Penso da mesma forma!!! Sem censura. O conhecimento deve estar disponível, seja ele qual for (conveniente ou inconveniente)! É um princípio que todos nós professores devemos defender!! 👏🏿👏🏿👏🏿 "Direito à literatura"
@leandrovagneralmeidasantos73849 ай бұрын
Posicionamento muito bem colocado. Pensando muito mais na adequação do conteúdo da obra e na formação do aluno como leitor.
@ProfessorWeslleyBarbosa9 ай бұрын
Leandro, por favor, entre em contato comigo. Perdi seu contato, mas preciso falar contigo. Abraços!
@pedrofeitoza38049 ай бұрын
Concordo, professor. Precisamos combater a desinformação sempre. É preciso que o acervo das biblioteca seja diverso, que amplie as perspectivas de leituras. O que deve ser mediado é o acesso dos alunos, conforme a sua faixa etária, aos livros disponíveis. Essa orientação é, sobretudo, função dos professores e da própria escola.
@eudesnascimento68099 ай бұрын
Vc leu a pagina 29??? E.nao acredito que vc como mae, avo , professora, vai aceitar isso
@marcoalves98699 ай бұрын
Muito importante esse posicionamento do professor. Gratidão
@MarcelinoJúnior-e9b6 ай бұрын
Nunca tive restrição à leitura. Li tudo que quis, e que descobri, na escola, ou fora dela, ao longo de minha formação. Hoje, sou jornalista e escritor de infantojuvenis. Um público que gosto de dialogar. Tudo na idade certa, é o mínimo, até, no que se refere à leitura. Ótima análise.
@nataliagomesmendes66939 ай бұрын
Parabéns professor !! Priorizar a discussão saudável e a informação 👏🏼👏🏼👏🏼
@oproximolivroeomelhor61519 ай бұрын
Boa noite professor Wesley. Há um tempo atrás numa escola do EUA o livro Maus foi retirado da biblioteca por ser considerado inadequado. Simplesmente por ser uma Graphic novel que aborda o h0l0caust0. Acho que uma biblioteca escolar tem que ter cuidado com a seleção do seu acervo pela faixa etária do público. Todavia a maioria da censura se dá por uma visão preconceituosa do livro. Como se algumas narrativas fossem importantes outras não. Na Alemanha ainda hoje se encontra em porões de casas livros que exaltam narrativas n4zist4s. Qd isso acontece a população entrega a biblioteca pública pois lá os livros problemáticos ficam como registro de uma época a não ser repetida. Mas a ser estudada. Gratidão por compartilhar sua opinião sobre livro/censura. Grande abraço 🙌
@micheleonofre9 ай бұрын
Concordo com você. Na verdade é um movimento da extrema direita, que inclusive barrou livros nos EUA como O sol é para todos. O verdadeiro motivo nesse caso é o racismo, mas dizem que é porque ocorre um estupro no início do livro.
@anaclerissaraiva3069 ай бұрын
Belíssimo posicionamento! A literatura é linda e necessária. Selecionar obras para o público estudantil é necessário!
@anapaulamendes65919 ай бұрын
Um posicionamento coerente. A questão vai muito além de gostar ou não gostar de uma obra literária. O problema está no processo em fazer chegar ao aluno uma obra adequada. Nesse caso, além de mostrar a incompetência, houve desperdício de dinheiro público, como sempre. Eu tenho o livro, mas ainda não li, por isso não esboço comentários sobre a qualidade. Infelizmente grande parte não leu e sai fazendo julgamento contra ou a favor sem conhecimento de causa. Lamentável!
@ProfessorWeslleyBarbosa9 ай бұрын
Obrigado pelo comentário, Ana Paula! Grande abraço!
@anapaulamendes65919 ай бұрын
@@ProfessorWeslleyBarbosagrande abraço!
@poemasmeusminhasleituras86409 ай бұрын
Coeso! Você foi pontual nas opiniões levantadas.
@davidoliveira77579 ай бұрын
Sou contra censura!! É só trabalhar a discussão do livro com o público adulto.
@SergioSiqueira-cp8hi7 ай бұрын
O senhor é muito sensato.
@patriciagimenez81489 ай бұрын
Caro professor, excelente vídeo e colocação mais uma vez. Mais claro do que isso impossivel! Não acredito em censura de nenhum tipo...onde há boa educação isso é fatalmente assunto superado. Me faz pensar no medo que algumas pessoas tem a respeito de verdades dolorosas do nosso país. Só seremos uma nação quando enfrentarmos de frente e discutirmos isso como uma sociedade. Forte abraço
@LeslieSofia-sk7ho8 ай бұрын
Um absurdo isso, pra criar musicas esculhambadas todo mundo canta e é lindo, mas uma obra maravilhosa dessa ser sensurada...que país hipócrita!!!!
@micheleonofre9 ай бұрын
Lembrando que o livro em questão era para os alunos do ensino médio, quer dizer alunos que já têm condições de ler um livro como O avesso da pele, que não se trata de uma obra pornográfica como algumas pessoas estão falando nas redes sociais. Lembrando que a extrema direita nos EUA têm censurado vários livros, muitos com a temática racista, com a tese de não serem adequados, até mesmo O sol é para todos foi censurado ...
@leandrochavo30389 ай бұрын
Excelente opinião e argumentação professor. Algo que o senhor falou realmente acontece muito, pessoas(ou seriam papagaios? Rsrs) nao leem o livro e apenas reproduzem os comentários de terceiros sobre a obra.
@berunni9 ай бұрын
Bom dia. Vi alguns - muitos, na verdade - vídeos seus e em alguns deles você comenta que foi bolsista durante sua graduação. Teria como você fazer algum vídeo falando especificamente sobre isso; o que faz um bolsista, benefícios, pontos negativos (se há), o que se tem que fazer a mais/além do que se estuda especificamente nos componentes curriculares da graduação, como e qual o "processo" pra se tornar bolsista; se precisa renovar semestralmente ou anualmente de alguma forma. Um abraço.
@CanalFilosofar4 ай бұрын
Ainda não li O Avesso da Pele, mas eu quero bastante! Está na minha lista há meses mas pena ser tão caro. Vídeo sensacional! Povo tem medo de livro. Eu comecei a estudar economia com a Escola Austríaca e hoje sou marxista convicto, como comecei a ler com Aluísio Azevedo e hoje leio bastante Lima. Tudo varia e o importante é saber tudo de um pouco
@emanuellalima65449 ай бұрын
Concordo, professor!
@eudesnascimento68099 ай бұрын
De esse livro pra seu filhos e pede pra ele le a pag 29
@brunolira439 ай бұрын
Muito obrigado pelo posicionamento professor. Concordo muito com o que disse. Pensando especificamente na obra de Tenório, o senhor acredita que ele possa ser considerado adequado para o ensino médio, como um Jorge Amado, ou só para público adulto, como uma Hilda Hist ? Se for só para público adulto, escolas não tenham turma de EJA ou alunos adultos, deveriam manter obras como a de Tenório para funcionários ou, nesse caso, há necessidade de filtrar pela faixa etária atendida pela escola? Obrigado pela atenção.
@ProfessorWeslleyBarbosa9 ай бұрын
Olá, Bruno! Eu só trabalharia o livro de Tenório em turmas com alunos adultos. Isso por conhecer o contexto em que trabalho. Numa turma de EJA seria uma boa. Grande abraço!
@giseleribeirokosminsky52537 ай бұрын
Achei muito ponderada a sua opinião. É muito importante deixar claro isso: que as bibliotecas devem ser múltiplas e disponíveis. O próprio interesse dos alunos muitas vezes seleciona a leitura. O livro do Tenório tem uma ou duas passagens mais fortes (considerando o aspecto sexual), logo no início, e as pessoas parecem julgar por aí. Ficam debatendo essas passagens, não avançam na leitura do livro… Mas, o que é mais importante no Avesso da pele não é isso. É a discussão do racismo e da violência. Esse é o tema. E é sobre este aspecto que deveria ser a discussão.
@robertasantos45779 ай бұрын
Olá professor 🩵💙
@ProfessorWeslleyBarbosa9 ай бұрын
Olá, Roberta! 😊
@micheleonofre9 ай бұрын
Só para recordar também que esse livro foi escolhido durante o governo Bolsonaro em 2021.
@eudesnascimento68099 ай бұрын
Com certeza Bolsonaro não sabia disso, leia a pagina 29 que vc vai ficar estarrecida, menino dizendo que vai chuparba b.uceta preta da menina. Se eu tiver um filho, não estudabem escola pública. Professores petistas faz a cabeça das crianças
@jones74669 ай бұрын
discordo professor, quer dizer se alguém cria uma livre com incentivo as drogas, ele tem que ir para a biblioteca?
@ProfessorWeslleyBarbosa9 ай бұрын
Apologia às drogas é crime no Brasil, Jones. Um livro assim não poderia ser publicado, nem muito menos selecionado para bibliotecas. Mas respeito sua discordância. Grande abraço!
@patriciagimenez81489 ай бұрын
Caro Jones, veja o assunto é outro. Há regras a serem seguidas na vida real, diferente do mundo digital onde dizem qualquer coisa que vira verdade. Primeiro passo, visite uma escola e entenda como funciona a biblioteca. Segundo, leia o livro e tire suas próprias conclusões. Terceiro, a leitura sempre ganha mais com mediações e feitas em grupo. Como explicado no vídeo, existe toda uma organização escolar para isso. E se você achar ainda que a escola esteja em falta, proponho uma leitura familiar e discussão. É pra isso que serve afinal a literatura e a arte, para criarmos algo como senso crítico. E não é sobre sair criticando tudo e todos pela internet. Espero ter colaborado, até.
@michelemonteiro1459 ай бұрын
O livro pelo linguajar se vê que não é uma obra adequada para até o ensino médio, para o adulto ou uma faculdade até sim. O problema que as crianças já leem tão pouco que não acho interessante trabalhar este tipo de livro com tanta coisa de mais qualidade para apresentar para a criança. Mas com certeza este livro distribuído não foi pensado para os adultos, não é? Este que foi o problema todo. E dizer que foi censura foi pior, pois o livro é vendido para quem quiser comprar. Fora isso, suas observações são bem pertinentes, professor! Abraços!
@edivalamancio26599 ай бұрын
Ótimo posicionamento! É importante a biblioteca ter uma boa amplitude, mas acho errado que livros que não são adequados para os alunos de uma escola estejam disponíveis na biblioteca da mesma. Mesmo que esses livros não sejam acessados por todos, mesmo que tenha um bom filtro, ainda acho desnecessário. Na escola onde trabalho, existe uma obra que ensina como apresentar a ideologia de gênero para crianças e adolescentes. Ideologia e imoralidade disfarçadas de "preconceito e discriminação". Pensando nisso, acredito que obras como a tratada no vídeo não deveriam estar em escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Em uma biblioteca pública, por exemplo, pelo contrário, acredito que o acesso deve ser para todos, mediado por um filtro baseado na idade do consumidor.
@mariajoseferreira5699 ай бұрын
Qual o livro, o título, quem é o autor, qual a editora?
@p2315s9 ай бұрын
Senti-me constrangido em assistir ao vídeo de uma mulher mostrando as partes polêmicas da obra. Imagina se eu fosse professor e tivesse que trabalhar aquilo em sala de aula. Ou, sendo aluno, deparar-me com trechos pesados daquele tipo. A obra deve ter alguma qualidade, visto ser reconhecida, mas cada coisa no seu lugar, na idade certa. Nem nas disciplinas de Ciência ou Biologia se nota algo de forma tão pesada quanto ali.,
@joselopes24979 ай бұрын
Se esse livro pode ser chamado de obra! Linguagem vulgar! Não deveria está numa biblioteca. Professor militante não tem esse cuidado algum com a criança. Seu posicionamento seria da escola ideal, mas não corresponde a realidade.
@geocarneiro_9 ай бұрын
Não há nada de linguagem vulgar, além de obviamente o livro não ser direcionado para crianças. Censura não resolve nada, qualquer leitura deve ser adequadamente trabalhada, na idade adequada, com uma boa mediação e uma discussão de fundo como objetivo. Hoje é censurado um livro que você acha "vulgar", seja lá o que for isso. Amanhã será censurado um livro que você acha não ter nada errado e aí você vai se incomodar, mas a boiada já terá passado. Dentro de uma biblioteca, o/a bibliotecário/a (lembro, profissional FORMADO EM BIBLIOTECONOMIA) tem experiência para montar um acervo e adequar este acervo ao público. Achar que é melhor censurar é ignorar toda uma especialidade profissional que sabe muito bem lidar com isso.
@micheleonofre9 ай бұрын
Vulgar era ouvir o ex presidente Bolsonaro falando palavrões e besteiras e mesmo assim tem um monte de gente que ama ele.