Coerente e profunda sua abordagem. Margareth Thatcher esteve aí na história para nós provar que precisamos ser responsáveis por nossas vidas, não atribuindo a culpa aos outros. Adoro a frase que ela diz: "Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é". Somos senhores dos nosso destinos. Gostei Cecília. 👏
@missbutterfly87br6 жыл бұрын
Cecília, primeiro, gosto muito de você e parabéns pelo canal! Pra mim, o machismo pode ser escancarado ou sutil. O sutil é o mais perigoso, e acredito que é esse que temos na sua fala. Tão sutil, tão inconsciente que não percebemos. E esse é o grande problema do machismo, ele vai passando adiante e nem nos damos conta.
@joicecunha78806 жыл бұрын
O seu lugar de fala é de a mulher que desfruta de certos privilégios. Daí sua dificuldade é enxergar o machismo é danoso para todos, mas de forma letal para nós mulheres. Não dá para falar de desigualdade partindo da ideia do que você quer e sonha. É preciso encarar como ela é.
@NNESSITA6 жыл бұрын
Joice Cunha Eu tbm sou branca e sei que disfruta de muitos privilégios mas me senti decepcionada com esse vídeo, eu encaro o machismo todos os dias. Inclusive no trabalho que sempre tive que batalhar e provar meu valor, inúmeras vezes mais que meus colegas homens. Senti que ela minimizou totalmente a nossa luta! Talvez falta mais estudos sobre o feminismo, e conviver mais com mulheres que sofrem isso na pele.
@ricardoalmeida5016 жыл бұрын
O Marxismo cultural quer que você odeiem os homens ocidentais. Vocês são mais inteligentes do quec nós homens. Por isso tenho esperança que tanto a intuição de vocês como a inteligência possa descobrir o que há por trás da velha tônica que alimenta o projeto de poder, ou seja, a velha temática de opressores e oprimidos. Não é interessante que mulheres e homens caminhem juntos para resolver os problemas do dia e encará-los de frente para evoluirem juntos como pessoa. O que interessa é a desunião, pois rende mais para Chineses, Russos e Islâmicos, o quanto nós ocidentais estamos nos afastando uns dos outros. Mulheres maravilhosas que fizeram deste mundo um mundo maravilhoso em seus antônimos, não caiam nessa armadilha que quer dividir o mundo em caixinhas como disse a autora do vídeo. Vocês são muito mais do que seguidoras de Mídia e Academicismo Separatista. Vocês têm a visão holística das coisas muito mais rápida do que nós homens. Vocês têm a capacidade de fazerem duas coisas ao mesmo tempo, o que nós não temos, com tanta facilidade, rsrs. Por favor, percebam o jogo que há por trás. Não fiquem somente no mundo das ideias. Percebam as Pessoas a as Atitudes de bastidores desse separatismo todo. Um respeitoso abraço de quem tem esperança em vocês, pois nós, homens do acidente, já estamos sendo cercados de todos os lados militantes e estamos perdendo nossa essência. O homem é inseguro por natureza, por isso ele é competitivo e muitas vezes fala e faz besteira, mas não caiam nessa armadilha militante, pois há um interesse global nessa desunião no ocidente.
@anamariamarinhodacosta67506 жыл бұрын
Joice Cunha ela não disse isso, interpretação pessoa do povo brasileiro. vc só tá com uma visão das coisas. abra sua mente
@luisfilipeperbonecarvalhae12934 жыл бұрын
@@ricardoalmeida501 é piada, né? Espero que sim
@Nicinha1958 Жыл бұрын
Eu não desfruto de privilégio algum e penso exatamente como ela. Essas mulheres tem exagerado sobre essas questões do feminismo. Virou uma psicopatia já, tanto q a defesa delas é virar um homem. Não entendo isso...
@italopetraglia6 жыл бұрын
Muita verdade isso. Só aos 21 anos me reconheci e aceitei que eu não precisava ser bronzeado garanhão, ou 'pegar geral', ou ser o machão que anda de cabeça erguida e não ligar para sentimentos ou para ninguém, ou só ouvir música de homem e diversas outras coisas 'esteriotipadas'. Eu só precisava ser eu mesmo e fazer as coisas que eu gosto. Só aos 21 eu me aceitei que eu sou eu e não sou só mais um homem. Eu não gosto de ficar pegando sol, de sair para baladas, de não ligar. Eu sou eu e eu sou só eu.
@Serevolucao6 жыл бұрын
Cecília, primeiro queria te dizer que concordo com absolutamente tudo o que você disse nesse vídeo. Queria te parabenizar pela coragem e pela sinceridade. Esse assunto também é muito difícil para mim, porque eu também acho que temos que olhar para o indivíduo. As pessoas sofrem, não só as mulheres. Mas isso não quer dizer que as mulheres não sofram também. Achei que você tratou o assunto de uma forma humana, real. Muito bom.
@carolinamarques33315 жыл бұрын
Cecilia, oi! Eu nunca soube que você era psicóloga e nem que tinha um canal no KZbin, fiquei muito surpresa hoje quando vi seus vídeos sendo sugeridos para mim. OBRIGADA POR ESSE CANAL! Você nasceu pra fazer isso. Estou num momento tão delicado, de reconhecer mesmo que preciso de ajuda. Já vi varias horas de vídeos seus hoje, que profissional! Que Deus abençoe seu dom! Canal incrível, amável, acessível... eu precisava ter te descoberto hoje!
@Paula457326 жыл бұрын
A impressão q tive é q vivemos em planetas diferentes. Eu particularmente não concordo com a maior parte. Mas é minha opinião, respeito a sua!
@brunafontenele86 жыл бұрын
Cecília, vc faria um vídeo sobre a perspectiva do agressor? Por que alguém violenta e mata uma mulher que, há pouco, dizia amar? É um psicopata? Um psicótico? Há cura? Ou é uma maneira de ser?
@psicrismelo6 жыл бұрын
Procura o canal da Claudia Riecken, ela fala muito sobre os agressores e relacionamentos abusivos.
@dente-podre-virgem376 жыл бұрын
homen pobre foi ensinado a nao levar desafora pra casa . quando o casal tem uma discuçao a mulher humilda o cara diz que ele nao e nada e um chifrudo e o cara se sente humilhado e mata a mulher. alguns casos sao assim.
@henriquels76055 жыл бұрын
Homens morrem o dobro e nem são vistos por isso
@mgtowliberdade57394 жыл бұрын
Bruna Fontenele vamos fala das violência no geral em q as mulheres matam os parceiros 2.5 vezes mais q homens matam mulheres E q 92% das mortes violenta é de homem e incrível sofredora violência de 8% as mulheres, w coisa né
@prisciladelabetha51556 жыл бұрын
Oi! Acho mesmo você muito coerente. E só vou te falar sobre o que eu vejo. Já que a individualidade importa. Quando você citou coisas nas quais o machismo afeta a mulher, achei que essas situações foram bem suaves. Se nossos problemas/medos fossem somente relacionados a tarefas de casa, e pressão com os filhos creio que não haveria tanta luta. Porém, muitas mulheres que não tem carro e usam transporte público, andam a pé pelas ruas em horários não seguros, trabalham em lugares nos quais estão sujeitas a violências, essas mulheres estão expostas e sujeitas a situações mais difíceis do que os homens que vivem as mesmas situações. Outras coisas: salários menores ainda existem para as mulheres, empresas que só contratam mulheres sem filhos, mulheres julgadas até por outras mulheres sobre roupas que usam, estado dos filhos e até mesmo se são violentadas ou agredidas! "Ah! Mas mulher que gosta de vagabundo tem que apanhar mesmo", "Mas queria o que andando na rua desse jeito?". Percebe? Feministas que também tem empatia sabem que os homens também sofrem, mas sabem que a luta da mulher é mais desesperada.
@lopesdelimaleda3375 жыл бұрын
Priscila ela dizer "Será que é muito pior pra mulher?" Foi o ápice do machismo no discurso dela! Aí depois ela muda o discurso.. afff q coisa esquisita! Nam!
@Deimonos854 жыл бұрын
a eterna falácia de que a mulher ganha menos fazendo o mesmo serviço.. artigo 461 da CLT: “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade” Agora quanto a empresas privadas preferirem contratar mulheres sem filhos. Primeiramente, sendo empresa privada, o dono escolhe quem ele quiser contratar. Agora analisando economicamente.. e até mulheres empreendedoras reconhecem isso, mulheres são muito mais onerosas como funcionárias.. é licensa maternidade por diversos meses (coisa que o homem não tem, aliás.. você alguma vez considerou isso?), qualquer situação com o filho, a mãe não vai trabalhar. É cólica.. é isso ou aquilo. "a luta da mulher é mais desesperada"... ah tá.. mas da mesma forma que analisa somente o seu lado e geralmente ignoram todas essas considerações que fiz da parte dos empreendedores, nesse ponto tb é uma visão bem unilateral. "Mulher tem medo de ser estuprada". Ok. Homem tem medo de casar, ter filho e tomar um rodo de mulher em divórcio. Sabia que a justiça nesse quesito é totalmente favorável a mulher? Ela joga que tem medo do cara e inventa outras coisas.. ela leva casa, grana, o cara precisa sair fora e tem visitação a sei lá quantos dias e sofre pra conseguir reverter isso. Isso se conseguir. Isso levando muitas vezes ao suicídio. Que aliás a maioria de suicídios é de homens. Maioria de moradores de ruas são homens.. 90% dos assasinatos anuais tb são homens. Alguma de vocês aí alguma vez sequer considerou esses pontos que apresentei? Imagino que não. Ambos os sexos sofrem.. não é só mulher que tem situações difíceis na vida.
@brunnaalmeida21692 жыл бұрын
É por isso que o " feminismo" não é respeitado, por causa de pessoas como você, que acha o sofrimento e a luta das mulheres é mais importante que a dos homens.. se continuar assim, o feminismo será sempre visto como piada.
@brunnaalmeida21692 жыл бұрын
@@lopesdelimaleda337 e você acha que os homens não tem nenhum sofrimento também? Você é louca, ou se faz?
@brunnaalmeida21692 жыл бұрын
@@Deimonos85 concordo contigo!
@sandradourado55776 жыл бұрын
Parabéns vc discorreu sobre o assunto magnificamente. Ninguém tem q ficar preso em caixas. Nunca consegui conversar com alguém q me entedesse. SOMOS HUMANOS E SOFREMOS.
@sandraregg4676 жыл бұрын
Parabéns pela sensibilidade e pela coerência nesse video!!!! Amei simplesmente!!!!!!
@kelly29816 жыл бұрын
Cecilia, querida, conheci o seu canal a pouco tempo e gosto muito das suas reflexões. Em dados momentos algumas coisas me incomodam, mas como você propõe pensamentos mais profundos, tento sempre gastar um tempinho analisando quais sentimentos me desperta. Contudo, não concordo com esse vídeo. Obviamente o machismo afeta os homens, especialmente no que tange à necessidade de ser forte, anular sentimentos, etc. Tudo isso é bem ruim para os homens. E, ainda que indiretamente, o feminismo luta para que os homens sejam mais sensíveis e que esteja tudo bem. Também não gosto de discursos polarizados, mas podemos avaliar números para entender melhor o sistema de gênero na nossa sociedade. Exemplos: mulheres ganham menos que os homens em todos os cargos (pesquisa da Catho e tantas outras organizações); o rendimento médio mensal das mulheres é 27,1% menor (IBGE). Tem um estudo do IBGE bem interessante: "Estatísticas de gênero : uma análise dos resultados do censo demográfico 2010". Às vezes você pode ter mais empatia com as causas dos homens...
@brunnaalmeida21692 жыл бұрын
Assim você já tá querendo ser superior aos homens, achando que um é mais importante que o outro
@edimar8386 жыл бұрын
Parabéns pela coerência. Muitos não entendem que quando você diz que o problema pode atingir ambos lados e que devemos ter em atenção o indivíduo, não é porque está tentando tirar a validade do sofrimento de um determinado grupo mas que você só diz isso quando a narrativa que está sendo apresentada pressupõe que o problema é exclusivo ou afeta de maneira gritante somente um dos lados e que o produto dessa narrativa é que um dos lados acaba que carece de atenção ou simplesmente não é levado a sério, que você está tentando ser inclusiva, que não está excluindo ninguém, está simplesmente expandindo seu campo de empatia.
@regyaraujo62536 жыл бұрын
Acho que a luta das mulheres é bem simples. Nós queremos poder sair na rua com a certeza dos homens: que não correremos o risco de sermos estupradas. Nós queremos entrar num relacionamento amoroso com a mesma certeza dos homens: que não apanharemos e nem seremos mortas quando acharmos que não queremos mais esse relacionamento. Essas questões sociais que você apontou no vídeo são fato. Homens e mulheres sofrem com o machismo. A diferença gritante é que o número de mulheres que são espancadas e mortas por causa do machismo é ridiculamente maior do que o número de homens que sofrem com essa violência.
@nicolecuritiba6 жыл бұрын
👏👏👏👏
@dente-podre-virgem376 жыл бұрын
Regy Alves Só não se relacionar com homens maus . Já vi mulheres destruindo a vida de homens por causa de fim de relacionamento.
@dente-podre-virgem376 жыл бұрын
Só não sair na rua de noite evita assalto e estrupo e a triste realidade. Ou muda pro Japão Canadá
@regyaraujo62536 жыл бұрын
Querido, Castanha não sei das quantas! Não se faça de doido! Existe uma coisa chamada estatística, jogue aí no Google e veja quantas mulheres são estupradas por dia e quantos homens são estuprados por dia. Jogue no Google também e veja quantas mulheres morreram por o parceiro não aceitar o fim do namoro e quantos homens morreram pelo mesmo motivo. Existem assaltos de dia, existem estupros de dia. Ninguém começa um relacionamento dizendo que é agressor, mulher não tem que ter bola de cristal. Como eu disse os homens e as mulheres sofrem sim por causa do machismo, mas infelizmente os números gritantes e apelativos nos mostram que a mulher ainda tem muito chão pela frente pra conquistar.
@fexcasanova6 жыл бұрын
Regy Alves q tal a mulher poder se armar???um homem no geral é muito mais forte q a mulher, uma arma tornaria ela igual.
@angelofernando68973 жыл бұрын
Palavras coerentes, confesso que esperava um vitimismo mas me surpreendi . Aliás a Cecília só me surpreende positivamente!!!
@adrianagoncalves40136 жыл бұрын
Nunca olhei por esse ângulo,que o homem também sofre por conta do machismo,ameii a reflexão👏👏👏😍😍😍😍
@jessicafranca80646 жыл бұрын
"Eu empatizo com as dores dos 2 lados" concordo muito com vc. Mas, infelizmente, só quem também é assim vai entender esse vídeo e ver que você está falando de igualdade, ao invés de diminuir a dor do outro. Juntos, homens e mulheres, somos muito mais fortes.
@lombrdje6 жыл бұрын
Oi Cecília! Tudo bem? Adoro seu canal, você sempre trás reflexões bastante pertinentes e necessárias. Concordo que mulheres e homens, as pessoas no geral sofrem com o machismo. Mas penso que as mulheres sofram com o mesmo de um jeito mais intenso. Não só no sentindo subjetivo, mas também externo, por exemplo: um homem peludo, de meia idade, com o corpo obeso vai à praia. Qual a chance dele escutar lá no meio da multidão algo tipo: "Seu velho gordo!" ou "Que nojo, você não depila não?"? As chances dele escutar essas coisas, são beeem menores do que as de uma mulher com as mesmas características: peluda, de meia idade e obesa. A insegurança em relação à aparência, se instala de um jeito bem diferente na mulher e no homem. Mais um exemplo, vamos pensar numa sala de aula do ensino fundamento que tenha uma garota obesa com a cara fechada e um garoto obeso também com a cara fechada. Quem tem maiores chances de sofrer bullying? Acredito que seja a menina, pois a maioria não associa a figura da mulher com agressividade, logo, não pensam que ela vai reagir batendo nos colegas que a insultarem. Já o menino, apenas pela cara fechada, já pode ser associado a agressividade, fazendo com que esses colegas o temam e o 'respeitem'. Estereotipadamente, a mulher está mais relacionada à passividade e o homem, à atividade. Quem tem mais chances de ser agredido? O agressor escolhe o alvo mais ativo, que pode o ameaçar, ou o alvo mais passivo, que tem chances de não reagir ao ataque? Enfim, esses foram apenas alguns exemplos para pensarmos juntes. As sociedades, através dos tempos, foram inclinando o olhar objetificável mais para o corpo da mulher que do homem. Os homens se sentem inseguros com o 'ideal de homem', sim, as mulheres se sentem inseguras com o 'ideal de mulher', também. Mas os primeiros são bem menos passíveis de fiscalizações alheias do que as segundas. É isso! Desculpa o textão kkkk Abraços :)
@noodle23156 жыл бұрын
Jéssica Lombardi oooh claro que quem sofre preconceito na praia por ser gordo é só as mulheres e quem sofre bulkying numa sala de aula por estar acima do peso são mais as meninas, ah garota vai se foder sua ridícula. Chega desse discurso chato vitimista. Ja torrou o saco ja.
@lombrdje6 жыл бұрын
Calma, mana! Pra que tanto ódiozinho no coração? Não é porque meu pensamento é diferente do seu que devemos nos odiar ou mandar a outra se ferrar, certo? Dei minha opinião e você a sua, ótimo, parabéns pra nós!
@noodle23156 жыл бұрын
Jéssica Lombardi own querida não tenho ódio de vc. Só mt pena, acho que vc deve sofrer mais dq eu que sou uma pretinha periférica super vítima da sociedade buaa 😭 pq vc fala com tanta dor sabe? Expressa do fundo do seu útero o qt o machismo te deixa tristinha. MAS parabéns pra nós pq? Oq ajudamos no mundo? Oq tu ta fazendo pelas mulheres? Me fala sua primeira missão fora da internet, doou alguma coisa? Ajudou alguma mulher que quer abortar por ser pobre? Ou só reclamou do qt é difícil ser uma pobre mulher nesse mundo patriarcal machista misógino etc e o qt o o homem é privilegiado e vilão que destrói nosso mundo colorido de sororidade.
@lombrdje6 жыл бұрын
Assim... você já parou pra pensar que talveeeeez esteja entendendo as coisas de um jeito meio... simplista?! Reducionista? Feminismo não é chorar no banho todos os dias por conta do machismo, classe econômica, cor ou outras condições de vida. Não é ficar se fazendo de vítima e deixar de se responsabilizar pela própria vida, pelo contrário. Parece que sua ideia sobre o feminismo é completamente equivocada... sugiro estudar mais sobre o tema, para então tecermos juntas um debate construtivo e saudável, sem tanto ranço como você tá fazendo, entende? Um abraço e até mais! :)
@lombrdje6 жыл бұрын
E uma coisa muito importante ressaltar é: não é porque fulana é de uma classe social, de uma cor ou de qualquer outro aspecto diferente do meu, que ela é pior ou melhor que eu. Não tem nada a ver isso daí. Essas categorias (como gênero, classe social, cor, orientação sexual, etc.) são observadas pra que a gente possa compreender melhor como PODE SER a vida de fulana, veja bem, como PODE SER, e não como, de fato, É. Visualizando essas categorias, esses aspectos que PODEM INFLUENCIAR determinadas vivências da pessoa e do seu contexto, podemos entender melhor suas relações, seus modos de vida. Enfim, é mais ou menos por aí. Sigo a disposição.
@Svraoa6 жыл бұрын
Que vídeo sensacional. Não só mostrando um outro lado muito esquecido do assunto, mas também por estar amplamente moderado. No emcompassamento do vídeo inteiro consegui sentir aquele ar de razoabilidade, de racionalidade, pés no chão de sua parte e gostei muito mesmo da forma como você tratou o assunto. Ganhou um inscrito!
@KarenMonSi6 жыл бұрын
Achei o video bom e bem sincero, mas como já foi dito, talvez seja o momento de você se aproximar de verdade de mulheres e entender a dor delas. Sempre tive a maioria amigos homens e sempre inclui ele no meu feminismo e minimizei as dores de outras mulheres. Depois de um tempo, depois de conhecer algumas mulheres e até mesmo de alguns perrengues e mudanças no meu corpo, eu comecei a enxergar que, por mais que eles sofram (e sim, eles sofrem muito mesmo!), a pressão com as mulheres é muito mais avassaladora! Um homem que não segue algum padrão que o tornaria mais "macho" vai ter um abalo psicologico, vai sentir pressão e isso, por si só, já é cruel. A mulher que não segue esse padrão, alem dessa pressão, também não consegue emprego, também é traída, é isolada, etc.
@poesiadequinta6 жыл бұрын
É incrível, mesmo, a sensatez e propriedade com as quais você aborda um tema tão polêmico, Ciça. Eu compartilho contigo parte da ideia deste individualismo, por isso, quando vi esse documentário "The Mask You Live In", não me senti caracterizado na tela num primeiro momento. A maioria daqueles problemas nunca foi uma questão para mim, e os que foram, se resolveram rapidamente. Talvez pelo fato de eu ter sido criado numa casa com duas mulheres (mãe e irmã), vendo meu pai a cada 15 dias; talvez por ter amadurecido antes do "previsto"; talvez por ter baseado a minha masculinidade e o ideal de homem que eu queria ser em modelos mais "nobres" que o homem ordinário, acho que nunca vou saber. Provavelmente isso é assunto para eu tratar com a minha terapeuta, hehe. Mas sim, o fato é que, pensando num segundo momento, eu basicamente tive sorte, pois a pressão do machismo sobre os homens também existe, e também precisa ser URGENTEMENTE cortada da sociedade. Entretanto (talvez pelos mesmos motivos que eu citei acima), eu ainda acho que é uma questão muito mais latente e destrutiva para as mulheres, se formos ver o contexto social e generalizar (o que aparentemente, nós dois odiamos fazer). Independente de não concordarmos na medida da balança exatamente, a verdade é que este é um vídeo que precisava ser feito, e só poderia tê-lo sido por alguém de muita coragem e mais bagagem ainda. Obrigado por este vídeo, é um sussurro de sabedoria num mundo onde tolos costumam gritar.
@amandaferreira93806 жыл бұрын
Douglas Albuquerque Maranhao, obrigada por esse comentário.
@poesiadequinta6 жыл бұрын
Poxa, eu que agradeço =)
@Dricaluz16 жыл бұрын
Eu sempre te vejo por aqui... e vc nunca me decepciona com seus comentários. Educado e sempre demonstrando sua opinião com tamanha inteligência e clareza. Dá vontade de morar aqui no canal dela...rs... amo bastante...mas só discordei desse. E olha q sou de concordar com a maioria das coisas q ela fala...mas enfim...tenho certeza q ela irá estudar mais afundo o assunto. Obrigada !
@poesiadequinta6 жыл бұрын
Drik Oliveira Ah, acho que é normal a gente não concordar em toooodos os pontos com uma pessoa né? Eu agradeço MUITO pelo que você disse, fiquei feliz de verdade pelos elogios, e sim, o canal é maravilhoso e a Cecilia é - me repetindo pela falta de uma palavra que caiba melhor - INCRÍVEL, né? Eu acho a calma e o conhecimento que ela tem para criar uma cadeia de pensamentos fascinantes! Seríamos vizinhos, porque eu moraria aqui fácil fácil também hahaha :)
@NNESSITA6 жыл бұрын
Eu fiquei meio decepcionada com esse vídeo, eu praticamente todos os dias enfrento o machismo, nas ruas, no trabalho, em casa, em todos os lados... E não vejo os homens passando por nada nem de perto parecido! Homem sofrendo com o machismo é quase o mesmo de brancos sofrendo com o “racismo reverso” que não existe. Sou feminista e achei que faltou mais estudos por parte dela para abortar o tema. Ela minimizou totalmente o que muitas mulheres vivem todos os dias. Talvez falta mais a vivência com mulheres já que ela já viu o outro lado.
@mayaramoraes29206 жыл бұрын
Sim, eu tbm andei com muitos homens e sempre vi que pra nós é muito pior. Óbvio que o machismo prejudica o homem . Mas até isso parte muito de outros homens. Eu tento falar com meus alunos, para não se obrigarem a nada ( homens e mulheres). Achei leviano comparar as situações.
@CeciliaDassiOficial6 жыл бұрын
Parte muito de outros homens assim como parte muito de outras mulheres porque está enraizado na nossa cultura, Mayara. Parte muito de todas as pessoas pressionar todas as pessoas a se encaixarem nos papéis que elas esperam que os outros desempenhem. Não é por ser praticado com os homens por outros homens as deixa de ser machismo, assim como não deixa quando e praticado por mulheres com outras mulheres.
@mayaramoraes29206 жыл бұрын
Eu sei que qualquer um pode ser machista. E tbm sei que qualquer ser humano pode sofrer abuso. Agora , em todos os ambientes que estive inserida, as mulheres sofrem muito mais julgamento. No caso de homossexuais, até concordo , até pela homofobia ser forte, mas no geral não é o que acontece. E sobre a questão de ser dona de casa , não acho que uma mulher escolha ser , sim não ser ( caso isso seja cogitado). O direito de escolha , é no caso de o casal estar de acordo e a mulher não se sentir obrigada a trabalhar para ser feminista. Até pq o feminismo deve ser o ter opção. Gente magra sofre bullying , é um problema é real , não deve ser desconsiderado , agora não acho que a incidência seja a mesma de alguém obeso. Eu entendi o que vc falou , mas dentro da minha vivência pessoal e profissional não é o que vejo.
@mayaramoraes29206 жыл бұрын
Eu dei exemplos fora do assunto do vídeo para demonstrar que o problema existe para todos , mas a incidência entre mulheres é maior no caso do machismo. Eu consigo ter empatia por homens , não preciso ser pra ter. Eu já falei que entendi, não concordei e decidi expressar , ela me respondeu e tentei esclarecer meu ponto de vista. E não fiz pra ela mudar de opinião , não preciso disso e ela tem direito a não pensar como eu. Agora, vc desmerecer meu ponto de vista pq sou mulher? Isso realmente não entendi. Não pretendo me alongar no assunto , pq já dei meu ponto de vista. Se ela tiver alguma consideração a mais , vou ler já que eu dei minha opinião sobre a dela , mas acho que ela deve tá ocupando vivendo, não preocupada em mudar minha opinião.
@Dricaluz16 жыл бұрын
Mayara você está certa e estou orgulhosa disso ! Mulheres tem um potencial incrível para mudar o mundo,mas não sabem disso.
@suel99466 жыл бұрын
"Até isso parte se outros homens" quem cria os filhos são as mulheres, olha a contribuição delas aí.
@jeffpal38406 жыл бұрын
Vc é muito inteligente. Amo tua forma de pensar.
@pedrovellosomello88086 жыл бұрын
Sua inteligência e sensatez não me decepcionam, parabéns!
@barbaracassiana89166 жыл бұрын
Cecília, para complementar sua visão, sugiro que pesquise sobre como a segregação de pessoas em grupos de minoria são utilizados como massa de manobra no mundo todo, como plano de fundo político de ideologias progressistas. O feminismo em especial, financiado por gigantes organizações abortistas mundiais. Aproveito para deixar um vídeo muito bacana, rápido e direto sobre esse tema: kzbin.info/www/bejne/ioeUmYxsbsl6kKc
@eduardonunes96956 жыл бұрын
Gosto muito dos teus vídeos. Me identifico com você nesse sentido de não conseguir ficar "apenas com um lado da moeda" ao analisar tensões que acontecem entre as pessoas. Olhar apenas para o indivíduo, ou apenas para o coletivo/sociedade me parece quase sempre insuficiente pra entender qualquer coisa. Acho importante que nem todo mundo se enquadre em visões radicais, e que haja vozes sugerindo olhar os dois aspectos, o que dá mais trabalho, mas é mais sensato, e talvez leve a atitudes mais conciliadoras, defendendo antes de tudo o respeito de todos por todos. A ponderação às vezes parece fora de moda, se observarmos a polarização entre 'esquerda'/olhar radicalizado para o coletivo e suas opressões e 'direita'/olhar radicalizado para o indivíduo e seus méritos. O que torna palavras como estas que você traz ainda mais importantes. Abraços!
@nicnic82274 жыл бұрын
Maravilhoso!! Esse debate é muito importante hoje em dia
@carlalazzari39766 жыл бұрын
Cecília, amo seu canal! Gostaria muito de ver um vídeo sobre autoconfiança! Como diferenciar se tenho um defeito real ou é somente insegurança? Devo levar a sério a intuição de "não serei capaz" em alguma circunstância? Qual?
@marcioappel92014 жыл бұрын
Este foi um dos comentários mais sensatos que já ouvi. Tema bastante polêmico, que sempre traz rusgas e desavenças entres os dois gêneros. Parabéns pelo seu pensamento crítico que traz a luz da verdade.
@carolviana91956 жыл бұрын
Amo os seus vídeos e gosto muito da sua forma de se colocar no mundo, Cecília. Gostei também dessa abordagem, uma vez q pode ser vista como um convite mais amplo a pensar o feminismo. Só achei inoportuno abordar essa perspectiva em uma data tão simbólica de luta de mulheres. A sensação q tive ao assistir foi de ter as nossas questões absolutamente invisibilizadas... É muito maravilhoso q vc nunca tenha vivenciado (ou apenas identificado) o machismo em sua vida pessoal, como afirmou no video anterior, mas n é o q acontece com a maior parte de nós. Poderia ter guardado o vídeo pra postar em outra oportunidade. Mas é isso...
@simonecosta99356 жыл бұрын
A sociedade em que vivemos é muito opressora, quer que todos (meninos e meninas, homens e mulheres) se enquadrem em estereótipos, sim, somos todos e todas cobrados e temos dedos apontados em nossa direção quando não nos enquadramos ... todos e todas sofremos por isso, o grande problema é que, sim, as mulheres não tem reconhecidos direitos... direitos civis como o de ir e vir por exemplo, pois se uma mulher está na rua tarde da noite (mesmo que seja voltando da faculdade por exemplo) "está se expondo ao perigo", e não simplesmente usufruindo seu direito de ir e vir. Quando as feministas (horrível ter de usar esse adjetivo, deveria ser "todas as mulheres") falam em igualdade não estão se referindo a igualdade de gênero mas a sim a igualdade de direitos: direito de ir e vir em segurança, direito de receber o mesmo salário de um colega que executa as mesmas funções e tem as mesmas qualificações. Não temos reconhecidos direitos sociais... pois se uma mulher apanha em casa muita gente ainda diz "o que será que ela fez?" Muito triste tudo isso.
@fernandaberaldo73696 жыл бұрын
Simone Costa concordo com algumas colocações, mas pergunto: que mundo vc vive q não percebe que o direito de ir e vir já acabou para TODOS?! VC NÃO PERCEBE QUE HOMENS TB PERDERAM ISSO?! Não é exclusividade de mulheres! Estamos vivendo o pior momento de insegurança no Brasil, sem sexismo!
@simonecosta99356 жыл бұрын
A falta de segurança pública afeta a todos, é claro, mas eu acredito que o que estamos debatendo aqui são as diferenças e não as igualdades, a igualdade é algo desejado... igualdade de oportunidades, igualdade de direitos, igualdade de julgamentos. Eu conheço outros países além do Brasil, entre esses estão países muito seguros e lá é a mesma coisa... se algo acontece com uma mulher a noite na rua a conclusão é a mesma "estava se expondo ao perigo". Consegui me explicar assim em caixa baixa mesmo?
@angelicacristina72546 жыл бұрын
Gostei muito desse vídeo, não vi o outro, ainda. Esse me fez refletir sobre o assunto, obrigada! Alguns não vão entender, outros vão discordar e vão causar nos comentários, minha opinião sobre machismo e feminismo, não vai mudar o youtube nem o mundo, mas vai ampliar o meu olhar, em relação as pessoas.
@BrunaSantos-zc9gs6 жыл бұрын
Eu concordo com você em parte. O machismo atinge tanto mulheres quanto homens sim; no entanto, as mulheres, por ocuparem dentro do sistema patriarcal uma posição inferior ao homem - posição de fragilidade, passividade, etc - sofrem mais injustiças. O homem possui privilégios imensuráveis, que não creio que possam ser comparados aos "privilégios" reservados às mulheres. Estas, além de tudo, sofrem com a objetificação de seu corpo, com a violência, o abuso e inúmeras agressões e limitações oriundas do machismo, o que não ocorre, pelo menos não de forma tão intensa, com os homens.
@nicolecuritiba6 жыл бұрын
Bruna Santos 👏👏👏👏
@noodle23156 жыл бұрын
Enfim aquele velho discurso vitimista feminista. "Sou mulher uma pobre vítima da sociedade patriarcal" "vc homem branco é privilegiado!" Discursinho pronto nada de novidade. Quer massagem no ego querida? Tadinha 😢
@fexcasanova6 жыл бұрын
Bruna Santos cite 10 privilégios q homem possui e mulher não.
@noodle23156 жыл бұрын
Floki iiiih não mexe não. Não mexe que isso vai dar textão vitimista do tamanho de uma bíblia, qd ver uma feminazi deixa ela terminar todo o discurso pronto clássico vire as costas e saia andando. O discurso delas é tão repetitivo que chega ser mais enjoativo dq ver o mesmo filme 10x
@BrunaSantos-zc9gs6 жыл бұрын
Floki Privilégio 1- Homens não sofrem agressão doméstica na proporção que sofrem as mulheres. Privilégio 2- Homens podem pegar um coletivo sem o medo de ser encoxado por outro homem ou de levar uma ejaculada no pescoço. Privilégio 3- Homens podem sair na rua sem ter o desprazer de ouvir em cada esquina um "elogio" sobre suas partes íntimas. Privilégio 4- Homens não sofrem com a pressão estética que a sociedade impõe às mulheres. (Tanto que os distúrbios alimentares são mais frequentes entre a população feminina.) Privilégio 5- Homens não são vítimas de estupro a cada onze minutos. Privilégio 6- Homens costumam ganhar mais do que mulheres mesmo quando estas ocupam os mesmos cargos que eles. Privilégio 7- Homens não tem a sua sexualidade reprimida. Privilégio 8- A beleza do homem não é colocada à frente de sua inteligência. Privilégio 9- Homens não são chamados de "putos" só por gostarem de sexo ou por ficarem com várias mulheres numa noite. Privilégio 10- Homens são ouvidos. Quando uma mulher diz que foi abusada, a maior parte das pessoas duvida, põe a culpa na roupa dela, usam a velha frase: "homem é assim mesmo" e a culpa recai sobre a mulher. Quando mulheres resolvem defender um movimento que empodera outras mulheres, são chingadas, viram piada. Um outro exemplo está bem aqui: o que eu fiz foi apenas comentar qual era a minha opinião geral sobre o assunto levantado no vídeo. Uma opinião pessoal. Só. E eu fui chamada de feminazi. As respostas que eu vi aqui não passam de grosseria gratuita, pra quê isso? Por que é tão difícil assim ouvir uma mulher?
@DaniStutz6 жыл бұрын
Exatamente, defender mulher é mole... Perante a sociedade elas são vítimas frágeis e sofrem preconceitos. Mas os homens também sofrem pressões cruéis e eles não podem se vitimizar porque têm que ser fortes!! Sempre falei isso e falam que eu sou doida!
@Lanpenn6 жыл бұрын
Lindo vídeo! Eu sou homem e, apesar de não me sentir intimidado com essas pressões sobre os homens, me senti no meio quando você disse sobre.
@raphaelchicayban46266 жыл бұрын
Antes de tudo, parabéns pela coragem e iniciativa de expôr com tanta clareza e empatia, esses pensamentos que se encontram tão conflituosos e tão polarizadores na atmosfera em que vivemos. Tentei achar palavras para fazer um comentário construtivo, mas a única coisa que posso dizer é: quanta lucidez em 15 minutos de vídeo. Se conseguíssemos viver dessa maneira em que a empatia reina, ou seja, que a ação de se colocar no lugar do outro seja maior do que um grande FlaxFlu, viveríamos de uma forma extremamente mais generosa. Acho que qualquer movimento para ser lúcido e válido, não deve seguir caminhos extremistas. Igualdade e respeito, para todos, isso é o ideal. Obrigado pelo vídeo e grande beijo
@CrislaineMeloMatias6 жыл бұрын
Concordo penalmente com vc. A sociedade cobra um papel do homem e um papel da mulher que não pode ser mudado, que não pode ser escolhido. Penso da mesma forma. O machismo pesa do dois lado e o feminismo também. Parabéns pelo seu canal!
@leandroalbuquerque34655 жыл бұрын
Melhor psicóloga que já vi...
@marinasacchi89366 жыл бұрын
Toda vez que eu tiver que tentar explicar esse ponto pras pessoas, vou mandar esse video, pq tá perfeito!!!
@lipemaia58016 жыл бұрын
Cecilia comecei a acompanhar seus videos recentemente, gostei de todos porem, esse e especial porque me identifico muito pela sua linha de raciocínio, e curioso o fato de te ver fora da TV mesmo porque assim como a maioria eu acompanhei seus trabalhos na tv e me lembro dos seus papéis, inclusive quando você apresentava um programa pras crianças, acho que era TV globinho não me recordo ao certo, mas emfim seus videos tem me ajudado bastante e e magnifico ver o quanto você evoluiu parabéns e obrigado.
@zezifreitas6 жыл бұрын
Sempre fui seu fã. Desde qdo era atriz e bem pequenininha. Sempre belíssima e talentosa. Hoje continuo fã pela excelente profissional que é. O Brasil precisa de mais mulheres como vc, belas e inteligentes. Tdo bem vai, não precisam serem tão belas quanto vc, mas a inteligência tem que ser fundamental..rs E amei vc ter o mesmo pensamento da Ayn Rand que disse; "A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias." Tenho compartilhado os seus vídeos em minha página no Facebook e pelo WhatsApp pois admiro seu trabalho. Te desejo muito sucesso e paz em sua vida.
@vanessarbsb6 жыл бұрын
Aí é que está o ponto. Feminismo não se trata de privilegiar a mulher. É a igualdade de gênero. Porque afinal de contas, o machismo também afeta os homens.
@nicolecuritiba6 жыл бұрын
Vanessa Rodrigues exatamente!
@ricorocha30206 жыл бұрын
Feminismo se trata sim de beneficiar "algumas mulheres"(as feministas). Machismo é qualquer coisa que coloque em duvida o feminismo... o que afeta homens/mulheres/gays etc é o Estado, que por acaso o feminismo defende.
@vanessarbsb6 жыл бұрын
Rico Rocha vc não conhece o conceito do feminismo. E não, não se trata de beneficiar mulheres. Se trata de igualdade. Como não vivemos em uma igualdade, existe a falsa ideia de que ele beneficia. Sugiro que você procure se informar. Pq a falsa ideia do benefício para o gênero feminino acaba ocultando os malefícios do machismo para todos, inclusive para os homens.
@ricorocha30206 жыл бұрын
+Vanessa Rodrigues Eu me informo sobre o feminismo lendo as autoras feminista, não ouvindo propaganda feminista. Todas as autoras feminista são contra a igualdade, essa historia de feminismo igualitário é propaganda pura e simples. O machismo não me obriga a pagar imposto, o Estado me obriga. O machismo não me obriga a andar pelas ruas desarmado, o Estado me obriga. O objetivo do feminismo é sim dar benefícios para algumas mulheres(não todas obvio) benefícios pagos com dinheiro de imposto, imposto é roubo, imposto é opressão verdadeira.
@vanessarbsb6 жыл бұрын
Eu não tenho essa escolha querido. Se eu não trabalhar, não como, não visto, não pago aluguel... Esse conto de fadas aí tá bem no passado. Não dependo de homem e nem de ninguém pra me sustentar ou escolher entre trabalhar e ficar em casa. Foi -se o tempo em que ser esposa era um ganha pão.
@gresianeconceicao285011 ай бұрын
Excelente reflexão❤
@psicrismelo6 жыл бұрын
Vi os dois documentários há algum tempo, concordo que o machismo TAMBÉM afeta os homens e os empobrece, PORÉM não há nem dúvida de que afeta infinitamente mais as mulheres. Eu entendi a sua colocação, acho que o seu posicionamento foi muito sutil, e penso que talvez seja porque vc não queira "cair para um dos lados" e comprar uma causa. Não acho que dê para comparar o opressor com o oprimido, principalmente quando o opressor detém todos os privilégios e não está disposto a abrir mão deles. São realidades incomparáveis. Tá, os homens, em alguns casos, sofrem, MAS raramente vejo algum deles combatendo isso, pois sabem que terão que assumir responsabilidades! Não poderão mais se esconder atrás do órgão sexual. Tudo terá que mudar. É uma zona de conforto cômoda demais para ser abandonada facilmente. Sem contar que a maioria das mulheres vítimas de relacionamentos abusivos não se dá conta que esse tipo de relação ocorre por conta do machismo. É tão enraizado que nós mulheres em algumas situações não percebemos o machismo e não nos damos conta de que estamos sendo machistas. Justo nós que somos vítimas dele diariamente. Entendo "o mundo maravilhoso" que vc descreveu onde isso não deveria existir, pois independente dos órgãos sexuais, somos todos pessoas e os direitos, possibilidades, oportunidades e deveres deveriam ser iguais. Mas é muito utópico e acho perigoso, vc como psicóloga, colocar desse modo. Não sei qual seria o modo ideal e entendo a complexidade desse assunto, mas estou muito inclinada a dizer que a psicologia precisa ser feminista. Acho que para se posicionar de forma mais adequada teria que se aprofundar no feminismo e também vivenciar situações diferentes das suas.
@rilaarruda6 жыл бұрын
Cristiane Melo isso mesmo. A Psicologia precisa estudar mais gênero. Ciências Sociais está anos luz na frente.
@brunnaalmeida21692 жыл бұрын
Você só fala merda
@rafaelafernanda56676 жыл бұрын
Achei esse vídeo demais, normalmente as pessoas não falam muito dos dois lados da história, também sempre me dei melhor com meninos e é como você disse eles também são cobrados, e acho que a solução pra isso é simplesmente se colocar no lugar dos outros, sendo mulher ou homem. Empatia galera
@OBrasilnaorigargalha6 жыл бұрын
Cecilia, não me leve a mal, mas te ouvido uma coisa que grita muito é privilégio. O recorte é muito importante, vc é uma mulher branca, provavelmante heterosexual, olhos azuis, magra, jovem, com boa condição financeira etc. Tudo o que vc falou sobre os homens tem a ver com os homens que vc conheceu dentro desse recorte, bem como as mulheres. A realidade da maioria das pessoas no Brasil (e tb fora) não é a sua realidade (infelizmente). Não estou te julgando, mas a vivência faz toda a diferença (como vc mesma falou). Não quero te forçar a pensar de outra maneira, até pq isso seria impossível, mas sempre acho importante conhecer mais outras realidades, o feminismo negro por exemplo não tem nada a ver com esse recorte de realidades que vc trouxe por exemplo. Um grande abraço para vc!
@imbb146 жыл бұрын
esse tipo de papo é um dos maiores absurdos que eu escuto... "vc não pode comentar sobre o assunto...afinal é branco, homem, hetero..."... a claro, a cecilia tbm não pode afinal ela é "branca, mulher, olhos azuis"... aé ...vc tbm não pode... afinal é "tem internet, bebe agua e tem comida no prato"... as unicas pessoas que podem falar sobre algo, são as pessoas que vivem na africa, são negras, passam fome, e estão morrendo de fome... a nãooooooooooooooo, tem gente pior que eles.... as unicas pessoas que pode falar , são os sirios, que estão sobre guerra, estão morrendo na guerra e estão sofrendo com bombarderos... pelo amor de deus... pare com essa besteira.... qualquer um pode falar... pq para alguem a senhora tbm é uma "privilegiada" (palavra usanda de forma tão idiota)...
@julianafernandes57906 жыл бұрын
Igor, você não soube interpretar. Ninguém é proibido de falar sobre certos assuntos, a questão é que é foda você ser tão convicta de uma opinião sobre uma vivência que não é sua, pela qual você nunca passou. Todos somos privilegiados em um aspecto e em outros não. Quando não somos, temos mais embasamento para falar sobre aquilo que vivemos diariamente.
@Adv.LucinaraGosch6 жыл бұрын
Maria F Concordo! Fiquei com a sensação de que ela vive em uma pequena bolha. Não julgo ela por isso, mas é o q ela tem acesso. Só criei expectativas com um debate forte e encorajador das mulheres, o q não teve. Falta de senso da realidade brasileira.
@thaissoares92536 жыл бұрын
Maria F Concordo plenamente e a parabenizo por falar de uma forma tão respeitosa 👏
@ricardopurep0566 жыл бұрын
Gente, abordem os argumentos dela, se são lógicos e representam a realidade, e não o que a influenciou dizer o que ela diz ou pensar o que ela pensa. A realidade dela pouco importa sobre o valor dos argumentos que ela utiliza... Abordar o autor em vez de abordar o que foi dito é uma falácia chamada ad hominem
@eltondeandradesouza34945 жыл бұрын
Cecília, parabéns pelo canal e em especial por esse conteúdo. Muito bom senso e inteligência, como sempre.
@AlexSantos-kz3vl6 жыл бұрын
Ah, e teve um trecho bem interessante que queria comentar também, que é sobre maternidade e paternidade. Sem dúvida mulheres acabam ficando mais responsáveis pela guarda. Mas já há algum tempo em casos de separação a justiça e o MP sempre levam para uma situação de guarda compartilhada.
@sandradourado55776 жыл бұрын
Penso igualmente
@iasmineschwingel6 жыл бұрын
Cecília, achei super válido o seu ponto de vista. Realmente, pouco se fala sobre como o machismo atinge os próprios homens. E seria importante que ELES começassem a falar sobre isso e expor os seus pontos de vista. Infelizmente, a pressão de que precisam ser “machões”, de que não podem chorar e precisam validar constantemente o seu status de “homem” os impede de fazer isso. No Facebook existe um projeto muito bacana, que é o Insta @jafalouparaseumenino . Essa página incentiva os pais a educarem os meninos sob um novo olhar. Incentiva a permitir que os meninos chorem e exponham suas emoções, incentiva a permitir que brinquem de bonecas (um dia serão pais) e a não permitir que sejam educados de forma a transformarem-se em homens machistas. Acredito que já seja um bom começo. :)
@AdrianoPalmieri19785 жыл бұрын
Eu vi uma frase uma vez mais ou menos assim: "Se o machismo é ruim, porque o feminismo tem que ser bom?" Achei excelente essa frase. E também por coincidencia nessa mesma época assisti um filme frances na netflix chamado "Eu não sou um homem facil". O filme é muito interessante. A principio a mensagem do filme era sobre machismo, mas no final do filme, o desfecho é mais ou menos similar a essa frase que postei. Ou seja, o filme traz como mensagem o equilibrio entre seres humanos, e não essa maldita guerra dos sexos.
@brunofranchin36286 жыл бұрын
Oi Cecília adorei esse questionamento que você abordou, sobre o machismo, principalmente o quanto esses estereótipos atrapalham, por que quem disse que se o homem decide se cuidar está deixando de ser homem, seja mudando a cor do cabelo, depilando etc. Entendo que isso é muito comum das mulheres, porém é arcaico dizer que ser homem é ser relaxado e não se cuidar, quando escutei esse video, imaginei e percebi que não só eu que defendo essa tese de se cuidar não interfere na masculidade, pelo contrário mostra que os homens se cuidam também. Achei uma iniciativa muito boa de partir dessa questão do machismo e uma sugestao, eu gostaria que isso fosse mais abrangido principalmente quanto a questão de ser metrossexual. Abraço.
@nicolecuritiba6 жыл бұрын
Nossa, amo você, amo seus vídeos, te acho muito inteligente, mas faltou um pouquinho de pesquisa antes de fazer esse vídeo. Primeiro que a mulher que você viu oprimindo um homem pelo tamanho do pênis dele não é uma feminista verdadeiramente, talvez seja uma femista. São coisas diferentes. Feminismo luta por igualdade, por fraternidade, respeito, igualdade entre os sexos. Você disse que "elas não percebem que o mesmo machismo que as oprimem oprime os homens..." Pera.... OI???? Feministas não percebem isso??? As feministas tentam enfiar isso na cabeça da sociedade todo santo dia, toda santa hora, em todo santo "textão", ha 200 anos!! É óbvio que os homens são muito prejudicados pelo machismo, por essa pressão social de eterna paudurecência e status social à qual eles são submetidos.... é justamente por isso que as feministas lutam tanto, pra que homens e mulheres vivam livre dessa opressão, o feminismo é um movimento de liberdade, que luta APENAS contra o machismo, e N-Ã-O contra os homens! Quanto a pressão estética, eu poderia ficar horas aqui citando um milhão de provas de que ela é muito mais cruel com as mulheres, beleza sempre foi algo INFINIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITAMENTE mais cobrado das mulheres, mas isso é algo tão claro, tão nítido e tão óbvio, que vou até me poupar nessa parte.
@imbb146 жыл бұрын
vc parece aqueles esquerdistas falando... "aaaahhh... mas isso não é o verdadeiro socialismo!!!" existem milhares de noticias sobre absurdos falados e feitos por essas ditas feministas... e é engraçado essa "pressão estetica" .... pressão estetica de quem?!?!?! homem não está nem ai se vc está usando maquiagem ou não...vcs fazem pq querem...ou por competir uma com as outras ou pq é algo que vc quer... ou vc acha que homem liga pra que bolsa vc está usando ou sapato?!?!?! pelo amor,né!!!!
@nicolecuritiba6 жыл бұрын
nossa, seu comentário é tão ignorante, tão desprovido de qualquer conhecimento, que chega a dar preguiça de verdade. Não tem como discutir com um pombo enxadrista como você. Manda aí um #bolsonaro2018, feminazi, porque é até aí que seu intelecto vai. ''ou vc acha que homem liga pra que bolsa vc está usando ou sapato?!?!?! pelo amor,né!!'' essa parte é a pior. Você simplesmente cagou com seus dedos. Você não faz a mais pálida idéia do que é pressão estética, sério, pro seu próprio bem, abra um pouquinho sua mente, tenha uma visão de mundo um pouquinho mais ampliada, não fale uma merda dessas pra alguém nunca mais na sua vida, eu sou só uma desconhecida na internet, mas se tu fala uma groselha dessas pra alguém que te importe, na vida, tu vai passar uma vergonha feia.. posso te pedir pra me poupar?
@dayanarosa20796 жыл бұрын
Nicole do Nascimento 👏🏾👏🏾
@marcoshenrpassos6 жыл бұрын
O nível dos homens que acompanham esse canal está abaixo da crítica. Nicole, meus parabéns pelo discernimento!
@noodle23156 жыл бұрын
Femismo é o feminismo atual acorda fofa.
@Adrianefernandes8206 жыл бұрын
que vídeo sensacional! É exatamente como penso!
@priscillaoliveira66166 жыл бұрын
Nossa, penso exatamente como você! Tambem nao sou muito bem resolvida com essas questões.
@fernandaberaldo73696 жыл бұрын
Adorei! Vc é muito sensata! Penso exatamente como vc! Nunca engoli essa ideia de polarização. Sempre penso em pessoas, em indivíduos, nunca em "causas"! Para quê?!
@rafaelmoura61276 жыл бұрын
A Cecília respeita a individualidade de cada um.
@Nostalgia-pc6hb5 жыл бұрын
Vídeo brilhante. Tanto o homem quanto a mulher sofrem nesse mundo difícil, achar que só um grupo tem problemas é pura ideologia. É por isso que você é individualista no sentido de olhr para cada ser humano e entender a todos e não só "minorias" como querem os marxistas.
@marcelamouro43886 жыл бұрын
Mas ainda acho que a pressão, pelo menos em relação à estética, é bem maior em cima das mulheres. Por exemplo: no geral, se um homem tem cabelo branco, a sociedade diz que é o charme dele, e se uma mulher tem cabelo branco, ela é taxada de relaxada.
@gabalexander47586 жыл бұрын
Precisamos de um direcionamento. Mas a autocrítica e a sensibilidade ajudam.
@ritaoliveira60666 жыл бұрын
Ola tudo bem depois do curso de psicologia quais cursos você fez complementares ou pós
@wanderleiadeoliveira53196 жыл бұрын
Eu concordo... Amei o vídeo.... Penso também desta mesma forma.
@kellygessica6 жыл бұрын
Ceci, fato é que homens e mulheres sofrem por conta do machismo. Às vezes, sofrem de jeitos parecidos. Outras vezes um sofre mais do que o outro em algum aspecto. Mas acho que, em números, o machismo mata mais a mulher. Em particular, as negras. Também acho que o fator privilégio - entenda isso como cor da pele e renda social- também fazem diferença. Seus amigos devem ser super legais, assim como você. Mas eles são uma parte de um todo muito maior. E acho muito bacana essa não polarização sobre o assunto.
@romulo27456 жыл бұрын
Cecilia boa noite ! Eu estou querendo estudar um pouco sobre a Neurociencia , sera que voce pode me ajudar ?! Aonde eu encontro na internet estudos sobre esse assunto . Obg
@lyn93505 жыл бұрын
Gostei do vídeo. Também entendo as coisas dessa forma justamente pelas experiências pessoais que tive. As pessoas precisam ter a mente mais aberta pra novas perspectivas, conclusão de ideia é o mesmo que morrer, algo limitado e morto, assim como uma ideia que já foi concluída,que você leu em um texto, viu sentido e nunca mais olhou as coisas de outro modo. No decorrer da infância e adolescência eu ficava pensando que não gostaria de ser homem, pois olhava meus amigos meninos e a forma como brincavam era agressiva, muitos deles nem queriam entrar em brincadeiras de dar socos, mas tinham que se preparar pra ser forte e socar a pessoa de volta, mesmo na brincadeira. Vejo as guerras acontecendo e quem sofre e morre nessas situações desde o início dos tempos??? Os homens. Não é uma competição de quem é o mais sofrido, mas se for destacar e colocar tudo em suas próprias categorias, um vai ser mais afetado que o outro em alguma dessas diretrizes. Só vamos poder alcançar resultados melhores quando deixarmos de competir sobre quem sofre mais, deixar de escandalizar, deixar de fazer textão discutindo e se estressando - o que particularmente isso não é luta e não leva ninguém a refletir sobre nada - e começar a sugerir mudanças pra questões que considera importante, oferecer uma discussão mais didática e menos egocêntrica, parar com os xingamentos e ignorar pessoas que não estão dispostas a abrir a mente e entender os dois lados e colocar a mão na massa, se esforçar e entrar pra carreiras e papeis que consideram que muitos homens ou só homens e mulheres desempenhariam.
@FleurMuller116 жыл бұрын
Cecília, voltei aqui. Então, entendo que vc esteja na sua caminhada na terapia, assim como também estou, e entendo que vc tenha se aproximado mais de homens ao longo da sua vida e ok. Que tal agora vc se aproximar mais de mulheres? eu entendo que o machismo afeta tanto homens como mulheres, mas é realmente muito diferente. durante o seu vídeo vc citou uma prostituta [na história do menino que foi levado pelo pai] e uma babá [quando vc falou sobre o mercado de trabalho], mas essas pessoas são mulheres também. Vc consegue pensar um pouco em como elas são vistas pela sociedade e como o machismo afeta elas? veja, ninguém mata homens por eles serem homens, mas mulheres são mortas todos os dias por serem mulheres - tem o feminicídio lá na lei e tal - e justamente por existirem leis que preveem a violência contra a mulher por conta do seu gênero, distinguindo-a de outras violências, (temos uma delegacia da mulher e não uma delegacia do "homem") é que é tão complicado, na minha opinião, a gente comparar as duas situações. eu entendo que vc seja individualista como vc disse, mas pra entender toda essa situação a gente tem que perceber que a violência contra a mulher é estrutural na nossa sociedade, e que por mais que os homens também sofram pelo machismo, eles são os que mais reproduzem, eles tem poder legitimado socialmente para assim agir, entende? e sim, existem homens muito legais por aí, que infelizmente sofrem pressão estética e tal, mas isso não tira o fato deles serem machistas, porque toda a sociedade é... não sei se eu to me fazendo entender.. enfim! vou deixar aqui alguns links com algumas informações sobre violência contra mulher e tal, se vc se interessar em dar uma lida qualquer dia :D www.geledes.org.br/questoes-de-genero/violencia-contra-mulher/ thinkolga.com/2018/01/31/primeiro-assedio/ chegadefiufiu.com.br/ até mais!
@alinearmond6 жыл бұрын
Fran Souza nossa, vc arrasou demais 💖
@julianafigueiredo69626 жыл бұрын
perfeitooo!!
@Dricaluz16 жыл бұрын
Que comentário maravilhoso ! Falou tudo ! Não é preciso nem acrescentar mais nada ... Que tal todas nós mulheres nos aproximarmos mais de outras mulheres !? Temos q ter mais empatia umas com as outras! Que ela leia!
@Larissamnz6 жыл бұрын
perfeito
@giorozza6 жыл бұрын
Excelentes colocações. :)
@carolinekaka51926 жыл бұрын
Vc é muito mais que psicóloga..😍😍😍😍😍. todos deveriam assistir seus vídeos
@mesquitadiogo896 жыл бұрын
Incrível como a moça fala 15 minutos e ninguém entende nada, mesmo que o texto dela esteja perfeito. Parabéns, Cecilia! Em momento algum ela levantou bandeira ou reduziu causa alheia. Ela só usou situações corriqueiras e tem gente aqui falando de minoria política, viciados em representatividade, o tribunal da internet. As pessoas definitivamente não estão preparadas para um debate frio. Achei incrível essa visão individualista, é algo que eu venho percebendo como 'solução'. No fim das contas somos indivíduos e valorizar isso não significa anular a ideia coletiva, estrutural. Chega de maniqueísmo! Eu tô muito satisfeito em botar os vídeos em dia, você é demais!!!
@sandracardosodacruz96206 жыл бұрын
Nossa, não achei em nada que o seu vídeo anterior, falava que não existe mais o machismo. Vc falou de uma forma sensata, eu até compartilhei. Temos que aprender acolher o outro e só vamos realmente colher bons frutos quando pensarmos no todo.
@luanamendonca56436 жыл бұрын
Cecília, querida, achei maravilhoso você destacar o quanto o machismo também afeta os homens. O machismo não terá deixado de existir no dia que as mulheres "sofrerem menos", mas sim quando todos os indivíduos, homens e mulheres, não se sentirem na obrigação de agir ou deixar de agir de nenhuma forma com base em expectativas de gênero.
@ricorocha30206 жыл бұрын
Não é o machismo que me obriga a pagar imposto, não é o machismo que proibiu de portar armas, é o Estado! É o Estado que atrapalha a vida de homens e mulheres, lembrando que o feminismo defende o Estado.
@luanamendonca56436 жыл бұрын
Rico Rocha, acho que você precisa conhecer um pouco mais sobre as correntes do feminismo, visto que afirma categoricamente que o feminismo defende o Estado. Muitas vezes as mesmos feministas mais mostradas pela mídia, digamos assim, fazem protestos contra determinadas leis e posicionamentos do governo. Se quiser algum material de estudo, especialmente sobre feminismo liberal, me fale. Aliás, também creio que o Estado atrapalha muito, mas atualmente o posicionamento do Estado em relação a muitas coisas é reflexo da mentalidade retrógrada dos próprios indivíduos - portanto, podemos focar neles primeiro, para aí então refletir em mudanças no Estado. Abraços.
@ricorocha30206 жыл бұрын
Não quero mudanças no Estado, quero o fim do Estado, sou Anarquista. Feminismo é: a ideia de que existe uma coletividade chamada "os homens". Se você acredita que existe "os homens" você é feminista, caso não acredite em Coletividades, você é uma pessoal normal. Essa propaganda de que tem vários "feminismos" e a mesma propaganda de que existem vários "Comunismos" movimento Coletivistas sempre tem indivíduos diferentes, porque não tem um coletivo real, mas os objetivos são sempre iguais: aumentar o Estado. "atualmente o posicionamento do Estado" ? O moderno Estado(social-democrata) sempre foi horrível e anticivilizatório, nunca deveria ter sido criado, e deveria ser imediatamente destruído.
@luanamendonca56436 жыл бұрын
Olha, sinto muito te decepcionar, mas feminismo NÃO é a ideia de que existe uma coletividade chamada "os homens"; se você sequer tivesse assistido esse vídeo saberia disso, uma vez que a Cecília critica o machismo na sociedade mesmo sendo uma pessoa que considera o indivíduo com mais importância e atenção que o coletivo. ;) Debater sobre anarquismo já é muito longo e não tô com paciência não, querido, mas fica aí a sugestão mais uma vez de ler um pouquinho mais sobre feminismo. Abraços
@ricorocha30206 жыл бұрын
+Luana Mendonça Cite apenas uma autora feminista, que não afirma a existência de uma coletividade chamada "os homens", apenas UMA autora feminista que reconheça a individualidade... você pode citar uma? No video a Cecilia reconhecer a existência do individuo, isso já basta para que varias feministas a acusem de ser machista, se alguém (homem ou mulher) nega que existe uma coletividade "os homens" já é acusado(a) de machismo. Eu venho lendo autoras feminista desde 2006, você pode dizer o mesmo? Debater sobre Anarquismo? Você confunde Estado com Governo e acredita que o Governo produz Lei, e tem posicionamentos ! ! ! 1) Estado e Governo, não são a mesmo coisa. 2) Governo não produz Lei, a Lei existe com ou sem governo. 3) Governo não tem posicionamento sobre nada, o Governo tem alguns consensos sobre poucos assuntos, que podem mudar a qualquer momento. Como você poderia debater sobre Anarquismo, o que você já leu sobre ciência politica, governança, sociologia, feminismo, estruturas de Estado... ? ? ?
@MonicaBFeijo-de3vw6 жыл бұрын
Então, é isso, tem o coletivo, o que é mais recorrente, a estatística e claro, o indivíduo com sua subjetividade e suas conquistas e suas dificuldades. A vida como ela é e como nao deveria ser. Muito boa a reflexao! Gostei! Precisamos urgente repensarmos o mundo e a formatação humana e refletir é o primeiro passo.
@elielribeiro52914 жыл бұрын
Ca estou muito bonito seu jeito de iniciar o assunto. Ca estamos.
@weloveicecream22816 жыл бұрын
Nao poderia concordar mais, o individuo e' a menor minoria, amei cada pedacinho desse video, falou tudo e mais um pouco. Voce tem o dom de se comunicar. Obrigada!
@brunalira10006 жыл бұрын
Fala sobre machismo na paquera. Ando refletindo muito sobre a divergencia entre a mulher estar sem autoestima (cedendo muito) ou estar sendo machista
@catinarezi6 жыл бұрын
Compartilho da sua visão. As pessoas adoram um rótulo e hoje em dia usam isso para construir generalizações e distorcer coisas. Primeiras semanas de BBB, por exemplo, foi aquela reclamação de que só estavam eliminando mulheres. Ninguém olhou e pensou: “Estão eliminando seres humanos chatos ou com falhas de caráter. Não tem nada a ver com serem mulheres”. No minuto 5 achei que você citaria o homem que decidisse ser “do lar”. Acho que seria um ótimo exemplo pra demonstrar o meu ponto sobre as atitudes de muitas feministas. Conheço poucas que não chamariam um homem assim de gigolô, dizendo que ele espera ser sustentado e viver nas costas delas. Não conheço muitas que se sentiriam poderosas porque um homem confia que uma mulher tem capacidade para provê-lo. Não conheço uma feminista que saia com um homem e se ofereça para pagar a conta em sinal de gentileza. Rachar tudo bem, mas a mulher também ter o “direito” de assumir uma conta de restaurante ou, “pior ainda”, de motel é algo que não ocorre. Chega a soar ofensivo se o cara pedir. Quando a mulher se permite ser bancada nessas situações é a apreciação de uma gentileza, se um homem aceitar (mesmo depois de se propor a rachar, como muitas fazemos) será tachado de interesseiro, golpista e com certeza será dito (ou pensado) que só quer se aproveitar da mulher, que é impossível gostar dela sinceramente e ser um bom par. Então esse é meu problema com muito do que tenho visto de feminismo hoje em dia: a HIPOCRISIA. Há MUITAS feministas mais machistas do que conseguem se perceber, são feministas apenas quando lhes convém, na hora de adquirir direitos, mas não para assumir deveres ou equiparar os dos homens às poucas vantagens que julgam ter. No fim, estamos meio empatados, ambos os sexos sofrem pressões, mas parecem bem satisfeitos com suas vantagens “consagradas” e pouco dispostos a abrir mão delas. Posso me dizer feminista (como você disse: acho que é impossível não ser hoje em dia, no sentido correto da palavra) mas muitas vezes tenho vergonha de me identificar publicamente desta forma por conta de tudo o que aqui explanei e também por causa das “feminazis” (radicais, essas que adoram generalizações e que também impõem que você concorde com todas as pautas delas, como aborto, por exemplo).
@mairajordao75916 жыл бұрын
Muito legal vc falar sobre isso!!! Seria maravilhoso se todos ou pelo menos grande parte das pessoas pensassem assim!!! Vc eh maravilhosa e se um dia eu conseguir mudar de carreira(Direito/Psicologia) vc terá sido minha inspiração!!! Amo seus vídeos,por favor não pare!!! Bjooo!!!
@julianafigueiredo69626 жыл бұрын
O machismo faz mal pra sociedade como um todo, afinal, significa desigualdade. Machuca os homens? Sim, claro. Mas machuca muito mais as mulheres. Eu sei que você não quis mensurar os sofrimentos a fim de definir quem sofre mais, mas eu tive a sensação que quando você começou a traçar as situações em que o homem sofre machismo, implicitamente minimizou o sofrimento das mulheres, que repito: sinto como absurdamente maior. Enfim, gosto muito de você, só discordo desse ponto de vista em específico. Mas vale o debate! ;*
@eduardomachado18126 жыл бұрын
Minimizar a dor do outro é fazer, justamente, o que você e outras mulheres aqui estão fazendo: ''eu sofro mais''. Portanto, sua dor é menor que a minha. E isso pode se estender a tudo, ''to com dor de cabeça. Blz, eu to com dor no corpo''. Engraçado que, pra ficar pior, colocam no meio a palavra empatia. A Cecília não comparou sofrimentos, apenas trouxe a discussão algo que, normalmente, é deixado de lado.
@julianafigueiredo69626 жыл бұрын
Exatamente... SÓ A GENTE SABE o que passa todos os dias, o que sente realmente. Pelo menos a maioria esmagadora né.. a Cecilia é uma exceção a regra.. já que falou que nunca sentiu muito os impactos do machismo em sua vida, e diante da afirmação que com a mulher o machismo é muito pior, ela fala "será mesmo que é muito pior?" Te respondendo esntâo Cecília: É SIM! MUITO PIOR! COM CERTEZA! Mais uma coisa: Você diz que valoriza mais os indivíduos do que os movimentos coletivos... mas um movimento coletivo não faz com que as pessoas percam sua individualidade. O movimento feminista é composto de pessoas - indivíduos - que tem problemas comuns - dentro de suas individualidades - e se unem para tentar minimizar seus impactos negativos dentro de SUAS vidas. O movimento feminista não é uma abstração. Não é um conceito. Passa pela realidade de CADA UM, DÓI EM CADA UM. Enfim.. espero que o diálogo - sempre saudável - desperte consciências.
@sue70746 жыл бұрын
O problema desses movimentos é que eles produzem uma empatia muito seletiva, somente aos grupos que a ideologia manda ter, e passa-se a acreditar que só mulheres, gays, negros e pobres sofrem na vida. E o sofrimento das pessoas que não fazem parte desses grupos é completamente (completamente mesmo) ignorado por eles. É verdade que olhando para o geral, ser mulher é mais difícil, mas isso não significa que precisa haver todo esse ódio a homens, héteros, brancos e ricos como se vê por parte desses que creem estar contribuindo para a paz na sociedade. E embora não seja a maioria, existe o contrário também, há mulheres que sofrem menos e homens que sofrem mais, porque isso depende de vários fatores e não apenas do ser homem ou do ser mulher, e o ódio causado por essa generalização acaba afetando essas pessoas também, que levam nome de opressoras só pelo fenótipo. Até as minorias que não se sintam identificadas com o que saem dizendo, fazendo e radicalizando no nome delas deixam automaticamente de ser apoiadas, perde-se a empatia até por eles, retira-os do grupo de minoria. O negócio parece muito mais perseguição e manipulação política do que empatia. Eles só são legais e empáticos com você, se você for assim, assim e assado, conforme eles queiram. Por mais que você seja uma pessoa legal, se não tiver as mesmas opiniões políticas já é motivo para criarem inimizade. É que a luta deles é somente por aqueles que eles simpatizam.
@sue70746 жыл бұрын
Para refletir kzbin.info/www/bejne/qn2Ylop6q6acrbs
@pedropaladino5 жыл бұрын
Se é muito pior ou não, o ponto não é esse, o ponto dela é que os homens sofrem sim com machismo e que isso não deveria ser ignorado ou minimizado simplesmente porque é "menos pior". Ela não diminuiu implicitamente a dor das mulheres, pelo contrário, ela tem consciência que as mulheres sofrem sim, mas ela ao mesmo tempo não exclui o sofrimento dos homens. Um grande problema de algumas feministas é que elas não conseguem aceitar que os homens também podem sofrer, ela tem que mostrar que elas sofrem muito mais. É igual uma pessoa que está reclamando que quebrou o dedo e vem aquela pessoa chata e fala "Ah, mas isso não é nada, eu já quebrei o braço!" Sinceramente, eu achei muito sensato e maduro a linha de pensamento dela.
@laisagoularte26865 жыл бұрын
A forma como ela respondeu ao grito: "a mulher tem o direito de escolher se quer ser dona de casa ou não", é completamente incoerente com o que ele questiona de fato. A questão é, quantas mulheres preferem ser mantidas pelos maridos, pedindo dinheiro pra comprar calcinha, xampú e suas coisas? Esse movimento provém de mulheres que querem GARANTIR que toda mulher que deseja ter CARREIRA (não casa, filhos, marido) consiga espaço e RESPEITO à sua escolha. Aquelas que querem ser donas de casa, blz (essas já têm seu direito mais do que garantido culturalmente). Percebe que não existe essa cena aí? Porque a questão não é se a mulher quer se dedicar à família, mas se ela NÃO QUER ISSO, ELA TEM O DIREITO DE NÃO QUERER. Sobre as pressões e imposições sofridas pelos homens, o objetivo do feminismo não é somente defender o lado das mulheres (embora por ser o que mais sofre injustiças DESDE QUE O MUNDO É MUNDO, é o que mais detém "atenção" dos movimentos), mas é lutar pela igualdade dos dois sexos! É o que dizemos, "O MACHISMO PREJUDICA MULHERES E HOMENS,", embora detenha "o poder" as mãos masculinas, ele tem um preço alto! Então o que foi isso aí???????
@suel99466 жыл бұрын
A cobrança relativa a estética é maior sobre a mulher sim. Muuuito mais. É só olhar o q uma mulher faz pra ficar bonita em geral e o q o homem faz. Além disso a mulher n procura só beleza no seu par. E o homem privilegia mto a beleza.
@dayanarosa20796 жыл бұрын
Cecilia, adoro seus vídeos, mas como já foi dito, acho q a sua visão ficou um pouco distorcida. Concordo sim q os homens sofrem tb c/o machismo, porém toda a opressão q as mulheres sofrem é infinitamente maior!
@ricardopurep0566 жыл бұрын
Você é Libertária, linda e maravilhosa s2
@gigiovanna45156 жыл бұрын
Vc acabou de resumir tudo o que sinto sobre como o feminismo é propagado. Elas dizem tanto que é um movimento de igualdade, mas preferem ignorar que homens também passam por vários tipos de questões, elas não aceita que no fim TODOS somos humanos e que estamos muito doentes. Ps: O mundo precisava ouvir isso vindo de vc.
@viniciusserafimdias29616 жыл бұрын
Caraca, demorei pra reconhecer a menina da novela, que nostalgia. Não entra nessa do feminismo moderno, já foi um movimento sério e justo, atualmente ele é moldado por ideologias e agendas políticas, com objetivos que passam longe do interesse das mulheres. Machismo é só mais um defeito pessoal como tanto outros, não é uma imposição totalmente cultural. Legal teus vídeos :).
@glaysonalves73375 жыл бұрын
O sentido moderno da palavra machismo sofreu uma mudança de sentido, antes era orgulho das características típicas do ser masculino, força, vigor e etc, com advento do movimento feminista passou ser o que o sexismo é, descriminação ao sexo oposto, seja contra o homem ou contra a mulher,se um homem agride uma mulher é machismo,se uma mulher bate no rosto de um homem está tudo bem, dúvida? Faz uma encenação de um homem querendo ou agredindo uma mulher,e vc verá quantas pessoas irão vir proteger a mulher, aí faça o contrário, é capaz de darem risada e até ajudar a bater no cara, nossa como a sociedade é ainda tão machista, estou impressionado!
@hayralavinia4246 жыл бұрын
Faz um vídeo falando sobre relacionamentos ou sobre se preocupar o q as pessoas pensam sobre agente ❤❤💐💛😘
@dente-podre-virgem376 жыл бұрын
Hayra Lavinia Tem vários no canal dela
@silviafreire99696 жыл бұрын
Vi isso depois que tive um filho homem...Parabéns
@beatrizmarinho49396 жыл бұрын
Isso sim é igualdade e justiça amei ❤❤❤❤❤
@gustavosamuz6 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Sensacional!!!!!!!
@emmanuellebarbosa69006 жыл бұрын
Eu ando numa fase de descobertas na minha vida, e elas tem me feito observar melhor lados que eu não olhava antes. Eu concordo muito que homens também sofrem com o machismo, que eles tem um ideal a perseguir que tbm é inalcansável. Mas pensei em duas questões em relação a isso. A primeira é de que os homens sempre puderam "aliviar" as pressões que sofriam de algum modo, seja com os amigos num bar bebendo, seja procurando outras mulheres fora do casamento, por exemplo. Essas atitudes sempre foram naturalizadas nos homens, mulheres tbm podem sair com as amigas e mulheres tbm procuram outros homens quando estão numa situação difícil, mas isso é muito recente, ja que ate pouco tempo não podiamos sair do ambiente domestico, e quando fazemos somos muito mais condenadas por isso. Quem nunca ouviu que "mulher minha não sai sozinha?", ou nunca reparou que os bares são ambientes muito mais hostis para as mulheres, pelo assédio e tudo mais pq aquilo não é um ambiente de mulher "decente", enquanto os homens sao vistos como apenas se divertindo. A outra questão é sobre ninguém estar debatendo as questões masculinas nesse contexto de sistema machista, pensando em outras minorias, elas sempre tiveram que levantar por si mesmas. Foram os negros a levantar as questões deles, os lgbts da mesma forma, as mulheres a se unirem e falar sobre os seus sofrimentos e opressões, então ao inves de criticar o feminismo por não pautar as questões masculinas, eles deviam se levantar e debater e levantar as questões deles, sem agredir os movimentos que ja existem. Enfim, não sei se consegui ser clara, e concordo muito com boa parte do vídeo, mas esses foram os questionamentos que me fiz enquanto assistia. Gosto muito dos seus vídeos, tem me ajudado muito em um momento em que não tenho tempo nem dinheiro pra terapia e que eu precisava. Beijos!!😙😙
@maygomes72716 жыл бұрын
Pouco triste você comparar pai solteiro e mãe solteira, afinal a mãe é a que fica com toda a responsabilidade, enquanto o homem vê a criança uma vez por semana caso ele não suma no mundo. Homens e mulheres sofrem pelo machismo todos os dias, obviamente. Mas ser tratada como um animal é desumano. A luta pelos direitos da mulher começaram em 1830 e ainda somos dicriminadas. Isso é fortemente notado em famílias de filhos de ambos os sexos por exemplo. O machismo está no estupro coletivo entitulado ediondo, e está na forma q passam a mão em você quando pegar o ônibus. A forma q te julgam quando o peito começa a crescer ou quando a mãe não deixa o filho ajudar na louça. O machismo está em todos os lugares todos os dias queiramos ou não, e o ver como algo "não tão implícito na sociedade" é muito triste. Porém respeito sua opinião e gostei de outros assuntos do canal. obrigada por se expressar tão bem!
@brunafontenele86 жыл бұрын
Abrir para o pensamento complexo, com as contradições inerentes, é a verdadeira coragem. Muitos ficcionistas (e falo deles pela minha formação) foram atacados por não aceitar fingir perceber o mundo pelos extremos e isso continua. Entender a ideia de que muitas mulheres oprimiram/oprimem outras mulheres, por exemplo, não significa negar o machismo. Questionar o uso indiscriminado dessa palavra também não. Agora, vá conversar com um fanático (de esquerda, de direita ou de centro) a respeito... vc desiste, são refratários e distorcem tudo. Excelente vídeo, como sempre.
@elainerodrigues28626 жыл бұрын
Parabéns pela coragem, falar sobre feminismo é pedir pra ser linchada. Concordo totalmente com a questão do indivíduo, as pessoas julgam que por ser branca a sua vida é melhor do que a delas, quando sabemos que essa é só uma das milhões de características e vivências que circundam um ser humano. Todos temos problemas, não importa cor, classe social ou gênero. E se cada um ligasse mais pra resolver os próprios problemas ao invés de se reunir na internet pra ofender os outros, já teríamos um mundo melhor.
@nicolecuritiba6 жыл бұрын
"Se cada um ligasse mais pra resolver seus próprios problemas?" O que seria exatamente isso no contexto de uma classe oprimida socialmente de qualquer forma na sua opinião? Qualquer uma, tanto faz, você que escolhe.. Lgbt, mulheres, negros, favelados... O que você quis dizer com "cada um resolver seus próprios problemas? "
@crisnogsol6 жыл бұрын
Cecília, concordo com TUDO que você disse nesse vídeo. Uma vez recebi MUITO hate de mulheres num fórum porque eu disse que é injusto permitir que uma mulher decida SOZINHA sobre aborto, se o pai também deveria ter o DIREITO de decidir sobre a vida do FILHO DELE. Se a mãe não quiser a criança, mas o pai quiser cuidar sozinho após o nascimento (ser pai solteiro), ele deveria ter esse direito!!! E a mãe não tem direito de MATAR o próprio filho, pior ainda se o conhecimento do pai... afinal, a criança tem o DNA de AMBOS. E elas acharam que perguntar "pro macho" sobre qualquer coisa, ou dar a ele qualquer direito, "é um absurdo"!!! Todo fanatismo é prejudicial à sociedade como um todo!!!
@jeancursoup6 жыл бұрын
marquei na lista o filme ;) esperando o video sobre.
@vulgophill6446 жыл бұрын
"Saia da sua bolha de mulher branca de olhos azuis, hétero, classe média, Ocidental", "Feminismo é sobre IGUALDADE entre gêneros, estude mais!", "Conheça o feminismo negro, ele é diferente do feminismo (?)". Eu adoro os justiceiros, parece que é sempre a mesma pessoa que escreveu os textos...
@DNCavalcante19916 жыл бұрын
Cecília, esse é o primeiro vídeo que vejo seu e não poderia discordar mais de vc. Leia os vários comentários aqui q vc vai entender o pq. Desejo q vc pesquise mais, que entenda sobre direitos e privilégios, sobre opressão...enfim...
@renatodoho6 жыл бұрын
Cecilia fala de forma tão clara e empática que fico surpreso com os comentários que transformam o vídeo dela em outra coisa... Daí que desanima e vemos tamanha situação de polarização hoje em dia. A gente marca território ao invés de realmente ouvir o outro. Por isso que os discursos mais radicais parecem que adquirem mais simpatizantes nos dias de hoje, é mais fácil tanto aderir quanto repudiar com mais força. Já os que necessitam de mais empatia, reflexão e complexidade não são muito bem compreendidos e logo há a necessidade de categorizá-los em alguma caixinha...
@franilima62886 жыл бұрын
Acredito que a questão dessas pressões tem a ver com o grau, que nos homens é menor que nas mulheres, não é que eles não tem pressão, é que é menor, e bem menor.
@alexferreira1086 жыл бұрын
Canal excelente!
@Lanpenn6 жыл бұрын
Depois irei ver o seu vídeo e discutir um pouco sobre o tema. Uma boa noite.