Rapaz, um monte de gente me encheu a paciência quando eu usei o exemplo de Humme pra dizer que temos fé que o sol vai nascer amanhã. Se tivesse visto esse vídeo antes tinha indicado.
@ateuinforma11 жыл бұрын
Precisamente! Qnd eu tava subindo o vídeo vi esse "detalhe" e eu sabia q alguém ia comentar, você já é o 3º ou 4º. ^^ O fóton não é de certa frequência, ele está em certa frequência. Algumas coisas que eu achei que eram detalhes acabaram dificultando a compreensão de alguns para o que eu disse, erro meu. Eu vou ser preciso quando falar disso de novo para evitar problemas. :]
@gilvelhopunkaqualung92485 жыл бұрын
Grato pelos ensinamentos!
@ateuinforma12 жыл бұрын
Imaginationland, tá na descrição do vídeo. :]
@ateuinforma12 жыл бұрын
De novo, você tá argumentando como se eu tivesse dito que defendo Hume. E eu disse que outras pessoas defenderam algo parecido, como ele. Há um abismo semântico entre as duas coisas.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Sim, fato. Quando eu estava editando percebi esse detalhe e sabia q algumas pessoas comentariam. Vc é o segundo. ^^ Mas suponho que dê pra entender o que eu quis dizer apesar de ter me expressado não de maneira precisa nesse ponto específico.
@ateuinforma11 жыл бұрын
N há como refutá-lo. Cm eu disse aqui: /watch?v=7wOWGhILVjw Qlqr existência subjetiva só é presumida por reflexos no mundo objetivo, n dá p/ verificar diretamente o subjetivo. Assim, n há cm refutar nem confirmar essa hipótese. Sobre sua 2° pergunta, n foi atoa q apelidei esse fato d pirrônico. Td q vc conhece cm "verdade" é em ultima instância sustentada na sua experiência, pois vc apreende coisas do conhecimento humano através dela. N dá p/ saber o q é "A" verdade, mas apenas uma relativa.
@ateuinforma12 жыл бұрын
É uma carta de Yu-Gi-Oh! :D
@antoniojoseflorenciodesouz2884Ай бұрын
BOM DEMAIS ESSE VÍDEO
@ateuinforma12 жыл бұрын
^^ Pois é. Passaram-me esse link essa semana. O cara subiu poucos dias depois desse aqui. É bem interessante! :]
@qbcao12 жыл бұрын
...Ps. Obrigado por manter o desenho que fiz, no plano de fundo do seu canal! Abraço!
@rafaelllima195612 жыл бұрын
Pow, fazia um tempão que tu num fazia vídeos, cara! Excelente vídeo!
@RomuloAL45612 жыл бұрын
Excelente vídeo! Está de parabéns! Ah, e musiquinha que você canta no começo do vídeo é do anime Rurouni Kenshin, né? Demais! xD
@GleicaPessoa11 жыл бұрын
o seu modo de explicar me esclarece várias dúvidas, obrigada! esperando pelo vídeo sobre interpretação e hermenêutica, ( de preferencia antes do final do ano) realmente grata por ter encontrado o canal.
@73catarina15 жыл бұрын
Vídeo incrível
@igramarcella29708 жыл бұрын
Perfeito
@Leanst.12 жыл бұрын
Pedrinho, Fantástico o vídeo, o "mea culpa" ali quase no final foi sincero pelo visto. abraço
@gessicaandrade292112 жыл бұрын
Perfeito, ótima explicação, já vi outras desse tema, mas a sua foi a melhor, esse vídeo me deu novas idéias para o meu artigo... Muito bom, Parabéns
@jony9876512 жыл бұрын
Seus vídeos sempre me fazem refletir. Muitas vezes em temas que jamais me aprofundei, thank you.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Como raciocinar sobre sons ou cores sem experimentar a existência de variação de sons ou cores? Como raciocinar sobre tamanhos sem experimentar variação de tamanhos? Eu diria que seria como fazer contas antes de estabelecer símbolos numéricos. E como abstrair símbolos numéricos representativos de objetos antes de alguém experimentar a existência de objetos diferentes quantificáveis e interpretar ou programar algo p/ interpretar os símbolos? Ou seja, cm raciocínio pd ser anterior a experiência?
@cumulusnimbus871712 жыл бұрын
Caraca, Pedrão! Vc é foda mesmo! Mas que vídeo extremamente excelente!
@OmegaTaishu12 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkk LOL... Ri demais com a introdução do vídeo... Pedro, você me lembrou de um anime/visual novel chamado "Umineko no Naku Koro ni" onde há muito desse lance de real/imaginário.... Lá, resumindo muita coisa, um cara tenta provar que magia não existe, quando há uma bruxa mostrando um monte de "magias" e tentando fazer ele aceitar a existência da mesma... Recomendo essa história a você, lá tem grandes batalhas de argumentos/falácias que sempre acho interessante.. Mas aew, ótimo vídeo!
@ateuinforma12 жыл бұрын
N, ele entendeu perfeitamente. "O objeto q tá na sua frente agora é azul? Ele n é, mas calma q vou te explicar o q quero dizer com isso." "A pessoa (...) através do cérebro cria uma imagem dos fótons, essa imagem é azul." "Ql a pergunta q tinha feito? O objeto q tá na frente dos teus olhos é azul? Eu respondi n. Pq? O objeto q vc tá vendo na sua frente n é o livro, mas a tela d um aparelho eletrônico." Vertus disse: "A intenção ajudar a ver q a percepção é construção mental." É exatamente isso.
@Marko49912 жыл бұрын
ÓTIMO video. Eu já pensava assim antes de vc postar o video e pra mim como vc disse foi mais fácil de entender. Mas a sua explicação foi muito melhor do que eu tinha pensado sobre o assunto e agora ficou muito mais fácil ligar mais alguns pontos. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Sou seu fã.
@sonviniciusro12 жыл бұрын
Muito bom, só uma coisa: infravermelho não precisa de luz para ser emitido, é como um decaimento "natural", mas o raciocínio está correto: dado um ambiente, os objetos desse ambiente reagem a si mesmos e ao ambiente, de modo que absorvem e emitem ondas (ou energia), e nós como "objetos", absorvemos, emitimos e também criamos uma imagem (ou imaginamos) do que nos cerca, com base nos impulsos elétricos q os nossos sentidos enviam ao cérebro.
@fabionunes350512 жыл бұрын
Muito bom seu vídeo cara. Estava lendo algo sobre isso hoje, e você conseguiu elucidar melhor. Também li algo que na verdade as leis da natureza, na verdade nada mais são que leis do conhecimento humano. No demais parabéns pelo seu vídeo! XD
@HildonOliveira12 жыл бұрын
Mais um vídeo sensacional. Meus parabéns.
@ateuinforma11 жыл бұрын
Correto. É aplicável para qualquer lado, não só 'dois lados'. É uma consequência epistemológica inevitável da não confusão entre o objetivo e o subjetivo. Claro que quando falamos de conhecimento objetivo da sociedade humana e aplicação de lógica em cima desses fatos, partimos de axiomas pelo uso do bom senso e da análise crítica dos fatos acumulados. Nesse ponto a prosa é outra e não é mais 50%-50%.
@MyCilio12 жыл бұрын
Muito bom Pedro, como de costume mais um ótimo vídeo. Como as professoras da infância costumam dizer "Você brilhou!"
@klawtheclown12 жыл бұрын
Boa, fazia tempo que eu esperava um video novo seu. Saiu um justamente no meu aniversário hahahaha.
O melhor modelo que construimos do mundo é aquele que a sua evolução temporal tem melhor correspondência biunivoca com as medidas que fazemos do objeto (ou fenômeno) a ser estudado. Antigamente podiamos ter acesso a estas medidas com os nossos sentidos: Ondas eletromagneticas na faixa do visível e "ondas de calor", ondas mecânicas na faixa do audível e algumas propriedades dos elementos quimicos (cheiro e sabor) e o tato.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Seja bem vindo!
@ateuinforma12 жыл бұрын
Vou ficar feliz em ouvir seu ponto, Rafa. :]
@Rollei140412 жыл бұрын
Sobre a questão da cor ... novamente um conceito que pode ter vários significados (e nesse ponto eu não concordo com a maioria). Eu definiria a cor como a propriedade de refletir um certo comprimento de onda do espectro da luz, nesse caso seria uma qualidade do objeto. O nome que nós damos às cores nada mais são que definições. Então a qualidade da cor de um objeto nesse caso independeria do interpretados. Nesse caso um objeto "azul" continuaria sendo azul mesmo quando sob efeito de luz verde
@ateuinforma12 жыл бұрын
Pois é, vou tratar dessa questão da causalidade no vídeo prometido sobre interpretação. Eu não misturei e não tratei do assunto justamente porque é outro assunto. Ademais, eu não disse que ia defender o que Hume defende. Disse que outras pessoas, como Hume, já defenderam algo - parecido -, o que são frases completamente diferentes.
@ateuinforma11 жыл бұрын
Depende e muito. Pois o sustentáculo de cada mecanismo poderia se dar por seres, evitando um absoluto, mas a soma deles. Não há como dizer que ela seja logicamente impossível. Apenas bem esquisita, mas tão hipoteticamente válida quanto a existência de um ser só.
@HelideAbreu2312 жыл бұрын
Muito bom esse tema, gostei do vídeo como sempre - Parabéns!
@ateuinforma12 жыл бұрын
Não tenho dúvida que servirá. E haha, caramba, ser comparado aos textos creditados à HT é realmente uma honra! :]
@ateuinforma12 жыл бұрын
Eu que tenho que agradecer por ter feito!
@Ruanfreire11 жыл бұрын
Cara eu passei uns 5 min aqui viajando com esse video seu, muito bom parabens.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Foi sim, sem dúvida. Valeu!
@ateuinforma12 жыл бұрын
Sim.
@blogdodavi11 жыл бұрын
Cara curto muito seus vídeos e sua lógica argumentativa. Mas quando vem video novo?
@icelandviking12 жыл бұрын
vc é inteligente pra caraio cara, parabéns, seus videos são geniais
@blogdodavi11 жыл бұрын
Vc seria um ótimo professor de metodologia, gostei muito do vídeo.
@vdmoraes1008 жыл бұрын
Cara, cê é bem inteligente. Parabéns. :)
@ateuinforma11 жыл бұрын
Cara, eu ando envolvido com os movimentos aqui de Brasília pra expor um pleito do DF quanto às reformas anunciadas. Então, estou com o tempo muito voltado pra isso, não posso me comprometer em fazer um logo. :/
@sonviniciusro12 жыл бұрын
Que no fundo tb são ondas que absorvemos para simular a realidade. Essa simulação da realidade acontece de maneira mais fiel de acordo com o isolamento do estado de percepção, transmissão e recepção dos impulsos elétricos pelo cérebro, e da capacidade associativa e comparativa do mesmo. E o empirismo se baseia em experiências percebidas pelos 5 sentidos. No caso, uma experiência com Deus ou algo do tipo pode ser através dos 5 sentidos ou de outros sentidos, o que ainda é tabu para a ciência..
@PINHEROU12 жыл бұрын
Só apontar um pequeno erro conceitual. Não existem fótons diferentes. O que varia, e portanto define a percepção sensorial da cor, é a frequência da radiação eletromagnética absorvida ou refletida por um corpo.
@mscatatal12 жыл бұрын
Video primoroso"!. Um conceito complicado mas que foi bastante claro para mim. Muito bom
@prof.edgarpimentadossantos361412 жыл бұрын
Neste ponto concordo completamente com você . muito obrigado pela troca de idéia . E se em algum momento a minha fala lhe deu a impressão imposição , não foi essa minha intenção.
@4529bruno12 жыл бұрын
o jeito em que vc posiciona suas expressões são de mais kkkk
@thejaberson12 жыл бұрын
nossa pedrinho não deua pra assistir esse videos rsrsr na moral, depois de dois anos de fisica na facu ja to empapussado disso na moral, mas ótima iniciativa vou da um ok no video... .
@ateuinforma11 жыл бұрын
De acordo.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Entendo. Veja bem. Eu irei tratar exatamente dessa colocação de "definição correta" no vídeo prometido, de modo que veremos que não há ponto de discordância entre nós dois quanto à visão dos fatos, mas somente quanto aos termos que usamos para identificar e expor nosso pensamento. O que é absolutamente secundário, mas peço paciência, deixarei claro o que estou querendo dizer com isso.
@ateuinforma11 жыл бұрын
Fico andando de um lado pro outro do corredor até raciocinar tudo que tenho pra falar. Quando tá tudo organizado na cabeça eu sento e gravo.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Qnd eu tava editando o vídeo soube que comentariam isso. Seria mais preciso usar esses termos, mas dá para entender muito bem do que se trata. :]
@ateuinforma12 жыл бұрын
Entendo. Sim, é uma questão de definição e comunicação. Definindo real assim como você definiu, isso é o que chamo de "mundo objetivo". Sendo "mundo subjetivo" o resultado interpretativo do cérebro desse mundo real externo a experiência pessoal. Parece que de resto estamos de acordo.
@bichopreguica283312 жыл бұрын
Cara esse seu tema da uma boa história pra mangás e HQs. Gostei bastante vou buscar saber mais sobre isso e tentar desenhar algo com esse tema.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Então estamos de acordo. :]
@ateuinforma12 жыл бұрын
O problema é quando se torna uma questão de política, que é justamente o motivo pelo qual critico. Farei, mas vai demorar um pouco para eu abordar o tema.
@rafilosofo12 жыл бұрын
Valeu, é bom debater com pessoas abertas ao diálogo. Quero fazer uma coisa bem elaborada. Talvez demore um pouco. Na verdade tenho que aprender como edita vídeos e etc ainda.
@JessicaGoulartF12 жыл бұрын
Curso filosofia, achei o vídeo um tanto repetitivo de inicio, mas você explica o motivo, exatamente para que as pessoas compreendam. Sou espirita e gostei de seu ponto de vista, parabéns =D
@ateuinforma11 жыл бұрын
Vc não verifica, você infere.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Mas "Isonomia" é só um termo usado no Direito de origem aristotélica que tem toda relação com o princípio da identidade e que trata de como deve a sociedade humana estabelecer regras jurídicas levando em consideração que iguais devem ser tratados como iguais e diferentes como diferentes, mantendo assim uma noção de proporção e 'justiça' por assim dizer.
@viniciudnb12 жыл бұрын
mano já pensei nisso e deu bug no celebro.. 12:54 acontece isso direto comigo pricipalmente quando eu ando de trem ae o trem fica parado parece que as pedra do chao continua se movimentando
@ateuinforma12 жыл бұрын
Mas a descoberta de que 'isso não vale para objetos atômicos' não foi feita por meio da experimentação empírica? O conhecimento sobre essa diferença não foi construído justamente a partir dos testes e de observação de um padrão nos testes efetuados à nível subatômico e depois da sistematização lógica desses testes por especialistas? Ou seja, não é obra justamente do empirismo?
@ateuinforma12 жыл бұрын
Yep!
@ateuinforma12 жыл бұрын
Agnosia é justamente uma demonstração do ponto que sugeri. Parece interessante esse Saya no Uta. Fiquei curioso. :P
@ateuinforma11 жыл бұрын
Vou me esforçar para fazer o quanto antes. :]
@ateuinforma12 жыл бұрын
Ainda pretendo ser mais.
@uurovital512 жыл бұрын
Hume e depois Nietzsche tem uma ideia muito boa sobre isso, para eles tudo o que vemos e experimentamos são abstrações advindas de nossos sentidos, sendo portanto copias do "objeto real", algo que esta alem de nossa compreensão pois não somos capazes de observar algo em TODAS as suas possibilidades, seja infravermelho, seja em radiação, etc. E essas mesmas interpretações de estímulos são tbm vinculadas às convenções sociais, como por exemplo, uma cadeira serve pra sentar, mas não para voar.
@Chikushoo10012 жыл бұрын
Pedro, sou uma grande fã do seu trabalho e percebi depois de ver alguns de seus vídeos,que vc ja pronunciou algumas linguas diferentes, sempre quis ser um poliglota,mas quantos idiomas vc domina? abrçs
@ryuzzakibsb12 жыл бұрын
vi o outro vídeo lá do "Making off" com o E.T.C.A, parece que tá ficando muito maneiro. . Vai sair por agora? Fico no aguardo . P.S.: Tu é baixinho ? hehehe falo isso porque não sou muito alto, mas no making off da pra ver q vc tem 1.68 +/-
@ateuinforma12 жыл бұрын
Não deixa de estar correto. Tratarei disso no vídeo prometido sobre hermenêutica e interpretação. O q se tem como definição pacífica d um termo nem sempre é a mesma coisa q o interlocutor entende do termo em dado contexto e isso causa erros de interpretação. Seria 'azul', por definição, a característica do objeto q da causa à criação daquela imagem específica feita pelo cérebro. Mas explicar assim não seria adequado. É um erro manter formalismo linguístico em detrimento da compreensão da msg.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Mas, meu caro. Você afirma que "existem olhos que vão ver ele de outra cor Mesmo estando com uma boa distancia dele e boa luminosidade" e é justamente isso que me refiro. Cor é construção do sujeito, não dado da realidade objetiva. Assim, daltônicos veem as coisas de formas diferentes, outros animais de forma diferente, etc. A construção da imagem 'azul' se dá subjetivamente, disso que se trata.
@ateuinforma12 жыл бұрын
E vc tá devendo uma música! :^D
@ateuinforma12 жыл бұрын
Parabéns!
@leonardholucena11 жыл бұрын
Hehe sem problemas. Nem vi outros comentários sobre por isso comentei aqui, faz uma tag no vídeo (se já não tem, porque onde eu acesso não consigo visualizar as tags mesmo configurando para visualiza-las).
@bartolomeudossantos691012 жыл бұрын
Como comprovar experiências não-materiais com experimentos materiais? Como medir a intensidade do medo, da raiva, da alegria e da tristeza? Como medir o grau de um sentimento ou de um pensamento ? São coisas que existem, mas que a física e as ciências básicas da natureza (física) não explicam, pelo menos que eu saiba. A idéia é buscar métodos de validar estes modelos dos fenômenos não-materiais. Estamos ainda engatinhando.
@ateuinforma11 жыл бұрын
Se vc viu misticismo eu não logrei êxito em transmitir a ideia corretamente. Não tem nada de místico na afirmação de que conhecemos os fatos por meio da experiência pessoal e ela que constrói nossas convicções, sendo a interpretação não se confunde com o fato. Mas okay, entendo o que tá havendo aqui. Vou melhorar minha comunicação quando tratar do assunto novamente.
@CaminhosdoPensamento.11 жыл бұрын
Outra coisa: a lei da identidade não pode (por sua própria definição) ser extraída da experiência, pois afirma que "A" é "A" - algo metafísico, que serve de pano de fundo à própria experiência. Toda experiência é individual, e milhares de experiências individuais não conseguem demonstrar a existência de uma lei universal. O que se pode fazer é induzir a existência de uma lei universal pela experiência (mas a indução sofre de problemas insanáveis, pois configura generalização, sem provar nada).
@sergioaobolado12 жыл бұрын
eu estudo direito e esses dias tive uma aula que explicou exatamente isso... Parabens, voce conseguiu ensinar isso de uma forma bastante clara, talvez nao como meu professor, mas foi bastante bem.
@OmegaTaishu12 жыл бұрын
Entendo... Bem, se você está ocupado e tem outras prioridades, deixe pra depois mesmo... a visual novel você "assiste" como se fosse um livro(só que com imagens, sons e músicas), e pode salvar seu progresso também, mas tipo, é algo meio viciante e pode conflitar com o que você tem pra fazer, então... você decide, só peço que dê uma olhada quando tiver tempo :D
@LiFinalmente12 жыл бұрын
Correção, sua camera capta SIM o infravermelho. basta você pegar um controle remoto de televisão e apontar pra camera e apertar os botões, você verá o led infravermelho do controle piscar.
@antonio.caixeiro12 жыл бұрын
A luz q chega azul pros olhos, ela chega com uma frequencia distinta, q os cones presentes nos olhos interpretam como cor azul. Em algumas pessoas essa interpretação pode ser diferente, e em animais tambem. Talvez o azul q eu vejo nao é exatamente oq vc vê...
@fmsg2411 жыл бұрын
Mais uma vez, um vídeo seu que só vem a acrescentar algumas das EXPERIÊNCIAS q tenho tido ultimamente...essa parte de que símbolos afetam de maneira REAL as pessoas e que devemos ter cautela com tais, me fizeram entender porque eu NUNCA senti q estava falando com alguém qdo orava e pq eu DUVIDAVA dessas pessoas que me diziam "JESUS VEIO NO MEU QUARTO"...atribuía isso ao demonismo, mas agora eu já sei o que era... vlw "EU QUERIA TER UM FILHO ASSIM" hahahahaha
@Dmdmello12 жыл бұрын
Tem um episódio de 3 partes de South Park chamado "terra da imaginação" que lembra de mais o assunto desse vídeo. Até usam como exemplo, pra provar que só porque algo é imaginário ele não deixa de ser real, o fato de personagens fictícios terem influenciado mais no mundo do que várias pessoas ditas reais.
@falaataliba12 жыл бұрын
Curioso é que esse é o mesmo princípio que faz algumas pessoas sonharem e depois terem a certeza de que foi "real", já que pro cérebro não faz a menor diferença.
@ateuinforma11 жыл бұрын
Não neguei a realidade objetiva, disse q o meu ou o seu acesso a ela se dá inevitavelmente a partir da imagem produzida pelo cérebro d cada um. Isso é fato. Eu n acessar a realidade objetiva diretamente, n significa q ela n existe. Mas q td e qlqr conhecimento q tenho só é possível por causa da capacidade empírica q me permite observar fatos, desenvolver raciocínio, apreender conceitos, estabelecer linguagem e desenvolver julgamento com base em premissas. Tdo conhecimento deriva da experiência.
@LuisBarrim12 жыл бұрын
Legal. Isso me lembrou bastante o conceito de TOC, onde para a pessoa algo acontecerá se ela não fizer outra coisa. Para a pessoa que tem o TOC, as consequências são bem reais.
@ateuinforma12 жыл бұрын
Sabia que se identificaria. :]
@ateuinforma11 жыл бұрын
N falo em 'certeza' no sentido absoluto do termo, apenas em grau d convicção. Assim, ressalto d novo (já o fim em outro vídeo) q a experiência, cm vc mesmo concluiu acima, garante a indução e o problema é insanável. Ainda q se tenha milhões de experiências, td q se pode ter é uma expectativa segura, baseada na experiência, n uma certeza inquestionável. Sua pergunta é "por q motivo dar crédito a algo q n se tem certeza?" Ora, o crédito se dá por presunção q se tem pelos resultados, n por certeza.
@cremeazedo26649 жыл бұрын
Então, qual a cor de tudo, ou tudo não tem cor?
@titogutierrez456912 жыл бұрын
obrigado pelo video,esclareceu muita coisa em que eu pensava!
@ateuinforma12 жыл бұрын
Eu sei como é.
@Alanflamer12 жыл бұрын
Nossa, imagina se você tivesse abordado ainda outros aspectos físicos da luz. Se tivesse dito que ainda por cima o azul que você está vendo é realmente azul, na concepção física da luz refletida no objeto, enquanto o azul que nós vimos é uma ilusão, montada pela emissão de outro azul + vermelho + verde (dos pixels do monitor).
@leisdavida11 жыл бұрын
Pedro, você já ouviu falar em solipsismo? Se sim, o que você usa para refutá-lo? Uma pergunta correlata: uma vez que não há como experienciar a realidade objetiva sem passar pelo subjetivismo intrínseco de cada um, como confiar em qualquer conhecimento como sendo "a verdade"?
@bartolomeudossantos691012 жыл бұрын
Nos dias de hoje através da modelagem do mundo, podemos estender a capacidade de percepção do mundo, faixas eletromagnéticas em quase todo o seu espectro, ondas mecânicas em uma larga faixa de frequencia, propriedades da substâncias que vão muito além dos nossos sentidos. Obviamente que esta capacidade nos trouxe novas informações do mundo e consequentemente uma necessidade de reformular nosso modelo dos fenômenos.