Mano, é uma humilhação para aluno de escola pública conseguir uma vaga! Fiz o Enem nesse domingo e tinha alguns conteúdos que nunca tinha visto na vida, só queria que o ensino superior fosse acessível para os pobres também
@fefri Жыл бұрын
A parte de ciências da natureza é pesada né?!
@thalesenrique3495 Жыл бұрын
Pior que o enem põe conteúdo que nem em escola particular e cursinho você vai ver. É como o Jones falou, é uma prova para garantir que você não vai entrar na universidade.
@thalesenrique3495 Жыл бұрын
@@fefriÉ a parte mais pesada, só que não é nem de dificuldade, mas cansaço são 90 questões em cada domingo, com textos longos, perguntas ambíguas e alternativas que te induzem ao erro(o Caetano Veloso não conseguiu responder a questão de interpretação baseada em duas músicas dele).
@tramontina1742 Жыл бұрын
@@radam078 exatamente, é horrível, tem outros vestibulares que são mais de boa
@tramontina1742 Жыл бұрын
@@thalesenrique3495 em cursinho vê sim KK
@evaldoferreira7894 Жыл бұрын
Sem brincar de ensino, educação pública de qualidade e reforma agrária , são pautas históricas atrasadíssimas na nossa noção.
@thed4rknss673 Жыл бұрын
Toda vez q eu menciono o fim do enem/vestibular a pessoa fica confusa e não consegue imaginar um sistema em que todos tem acesso a educação, é bizarro como isso foi normalizado na nossa sociedade
@thalitatomedealmeida8537 Жыл бұрын
O problema será a desvalorização do salário, pois no BRASIL temos poucas procura por profissionais qualificados, porque o nosso país tem pouca indústria complexas. O problema do Brasil é econômico na essência.
@gnuns Жыл бұрын
@@Dnp--ué, mas isso já tem de sobra nas universidades. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
@gnuns Жыл бұрын
@@Dnp-- mas o Tião caminhoneiro metafórico aí já discute essas coisas (só que sem base teórica nenhuma)
@ricky4477 Жыл бұрын
@@Dnp-- Antes de 1971 o ensino fundamental II não era uma obrigação do Estado, pra fazer da 4ª até a 8ª série era preciso fazer uma prova. O mesmo aconteceu com o ensino médio, que só passa a ser obrigação do Estado em 1996. A opção menos ruim para você era continuar como era antes de 1971? Pois assim você continuaria excluindo do sistema de ensino a maior parte da população porque "o ensino fundamental e médio nunca serão para todos, simples".
@thed4rknss673 Жыл бұрын
@@ricky4477 como eu disse, os caras n conseguem enxergar outras possibilidades, o sistema limita a visão deles, é bizarro q isso seja normalizado
@djongaGod Жыл бұрын
Lembro que tentei Cinema de Animação e Artes Digitais em 2009 na UFMG. Tirei uma nota boa, mas a segunda fase era literalmente desumana, cobraram um monte de conceito de arte que eu nunca tinha visto na vida. Meu eu de 17 anos ficou em choque e simplesmente desistiu de fazer uma federal. Fui começar a fazer faculdade de TI numa PUC da vida aos 2015 usando FIES e PROUNI. Resumindo, não terminei a facul e ainda to devendo o governo kk. É um projeto de fato Jones, to triste aqui só de relembrar esse processo. (além de jornada de 16h por dia de trampo/deslocamento/estudo)
@rivelinoj Жыл бұрын
So pra lembrar um dado importante: a fusão entre os grupos educacionais Kroton e Anhanguera resultou no maior conglomerado de empresas de educação do mundo. Com esse vídeo fica fácil entender o porquê.
@transporteeducação-s6x Жыл бұрын
Uma das jogadas "espertas" do lula, ao invés de criar faculdades públicas, deu o dinheiro pra essas merdas mafiosas!
@leandrovm8249 Жыл бұрын
A burguesia manda sua prole estudar no exterior , pois seus filhos, via de regra, vivem avessos ao esforço e não conseguem disputar vagas com a classe média, que fica com as melhores vagas,nutrindo a esperança de um dia, quem sabe , ascender à burguesia. E a nossa burguesia vira lata , ao selecionar candidatos, prioriza a grife do exterior às nossas universidades públicas . Um ciclo de eterna exclusão de tudo e de todos, onde só ganha a burguesia.
@javefx Жыл бұрын
pois é, os filhos dos burguês vão pra fora aprender a serem patrão, pra quando tiverem gerindo a empresa poderem dizer que "estudaram fora, fez isso e aquilo no país tal e está atualizado no mercado". Muitas vezes nem se dão o esforço de aprender uma profissão a depender de qual seja
@AnaPaulaSouza-ec3gj Жыл бұрын
As estdantes das universidades públicas não tinham direito nem à licença materninadade na pós-graduação...na verdade, ha um esforço enorme de afastar uma grande parte daspessoas da univrsidade, da pesquisa, etc
@sanzioprais673 Жыл бұрын
Simplesmente brilhou camarada!!!
@trabalhoadministrativo8565 Жыл бұрын
Nos concursos é ainda pior, o objeto é eliminar a concorrência...
@PVMAS07 Жыл бұрын
os vestibulares de faculdades que não aderiram ao enem também: cada vez mais difíceis e específicos, só passa quem faz cursinho
@paulamiranda949 Жыл бұрын
O objetivo de concurso é cada vez mais claro, é ELIMINAR. Para que isso não ocorra, é comprar, comprar, comprar mentoria, cursos caríssimos e por aí vai. E ,aí dá assim, vem provas injustas.
@brunokassio227 Жыл бұрын
Crítica fundamental, Jones. Clarice Lispector escreveu uma carta aberta ao Ministro da Educação em 1968. "Impedir que jovens entrem em universidades é um crime." Vale a leitura completa da carta.
@gabrielpinatti6383 Жыл бұрын
Também depois que você consegue uma vaga é uma luta para se manter se você é pobre. Passei na Federal e tive que voltar pra casa, e estou longe de ser o único que passou por isso.
@joaomus Жыл бұрын
Minha esposa pesquisou permanência de mães universitárias nos cursos de pós graduação lá da UFBA A mulher mãe não tinha solidariedade nem dos professores. A falta de creche é uma questão fundamental e que se soma a diversas outras deficiências e omissões.
@eilary5452 Жыл бұрын
Me formei no ensino médio na pandemia, a maioria dos professores não se adaptaram as aulas online, fora que durante muito tempo faltou professores de matérias basicas como história e matemática. Chego para fazer o segundo dia do ENEM para """competir"" com pessoas que estudaram o ano todo, fizeram cursinho, tinham tempo e dinheiro para se preocupar apenas com os estudos. Eu trabalho desde os 16
@taisbaldon Жыл бұрын
Sou professora de história aposentada e queria dar aulas de graça . Não consegui nenhum cursinho que me aceitasse pq só posso dar aulas on line, em qq plataforma gratuita ( hj moro nos EUA). Se vc e/ou outras pessoas quiserem aulas, é só resonder por aqui, estou à disposição. Já trabalhei para o Educafro qdo morava em sp. Boa sorte.
@vanessinhan85 Жыл бұрын
Menos complicado? Aonde? Tem que parar de acreditar em qualquer propaganda - e se esse for você, parabéns. Mas é uma exceção.
@taisbaldon Жыл бұрын
@@vanessinhan85 suponho que o que ele quer dizer é que ao menos existem opções. Concordo q ele pegou pesado citando medicina, mas veja, estou com 65 anos e hoje, realmente, há mais possibilidade de um indivíduo estudar para um vestibular que nos anos 2000, 90, 80, 70... Há mais chance com a internet e os cursinhos online gratuitos. Entretanto, isto não altera EM NADA tudo o que Jones disse sobre a necessidade de uma reforma radical no ensino de alto a baixo. Ocorrerá? Não sob a direita, o suposto centro ou a centro-esquerda. Não ocorrerá e ponto, pois nenhuma destas opções hoje, aceita SEQUER o desenvolvimentismo keynesiano que , eventualmente, pudesse fazer uma forte opção por um ensino de qualidade e universal, de modo a qualificar a população jovem para um parque produtivo pleno (veja que isto, ensino de qualidade para todos, ñ ocorreu nem na China, que sofre com as mesmas faculdades particulares "uniesquina" que temos aqui).
@analuboaventura Жыл бұрын
A prova do Enem esse ano foi elaborada pela Cebraspe, que é uma banca que faz prova de concurso público mesmo. A prova de ciências da natureza foi pautada em cima de conteúdo puro. Questões totalmente fora da realidade de quase todos os estudantes que não tiveram acesso aos cursinhos preparatórios. Tinha coisa de química que eu nunca tinha visto na vida ontem. Tão foda-se mesmo. Foi muito triste conversar com os meus colegas hoje e ver o quanto nós fomos deixados de lado. Muita gente mal mal acertou 10 questões em Natureza. Até mesmo quem tinha estudado um pouco mais não acertou mais que 20 em matemática. O que me revolta é ver que a prova foi pensada pra nos excluir. Li hoje uma matéria com um professor (que, se eu não me engano, tem alguma ligação com a Cebraspe) reclamando de uma questão de matemática do ano passado que, segundo ele, era fácil demais e que essas questões eram um desrespeito às pessoas que estudaram o ano inteiro e deram duro. Vêem como a própria formulação da prova é pensada para excluir o aluno? E se fosse só isso... Muita gente foi fazer a prova longe de casa. Gastei mais de 100 reais nessa brincadeirinha de ter que ir fazer Enem, incluindo alimentação, passagem, táxi. 40 minutos de viagem de carro (no primeiro dia, peguei carona e na volta fui de Uber. No segundo, tive que pegar ônibus - sai de casa às nove da manhã pra pegar um ônibus pra ir pra rodoviária porque também moro longe. Quando sai, às seis, perdi o ônibus e só tinha ônibus de novo às oito da noite. Consegui carona de novo, por sorte). Ontem, estava um calor do cacete e não ventava, o sol batia na minha carteira e o ventilador não funcionava direito. Mais de quinze pessoas, na minha sala, não compareceram ao segundo dia. Soma tudo isso ao discurso meritocrático. À sensação de incapacidade dos alunos, à culpabilização - nós não estudamos o suficiente ou, então, os alunos são preguiçosos, vagabundos - que só adoece e gera resignação. Claro que isso não é uma só uma consequência. É de caso pensado. Cada vez mais tenho me radicalizado. Muito obrigada, Jones, pelos vídeos, indicações, tudo. De verdade. Obs: perdão pelo textao, mas eu não consigo nao me indignar.
@thed4rknss673 Жыл бұрын
ta certa a indignação! não fiz o Enem mas minha irmã foi fazer, longe de casa, teve q ficar na casa de uma amiga pra chegar a tempo
@analuboaventura Жыл бұрын
@@thed4rknss673 o descaso é muito descarado... espero que sua irmã tenha conseguido fazer uma boa prova! boa sorte pra ela!
@ricky4477 Жыл бұрын
Só de pensar no calor infernal batendo recorde e da distância torpe gera indignação. Não se desculpe pelo textão, seu texto é muito necessário para se dizer em voz alta, é a experiência relatável da realidade de milhões. Obrigado
@loo8353 Жыл бұрын
Amigo, O Exame Nacional do Ensino Médio, POR COERÊNCIA, deveria ser capaz de avaliar a assimilação por parte dos alunos do conteúdo de aprendizado preconizado pelo próprio MEC....Desejar que tal avaliação se dissocie desse objetivo de verificação é completamente sem sentido. Portanto, esperar que esta avaliação não seja "conteudista" é desejar que este próprio conteúdo não faça parte da formação do alunato de ensino médio...Talvez, a discussão aqui devesse ser outra... devesse versar sobre se tal avaliação é pertinente ou não como meio de seleção para o acesso ao ensino superior. Sendo bem franco, o ENEM é, anos-luz, menos "conteudista" do que qualquer vestibular tradicional que o antecedesse. Como regra, o ENEM tem sido marcado por provas cuja a capacidade para responder as questões, frequentemente, está mais associada a capacidade do aluno em ter paciência para encontrar a resposta nos textos de apoio do que na capacidade do aluno saber a resposta baseado no seu domínio de um conteúdo...Como consequência disto, o exame, enquanto um método de avaliação de aprendizado, é altamente comprometido, servindo apenas como um método facilitador ao acesso ao ensino superior a partir de um "vestibular" premeditadamente projetado para "nivelar por baixo". Se o modelo dos antigos vestibulares não era adequado e inclusivo, tão pouco adequado me parece ser este atual.
@deymoscorpse Жыл бұрын
Queria ainda add algo: pessoas neurodivergentes, muita gente não têm acesso a diagnóstico msm com o sus por burocracia, tempo etc... E acaba tendo que fazer enem sem adaptação para sua necessidade, a maioria que não têm diagnóstico é a camada mais pobre e racializada, obvio que msm sem adaptação neurodivergente vai poder passar, mas exige um esforço maior e deixa desvinelado com os outros, as vezes só um tempinho a mais já ajuda dms pessoas neurodivergentes a fazer a prova, mas como mts não tem/terão diagnostico, não vão acessar seus direitos no enem e vão estar em desvantagem :/
@deymoscorpse Жыл бұрын
Minha amiga têm tdah, ela sabe o conteúdo pode fakar tudo sobre para vc mas a prova ser muito enrrolada nas questões ou longas prejudica o desempenho dela justamente por conta do deficit de atenção... Imagina quem nem diagnostico ter que lidar com isso sem acessibilidade?
@fishofthepeople Жыл бұрын
Na minha época de UnB o que tinha de promoção de saúde mental era iniciativa do CA da Psicologia.
@deymoscorpse Жыл бұрын
@@fishofthepeople sim sim, meu professor tem tdah tbm, ele só foi diagnosticado por conta d ajuda da faculdade publica que ele recebeu! Por isso todos terem acesso é importante
@miiasma Жыл бұрын
Eu escolhi te amar, Jones (com todo respeito a sua esposa claro).
@natalicemoura6818 Жыл бұрын
Não tem como não amar ele. Impossível
@joaocena2281 Жыл бұрын
Eu estudo em uma universidade federal a UFABC, faço bacharelado em ciência da computação. Lá a maioria dos estudantes não conseguem se graduar, o curso é feito para ser bem difícil, quase todos que estão cursando ficam mais de 6 ou 7 anos fazendo uma graduação que poderia ser feita em 4 anos. Para terminar no tempo ideal tem que vir de um ensino médio muito forte, tem que se dedicar 100% do tempo só a estudar por esses 4 anos. Eu já estou lá a mais de 4 anos e não estou perto de terminar, isso que eu vim de escola particular.
@luanrocha1691 Жыл бұрын
Ótimo vídeo fazendo a aproximação dessa exclusão do vestibular com o mercado privado.
@hectorvido Жыл бұрын
Eu, agora com 32 anos e um emprego bastante estável, estou pensando em cursar uma faculdade pública, porque na época que eu saí da escola não tinha chance nenhuma.
@robsonribeiro4389 Жыл бұрын
Todo vídeo do Jones tem propaganda da Brasil Paralelo. Os caras não estão de brincadeira...
@relaxaramente5813 Жыл бұрын
Faz denuncias. Só assim pra tentar blecar eles!
@janainabarbosa3605 Жыл бұрын
Em Natal a vagas da Educação Infantil até o ano passado eram preenchidas por sorteio.
@Matheus_E_Reis Жыл бұрын
E quem melhor estuda pros vestibulares? Quem tem mais dinheiro! Enem é um filtro de pobre. Fora o processo de endividamento pós formatura
@Enhanced-Atrophy Жыл бұрын
Pense bem: Mercado de trabalho do Brasil já é ruim, imagina se você dar oportunidade pro pobre (maioria da população)?
@alancosta4760 Жыл бұрын
@@Enhanced-Atrophyé o mesmo que dizer que moradia no Brasil tá cara, imagina se tivesse um projeto revolucionário de moradia que expropriasse as grandes imobiliárias... Poderia piorar. Porra, que lógica tem isso?
@Enhanced-Atrophy Жыл бұрын
@@alancosta4760 eu me expressei mal. A questão é que se a barra de entrada não for alta, ou seja ser o ensino superior ser mais acessível a todos, vai ter muito mais formandos desempregados, como já ocorre... Então não faz sentido. Brasil tem que resolver o problema da economia primeiro, coisa que infelizmente não vai acontecer pq já sabemos como é esse país...
@ciroalmeida1970 Жыл бұрын
Um dos melhores vídeos que já vi no canal!
@jecilenedesouza9290 Жыл бұрын
Oi Jones, sou vestibulanda faz 3 anos. Estou na luta pra entrar no curso de direito do Largo São Francisco. Tem sido um processo bem desgastante, mas não desisto do meu direito a estudar mesmo com tantos entraves que este país proporciona para nós pertencentes à classe trabalhadora. Tenho 28 anos, e desde os 18 anos sonho todos os dias em estar dentro da universidade pública, mas as inúmeras violências às quais fui submetida nesse estado desigual chamado Brasil não me permitiram - ainda - realizar isso. Meu sonho é que um dia todos os jovens desse país não tenham que prestar vestibular, e que assim como sobem igrejas, bares e shopping centers a cada esquina também construam inúmeras universidades públicas. Educação é um direito, educação é vida. Deixo a citação de Platão que ao fazer uma comparação entre a educação fornecida no Egito Antigo e na Grécia, faz uma reflexão sobre a importância do conhecimento para o homem: " Aquele que não sabe contar um, dois, três, nem distinguir os números ímpares dos pares, ou que não sabe contar coisa alguma, nem a noite nem o dia, e que não tem noção da revolução do Sol e da Lua, nem das outras estrelas [...]. Acho que todos os homens livres devem estudar esses ramos do conhecimento tanto quanto ensinam a uma criança no Egito, quando ela aprende o alfabeto. Naquele país, os jogos aritméticos foram inventados para ser empregados por simples crianças, e elas os aprendem como se fosse prazer e diversão [...]. Com espanto, eu [...] no final da vida, tenho tomado conhecimento de nossa ignorância sobre essas questões; acho que parecemos mais porcos do que homens, e tenho muita vergonha, não só de mim mesmo, mas de todos os gregos."
@joaovagner68 Жыл бұрын
Olá Jonas, vou contar um pouco da minha historia no ano de 2019 fiz o enem e no começo do ano de 2020 passei para Analise e Desenvolvimento de sistemas no IFPI, porém não era o curso que eu desejava e o horário também não compensava, pois o curso era pela tarde e noite, Na epoca eu já trabalhava. Então tentei colocar minha nota no prouni para Arquitetura e passei, porém a faculdade em questão não formou turma e fiquei sem estudar. Passou 6 meses e consegui por meio do Sisu a vaga de Arquitetura na UFPI, me matriculei, porém o curso estava EAD, tenho dificuldade com isso, mas tentei, passou um tempo e o curso voltou a ser presencial, porém o curso tinha aula de manhã, tarde e as vezes até a noite. Como eu não tinha condições de estudar e ficar sem trabalhar acabei largando o curso. Hoje voltei a estudar através do Fies, porém numa UNIESQUINA, pagando 250 por mês para a Caixa economica.
@caiobarbosa3226 Жыл бұрын
Amo o jones, mas esse tema sobre universidades particulares e exército de reserva, me da uma dá um desesperança. Sinto que nunca vamos vencer assim, que é luta perdida. Pois fomos propositalmente colocados para perder. Se faz uma faculdade e se essa não for de qualidade perder, e se fizer em uma instituição de qualidade perde também porque seu piso e teto salarial serão baixo.
@ViniciusCosta-s5f Жыл бұрын
Gostaria de acrescentar que a lógica do vestibular movimenta um mercado de cursinho (objetivo, etapa, anglo e afins) milhonário que cerca a educação e interfere diretamente na composição dos currículos de ensino e, por consequência, na autonomia do professor em sala de aula que deve ensinar objetivando a realização de uma prova.
@fishofthepeople Жыл бұрын
Nem dá pra chamar de mercado. É um oligopólio subordinado ao capital estrangeiro.
@ibsfabis Жыл бұрын
Eu não vejo diferença entre selecionar e excluir. Depois que uma pessoa ou grupo é selecionado outros são automaticamente excluídos. O ENEM e o vestibular são uma ilusão de equidade.
@Cafézinho-n7q Жыл бұрын
Eu ja desisti de concorrer a uma vaga pelo Enem
@tarc.oliveira Жыл бұрын
Ótimo debate sobre a universidade, Jones. Me lembra um texto com este nome, a universidade, de Lima Barreto. Em que ele retrata a universidade como um espaço elitista. Mesmo as federais, realmente são exclusivas. Pelo livre ingresso na universidade, e por mais processos inclusivos e realmente seletivos!
@kakarj07 Жыл бұрын
Jones, seu conteúdo é essencial! Muito obrigado por todos os seus vídeos! Que você receba muito PIX, que seu canal seja apoiado, que seu futuro na política seja brilhante e exitoso!
@leomfbfr Жыл бұрын
Obrigado Jones por ser manter firme nos debates realmente necessários.
@jessetomaz5658 Жыл бұрын
Eu pensei justamente isso no dia em que fui fazer a prova, pensei que porra a gente tá fazendo aqui? É bizarro...
@luiseduardoamorimramos2977 Жыл бұрын
Sempre perfeito em sua análise
@raissaferreira1101 Жыл бұрын
Camarada Jones, respeito muito seu amplo conhecimento. Contudo, nesse sentido discordo parcialmente. É verdade que o objetivo é limitar o acesso, e não garantir o acesso. Porém, em comparação com os outros vestibulares, o ENEM é o mais democrático. A exemplo, a redação do Enem só considera a gramática em 20% da nota, valorizando outras habilidades como proposta de intervenção. Nesse sentido, um entre diversos, o ENEM vai além da decoreba e diminui a distância entre eles (abastados) e nós (classe operaria). De resto, concordo totalmente. Mais que isso só com a revolução ❤
@gorilaogorila835 Жыл бұрын
Essas redações sao uma b0sta. Obrigar os jovens a ter coisas pra falar sobre esses temas complexos é ridículo. Obrigar as pessoas a apresentar ess tal proposta de intervenção. Isso nao é correto. E é muito estressante. Sem contar q a opinião e os argumentos da pessoa nao podem ser exóticos ou muito subversivos ou fora do senso comum senão corre o risco de quem corrige discordar ou gerar uma estranheza e ele(a) abaixar a nota. Pra mim redaçao é muito estressante. Além de ser trabalhosa, tem q fazer rápido. É ridículo.
@thiagotofano Жыл бұрын
Hm, na realidade não. Quando se faz uma análise subjetiva da coisa, sem critérios objetivos, acaba-se por fazer-se um joguete que pode poluir ainda mais o cenário e o torna ainda mais enganoso. Como já dito pelo colega ali, se a redação acaba ficando "sob critério" da banca analisadora, isso é a pior coisa que pode acontecer. Se a banca simplesmente discorda do conteúdo, pode rebaixar o aluno, independente da forma ser perfeita (já que os critérios são subjetivos). Daí aqui ainda voltamos no engodo: quem vai entender melhor dos assuntos pedidos na redação? O proletário que passa a maior parte do tempo trabalhando pra se sustentar ou o playboy que passa a maior parte do tempo estudando e se inteirando de assuntos que podem cair na redação? Percebe que o problema permanece e é até mais cruel quando falamos da redação? Esse ano o tema foi muito voltado para o cenário feminino, sobre o papel da mulher na sociedade; legal, mas e quem não estudou isso? Ficou de fora? E não estudou por que? Veja, muitos homens não se preocupam com isso por mais esquerdistas, proletários e até revolucionários que possam ser, e tudo bem, não é um tema que faça parte do cenário de vida deles, ou simplesmente não tiveram tempo pra se inteirar sobre o assunto. Mas daí como ficam esses homens? Vê agora o engodo? Tentando proteger um possível fator mais democrático, você acabou voltando justamente no que o camarada Jones falou, ou seja, isso aí é cilada, não cai nessa não kkkkk.
@JoaoSantos-hr2uw Жыл бұрын
Comparar o ruim com o menos ruim é uma posição de negar a mudança, eu n quero ficar no menos ruim, eu quero o bom e de tudo.
@henriquejr117 Жыл бұрын
Acho que a gente tem que entender como concatenar esse acesso mais universalizado do ensino superior com um mercado de trabalho já precarizado. Como fazer as duas coisas andarem juntas em um projeto de desenvolvimento de país. Outra coisa importante é não fetichizar o ensino superior como se fosse algo que todo mundo tem que fazer para ter algum tipo de "status social".
@ubiratanreis7364 Жыл бұрын
Nenhum país do mundo da população e extensão igual ou maior que o Brasil consegue garantir curso superior para toda a população. Tbm isso não é necessário! É fundamental garantir alfabetização universal e valorização para todos os trabalhadores nacionais, independente de ter nível superior ou não!
@carlpissatto1198 Жыл бұрын
Sim! A educação de base deve ser universal porque é necessária tanto para a execução de funções e trabalhos menos sofisticados, em que se faz necessário o domínio de conhecimentos e habilidades básicas, quanto para o desenvolvimento do pensamento científico, importante seja para a compreensão do mundo e da sociedade, seja para avançar para níveis superiores de conhecimento. Daí, quando se trata de educação técnica e superior, a história é outra, sendo necessário um número muito menor de trabalhadores para executais tais funções, que obviamente crescem a medida que o país se desenvolve. Portanto, simplesmente não faz sentido propor qualquer caminho que defenda a oferta de vagas pra 100% da demanda de interessados, já que o ponto crucial é sempre ter disponível uma quantidade equivalente de especialistas às demandas de desenvolvimento, sem sobrar (para assim não rebaixar salários com excesso de oferta) nem faltar (para assim nao comprometer o projeto de desenvolvimento e acesso aos serviços na sociedade). E isso de maneira alguma determina que os não bacharéis, no caso, fiquem pobres, já que a valorização do trabalhador comum - que é absolutamente vital - pode ser garantida mesmo este não ocupando um cargo de especialista ultra sofisticado.
@thalesenrique3495 Жыл бұрын
"Nenhum país do mundo da população e extensão igual ou maior que o Brasil consegue garantir curso superior para toda a população" Isso é falso, China é um exemplo de país com a população maior que o Brasil e que vem conseguido esse feito, ela possui a maior taxa de população com formação superior do mundo, 57% e aumentando ano após ano, além de ter o maior nivel de alfabetização do mundo 97% da população alfabetizada, é possível sim ter toda a população formada em ensino superior.
@henriquetetzl Жыл бұрын
O problema é que o mercado cada vez mais demanda por profissionais qualificados, de nível superior, enquanto os trabalhadores operários são substituidos por máquinas e submetidos a um regime de trabalho cada vez mais precarizado
@Enhanced-Atrophy Жыл бұрын
@@thalesenrique3495 China tem economia diversificada para absorver tanto os formandos, já o Brasil....
@carlpissatto1198 Жыл бұрын
@@thalesenrique3495 a China não tem toda a população com ensino superior e nem nunca vai ter. No seu proprio exemplo você assume que ela não tem. Alias, a China é a prova do contrário do que você tá falando, lá não existe universalização do ensino superior e o sistema de vestibular é extremamente rígido e excludente, dado que não tem vagas pra toda a demanda. Na verdade o sistema deles de vestibular é bem parecido com o Enem, um provão unico no ano, quem passou passou, quem nao passou nao faz faculdade. Lá eles fecham cursos e vagas, realocando investimento somente pros cursos que eles calculam precisar de especialistas no curto, medio e longo prazo. A China é o CONTRARIO do que você tá tentando defender. Ensino superior tem uma finalidade pro desenvolvimento nacional, simplesmente não faz sentido ter 100% da população formada, se essa formação não serve pro desenvolvimento da nação.
@JeanPinheiro-nc2pl Жыл бұрын
Gde vídeo, Jones! E da mesma forma q a Universidade, devia ser o acesso às escolas técnicas, pra quem ñ quer graduação, pelo fim dos Vestibulinhos! Um gde abraço, camarada Jones!
@FelipeGomes-ek8lf Жыл бұрын
Acho que o primeiro título clickbait que vejo por aqui. Belo e moral 🤣
@AlbenizJunior Жыл бұрын
Fala Jones, na minha cidade (125 mil habitantes) tem Universidade Federal e Instituto Federal o problema hoje não é mais vagas, mas garantir a permanência, todos os cursos estão sobrando vaga, o problema é os gastos com transporte e alimentação, fora que os cursos são diurnos também... E muitos jovens acabam indo para faculdades particulares, pq os cursos são noturnos e podem trabalhar de dia...
@marcoantoniopinheiro-be7fv Жыл бұрын
Me levantou algumas questões. O problema de acesso à educação superior é de responsabilidade exclusiva das próprias universidades? Não deveria haver uma integração entre o ensino básico e médio para garantir esse “nivelamento” mencionado no início do vídeo? Pelo que eu entendi, a ideia exemplificada propõe que as próprias universidades ofereçam cursos de nivelamento para os alunos que não tem os conhecimentos mínimos para ingressar em determinado curso. Mas esse nivelamento não deveria ser obtido nas escolas de ensino médio? Qual seria o papel do ensino básico e médio nessa equação?
@marcosrodriguesTB Жыл бұрын
Não tenho uma resposta para você, mas uma reflexão. Escolas do ensino fundamental e médio possuem uma burocracia de ampla concorrência e recomendações para cargos superiores (diretor, por exemplo). Isso faz com que, na maioria das vezes, a direção da escola vá contra os interesses dos próprios professores. A diretoria se preocupa muito em manter seus cargos e menos em questões fundamentais do ensino e aprendizagem ou direitos dos professores. Se esse sistema inviabiliza apoio aos professores, imagina então apoio popular e político ao problema do acesso ao ensino superior. Tudo foi minimamente pensado.
@paulamiranda949 Жыл бұрын
Por isso, muitos vão para Argentina, Paraguay, Uruguay para ESTUDAR. Pelo menos, temos cotas (de ensino públicoo, étnicas e deficientes) para dar uma "amenizada" na situação.
@ElisaOS Жыл бұрын
Eu tenho um ódio tao grande de ver anuncio do "brasil paralelo" em canais de comunas...
@Jeff-zs2gx Жыл бұрын
Camaradas o like faz parte da nossa luta e agitação dentro do KZbin, trabalhadores e povos oprimidos no comunismo uni-vos ou não venceremos!
@PauloFernandoAlvesdaSilv-hf5eq Жыл бұрын
Esclarecedor. Precisamos estar preparados na argumentação sobre educação publica e ENEM é uma mentira e tanto.
@Andrew-qd5fc Жыл бұрын
Eu há 4 anos tentando medicina. Mas vou chegar lá.
@anaraiz7513 Жыл бұрын
Título do vídeo num universo alternativo: "A verdade sobre o ENEN"
@paulamiranda949 Жыл бұрын
😂😂😂😂😂
@nediropke6816 Жыл бұрын
Análise perfeita. Alguém tem que dizer as verdades ocultas pelo Sistema.
@ElGatoTriste Жыл бұрын
Faço faculdade EAD em programação e é uma verdadeira merda. Não se aprende quase nada, ensino horrível, é um absurdo o mec liberar isso… mas felizmente consegui um emprego legalzinho pq estudo além da faculdade, mas é cansativo viu e fico com uma puta sensação que to ficando pra trás
@isabellaramos3331 Жыл бұрын
Faz tempo que você estuda por fora? Cara, eu tenho feito isso de fazer faculdade EAD em sistemas (é por um Instituto Federal, então algumas disciplinas são boas; outras não) e estudar fora. Vagas júnior escassas, o que tem pedem nível Pleno pra pagar como Jr.. E ainda contratam PJ, ou seja, esquece direitos trabalhistas. Resumindo, as oportunidades são exclusivas e a gente tem que ficar aguentando discurso lixo de coach como que é só fazer cada vez mais que você consegue. Porra, parece que nunca tá suficiente. Tá cada vez mais cansativo.
@naziamedeiros823 Жыл бұрын
Boa reflexão!
@denisfigueiredo7919 Жыл бұрын
Mano, os seus últimos vídeos estão muito top, obrigado pelo belo trabalho.
@felipebarroso1242 Жыл бұрын
Já passou da hora dessa forma de acesso ao ensino superior no Brasil mudar! É retrógrada e excludente. Sem falar que eu acho absurdo a burguesia se beneficiar do ensino público e não contribuir com absolutamente nada: daí a universidade pública estar caindo aos pedaços e não ter auxílio par aos estudantes mais pobres.
@walterfmneto Жыл бұрын
Jones irmão vc ta bem? esse ritmo de lançamento de vídeo é sinistro 😬
@patriciasantiago3759 Жыл бұрын
Né? Se cuida Jones.
@fishofthepeople Жыл бұрын
Jones, Cauê e Maxwel deixam muita equipe de produtora foda aí no chinelo. Tomara que estejam cuidando da saúde.
@iaeldeo8978 Жыл бұрын
Excelente, Jones. Os professores deveriam passar esse vídeo em sala e debater com os estudantes secundaristas e universitários. Sempre defendi um nivelamento, mas meus pares não se mobilizam e organizaram para pressionar e concretizar isso.
@seko6968 Жыл бұрын
Obrigado Jones Manoel, por esse trabalho indispensavel que você tem feito...
@alexdesousa3769 Жыл бұрын
Jones, acho que não concordo sobre a alternativa da própria instituição de ensino superior ser responsável por prover a formação mínima pro próprio curso. Esse papel já é da educação de base. Não sei se é uma ingenuidade da minha parte mas acho que se a educação de base melhorar o bastante, o próprio diploma de ensino médio serviria como vestibular.
@luiseduardoamorimramos2977 Жыл бұрын
Dá lhe Jones
@shamann_pvp Жыл бұрын
como sempre incrivel, camarada
@luizclaudiovieiradonascime1103 Жыл бұрын
Boa ótica de análise do Enem, camarada. 👏👏👏👏
@leoaraujo3021 Жыл бұрын
Acabei de assistir um comercial do Olavo de Carvalho no meio do vídeo kkkk doideira Ótimo vídeo Jones ❤
@alinearmond Жыл бұрын
sensacional como vc torna o assunto mt didático e completo, mt obrigada pelo seu trabalho, camarada, pelo fim do vestibular!! seria mt importante termos cortes dos seus vídeos em reels para compartilhar no instagram!
@fernandob.f.talarico3262 Жыл бұрын
Mais um excelente conteúdo. Ainda assim, eu torno a sentir falta do recurso à Pedagogia Histórico-Crítica (organizada a partir de Dermeval Saviani). Jones, você conhece esse referencial?
@embaubaatelier Жыл бұрын
Na Universidade de Buenos Aires não tem nem prova de ingresso, tem curso de ingresso no primeiro ano (o CBC), com matérias comuns para nivelação.
@wesleybutakun Жыл бұрын
Jones sempre trazendo um pouco mais de luz e razão pros nossos dias. 💚
@ygorcosta9331 Жыл бұрын
Quanto mais eu acompanho o camarada mais se torna uma questão conviver entre as pessoas do meu entorno. Como faz?
@ady27evangelista78 Жыл бұрын
Exatamente, os véus vão sendo tirados e cada vez mais se torna desafiador conviver com o outro. É triste
@sam_cavalheiro Жыл бұрын
Vc falou desse manejamento de vagas, e me liguei na minha faculdade. Eu entrei pro meu curso da faculdade porque SOBRAVA VAGAS. É um curso nichado num local do interior, então sobra vagas na faculdade e praticamente qualquer um que se candidatar nela entra. Isso é maneiro, mas mais maneiro seria se isso fosse de conhecimento geral, seria bom tanto pro campus quanto pra pessoas q nem sequer sabiam da existência do curso.
@mariajhovana3247 Жыл бұрын
Tava querendo mudar de carreira, fazer um ead, sou ilustradora e o trabalho é muito precarizado, mas acho que não tem salvação pro pobre não
@gregsalles9471 Жыл бұрын
Esse vídeo é um tapa na cara necessário, camarada Jones!
@cleamakenda4601 Жыл бұрын
Essa entrada ja diz tudo kkkkkkk
@marcelloalves6664 Жыл бұрын
Muito bom cara !
@brunacoliveira Жыл бұрын
Interessante essa analogia entre atendimento à saúde pública e ao ensino público, não havia pensado nisso.
@ClauVenturi Жыл бұрын
Sem falar nos horários das aulas. Vários cursos não tem um turno específico, tendo disciplinas de manhã, outras a tarde e outras a noite. Quem consegue ter um emprego e ficar mudando de horário em alguns dias, variando de um semestre para outro, para se encaixar nos horários de estudo?
@carlpissatto1198 Жыл бұрын
O acesso universal irrestrito a 100% da demanda ao ensino superior rebaixaria ainda mais o salário, Jones. Se as uniesquinas já fazem isso, não seria diferente com universidade publicas, a lógica é literalmente a mesma só que agora aplicada em empregos mais qualificados ainda mais escassos (que não aumentam pelo simples aumento da força de trabalho disponível). Só faz sentido aumentar o número de especialistas formados se tiver como absorver essa força de trabalho, se essa força de trabalho hiperespecializada for materialmente útil numa determinada etapa do desenvolvimento. A universidade necessária é a universidade capaz de formar especialistas em número e qualificação suficiente para garantir o desenvolvimento de uma nação. Nem mais, nem menos. E conforme o processo avança, avança também o número de especialistas formados. A China por acaso garante acesso universal? Nenhum país em que existe planejamento e projeto de desenvolvimento o faz, pois educação superior não é direito individual deslocado das necessidades e possibilidades reais de realocação de riqueza e recursos nacionais, tendo em visto o seu desenvolvimento.
@thalitatomedealmeida8537 Жыл бұрын
O certo é o Brasil facilitar a industrialização, quem faz uma faculdade necessária para o país é a indústria, com economia independente do agro.
@carlpissatto1198 Жыл бұрын
@@thalitatomedealmeida8537 exatamente, o que cria a demanda por educação é a forma como se produz e como se deseja produzir, e não a vontade individual das pessoas. Por isso é impossível, para um país com as dimensões e necessidades do Brasil, garantir acesso universal e irrestrito à 100% da demanda dos indivíduos por educação superior. O que vai determinar isso são as necessidades do desenvolvimento brasileiro, como acontece na China, em que selecionam apenas o número estudantes necessários para formar o número de especialistas necessários para o desenvolvendo da sua nação. A educação superior vista como um direito individual é uma perspectiva liberal.
@Cairaluaa Жыл бұрын
Muito bom, Jones. Valeu!
@gorilaogorila835 Жыл бұрын
Belo vídeo.
@o_vandox Жыл бұрын
0:21 Note
@rodanalist Жыл бұрын
Gente, imagina o Jones candidato a presidente e pautando o debate? ❤
@suelicarregari6489 Жыл бұрын
Mas já foi muito pior. Sou do tempo em que nem tinha Universidade na minha cidade, Campinas, e nem um auxílio público. Tive que pagar faculdade, transporte, alimentação, etc, e trabalhar e estudar.
@hugoxavierrodrigues3106 Жыл бұрын
Vídeo necessário!!!
@Fleishner Жыл бұрын
Preciso, camarada!
@rafaelbos61 Жыл бұрын
Jones, hoje faço faculdade de História no EAD do Senac, apesar de ter tido uma formação em escola privada, com estrutura famíliar excelente, sempre percebi o quão excludente eram as universidades Brasileiras, afinal, meus colegas, pequenos burgueses\classe média, eram quem estavam lá disputando estas vagas públicas. Claramente o preparo e estrutura que eles tinham, iria a nível de competição, superar qualquer estudante de escola pública. Infelizmente minha condição financeira não me permite pagar uma presencial e, o trabalho, impede o egresso em uma pública, mesmo tendo tido estudo em uma instituição privada, o processo é arduo, imagina para aqueles que não possuem uma formação ideal....
@EduardoSilvaHP Жыл бұрын
Boa sorte camarada, não desista pois estudar ainda que nessas condições é sempre um ganho. Se tiver melhor oportunidade não exite em buscar. O foda é que até mesmo a presencial suga uma energia escabrosa.
@c.molotovinho Жыл бұрын
Excelente observação!
@antifa82 Жыл бұрын
A faculdade deveria ser um direito universal
@Oroitz Жыл бұрын
@@Dnp-- Assiste o vídeo todo que você deixou passar a parte que o Jones comenta sobre nivelamento de conhecimento. Esse cenário que você pediu para imaginar não é o que está sendo defendido no vídeo.
@ricky4477 Жыл бұрын
@@Dnp-- Sua visão não resolve nada, só torna o sistema de ensino ainda menos acessível, tal qual foi inacessível décadas atrás para graus de formação menores. É uma visão burguesa que julga a população como preguiçosa. Se toca.
@felipedolandeli8384 Жыл бұрын
@@Dnp--na verdade o requisito para nível superior é ter o ensino médio. Vestibular existe por não ter vagas suficientes. O problema é a lógica de exclusão.
@alancosta4760 Жыл бұрын
E é! Menos no Brasil. Inclusive educação, moradia, saúde e até mesmo segurança e alimentação deveriam ser direitos universais.
@luanmiranda4921 Жыл бұрын
@@Dnp--qual é o problema de pegar mulher?, acho que você foi um fracassado em relação a mulheres no ensino médio em kkkkkkk.
@vicentejouclas2518 Жыл бұрын
Salve!
@augustus7976 Жыл бұрын
Jones, veja as configurações de propagandas do seu canal. Todo vídeo seu aparece propagandas do falecido de carvalho.
@alexandrecavalcanti9510 Жыл бұрын
O ensino superior no Brasil é extremamente elitista, na época em que realizei meu primeiro vestibular, não havia cotas então as vagas eram quase todas ou todas(a depender do curso) preenchidas por alunos egressos de escolas particulares(como eu) , enquanto alunos egressos de escolas públicas iam para faculdades particulares (?) , o que sempre achei uma bizarrice. Bem, e via em alguns colegas ( já numa graduação bem posterior) a dificuldade que eles enfrentavam para se manterem na universidade, como alimentação, moradia(casa do estudante) , etc….além de piadinhas de playboys e até de alguns professores. Parabéns, Jones pelo vídeo! Ah, inclusive estudamos na mesma universidade porém não na mesma turma.
@veramartins2702 Жыл бұрын
Não conheço país que dê acesso a todos os jovens que saem do ensino médio...mesmo porque não tem mercado de trabalho para todos os eventuais formados... A melhor luta é pelo ensino fundamental e pre escola..
@thalitatomedealmeida8537 Жыл бұрын
A melhor luta é industrialização e fazer a economia girar. Não vale nada educação num país que falta emprego.
@Enhanced-Atrophy Жыл бұрын
@@thalitatomedealmeida8537é isso que o pessoal não entende... O mercado de trabalho do Brasil já é precário, não adianta ficar dando oportunidade de educação se não resolver o desemprego primeiro, faz nem sentido
@AlanRobson_ Жыл бұрын
Primeiro: Segredo pra quem? Pq isso é óbvio! (Pelo menos pra quem entende política no prisma de classes). Segundo: Já começa errado o sistema todo pq o Enem foi destinado para avaliação de competência. Usá-lo como critério de acesso, e não de competência, já é um sinal de que você não está administrando bem o sistema de ensino superior na medida em que não garante a todos pelo menos a possibilidade. E por último: Os grupos privados de ensino superior não precisam desse excedente de vagas pois já fizeram um programa especificamente pra eles, que é o FIES. O FIES foi uma ideia generosa, bem intencionada, mas mal formulada. Pq no lugar de garantir subsídio pro estudante, garantiu foi a transferência de dinheiro público diretamente pras instituições privadas sem a garantia de bom ensino e de acesso ao mercado de trabalho em termos igualitários. Não, o formado em faculdade é preterido pelo formado em universidade (pela lógica (pressuposta) da qualidade). Então mesmo que houvesse atendimento de toda a demanda na universidade pública que o Enem excluí, muitos desistiriam por não suportar aliar trabalho com estudo, teriam mal desempenho etc e haveria uma concorrência dessas instituições públicas facilitando carga, exigência etc. A mudança tem que ser no atacado e não no varejo.
@murilotrigo8578 Жыл бұрын
Jones, teria como fazer um video sobre os Zapatistas? Eles acabaram de anunciar que mudaram suas estrutura de organização pra algo ainda mais horizontal Fonte: "Nona parte: A Nova Estrutura da Autonomia Zapatista" de 13 de Novembro
@edofragoso Жыл бұрын
O tipo de crítica que não serve pra muita coisa. É importante conhecer a realidade, mas não reconhecer o esforço das federais e estaduais no processo de acesso (seja Enem ou outro meio) às vagas é sacanagem
@cursedayanami Жыл бұрын
Bom video Jones
@eusougomes Жыл бұрын
Minha namorada é uma vitima dessa logica educacional. ela fez 3 enem, não foi bem e por pressão teve que buscar uma vaga em faculdade particular e hoje ela deve 30 mil. Ou seja, ela hoje trabalha para pagar uma divida com universidade privada.
@ziulsepol6771 Жыл бұрын
Up Jones, faz corte dessa parte que tu falou do cooptação das vagas privadas pelo funil da desesperança dos trabalhadores q não passam nas públicas
@AutismoPensante Жыл бұрын
Só temos de ter cuidado com essa de "prova para cursar uma matéria especifica", porque não deixa de ser uma exclusão suave, enquanto nega o problema de que isso se pressupõe que o ensino médio não serviu para essa questão
@thiagonapier5337 Жыл бұрын
Anúncio de filme sobre Olavo de Carvalho no início do video. Que?
@thiagodamerbaptista2118 Жыл бұрын
Também vi este anúncio, cheguei até denunciar de tanto ranço.
@elainegazignato4063 Жыл бұрын
E no meio de um vídeo incrível do Jones aparece uma propaganda do Brasil Paralelo 😒
@veraneidetrindade843 Жыл бұрын
Na minha visualização tem aparece , mas isso é bom pro algoritmo do canal , assista a propaganda, mesmo não concordando , pois o comercial monetiza o canal Jones Manoel.
@ubiratanreis7364 Жыл бұрын
Jones, sou seu admirador, porém, nessa sua análise vc foi injusta nesse atual contexto. No Brasil, mesmo imperfeito, na atualidade o ENEM é o melhor sistema democrático! Uma prova é que a elite sempre foi contra. Vc citou países com uma população e dimensões muito menores que o Brasil. Concordo que precisa melhorar muito a Universidade. Mas melhorou muito desde 2002! A própria história é um exemplo disso.
@_alfredoneto01 Жыл бұрын
O enem n é nem um pouco democrático cara
@ubiratanreis7364 Жыл бұрын
Tenho 57 anos, sou negro, mas por não estudado em escola pública e ser um funcionário público aposentado, tive de disputar e ampla concorrência, passei em quinto lugar em farmácia e não tirei nenhuma vaga de um jovem negro, indígena ou pessoa de baixa renda! Repito, não é perfeito, mas é o possível. Em 1983, tinha 17, tentei meu primeiro vestibular e era impossível um menino negro entrar na Universidade. Esqueci de falar que esse é o segundo curso universitário que eu fiz por meio do enem em ampla concorrência. Primeiro lugar em História na UFF, em 2010!
@ubiratanreis7364 Жыл бұрын
Torno a repetir, não é perfeito! Pergunto se há algum país, com dimensão e população semelhante ao Brasil, que revele aqui!
@antifa82 Жыл бұрын
O Enem é elitista para um caralho
@deymoscorpse Жыл бұрын
Enem ê mais democrático que o sistema anterior mas ainda assim é uma merda, agr tem que melhorar isso ai em vez de estagnar, cada ano que passa torna maks dificil para ter educção superior e com o novo ensino médio isso só vai piorar :(
@nataly_souza Жыл бұрын
tema necessário, educação pública no brasil está atrasada por demais
@cmarzo Жыл бұрын
Exato!
@javefx Жыл бұрын
um ponto que eu discordo do jones é na parte da universidade negar o acesso. Isso acontece sim! Quem recorre a cotas sabe do que estou falando e como a banca que avalia é parte da universidade específica da aplicação eles podem (e fazem) negar baseado em critérios extremamente discutíveis e de forma que joga na mão do estudante toda a responsa de recorrer na justiça ou não. Eu tive minha entrada na Universidade negada 2 vezes por causa disso e hoje estudo numa universidade particular por n motivos, mas que o principal acabou sendo essas negativas.
@sazrodrigo Жыл бұрын
Jones, ta aparecendo propaganda do BR para Lerdos no seu video
@rodrigodias7147 Жыл бұрын
Importante taparmos o nariz e assistirmos --- as propagandas no YT são contratadas por número de visualizações; uma propaganda do BP vista por nós é uma propaganda do BP a menos vista por outra pessoa que talvez pudesse ficar interessada.