Quer que eu grave algo em específico? Encomende um vídeo: Telegram para contato: @SALVEMARIA Caso queira contribuir com o canal para ajudar esta produção e as demais, contatar o Telegram para consulta de chave pix (disponibilizo muitos conteúdos gratuitamente, e como tempo acaba por me custar, decidi deixar isto por aberto aos interessados). HQ sobre São Tomás: fliptru.com.br/comic/sao-tomas-de-aquino-hq Psuedônimo: t.me/Hambristico
@igormarins12277 ай бұрын
Fui espírita por pressão familiar até minha juventude, hoje felizmente sou católico, mas gosto de pensar que se a reencarnação é real então Cristo não venceu a morte, o que não pode ser possível.
@celsocmpcmp7 ай бұрын
Cristo venceu a morte espiritual. O espírito é imortal e vivo espiritual É aquele que segue com retidão os mandamentos de Deus. É preciso separar o que é morte espiritual e que é morte física, morte do corpo humano, morada do espírito. Percebe?😎
@Hakim44597 ай бұрын
Ser Espírita, tal qual o define Allan Kardec em "O Livro dos Espíritos" nada mais é que ser Cristão conforme o Evangelho de Jesus, nosso Mestre, Guia e Modelo, e não segundo a igreja, seja ela de que religião, seita ou denominação for....Pense nisso!
@divisao7 ай бұрын
Não seguir Jesus conforme a igreja está errado. Jesus fundou a igreja e o Espírito Santo baixou sobre ela para que a seguissemos e a obedecessemos. Aquele que sabe que a Igreja Católica é a fundada por Cristo, comete traição ao seguir Cristo por outras vias e interpretação que não são a da Igreja. Extra Ecclesia Nulla Salus.
@Hakim44597 ай бұрын
@@divisao O aforisma " Fora da igreja não há salvação" é um sofisma. Pergunto: se só há salvação pra quem está na igreja, seja ela qual for, então Deus, que é infinitamente Justo, Misericordioso, Bom, etc seria um ser extremamente parcial por permitir que outros filhos seus nascessem em lares hinduistas, islamistas, judeus, budistas, pq esses já estariam condenados a não serem salvos jamais! Historicamente, o Catolicismo é em essência bem diverso do Cristianismo vivido e exemplificado pelo Cristo, os apóstolos e os primeiros " cristãos" até cerca do século II. Infelizmente o Catolicismo e todas as demais seitas que dele surgiram foram o resultado de um conchavo político entre Roma e os diversos cultos pagãos, os judeus-cristaos , e os cristãos que viviam na ilegalidade e eram perseguidos. Esse conclave deu origem a uma nova religião batizada de Igreja Católica Apostólica Romana, já no século IV de nossa era! " Fora da Caridade não há salvação" é um dos axiomas propostos pelo Espiritismo pq nasce ideologicamente da seguinte recomendação de Jesus, em seu Evangelho: " Amar a Deus sobre todas as coisas e a Próximo como a ti mesmo"; " Eu porém vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei" etc...Sendo a Caridade, por definição, o Amor em movimento e Deus é Amor, então o que vai definir se alguém vai ou não ser salvo é sua atitude perante seu próximo e não a religião ou a igreja que frequente! Lembrando que Francisco de Assis nos mostra que o próximo, tal qual o entendia Jesus não é só o ser humano, mas também toda a Natureza, pois ela faz parte da Obra Divina!!!
@celsocmpcmp7 ай бұрын
@@divisao o que "é seguir Jesus?" Sem despejar sacramentos e versos... Obrigado.
@ViniciusMlk-7 ай бұрын
Salve Maria! Gostaria que o senhor falasse um pouco sobre a vida de São Elesbão!
@kyorakushunsui557 ай бұрын
Ótimo vídeo Seria interessante ver os principais argumentos do ciclo de reencarnação budista, e abordar alguns problemas nos argumentos utilizados.
@celsocmpcmp7 ай бұрын
Os argumentos budistas foram vencidos com a obra de Allan KArdec.
@snowheitorsophia23937 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/mZzKY3lvrLGIkKM
@Espiritismofilosofia7 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/h5bZgpZ9g6x9gbM
@Senhor_Bolacha6 ай бұрын
@@celsocmpcmp A obra de Allan Kardec foi vencida pelo senso comum e QI maior que 80
@celsocmpcmp6 ай бұрын
@@Senhor_Bolacha fonte? Sinos que badalam na minha cabeça...😏
@taigao92037 ай бұрын
Legionário, faz um video sobre a salvação, predestinação e o livre arbítrino catolicismo, e outros assuntos tocados pelos protestantismo mas na vidao da igreja católica romana
@jairinkkj21416 ай бұрын
Mano, se poderia fazer um podcast, ou um vídeo normal ensinando e defendendo a monarquia? Quero aprender
@Espiritismofilosofia7 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/h5bZgpZ9g6x9gbM Pesquisando sobre o assunto, encontrei esse vídeo, qual a sua leitura sobre ele?
@divisao7 ай бұрын
Salvei-o para quando possível assistir. Assim que feito, retorno com uma resposta.
@Xi.jipinga7 ай бұрын
Legionário, o seu proximo video poderia ser sobre o dogma da imaculada Conceição?
@divisao7 ай бұрын
Tenho que pensar. Este eu não faria sem recorrer a ajuda. Pois precisa ficar bem feito.
@KosseraNotoba6 ай бұрын
@@divisao Vocês têm Metafísica em PDF? Se não, poderiam me recomendar algum livro introdutório?
@leonhardmagno67197 ай бұрын
Quando possível faça refutação ao evolucionismo
@Kakyoinobrabo7 ай бұрын
Evolução é um fato.
@leonhardmagno67197 ай бұрын
@@Kakyoinobrabo de que forma, tipo pq não vemos novas espécies surgindo, pq todas espécie s surgiram num passado remoto ? O que determinou q as espécies diferentes evoluiram somente em dada é época e hoje não mais?
@Kakyoinobrabo7 ай бұрын
@@leonhardmagno6719 Para responder as suas perguntas, devo destacar os seguintes pontos: 1. O processo de evolução entre as espécies pode demorar milhares ou até bilhares de anos, por tanto, não é um processo simples que pode ser observado de extrema facilidade; 2. Por causa das mutações genéticas, os insetos estão começando a ter resistência a inseticidas. A lactase, que é um enzima localizado no intestino delgado, contribuiu para a superação da intolerância à lactose. Existem estudos sobre isso desde 1800, se não me engano; 3. Existem diversas espécies presentes que provam que os seres vivos podem se adaptar a certos ambientes. Pesquise sobre o gato-pescador.
@gabrielj66094 ай бұрын
@@leonhardmagno6719evolução é sim um fato, e "porque novas espécies não estão surgindo?" Evolução acontece por mutações aleatórios que acontecem com os seres vivos ao se reproduzirem. Uma mutação pequena não muda quase nada, mas muitas vão desconfigurando a especie. As novas variantes do coronavirus é um exemplo de evolução.
@gabrielj66094 ай бұрын
@@leonhardmagno6719se tiver duvidas pode perguntar.
@erickotaviooo6 ай бұрын
Salve Maria, o que vocês acham do argumento ontológico?
@Joelposmoderno7 ай бұрын
Me fala oq aconteceu com a inigo editora
@condezatara54817 ай бұрын
Boa noite meu amigo! Se me permite, gostaria de fazer umas perguntas: Na concepção dos pensadores citados, Quando a alma é criada? Quem cria a alma? O "EU" é a "alma" ou o corpo? A alma sobrevive à morte do corpo físico? A alma guarda sua individualidade " seu eu" após a morte fisica? Deus é alma e tem um corpo? A alma pode "nascer" ser produzida pelo corpo? A Mente e a alma são uma mesma coisa? A alma é uma produção da neuroquimica cerebral? Um abraço!
@divisao7 ай бұрын
Os pensadores citados, divergem em certos pontos no modo de expor, já que Plotino e Platão são pagãos, e St.Tomás e Escoto são cristãos, além de entre Escoto e Tomás, haverem algumas discordâncias filosóficas, mas tentarei traçar um panorama, escolhendo um autor ou mais para cada questão (já que já vídeo, usei-me de mescla de pensamentos). Quando a alma é criada? Tomás responderá que é criada junto do corpo, por ser forma do corpo, e nasce pela primeira vez na existência junto dele. Ao qual ele argumentará as razões em suas obras. Quem cria a alma? Todos os 4 autores concordam que Deus as criou. A alma sobrevive com a morte do corpo físico? Tomás, Plotino e Platão dirão que sim. Platão dá suas razões para isso no Fédon, e em Menon também dá algumas pontadas sobre o tema, já Tomás, demonstra a imortalidade da alma na Summa Contra os Gentios, na Summa Teologica e no Tratado da imortalidade da alma (onde refuta 24 argumentos que negam sua permanência após a morte do corpo). Já Escoto, seus comentadores divergem. Uns creem que ele negava que se pode demonstrar racionalmente (mas que acreditaria por fé), já outros afirmam que ele acreditava poder ser demonstrado racionalmente. A alma guarda sua individualidade? Sim. A alma nos 4 pensadores guarda a individualidade. Principalmente em Escoto em Tomás. Tomás com a identificação da individualidade por matéria + forma, e vendo a alma como forma do corpo, a tem como perfeitamente ligada a individualidade. Escoto então, com seu conceito de Hecceidade, a tem ainda mais intrinsecamente ligada ao corpo. Deus é alma e tem um corpo? Não. Mas Plotino, o concebe analogicamente como se fosse a alma do universo, apenas nesse sentido, mas não como se dependesse do universo. A alma pode nascer, ser produzida pelo corpo? Sim, é nisso que creem. Porém, creem que a ideia de criar essa alma já existia na mente divina muito antes de ser criada. Porém, ela nasceria ao mesmo tempo que nasce o corpo, no momento em que a matéria potencial do corpo que vai vir existir, recebe a forma que a dá existência. A mente é alma são uma mesma coisa? Não. A mente se refere às capacidades intelectuais do homem, tanto as cerebrais quanto as espirituais. Nem toda a alma está em atividade intelectual, pois parte dela, é apenas uma formalidade que abarca o resto da existência do corpo. (Pense que toda matéria tem uma forma imaterial. É deste modo). E há subdivisões da alma (intelectiva que é o Espírito imaterial, a sensitiva que é a que faz referência ao corpo, e essa é mortal, e a vegetativa que é relativa ao crescimento, que é o que está presente nas plantas) mas todas essas divisões representam uma única alma. A alma é uma produção neuroquimica cerebral? Não. Pois as operações físicas não são capazes de inteligir formas metafísicas, como o fazemos ao reconhecer conceitos que não tem plano em nenhum dos sentidos do corpo, como o é com o infinito, o existir, o ser, o ter. Todos conceitos que transcendem a mera demonstração material, e que envolvem relações e conceitos que antecedem qualquer experiência da mente. Um bom dia!
@condezatara54817 ай бұрын
@@divisao Excelentes suas considerações! Muito obrigado pelos esclarecimentos! Vou estudar os autores e obas que vc indicou e citou! A proposito, vc poderia, fazer um video sobre a vida e obra de Filon de Alexandria; Orígenes; Irineu e Eusébio de Cesarea? Desculpe-me a impertinência! Sou só um curioso dessas questões....nao tenho formação em Filosofia ou Teologia, mas gosto do assunto. Um abraço, sucesso!
@divisao7 ай бұрын
O dia que eu os estudar na íntegra, sim! Ksksk. Por ora, estou me introduzindo na leitura de Filon, tenho dois livros dele aqui ainda guardados para concluir, e uma outra lista na frente. Mas sempre conforme eu for tendo capacitação pra um tema, irei trazendo-o. Por ora, só conheço esses autores por segunda mão, por citações e explicações de seus ensinamentos e doutrinas em outros livros.
@celsocmpcmp7 ай бұрын
@@condezatara5481 Sugestão, Prezado (a); melhor obra para sanar suas questões é a de Allan Kardec. Kardec teve todas as revelações diretamente dos Espíritos, criou métodos científicos.. Portanto, a Codificação, que é conhecida por "Doutrina dos Espíritos." Pensadores são apenas filósofos. Cada uma na sua época.
@Hakim44596 ай бұрын
@@celsocmpcmp Olá meu amigo! Estive lendo seus comentários e compreendo seu ponto de vista e também do criador do post! A compreensão desse tipo de tema não depende somente do estudo desse ou daquele autor grego ou latino antigo.... demanda muito estudo e bastante senso de observação prático. Vc sabe que a Reencarnação não é um conceito criado pelo Espiritismo e muito menos por Allan Kardec em suas obras! A " ideia" da reencarnação é algo inato no consciente coletivo de todos os povos, bem como a ideia de Deus. Todavia cada povo ou coletividade desde quando o Homem começou a ficar de pé, a interpreta segundo suas crenças e compreensão do mundo ou realidade em que viveram....Sendo uma das Leis Naturais ou Divinas, todo o Universo está a ela submetido.... é uma Lei como a da Gravidade por exemplo...e não depende de crença para acontecer ou existir! Desse modo cada um está num patamar de compreensão e só tem os instrumentos de análise da realidade que esse patamar comporta! Sei que td isso é claro pra vc e pra mim e sabemos que um dia serão leis perfeitamente entendidas e compreendidas por todos, independente de que filosofia ou religião sejam adeptos. O Espiritismo não tem por objetivo ir contra essa ou aquela religião, mas lança luz sobre todos os aspectos obscuros que todas possuem pq tem por compromisso a divulgação da Verdade e a instituição de uma fé raciocinada e não cega! Sabemos nós que o Espiritismo nunca apoia qualquer tipo de proselitismo e nos ensina em seus livros basilares que " a melhor religião seria aquela que fizer mais homens de bem"....Ensina também que não é só no Espiritismo ou em qualquer outra religião que o Homem pode encontrar a salvação, mas somente através da Caridade! Afirma que a fé sem obras no bem é estéril, ou morta, e que Não há como amar a Deus sem amar a si mesmo e ao próximo.....A par de td isso ainda nos demonstra cientificamente que a Alma é imortal e por assim ser Evolui e Progride incessantemente pois é filha de Deus e nunca terá fim ou morrerá! Nos apresenta Jesus como o único guia e o único modelo de perfeição a quem devemos seguir para alcançarmos a Felicidade e a Paz, orientando e reforçando que só chegamos ao Pai através dele e nunca de seres falíveis, sejam eles representantes de que denominação religiosa forem! Então não se preocupe com as opiniões divergentes pq um dia TDS aqui vão chegar a essas mesmas conclusões e não importa se vai ser hj, amanhã, daqui a cem, mil anos etc ....Deus não tem pressa e Jesus nos prometeu que " nenhuma de suas ovelhas se perderia". Por fim, dentre muitas outras coisas que aprendemos com Allan Kardec, nas obras de Chico Xavier, Yvonne Pereira, Zilda Gama, etc, passamos a entender que no Universo não há lugar pro ócio ou o repouso absoluto pois isso é antinatural e conforme Jesus disse, " Meu Pai trabalha até hj e eu também trabalho", então após a morte física estaremos em locais onde o Trabalho é um hino de gratidão a Deus por ter nos criado e amado tanto! Mas enquanto houverem " manchas" no nosso caráter e enquanto necessitarmos apreender no contato mais íntimo com a matéria, deveremos retornar, e retornar validando a fala de Jesus " daí não saireis enquanto não houverdes pago até o último ceitil". Um abraço!
@pirulei188su7 ай бұрын
Não entendi muito. Mas uma questão, a alma não poderia estar em um estágio embrionario enquanto estamos aqui nesse mundo, crescendo para o outro mundo, pra depois de morrer-mos, essa alma nascer, saudavel ou não, dependendo de como levamos a vida aqui?
@pirulei188su7 ай бұрын
Como se fosse um embrião mesmo, tem bebês que morrem antes de nascer para esse mundo, tem outros que nascem imperfeitos, todos distintos, dependendo seu crescimento de nutrientes que ele absorve e faz com que cresça, além de seu dna. Mas enquanto esse bebe está na barriga, que seria nosso mundo, ele não conhece o proximo, apenas sente através de sua mãe, a igreja
@snowheitorsophia23937 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/mZzKY3lvrLGIkKM
@Hakim44597 ай бұрын
Salve mi amice, quomodo mihi divinam iustitiam explicas? Si Deus vere infinite iustus et misericors est, quomodo in nostro mundo tantum inaequalitatis et passionis comprehendi possumus?
@divisao7 ай бұрын
Salve vir! Si mundo nostro de malem non padecit, de glorificationem ab iustos non est posibili, causam que, est proprium glorificate quoque iustum permanevit in medio ab malum. Aliud questione: Sicut dicit Augustinus in De Libero Arbítrio, omni malum, omni actum quoque diverge ab Divinam beatitudinem et voluptitudine, padecit dininae iustitiae. Tantum mundi cum malem, quantum totalis bono mundi (non malum possuit), est repletum ab iustitiam. Deus, autem, Inter omnes possibilitates, preferit iustum mundum. Hoc malum padecit, et bunum est gloriosum. Sine malum, sine gloriam. Sine malum conversione, sine misericordiam divinam. Mundo nostro, est misericordiam mundi. Miserere parvus et non multi qualitate latine meum. ~ Legionarium 👍🤪
@celsocmpcmp4 ай бұрын
O planeta terra é um planeta escola para espíritos errantes. Estamos refazendo a lição mal feita em vidas passadas... O planeta está passando por transição de expiação e provas, para um planeta de regeneração. "" Os mansos herdarão a terra." disse Jesus.
@mgrostara7 ай бұрын
Um adendo aqui: toda vez que se falou de "exemplarismo" e "formas ideais" se insistiu de que a tese era escotista/platônica. Ilusão, já tem Santo Tomás havia um exemplarismo através das causas formais extrínsecas (que Pedro da Fonseca chamou de causa exemplar). A tese foi bem exposta pelo Pe. Liberatore.
@divisao7 ай бұрын
A única diferença praticamente foi que Tomás manteu as idéias na linguagem platônica, e Escoto quis colocá-las junto das causas, como se fosse uma "tradução" das formas eidéticas ao aristotelismo.
@mgrostara7 ай бұрын
@@divisao O Fabro vai demonstrar que já em Santo Tomás você tinha esse nível de tradução do platonismo, especialmente pela distinção que ele traça em causalidade horizontal (próprias do esquema aristotélico) e causalidade vertical (onde aí entrariam essa formal-exemplar, e num geral a compreensão da participação, analogia, etc.).
@jairinkkj21417 ай бұрын
Olá bom dia, tudo certo? Quero lhe perguntar o seguinte: O que é nescessário para mudar de vertente, do catolicismo romano para o catolicismo ortodoxo? Precisa pedir para o pároco, ou para o bispo diocesano? Estou vendo bastante pessoas (principalmente em redes sociais) que antes eram católicas romanas agora "são" católicas orotodoxas, e tipo, só por moda. Eu como católico romano fico envergonhado com tanta falta de estudo de tal indivíduo. Mas enfim, indo direto ao ponto, quero fazer um vídeo a respeito disso, por isso desta pergunta. Quais são os procedimentos para mudar de vertente e o que o catolicismo romano fala sobre? Quantos são os procedimentos?
@divisao7 ай бұрын
Veja, eu sei como faz para largar uma antiga religião e entrar na fé católica, mas não conheço o contrário. Uma vez já ouvi uma explicação a respeito de como é com relação ao católico que vira ortodoxo (prefiro chamar de cristão greco-bizantino), mas não me recordo. Em geral, a fonte principal desta apostasia se dá pela dificuldade em se lidar com o papado. A falta de respeito, amor, oração e devoção ao Papa, é fonte de inúmeras raízes de cisma na alma do dito católico. Quando eu deixei de flertar com ideias do gênero "Papa herético", ou "maldito seja o Concílio", e busquei mais rezar pelo papado e pela igreja e ama-los desejando a cada dia mais seu bem estar, que tive uma mudança espiritual substancial. Me submeter a Roma e ao primado petrino foi base para corrigir muitas divisões na alma que eu possuía, e para me reordenar no entendimento da fé. ~ Legionário.
@divisao7 ай бұрын
Mas agora, se por "católico ortodoxo" você se refere aos católicos orientais, isto é, de costumes como os dos ortodoxos, mas ligados à Roma e submissos ao papado, Não há Mal. Creio porém, que seja primeiro necessário uma autorização. (Conversar com um padre, de preferência próximo, e que seja do rito latino, e ao migrar, conversar com o padre de rito oriental). Geralmente, se recomenda que o católico evite se orientalizar ou migrar pro rito oriental, em caso de não ter familiaridade com isto, ou um motivo justo. No meu caso particular, eu o poderia fazer, pois tenho tal familiaridade. Porém, é mais estética. No geral, prefiro o rito romano e gosto do latinismo. ~ Legionário.
@jairinkkj21417 ай бұрын
@@divisao Entendi, mas precisa pedir autorização de um sacerdote? Essa dúvida que está mais me incomodando
@divisao7 ай бұрын
Para migrar para o rito do catolicismo oriental? (Ligado ao papado eu me refiro)
@jairinkkj21417 ай бұрын
@@divisao Para mudar para os cismáticos
@madz33897 ай бұрын
ja estudounas filosofias não dualistas? tenta ve se em ti algo ressoa sobre..
@Ζήνων-ζ1ι7 ай бұрын
Perai, Platão, Plotinus e o resto dos platonistas acreditavam e defendiam a reencarnação, não? Acho que Aristóteles também. Tem algo de errado aí.
@CanalMedieval7 ай бұрын
Aristóteles não era tão entusiasta da ideia como Pitágoras e Platão. Também não o eram os estóicos e epicuristas. O pensamento aristotélico não foi tão somente "reaproveitado" por Santo Tomás, como também aprimorado, purificado.
@humbertomartins38637 ай бұрын
Reencarnação ≠ Renascimento
@divisao7 ай бұрын
Tomás usou-se de Platão e Plotino. E nem por isso era reencarnacionista. Muitos autores que se usam de Platão não defendem reencarnação. É plenamente possível usar as ferramentas de um autor contra ele mesmo. Aristóteles usa das ferramentas de Platão, e nem por isso concordou em tudo com Platão. Eu uso de Platão, Agostinho, Plotino, Boaventura, Scotus, Parmenides, etc, Ou seja, autores que entre si discordam. Nada nos impede de faze-lo. Isto é perfeitamente comum na filosofia. ~ Legionário.
@Ζήνων-ζ1ι7 ай бұрын
@@divisao Entendi. Justo. Gostaria de fazer uma resposta, depois de me aprofundar melhor nos platonistas. Quem sabe um dia
@Proclo_VI7 ай бұрын
Pitágoras e Platão não criam na reencarnação. Em Platão é metafórico. Está relacionado ao mito do rio Leth que a alma bebe das águas para esquecer da dor. Platão diz que alma sofre a Aletheia, isto é, ao invés de esquecer da dor na eternidade, a alma aprende todas as coisas na eternidade, se recordando Daquele que a fez e do Lugar que veio. Já em Pitágoras não há nenhum escrito que se possa remeter genuinamente este pensamento ao Mestre de Samos. Infelizmente alguns pitagóricos órficos, séculos depois, afirmavam isso, mas são de uma corrente diferente.
@Nycolas99297 ай бұрын
Pergunta nada haver com o vídeo, mas importante: Deus é limitado pela razão para vocês da Divisão? Por exemplo, ele poderia fazer 2 + 2 ser igual a 5?
@divisao7 ай бұрын
Tudo o que é contingência, está passível de ser modificado por Deus. Ou seja, tudo aquilo que não diz respeito a eternidade. Exemplo: a água apaga o fogo naturalmente. Mas, tanto a água quanto o fogo são existências contingentes, e não eternas. Logo, Deus pode fazer com que determinada água não apague uma chama mesmo ao toca-la. Com respeito portanto, as leis físicas, podem ser interditadas com milagres. Mas, as coisas das leis eternas, da necessidade ontica, não podem ser modificadas, pois dizem respeito de algum modo a essência divina. E se Deus as pudesse fazer, contradiria sua onipotencia pois seria uma ação que limita sua ação de ser. Exemplos: - Deus não pode deixar de ser onipotente. - Deus não pode não existir. - 2 + 2 não pode dar 5 (ao menos em minha concepção, pois considero os números parte integrante do Uno, vulgo Deus, por conta da tradição pitagórica). - A existência não pode ser não-existência. E por aí vai. Toda contingência é sugestão a quebra de regras. Mas as leis eternas, de modo algum. ~ Legionário
@Nycolas99297 ай бұрын
@@divisaoÉ paradoxal: Deus pode fazer tudo, menos aquilo que limita ele. E se ele tivesse a capacidade de se limitar, ele não seria onipotente, pois teria algo que limitaria ele, ou seja, ele mesmo. E de acordo com que você escreveu sim, ele é de certa forma limitado pela razão e pela lógica, isso é, ele não pode quebrar aquilo de ordem necessária que sustenta a realidade do universo. Por exemplo, ele não pode fazer existência a não-existência. Não é um problema para a onipotência divina tal fato?
@divisao7 ай бұрын
Seria um problema para onipotencia se ele PUDESSE contradizer as leis eternas. Isso pois, todo contradizer de uma lei eterna, envolve diminuir sua capacidade ontica de potência ativa (presença, Ser). Existe uma ideia muito errada e fantasiosa do que significa a onipotencia. Onipotencia é poder fazer tudo. Porém, no sentido real de poder. Que é o da presença, ou seja, do Ser, da afirmação. Eu contradizer uma Lei Eterna, que é vinculada a Deus, envolve diminuir seu grau de Ser, ou seja, de Poder, o que é contraditório com a ideia de Poder total. Poder não-Ser, poder contradizer a própria essência, é falta de poder, e não poder. Porém, como linguisticamente, representamos esse "poder de se limitar" com a palavra "poder", criamos uma ilusão linguística, e caímos numa falácia de linguagem. Esta ilusão, é a mesma que Parmenides denúncia em seu livro "Da Natureza", donde alerta para os "erros dos mortais", que dizem ser, aquilo que não possui Ser. O desconhecimento desta pedrada brutal, impiedosa e fatal da filosofia de Parmendies, que sozinha ceifa centenas de falsas filosofias, leva a erros como ver contradição na onipotencia por não poder afetar sua onipotencia. Tal erro, hoje comum, não o era no medievo, onde se tinha conhecimento muito claro destes princípios. Por isso, recomendo a todos o conhecimento deste texto de Parmenides. ~ Legionário
@Nycolas99297 ай бұрын
@@divisaoParece com a ideia de Hegel sobre “poder”:poder no sentido de expansão e afirmação do ser. Nesse sentido, Deus não pode fazer o que fere o seu ser, que seria quebrar as leis lógicas eternas que regem o universo(como a matemática de 2 + 2 ser 4). É uma definição de “poder” que eu concordo. Pegando tal sentido da palavra, e colocando no contexto católico, o pecado que o homem comete minaria o poder do homem? Isto é, limitaria o seu ser? Já que o pecado é uma quebra das leis eternas.
@divisao7 ай бұрын
O pecado não quebra uma lei eterna, mas sim se afasta dela. O homem no ato do pecado, se torna menos semelhante a fonte da Lei eterna que é Deus, e com isso, diminui seu "poder" por assim dizer. Se torna mais limitado e menos livre. Para contradizer uma Lei Eterna, deveria ser realizado algo que afete a lei eterna. O que não é possível pois ela não padece efeito, senão que, somente o homem que a contraria padece efeito. Dizemos que é menos livre e com menos poder o que peca, no sentido de que, como explora Plotino no tratado da alma, A alma fica como que mais presa ao corpo. Menos liberta. Isto é, os sentidos corpóreos, no ato de pecar, se colocam acima da razão. O pecado contínuo, faz com que se crie o hábito de por os sentidos corpóreos (desejo sexual, gula, ira) acima da razão. O que diminui o domínio do homem sobre seu corpo e o torna menos livre e mais escravo. Donde se diz muitas vezes na doutrina cristã, que a verdadeira escravidão é a escravidão do pecado.
@brunofelix77847 ай бұрын
Seus argumentos são bem fracos amigo. Te falta muito uma visão mais abrangente da vida e do que é "reencarnação". Primeiro, vc afirma varias vezes que a alma tem forma do corpo, então a alma de alguem que nasce com 2 cabecas ou 5 pernas é essa? Quem é a alma "mandante" nos gemeos siamêses? Segundo ponto, pq a alma então muda de forma ao passar da idade? O corpo de um bebê é diferente de uma criança que é diferente de um velho, qual é a forma da alma então? Bem, agora vou lhe mostrar em um exemplo simples e prático o que é "reencarnação". Onde está seu corpo quando vc tinha 5 anos? E onde esta seu corpo de 60? A ciência nos mostrou que todas as celulas do seu corpo são substituídas em no máximo 7 anos, mais ou menos. Se todas as peças do seu corpo foram e estão sendo trocadas, onde está você? É simples entender amigo, vc está LITERALMENTE reencarnando a cada instante e pela potência de Deus chamada कला você não percebe essa verdade. Abraço amigo!
@divisao7 ай бұрын
Com todo respeito, mas recomendo que estude filosofia, ao comentar temas de filosofia. Primeiro: não disse que a alma TEM. forma do corpo, mas sim que ela É a forma. Segundo: forma, na filosofia, não se refere a forma física, mas sim forma no sentido eidético, platônico, ou seja, da alegoria da caverna. Terveiro: uma alma de alguém com 2 cabeças, teria 2 almas intelectivas diversas. Pois como explicado, "forma" na filosofia, se refere ao intelecto. E em um corpo com 2 intelectos, há portanto duas formas de razão. Isso é algo básico no estudo da antropologia filosófica. Por que a alma "muda de forma" ao passar da idade: Não muda. O que muda é o corpo. A forma no sentido físico, muda pois não é o que dá a razão de ente no ser. Peço que leve com carinho minha crítica, pois não o digo para ofender, mas devo dizer: Você não conhece essas terminologias filosóficas e acabou por não entender nada da filosofia da alma. Menos ainda das questões referentes ao que significa a alma ser forma do corpo. E ainda confundiu corpo e alma ao fazer sua explicação de argumento, o que demonstra que não tem experiência ou estudo na área filosófica. Essa sua concepção de reencarnação inclusive, está mal fundamentada, pois mistura o Nous com o corpo. Não há separação ontológica correta. ~ Legionário.
@brunofelix77847 ай бұрын
@@divisao não amigo, acho que vc quem não entendeu meu argumento. Claro que falei baseado no que você expôs no vídeo. O que você comentou agora foi melhor explicado, mas continua sendo incorreto, mas tudo bem cada um tem uma opinião. Vc está falando uma coisa e eu outra. Agora lhe dou um conselho, pare de dizer que eu ou qualquer outro não entende de filosofia pq não sabe seus termos técnicos e blá blá blá filósofo. Não tem como falar de filosofia avançada e rebater seus vídeo de 30 mim em um comentário de 200 palavras não é? Ou você só iria compreender minha crítica se eu usar filosofês? Eu estudo filosofia com quem "inventou" ela e de onde seus filósofos aprenderam irmão. E eles ensinam que pra estudar filosofia é preciso aprender humildemente a controlar a fala, a fome, os desejos sexuais e impulsos da mente. Controlar a mente e as emoções são a base pra entender o pouco que eu comentei, termos técnicos dão só pra enfeite e demostração de egoísmo e vaidade. Abraço fraterno meu irmão!
@divisao7 ай бұрын
Não precisa usar termos técnicos. Basta que sua réplica tenha conteúdo filosófico válido. Se não pode refutar, não há vergonha nisso. O problema é não admiti-lo. Caso faça um texto filosófico amplo, mesmo que seja escrito em pdf, lerei com carinho. Uma vez um rapaz escreveu para mim um pdf de 30 páginas, o qual li com carinho e respondi com outro pdf de 30 páginas. Sobre os termos tecnicos: Tem a função de ambos os interlocutores falarem na mesma linguagem. É impossível um bom diálogo. Se por "forma", ou "acidente", ou "substância", ambos não estão se referindo às mesmas coisas. Usamos termos precisos, por questão de rigor científico. E a filosofia é uma ciência. Não sou contra o uso de métodos mais poéticos. Eu como um apreciador da tradição platônica, amo a mística e as filosofias mais poéticas, mas, Quando tratamos de debates, réplicas, ou um tratado de um tema, é essencial romper as dificuldades de linguagem. E para isso temos os termos precisos. Já pensou se dois físicos decidem discutir "trabalho", e um dos dois usa a palavra "trabalho" no sentido da ciência econômica? Ou se num debate entre dois economistas, um usa a palavra inflação com o significado da escola keynesiana e o outro no significado da escola austríaca? O consenso é essencial para avançar a questão. E ele começa na linguagem. Não há soberba, ego ou vaidade, em querer precisão e rigor. Afinal, a verdade deve ser tratada com fatal empenho.
@brunofelix77847 ай бұрын
@@divisao não tô querendo discutir ou refutar você amigo, só coloquei uns pontos que me pareceu que você desconhece e claro, sua defesa de uma única vida e depois julgamento está claramente equivocada. Iso não é coisa da minha cabeça, eu não tenho capacidade de inventar isso. Todas as religiões e filosofias primordiais dizem isso. O que percebo é que infelizmente temos uma visão de "evolução" pra tudo e tendemos a achar que quanto mais o tempo passa melhor fica, sabemos mais agora do que no passado, lhe pergunto, será mesmo? Existem dezenas se não centenas de pontos que mostram o contrário. Enfim, um último pitaco no tema em discussão, sem a "reencarnação" que eu prefiro chamar de transmigração da Alma. Sem esse fato da vida, Deus seria injusto e caprichoso e não precisamos de muito pensamento pra ver isso, observe o mundo, há tanta injustiça, uns pobres outros ricos, uns tem saúde outros já nascem doentes e sofrendo, etc. Inclusive no exemplo que citei, porque Deus deixaria seus filhos amados nascerem grudados e terem uma vida tão difícil num mundo já tão degradado? E se um deles se entrega ao senhor Jesus e o outro não, como fica? Entendo que você defende o ponto de vista cristão aparentemente e principalmente baseado no que o senhor Jesus disse, ao homem só é permitido viver uma vez, sim isso é fato, pois eu como Bruno e você como "legionário" só teremos essa vida com esses egos, após isso, nos será emprestado um outro corpo que vão chamar de outro nome.
@divisao7 ай бұрын
É que peço que entenda que, é muito difícil se deixar convencer por uma ideia, Quando não é apresentada com argumentos mais fortes que os da filosofia cristã. Por exemplo. O argumento da injustiça da única vida, foi rebatido amplamente durante séculos. Temos quase 2.000 anos de filosofia cristã provando a justiça do universo e de se haver uma vida. Principalmente em Santo Agostinho, S.Anselmo, S.Tomás e outros. Dificílimo é eu ir na onde se me disserem: "Ei, você está errado porque há opiniões que dizem que..." Só me convenço por argumentos. E a apologética cristã me deu todos os argumentos. Me deram motivos sólidos para crer em céu e inferno, baseado não em pura fé, mas em lógica. Temos vídeos no canal provando a bondade divina, céu e inferno, imortalidade da alma, etc. Se eu creio na fé cristã, na imortalidade da alma, em Deus, etc, É porque a tradição cristã me apresentou uma gama de argumentos que se eu negasse, me contradiria. Um monumento de lógica. É Santo Agostinho com sua belíssima adaptação do platonismo, com seu Civilitate Dei, Confissões, De libero arbítrio, etc. É São Tomás com sua majestosa e colossal Summa Teológica que fundamenta os pilares da fé católica com a razão, além da Summa Contra os Gentios, seus comentários a Aristóteles (e os outros infinitos da escolástica medieval), seus tratados e disputantes, é João Duns Escoto com seu tratado do primeiro princípio, sua Opus Oxionense, suas provas de Deus, é Santo Alberto Magno com sua ciência, é Santo Anselmo com suas demonstrações racionais da trindade e da inefabilidade, são os lógicos medievais que elevaram as ferramentas aristotelicas ao cume, são os tomistas que levaram adiante os escritos de Tomás e o comentaram: João Poinsot, Zigliara, Domingos Soto, Domingos Banhez, Cardeal Caetano, etc. São os apologetas, Júlio Maria Lombarde, S. Roberto Belarmino, etc. E a lista segue. Honestamente, quanto mais procuro, mais me convenço de que as outras religiões não tem nada equiparável para defender suas verdades de fé. (Com excessão do hinduismo) Quando tem algo filosófico, não chega próximo, e isto quando o tem. Pois na maioria das vezes, tem pouquíssima filosofia e lógica, e muita mística somente. Eu não cobro da ideia de reencarnação dezenas de tratados como os cristãos fizeram para provar seus pontos, Apenas, UM único argumento que refute os dados pelos cristãos para refutar a reencarnação. Se for dado 1 único, já torna a discussão um pouco equilibrada.
@caboclotingui7 ай бұрын
Cara, por mais que eu tenha a mesma ideia tua, acho que essa conclusão não refuta em nada a teoria reencarnacionista. Eles afirmam justamente a dicotomia corpo x espírito e não a integralidade da alma...
@divisao7 ай бұрын
Por isto dediquei a primeira parte do vídeo a refutar a dicotomia corpo X espírito. ~ Legionário
@snowheitorsophia23937 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/mZzKY3lvrLGIkKM
@Asturico62695 ай бұрын
Como assim eu n vou poder reencarnar como um camelo de 5 pernas 😢
@celsocmpcmp5 ай бұрын
@@Asturico6269 não existe a regressão. Vc já É espírito de corpo de homem, assim será até se tornar espírito puro.😏😎
@matheush21283 ай бұрын
Porém é impossível o "espirito" dito alma separar do corpo, pois o mesmo esta substancialmente ligado a ele, na morte, a alma se separa e fica substancialmente incompleta, e precisa do corpo para estar completa de novo.@@celsocmpcmp
@celsocmpcmp3 ай бұрын
@@matheush2128 ALMA= ESPIRITO ENCARNADO. Após a morte, o espírito se liberta do corpo morto, pela regra geral. A "alma" deixa de existir com a morte do corpo físico. Leia 1Corintions 15. Paulo dá uma aula sobre a separação de um e outro.😊
@matheush21283 ай бұрын
Não existe distinção entre alma e espírito, a alma é aquilo os seres animados possuem, ora, aquilo que é animado, tanto animais quanto homens possuem a alma, porém a diferença entre os dois é que a alma do animal não pode ser imortal, pois a alma do animal não consegue compreender aquilo que é eterno e imutável, sendo assim, o animal não pode ter a alma imortal pois seria contraditório, pois a mesma não tem o intelecto de compreender o eterno, por isso morre. Já a alma humana tem a diferença, a alma humana é intelectiva, e por isso pode compreender o eterno e imutável, logo deve ser imortal necessariamente Ora, não existe isso de alma "desencarnar" do corpo e ficar vagando no mundo material Pois a alma sendo intelecto só pode pertencer a um mundo intelectivo, e não físico. E que está fora do tempo. E segundo a doutrina cristã, não existe diferença de alma e espírito, o espírito apenas ganhamos no batismo.@@celsocmpcmp
@celsocmpcmp3 ай бұрын
@@matheush2128 etaaa... não... tudo errado. Alma = espírito encarnado. Morrendo o corpo, a alma deixa de existir. Tá na bíblia... Gênesis... Volta lá e leia com boa interpretação.
@Introvik7407 ай бұрын
Legionário, como os cristãos refutam o Islamismo? Os muçulmanos dizem que é um absurdo um Deus morrer (independentemente de um período de 3 dias) pois Deus é o que sustenta tudo, e que Jesus seria somente um profeta e não conheceu o cristianismo que o Apóstolo Paulo(Paulo de Tarso) "criou"; e que Jesus orou (ex:"oh pai, afasta de mim esse cálice"), e para que um Deus iria orar? Enfim, existem muitas argumentações interessantes dos islâmicos que acho que seria um bom vídeo.
@divisao7 ай бұрын
Daria pra fazer um vídeo com respeito ao caráter humano de Cristo, pois todos estes argumentos, nascem de desconhecimento de cristologia e da mecânica da trindade.
@erickotaviooo6 ай бұрын
Muçulmanos 😂😂😂😂
@celsocmpcmp4 ай бұрын
Até os muçulmanos aceitam melhor a ideia de Jesus não ser Deus... kkkk (eu nem sabia disso)... só os católicos e protestantes pregam esse equívoco. Jesus é Jesus, um Enviado de Deus, O pai, O Criador de tudo até onde a vista alcança. Ponto.
@PaladinoBrasileiro7 ай бұрын
Muito obrigado pelos podcasts. Eu me converti ao catolicismo a pouco tempo e eu queria ajuda de como começar de verdade e o que eu devo fazer para seguir a fé católica. Vim de lar protestante (Testemunhas de Jeová) e passei um tempão sendo agnóstico, só ano passado que eu comecei a pesquisar e estudar a fé cristã. Se não é de incomodo gostaria de sugerir alguns temas de podcast: -Provando a Trindade -Argumentando sobre o livre arbítrio -Refutando as mentiras que muitos protestantes sobre a igreja ser pagã -E sobre a maçonaria ser anti católica
@divisao7 ай бұрын
Interessantes as suas propostas. Caso queria uma auxikio mais agudo com sua recém conversão, venha a nosso grupo do telegram do curso de filosofia. Por lá fortalecemos a fé com bases mais rígidas. É gratuito. A cada dia me aparece mais casos de nascidos em família protestante se convertendo, e é situação delicada e tensa na maioria das vezes. Além de que, o primeiro ano de conversão é sempre bem turbulento, com muitas dificuldades espirituais.
@celsocmpcmp5 ай бұрын
@@divisao como assim: " dificuldades espirituais"???
@divisao5 ай бұрын
Exemplo: dúvidas sobre a fé, dificuldade para rezar, dificuldade para largar vícios e certos pecados, etc. Quando a pessoa se converte, esses primeiros passos são mais difíceis. Principalmente a parte de largar os pecados, isso demora.
@celsocmpcmp3 ай бұрын
A trindade é uma criação da igreja. Trindade não existe. 😊
@divisao3 ай бұрын
@celsocmpcmp temos um vídeo aqui no canal de mais de 1h provando com detalhes que a trindade não é uma invenção e sempre existiu. Lá eu apresento diversos documentos e textos dos primeiros cristãos, do início da igreja, séculos ll, lll e lV, além de demonstrar a racionalidade na trindade e como ela está explícita nas escrituras.
@KRP8557 ай бұрын
O senhor aceitaria um debate com um sedevacantista? Acredito que seria interessante
@fevdalistakogosiano7 ай бұрын
Seria interessante ele debater com o Almirante, kkkkkkk.
@divisao7 ай бұрын
O dia que eu tiver preparo. Deixo isso aos apologetas. Me amparo nos ombros de quem defende o conciliarismo melhor que eu e se dedica a isso. ~ Legionário.
@divisao7 ай бұрын
No off já ocorreu. Mas há tempos.
@KRP8557 ай бұрын
@@divisao Compreendo. Que Deus o abençoe!🙏 Excelente conteúdo do seu canal!
@KRP8557 ай бұрын
@@fevdalistakogosiano Quem seria esse tal de Almirante?
@laurogomes64987 ай бұрын
legionario , existe alguma semelhança entre o espiritismo e o calvinismo no âmbito social?
@divisao7 ай бұрын
Não sei
@rafaelitapiybaema7 ай бұрын
Nenhuma. Os espíritas detestam os cristãos em sua maioria. Logo fazem seus modos ser bem diferentes.
@laurogomes64987 ай бұрын
@@divisao obrigado legionario !!
@laurogomes64987 ай бұрын
@@rafaelitapiybaema vlw !!
@celsocmpcmp7 ай бұрын
@@rafaelitapiybaemaAprendeu isso aonde, jovem??? Por que espíritas "detestam" cristão? Logicamente, em toda sociedade existe a dasarmonia... A intolerância... Primeiro, vamos saber o que entende do ser "espírita". O espírita, que segue estudando a Codificação de Allan Kardec, abraça a todas as religiões, acolhe a todos... Ou devia, se entende bem os esclarecimentos da Doutrina.😊
@OpintoSanto7 ай бұрын
Se o espírito segundo o espiritismo vai para um plano pra ter um aprendizado pra depois voltar melhor reencarnando então porque a humanidade está cada vez pior?
@madz33897 ай бұрын
Aqui seria o plano pra "melhorar"
@celsocmpcmp7 ай бұрын
O planeta Terra é uma "escola" para o espírito. 😊
@davijimi7 ай бұрын
@@celsocmpcmp então tá bem ruim viu
@celsocmpcmp7 ай бұрын
@@davijimi sim... mas temos previsões de Espíritos melhores Vindo reencarnar nos próximo anos. Estamos em uma transição...😆😎
@davijimi7 ай бұрын
@@celsocmpcmp se não é igual Isekai então a reincarnação é lixosa
@janeB13057 ай бұрын
Graças a Deus não existem encarnação! voltar para este mundo NUNCA MAIS! Já acreditei e só tive sofrimento e prejuízo da Alma!
@divisao7 ай бұрын
Para mim a simples idéia de você perder memórias da sua vida e começar outra soa triste e uma espécie de morte. Para que se esforçar Para se elevar, se dps perderá essa consciência? É a imortalidade que o homem almeja como meta de vida, pois nossa individualidade é um tesouro.
@celsocmpcmp7 ай бұрын
Vc não precisa acreditar. A reencarnação é Lei da Natureza. Acontece e vc nem vai lembrar desse conteúdo...😊😊😊
@divisao7 ай бұрын
Uma lei da Natureza que cai em contradições metafísicas? A natureza é harmônica, não possui coisas que caem em princípio da Não-contradição.
@celsocmpcmp7 ай бұрын
@@divisao a metafísica, explica de qual matéria é a outra dimensão? A metafísica explica de qual matéria é composto o corpo espiritual?🤔🤔
@celsocmpcmp7 ай бұрын
@@divisao só não vale responder que é mistério de Deus... 😎
@peruibense7 ай бұрын
O bebê nasce, vive só um dia, pois morre por algma complicação, e como não existe reencarnação, acabou pra ele. Alguém nasce numa família miserável, morre na miséria, mas tá tudo bem, pois "Deus" quis assim. Tem os que nascem na mais incrível riqueza, morrem ricos e usufruem de enorme conforto, pois "Deus" quis assim. A "justiça divina" deu para o miserável uma só vida, e para o rico o mesmo? Isso é justo? Até você sabe que não, e só estou comentando aqui, pois o youtube abusrdamente recomendou este vídeo. Adeus pra sempre.
@divisao7 ай бұрын
Veja o nosso vídeo "Deus é o Sumo bem" Lá provamos que Deus é sumamente bom e tudo o que é decidido por Deus é plenamente justo. Tenho convicção da justiça divina. E sob a autoridade dos santos doutores, tenho tal justiça como regozijo. Benditos sejam os dias em que sofremos e os em que nos alegramos. Bendita seja a chuva que vai sobre os bons e sobre os maus, e as benezes que vem aos justos e aos injustos. Pois o prêmio do pobre está na outra vida, e o castigo do rico ímpio também. Aquele que merece castigo, receberá castigo. O que merece justiça pela dor que passou em vida, receberá justiça. Tudo é em sua perfeita métrica ⚖️
@madz33897 ай бұрын
Ta ai, vc mesmo diz não ter conhecimento aprofundado sobre as doutrinas "reencarnacionistas" e acredita poder falar sobre o que não conhece direito..
@madz33897 ай бұрын
@@divisaoe na moral, não tem lógica falar de justiça divina com o exemplo que o rapaz citou sobre o nascimento de uma pessoa miserável e que está fadada a miséria até a morte.. não tem cabimento interpretar isso como justiça divina sem considerar a possibilidade da "reencarnação". E de fato, reencarnação não existe como se imaginam.
@divisao7 ай бұрын
Eu me limitei completamente de falar sobre doutrinas particulares. No vídeo, fui bem nítido ao me colocar para falar apenas da ideia filosófica e genérica de reencarnacismo, assim como S.Tomás ao bater em outras religiões, sempre o fazia pela razão pura sem entrar em suas matérias de revelação. E respeitei essa regra que eu mesmo pus, do início ao fim. Não houve um único momento onde infligi, com "na umbanda, no espiritismo, no hinduísmo", Me limitei a ideia genérica de reencarnação que estipulei. ~ Legionário.
@divisao7 ай бұрын
Há sim como interpretar como justiça divina. Basta termos Agostinho ao lado. Justiça não é como as pessoas pensam: todos terem riqueza ou todos terem probleza. Há justiça entre o pobre e o rico. Ambos têm chance se se salvar. Ambos sofrem tentações. O rico a tentação do dinheiro. O pobre a tentação do crime. Se o rico faz algo santo, é um mérito menor, já se o pobre faz, é mérito maior. Existe uma proporção espiritual condicionada por suas situações. Não há o que temer. Contanto que observemos pelo âmbito da salvação das almas. ~ Legionário.
@capivaraazulgamer24457 ай бұрын
O que acha da filosofia do Raimundo Lulio?
@divisao7 ай бұрын
Ainda não li as obras do Ramon, mas tenho tremendo interesse, visto que conheci por autoria secundaria sua lógica ontológica e gostei muito.
@gbrl98217 ай бұрын
Opa
@Espiritismofilosofia7 ай бұрын
Professor, pesquisando sobre o assunto encontrei esse vídeo...achei bastante fundamentado! O que o senhor acha sobre esse vídeo? kzbin.info/www/bejne/h5bZgpZ9g6x9gbM
@celsocmpcmp4 ай бұрын
Acha mesmo que ele vai ter argumentos sérios? Vai dizer que é engano apenas, ....rsrsrs
@MDPBrasileira7 ай бұрын
Conversa fiada pura embasado em estudos voltados para o ego. da a sua opinião "filósofo". Usa a sua intuição.
@neymarjrofc20877 ай бұрын
a intuição é um perigo, se nao podemos provar algo pela razao essa coisa nao se pode ser creditada, por isso se deve ter uma defesa logica disso, tal como cristianismo, budismo, xintoismo e as demais possuem.
@snowheitorsophia23937 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/mZzKY3lvrLGIkKM
@dag_hammarskjold897 ай бұрын
Boa noite,divisão! Excelente vídeo! O conceito budista é interessante e bem diferente,eles rejeitam a idéia que a alma passe de um corpo para o outro e eles rejeitam até a ideia de pessoa. kzbin.info/www/bejne/iKSUd4pjd7Z3fLcsi=ojlT7GKljTHx_i99
@divisao7 ай бұрын
Conferirei. Me interessou. ~ Legionário.
@robertjeremycole66257 ай бұрын
Olá! Sugiro um estudo mais profundo do tema. Não consegui compreender com clareza seus argumentos e nem o conceito de alma. Reencarnação é um conceito que independe de religião ou concepçoes filosoficas pois é uma lei natural, tal como a da gravidade, por exemplo. O Espiritismo, na figura de Allan Kardec, apropriou-se desse conceito e apenas retirou do mesmo aquilo que era mistico ou irracional, dando ao tema seriedade e profundidade. Para o Espiritismo, a reencarnação é a chave para se compreender com clareza como funciona a justiça divina! Qualquer estudante iniciante no Espiritismo, sabe que Allan Kardec a principio rejeitou a teoria da reencarnação e só passou a aceitá-la após estudo profundo dos mesmos autores ( e outros mais) que vc usou na construção do seu vídeo ( Sócrates, Platao, Plotino, Pitagoras, Santo Agostinho, Orígenes, Saõ Tomás de Aquino, São Luis, etc...). O Espiriismo define Alma como sendo o Espirito em seu estado de encarnado. Após a morte, ele é chamado espírito....simples assim! O espírito ( ou a alma) é preexistente ao corpo e sobrevive ao mesmo! Todos os espíritos são criados por Deus uma única vez e após isso para que possam desenvolver suas potencialidades "divinas" eles vão necessitar imergir e emergir da matéria muitas e muitas vezes até que adquiram a experiencia necessaria para compreender e sentir Deus ( nosso Pai) em plenitude....e isso leva tempo! Se somos criados por Deus - falando a grosso modo- podemos dizer que da sua genética somos herdeiros ( não é por acaso que Jesus disse " vós sois deuses"). Se Deus é eterno ( é o Criador Incriado) nós somos Imortais ( fomos criados em algum momento, porém nunca morreremos). Segundo o Espiritismo existe uma Tríade Universal ( também chamada " elementos gerais do universo") na qual tudo o que existe no universo se encaixa e se interrelaciona dentro de um dos elemntos seguintes: Deus; Espirito; Matéria . Deus não é Espirito e nem Matéria; Espirito não é Deus e nem Matéria e Matéria não é Espírito e nem Deus! Mas só Deus é o Criador do Espírito e da Matéria. E só Deus dá a Vida....e ela nao tem fim! Então meu amigo, percebe o quao profundo deve ser o estudo dessas questões? Eu as estudo há mais de 30 anos, e te digo que nada sei ainda....Bons estudos!
@condezatara54817 ай бұрын
Interessante essa abordagem, ainda não havia visto algo igual!