Boa Tarde. A Abralin deveria contactar os responsáveis pela "Comunidade Linguagem Simples Brasil" da Rede InovaGov, uma iniciativa da Diretoria de Inovação - GNova, da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.
@mariahelenicearaujocosta48999 сағат бұрын
O que me parece é que o congresso tenta mais uma vez legislar sobre um tema sem ter noção de fato do que trata. Falta ciência da linguagem; falta o olhar da linguística para direcionar a discussão. Com ações desse tipo, fica ainda mais clara a necessidade de pautar os estudos linguísticos pelo viés da ciência. Há urgência em se estudar a linguagem considerando os aspectos epistemológicos a fim de que se tenha noção do que se está estudando/ensinando e que se ultrapasse o senso comum na abordagem didática da língua.
@mariahelenicearaujocosta48999 сағат бұрын
O eficientismo, o utilitarismo levam à tentativa de tomar a língua como um instrumento.
@Fábio-h7k14 сағат бұрын
Na minha opinião, vocês linguistas é que deveriam estar encabeçando esse movimento de simplificação da comunicação da administração pública com a população em geral. Um grupo muito pequeno está aproveitando esta oportunidade de influenciar na política linguística nacional. Vendem cursos muito caros, mesmo admitindo que algumas das orientações não são embasados em pesquisa nacional, por exemplo, em relação à quantidade máxima de palavras nas orações. Além disso, inventam terminologia através de tradução direta forçada, como é o caso do termo "leiturabilidade", sendo contrários à própria regra do emprego de palavras comuns do idioma. Linguistas, ocupem o lugar de vocês no debate político sobre linguagem.