Olá Christian, poderia elucidar um pouco mais sobre o porque de o objeto ser "perdido"?
@surfingcoconuts7 жыл бұрын
Esdras Hernanny também fiquei com essa dúvida
@victoriglesias48177 жыл бұрын
O objeto é perdido, pois, o neurótico passa pela castração, pela interdição do acesso ao objeto primordial que ofereceria plena satisfação.
@Datacodetv7 жыл бұрын
Victor Iglesias mas como então a pulsão pode atingir a meta com base em um objeto fantasiado? Não acabaria por ser um argumento com pouca consistência epistemológica?
@victoriglesias48177 жыл бұрын
Esdras Hernanny, a meta é a satisfação, o escoamento, a liberação. E quando se diz epistemologicamente de um conceito, tem que se pensar: referente a que campo de problemas? A qual epistemologia? Dentro da epistemologia da psicanálise, de seu campo a questão do objeto fantasiado faz sentido, pois, se trata de realidade psiquica
@Datacodetv7 жыл бұрын
Victor Iglesias vou recorrer a Freud, mas obrigado pir ter esclarecido um pouco a questão.
@ruanferres30422 жыл бұрын
Professor, agradeço pelo conteúdo compartilhado. Em contrapartida, me referindo a alguns comentários que li em relação do vídeo ser curto e não aprofundar, acho que a crítica não cabe a esta situação, mesmo porque, visualizo que esse formato do glossário de Freud, é justamente para o discente ou interessado(a) na temática da psicanálise, começar a entender e compreender os conceitos freudianos mais utilizados. Outra questão é que independente da questão em que alguns críticos o fazem no sentido da psicanálise não ser didática, eu concordo, mas ao menos os conceitos expostos dessa maneira, é mais fácil organizar e compreender, aprofundar vem depois.
@vittamartins67847 жыл бұрын
Poxa...tão curtinho o vídeo. Quando eu pensei que ia...já foi! Fale mais sobre o tema, Christian. 😉
@romeubraga5942 Жыл бұрын
Adoro🎉
@romeubraga59423 жыл бұрын
Otima explicação
@txpati6 жыл бұрын
quais as diferenças entre o desejo e a pulsão?? ambos tem muitas semelhanças e as vezes fica difícil diferi-los! Obrigada :)
@deboramonteiro16117 жыл бұрын
PROFESSOR, PELO AMOR DE FREUD, TIRA MINHA DÚVIDA: Como explicar para o paciente na primeira sessão do que se trata a psicanálise de orientação lacaniana? Quais seriam as diferenças na condução do tratamento, de uma depressão, por exemplo numa análise, uma psicoterapia de base analítica e uma psicoterapia fenomenológica?
@brunomelo7605 жыл бұрын
Professor, gostaria, se for possível ao seu tempo, que produzisse um vídeo mais elaborado, teoricamente falando, sobre a pulsão de morte e sua relação com a agressividade humana. Explicando desde já que estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso sobre este olhar relacionado à questão do prazer que indivíduos tem em veicular imagens violentas, como por exemplo os jornais policiais. POR FAVOR, peço que se for possível que traga suas considerações sobre este tema, está sendo urgente. Obrigado pelos vídeos, constituem aulas fundamentais para o aprendizado de psicanálise hoje para mim e para todos os interessados.
@Cau07277 жыл бұрын
Que vídeo bom de se assistir. Parabéns
@henrybaba42597 жыл бұрын
Olá Prof Christian, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Vc já falou de fobia e psicanálise, mas poderia por favor fazer um vídeo em específico sobre Fobia Social e Psicanálise e indicar algumas referências? Como a Psicanálise entende a fobia social? O que há no ambiente familiar e social que leva a isso? Abraços!
@TheJonasmartins6 жыл бұрын
oi professor, pode parecer uma pergunta meio boba mas qual a diferença entre libido e pulsão? poderia por favor fazer um vídeo falando sobre a teoria da libido e como ela se relaciona com a pulsão? obrigado pelos videos desse glossário, tão me ajudando bastante. abraços
@suianalba72734 жыл бұрын
A libido seria um substrato (energia) da pulsão sexual, a manifestação dinâmica desta na vida psíquica.
@nanci3587 жыл бұрын
Muito bom! Acessibilidade e disponibilidade de participação. Gostei muito dessa iniciativa. Grata.
@patriciasantana94653 жыл бұрын
Muito bom
@antoniorobertosilva11287 жыл бұрын
Olá Christian, parabéns pela iniciativa! Achei o vídeo muito curto para um conceito tão importante. Não seria interessante a realização de um outro vídeo aprofundando o tema?
@dezio4194 жыл бұрын
Achei uma bosta
@caiomoncao32987 жыл бұрын
Olá professor! Poderia falar sobre as posições ativa e passiva (masculina e feminina) em Freud com mais detalhamento? Estou instigado com o tema e ainda não consegui uma compreensão satisfatória, mesmo depois de ver o vídeo sobre a bissexualidade e ler o texto de Freud bate-se em uma criança, muito obrigado!
@barbaraoliveiracastro10144 жыл бұрын
Queria saber qual é a música que toca na introdução dos vídeos
@StoriestoHearChannel7 жыл бұрын
Olá Christian! Parabéns pela iniciativa de tornar a psicanálise mais acessível através desse canal q é uma preciosidade. Poderia, por gentileza, explicar o q significa a expressão "não há Outro do Outro"?
@aidapaiva1954 жыл бұрын
Querido Dunker, e quando nosso objeto não pode ser alcançado, por exemplo; fiquei apaixonada pelo presidente da Rússia e sofremos muito por não alcançar o objeto. Ao mesmo tempo não encontramos alguém que gostamos por vários motivos Sendo assim não é melhor ficar assexuada?
@luisfilipesilva50272 жыл бұрын
Qual obra de Freud contempla esse vídeo que o senhor falou?
@carlalazzari39763 жыл бұрын
É este objeto perdido que Freud denominou de "Falo"?
@lunabreeders6 сағат бұрын
Como assim vai "mais devagar"? o vídeo foi super apressado e mal deu para entender, rs. e olha que estudo psicanálise há um tempo
@felipemar42757 жыл бұрын
Olá professor, parabens pelo canal, como disse lacan, haverá um triunfo da religião? ou ainda, ele já existe? abs
@FabrianoRocha5 жыл бұрын
A dificuldade de explicação e de entendimento desse conceito (tão vacilantemente exposto como se constata pelas piscadas e olhares desviantes do querido Dunker - além dos cortes numerosamente desproporcionais em um vídeo tão curto) se deve a um problema de raiz: como justificar cientificamente a diferença das necessidades das membranas corporais do animal humano e as das membranas corporais dos outros animais? Os "objetos perdidos" aqui são as necessidades freudianas para inventar tal distinção e para inventar um "objeto perdido", quando a meta que satisfaria a pulsão, pelo que se disse, seria o contato das membranas do animal humano com as de "outro" animal (que, como dizem certas más línguas, não precisam ser necessariamente animais humanos). E, por fim, "pulsionalidade humana" não seria uma redundância já que os outros animais só têm instintos?
@brunoborchartt74747 жыл бұрын
Olá Cristian, entendo que o objetivo do vídeo é ser curto, mas ficou MUITO curto, poderia fazer pelo menos com 5-10min
@sarazen64813 жыл бұрын
Anal, oral, fálica...e a vulvar, não é considerada?