Comece a falar um novo idioma em 3 semanas com Babbel. 🎉 Ganhe até 55% de desconto em sua assinatura ➡️ Aqui: bit.ly/Jurandiraugbb
@RegrasParaVida4 ай бұрын
Faz um paralelo com esses diálogos, com o diálogo dos filmes de Tropa de Elite, que é amado por muita gente, do qual o diálogo tomou conta da sociedade.
@raulpassos4 ай бұрын
Eu coisa que tenho visto é que a Netflix tem colocado muitas coisas ruins em primeiro lugar. Dizendo que o mais assistido. Sabemos que dizer que algo é muito visto, logo atrai a atenção dos outros, mas não surge nenhuma suspeita que estes números da Netflix não são reais? Cada coisa ruim que colocam em primeiro lugar. Eu não boto minha mão no fogo por eles e não acredito mais nestas informações deles.
@Igorialomed4 ай бұрын
Basicamente, os diálogos das novelas da Globo são todos horríveis. Por isso, ninguém assiste mais novela da Globo depois da ascensão das séries de fora. Melhor exemplo: Alma Gêmea, novela de Walcyr Carrasco.
@biel90574 ай бұрын
Cara é tão ruim ouvir essa série que eu não vou conseguir terminar o vídeo, me desculpa kkkkk
@altair88024 ай бұрын
Jurandir, admiro suas análises, e nossos pensamentos e gostos se alinham muito, então gostaria de pedir que analisasse uma série recente da Apple, assista acima de qualquer suspeita, adoraria ver sua análise sobre ela ...
@DiegoTietz4 ай бұрын
“Não faça seu personagem chorar, faça segurar o choro”. Uma cena que me emocionou muito foi uma no “Era uma vez em Hollywood” em que o personagem do DiCaprio, entre uma filmagem e outra, vai responder à menininha sobre o que era o livro que ele estava lendo. Ele começa a falar empolgado, sobre um cowboy f*dão que percebe que está ficando “pra trás” pelo tempo, e então ele se dá conta que é a mesma situação dele, e ele precisa continuar explicando a história segurando o choro. Claro que a atuação do DiCaprio elevou ao quadrado a emoção da cena.
@mondegoju4 ай бұрын
Di caprio foi excepcional nesse personagem, brilhante msm! Lembro q fiquei chocada qd vi as sequências dele na primeira vez q vi esse filme, incrivel demais.
@Visualsensibility4 ай бұрын
Rhea Seehorn no final de better call Saul,naquela cena do ônibus,mano,aquilo lá não foi atuação,ela parecia realmente vivendo aquilo do fundo da sua alma
@guilhermenunesbarbosa78624 ай бұрын
@@Visualsensibility a verdade é que a Rhea brilhou naquele seriado inteirinho!!
@mrsonico17744 ай бұрын
Mano, sem zueira, eu quase me emocionei só lendo o seu comentário. O filme “Era uma vez em Hollywood” é bom, só não esperava me emocionar apenas lendo uma cena do filme que eu já vi.
@vi_egb4 ай бұрын
O que dizer então da cena do Cooper ao receber as noticias da Terra depois de sair do planeta lá das aguas..
@CaixadeSkinner4 ай бұрын
Sempre que eu vejo um filme brasileiro, a impressão que eu tenho é que o autor duvida da nossa inteligência.
@everythingisimportant87284 ай бұрын
Exato!!
@miltonfernandesjacintojuni74934 ай бұрын
Não dúvida. Ele tem certeza.
@solid.john474 ай бұрын
Aí tu fala mal vem a galera "Ah síndrome de vira-lata, se é uma produção americana paga pau" Nem tudo de Hollywood eu gosto ou acho bom, mas lá eles acertam mais que no Brasil não é?
@CaixadeSkinner4 ай бұрын
@@solid.john47 sim. No Brasil, parece que o diretor acha que se ele não colocar dois chifres na cabeça do vilão a gente não vai saber que ele é mau.
@eduardogregorin81224 ай бұрын
@@CaixadeSkinner Meu, nunca esqueça que também pode ser incompetência mesmo 😅
@ORaylon4 ай бұрын
Nesse "você é a melhor tia do mundo" Eu só daria ela abraçar ele, e depois ele dizer "obrigado tia" só essa simplicidade já deixa tudo bem
@jmdesenhista14 ай бұрын
Se o moleque fala "Obrigado tia!" já matava a frase toda. Sabemos que é a tia, sabemos que está grato e que ela é uma boa tia rs
@illieevorie4 ай бұрын
ou falasse algo que desse a entender que ele depende da tia seja pela mãe estar morta, ausência ou negligência como "Obrigado Tia, vc é minha heroina!"
@bellatonelli4 ай бұрын
Em alguns segundos tu já fez um trabalho bem melhor do que os roteiristas da série ksksksksksksksk
@JustMeAri4 ай бұрын
@@illieevorie"Obrigada, tia" mostrando ele abraçando ou até mostrando sei lá eles no cemitério colocando flores pra mãe e conversando sobre o tratamento na saída do cemitério, o que deixaria super, super explícito ou ela de alguma forma tentando lembrar da irmã ou sei lá... um roteirista pensaria de alguma forma melhor. Às vezes até ele no hospital e alguém atendendo o menino, pedindo dados dele e vendo que o nome no RG é diferente do nome dela e a pessoa no hospital atendendo e perguntando de qual a relação deles, e ela "é meu sobrinho, minha irmã ou irmão sei lá morreu, eu sou guardiã legal dele" bem com aquele tom de incomodada porque todo mundo parece perguntar isso pra ela toda vez e ela tem que se explicar toda vez E aí depois o médico explicando sobre o tratamento, sobre como anda os exames do menino e em seguida deixando mais sentimental e mostrando ela abraçada nele e eles de forma carinhosa. Essa segunda parte foi com mais com um minuto de pensamento. Dessa forma mostra que ela é a responsável legal, ela quem cuida (leva ao médico) e que o menino está doente e que os exames são de acompanhamento, e o médico falando sobre os prognósticos e se a doença avançou ou não já explica tudo. Se ele tiver câncer só deixar placas ou informações que trata-se de um médico que trata o câncer (eu esqueci o nome da especialidade). Ou colocava a escola pra chamar pra ela e ligar falando "é a guardiã do fulano?" Só de usarem a palavra guardiã ao invés de mãe ou pai já muda tudo. Ou até "é a fulana?" E ela "não, Fulana era minha irmã, eu sou Ciclana, sou guardiã legal dele", só de dizer "era" e guardiã já se deduz também que a mãe faleceu e ela quem cuida. Em seguida, a pessoa da escola dizer "então, o Fulaninho passou mal e precisamos que você venha aqui para auxiliar" e ela pode até perguntar o que fez ele passar mal, se foi algum sintoma da doença que ele já tem tipo câncer ou alguma outra coisa, outra doença tipo um resfriado... Sem contar que seria algo bem próximo da vida real.
@JustMeAri4 ай бұрын
Ou até unir as duas historinha que eu criei e ela levar a criança ao médico e perguntar se tem algum doador (sei lá, inventa uma doença que precisa de doador), faz ela perguntar se não tem nada que ela possa fazer, senão tem algum tratamento novo, se o quadeo dee piorou e o médico perguntar se ela é a única guardiã legal da criança ou tem mais alguém porque precisa de autorização para algum procedimento ou cirurgia e ela diz não, os pais dele faleceram, eu sou a única guardiã legal... sei là.. tô com sono, mas dá pra fazer tanta coisa diferente... porque você não apresentaria um fato já conhecido pra eles, você traria uma novisade tipo "será que os exames que ele fez teve resultado melhor?" Ou "acabei de descobrir que ele passou mal de novo na escola".
@thiagooliveira37274 ай бұрын
As vezes as pessoas falam igual a novela, então essas frases pra mim faz sentido, se alguém fala assim então tá falando pra quem 😮😮😮😮
@petergomes65524 ай бұрын
É isso, o público alvo é o povo que assiste novela, e já está acostumado a ter a trama mastigadinha ali, desde o primeiro ep. já sabe quem é o vilão, quem é o mocinho, e o único mistério que faz o povo parar para raciocinar um pouco é "quem matou Fulano?", que dura até o último capítulo da novela. É a fórmula que deu certo na globo, e pelo visto tá dando certo exportando pra outros países tbm.
@Soniquizito4 ай бұрын
o que eu acho mais incrível do público que assiste novela é que eles procuram spoilers da novela e a própria produtora da novela vende informações sobre o que vai acontecer pra revistas e sites divulgarem. um tempo atrás lembro que era assim, hoje em dia eu não sei como tá.
@wagnersantos87744 ай бұрын
Exatamente!
@JoaoPedro20044 ай бұрын
Não é o caso dessa produção - também com estilo dramatúrgico (semelhante à) de novela, pois há mudança do vilão no meio da série.
@anaelise79184 ай бұрын
Eu não boto muita fé nisso não os números de audiência dessa série podem ter sido manipulados.
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
Capítulos * quem tem episódios é série
@Luka4974 ай бұрын
Acho que você conseguiu explicar a sensação estranha que a gente, que é leigo no assunto, sente quando assiste uma série como essa, com esse tipo de roteiro . Obrigada por isso!❤
@sylviavillamaina46994 ай бұрын
Perfeita a sua colocação!!!
@queenfabee4 ай бұрын
Sim... gostei mt da série, mas eu tive essa sensação de estranheza.
@xl.damasceno4 ай бұрын
pra que, esse, tanto de , vrigula,
@nicolegoncalves13144 ай бұрын
Verdadeeeee!
@anaclaudiasilvafonseca5614 ай бұрын
Sim, para mim parecia que o problema era a atriz que falava tudo explicadinho e sussurrando. Foi desesperador e no final eu só queria acabar
@nome48224 ай бұрын
Esse caso do "big hero" você consegue ver que dá pra fazer muito melhor quando comparado a lilo e stitch, o filme não precisa falar que os pais da lilo e da nani morreram, o próprio filme conta usando fotos e com a própria nani tentando criar a lilo sozinha. Não é preciso falar quando e como eles morreram, só mostre de um jeito que o público entenda.
@Nokuzi4 ай бұрын
exatamente, diálogo e comunicação não são só definidas com palavras. são também visuais. os detalhes visuais são meus favoritos, pois me permitem usar a criatividade e o senso
@julio.__4 ай бұрын
Independence Day faz isso muito bem.
@kalineb.barboza11714 ай бұрын
Nossa verdade!!!! Meu filme de desenho favorito!!!!
@walmirarraesjunior19444 ай бұрын
Frozen 1 tb acho que faz legal tb
@kfarbarata4 ай бұрын
Roterista deveria assistir desenho/anime. Principalmente anime (pois teve q se basear em imagens do mangá, sem som...). Eles conseguem com enquadramento certo (ou até trilha sonora certa) dar a sensação necessária pro público pescar as coisas.
@cherojr77154 ай бұрын
"O drama é a vida sem as partes chatas." - Alfred Hitchcock
@joab24444 ай бұрын
Jurandir já citou essa frase, e mais de uma vez se eu não me engano
@finadoorkut4 ай бұрын
essa serie é a parte chata sem os dramas
@jabdallans4754 ай бұрын
Só que é do Shakespeare.
@viniciuscinema4 ай бұрын
@@joab2444quem?
@JoaoGomes-ip2sz4 ай бұрын
O vídeo é uma aula para quem está apredendendo a roteirizar! Parabéns! Só tem um detalhe, Pedaço de Mim sempre foi vendida como a primeira novela da Netflix. Novela é exposição e exagero. Despropositado comparar os diálogos de uma suposta novela com filmes, o comparativo valeria a pena com outras séries melodramáticas ou novelas. Entretando, como já dito, serviu ao propósito de se fazer um excelente vídeo sobre as diferenças entre diálogos de novelas e filmes.
@arthurlobo24 ай бұрын
Entao esse video já serve também pra explicar como novela emburrece
@isabelnascimento53244 ай бұрын
Sim! Quando ele começou a falar sobre diálogos expositivos, lembrei imediatamente das novelas. Achei que seguiria essa linha, mas comparou a outros filmes. A intenção da novela é muito diferente da dos filmes e séries. É feita pra qualquer pessoa entender a história, independentemente de a a partir de qual capítulo ela está vendo, ou mesmo, se está diante da tv ou não. Herança das rádio novelas, em que não havia imagens e tudo precisava ser descrito dessa maneira. Porém, sempre dá pra melhorar, né 😅
@izabelcidral27962 ай бұрын
Ele tb comparou com uma novela mexicana, e ruim, talvez vc não tenha percebido.
@ArthurdeMello-d7p5vАй бұрын
@@izabelcidral2796 novela é novela, seja mexicana brasileira, turca e etc, a fórmula é sempre igual, muda-se apenas uma coisa ou outra
@CataguaristaАй бұрын
Chatgot faz isso melhor e mais rápido
@laurence123614 ай бұрын
Essa série é uma novela de Netflix. Eles pegaram atores de novela, roteiro de novela, diálogos de novela, cenários de novela, cinegrafia de novela e explicam tudo pra quem assiste igual fazem nas novelas kk
@CarolMolinie4 ай бұрын
Exatamente!!!! Moro na França ha 15 anos. Assisti essa boxta por puro saudosismo. Meu marido, francês, não suportou assistir nem 3 capítulos desse troço! Eu terminei a série passando várias cenas para a frente, só pra dizer que terminei. 😅 Mas foi como subir no topo do Everest!🤯🥴
@fazerobembr244 ай бұрын
Kķ bem isso....assisti td por curiosidade de final mas é igual novela
@lionswords254 ай бұрын
E a$ novela$ , tornaram -se $treaming ... Seria Evolução ou Involução ? O lixo folhetinesco nunca acaba , mas se transforma ... "Dêem a lama , e os porcos chafurdarão nela" ! William Pig Shakespeare.
@carlaalarcon75774 ай бұрын
Concordo até certo ponto, no passado, vi diálogos incríveis em algumas novelas, de fato, hoje tratam o público como analfabetos com problemas cognitivos.
@emilyf.schiklgruber47034 ай бұрын
Nao há diferença em quem assiste novela; dilme, série, dorama..@@fazerobembr24
@RafaelCamposMusica4 ай бұрын
"Fazer o personagem segurar o choro, e o público vai chorar por ele." Maravilhoso! Até me emocionei rsrsrs
@PedroHenrique-fl7mz4 ай бұрын
genial que o bryan cranston usou essa tatica naquela cena do telefone em ozymandias (breaking bad) onde ele conta pra skyler o que aconteceu com o hank
@cindergothin4 ай бұрын
a cena da pearl encarando a camera foi tao bonita por causa dessa confusão silenciosa esse conflito de emoções sem nenhuma palavra sem gritos só a emoção pura
@mariaoliviaelias9083 ай бұрын
e essa cena gera um misto de emoções e desconfortos na gente, né? Adoro haha
@Tolkeanista4 ай бұрын
Diálogos são, sem dúvidas, um dos pontos mais difíceis em se escrever um roteiro ou livro. Sua complexidade é subestimada e muitas pessoas jamais entederão as obras de arte pintadas (escritas) por figuras como Dostoiévski, Tolstói, Stephen King, (meu amado) Tolkien, George R. R. Martin, dentre inúmeros outros. Escrever é uma arte tão bela quanto violinismo ou arte barroco, e é por isso que precisamos de criadores de conteúdo como você, Jurandir. Continue com seu magnífico trabalho.
@TawJev4 ай бұрын
Concordo. Apesar de quê, vendo os exemplos de diálogos bons e nào-expositivos, tenho a leve impressão de que eles são naturais. Quero dizer, naturalmente você os utilizaria para contar melhor sua estória, eles viriam à sua mente. Portanto, diálogos ruins, como os expositivos, são frutos de vícios de escrita. Mas é só minha impressão.
@lucas-prado4 ай бұрын
Tolkien escreve mal pra caramba. Kkkkk Tudo é uma interminável descrição. Ele foi bom em criar um mundo. Você só pegou nomes consagrados que gosta.
@magoo734 ай бұрын
A interpretação também conta, nossos atores de novela estão longe de serem os melhores do mundo…
@raccoonhonkpilladordasgalaxias4 ай бұрын
@@lucas-prado Vim pra comentar o mesmo você já tinha comentado kkk
@TawJev4 ай бұрын
@@lucas-prado podemos utilizar a sua lógica e dizer que você só disse porque simplesmente não gosta de Tolkien. Do contrário, por que utilizar 'descrição detalhada' como demérito? Por que detalhar um mundo seria sinônimo de "escrever mau pra caramba"? 😂
@MónicaChanine4 ай бұрын
Ultimamente os diálogos não têm silêncio, pausas, subtexto. O diálogo entrega toda história, não há abetura para a imaginação do telespectador e nem do espectador. Ha muita expressão de sentimentos com palavras. De verdade está estranho, obrigado por falar disso.
@cheilaqueiroz3454 ай бұрын
Cara, esse não era um tema de meu interesse, mas seu video apareceu aqui, por acaso, e comecei a assistir, sem expectativas. Vc deu uma bela aula. Minha perspectiva sobre o que assisto, com certeza, será diferente a partir de agora. Parabéns e obrigada. Ganhou uma seguidora. ❤
@anacascadana43964 ай бұрын
Aconteceu o mesmo comigo! 😊
@LouizeBMoura4 ай бұрын
Ideeem ❤
@felicianoamorim.19894 ай бұрын
É claramente um novelao. A dona de casa conseguiria tranquilamente fazer as atividades domésticas que os diálogos não deixariam ela se perder na história.
@isadoranasci4 ай бұрын
sim. e tá tudo bem.
@CarolMolinie4 ай бұрын
Exatamente!😂😂😂😂
@FabianaFerreira-h2j4 ай бұрын
É pra se escutar,e não assisti, acho que a intenção era exatamente essa
@pameladuarte43404 ай бұрын
Exatamente. Eu mesma, por exemplo, assisti produzindo os materiais das minhas aulas dessa semana :) Nem toda série/filme tem que ter diálogos fodões que precisamos assistir com atenção e refletir. Às vezes é só entretenimento mesmo, um passatempo, sem precisar pensar demais e fazer esforço cognitivo 😅
@clauddeirton4 ай бұрын
O público também piorou muito, grande parte do público hoje coloca qualquer coisa na tela e nem se importa com o que está passando, quando acaba, nunca sequer pensa no que foi assistido
@celeneteixeiranunes54564 ай бұрын
Percebo essa sua observação quando vou com minha filha no cinema, ela lá, uma pessoa legal de treze anos que lê livros, assiste Jurandir Gouvêia, assistindo interessada ao filme enquanto um povinho mal prestando a atenção, olhando celular e conversando entre si, levantando, comendo🤬🤬🤬
@iPic144 ай бұрын
Olha isso eh verdade, eu ate me revolto mas hj em dia fico quieto. Pq o povo conversa, usa celular, distrai. Se nao for muito mastigado nem sabem quem é um personagem que ja apareceu
@pedrogomes2094 ай бұрын
Verdade cara! Concordo com todas as críticas do jurandir mas infelizmente a tendência é q esses tipos de diálogos e cenas sejam cada dia mais comum, já q a sociedade tá cada dia mais burra e consumindo apenas conteúdos rápidos e sem complexidade alguma. Para nós apreciadores da sétima arte vai ser uma penas mas o cenário futuro será este.
@FabianaFerreira-h2j4 ай бұрын
Estão todos superfíciais
@AnnaLindissima4 ай бұрын
😢😢@@pedrogomes209
@rebecavarges23242 ай бұрын
Desde criança vejo minha mãe criticar os diálogos dos filmes brasileiros, ela sempre diz:" Isso parece um jogral" e ela é completamente leiga sobre esses assuntos.
@Natalia914 ай бұрын
Eu não consigo assistir novela brasileira hoje em dia porque acho muito desconfortável ouvir o jeito que falam 😅 parece muito falso. Em outros idiomas eu acho que pode ser que algumas sejam assim, mas daí não me afeta.
@Slowdisa4 ай бұрын
Simmm, eu gosto bastante de novelas antigas por causa disso, as tramas são envolventes os núcleos não são tão ruins, as atuações tudo era melhor
@Neylindo104 ай бұрын
Nem todas
@Neylindo104 ай бұрын
Porém é o estilo, por ser bem melodramática. Então há lógica.
@Neylindo104 ай бұрын
Na verdade só quando há confusões, os diálogos soam muito naturais e eles possuem muita informação e tentam ao máximo apresentar a personalidade de cada um deles. Tem contexto, isso se deve por apresentar muito a profundidade das personagens com o seu cotidiano. Então isso não é um problema, agora as séries Brasileiras de hoje em dia sim são forçadas e dependem da atuação e naturalidade dos atores com os seus personagens. Veja bem vários atores que fazem carreira lá fora começam assim (Wagner Moura e Rodrigo Santoro). Novela geralmente são bem dramáticas porém algumas fogem do padrão. Clichês fazem parte de filmes, por que não poderiam ter tradicionalmente nas novelas como sempre foram?
@emersonsantos86214 ай бұрын
@@Slowdisatava vendo umas cenas de 'O Rei do Gado" e me impressionei com a qualidade dos diálogos.
@betofogo174 ай бұрын
São 2 problemas: um público que precisa de tudo mastigado pra poder entender + escritores fracos ou que precisam baixar o nível pro povão entender.
@brunoazevedoX4 ай бұрын
O povo da TV aberta está migrando pro streaming e pra quem já está lá, novelas novas estão sendo feitas. Agora sim, tem pra todo mundo ver.
@SamuraiZERO884 ай бұрын
Esse é o formato novela que o público brasileiro médio já tá acostumado. Se deixar muito implícito algumas pessoas, como a minha mãe, não entendem.
@vanielecurty79664 ай бұрын
Exatamente! A maioria das pessoas q assistem novelas precisam de diálogos explícitos para entender...
@FabianaFerreira-h2j4 ай бұрын
Será?
@fellpszl4 ай бұрын
triste
@MarianaYamanaka4 ай бұрын
Eu estava pensando nisso tambem, pois temos que pensar em qual é o publico que assiste as novelas atualmente, e qual o nivel de educacao que temos ataulmente no Brasil.
@katiafraga20644 ай бұрын
@@MarianaYamanaka e puxar o nível para mais baixo ainda, né?
@LuizBrocco14 ай бұрын
Não assisti ao vídeo completo ainda, estou no primeiro minuto. Uma das minhas críticas é que os brasileiros parecem ter uma necessidade de dar falas merda a TODOS os personagens em cena, mesmo que sejam diálogos irrelevantes. Ta na cena, tem que falar!
@marcelcardoso10814 ай бұрын
Acredito que seja o mal das novelas. Tudo deve ser explicado a todo momento e com expressões caricatas
@wesley_tavares4 ай бұрын
Caramba, é verdade
@wesley_tavares4 ай бұрын
@@marcelcardoso1081verdade , percebi isso agora!
@KingRichard784 ай бұрын
Brasileiro acha que se você não fala, deve ser porque está triste ou com raiva. Ora, várias coisas podem ser ditas em silêncio. Experimenta abrir um livro num local onde tem pessoas. Alguém vai logo te interromper achando que você tem algum problema.
@LuizBrocco14 ай бұрын
@@marcelcardoso1081, Na verdade, eu nem falava de novela, novelas são um subnível que eu não me atrevo a entrar. Quando eu era ator no Brasil e trabalhava nas produções, a gente é meio obrigado a ficar com sorriso falso para não foder uma possível carreira, mas era assustador ver a desorganização e esses diálogos merdas sendo ''estudados''.
@wmarx4 ай бұрын
Isso tudo me lembrou aqui uma curta, mas eficiente, "aula" dada por Michael Caine (talvez você mesmo tenha se referido a ela). Era começo de carreira, ele fazia um bêbado. O diretor (ou professor) o corrigiu: "não, você está querendo mostrar que está bêbado. Um bêbado tenta evitar parecer bêbado". Sutileza é por aí. Obrigado pelo vídeo!
@cale.graficos4 ай бұрын
Primeira vez que esbarro em um vídeo do teu canal, grato pelo algoritmo ter feito o trabalho certo dessa vez. Ótimo conteúdo. No que diz respeito a filmes com roteiros e diálogos ruins, já viu "Medida Provisória" do Lázaro Ramos? Meu irmão, aquilo lá é sofrível.
@leilagabrielfranco26184 ай бұрын
Sugiro que navegue pelo canal dele, é ótimo!
@youlessilva65884 ай бұрын
Penso que o sucesso de produções com diálogos tão expositivos revela como as pessoas de hoje se ligam a manifestações explícitas e superficiais, não se atentam a sutilezas. Isso é preocupante.
@danillofrederice23004 ай бұрын
Perfeito. Eu acho que é propositalmente ruim. Para pegar aquele público de novelas turcas. E se eles estão em primeiro lugar, deu certo.
@olokomano95404 ай бұрын
@@danillofrederice2300você acha as novelas turcas ruins? desculpa a lerdeza
@sapucaiagameseteorias4 ай бұрын
Não são as pessoas de hoje, o público geral sempre prefere o que é mais explícito (e provavelmente sempre vai preferir), porque as pessoas só querem ver algo sem ter muito o que pensar. E eu nao vejo problema nisso, se a série é feita pra esse publico e esse publico gosta, atingiu o objetivo. Seria um problema se SÓ existissem séries assim, mas não é o caso
@danillofrederice23004 ай бұрын
@@olokomano9540 talvez eu esteja generalizando, mas a minha sogra assistia duas novelas turcas da globoplay e era ruim que dava gosto.
@GeraldoluizAprendiz4 ай бұрын
@@sapucaiagameseteorias humm tendo a concordar com vc. É mais fácil mesmo. Exige menos de nós.
@fredmorsan4 ай бұрын
É o padrão novela da Globo, não dá pra esperar muita coisa.
@Sergiofreitas54 ай бұрын
Foi o que pensei. Os filmes brasucas macaqueiam as novelas. Por isso são tão ruins em geral.
@naizaizanai23894 ай бұрын
Gente... o roteirista é da globo? O diretor é da Globo? Ou vcs acham q os atores falam o que querem do jeito que querem?? Hahahhaha vcs viajam na globo.
@ramonapiercesalvatore59174 ай бұрын
Vai ver o roteiro de Alma Gêmea e Verdades Secretas.
@Jurubebafs4 ай бұрын
Não só dá Globo, qualquer novela de qualquer canal é assim! Acho que a Globo até consegue salvar algumas mínimas coisas, mas Record e SBT são intragáveis nessa comparação!
@150leo4 ай бұрын
@@Sergiofreitas5 Filmes brasileiros são ruins em geral? Acho que vc não assistiu muitos filmes brasileiros
@marcellemaroun86024 ай бұрын
Eu acho que a essência do roteiro é essa mesma. Um diálogo simples e objetivo. Estou assistindo com meu marido com dublagem em inglês (meu marido é europeu). Não vejo problemas.
@EricMSouza4 ай бұрын
Vi um pouco da série porque a história me pareceu interessante, mas realmente quando a esposa e eu paramos para irmos dormir, nunca mais retomamos kkk
@Andre-iy2ob4 ай бұрын
Apesar de concordar que sejam "ruins e artificiais", isso é mais uma questão de público alvo. Cada um foi feito para tal. Talvez não seja surpresa, mas aí vai: a maioria do público não quer diálogos complicados ou que precisem pensar. Querem algo tranquilo. Sentar no sofá e assistir com o celular na mão e mesmo assim entender. Tanto é verdade que é a série mais assistida da Netflix.
@brunoazevedoX4 ай бұрын
Exatamente! E as pessoas ficam dizendo q isso é um problema. Mas, é problema pra quem? Pras pessoas q odeiam novela desde sempre?
@thaleslduarte4 ай бұрын
Sim, ter sido direcionado para esse público que não quer pensar, não tira o fato de que é ruim. Essa é a crítica.
@fernandasousa90084 ай бұрын
O problema é quando esse público alvo inicial é 90% da população brasileira e que a ideia é sempre essa, ter um público que não pensa, sempre arrematada a situação política que não oferece uma educação decente que dê outra opção a este público. O fato de ter atingido outros públicos, de outros países, a meu ver não é sucesso e sim a demonstração de que há muitas pessoas superficialistas no mundo, tanto quanto a população brasileira
@DeflyCK4 ай бұрын
Ser simples é diferente de ser ruim
@euecabreu4 ай бұрын
Exatamente isso. A grande maioria dos brasileiros nem presta muita atenção na história.
@feduwtcАй бұрын
eu vi "Ainda Estou Aqui" e mds a diferença é absurda, diálogo natural pra caramba
@yoremusic69204 ай бұрын
Jurandir é o que há de mais da hora sobre filmes e séries no KZbin. Alto nível.
@nome48224 ай бұрын
É pq geralmente canal sobre filmes/séries eles querem focar só em crítica e isso é chato, Jurandir vai além
@yoremusic69204 ай бұрын
@@nome4822 Sim. Ele ensina.
@gabrielfernando094 ай бұрын
@@nome4822 Exatamente
@GabrielOliveira-nj9qg4 ай бұрын
PH Santos também, esse vídeo aqui mesmo é fantástico kzbin.info/www/bejne/gpTSf5uwadSjmbc. E ainda tem o Gustavo Cunha no universo geek.
@kiaramendes59474 ай бұрын
Eu acredito que os filmes sobre guerras os mais antigos tinham isso de você entender o que estava acontecendo sem que nada fosse dito ,eu mesmo sentia a angústia a tristeza dos personagens sem que eles dizerem nem uma palavra
@lirioamarelo4 ай бұрын
A série "Chernobyl" foi muito elogiada por saber usar e encaixar muito bem os diálogos. Principalmente um, que foi muito expositivo, sobre o porquê do "acidente" ter acontecido dentro da usina nuclear.
@caioduarte18674 ай бұрын
Chernobyl é perfeita! Aquela cena da ponte foi uma das melhores que já vi seja em filme ou séries! Fora que mal consegui olhar para os funcionários da usina afetados pela radiação.
@lirioamarelo4 ай бұрын
@@caioduarte1867 Sim, Chernobyl é irretocável!!!
@nosferatualucard17784 ай бұрын
Sem dúvidas a série que mais sou apaixonado, simplesmente perfeita.
@lirioamarelo4 ай бұрын
@@nosferatualucard1778 ❤️😊❤️😊❤️😊
@let.csantos16734 ай бұрын
Sério? Esta série estou para ver mas queria saber mais opiniões sobre. Agora fiquei mais curiosa.
@tmmiran4 ай бұрын
Jurandir, eu jogo RPG (de mesa) desde garoto e tenho usado seus vídeos para explicar aos amigos como o cinema pode melhorar as sessões de jogo. Obrigado por todo esse material incrível!
@doutorjunior4 ай бұрын
Wow! Finalmente alguém mandando a real sobre esse produto da Netflix que não se assume como série (porque não é) e muito menos como novela (será por vergonha?). Depois de várias criticas positivas aqui e acolá, resolvi dar uma chance a Pedaço de Mim, mas não consegui passar do primeiro episódio. Achei mal escrito, a cena de abertura é totalmente inverossímil e o plot central, alardeado como genial pela mídia em geral, é uma variação tosca de um tema recorrente nas novelas da Globo: a paternidade desconhecida, indesejada ou inesperada que vai colocar aquele grupo de pessoas em conflito. Como nos já citados folhetins da televisão, os diálogos são didáticos. Some-se a isso o vício dos nossos atores em tentar valorizar cada palavra, como se estivessem declamando Shakespeare, no que deveria ser apenas uma conversa trivial. Isso escancara a pobreza da narrativa. Mais um video excelente pra conta, Jurandir! Muito obrigado!
@sundancekidbra4 ай бұрын
Esqueci que os cara ainda não decidiram que era novela ou serie (é basicamente uma série com elementos folhetinescos)
@JoaoPedro20044 ай бұрын
Pedaço de Mim melhora a partir do episódio 4. Há uma transição para a maioridade dos gêmeos. ps: a paternidade é conhecida. Só não para um personagem...
@camillabatista54024 ай бұрын
Mas essa crítica sua tbm se aplica a filmes e séries que não são brasileiras?!porque filmes famosos já usaram ezza dinâmica de história.
@ronymiranda834 ай бұрын
E como voce pode criticar se você não assistiu?
@doutorjunior4 ай бұрын
@@ronymiranda83 se vc ler o meu comentário com atenção vai perceber que ele se refere exclusivamente ao primeiro episódio desse híbrido de novela e série. E a regra é clara: se uma narrativa não consegue te prender nos primeiros minutos significa que há um sério problema de desenvolvimento ali.
@langlebertmartins13114 ай бұрын
O dialogo expositivo mais sensacional q ja vi foi naquele filme "Rubber". Onde um personagem, no inicio do filme, rompe a quarta barreira e diz ao publico nao reclamar sobre qual o sentido faz um pneu assassino.
@RaimarLunardi4 ай бұрын
Rubber é genial mesmo, procura os outros filmes do Quentin Dupieux que são bons tbm!
@okamaman73244 ай бұрын
Rubber é um tour de force de roteiro e delivery perfeitos.
@carolinaf74634 ай бұрын
Eu viiii esse filme 😂
@150leo4 ай бұрын
Lendo os comentários da pra ver que as pessoas que comentaram não assistem filmes brasileiros ou julgam tds os filmes pelo que conhecem, que não devem ser muitos
@HenriqueM-jh1ye4 ай бұрын
Esse estranhamento com produções brasileiras é simples - Nós temos referência da realidade brasileira e quando comparamos as duas coisas, as obras ganham um aspecto artificial. Quem já viajou/morou algum tempo nos EUA sabe que o que acontece nos filmes não reflete em nada a realidade daquele país.
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
@Notificacaosilenciadaessa galera é doida não dá pra entender
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
@Notificacaosilenciada pó mané tbm não né kkk
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
@Notificacaosilenciada kkkkk
@FabianaFerreira-h2j4 ай бұрын
😂😂😂 isso é muito óbvio
@hime-senpai59384 ай бұрын
Nas produções BRs eles gostam de colocar nas falas como estão se sentindo também. "Nossa eu fico muito irritada quando....", "Nossa eu fico muito triste..."
@anazaupa4 ай бұрын
A explicitação do que se sente ante o comportamento do outro é um princípio da comunicação assertiva e não-violenta.
@AnaM-bi2ws4 ай бұрын
@@anazaupa é muito ruim para roteiro de audiovisual. Falta de técnica.
@martamirianlimateixeira15204 ай бұрын
Vejo a toda hora alguma criança dizer você é a melhor mãe/tia/avó/irmã do mundo...pelos motivos mais simples.
@karennafurtado20314 ай бұрын
Eu tbm! Achei mto estranho isso de "ngm fala isso!" Kkk oi?!?
@Knikko4 ай бұрын
@@karennafurtado2031 Acho q como foi dito, o contexto e a própria atuação da criança, fez com que parecesse forçado demais.
@GRANDIOSODEUSNANDÃOMANGÁS4 ай бұрын
Eu nunca ouvi isso kkkkk
@claracl67922 ай бұрын
Exatamente. Super forçado esse cara ao ter a necessidade de criticar coisas mínimas da série 😂
@javs1206Ай бұрын
Com que frequência?
@nataliasouza36004 ай бұрын
Nessa última temporada de The Boys, tem um monte de diálogos assim. Mas pra mim, a gota d’água foi no ep onde o Cavaleiro Tek fala claramente que o Capitão Patria quer os presídios privados para colocar os dissidentes. Nada mais precisava ser dito, tudo já havia sido exposto e falado na cena, mas o Hughie olha pea cara da Luz Estrela e diz “Ele está falando de campos de concentração 😮”. Podre, KKKKKKK.
@maquinadotempo86434 ай бұрын
Eles fazem isso para aparecer em trecho do tik tok. Tem vários vídeos de The Boys com os personagens falando o óbvio,como Capitão Pátria dizendo que é mal para uma edição de segundos com música da moda
@1kracuauker7974 ай бұрын
essa quarta temporada é tão podre e mal escrita que merecia um vídeo do Jurandir kkkkkkkkk
@juliadesegunda4 ай бұрын
Nossa, não aguentei nem um episódio dessa temporada de The boys, ainda bem que nem cheguei aí 😅
@lorena76104 ай бұрын
Foi assim porque o público não estava entendo que era um crítica, e tinha nazifascista ultimando a série como inspiração. Sim, ele não pensam! Ficaram revoltado porque a série mudou 😂
@lorena76104 ай бұрын
Perdão os erros! Ignore por favor!
@pedrogomes2094 ай бұрын
Vivi essa questão de chorar pelo personagem a primeira vez quando assisti a espera de um milagre, a cena em q o john ta pra ser eletrecutado e os guardas estão segurando o choro é de cortar o coração de qualquer um.
@martinhosengia76663 сағат бұрын
Acabo de conhecer o canal! Muito bom...eu sempre tive sentimento de quão ruim alguns filmes ou cenas eram, mas nunca tinha entendido o Por quê. Abriu meus olhos!
@viverdedesenho55074 ай бұрын
O bom do Jurandir é que ele não passa pano pra ninguém. O que é ruim ele fala mesmo kkkkk.
@Nokuzi4 ай бұрын
Jurandir lindo, perfeito, se errou foi tentando acertar 🩷
@vinicius519054 ай бұрын
Resumo do video que vi: Dialogos muito explicativos são ruins Dialogos que são subentendidos são bons
@francirleiconceicao28814 ай бұрын
E o pior é que eu achava o contrário
@GrafinVonHopper4 ай бұрын
Sim. Torna a produção mais inteligente
@AnnaLindissima4 ай бұрын
Meh...
@juliabahia742719 күн бұрын
É a primeira vez que vejo um vídeo seu, gostei muito. Você já viu "saudade fez morada aqui dentro"?
@osvaldoreis95064 ай бұрын
Poderia mencionar a cena final do filme "Eles não usam black-tie" em que Fernanda Montenegro e Guarnieri catam feijão. Cena belíssima de subtexto.
@daniellecunha30024 ай бұрын
Cara, esta cena me deixou inquieta na época em que assisti.
@kkfoto4 ай бұрын
Vi esse filme na Inglaterra, e o público inglês não entendeu nada. "É algum tipo de ritual?" O simples ato de catar feijão era algo desconhecido para eles. Em breve será também para os brasileiros. Ninguém mais faz isso
@IsabellaP4ndora4 ай бұрын
o grande problema que vejo de diálogos muito elaborados e focados em subtexto é que o escritor automaticamente perde público. Querendo ou não, quanto melhor as coisas são explicadas, vai leitores entenderão a história e mais ela agradará grandes públicos (não a toa, o video inicia dizendo que esta é a série mais vista). Sou escritora e é sempre um dilema grande, cada escolha subjetiva é uma certeza de que parte do público mais "casual" vai perder algo. Pessoalmente gosto de escrever livros em camadas, crio camadas mais óbvias, feitas para atingir grandes públicos, e vou adicionando diversas camadas mais discretas na história. Tem funcionamento bem no meu retorno dos leitores. Isso gera, inclusive, feedbacks muito interessantes, por exemplo, no meu romance a protagonista tem um envolvimento romântico com duas personagens, um construído de forma mais explícito e outro mais discreto, e os leitores que gostam de A, nao entendem o B, e aqueles que entendem e gostam de B, acham que o A não é um amor verdadeiro. Enfim, acho que excluir o explícito e o demonstrativo não é a melhor saída (salvo se a intenção da obra é essencialmente focada em agradar à crítica) e sim brincar com as camadas de uma história.
@liliansoares32044 ай бұрын
Acho que se trata também de equilíbrio não? Seu texto por exemplo, você coloca coisas mais óbvias e coisas mais em subtexto tanto para agradar um público maior (em quantidade e quer algo mais fácil) quanto um mais seleto que gosta, compreende e curte subtextos. Entendi a crticia do Jurandir ao fato de que a série em questão e obras brasileiras em geral, abusam muito do didático e extremamente óbvio, não? P.S: Fiquei curiosa em ver seus escritos
@IsabellaP4ndora4 ай бұрын
@@liliansoares3204 exato, eu escolho coisas que julgo essencial que pessoas mais "distraídas" precisam entender e as conto de forma mais evidente, e vou avançando em camadas mais discretas aquilo que posso me dar ao luxo de nem todo mundo entender.
@JacianeChaves4 ай бұрын
Também sempre escrevo meus livros pensando em qual público quero alcançar. E por incrível que pareça as histórias mais simples são as mais lidas. Pessoal não tem muita paciência hoje em dia para ler ou assistir algo com apreciação kkkkk
@gustavoolinto22054 ай бұрын
Primeiro vídeo de sua autoria que tenho oportunidade de assistir e confesso que já faz algum tempo que procurava inconscientemente um momento de entretenimento como este em relação à arte. Obrigado!
@patriciacurvelo43544 ай бұрын
Eu assisti a novela Maria do Bairro inteira 6 vezes Jurandir, 6 vezes! 🥺
@mmdeoliveira4 ай бұрын
Como é fantástico que alguém conseguiu colocar em palavras todo o desconforto que eu sinto quando assisto a maioria das produções brasileiras. Eu achava que era resquício teatral, até culpava a atuação mas agora me dei conta que é o roteiro. Faz todo sentido, parece que é feito para uma criança entender, a gente não precisa pensar, mas fica completamente não natural.
@juliaoyana6754 ай бұрын
Eu não sou brasileira, moro aqui há 4 anos desde o começo não consegui me conectar com os filmes,series e novelas brasileiras (a exceção do o Clone e O caminho as Indias), a maneira que eles falam me deixava incontornável, achei que quando ia me acostumar depois de um tempo. Porém só piorou😂😂😂😂😂
@dasilvalara1884 ай бұрын
Penso que a minha geração - a afamada geração Z - foi moldada inevitavelmente graças ao formato vendido no TikTok, shorts do KZbin e reels do Instagram. Vídeos curtos de 30-60 segundos no máximo! Evita que você pense muito e formule informações; basta absorver a superficialidade. Para os filmes e série nao se tornarem "obsoletos" é necessário, infelizmente, para não abandoná-los, diálogos demasiadamente explícitos o tempo todo. Existe uma necessidade quase que vital de mostrar "para o que você veio". Caso contrário, não vale a pena!
@soubrunaassis4 ай бұрын
@@dasilvalara188 Não tem nada a ver. Quem produz as novelas brasileiras e essas séries/minisseries não são da geração z, e o público alvo também não é a geração z (pelo menos Pedaço de Mim não é). O roteiro expositivo sempre existiu desde que novela é novela aqui no Brasil, mas alguns roteiros e atuações se salvaram, e por isso podemos ter orgulho de algumas produções. Agora, a geração Z (2000-2010) cresceu com o final da era de ouro das novelas da globo, eu, por exemplo, assisti poucas: Malhação 2012, A Vida da Gente, Avenida Brasil, Cordel Encantado, Sangue Bom, mas por outro lado cresci consumindo muito mais as produções norte-americanas: Game of Thrones, The Office, Breaking Bad, Friends, The Walking Dead, Modern Family etc, e, basicamente, a maioria da geração z com acesso a internet também cresceu consumindo mais prod. norte-americanas do que brasileiras. Pra conquistar o público da geração z hoje, não pode ser novelístico demais, porque pegamos o final da grande era das novelas brasileiras e por isso não estamos tão inseridos nessa cultura, e por crescermos num contexto mais globalizado, estamos mais acostumados a forma norte-americana de se produzir, desde a atuação até os roteiros e fotografia (E também o número de episódios, e repartições em temporada). Já o que você falou sobre vídeos curtos, talvez afete a geração Alpha (2010-atual), eles sim podem ter certa dificuldade de assistir filmes inteiros, por exemplo (Meu sobrinho de 6 anos é assim, infelizmente) mas ainda sim, consomem esse tipo de entretenimento e dão preferência às produções estrangeiras, seja dos EUA, Coreia do Sul ou Japão. O problema das produções brasileiras é a dificuldade em se achar nesse contexto globalizado. Nós temos a nossa forma de enxergar as produções visuais, a interpretação de algo difere dada a cultura de cada um, não precisamos copiar outros países, a questão não é essa, mas existe uma necessidade enorme de trazer mais qualidade e veracidade para o roteiro, direção e atuação.
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
@@juliaoyana675vc é gringa ?
@bitucarock4 ай бұрын
@@juliaoyana675 tenta assistir as novelas com mais de 25 anos. São as menos piores.
@brunoazevedoX4 ай бұрын
Eu amo novela, gosto das nossas produções. São rasas, repetitivas e até barrigudas (anos 80, 90 novelas tinham mais de 200 capítulos), mas entregam o q a gente quer, q é entreter. Nada mais q isso. E fico feliz q essa produção está um sucesso, mostra q esse produto ainda é rentavel
@wesleyvellutini4 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo! Tive crises de agonia quando tentei assistir a série, não consegui. As pessoas não falam assim. Mas, pior ainda, as pessoas TENDEM A PASSAR A FALAR E AGIR ASSIM, porque aprendem essas coisas em séries, novelas e filmes.
@hugosouza70424 ай бұрын
Perfect Days - na cena final em que Hirayama segura o choro, é extremamente intensa, nos faz sentir o mix de sentimentos que se passava em sua mente, sendo medido claro ao longo do filme. É felicidade, tristeza e nostalgia tudo junto .
@lipesbrandao4 ай бұрын
7:34 o diálogo já nao ajuda, e o menino manda o texto de maneira mais artificial que tudo. Fico imaginando quem reprovou no teste para o papel
@nebulosal56434 ай бұрын
Jurandir, adoraria muito saber a sua opinião sobre um filme q tem causado tanta comoção nas pessoas como Deadpool e Wolverine, de um ponto de vista técnico seu, principalmente na questão da nostalgia
@leandroborges57434 ай бұрын
Concordo 100%. Mas essa série foi feita pensando em reproduzir o antigo sucesso das novelas melodramáticas da globo, e nesse quesito eles acertaram em cheio.
@ocriz1981Ай бұрын
07:08 - Bastaria um "obrigado, tia".
@rsdobr91774 ай бұрын
Há exceções. Mas na maioria das vezes a impressão que tenho é q o Brasil não produzir filmes e séries, oq ele faz são novelas mais curtas
@MrJunq4 ай бұрын
5:20 Não entendi esse exemplo de Big Hero. A fala da faculdade serve pra construção do personagem, pra entendermos que ele não quer seguir os passos do irmão, não quer uma carreira convencional, o que se encaixa totalmente no personagem, e acho que funciona muito bem e de uma forma sutil.
@luizhenriquevale86954 ай бұрын
tudo bem, mas o ponto que esta sendo colocado é que a fala não faz sentido com o irmão dele... se fosse outra situação onde ele conversasse com quem não tinha o contexto todo da vida dele serviria para estabelecer o personagem pra gente em contexto que faz sentido pelo menos
@italokaon90754 ай бұрын
exato... pra mim o personagem usou foi da ironia com o irmão o tempo todo durante o diálogo. nada teve a ver com reafirmação nas falas de forma incoerente ou desnecessária.
@lambert233227 күн бұрын
@@italokaon9075nah, "nossos pais morreram faz 3 anos lembra?" É bem forçado
@t0122 күн бұрын
É a primeira vez que sou exposto à essas tecnicalidades de roteiro ou narrativa. Muito foda, esclarecedor. Obrigado!
@MarceloRodrigues-bv8tn4 ай бұрын
Tenho uma prima que fala na vida real todas essas frases ruins de roteiro que o Jurandir disse que ninguém fala. Uma vez ela meteu pra mim: " Só por que tu fez faculdade se acha melhor do que nós??"(Eu tava falando sobre futebol)
@fla90864 ай бұрын
Pois é, eu também já ouvi essas coisas na vida real kkkk
@reginamary44 ай бұрын
pior q essas midias ruins acabam moldando algumas pessoas 🫤
@ojoaopedrovilamar4 ай бұрын
Querido Jurandir, uma singela sugestão de vídeo: melhores diálogos do cinema com propósitos específicos. O exercício proposto é dar exemplos de diálogos que expressam determinadas emoções/sentimentos ou são chave para o desenrolar da história.
@julianaproenca78294 ай бұрын
Te conheci hoje, agora, nesse vídeo! Meus parabéns, quanta riqueza em um conteúdo, quanta informação e conhecimento. Você tem o dom de absorver e compreender esse universo de uma forma única. Nos primeiros minutos corri me inscrever no canal.
@renanandre60314 ай бұрын
Isso não é um vídeo, isso é uma aula.
@nickfilmaker4 ай бұрын
Acho isso bastante relativo. Ninguém fala como os personagens de Tarantino ou Sorkin, mas os textos são tão bons, que todos adoram. Assim como há diálogos explícitos brilhantes. Mas, sim, a tv brasileira tem esse vício.
@rachelgris4 ай бұрын
favoritismo americano amg kkkkkkk eu sei que a tv brasileira tem uns erros, mas é inegável o quanto alguns babam ovo de Hollywood
@nickfilmaker4 ай бұрын
@@rachelgris Outros países tem esse habito de ultra exposição também.
@150leo4 ай бұрын
@@nickfilmaker Gosto muito do universo star trek, apesar de até gostar do discovery, os diálogos são insuportáveis em algumas cenas, a dinâmica é um fala o outro explica, ainda tem o fato de que dada a função de cada personagem no dialogo, ele nem deveria saber daquela informação. Basicamente td mundo sabe td e explica, menos quando o roteiro quer
@tropical_boys4 ай бұрын
@@rachelgris"Babam ovo" kkkkkkk Tava demorando a chegar o guardião das virtudes brasileira. A trajetória que Hollywood tem no cenário cinematográfico, o Brasil infelizmente não chega nem perto. Não é "babar" o ovo, e sim aceitar a realidade como ela é. Poucos filmes brasileiros alcançam fronteiras inimagináveis, primeiramente pela barreira linguística, e depois pela qualidade de muitos. Tanto é que a indústria nacional geralmente foca em fazer filmes de comédia, pois quando tentam sair dessa linha, de 10 filmes que fazem, 3 caem na graça do público brasileiro, e desses 3 apenas 1 realmente é ótimo e consegue alcançar algo a mais lá fora, o resto serve só pra preencher linguiça. Pq hoje em dia o cenário brasileiro é esse, é muita quantidade e pouca qualidade.
@rachelgris4 ай бұрын
@@tropical_boys amigao, o fato do seu repertório cinematográfico nacional ser pobre e escasso, não tira o mérito dos filmes brasileiros serem sim bons no undergound. Já que vc acha que filmes nacionais são apenas de comédia (e vc julga qualidade nisso) indico você a assistir filmes como: Cabeça de Nego, O Auto da Compadecida, Cidade de Deus, Bicho de 7 cabeças e vários outro. E por favor, sai dessa bolha colonizadora. Paz!
@paulor24 ай бұрын
Este canal tem conteúdo de altíssima qualidade. Parabéns, Jurandir.
@rafaelvalladao16784 ай бұрын
Jurandir, assisti recentemente "O Pior Vizinho do Mundo" (A Man Called Otto) e achei bem interessante, acho que vale a pena um vídeo sobre, por exemplo, como o passado dele é mostrado em momentos cruciais e sendo ligado a pequenos objetos que lembram ao Otto dele.
@samambaia60164 ай бұрын
Uma vez me falaram que as obras brasileiras, principalmente de diretores que estao mais acostumados com novelas, tem consigo uma necessidade de manter dialogos superficiais e ao mesmo tempo complexas sobre cada acao que acontece, aconteceu ou acontecerá, pois existem sequelas dentro dessas obras vindas da epoca em que a maioria da populacao era mais acostumada em OUVIR nas radios, do que ASSISTIR na Tv. Eu sinceramente nao duvido disso, minha bisavo foi a primeira a ter uma tv em cores na rua dela e consequentemente, recebia visitas frequentes em sua casa. Ninguem ligava mto pra atuacao em si na epoca, era mais como ouvir uma fofoca em uma apresentacao meia boca de coisas que acontecem por aí. Bom dia Veronica e Cidade invisível sao otimos exemplos pra isso, as duas tinham esse problema de "dialogos expositivos" e foram se aperfeicoando aos poucos (menos pela parte das crianças que sempre foi mto mal feita) Enfim... Juliana Paes tbm é uma atriz incrivel, mas mto mal administrada.
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
Mal administrada ?
@MsBoass4 ай бұрын
A narrativa é de novela, gente. Essas produções são bem "telenovela", não quee dizer q seja ruim, só não é pra quem busca algo mais profundo
@gleycicecilia4 ай бұрын
Concordo
@CarlosCosta-gp4dv4 ай бұрын
Ou seja, é ruim.
@katiafraga20644 ай бұрын
É mal feito mesmo.
@henriquelinopacheco154 ай бұрын
Não. O que torna ruim não é "ser novela". As novelas hoje em dia que ficaram ruins ao fazerem o que o vídeo aponta. A cena da Carolina Dieckmann cortando os cabelos é uma cena histórica do áudio visual nacional vindo da novela.
@poetanikito4 ай бұрын
Perfeito. É uma linguagem melodramática tradicional da cultura latina, exagero, excesso de exposição e drama supervalorizado, são características do gênero. Não se compara uma narrativa de Hollywood, com uma abordagem narrativa de Bollywood, Kdrama ou Dorama e também não se compara com novelas brasileiras, mexicanas e afins. Ainda assim, existem novelas brasileiras bem executadas e mal executadas dentro da sua proposta. Eu não assisti essa obra em si, e não vou me arriscar a pagar super crítico. Mas se está sendo popular, algum ponto de conexão ele conseguiu com a audiência, e isso não é questão de juízo de valor ou algo do tipo, é mérito de comunicação msm, de certa forma atingiu seu objetivo.
@cesaraugusto86334 ай бұрын
para a audiência média não parece ser um roteiro e diálogos ruins.... até pq talvez a série é dublada para outros idiomas, e emoções viscerais são mais fáceis de ser interpretadas e dubladas.... está no topo, atingiu o objetivo.
@geekley4 ай бұрын
Acho que você acabou de me explicar por que eu sempre detestei novela. Sempre que tinha alguém vendo (na época em que as pessoas viam TV) eu achava um saco intragável, mas antes eu não saberia explicar exatamente o por quê. Agora tudo faz sentido!
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
É ainda vêem só que com pouca frequência
@peristiloperis77894 ай бұрын
Já via seus vídeos, mas não era inscrito. Hoje você mereceu a inscrição, o like e o comentário. Sou escritor amador e tudo que você disse é simplesmente perfeito.
@leonardoed40634 ай бұрын
Seu Canal é maravilhoso de mais cara! Não troco nenhum conteúdo gringo no KZbin pelo seu!
@paulo_welter4 ай бұрын
O choro do Woody Harrelson, como Martin, no hospital, com sua família, no último ep de True Detective 1ª Temp., incrível..
@AliineCarvalh04 ай бұрын
Colocaram quase todas as tramas que uma novela de 9 meses tem, só que em 17 episódios. Traição, morte, perca de memoria, e aquele final esdrúxulo que ele coloca fogo na casa. Eu assisti os últimos episódios na força do ódio só para ver o que acontecia, mais a única reflexão que tive e que não teria nada daquilo se ela não tivesse mentido do começo ate quase o fim.
@aldeirleroy4 ай бұрын
Isso aí tem diálogos de novela, ritmo de novela, cheiro de novela, gosto de novela. Mas é vendida como série.
@JoaoPedro20044 ай бұрын
Mas é uma série com elementos de folhetim. Não é tão novela, apesar de ser escrita por uma novelista.
@edoo.dribeiro4 ай бұрын
Tenho tido muita dificuldade em assistir animes, uma mídia que sempre gostei, pir causa dos diálogos. São todos muito expositivos e estranhos, parecem escritos por um adolescente fanfiqueiro no Wattpad. Eles contam tudo, descrevem cada detalhe de sentimento, do passado, do mundo que estão. Do nível "você deve estar muito triste, mesmo, sendo uma imortal em um mundo em que todos os seus amigos estão morrendo e você vai viver pra sempre" (tem algo bem próximo disso no Frieren), quando a gnt já tá vendo isso sendo mostrado através da animação. É desesperador assistir a algo assim.
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
Depende do anime né. Vc acha desesperador ?
@nevermind94894 ай бұрын
Exatamente
@brunoazevedoX4 ай бұрын
Nunca dei muita conta. Vi cavaleiros do zodíaco, Sailor moon, shurato, tudo na TV Manchete. Tentei ver outras no streaming e simplesmente não desce. Tá tipo o povo aqui nos comentários sobre a novela da Netflix
@fxbakizinhotv52464 ай бұрын
@@edoo.dribeiro ei minha pergunta amigo
@italokaon90754 ай бұрын
Pois é... Quer algo mais expositivo que isso? Mais detalhista que isso? E mesmo assim tá sendo elogiado e fazendo sucesso. Ninguém chama quem assiste dorama de burro...
@reneyprates77164 ай бұрын
Admito que vc joga a régua muito pra cima meu caro, ainda assim curto muito seus vídeos. Deve ser difícil assistir filmes sendo tão conhecedor...
@scarlydenis4 ай бұрын
Agradeço pelo vídeo, Jurandir! ❤
@luisrenato90954 ай бұрын
Também agradeço... ➕ ➕ prefiro, chapado crítico. Bento Ribeiro...
@diegoandrei4 ай бұрын
Podia ter dado o exemplo de Closer Perto Demais. Quer melhor quando ambos os personagens descobrem todas as traições? Por falar nisso podia fazer um vídeo sobre esse filme heim. Parabéns pelo conteúdo, é o melhor do KZbin!
@Teacher-Thayse4 ай бұрын
Nunca entendi o hype que esse filme teve/tem(?) Um elenco bom daquele desperdiçado com uma história ruim, mal contada, nem me lembro dos diálogos, porque não guardo coisa ruim. Só sei que vi até o fim, mas pelamordedeus, que filme chato!
@diegoandrei4 ай бұрын
@@Teacher-Thayse não dá pra entender mesmo, depende do estado de espirito que tu se encontra quando vê o filme, isso vai definir se tu vai amar ou odiar kk
@Alessa_Pacheolivi4 ай бұрын
Caramba, Jurandir! Descobri seu canal hoje (12/08/24) e vc é simplesmente FAN-TÁS-TI-CO!!! Eu nunca entendi pq na época em que eu assistia as novelas (12 anos sem TV aberta), alguns diálogos me incomodavam, me davam agonia kkkkkkkk. Me davam a sensação de que, na vida real, até são toleráveis, pq o sentimento é verdadeiro, visceral (me refiro ao contexto brasileiro de novelas e ainda que sejam bons atores e alguns se salvam com louvor!), mas causavam mal estar. Vc me salvou! kkkkkkkk. Nos primeiros minutos de vídeo, já me inscrevi. Muito obrigada pelo bom conteúdo.
@gatodechapeu7394 ай бұрын
Lembre-se, não falem tudo. Mostre. Isso já diz tudo. É mais fácil um amigo acreditar que você tem um tigre se você mostrar pessoalmente.
@siromurtaborem2944 ай бұрын
A real é que ninguém conversa igual o pessoal conversa em nenhuma produção... sem essa, man.
@neoalex4 ай бұрын
exatamente... só cavou pauta pra video kkkkkkkkkkkkkk
@yascori96424 ай бұрын
Isso é vdd,só que em séries/filmes que são meio que um retrato da realidade tem que no mínimo passar um pouquinho de naturalidade pra não ficar tosquíssimo.
@eddieadwords40584 ай бұрын
Te entendo, mais a questão é que série é uma coisa e novela é outra.
@CarlosCosta-gp4dv4 ай бұрын
Ou seja, tu não entendeu nada. A novela é pro teu nível de inteligência mesmo 😂
@siromurtaborem2944 ай бұрын
@@yascori9642 verdade.
@celduda.o4 ай бұрын
nossa, esse canal foi um achado!! os vídeos são maravilhosos. adoro saber
@eversilva86824 ай бұрын
Acredito que da mesma forma que criadores de conteúdo precisam aproveitar o que está em alta para ganharem mais seguidores e likes. A indústria de filmes e séries em geral está mudando para conseguir manter a atenção dos espectadores recorrentes e conquistar a atenção de novos espectadores. A série em questão, pode não ser perfeita para muitos que entendem o mundo dos roteiros perfeitos, mas com certeza está entregando o que a “NETFLIX” tinha como objetivo. Sucesso e lucro. Não julgo nem os influenciadores e muito menos a indústria. Cada um faz o que é melhor para si.
@aluisiomirandareis21374 ай бұрын
Talvez essa característica das produções brasileiras sejam uma consequência da época em que as novelas passavam no rádio, porque tudo precisava ser dito de forma muito explícita pra montar a história.
@santosdebora23054 ай бұрын
Onde estava esse canal, meu Deeeeeus??🙏🏽🥰Muito bom!!!!
@JurandirGouveia4 ай бұрын
🤗
@GuilhermeSantos-ed6gj4 ай бұрын
9:27 essa parte me lembrou do filme Napoleão: "Ele se acha melhor pq ele tem barcos!"
@andarielization4 ай бұрын
Parei o video em 7:34 ...Eu acredito sim que existam diálogos ruins,mas cada que exemplo ruim ,eu tenho sobrinho de 9 anos que semana passada disse a mesma coisa pra mim " Eu tenho sorte de ser seu sobrinho" pq joguei com ele um jogo no celular que ninguem que ele chamou quis jogar ( pais ,mãe e irmãos)...entao tipo,o argumento ja cai por terra,ja que diálogos assim acontecem sim...Alias,ja esta errado generalizar dizendo " Ninguém na vida real fala assim" ,qual sua base pra afirmar isso? Ou é apenas sua percepção? Pq pra saber como cada pessoa e cada familia se comunica e como são seus diálogos, voce teria ter dados a respeitos disso,caso contrario, é apenas sua percepção baseado em experiências próprias, o que é insignificante em relação ao contigente de diálogos que existem na vida real. Pra mim esse diálogo em específico condiz sim com um diálogo que uma criança diria,afinal,meu sobrinho disse a mesma coisa pra mim.
@paulovittorsoaresdesousa23264 ай бұрын
Bem na cena em questão ela havia dito a criança que a doença dela não tem cura, mesmo ela já sabendo disso e logo após isso ela solta uma frasesinha motivacional e a criança já diz isso, essa situação não ficou natural ficou muito coordenada como se tivessem colocado só pra aumentar o diálogo. Uma criança pode até falar desse jeito mas naquela situação ficou muito forçado igual frase de efeito de super-heróis
@patriciac.a.16144 ай бұрын
você tá levando a crítica ao pé da letra demais. claro que qualquer diálogo no mundo é sim possível de acontecer, acontece que no cinema isso abre muita margem de tudo ficar tão óbvio que o filme fica insuportável de assistir então, como em qualquer profissão, existem boas práticas para quem faz roteiros de cinema. algumas coisas funcionam melhor e outras são mais incomodas pro público em geral
@portal8k4 ай бұрын
Vc sim, é que tá generalizando uma experiência pessoal sua com o seu sobrinho, para todo mundo!! Quando ele disse "ninguém fala assim" ele partiu da ideia de coletividade, de senso comum a todos!! Pois a abordagem dele é uma análise que parte do princípio do todo, e não da exceção! Sociologicamente, ninguém analisa um comportamento social a partir de uma exceção! O seu diálogo com seu sobrinho é uma exceção, logo, não serve como parâmetro para o todo!! Compreende isso?
@lipesbrandao4 ай бұрын
O diálogo é ruim e o menino ainda atuou que nem uma capivara
@gustavoboostel3 ай бұрын
@@portal8ka ideia de comportamentos coletivos em um país como o Brasil chega a ser meio bobo, cada região do nosso país tem comportamentos e modos de agir completamente diferentes um do outro.
@HunterZinn14 ай бұрын
Bom vídeo, sempre tive esse pensamento sobre algumas produções Br mas nunca havia visto ninguém falando a respeito até ver alguém com propriedade explicando, excelente Jurandir, cirúrgico como sempre!!!
@JoaoPedro20044 ай бұрын
Eu assisti os 17 episódios de Pedaço de Mim e SÓ TENHO UMA OBSERVAÇÃO: A produção TAMBÉM foi vendida como uma NOVELA - escrita por uma novelista, a Ângela Chaves, que adaptou Éramos Seis (2019) e colaborou nas 3 últimas novelas do Manuel Carlos (Em Família [2014], Viver a Vida [2009] e Páginas da Vida [2006]).
@thaynanathaly47444 ай бұрын
Sim eu não gostei depois que o vilão morreu ficou uma coisa meio que encheção de linguiça
@GuilhermeFernandes177294 ай бұрын
O final de Central do Brasil traduz bem oq vc falou do personagem segurar o choro e a gnt desabar
@patriciaschifini12954 ай бұрын
Parabéns ! Q vídeo incrível !! Eu pensava exatamente isso... só não sabia colocar em palavras !! 🤓
@rebecafonseca42764 ай бұрын
não concordei em nada, postei e saí correndo. Até podia me alongar em tudo que discordei, mas só vou falar uma coisa. O fime Casablanca é uma coisa, se eles usam alguns takes naõ obvios para nos levar a reflexoes e instigar nosso poder de dedução isso é ótimo para essa proposta. Mas essa série é longa, envolve muitos acontecimentos em um curto período de tempo, envolve muitos personagens, se as coisas ficarem muito no ar, a Netflix volta e faz dez temporadas só adicionando fatos e mais fatos à primeira temporada como se aquilo se desenrolasse em um espaço de tempo infinito como aconteceu por exemplo com 13 reasons why e como acontece em muitos filmes da Marvel e DC. Enfim, gostei muito desse jeito de contar a história de maneira bem direta sem muitos subterfúgios, apenas expondo como se dá as relações nessa família e nos mostrando como as coisas se desenrolam internamente para cada personagem. Não é perfeita, falta um pouco de sutileza sim, mas nada que a desmereça.
@liv974974 ай бұрын
Concordo, e também não acho que dá pra comparar filme com novela. Uma narrativa de 2h e uma de 20h são muito diferentes, a evolução do enredo e o próprio diálogo vão ser diferentes.
@invorx4 ай бұрын
20:26 pior que nesse caso acontece muito, principalmente em famílias brasileiras. Muitas vezes já levei esporro da minha mãe, minha professora, minhas tias e todas elas falaram meu nome completo. E que eu saiba, apenas as mulheres fazem issokkkk
@KarolinebunnyАй бұрын
Isso vai ser muito útil pra quando eu escrever minha história. Ótimo vídeo.
@theragnaldhi4 ай бұрын
Uma definição ótima pro efeito da arte feita no Brasil: "Com um paladar cada vez mais preparado pra merda, receber conteúdo lixo pode ser apreciado por idiotas!"
@cowboyespacial61674 ай бұрын
Não entendi, nesse caso a série fez até mais sucesso lá fora do que aqui
@lucas-prado4 ай бұрын
@@cowboyespacial6167vira-latismo. Ele selecionou um punhado de palavras para frase de efeito a fim de parecer inteligente, mas qualquer tosco consegue fazer o mesmo.
@alexandresmgc3744 ай бұрын
@@lucas-pradovê canal de crítica de gringos que eles falam mal dos próprios filmes assim como ele está fazendo com essa série. Tem filme bom , tem filme ruim independente da nacionalidade
@viniciusbudartgrando4 ай бұрын
@@lucas-prado você claramente não consegue. Série ruim de quem se contenta com pouco.
@Biker-kh8js4 ай бұрын
@@lucas-pradoSe você parar pra pensar que um filme que retrata a criminalidade e corrupção do Brasil é elogiado pelo ministério da >cultura
@paulorossi89pc4 ай бұрын
Concordo com tudo no video menos com a parte do nome inteiro hahahaa, minha esposa quando está brava comigo sempre solta um "PAULO CEZAR" e na casa dos meus pais eu cresci vendo minha mãe fazer a mesma coisa com meu pai. hahahaa
@piticoland4 ай бұрын
Esse vídeo me foi recomendo pelo youtube, cliquei e foi a melhor coisa que fiz. Suas observações são muito interessantes e vão me ajudar na escrita. Indo me inscrever no canal agora ❤