A questão sobre "racismo e transferência na clínica" levantada pelo canal de Heráclito Pinheiro

  Рет қаралды 190

Vamos estudar Jung!

Vamos estudar Jung!

Күн бұрын

Пікірлер: 15
@julianacardoso9660
@julianacardoso9660 Жыл бұрын
Muito feliz de encontrar tantos ensinamentos aqui! Na faculdade não consegui sanar minhas dúvidas em relação a Jung e racismo. Me olhavam torto quando eu comentava e procurava respostas a cerca do tema, principalmente por me identificar tanto com a psicologia analítica, um paradoxo tremendo rs
@vamosestudarjung4088
@vamosestudarjung4088 Жыл бұрын
Eu percebo e me identifico bastante com esse sentimento das pessoas negras, como na faculdade, por exemplo, em que o debate sobre este tema era interditado várias vezes, e os negros e negras punidos por quererem levantar a questão. Este é um sofrimento que nos acompanha a vida inteira e se repete em várias situações da vida. Muitas pessoas negras vem se identificando com o que eu estou dizendo nesses vídeos. Aqui você sempre terá voz e sempre será ouvida. Vamos estudar Jung!
@suelimontibeller835
@suelimontibeller835 5 ай бұрын
Fala honesta e corajosa! Aceite minha solidariedade!
@VitorKruun
@VitorKruun Жыл бұрын
Esse vídeo é essencial
@vamosestudarjung4088
@vamosestudarjung4088 Жыл бұрын
Muito obrigado. Vamos estudar Jung!
@rafaelfrigo
@rafaelfrigo Жыл бұрын
Parabéns pela coragem de abordar esses 2 temas espinhosos, Álvaro. A crença no Racismo e a dificuldade de endereçar críticas à Jung parecem típicos movimentos emocionais, isto é, projetivos. No Brasil, onde uma parte gigante da população é negra, é um escândalo que ainda convivamos com preconceito racial, em todas as classes. Penso que é fundamental que esse debate aconteça, sobretudo que essas coisas possam ser faladas - e ESCUTADAS! - por todos, com empatia, seriedade, justiça, inteligência... Infelizmente, não é o que vemos. A pressa em ter "respostas" pra tudo, o medo do outro, a raiva, a insegurança, dominam e poluem todo tipo de discussão, mesmo as necessárias... Tua posição - para mim, a correta - é uma exceção.
@vamosestudarjung4088
@vamosestudarjung4088 Жыл бұрын
Você entendeu exatamente o ponto central deste vídeo. Fico extremamente feliz. De fato, existe uma dificuldade enorme de muitos psicólogos em realizar a escuta de pessoas negras, isso você percebe, inclusive, nas graduações em psicologia e nos cursos de formação quando um estudante ou uma estudante negro ou negra resolvem questionar o discurso oficial e o pensamento científico europeu: são rapidamente silenciados e na maioria das vezes são punidos de alguma forma, sofrendo consequências e retaliações. Você imagina a solidão dessa galera na psicologia, seu discurso é marginalizado e excluído, o que tem repercussões também no campo profissional sendo isto mais uma forma do racismo se manifestar. Vamos estudar Jung!
@kauedavid1880
@kauedavid1880 Жыл бұрын
o autor que escreve Jung A Racist é o Farhad Dalal
@vamosestudarjung4088
@vamosestudarjung4088 Жыл бұрын
Sim, esse mesmo. Tive um apagão de memória e esqueci completamente o nome dele. Em todo caso, sugiro sempre a leitura das obras completas de Jung e quase nunca seus comentadores. Vamos estudar Jung!
@edsonaparecidopedro1898
@edsonaparecidopedro1898 Жыл бұрын
Vamos estudar Jung sim! ,, muita coragem pra falar sobre este tema espinhoso e que contém um tabu, dizem que quando esquecemos este algo foi para o inconsciente, enfim está sendo criado um novo tipo de Junguiano o tipo Raiz nas redes sociais, o tipo que lê Jung e entende porque lê com uma profundidade incontestável e por isso não admite questionamentos, é a própria alma do Jung o espírito dele que ilumina o esclarecimento como um espírito santo Junguiano.
@vamosestudarjung4088
@vamosestudarjung4088 Жыл бұрын
Todos os psicanalistas que eu conheci na minha vida, até hoje, sem exceção reconhecem o falocentrismo de Freud, a presença do patriarcado em sua obra, machismo e até mesmo elementos de misoginia. Já participei de congressos com psicanalistas e eles são sempre os primeiros a admitir estes pontos. No campo junguiano está se formando um fundamentalismo que quer tornar o Jung um autor absolutamente inquestionável como se não houvessem problemas em sua obra que refletissem as limitações de seu próprio tempo e da civilização europeia em que ele estava inserido. O fundamentalismo cresce por simplificar os complexos valores da nossa época e oferecer somente certezas às pessoas, este excesso de certezas gera um simulacro de segurança ontológica cognitiva já que poucos conseguem conviver com o estado de dúvida que caracteriza a pesquisa científica e com o real esforço filosófico de superação dos obstáculos epistemológicos. Vamos estudar Jung!
@VitorKruun
@VitorKruun Жыл бұрын
Professor, está sem Instagram?
@vamosestudarjung4088
@vamosestudarjung4088 Жыл бұрын
Boa noite. alvarocosta877
Cliente se apaixona pelo terapeuta... e agora?
11:52
Léo Silva
Рет қаралды 15 М.
Racismo e transferência na clínica
1:25:26
Heraclito Aragao Pinheiro
Рет қаралды 756
The Best Band 😅 #toshleh #viralshort
00:11
Toshleh
Рет қаралды 22 МЛН
Cat mode and a glass of water #family #humor #fun
00:22
Kotiki_Z
Рет қаралды 42 МЛН
Мен атып көрмегенмін ! | Qalam | 5 серия
25:41
Confronting Situations
19:12
Adam
Рет қаралды 828
O MIMIMI DO RACISMO REVERSO | Ana Paula Xongani e Lili Schwarcz
11:40
Ana Paula Xongani
Рет қаралды 108 М.
A TRANSFERÊNCIA NA PERSPECTIVA LACANIANA  # 63
25:57
Alexandre Simões Psicanalista
Рет қаралды 29 М.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RACISMO - AULA COM SILVIO ALMEIDA!
49:04
A dinâmica da transferência
18:24
Egolab
Рет қаралды 46 М.
O tripé da Sociologia: Durkheim, Weber e Marx (ft. Tese Onze)
19:42
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Рет қаралды 1,1 МЛН
The Best Band 😅 #toshleh #viralshort
00:11
Toshleh
Рет қаралды 22 МЛН