A verdade ignorada de Ficção Americana

  Рет қаралды 108,951

Jurandir Gouveia

Jurandir Gouveia

Күн бұрын

📖 UM HOMEM BOM É DIFÍCIL DE ACHAR - FLANNERY O'CONNOR
edição kindle:
amzn.to/4awF4Zb
edição física: www.doispontos...
------------------------
ARTIGOS E PODCAST: sempretextos.s...
TOCA DO COELHO: bit.ly/3Npk5xh
LIVROS: amzn.to/3ZukIug
--------------------------
INSTAGRAM: / jurandirgouveia
--------------------------
✓ Contato → canal.jurandir@gmail.com

Пікірлер: 1 000
@augustochriezanoski5794
@augustochriezanoski5794 6 ай бұрын
Que isso, domingão foi feito pra descanso e o homem está 200% na atividade
@melanciafeliz
@melanciafeliz 6 ай бұрын
Tem um episódio de Um maluco do pedaço que mostra o Wil e o Caytoln tentando entrar num tipo de clube escolar que debate negritude e os caras acham o Caytoln muito "mauricinho". A questão do episódio é sobre "existe um jeito de ser negro?"
@melanciafeliz
@melanciafeliz 6 ай бұрын
@@Usuaria01 Melhor que Judas e o Messias negro?
@sergsant73
@sergsant73 6 ай бұрын
Carlton.
@joelsonlimadeoliveiraolive9924
@joelsonlimadeoliveiraolive9924 6 ай бұрын
Para a Esquerda existe.
@carloseduardoporto3469
@carloseduardoporto3469 6 ай бұрын
Cara, eu também me lembrei desse episódio, o Tio Phil também fala umas coisas muito interessantes; essas pessoas querem fazer pessoas de etnia negra ser associados a pobres, empregados, sofredores. "Cultura Preta" ser a favela e gueto, mas não o que realmente importa, eles serem o que são que são pessoas normais e que devem viver com suas próprias realidades, ter seus gostos. Identidarismo e Ideologia está aumentando mais o racismo do que combater como eles prometem.
@matheusferreira5076
@matheusferreira5076 6 ай бұрын
@@carloseduardoporto3469 Do Tio Phil se não engano, ele mostrou a hipocrisia dessa galera, quando brigou com uma antiga colega do "movimento negro" dos EUA. Que ela meio que se afastou dele e família, por que ele virou um dos "brancos" que eles tanto criticavam, era inaceitável ele ter virado alguém de influência e respeito em negócios "brancos".
@nicole00-0
@nicole00-0 6 ай бұрын
Fico pensando por onde o Jurandir andava. O KZbin precisava de canais como o seu! Parabéns pelo trabalho e pela coragem de falar a verdade num mundo tão ignorante em que tudo que não for “politicamente correto” é passível de cancelamento e xingamentos.
@mmajournal
@mmajournal 6 ай бұрын
Canais do Danelogare, Jurandir, Sexto round (MMA), e vários outros que não me vêem a mente agora enquanto escrevo, merecem muito mais visibilidade e mais atenção 💯🦾🔝🚀
@JurandirGouveia
@JurandirGouveia 6 ай бұрын
Esqueci de fixar o foco da câmera e o resultado foi esse. Me desculpe, pessoal.
@4shketchutt
@4shketchutt 6 ай бұрын
Tudo bem 😎👍
@kauaandriole855
@kauaandriole855 6 ай бұрын
Tudo bem
@Pedro-ej4kr
@Pedro-ej4kr 6 ай бұрын
Você sempre terá nosso perdão, Jurandir.
@Neilironico
@Neilironico 6 ай бұрын
Quando o conteúdo é bom não importa o foco
@TheSiegHartFox
@TheSiegHartFox 6 ай бұрын
Vc me prometeu True Detective. Cade analise da primeira temporada ? :( eu te odeio.
@DKDanilo
@DKDanilo 6 ай бұрын
Tem que embrulhar esse vídeo pra presente e mandar pra alguns youtubers que, segundo eles, SÓ ELES entenderam a mensagem do filme e vai justamente ao contrário do que foi dito aqui.
@InfinityToCube
@InfinityToCube 6 ай бұрын
3 VÍDEOS SEGUIDOS!?!?! Caramba Jurandir, você tá maluco kkkk Mas não vou reclamar de maneira alguma, afinal, só conteúdo de qualidade.
@GuilhermeSantos-ed6gj
@GuilhermeSantos-ed6gj 6 ай бұрын
Essa discussão sempre me lembra da Srta. Morello de "Todo Mundo Odeia o Chris". Pra mim, é a personagem que melhor representa essa galera.
@wellingtonsh1
@wellingtonsh1 6 ай бұрын
É a mesma mentalidade mesmo. Mas o Woke é só mais uma onda da Nova Esquerda do final dos anos 1960, essas ideias já existiam nos Estados Unidos a muito tempo, só não tinham força antes de 2010 e de sua "revolução" em 2014, assim como fizeram antes na Europa com a "revolução" de maio de 1968.
@pedruu7097
@pedruu7097 6 ай бұрын
só consigo lembra do video do guto zacarias em que um cara branco chega pra ele e diz que ele n sabe oq é ser preto, e fala tbm que basicamente ele n se veste como negro, parece uma cena de the office, no fim a impressão q passa é que eles sabem mais sobre a gente doq nós msm, se apropriando da nossa propria individualidade, ate no que criamos pra nos mesmo eles querem dizer o jeito que devemos agir pra sermos parecidos com a gente kkkkkk
@nativolocal1243
@nativolocal1243 6 ай бұрын
Pena que o Guto só é usado como escudo ou tapa buraco do MBL
@c-prado
@c-prado 6 ай бұрын
Já não existe individualidade, se você não está a serviço de uma coletividade você não é nada e não merece voz...
@pegetox1
@pegetox1 6 ай бұрын
@@nativolocal1243 pra vc dizer isso com certeza não conhece o MBL
@nativolocal1243
@nativolocal1243 6 ай бұрын
@@pegetox1 conheço bem até demais, porque já fui um pivete que gostava desses caras kkkkk se livraram do holiday por mera discordância mas manteram o mamãe falei que fez pior, agora esse Guto so ta ai pra dar murro em ponta de faca em cpi inutil e atacar figuras publicas negras (basicamente o que o Holiday fazia)
@pegetox1
@pegetox1 6 ай бұрын
@@nativolocal1243 Pior? Com certeza vc gosta de traidor, o feriado saiu pra babar o ovo do mito, não foi o MBL que mandou embora e o Mamãe Falei mandou áudio falando bobagem em grupo particular dos brothers do futebol, não cometeu nenhum crime ou foi incoerente com suas ideias, se você realmente pensa assim como escreveu, precisa estudar mais pra entender o que é ser de direita de verdade e o que significa lealdade. E quanto ao Guto, está muito enganado, ele fez e faz muito mais do que isso, saia das redes sociais um pouquinho e pesquise sobre o trabalho dele que vai ter uma surpresa. O MBL fez e faz mais pela direita do que qualquer outro grupo político nesse país, aliás é o único grupo verdadeiramente de direita.
@sonorousartist3476
@sonorousartist3476 6 ай бұрын
Fui assistir esse filme sem esperar nada, mas me tocou de uma forma que eu não esperava, essa situação dele querer mostrar que é mais do que só o tom de pele, de onde você veio e da sua família, isso me fez amar esse filme, ele só querer mostrar que ele é melhor porque ele é
@cambucasbeach
@cambucasbeach 6 ай бұрын
Não me canso de falar: seu canal é fantástico. Indispensável. Obrigado.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 6 ай бұрын
Acertaram muito nesse filme! Ele tem um humor muito inteligente e sagaz.
@Lalolalocarvalho
@Lalolalocarvalho 6 ай бұрын
Olá Jurandir Gouveia, queria dizer, que desde que encontrei seu canal virei um apreciador do seus conteúdo, alguns filmes eu assistir por causo da suas recomendações, e virei mais ainda um apreciador da 7 arte. Muito obrigado pelo seu trabalho
@Lalolalocarvalho
@Lalolalocarvalho 6 ай бұрын
Sou grande admirador
@JurandirGouveia
@JurandirGouveia 6 ай бұрын
Obrigado pelo carinho!
@MrCandongas
@MrCandongas 6 ай бұрын
Cara seu conteúdo eh muito bom, como vc explica, as referências que traz e os argumentos que põe... Cara muito bom to curtindo muito... Parabéns!
@marciogama8120
@marciogama8120 Ай бұрын
muito bom, Jurandir. Teus videos sao muito interessantes sob o aspecto simbólico das historias atuais de cinemas.
@celula-juda-uy9zg
@celula-juda-uy9zg 6 ай бұрын
Esse assunto é igual a situação dos índios do Brasil. Porque não deixam os índios se desenvolverem? Porque ficam impedindo que eles cresçam e se desenvolvam como nós? Porque insistem em mantê-los longe do conforto, dos estudos, de se tornarem livres pra fazerem suas escolhas?
@rodigosr
@rodigosr 6 ай бұрын
Mas eles tem tudo isso e lutam para que brancos não tomem as terras deles. Tem índio que anda carro e tem iPhone, outros preferem a vida simples.
@enzoedin8623
@enzoedin8623 6 ай бұрын
O que eu estou aprendendo sobre Cinema e Roteiro com o Jurandir é sensacional e incrível, parece até aula de faculdade. Vc é incrível.
@FabioJulioRoque
@FabioJulioRoque 6 ай бұрын
Tava rodando para ver analises deste filme e cai nesta sua analise ,e posso dizer depois de ver muitas: Você foi muito mais profundo que todas outras. Parabens!
@sonhosebatalhas7633
@sonhosebatalhas7633 5 ай бұрын
Obrigada, querido! Jurandir, vc precisa fazer palestras! Tô imaginando vc nas escolas....que sonho! Obrigada!
@deletado12
@deletado12 6 ай бұрын
Que debate e reflexão interessante, parabéns por mais um vídeo de roteiro incrível!
@AndreLuiz-hy8qu
@AndreLuiz-hy8qu 6 ай бұрын
Excelente vídeo, mas se me permite a sugestão, tem que configurar o foco da máquina, ela ficou alternando entre seu rosto, o microfone e a janela. Eu já vi isso em câmeras da Sony com outros youtubers, quando a pessoa movimenta muito as mãos a câmera fica doidinha tentando achar o foco. Para resolver você pode configurar a detecção no olho e testar. Mas eu configuraria em foco manual, você não é uma pessoa que movimenta muito (tirando as mãos). Coloca alguma coisa no local onde sua cabeça vai ficar e crava o foco manual lá, assim vai sempre estar com o foco cravado e a câmera não vai ficar tentando achar o foco. No mais, só mais um vídeo excelente.....abraço.
@guimanaus
@guimanaus 5 ай бұрын
Excelente análise! Muito obrigado.
@Anrekk
@Anrekk 6 ай бұрын
O cara é uma maquina! Seu canal foi o maior achado que tive nesses últimos anos, e cara, que sensacional o seu canal! Os assuntos que você aborda são incríveis meu irmão, continue assim!
@Dr.Terror-rx4vt
@Dr.Terror-rx4vt 6 ай бұрын
Que vídeo sensacional, Jurandir! Você foi ao cerne do filme e fez excelentes reflexões. Seu canal é ouro.
@leonardooliveira-vz2px
@leonardooliveira-vz2px 5 ай бұрын
A maioria dos comentários que li foram enviesados. Esse desvelou tudo o que achei do filme. Parabéns pelos detalhes e por sintetizar a trama.
@francieliton
@francieliton 6 ай бұрын
3 vídeos em sequência,acalme-se homen
@leandroborges5743
@leandroborges5743 6 ай бұрын
Jurandir vem que vem quicando…
@gatodechapeu739
@gatodechapeu739 6 ай бұрын
Triologia de vídeos muito boa Jurandir, como sempre vou te desejar Parabéns 👏👏👏
@MarcosSoares-zc6lj
@MarcosSoares-zc6lj 6 ай бұрын
Jurandir, você pode fazer um vídeo sobre como as histórias de mais de um protagonista funcionam?
@dayselourenco837
@dayselourenco837 6 ай бұрын
Brilhante. E necessário. Obrigada ir seu comentário
@NoticiasdoPalmeiras7
@NoticiasdoPalmeiras7 6 ай бұрын
Jurandir, esse vídeo é uma análise das melhores que vi sobre um filme. Você é gigante.
@vagnerrondon
@vagnerrondon 6 ай бұрын
Que presente eu ganhei com esse vídeo... Muito obrigado, ganhou um admirador.
@wesleysmith2177
@wesleysmith2177 6 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo, jurandir. Sempre nós surpreendendo com a qualidade e dedicação no seu conteúdo.
@saccaniproducoes
@saccaniproducoes 5 ай бұрын
Uma análise muito boa e com informações que não sabia. Parabéns
@sergioat2000
@sergioat2000 6 ай бұрын
Jurandir você é um cara FODA no que faz. Parabéns por mais um excelente vídeo. Eu assisti ao filme por causa do seu primeiro vídeo. Assistirei novamente. Valeu!
@caiocesarrangel8655
@caiocesarrangel8655 6 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo. Existe um livro chamado A Falsa Medida do Homem, de Stephen Jay Gould, que versa sobre a afirmação "Não existe raça, mas o racismo existe". Abraços.
@Luciferrr666
@Luciferrr666 6 ай бұрын
Obrigado , isso é muito gostoso de ouvir a inteligência isso é pura inteligência o que nos faz com que saímos da mesmice e do que estão nos imponto , ouvir sabedoria e inteligência nos lembra do outo lado e nos mostra o que não esta sendo jogado na nossa cara e sim o que depende de nos mesmo para entender......s2
@washdtreis
@washdtreis 6 ай бұрын
Filme muito bom. Adorei a discussão proposta e as interpretações são fantásticas.
@eraldogasparini9285
@eraldogasparini9285 6 ай бұрын
Cara!!! Sua análise foi excepcional. Estava com receio de assistir esse filme, mas agora vou assistir. Parabéns, continue o bom trabalho.
@reullub
@reullub 6 ай бұрын
Muito foda, Jurandir. Mais um inscrito
@LuizFernando-pv9ed
@LuizFernando-pv9ed 6 ай бұрын
Cara, esse primeiro ato referente a palavra "nigger" foi o que me prendeu para o resto do filme. Tenho um amigo negro como eu (bem, pelo menos já fomos amigos um dia 😐), contudo, ele conviveu muito tempo com uma turma ultra-cristã que o convenceu de quê o racismo só existe na cabeça das pessoas, e que se não ligarmos pra isso, ninguém que sofra um ato racista seria afetado, já que a "vítima" deixaria de ser vítima no exato instante em que ela deixa de reconhecer o ato como racista rsrs é bizarro, mas ele posta uma piada racista no grupo de Whatsapp do tipo "nego não sabe fazer conta" com uma foto de um negro errando conta de matemática, e acha que isso não é racista, pq ele é negro e não pode ser racista 😅😅 cara, depois disso, eu entendi aquele personagem de Django livre do Samuel L. Jackson.
@VelhaRaposa
@VelhaRaposa 5 ай бұрын
Acharam esses "cristão" na deepweb da shope? Pldms isso tá super errado, nada a ver com a religião, ele deveria se afastar deles
@Pymba
@Pymba 6 ай бұрын
A velho é isso ai. Bem na hora que fiz o café da tarde aparece a notificação desse vídeo. Que tarde perfeita.
@luizberehulka
@luizberehulka 6 ай бұрын
Excelente, lúcida e honesta análise!!!!!!!
@fabiomachado4211
@fabiomachado4211 6 ай бұрын
Canal inteligente com assuntos inteligentes! Esse assunto faz nós pensar o quão estamos dentro dessa matrix
@Roque4071
@Roque4071 6 ай бұрын
Sempre irretocável em suas análises. Parabéns
@decioalmo
@decioalmo 6 ай бұрын
Adorei teu vídeo, não conhecia teu canal! Mas se me permitir uma dica, Tente não gravar vídeos com a câmera em foco automático, por 90% do seu vídeo, a câmera estava focando as plantas atrás de vocÊs, quando você (o assunto principal do vídeo) estava todo desfocado, isso atrapalha nossa imersão e até a prestarmos mais atenção na sua mensagem, pois temos o que deveria ser o background nos chamando a atenção! Abraços e sucesso!
@kng_DG
@kng_DG 6 ай бұрын
Bem demais, Jurandir!
@tiagoabreu2466
@tiagoabreu2466 6 ай бұрын
Grande video. Poucos são tão bons assim.
@moreirasp
@moreirasp 5 ай бұрын
Jurandir, vou sugerir que você comente um filme brasileiro que aborda as ongs do Brasil. O filme é uma crítica fantástica a essas entidades e ao Estado. Eu procurei vídeos no KZbin para entender como as pessoas enxergavam o filme e pasme, todos sem exceção dizia o que o filma abordava a escravidão. O nome do filme é : Quanto vale, é por quilo? O filme é fantástico. Achei um vídeo no KZbin de professores formados em grandes universidades públicas dizendo a mesma coisa, que o filme aborda a escravidão, quando na verdade não é isso. Assista esse filme e garanto, se você for bom de memória vai ver uma cena que vai remeter para um evento que aconteceu na década de 90 e garanto, você vai dar um grito, pois eu dei e achei genial o diretor do filme inserir esse personagem.
@RenanL.S.
@RenanL.S. 6 ай бұрын
11:50 Isso é verdade, se você estudar antropologia verá que as diferenças genéticas e fenótipas entre diferentes grupos e povos de humanos não é grande o suficiente para considerar sub raças da espécie humana (diferentemente de cachorros, por exemplo, que têm raça). Existe um critério na biologia e a diferença deve ser grande o suficiente para se considerar uma separação de raça. Todos nós somos muito mais semelhantes (biologicamente) do que pensamos.
@fernandodiasdealecrim7804
@fernandodiasdealecrim7804 6 ай бұрын
Parabéns meu amigo! Mais um vídeo espetacular ❤
@LuRybz
@LuRybz 6 ай бұрын
A precisão da crítica desse vídeo é inexplicável.
@montrouse
@montrouse 6 ай бұрын
Po Jurandir, tu é o cara, namoral... mto bom esse vídeo.
@renatamartinussi803
@renatamartinussi803 5 ай бұрын
Foi exatamente assim que interpretei filme. O escritor queria apenas criar! Ser livre para criar, seja o lá o que for, ele não tem a obrigação de ser um escritor explicitamente engajado.
@pereira1m
@pereira1m 6 ай бұрын
Rapaz, Jurandir hoje tá inspirado!!! Full produtividade!!!!
@JulioSPN
@JulioSPN 6 ай бұрын
Jurandir, você é foda!
@gabrielesousa.mateussousa9384
@gabrielesousa.mateussousa9384 6 ай бұрын
Esse Filme é Muito Único
@pabloaviz3037
@pabloaviz3037 6 ай бұрын
Negócio de Gaveta ou Macho Geek é meus ovo, o négocio é o Jurandir menó... Aqui a situação é muito melhor.
@luck2612
@luck2612 6 ай бұрын
Mano, vou dá o meu relato sobre essa questão de raça. Uma vez eu fui chamado por uma garota que eu estava ficando de "retinto" e ela começou a me encaixar nisso, aí eu perguntei oque seria uma pessoa retinta, já que eu nunca tinha ouvido falar sobre isso, aí ela explicou que eram os negros mais escuros e que eles tinham características próprias. Eu fiquei pilhado e falei pra ela não me chamar dessa idiotice, pois não fazia nenhum sentido fisiológico e era contra tudo oque eu havia estudado sobre a biologia e fisiologia humana. Aí eu cheguei em casa e pesquisei sobre isso, e vi que era uma teoria social ( pra variar) e que esses imbecis estavam criando uma subdivisão dentro dessa "raça". E o mais cômico de tudo, é que os brancos criaram isso e os negros aplaudem essa idiotice 🤦🤦🤦
@vi_egb
@vi_egb 6 ай бұрын
Se você não parar de fazer videos com links para outros videos eu vou ficar o dia inteiro aqui..
@danielgomesdasilva1048
@danielgomesdasilva1048 6 ай бұрын
Vi um KZbinr comentar se essa cena da escrita feita no quadro fosse escrita por um professor branco e o Monk relevasse não teria um impacto maior ?
@mauriciokilo
@mauriciokilo 6 ай бұрын
Esse foi um dos filme que mais me surpreendeu dentre os indicados a Oscar deste ano. Ácido, dúbio... um labirinto com uma arapuca no fim pra capturar extremistas (direitolas e esquerdolas) e fazê-los patronizar a obra em prol do seu próprio discurso. E o melhor: a forma como Jurandir fala, calcado apenas em fatos, cenas, descrições, tem (e prova disso são o teor de vários dos comentários aqui) o mesmo efeito do filme: conforme a interpretação pessoal e confortável de cada um, encaixa na famosa frase "encontrei alguém que pensa como eu".
@KauaBritoVideira
@KauaBritoVideira 6 ай бұрын
Jurandir, n sei se você conhece o livro "o nome do vento" da saga "crônicas do matador de reis", mas ele é o meu livro de fantasia favorito apesar de alguns problemas e eu acho isso principalmente pelo storytelling dele q é incrível. Seria legal um vídeo sobre o livro hein (;
@alyssonbarbosa8008
@alyssonbarbosa8008 4 ай бұрын
Uma psicopedagoga BRANCA e mais de 60 anos, disse que eu não sou muito negro e por isso eu não deveria me importar muito com o R4C1SM0. Porquê ela tem um irmão que tem a pele muito mais escura que a minha! Isso me ajudou em quê??????
@karensuelle5062
@karensuelle5062 6 ай бұрын
Este filme me lembra da professora de Todo mundo odeia o Cris, ou o filme divertido Trading Places - Trocando as bolas, até seria interessante fazer mais uma analise sobre os filmes de comédia que falavam de temas pesados de uma maneira reflexiva mais leve, se utilizando do humor, amava os filmes de Eddie Murphy
@jhoneros4581
@jhoneros4581 6 ай бұрын
Jurandir, eu saí do Facebook, já tem uns anos, justamente porque eu negro não era negro o suficiente para expressar minhas opinioe raciais. Peguei várias vezes aquela punição que não podia postar. Na época eu já estava deixando de ser um indivíduo ordinário e percebi que aquilo não é uma rede para as pessoas se expressarem, mas sim para reforçar o que eles pensam sobre tudo.
@VicenteHCS
@VicenteHCS 6 ай бұрын
Esse canal precisa de um clube de membros pra eu fazer parte, não acho que deveria estar tendo acesso a um conteúdo com essa qualidade de produção e com esse nível de sobriedade e não pagar nada por isso.
@vanessagazano334
@vanessagazano334 6 ай бұрын
O único filme indicado ao Oscar que realmente presta.
@maryjanerodrigues7094
@maryjanerodrigues7094 6 ай бұрын
Pra mim o melhor filme do Oscar esse ano, claro que ganhou a grandiosidade do Nolan, não o desmereço, amo os filmes do Nolan, mas American Fiction conseguiu trazer algo profundo de uma forma simples e tão leve que de longe deveria ser considerado o melhor filme do ano
@carlosh.1191
@carlosh.1191 6 ай бұрын
Sou editor de video e em meio a tantas horas solitarias, costumo ouvir musica durante as decupagens ou ouvir alguem que me informe, que me agrege ou me faça pensar. Encontrar esse canal foi perfeito. Por favor, produza para o Spotfy tbm rsrs.
@pasteldequiabo4852
@pasteldequiabo4852 6 ай бұрын
Eu gostei muito da personagem do Editor da Livraria.
@gameplayclipsbr
@gameplayclipsbr 6 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho, ótimo vídeo!
@samuelbrandao5455
@samuelbrandao5455 6 ай бұрын
"Infiltrado na klan" também tem essa pegada de humor e crítica, poderia fazer uma análise dele
@jocasilva1899
@jocasilva1899 5 ай бұрын
Ele vai dizer que é "woke" demais
@AlexSandro-ld8pl
@AlexSandro-ld8pl 6 ай бұрын
Tenta fazer uma comedia que não ataque ninguém apenas mostre que tenha que mostra
@leonardobrandaodeazevedo1117
@leonardobrandaodeazevedo1117 6 ай бұрын
Filme sensacional! Já assisti duas vezes e recomendando à todos.
@fabiosam76
@fabiosam76 6 ай бұрын
Ganhou um inscrito pela sensatez
@olwiz
@olwiz 6 ай бұрын
Não é só o movimento ativista não... eu fui conhecer um pouco sobre a 'blacksphere' ou 'black twitter' (a bolha por assim dizer do twitter da comunidade negra americana) e fui entender q lá pelos EUA discussão sobre 'o jeito certo de ser negro' ou negritude são muito mais proeminentes e rolam já faz muito tempo, no mínimo desde os movimentos sociais da era King se não antes. É comparável com discussão identitária escocesa q chegou a virar ditado, o que seriam atitudes de um 'Verdadeiro Escocês' (que acaba sendo uma caricatura vazia q nao condiz com a realidade)... Por um lado pode ser visto como abraçar a tipificação e esteriótipos construidos e projetados mas ao mesmo tempo a alternativa se confunde com aqueles que querem branquetizar e assim contribui pra outra forma de racismo como cegueira de cor, q corrobora fingir q o problema não existe e também contribui para apagar minorias. Tenho certeza q por aqui tb rolam esses tipos de debate, ainda mais no twitter mas no Brasil tenho a impressão que os negros falam ou falavam menos em pretitude historicamente - acho q nossa versão de opressão branca foi mais bem sucedida em fingir que não existia, ou a ficção de que por sermos mais misturados também seriamos menos racistas. Ou sei lá, talvez a falta de grupos e discurso publico ostensivamente racistas (como os dos conservadores do sul dos eua e KKK) tenha contribuido pra nossas divisões serem menos aparentes... mas acho que acima de tudo faltou um King ou Malcom X brasileiros, nao só ativistas mas capazes de criar momentum e trazer a questão ao debate público. Aí é o ponto q eu acho dificil de balancear- eu concordo absolutamente que há um negro fictício problemático sendo projetado que entre outras coisas cola uma tarja de preto sobre as pessoas acima de individuo, pessoa, tanto na midia quanto no dia a dia. Mas ao mesmo tempo confrontar o racismo com 'Raça negra não existe, porque raças nao existem' por mais que seja um fato contribui com ficções como 'cegueira de cor'- que seria maravilhoso, um ideal para o futuro mas nao existe de verdade... Ao meu ver as carências em ativismo contra o racismo em nosso país sao um exemplo do lado negativo dessa outra abordagem. Somos também um país colônia construído nas costas de trabalho escravo negro e diferente dos EUA aqui 'não brancos' são MAIORIA e ainda assim essa maioria foi silenciada até muito recentemente, e diabos até hoje é mais silenciosa que em outras países. Na minha percepção é uma distorção bizarra- tivemos opressão por minorias diversas ao longo da história, da ásia a áfrica, o aparthaid da África do Sul o exemplo mais óbvio, mas vejo lá fora muito mais exemplos de resistência e ativismo pelas maiorias que eram oprimidas pelas elites... Aqui elas parecem ter morrido nos quilombos, a ficção de que a assinatura da abolição da escravatura resolveu as coisas parece ter colado... A ponto de eu ter conhecido negros e pardos(mais pardos) que rejeitavam qualquer associação com pretitude ou até mesmo racistas. Enfim adorei a proposta do filme e precisamos quebrar esse wokeness bizarro que é racista; Mas acho que o surgimento de uma identidade negra coletiva como necessidade perante a opressão foi uma etapa necessária e positiva por mais que esteja errada em alguns sentidos... raça pode nao existir mas é uma realidade em comum que milhões de pessoas compartilham meramente por seu tom de cor, mesma realidade de diáspora e segregração... O efeito colateral inevitável é esteriotipação mas infelizmente é assim que a sociedade humana funciona, tipificação e esteriótipos sem nuances pra tudo, vide piadas e esteriótipos com nacionalidades. Talvez seja impossivel q alguma esteriotipação sempre exista, mas q ao menos ela seja nao racista- q seja sobre cultura, gostos ou q quer q seja e nao sobre vitimização, criminalidade e uma equalização com negro=marginalização.
@LuddMulareks
@LuddMulareks 6 ай бұрын
Assisti agora. Achei um tapa na cara dos racistas e dos "não" racistas. O cara só quer ser visto como autor. Nada além disso.
@marlonvargas6864
@marlonvargas6864 6 ай бұрын
Concordo... todo filme dialoga com seu tempo... mas eu, particularmente, não estou interessado se o filme é panfletário, neutro ou seja lá o que for... me interessa se o filme é bom... e Ficção Americana é um dos melhores filmes que assisti nos últimos tempos. Estava meio desanimado, achando que tinha envelhecido mal e ficado impaciente para filmes. Ficção Americana me fez perceber que, tudo bem que virei meio rabugento, o problema talvez não esteja tanto comigo, mas com os filmes. Apesar do tema espinhoso, o filme não é presunçoso... conta uma baita história, de forma simples, inteligente, sem afetação. Não tenta "lacrar".
@ricardomarchiori261
@ricardomarchiori261 6 ай бұрын
O problema é q o filme é altamente ideologico, enviezado, mas para pessoas que so veem viés qdo o filme é de esquerda, passa batido mesmo.
@mlvvlm
@mlvvlm 6 ай бұрын
extraordinária sua análise.🎉
@BolhaGeek
@BolhaGeek 6 ай бұрын
Ótimo vídeo!
@feliperibeiro8186
@feliperibeiro8186 5 ай бұрын
Adorei o filme, e o ator principal é muito Zika.
@andersonalmeida5131
@andersonalmeida5131 6 ай бұрын
Ou seja, alguns poucos, mas que fazem mais barulho, simplesmente não se dedicam a buscar conhecimento, MAS só querem falar de "sentimentos" e impor o seu pensamento e sentimento sobre os outros. A sociedade está decadente e quem diverge está cansado e não consegue mais se opor.
@pPolarkk
@pPolarkk 6 ай бұрын
Jurandir, o seu canal tão é incrível quanto o conteudo, parabéns por se empenhar tanto em fazer seus vídeos
@lcarlossilva3
@lcarlossilva3 6 ай бұрын
Comecei a ver o vídeo e, parei para assistir o filme … Jurandir pra variar da aula ! Parabéns !
@Stuartlittleboy4529
@Stuartlittleboy4529 6 ай бұрын
Que isso meu filho calma! Jurandir tá imparável!!
@BrontopsBaruq
@BrontopsBaruq 6 ай бұрын
Queria dar uma sugestão de um filme meio esquecido: A Adolescente/ The Young One (1960) - o único filme estadunidense do Luiz Bunuel. Tem um dos personagens mais sórdidos q já vi. A história trata de r4cismo e 93dofilia.
@vitorlinden8248
@vitorlinden8248 6 ай бұрын
que vídeo incrível!
@pricypipoca84
@pricypipoca84 6 ай бұрын
O filme Faça a coisa certa eh real demais, até hoje.
@wagnersouza4463
@wagnersouza4463 6 ай бұрын
Eu chamo isso de arte politicamente orientada. American fiction aborda um tema parecido com Cara gente Branca. Cara gente branca, muitos acharam ser uma serie anti branco, mas é uma série extremamente critica do movimento negro atual. Inclusive do birracialismo americano, com a protagonista sendo morena e ja logo de cara mostrando que ela tem que ser esforçar pra der negra entre os negros. Ao mesmo tempo tem o namorado white trash que é extremamente destratado pelos militantes ricos, e a serie aborda isso em um capitulo inteiro, questionado se isso tb não seria racismo. Hollywood teve 2 avanços: nos anos 90 com Hollywood tendo filmes e series com temas universais do ponto de vista dos white trashes e blue collars, algo que nao existia nos anos 80, altamente focado nos WASP, os brancos suburbanos, aka ricos. Nos anos 2000, principalmente na TV vc teve minorias em historias universais, tipo Heroes, os CSI e series policiais. Mas a partir dos 2010, com a influência do ESG E IDEntitarismo a gente ta vendo esse retorno do typecast em todas as areas. Inclusive, ja vi atores negros falando que isso ta afetando como o white trash e o redneck vem sendo mostrado na midia. Veja o caso do cantor country que fez uma musica sobre a working class americana e bombou e a midia falou que era uma musica supremacista branca. Acredito que no Brasil não da pra ter a mesma interpretação, mas aqui essa arte orientada se dá de outra forma, grupos regionais. Temas universais são excluvidade de personagens de classe media, ou Alphaville ou leblon, porem quando se trata de nordestinos, interioranos, morador de periferia, ou favela, a arte vai ter uma orientação politica. Serão historias com mensagens sociais e qqer coisa que desvie disso é tratado como de direita. Falo isso por experiência propria, pois trabalho na area. Por isso, por exemplo que na nossa midia, a miscigenação é práticamente inexistente, Camila Pitanga é negra ( sendo que pra população ela é morena e das mais clarinhas), pagode e sertanejo incomoda, pois apesar de serem uma pausterizacao mercadológica, tratam do amor, do sexo do ponto de vista de baixo e isso sempre foi visto como "falta de consciência de classe".
@rodrigocesarbaco2615
@rodrigocesarbaco2615 6 ай бұрын
Gostei do roteiro, a brincadeira no final dos "finais" tem tudo a ver com a cena do Monk escrevendo o livro. Mas não achei engraçado... Numa gradação entre drama e comédia, acho que foi pouco engraçado. Mas é gosto, né. O drama com a família pra mim era sério demais.
@jhoneros4581
@jhoneros4581 6 ай бұрын
Jurandir sobre existência de raças na especie humana, eu tenho minhas dicas. Penso nos gatos, consideramos as diferenças raças as vezes pela pequena diferença no formato da orelha, ou cores dos pêlos. Dos cães também, geralmente porque alguns são pequenos, não crescem tanto, outros ficam enormes. Da mesma forma, sem colocar a discussão racial na pauta, apenas pensando em humanos como uma espécie animal, eu entendo que temos raças, alguns humanos ficam bem maiores, outros crescem "nada", alguns bem mais claros outros, outros bem mais escuros, diferenças no formato do rosto, dos olhos... Quando penso nisso, imagino que se fôssemos de fato catalogar raças na especie humana, seriam muito mais do que só a quantidade de melanina, mas no fim isso não tem nada a ver com esse assunto. Nem sei porque escrevi aqui
@JLemesS
@JLemesS 6 ай бұрын
Como esse filme consegue exatamente o que ele quer passar. Me deixou desconfortável o filme todo, muito mais que a maioria dos filmes sobre racismo. Como diz o clichê, "é uma puta crítica social meu!!"
@zelda3718
@zelda3718 6 ай бұрын
excelente vídeo, como sempre.
@rarisonbarrosbrito2258
@rarisonbarrosbrito2258 6 ай бұрын
Jurandir trabalha aqui de domingo a domingo e principalmente no domingo 😅
@eduardogodinho5256
@eduardogodinho5256 6 ай бұрын
Boa análise! Outra que recomendo muito é a do Alexandre Linck (Quadrinhos na Sarjeta - Canal de Cortes). É ainda mais profunda! Vale a pena!
@AlexandreSilva-jq4be
@AlexandreSilva-jq4be 6 ай бұрын
Gaveta: Vocês entenderam o filme errado....
@SAMUELLHENRIQUE
@SAMUELLHENRIQUE 6 ай бұрын
Muito boa a análise!
@AmandaSilva-s9p
@AmandaSilva-s9p 6 ай бұрын
❤ finalmente uma critica bem feita, obrigada
@tiagomaia6626
@tiagomaia6626 6 ай бұрын
Detalhe q o Monk n leu o livro da aurora kkk
@Felipe-xp6yw
@Felipe-xp6yw 6 ай бұрын
Jurandir vc está repostando os vídeos?
@LedZepplinable
@LedZepplinable 6 ай бұрын
Esse cara é iluminado!
Como a cultura Woke influencia o cinema
15:51
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 147 М.
O motivo por trás do arrebatador sucesso de Divertidamente
23:53
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 33 М.
Новый уровень твоей сосиски
00:33
Кушать Хочу
Рет қаралды 4,9 МЛН
Офицер, я всё объясню
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 3,9 МЛН
Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:20
Leisi Crazy
Рет қаралды 16 МЛН
Interestelar não foi feito para nós
20:59
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 14 М.
entenda filmes de uma vez por todas
19:14
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 168 М.
Todos os detalhes que você perdeu em Os Suspeitos
24:24
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 65 М.
O que NINGUÉM TE CONTA sobre O JAPÃO
16:45
Talk Flow
Рет қаралды 961 М.
AMERICAN FICTION - QUAL O PREÇO DOS ESTERIOTIPOS?
23:56
LOADEANDO
Рет қаралды 11 М.
A VERDADE SOBRE O FILME DO WAGNER MOURA
18:08
CORTES - Leon e Nilce [Oficial]
Рет қаралды 181 М.
Por que os homens choram com este filme
14:14
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 141 М.
Новый уровень твоей сосиски
00:33
Кушать Хочу
Рет қаралды 4,9 МЛН