesse momento quero acreditar que, desde que essa criança possa ser cuidada e amada por alguém, vai ficar tudo bem.
@meajudaaseguraressabarraqu1847
@meajudaaseguraressabarraqu1847 4 жыл бұрын
Acho que a pior parte dessa história é que a criança vai ter que lidar com ideia que ela foi "devolvida", o que muito triste.
@Jeanine6520
@Jeanine6520 4 жыл бұрын
Esta mulher foi apenas cuidadora deste menino, se ela tivesse sido mãe, por mais difícil que fosse, ela não teria o devolvido o amor falaria mais alto. Será que uma mãe só ama o filho que for "normal"? Essa mulher é digna de pena, que coisa mais triste!
@jaquelinedacostaporto2485
@jaquelinedacostaporto2485 4 жыл бұрын
Até pq, entendo que anormal foi a atitude dessa mulher"mãe", o autismo é "diferença".
@gabegabe9955
@gabegabe9955 4 жыл бұрын
Estava esperando você falar sobre o assunto pra ter uma base melhor, já que é uma realidade totalmente diferente da minha. Isso abre um pouco a minha mente sobre essas coisas.
@gleidythais
@gleidythais 4 жыл бұрын
Sou mãe de um altista, meu filho tem 7 anos , ele tem um autismo pesado e não fala ,como tantas dificuldades que passo mais nunca abandonaria ele , mais reconheço que não é fácil, mais com amor, compreensão, tudo é possível eu amo meu mundo azul! 💙
@novowalace
@novowalace 4 жыл бұрын
Eu tenho um filho com diagnostico de TEA. Hoje ele tem 3 anos e 8 meses. Nós (eu e meu companheiro) o adotamos com 1 mês e 14 dias. A família biológica dele tinha muitos problemas psiquiátricos. Hoje ele é cuidado por vários profissionais e noto as melhoras diárias. Cada palavra é uma vitória, pois seu grande problema é a fala (entre outros problemas). Cada pequena conquista é um passo pra frente. Ele é um menino lindo, carinhoso e amigável. Mas consigo entender que há dias em que é muito difícil cuidar de uma criança com TEA. Eu e meu companheiro nos separamos e hoje cuido dele sozinho e com todo o amor que posso dar a ele. Ele é o meu maior tesouro e trabalho para que ele tenha uma vida mais "típica" possível. Mas cuidar de criança autista não é nada fácil, mesmo aquelas com autismo leve/moderado, como no caso do meu filho.
@roseaneandre8042
@roseaneandre8042 4 жыл бұрын
Tenho uma prima que adotou uma menina com Transtorno severo, já é adulta e não fala, não anda sem apoio de alguém, diferentemente de casos como esse, nunca vi tanto amor com para com essa menina! Então, o amor é um sentimento desafiador, nem todo mundo estar prestes a doar-se! O meu filho também é portador e tenho uma grande gratidão a Deus por ter me enviado esse presente!
@vithorcorrea4004
@vithorcorrea4004 4 жыл бұрын
É incrível como essa notícia é rica em nos fazer pensar
@alexandramachadodasilva8842
@alexandramachadodasilva8842 4 жыл бұрын
Bom, e indiscutível que a rotina de uma mãe com um filho autista ou com qualquer outro transtorno, não e fácil, sim vivemos em meio a questionamentos diários sobre nossas atitudes, se estamos certas ou erradas... Vivemos vários picos de momento de estresse e de amor extremo.. em um único dia... A doação e dedicação são imensas, mas.... O amor, fala mais alto, e desistir não eh uma opção, abandonar não tá nos planos de uma mãe... Eh o que eu penso!!!
@thealexprime
@thealexprime 4 жыл бұрын
olha rapaz , como vc mesmo falou ela sabia que era uma criança com "danos" cerebral ou paralisia cerebral , o que por si só não seria facil de lidar , agora um CASAL que se diz tocado por DEUS ,devolve uma criança como se fosse um objeto que não gostoram não são pessoas interessadas em criar e cuidar de outros seres humanos estavam querendo aparecer pra meia duzia de seguidores...lamento muito por essa ATITUDE ESCROTA DESSE CASAL.
@daianesalgado5214
@daianesalgado5214 4 жыл бұрын
Concordo.
@rosangelamoraes7693
@rosangelamoraes7693 4 жыл бұрын
Tenho um filho especial! Não é fácil! Mas não me vejo sem meu grande amor q é meu filho. Amor verdadeiro!
@PadSan
@PadSan 4 жыл бұрын
1) adoção não é uma ida ao supermercado ou ao shopping para escolher um produto. 2) ainda assim, entendo que toda questão de saúde pré existente deve ser informada aos futuros pais 3) Estado e sociedade devem apoiar toda criança, especialmente quando há aspectos que dificultam a vida familiar. 4) por fim, uma visão bem pessoal: filho não se despoja. Filho não se devolve. Se tinham consciência de haver uma condição diferenciada assumam, como assumiriam se fosse um filho biológico. E cobrem assistência e apoio do Estado e da sociedade.
@mundojontjonathasf.7773
@mundojontjonathasf.7773 4 жыл бұрын
eles foram informados de uma diferença neurológica, imagino que se a pessoa não se vê apta (na verdade ninguém esta realmente pronto) é melhor se ausentar antes de começar.
@nicollybernardogg9760
@nicollybernardogg9760 4 жыл бұрын
Tenho 4 primos diagnosticados com autismo, e por mais que todos eles sejam "autistas leves" minhas tias tiveram que desenvolver muita paciência e disposição para lidar tantos com eles quanto com o preconceito da sociedade e com o medo sobre o futuros dessas crianças. Meus primos estão crescendo e se desenvolvendo muito bem, mas isso é devido ao desempenho das minha tias. A partir do momento que uma mãe percebe que não tem a capacidade de cuidar e dar tudo o que seu filho precisa, ela precisa achar alguém que consiga. Se a Myka, mesmo depois de ter percebido que não tinha a estrutura necessária para lidar com o TEA do seu filho, continuasse com ele, Isso poderia ter sido muito pior tanto pra saúde mental da Myka, quanto para o desenvolvimento do menino. Só teria aumentado muito o nível de estresse de ambos. E ele não teria o cuidado e atenção que precisa e merece. E na minha concepção, é de extrema importância que pessoas fora da comunidade autista se integrarem nesse assuntos, mas de modo nenhum julgar a atitude de quem convive com esse espectro. Só quem esta no dia-a-dia dessa comunidade tem "direito ao voto"!
@marciasilva-mw1xg
@marciasilva-mw1xg 4 жыл бұрын
Quer dizer que filho é mercadoria, tá com defeito devolve
@nicollybernardogg9760
@nicollybernardogg9760 4 жыл бұрын
@@marciasilva-mw1xg de maneira nenhuma Mas se vc não está preparada pra lidar, é melhor que arrume alguém que sim. Pq cuidar de uma criança especial não é fácil, e se ela não tinha estabilidade seria pior pro menino e pra ela.
@aquamarinecrochebarbante7538
@aquamarinecrochebarbante7538 3 жыл бұрын
@@nicollybernardogg9760 concordo totalmente vida de qualquer jeito sem paciência e amor .melhor ele tem uma família que ame de verdade
@im_hendrik
@im_hendrik 4 жыл бұрын
Que bela iniciativa desse canal, sempre visando incluir pessoas diferentes à sociedade!
@tutugames8584
@tutugames8584 4 жыл бұрын
Assunto bem delicado!!! Eu vi seus vídeos explicando sobre os autistas. Adorei os vídeos seu
@nailzaaraujo3682
@nailzaaraujo3682 4 жыл бұрын
Eu sou mãe de um autista não fico um dia sem ele, eu amo. cadê o amor dessa mãe eu amo até os amigos dele autista
@marlonyezidcortespalomino6342
@marlonyezidcortespalomino6342 4 жыл бұрын
É um assunto bem delicado, sim. Espero me poder explicar... eu nao sou do Brasil. A primeira coisa que eu quero dizer é: nao é a primeira vez que ums pais entregan de volta a um filho adotado. Adotar um filho já é um assunto complexo. Precisa da conjugacao de muitos elementos. A segunda coisa é: Criar um filho é um assunto complexo. Precisa de muito coragem, muito desejo, muito amor, muito dinheiro, etc. Terceiro: mesmo que a manchete diga que ele foi devolvido por seu autismo, isso nao é tao simples. A situacao tem muitos elementos que nao é possivel mostrar num video de youtube. A mídia geralmente é muito escandalosa com esse tipo de notícia. Entao, Eu não quero julgar esses pais. Espero que a criança tenha encontrado uma família mais adequada à sua condição. Obrigado por falar sobre esse assunto tao delicado.
@Daniel.Betega
@Daniel.Betega 4 жыл бұрын
Acho que aí cabem mais discussões, como a responsabilidade da adoção e a relação complexa de família e bem estar. Sobre autismo, conviver com autistas leves já me causava uma insegurança sobre o que e como falar, se eu estava tratando eles tão bem como tratava meus outros amigos e colegas... Isso mesmo tendo conhecido eles depois do diagnóstico e de um bom tratamento, onde mesmo que eu errasse, eles eram conscientes da "diferença" entre mim e eles. Hoje eu já desenvolvi instintos e também já relaxei de tentar demais agir "de acordo", afinal são autistas leves, eles podem entender e se adaptar a mim até um certo ponto, como eu a eles, não tem nenhum monstro no caminho. Meu ponto aqui é: se eu, amigo/colega de trabalho, tive essa insegurança com adultos, imagina um pai com criança, e ainda com autismo severo. É um peso muito grande para os pais, não precisa viver isso pra saber que é difícil. Mas, como seria se pais "naturais" entregassem seus filhos autistas? Aí entra a questão da adoção, que eu vejo como uma paternidade como qualquer outra. Pais adotivos devem estar para seus filhos como pais naturais, ou então são tutores. E as crianças nunca teriam a segurança de uma família como os filhos naturais temos. Porém, entendo ser relativamente fácil discutir essa minha opinião. Nesse caso, mesmo diante das dificuldades inesperadas, vale devolver a criança? Como vc, Will, disse, pais naturais também não estavam listados pra receber filhos com necessidades especiais. E isso nos leva a minha opinião mais polêmica: pais naturais, tendo outra opção, são mesmo obrigados a criar uma criança com a qual não são capazes de lidar? É fácil pensar contra os pais, "fugindo do problema", mas não é só isso. Se depois de anos de tentativas, eles chegaram a conclusão que não dão conta, como seria a vida da criança sendo criada por eles? Independente do esforço que façam, não seriam bons pais. Aí, tendo uma outra pessoa, idealmente casal, que consiga lidar melhor com a situação, não seria o melhor dos mundos para a criança? Por que negar isso a ela, só porque seria bom/conveniente para os pais também? Aliás, porque negar algo só porque seria bom pra alguém? Ainda mais alguém que não fez mal pra ninguém, ao contrário, tentou até o seu limite fazer o bem. Quero crer que se tivesse um filho com necessidades especiais, cuidaria dele sempre, adaptaria a minha vida e conseguiria seguir saudável, eu e ele. Mas sem estar na situação é difícil dizer. E não podemos apontar para quem cuida bem de crianças deficientes pra condenar esse casal, porque cada pessoa tem uma história de vida, personalidade e um nível diferente de apoio dos amigos e da família, é tudo incomparável. Desculpa o texto longo, tomara que o Will e a galera leiam haha
@canalrhuanna9690
@canalrhuanna9690 4 жыл бұрын
Não se importe com o tamanho do texo sua mensagem foi linda e concordo e muinto com vc👏👏👏👏
@michelepureza7392
@michelepureza7392 4 жыл бұрын
Concordo com vc. Qualquer pessoa deveria sem nenhum tipo de julgamento poder entregar um filho para adoção só assim diminuiriam os casos de crianças com pais sem a mínima condição ou vontade de os criar. E essa situação embora ruim teria a possibilidade de um final legal onde outros pais que não podem gerar teriam seus filhos.
@rogiemoon
@rogiemoon 4 жыл бұрын
Então eu não sou uma mãe de um autista mas sou um irmão Como ele tem metade ta minha idade não lembro quando foi o período de "luto" mas as coisas que eu vi as piores foram o estresse,bullyng(não sei escrever)e os direitos que são bem reduzidos
@sandrinha9361
@sandrinha9361 4 жыл бұрын
Eu não tenho experiência com a criação de um filho autista, enquanto criança, mas acredito que o autista tem uma sensibilidade que não é fácil de perceber. E quem sabe está criança também gostaria de poder escolher, mas sem saber como, tudo é muito difícil. Creio que neste caso, esta criança tem uma nova oportunidade. E a mãe que o devolveu precisou enfrentar a si mesma, o que não foi fácil.
@laurabrait11
@laurabrait11 4 жыл бұрын
Vc é uma pessoa incrível! Sua empatia é muito admirável. Obrigada pelo seu conhecimento.
@mazebegosso8319
@mazebegosso8319 4 жыл бұрын
Parabéns Will! Muito bom o seu trabalho no KZbin!👍🏻👍🏻👍🏻
@amandahirschmonteiro1543
@amandahirschmonteiro1543 4 жыл бұрын
Você é TÃO necessário! Obrigada por esse video, na verdade, obrigada por esse canal. Maravilhoso! ❤
@hikmasao
@hikmasao 4 жыл бұрын
Cara. Eu gostei do teu vídeo porque vc trouxe a questão sem a carga emocional toda que ela carrega. O meu questionamento nesse caso até pra não cair no que vc quis evitar (o julgamento dessa mãe), é sobre o processo de adoção em si. O quão problemático é um processo que deveria 'levar' crianças que não tem quem as crie, para pessoas que não podem ter filhos biológicos. E é também algo que não temos aqui no Brasil: agência de adoção de crianças estrangeiras. São várias nuances que não temos aqui. Como alguém disse aqui embaixo: nasceu numa familia, não dá pra devolver. MAs adotado pode ser devolvido. Não é brinquedo que vc pode pegar e se não é o que vc espera, vc devolve. É uma vida. Eles viveram 3 anos com a criança, qual será o impacto pra essa criança e lucraram com ela, pois movimentava as visualizações do canal. É bem complicado. Obrigado pelo seu vídeo!
@sabrinasilva9321
@sabrinasilva9321 4 жыл бұрын
Vc me passa uma tranquilidade. Uma paz 💕
@enquantoissoleio
@enquantoissoleio 4 жыл бұрын
Não consigo imaginar o quão difícil deve ter sido para ela tomar essa decisão, mas fico bem revoltada pensando o trauma que isso gera em uma criança (autista ou não). Seu trabalho de conscientização é muito importante e o vídeo está excelente, como sempre.
@luizantoniotramontinimarti6043
@luizantoniotramontinimarti6043 4 жыл бұрын
Tenho 15 anos e sou diagnosticado com autismo leve des dos 11 . Eu parei de ir na minha avó por causa dela e da minha tia que mora com ela. Quando eu ia lá , elas não me deixavam falar , só me interrompiam . Também, elas acham que tudo é culpa minha. Por exemplo: quando elas quebram um copo, elas falam que a culpa é minha. Outra coisa , semana passada meu pai me ensinou a andar de moto. Eu achei bem fácil. No outro dia, eu fui visitar elas e contei que eu aprendi a andar de moto. Elas disseram que eu estava mentindo e que eu nunca ia aprender a andar, que eu só estava falando isso pra me aparecer. Eu respondi que não, que eu estava falando a verdade. Elas continuaram falando que eu era mentiroso . Daí eu fiquei com raiva, peguei minha bicicleta e fui pra minha casa . Quando cheguei em casa , já bloqueei elas do meu Whatsapp. E realmente eu estou mais feliz sem fazer contato com elas . Eu ia toda terça, quinta e sábado visitar elas, agora não estou indo nenhum dia. Eu estou mais alegre não estando junto delas .
@raquelsantana5507
@raquelsantana5507 2 жыл бұрын
Vc fala muito bem PARABÉNS pelo trabalho!!
@AnaFlavia-vm7mu
@AnaFlavia-vm7mu 4 жыл бұрын
Tenho um filho com 17 anos que tem autismo. Quando ele foi diagnosticado me disseram: tenha outro. Algumas pessoas devem achar que autismo é "defeito de fábrica". Continuo sendo mãe de filho único autista. Ele é o melhor filho que eu poderia ter.
@Flowerfox100
@Flowerfox100 4 жыл бұрын
Que sensibilidade pra falar desse assunto ♥️
@mariteavier
@mariteavier 4 жыл бұрын
Você é incrível e muito lindo... Tô apaixonada
@thaisvaleriano3733
@thaisvaleriano3733 4 жыл бұрын
Mano que conteúdo!! Perfeito fora sua dicção maravilhosa da vontade de escutar direto❤
@margarethbaracho3408
@margarethbaracho3408 4 жыл бұрын
Ola Willian ! Adoro seu canal, parabéns
@celiabatista7520
@celiabatista7520 4 жыл бұрын
Conheci hoje o seu canal e acabei de me inscrever,tenho um filho autista grau leve e esse assunto muito me interessa!
@isaacavalcanti4882
@isaacavalcanti4882 4 жыл бұрын
Af você é tão centrado, educado e racional. O mundo precisa de mais pessoas assim 🙏🏽
@leandrofusco7217
@leandrofusco7217 3 жыл бұрын
Eu sou autista ja tenho 36 e me doi ver a falta de compreensão que ainda existe. Meus pais nao foram pelo caminho mais fácil Hoje vejo a importância disso E fico feliz de ver alguem dando explicações tão clara como a que vi aqui
@eduardopazos7739
@eduardopazos7739 4 жыл бұрын
Eu tenho 28 anos. E em 2016 fui devolvido para meu pai por ter autismo. Muito ruim mesmo.
@shallon23
@shallon23 4 жыл бұрын
Que crueldade. Deus fará justiça.
@Joseantonio-bk1un
@Joseantonio-bk1un 4 жыл бұрын
Amo seu canal
@hildahelenasimoesazevedope9538
@hildahelenasimoesazevedope9538 4 жыл бұрын
De fato, não dá pra julgar ninguém! Há pessoas q simplesmente não conseguem lidar com o "diferente". Sou mãe de um adolescente com TEA e ele é a pessoa mais interessante e empolgante q eu conheço. 💓💓💓💓💓💓💓💓
@calebbelkin4956
@calebbelkin4956 4 жыл бұрын
revolta total. ser pai é amar seu filho independente das dificuldades que ele tenha, se não quer lidar com essas dificuldades junto com ele não adote.
@angelamoraes1616
@angelamoraes1616 4 жыл бұрын
Gostei bastante do seu vídeo e seu ponto de vista sobre o assunto ❤❤❤❤❤
@biancatoledo7378
@biancatoledo7378 4 жыл бұрын
Como é bom ver canais como o seu, sou professora de português em uma escola especializada em TEA, sempre tenho conversas com os meus alunos e essa semana um deles me falou que "tem medo de fazer amizades com pessoas que não são autistas por conta de olhares e comentários que ele recebe por ser diferente" tentei explicar para que as pessoas que merecerem a amizade dele vai ser amigos por gostar dele e não de alguma característica dele. Estou assistindo seus vídeos e estou aprendendo mt. Obrigada
@atena3182
@atena3182 4 жыл бұрын
De início, causa um sentimento de revolta, mas... se formos analisar, só quem convive e cuida de pessoas com TEA sabem como é complicado, talvez tenha sim, mesmo que dura a escolha, sido a melhor opção, se os pais adotivos não estavam preparados, antes decidissem por "devolver" a criança e quem sabe (como foi o caso) outra família preparada pudesse adotar e dar tudo aquilo que eles não iriam poder. É facil sair criticando quando se está por fora de tudo que envolve as escolhas difíceis. Mas esse não é o caminho.
@Pedro1203-v4u
@Pedro1203-v4u 4 жыл бұрын
se nao podiam por que o adotaram então?
@AnaAna-ny6uw
@AnaAna-ny6uw 4 жыл бұрын
Ela sabia que a criança tinha problema, até vaquinha teve pra essa infeliz!
@luciasantos1211
@luciasantos1211 3 жыл бұрын
O casal adotou sabendo que a criança tinha um dano cerebral. Não importa qual tipo, mas era um dano. Eles não foram "enganados". Quando eles assumiram a adoção de uma criança com dano cerebral, estavam assumindo o fato de estarem adotando uma criança com algum tipo de doença ou condição. Se eles não tem capacidade emocional e sentimental de cuidar de uma criança com problemas de saúde, seja leve ou grave, jamais poderiam ter adotado essa criança. A impressão que dá é que eles fizeram um teste. Adotaram esperando que não fosse "tão grave" e quem sabe podiam "aguentar". Como não conseguiram, simplesmente "devolveram". Criança não é objeto para ser testado. Não é questão de julgar ou condenar. É questão de enxergar os fatos como eles são. E o que ocorreu foi um erro grave da parte desse casal. Eles não precisam ser "apedrejados", mas é muito importante que essa história seja divulgada e entendida como uma alerta para que essa triste e lamentável situação não se repita nas vidas de outras crianças.
@daianacuco4402
@daianacuco4402 4 жыл бұрын
De todos os vídeos q ouvi a respeito, esse foi o mais maduro e sensato!
@bibiblu870
@bibiblu870 4 жыл бұрын
Eu sou muito sensibilizada pela questão da adoção, ainda mais em relação a crianças com necessidades especiais. Depois de assistir um vídeo do canal 'O Jean Luca', onde ele explica detalhes desse caso, esses pais não tem o mínimo de juízo, trataram a criança como se fosse um objeto e, tinham conhecimento sobre o quão difícil seria. Acompanho muitos casos sobre esses assuntos e me revoltam muito, a pessoa vai lá e resolve ter essa decisão para um dia simplesmente olhar e dizer " há, não quero mais", isso pra mim não tem desculpa, por mais que seja difícil, você sabe disso quando toma essa decisão. Simplesmente revoltante.
@chimurawill
@chimurawill 4 жыл бұрын
Eu realmente não quero julgar a mãe porque eu não a conheço ela e não acompanhei a história de perto. Como disse no meu vídeo, ao meu entender, em base dos vídeos que eu assisti, ela parecia de fato estar se esforçando para seguir as intervenções e tentar se capacitar para educar ele (mas, claro, posso estar errado). Ao assistir o vídeo que você mencionou, eu pude confirmar uma coisa que mencionei neste meu vídeo: realmente eles romantizaram a condição da criança. Por mais que se fale de autismo e autismo severo, é muito difícil de alguém conseguir realmente entender o quão desafiador pode ser, e esse parece ter sido o caso deles - estavam "cegos" pela criança, acharam que iam fazer o necessário e sairia tudo bem, mas na realidade foi bem mais difícil do que eles imaginavam. Por outro lado, há algumas interpretações equivocadas por parte do vídeo que você citou, que podem fazer parte de peculiaridades de intervenção de pessoas com autismo, e que estão sendo "julgadas" injustamente por ele. Obrigado pelo seu comentário! Continuarei tentando elucidar o público dos desafios de diversas mães de autistas enfrentam (que, diferente da Myka, não irão "devolver" seus filhos para nenhum lugar).
@Ana-qy6zg
@Ana-qy6zg 4 жыл бұрын
Absolutamente delicado! Parabéns pela maneira sensível e crítica , de como vc conduziu este vídeo! A maternidade precisa estar acima de qualquer desafio! Mas cada um sabe o que dá conta, porém filho não é objeto! Dá trabalho mesmo!
@JOAO4317
@JOAO4317 3 жыл бұрын
Realmente não é fácil lidar com o autismo..... dias bons dias difíceis! Força para nós 💙💪falta de intervenção correta o que mas prejudica o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, autismo a nível de Brasil.
@cristianefreitas2830
@cristianefreitas2830 3 жыл бұрын
Não tenho contato na família com nenhum autista, porém sou educadora, ainda não trabalhei com nenhum autista mas acho seus vídeos extremamente esclarecedores, adoro seu jeito de falar e explicar sobre o assunto. Parabéns continue com esse trabalho maravilhoso Vim maratonar o seu canal
@erikaexpindola6709
@erikaexpindola6709 4 жыл бұрын
Que pena eles perderam uma grande oportunidade de aprendizado , de mudar o olhar pro mundo ,pra vida ,de se doar ! Quando o amor impõe condições é por que não é amor , eles simplesmente perderam a chance de aprender amar de verdade !!! Espero que o menininho fique bem e receba todo amor que ele merece da nova família!!🙏🏻
@manoelaneto7238
@manoelaneto7238 4 жыл бұрын
Meu querido, não se devolve uma criança, não importa a condição que ela tenha. Sou mãe biológica de duas crianças, sendo uma autista moderada, então não há justificativa!!!!!!!!!! Não se trata de um pacote de arroz que não veio de jeito que se deseja, trata-se de uma vida, de uma criança! Eles devem ser proibidos de adotar qualquer criança!
@juliananascimento9158
@juliananascimento9158 4 жыл бұрын
É complicado, sou mãe de autista e nao julgo dessa forma. Se ela não sabia ao certo o que o menino tinha então ela nao estava preparada para o que ia vim. Ser mãe de crianca especial nao é pra qualquer uma!! Essa de: se fosse filho biologico... E blabla bla, nao cola pq se nao ele nao estaria em um orfanato. O bom disso tudo é que ele foi acolhido! E mais uma vez eu nao julgo ela, pq melhor ela devolver do que criar de qualquer jeito, sabemos que são seres indefesos entao talvez tenha sido melhor pra ele. Foi adotado por uma família que de fato vai da suporte para ele, nao falo so de terapias mas de amor e carinho que é o que ele merece.
@felicia721
@felicia721 4 жыл бұрын
Eles tinham a opção de devolver e devolveram . O casal não estava preparado para cuidar de um filho autista . As vezes é melhor abrir mão da criança do que causar graves problemas a ela .
@marcialuzia2667
@marcialuzia2667 3 жыл бұрын
Eu penso exatamente assim, melhor devolver do que maltratar e não conseguir atender as necessidades que uma criança autista necessita. O meu filho é autista leve a moderado, ainda não fechou o diagnóstico, por causa da pandemia, mas todos os especialistas dizem o mesmo. Não é difícil para mim de forma alguma, mas não julgo essa mãe pois, acho que ela fez o certo, melhor devolver se ela vê que não vai conseguir dar toda a atenção para essa criança.
@luciasantos1211
@luciasantos1211 3 жыл бұрын
@@juliananascimento9158 Oi Juliana. O casal adotou sabendo que a criança tinha um dano cerebral. Não importa qual tipo, mas era um dano. Eles não foram "enganados". Quando eles assumiram a adoção de uma criança com dano cerebral, estavam assumindo o fato de estarem adotando uma criança com algum tipo de doença ou condição. Se eles não tem capacidade emocional e sentimental de cuidar de uma criança com problemas de saúde, seja leve ou grave, jamais poderiam ter adotado essa criança. A impressão que dá é que eles fizeram um teste. Adotaram esperando que não fosse "tão grave" e quem sabe podiam "aguentar". Como não conseguiram, simplesmente "devolveram". Criança não é objeto para ser testado. Não é questão de julgar ou condenar. É questão de enxergar os fatos como eles são. E o que ocorreu foi um erro grave da parte desse casal. Eles não precisam ser "apedrejados", mas é muito importante que essa história seja divulgada e entendida como uma alerta para que essa triste e lamentável situação não se repita nas vidas de outras crianças.
@vanessapanatto9946
@vanessapanatto9946 3 жыл бұрын
@@marcialuzia2667 concordo c vc! Pois tantos "pais" acabam fazendo cada atrocidade c os filhos biológicos, então melhor deixar chegar ao extremo. Filhos adotivos ou biológicos sempre melhor os pais buscarem uma "alternativa", do que fazer o pior. Não podemos julgar.
@blogdodiafamily3158
@blogdodiafamily3158 4 жыл бұрын
Parabéns pelo video assisto sempre 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@julianyaraujo4432
@julianyaraujo4432 4 жыл бұрын
Estudando um pouco sobre o assunto, entendi que o processo de adoção em sí já não é uma coisa fácil de lidar, mesmo na adoção de pessoas típicas é muito grande o número de quebras de expectativas, gerando então a "devolução" da criança. Nesse caso, onde os pais já não estavam suscetíveis à adoção de uma criança com alguma necessidade especial, mas acabaram mudando de ideia por algum motivo, se torna então um caso mais difícil ainda de ser uma boa experiência para ambos, infelizmente. Espero que essa criança encontre um lar com muito amor e cuidado para apoia-lo💙
@Irani_Coimbra..xl4wh1gh7b
@Irani_Coimbra..xl4wh1gh7b 4 жыл бұрын
Eu acho sua voz linda e vc também é muito lindo parabéns pela explicação muito bacana,um abraço 😘😍
@crescendocommarianamartins
@crescendocommarianamartins 4 жыл бұрын
Quando vc tem um filho, tem para amar, sua função é ama-lo e ama-lo até o fim. Isso vale para um filho biológico e vale tb para um filho adotivo.
@vidapraticanapratica9956
@vidapraticanapratica9956 4 жыл бұрын
Empatia é tudo... parabéns
@anapriscila4026
@anapriscila4026 4 жыл бұрын
Olá! Sou mãe de duas meninas TEA uma " leve" e a outra " moderada". Sao bençãos em minha vida! Apesar dos grandes desafios que eu e meu esposo enfrentamos no dia a dia. Amamos demais! Uma tem 8 anos é nao verbal e a outra tem 9.❤❤❤❤
@LauraFranzolin
@LauraFranzolin 4 жыл бұрын
Respeito sua posição de não julgar, mas eu não consigo não julgar. Fico imaginando se fosse um filho parido... Ela faria o que? No meu ponto de vista, ela e o marido são pessoas ruins, incapazes de amar. Tomara que os demais filhos nunca tenham nenhum tipo de problema, ou correm o risco de serem descartados tb.
@BrunaSantos15
@BrunaSantos15 4 жыл бұрын
Oi William, tudo bem? Te acompanho desde o início do canal e adoraria ver você abordar terapia ABA, terapia baseada em evidências no autismo e/ou analise do comportamento de maneira geral. Teu canal é uma fonte de aprendizado muito rica. Abraço!
@jaquelinedacostaporto2485
@jaquelinedacostaporto2485 4 жыл бұрын
Bom dia, obrigada, 💙💙
@claudiapinheiro4929
@claudiapinheiro4929 Жыл бұрын
Namastê o que fez essa criança chegar a esse casal?💜 Nada no Universo chega ao endereço errado. As promissórias que deixamos pendentes no Universo, chega de qualquer forma para ressarcimento 🙏🏾🌳💜
@nadjaantonioarantespereira7382
@nadjaantonioarantespereira7382 4 жыл бұрын
William... tratar desse assunto é delicado e vc apresentou muito bem. Aquilo que as famílias não provêem a comunidade ou sociedade deveria estar apta a apoiar. Tem criança autista que não é tratada adequadamente por conta da família mesmo, por falta de recurso etc. Ainda bem que ela devolveu e deu oportunidade de uma nova família, esperamos mais consciente da condição da criança autista. Isso é o que importa.
@raquel6062
@raquel6062 4 жыл бұрын
É o diagnóstico final que assusta, dizer que tem autismo. Conheci mães que prefeririam ter diagnóstico de apraxia do que de autismo uma outra disse Raquel meu filho não tem autismo ele tem atraso no desenvolvimento global. Autismo tem que ser esclarecido e está sendo com pessoas como vc e outras maravilhas que estão tbm no KZbin. Muito esclarecedor seu vídeo.♥️
@gabrielcarrerxavier
@gabrielcarrerxavier 4 жыл бұрын
Realmente, se tem gente que ja tem dificuldades financeiras e na educação tem em neurotipicos quem dirá para uma criança que necessita se desenvolver com tantas terapias, por isso é crucial ter senso crítico perante o título e saber a situação por trás antes de julgar
@vanessaperini8786
@vanessaperini8786 4 жыл бұрын
Antes de deixar meu real comentário, preciso enfatizar certos pontos: • meu filho não tem síndrome de Asperger, ou autismo leve, comumente chamado; • meu filho não tem autismo severo, • meu filho é um autista verbal e funcional, mas é autista. Antes dele, eu era um poço de stress. Depois dele, sou uma pessoa mais paciente e compreensiva. Quando digo que, com o meu filho, ganhei um melhor amigo e um professor na vida, não estava brincando. Ele me ensinou que a rotina é boa e coloca tudo no lugar, que a organização me torna mais produtiva, que seguir a agenda passo a passo, adicionando possíveis atrasos e/ou imprevistos, evita o stress e a ansiedade. Tem como não amar quem me ensinou a viver? Antes dele nascer, eu já tinha outras duas filhas (que não são autistas). O que posso dizer sobre essa mãe citada no vídeo...? Não quero julgá-la, mas quem tem amor pelo filho, AMOR VERDADEIRO, nem sequer cogita negar ou "devolver" esse amor
@RhanaLiCard
@RhanaLiCard 4 жыл бұрын
Ela deve ter percebido que não seria a mãe ideal, a que o menino precisava. Por essa incapacitação, optou por desfazer a adoção, pelo melhor da criança. Vejam bem, acho um absurdo pelo fato, já comentado aqui, que se fosse biológico, não teria a quem devolver, mas no caso dela, HAVIA essa opção. "Não julgueis para que não sejas julgado." Boa noite a todos! 🙏🙌
@RhanaLiCard
@RhanaLiCard 4 жыл бұрын
Assisti um vídeo sobre sinais de autistas em adultos, feito por um casal que indicava este canal. Sempre tive a ideia de que tinha alguma coisa diferente e creio que aqui, além de procurar uma avaliação científica, vou achar respostas, se tenho ou não autismo.
@emdefesadadoutrinacatolica3041
@emdefesadadoutrinacatolica3041 4 жыл бұрын
Wiliam, muito bacana a sua abordagem do tema. A romantização do TEA e o efeito manada das redes sociais não permitem debates adultos.
@paopao7519
@paopao7519 4 жыл бұрын
O jeito que você fala o "R" é muito chique
@amanda_hihi440
@amanda_hihi440 4 жыл бұрын
Filho é filho, presente de Deus
@rosacristinadeoliveira4249
@rosacristinadeoliveira4249 4 жыл бұрын
É indiscutível e inegável que cuidar de uma criança autista e severo é desafiador e desgastante. Mas está moça só devolveu pq ele.nao.era filho.dela, era adotado e ela viu que esta opção poderia ser escolhida . Enfim, no meu ver ela.só devolveu pq o filho não era dela. Se fosse ela iria se desdobrar, se sacrificar, se abdicar de tudo em.nome do amor ao filho.
@corujaarteira911
@corujaarteira911 4 жыл бұрын
Li que ela devolveu ele bem quando engravidou de novo.. entoão como ele já estava mt tempo com a familia, nao acreditei na desculpa que ela deu de nao estar mais dando conta
@AIRTON_VON_AH_777
@AIRTON_VON_AH_777 4 жыл бұрын
Muito triste em saber dessa "ex-mãe" que desistiu do poder de desafiar e se auto-superar! para o bem estar de alguém (alguém tão importante! para seu engrandecimento)
@jessicaolivver
@jessicaolivver 3 жыл бұрын
Falei contigo pelo Instagram agradeço muito por me responder. Meu sobrinho (eu fui "adotada" por essa família a menos de 2 anos) é autista, tem 5 anos e eu quero aprender mais sobre como eu posso ser útil para ele. Mas isso não começou por esse motivo. Caí em um tema de redação sobre autismo e me dei conta que, apesar de conviver com um autista, eu não sabia absolutamente nada sobre o assunto e eu sempre o tratei como uma pessoa típica, pois aqui o assunto não é tão falado como deveria. A mãe dele ainda não aceitou e tem dificuldades para falar do assunto, apesar de ter sido e ainda ser uma mãe maravilhosa que entende que ele É, mas que ainds não aceitou totalmente, entende? Ontem conversei com ela e ela disse "Eu ainda acho que ele não é", e eu "Ele é, e ele é INCRÍVEL! Você é uma mãe maravilhosa que desde cedo interveio com todos os meios para que a qualidade de vida dele fosse melhor! Vocês são pais incríveis!" Ela chorou, mas senti que a toquei de alguma forma. Como se ela sentisse que tem alguém que ela pode falar sobre o assunto e que GOSTA de falar sobre o assunto. Meu sobrinho é muito carinhoso, muito sociável, mas isso foi algo ensinado a ele desde quando ele foi diagnosticado aos pouco mais de 2 anos de idade. Eu sinto que a mãe dele é autista, mas não falei nada. Só disse que ela fosse ao psicólogo e contasse tudo dela, como ela era na infância, como ela é, tudo. Estou aprendendo muito contigo e agradeço muito. Quanto a redação, ainda não fiz e é simplesmente o assunto mais difícil que já precisei fazer na vida! Mas estou me permitindo aprender mais e mais sobre o assunto, pois a redação se tornou algo secundário sobre isso. Então, novamente, muito obrigada por toda essa aprendizagem.
@marianaoliveira806
@marianaoliveira806 3 жыл бұрын
As vezes entregar uma criança pra adoção pode ser um ato de amor. Se eles n tinham condição, então a criação merece a chance de ser criada por quem tem condição e quem pode dar amor a ela
@mundojontjonathasf.7773
@mundojontjonathasf.7773 4 жыл бұрын
Triste. Que bom que a criança esta em outro lar, pois com o passar do tempo seria mais complicado para o desenvolvimento da criança. É difícil o conceito que a pessoas tem em geral sobre filhos adotados, elas colocam uma pressão de perfeição.
@julianapallostauil1755
@julianapallostauil1755 4 жыл бұрын
Nossa, que situação! Complicado, né! O que dizer, né! Eu tenho um filho autista e ele estuda em uma escola especial, só para autistas. Então conheço muitas histórias lá. O João foi diagnosticado com autismo aos três anos e já começou sua intervenção nessa escola. Lá conheci uma mãe, q como tantas outras se desdobravam em amor e cuidados com seus filhos, mas de alguma forma se destacava das demais! Até q um dia, muito tempo q o João frequentava a escola, em uma conversa ela me contou q não era mãe biologia dele. Então minha admiração pela dedicação dela aumentou exponencialmente. Não é questão de julgar a mãe do canal
@daniellarodriguesribeiro7410
@daniellarodriguesribeiro7410 4 жыл бұрын
Eu amo seu canal 🥰
@chuuvisco
@chuuvisco 4 жыл бұрын
Eu fico muito triste toda a vez que vejo esse caso... Imagino como ficou o emocional dessa criança, o quanto de vezes que ele já deve ter sido "devolvido". Adotaram a criança como se fosse um cachorro...
@Thaisfrota1
@Thaisfrota1 4 жыл бұрын
Esse caso é muito difícil mesmo. Mas me revolto também com o fato de todos falarem "essa mãe" se o pai também participou de todas as decisões.
@analuizadinizbitencourt
@analuizadinizbitencourt 4 жыл бұрын
Que situação delicada de se falar sobre. Eu ainda não sou mãe e nunca tive um contato próximo com crianças e pessoas autistas, mas vejo muitos relatos e acompanho muitos canais, o que acaba por modular minha opinião. Embora eu não consiga conceber a ideia de devolver um filho, jamais julgarei essa mãe. É desafiador criar uma criança com desenvolvimento não típico, então não é de se estranhar que ela tenha sido fortemente impactada pela descoberta do espectro do filho. Eu acompanhava o canal da Myka, mas há um tempo não entro para ver atualizações. Foi muito duro para mim saber dessa decisão que eles tomaram, mas entendo que ela não se sentiu preparada. Assim como mães biológicas entregam suas crianças para adoção porque não acreditam estar aptas para os criar, a Myka compartilhou desse sentimento. Nos dois casos há amor, na minha opinião, e não consigo imaginar a dor por trás desse processo. Oro para que ele se adapte no novo lar e que seja muito amado. E oro também pela Myka e sua família, pois ela viverá o resto da vida com o "e se...?!" pulsando na mente e no coração, e esse é um sofrimento imensurável.
@lilicafq7826
@lilicafq7826 4 жыл бұрын
Sei q cada criança é única, e q da mesma forma, cada mãe tbm é única. Nunca achei difícil criar meu filho com TEA, desafiador, sim, como criar qualquer criança, mas difícil ñ. Amo meu filho exatamente como ele é. Muito obrigada pelo vídeo. Bjo.
@josilenemotadelima7830
@josilenemotadelima7830 4 жыл бұрын
Meu filho foi diagnosticado com autismo há 01 ano. É difícil, dói, vivi o luto! Cada dia uma luta, noites mal dormidas, interrogações na alma! Não romantizem o Autismo!
@ikiwies0
@ikiwies0 4 жыл бұрын
esse vídeo é tão importante
@amanda_hihi440
@amanda_hihi440 4 жыл бұрын
Inacreditável
@soniasouza5550
@soniasouza5550 4 жыл бұрын
Não se pode julgar, se viver a situação.
@Nana-wg3mj
@Nana-wg3mj 4 жыл бұрын
Meu primo tem uma filhinha autista e pra ele e a mulher dele foi muito e é muito difícil a adaptação e a aceitação. No começo foi bem mais difícil pra eles, mas agora como eles já a conhecem e tem acompanhamento médico, eles estão vivendo muito melhor (é uma menininha com uns 6 anos agora eu acredito)
@simoneferreirah
@simoneferreirah 4 жыл бұрын
Que triste 😭
Sinais de alerta de AUTISMO em CRIANÇAS
24:18
Willian Chimura
Рет қаралды 221 М.
Casal homoafetivo fala sobre conquistas e preconceitos na adoção
15:43
AMAR por Mariana Kupfer
Рет қаралды 40 М.
DEFINITELY NOT HAPPENING ON MY WATCH! 😒
00:12
Laro Benz
Рет қаралды 60 МЛН
تجربة أغرب توصيلة شحن ضد القطع تماما
00:56
صدام العزي
Рет қаралды 61 МЛН
Um vídeo (NÃO) bonito sobre AUTISMO
10:23
Willian Chimura
Рет қаралды 180 М.
80 Year Olds Share Advice for Younger Self
12:22
Sprouht
Рет қаралды 1,4 МЛН
Meu Autismo: dificuldades no diagnóstico tardio
20:39
Juliana Pereira
Рет қаралды 4,6 М.
6 People With Autism vs 1 Fake
10:21
Jubilee
Рет қаралды 3,3 МЛН
Atypical - React de um Autista
19:48
Willian Chimura
Рет қаралды 51 М.
“We Have Been LIED TO...” The Dr Banned For Speaking Out | Dr Aseem Malhotra
21:41
AUTISMO - Flow #352
2:45:35
Flow Podcast
Рет қаралды 146 М.
Dyslexia Test
7:29
Arije-Aike de Haas
Рет қаралды 2,1 МЛН
Síndrome de Asperger na vida adulta e seus desafios
17:35
Willian Chimura
Рет қаралды 194 М.