Achados genealógicos JUDAICOS no Sertão!!!

  Рет қаралды 11,013

Rabino Ventura

3 жыл бұрын

Quer conhecer mais sobre o verdadeiro judaísmo?
Quer saber se têm origem judaica?
Quer aprender Hebraico?
Assine o canal e acesse o site: www.sinagogasemfronteiras.com.br
Nossas Redes Sociais com mais de 200 mil seguidores no total:
FACEBOOK: sinagogasemfronteiras
INSTAGRAM: sinagogasemfronteirasoficial
Um forte abraço e SHALOM.

Пікірлер: 212
@sostenespereira5774
@sostenespereira5774 3 жыл бұрын
Magnífica live. Sou Pernambucano de origem sefaradita e com absoluta certeza está mezuzá é o achado arqueológico mais importante do sertão da minha terra amada chamada de Pernambuco!
@sarviafurtado1742
@sarviafurtado1742 3 жыл бұрын
Professora Ana Lígia Líra è uma benção nas mãos de Deus .
@celiacardosodasilvaambrosa9165
@celiacardosodasilvaambrosa9165 3 жыл бұрын
oh glória parabéns professora Lígia
@merciaoliveira9295
@merciaoliveira9295 2 жыл бұрын
Que maravilha!! Isso é milagre de Deus!! É chegado o tempo!! Meu coração está acelerado!! Que lindo!!
@ulianavieira4269
@ulianavieira4269 3 жыл бұрын
Meu pai amado sou da cidade de pombal na PB e na casa do pai tem uma mesa dessa até hj que vem passando de geração a geração tô chocada
@ricardo.l.l.barrocas5248
@ricardo.l.l.barrocas5248 3 жыл бұрын
Bom dia! Congratulações à Professora Ana Lígia Lira pelas proficientes e tão emocionantes pesquisas sobre nossa história de sefarditas e anussim no Nordeste! Sim, como disse o Rabino Ventura, o Eterno guia estas pesquisas! Que precioso o momento da oração Shema Israel! Muito grato por tudo! "Buena semana mos dé El Dió"!
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
"O alicerce do judaísmo em Pernambuco é mais importante do que as paredes... a história recente sufocou a passada , em Pernambuco.! " AMEI.
@marcelocastro5037
@marcelocastro5037 3 жыл бұрын
Estava repassando alguns costumes de família, e veja o que me lembro: Arrumar-se para quando chegasse a sexta feira 18:00 horas estar bem trajado, e outra curiosidade, minha mãe guardou o meu umbigo, o qual tenho até hoje, e olha que já tenho 64 anos.
@marcelocastro5037
@marcelocastro5037 3 жыл бұрын
Ainda irei conhecê-lo Rabino. Tenho um grande amigo que é Rabino em Israel. Chama-se Ivan Uderman, faz mais de 40 anos que não o vejo e gostaria muito de vê-lo de novo, mas é difícil encontrar.
@iracemacontreras5590
@iracemacontreras5590 3 жыл бұрын
Toda Raba! Rabino Dr Gilberto Ventura e família. Live abençoado. Yeshua Chai te abençoe
@Isauramattos
@Isauramattos 2 жыл бұрын
Uau, que orgulho de ser nordestina, que live maravilhosa!!
@gelmarques8526
@gelmarques8526 3 жыл бұрын
Conheci este canal por causa da live com Aline. Confesso que estou impressionada mesmo com cada detalhe. Sou da Paraíba e nunca soube através da história que descendentes de judeus viveram na Paraíba. Alguns costumes dos avós, bisavós eram idênticos
@socioster
@socioster 3 жыл бұрын
Este parece ser o destino do judaísmo brasileiro; ter no irmão católico o melhor amigo que sinceramente o abraça, o ama e o ajuda. Parabéns a professora, que bênção Deus colocou em suas compentes mãos - este é a maior descoberta arqueológica da história dos judeus brasileiros . Rabino Ventura, parabéns pelo trabalho incessante, Deus é contigo. Eu gostaria de ver esta descoberta anunciada a todos ouvidos e vista por todos os olhos. Muito carinho e amor a todos vocês. Vou ler os dois. Angelo Socio - Perth, Austrália
@valdirrodrigues5823
@valdirrodrigues5823 3 жыл бұрын
Parabens Rabino, parabens Sinagoga Sem Fronteiras, seja sempre forte e corajoso, precisamos de Lideres que defenda a causa judaica.
@anamedeirosdacostaandrade9617
@anamedeirosdacostaandrade9617 3 жыл бұрын
Que linda, Rabino essa história ilustrativa de repente!..Parabéns!..
@deboramariarodriguesaraujo2451
@deboramariarodriguesaraujo2451 3 жыл бұрын
Acho que o desinteresse dos estudiosos sobre esse assunto, é que já foi "montada" a nossa história , então pouco importa pra eles. Porém o Eterno trará as claras, e nós conheceremos sim nossas raízes.
@Fabiopdfse
@Fabiopdfse 3 жыл бұрын
A nossa história é como esse achado. Mesmo coberta e escondida entre pedras há de ser revelada.
@rocildobatistademelo1241
@rocildobatistademelo1241 2 жыл бұрын
Shalom Rav. Ventura sou Pernambucano casado com Ivani de Fatima Lira de Melo, creio que minha família é Anussim. Pura felicidade!
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 3 жыл бұрын
A história da descoberta daquela mezuzah foi realmente muito emocionante!!
@izabelizabel4029
@izabelizabel4029 2 жыл бұрын
Sim ,porem o que me identifiquei foi com a mesa com gavetas,tenho 71 anos origem sertao da Bahia,ja adulta precisei de uma mesa na cozinha e pedi para fazer na dimensao do espaço e pensei e a gaveta vou colocar onde ?agora ouvindo vcs entendi de onde veio a memoria da gaveta e hoje em dia tenho 2 mesas de gaveta, mais lembranças a estrela de Davi minha mae fazia e depois queimava e falava ,para ninguem ver ,ai de um em minha casa que varresse para fora da porta,apontar estrela,nem pensar, nao lembro de carne de porco em minha infancia, minha mae falava que trazia doença ,sexta feira dia da faxina trocar roupa de cama etc,o pior minha mae protestante e meu pai catolico ,nao batzaram os filhos ,nao tinha nem uma festa religiosa tipo natal ,sao Joao etc,nem primeira comunhão,que eu achava lindo , tenho procurado minhas origens sei que o avo de meu pai ,Riela,saiu da Italia e foi se enfiar num vilarejo no interior da Bahia. Area de praia sozinho,procuro saber o motivo ninguem sabe explicar, isto em 1800,ate hoje é um vilarejo ,e minha mae e dos Dourados,interior do sertao
@izabelizabel4029
@izabelizabel4029 2 жыл бұрын
E gostaria se pedir bençao aos mais velhos ,e nao colocar a mao na cabeça de outra pessoa, tipo crianças tem haver com o judaismo ,porem o nariz dos Riela se ve de longe,num enterro quando vao chegando os parentes os mais velhos inclusive a gente sabe que é Riela pelo nariz grande,tenho escutado Aline e o rabino , um dia eu acho as respostas
@MARIALUCIALOPES-on6fz
@MARIALUCIALOPES-on6fz Жыл бұрын
Ou irmão ligia que alegria te ver air do outro lado da tela em pernambuco .simbris.a paz salve maria .amém.
@salatiellopes4072
@salatiellopes4072 3 жыл бұрын
Shalom ! Maravilhosa live ! O Eterno se manifesta sempre na hora certa! Somos nordestinos povo sofrido e orgulhosos de nossa história , que agora se mostra mais judaica do que nunca , com a Sinagoga sem Fronteiras !! Att : Cícero Salatiel
@natanaelcarvalho3226
@natanaelcarvalho3226 2 жыл бұрын
Oh Glória aqui em São Paulo teve um homem que vem dizer que era mentira que eu não era descendente do Povo judeus porque eu descobri que eu sou então ele veio jogar um desafio sobre mim e eu aceitei e joguei o desafio sobre ele eu disse para ele que se eu estivesse mentindo eu morreria naquele ano porque as coisas do eterno não é com mentira e ele sendo da igreja ele aceitou acontece que eu estou vivo que acabou morrendo foi ele
@marcelocastro5037
@marcelocastro5037 3 жыл бұрын
Simplesmente maravilhosa a entrevista.
@nataliamartinsgoncalves2669
@nataliamartinsgoncalves2669 2 жыл бұрын
Que incrível esse posicionamento de buscar o conhecimento, o esclareciemnto dos fatos do passado que tanto marcaram e determinaram caminhadas. Tenho há algum tempo me enveredado por esses caminhos porque acredito no concerto, na restauração, na restituição de dignidade, na liberação das emoções, dos corações marcados, para que haja liberdade e paz.
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 3 жыл бұрын
Bastante interessante fico muito emocionado com tudo que foi falado ai pois como falo e falei minha Família é Boa parte de Limoeiro Pernambuco mas sou nascido em Recife criado em Olinda e meu avô Materno veio de Nazaré da Mata Pernambuco ainda jovem para Limoeiro Pernambuco onde constituiu família e certa vez ouvi falar de um primo meu de segundo grau que o avô dele meu tio mas velho irmão de minha mãe disse que o Pai dele este meu avô disse que a Família dele era da Espanha e Portugal e achei interessante pois sei pouca coisa da minha Família e sei que meu Bisavô sogro deste meu avô guardava o Sábado assim disse minha mãe pois ele as Sábados não trabalhava de jeito nenhum e isto não era algo comum para quem se dizia Católico pois o dia do Católico e muitos Cristão é o Domingo!
@marciagomesdasilva1932
@marciagomesdasilva1932 2 жыл бұрын
Rabino Parabéns por esse progeto feito com tanta inteligencia, sabedoria e sensibilidade!🙏👏🏾
@MauricioSantos-bw8ev
@MauricioSantos-bw8ev 6 ай бұрын
RABINO VENTURA, ÉS UM HOMEM DIGNO, SÁBIO, QUE PROMOVE ESSA CONEXÃO DIVINA ENTRE NÓS E NOSSOS PAIS, ATRAVÉS DA HISTÓRIA (DIÁSPORA)
@deboramariarodriguesaraujo2451
@deboramariarodriguesaraujo2451 3 жыл бұрын
Na casa do minha avó, as mesas, principalmente a da sala, havia gaveta. Tudo tem um significado! Interessante viu.
@albanycarvalho2769
@albanycarvalho2769 2 жыл бұрын
Muito bom! Na casa do meu bisavô, a mesa também tinha gavetas! Hoje eu entendi o porquê. Bem interessante...
@pitucapituca1379
@pitucapituca1379 3 жыл бұрын
A melhor de todas as ótimas livres do canal. Estou emocionada. Gratidão, Rabino Ventura e Prof Ana Lígia!
@ShofardoValente
@ShofardoValente 3 жыл бұрын
Cheguei aqui por causa da "live" com a Aline. Já ansioso pela continuação
@tiflahtovah1147
@tiflahtovah1147 3 жыл бұрын
Meu Deus😱 Nos esconderam a VERDADE, por pura maldade. Dá para se ver quanta maldade há por trás disso. Uma forma gratuita de negar a verdadeira história do povo da promessa. GRATIDÃO Rabino, Ventura.
@BandaKamikaiser
@BandaKamikaiser 2 жыл бұрын
O rabino Nao me conhece , más a sensação é que somos próximos de tanto que vejo esses videos do sinagoga sem fronteira , tô buscando as raízes do Rodrigues na minha arvore do alto sertão de caculé na Bahia ! Shalom
@DaniHBV
@DaniHBV 3 жыл бұрын
Live sensacional!
@zeliabastos5769
@zeliabastos5769 Жыл бұрын
Preservando seus costumes
@crisysrael
@crisysrael 3 жыл бұрын
Que material precioso
@dianabacana
@dianabacana 2 жыл бұрын
Essa Live é sensacional!! A minha secretária é da Paraíba, Pombal. Encaminhei o link do filme "A estrela oculta do sertão" ela adorou
@iracemacontreras5590
@iracemacontreras5590 3 жыл бұрын
Gostei isso mesmo eu também pesquiso a minha Genealogia JUDAICA. Sou Teologa sempre estou pesquisando as minhas raízes judaicas dos meus pais
@zeliabastos5769
@zeliabastos5769 Жыл бұрын
Parabéns a profa e todos q acompanham
@olgadoxum8013
@olgadoxum8013 3 жыл бұрын
Parabéns, rabino Ventura e parabéns à professora Ana Lígia Lira...que se assemelha fisicamente à minha querida professora Clara Suassuna, do Curso de História da UFAL; e tem o 1o nome e sobrenome de minha neta Ana Clara Lira...dos Lira de Campina Grande... Que descoberta linda ! Anotei os títulos dos livros citados e ficarei no aguardo de notícias de reedição do seu, profa... Estou aguardando ansiosa pelo livro do prof. Elinton Macedo, meu provável parente pelos Ferreira de Picuí, pois irá me informar sobre meus bisos, com certeza ! Também li seu livro "O Resgate", rabino, de um fôlego só e pretendo reler para comentar sobre "Oliveira"s e destinos... E talvez seja necessário recorrer ao dr. Luciano por seu conhecimento da família do Rego, se não conseguir encontrar os documentos do meu biso materno Joaquim Hypólito do Rego...continuo muito me emocionando com todas essas histórias e agradecendo sempre por vocês tod@s realizarem este trabalho fantástico... Orando para que o Eterno - bendito seja Ele ! - continue nos abençoando.
@joselinabatista5467
@joselinabatista5467 2 жыл бұрын
Eu sou da família do Rêgo.Sou neta de Israel Mariano do Rêgo.Será q somos parentes?
@olgadoxum8013
@olgadoxum8013 2 жыл бұрын
@@joselinabatista5467 Olá, Joselina. É bem provável que sejamos parentes sim. Estou descobrindo que esta família é imensa. Do lado da minha avó materna estou para confirmar se somos do Rêgo Cavalcanti, de Goiana, tanto do meu avô como da minha avó. Espero confirmar também se eles eram primos. Consegui outras informações após essa live nos livros do romancista José Lins do Rêgo Cavalcanti e uma pesquisa histórica sobre São João do Cariri. Mas, estou à busca de documentos. E o seu Rêgo, vem de onde ?
@lucreciadasilva8280
@lucreciadasilva8280 3 жыл бұрын
O próprio Eterno e quem vai trazer de volta, eu sinto assim !
@elizabethparra5430
@elizabethparra5430 3 жыл бұрын
Parabéns rav q livre maravilhosa o senhor cada vês Maia dando lições de humildade shalom
@floresdopajeu6286
@floresdopajeu6286 2 жыл бұрын
Que live interessante, recomendada a mim por um professor pernambucano, sou irmão do sertão do Pajeú, interior de Pernambuco, esses achados aí foi uma grande prova da presença judaica Sefarad no agreste pernambucano já bem próximo ao sertões do interior. Parabéms a professora e ao rabino Ventura.
@danielladonato
@danielladonato 3 жыл бұрын
Rabino Ventura, muito obrigada pelo seu trabalho. Estou em busca das minhas raízes e tenho descoberto muitas coisas. Meus pais são cearenses, da região de Sobral. Com toda certeza somos descendentes de judeus. Estou adorando resgatar essa parte da nossa história. Muito obrigada e um grande abraço. Shalom!
@diariovideo3190
@diariovideo3190 3 жыл бұрын
É da Serra da Meruoca?
@danielladonato
@danielladonato 3 жыл бұрын
@@diariovideo3190 é muito perto de lá. Tenho parentes em Vassouras, Taperuaba, Boa Vista, Macapá e Itapagé.
@diariovideo3190
@diariovideo3190 3 жыл бұрын
Conheço uns Donatos de Meruoca... Há descendentes de judeus lá... Palestina, sítio Monte... Sobral. Acho engraçado esses nomes inventados no Ceará... Todos com Eli... Elielson, por exemplo... Eli + El... O seu é o feminino de Daniel... Dani + El Me disseram que o meu é em homenagem a um judeu da Inglaterra, chamado Josce de York... JoscElio. Boa tarde!
@danielladonato
@danielladonato 3 жыл бұрын
@@diariovideo3190 o povo cearense é muito criativo mesmo! Na verdade eu tenho parentes em quase toda aquela região próxima à Meruoca. Estou feliz por resgatar essa parte da minha história. E o meu bisavô era um cara famoso. Tem até nome de rua no nome dele. Fica em Groairas. Ele se chamava Segismundo Donato de Araújo.
@floresdopajeu6286
@floresdopajeu6286 2 жыл бұрын
@@danielladonato Araujo família grande no Ceará e também na Paraíba né? Já ouvi falar neles.
@hyorineko6228
@hyorineko6228 3 жыл бұрын
Incrível, ñ pude ver na hora,mas vi agora, terminei de ver as 2 da manhã, mas valeu demais, foi tão intenso que nem sono tive, parabéns que live fantastica, a prof, é mto bacana e realmente escolhida por Deus pra trazer algo maravilhoso...achei uma coisa em comum com minha familia materna e paterna guardava os umbigos e depois enterravam, perguntei pra minha mãe de onde veio isso, ela falou que é costume de familia, todos os filhos( 4) e netos(9) ela guardava e depois enterrava, ela falava que ñ pode jogar fora pq era ligado a vida, por isso tinha que ser enterrado.
@gleicerosa2050
@gleicerosa2050 3 жыл бұрын
Minha mãe fez isso o meu ela enterrou junto comigo, guardou até meus 7 anos.
@irenealmeida8284
@irenealmeida8284 2 ай бұрын
Quando falaram que os Judeus foram embora, foi para proteger às famílias. Que se mantiveram na região, mas distantes dos olhares da inquisição
@EscuteaPalavra
@EscuteaPalavra 3 жыл бұрын
A música ficou muito legal! BH
@sarviafurtado1742
@sarviafurtado1742 3 жыл бұрын
Judeus precisam ser autossuficientes pois precisam fazer suas orações durante o dia ... por isso são seus próprios patrões... e desde a diáspora sabiam que a qqer momento poderiam ter que sair de onde estavam ... Não de uma forma muito digna ... Me emocionei quando lí que a descoberta de Cristóvão Colombo de novas terras na vdd, era uma tentativa de encontrar novas terras para que judeus que estavam na Espanha e que seriam expulsos, pudessem recomeçar... Eu não preciso jurar ... Eu me emocionei e ainda me emociono... São 03 horas da manhã enquanto digito este txt as lágrimas correm ... Que Deus abençoe a todos.👐
@TafineMiriameCarlos
@TafineMiriameCarlos 3 жыл бұрын
Amém 🙏😘🇮🇱🇧🇷🌻
@flavioeluciana
@flavioeluciana 3 жыл бұрын
Maravilha!! Meus pais, avós, bisavós, tataravós etc Martins e Lemos de Pernambuco (eu sou alagoano) estamos descobrindo nossas raizes judaicas.
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
MUITO OBRIGADA RABINO, POR ESSA parte de AJUDAR A GENEALOGIA. Eu estou logo nesta lista, de contratar os serviços de genealogia!!!!
@irenealmeida8284
@irenealmeida8284 2 ай бұрын
Na Bahia em 1888, chegou Joaquim Jose da Silva Jacome
@akiva418
@akiva418 3 жыл бұрын
Esse vídeo cordel é sensacional!
@veronicaamyel
@veronicaamyel 2 жыл бұрын
Estou vendo o vídeo agora. Nasci na Bahia, mas fui criada em São Paulo. Meus pais são do interior da Bahia e lá é lotado desses costumes "diferentes", a aparência da minha mãe biológica é muito parecida com alguém do oriente médio. Minha mãe adotiva que também é do sul da Bahia, me passou muitas coisas que muitas pessoas acham esquisitas. A partir das 18:00 não varremos a casa, faxina é sexta feira. Sábado é dia de arrumar a mesa bonita, ficar arrumada, nada de receber ou dar dinheiro, ela dizia que tinha dente em ouro e queria tirar antes de morrer, mas não foi possível e não sabíamos que era uma tradiçâo religiosa. Fui ensinada a não apontar estrelas de forma alguma, dizia que não trazia boa sorte. Porco é comida indigesta, aprendi assim. As mesas não tinham gaveta, mas tínhamos que colocar pouquinha comida no prato, para que se chegasse alguém, conseguíssemos comer tudo rapidamente. A sujeira da casa quando varrida, não pode passar pela porta principal, porque a porta de entrada é sagrada. Tem outras coisas, mas vai ficar um pouco longo. O nome da minha mãe biológica é Marta Lima da Silva e da minha mãe adotiva é Maura Souza Carvalho. Obrigada rabino, talvez por algum chamado que só Deus sabe, estamos sendo chamados a consciência, estou começando a aprender hebraico e gosto muito. Muitíssimo obrigada!
@pescaesportivacomdepaula8490
@pescaesportivacomdepaula8490 3 жыл бұрын
Parabéns, rabino, pelo resgate da nossa história e pelo apoio à professora Ana.
@ruthcosta1837
@ruthcosta1837 3 жыл бұрын
Assisti atrasada, más foi maravilhosa essa live!
@zeca231
@zeca231 3 жыл бұрын
Eu sou Pereira do interior da Pb , meu avos moravam na zona rural de Esperança e tinham mtos parentes em Pocinhos. Eles tinham o costume de casamento consanguinio, nw comiam carne de porco e na sexta feira minha vó fazia uma faxina geral na casa. Como eram pessoas brancas de olhos azuis sempre achei mto destoantes . Tenho vontade de pesquisar mas nw sei por onde começar. Meu pai tem 86 mas a memoria ja esta comprometida, entw fica dificil.
@josefmedeiros557
@josefmedeiros557 3 жыл бұрын
No interior da PB,PE, RN,creio que em outros Estados do Nordeste,quanto mais se distancia do litoral, mais encontramos pessoas de olhos claros,com histórias de costumes judaicos. Mas o tempo.não para,e estes ja estão desaparecendo também.
@floresdopajeu6286
@floresdopajeu6286 2 жыл бұрын
Então o senhor conhece aquele pesquisador e escritor na área de Cangaço e outras áreas, ele é de Pocinhos-PB, De. Bismark Martins de Oliveira, ele creio eu que pode contar mais alguma coisa sobre suas origens lá em Pocinhos. Esse mesmo nome aí é o do facebook dele. Não conhecço ele pessoalmente, mas tenho um livro dele já na segunda edição: Cangaceiros de Lampião de A à Z. Não ponho cangaceiro em altar, mas gosto um pouco de história regional. Tem desses escritores que falam sobre genealogia.
@mariaivanilda6205
@mariaivanilda6205 3 жыл бұрын
Minha familia é de Pesqueira, Cimbres e estou muito interessada no assunto e nessas pesquisas. Há muitos anos e com base nas informações passadas por minha avó, tenho um desejo enorme de conhecer as minhas origens, que tenho quase certeza que este é o caminho para encontrar.
@adrianhanna3876
@adrianhanna3876 3 жыл бұрын
Também Maria Ivanilda! Vc tem o contato da Professora Ana Lígia Lira?
@mariaivanilda6205
@mariaivanilda6205 2 жыл бұрын
@@adrianhanna3876 Não consegui ainda o contato dela, continuo buscando
@RosanneAMdeSa
@RosanneAMdeSa 3 жыл бұрын
Sim esses documentos tem que ser digitalizados!
@marcelobenitesmiranda7809
@marcelobenitesmiranda7809 3 жыл бұрын
Oi rabino estou muito feliz em revelo estou muito doente mas cempre tenho muito respeito pelo cenho um abraço meu irmão
@relaxoterapia168
@relaxoterapia168 3 жыл бұрын
Essa dupla de repentistas e arretada demais.😁👍🏾
@rubinalvasantana1292
@rubinalvasantana1292 2 жыл бұрын
E sobre a Bahia, já perto de Sergipe. Seria interessante uma pesquisa nessa região. Tenho certeza que terá descobertas incríveis.
@relaxoterapia168
@relaxoterapia168 3 жыл бұрын
Já tá chegando aos 100 mil inscritos. 👏🏽👏🏽👏🏽
@paulorobertoalmeidasantos8545
@paulorobertoalmeidasantos8545 2 жыл бұрын
Meu Deus essa descobertas são interessantes, inquestionaveis
@marciacatole8483
@marciacatole8483 2 жыл бұрын
Muito linda a historia.🤩🙏❤
@arlenepalmeiranoblat2478
@arlenepalmeiranoblat2478 3 жыл бұрын
Shalom Shalom
@cr.6087
@cr.6087 3 жыл бұрын
Jamais imaginei uma coisa assim. Judeus no sertão nordestino.
@brunoleal5700
@brunoleal5700 3 жыл бұрын
Os judeus vieram pra Amazônia também...temos uma vasta obra de Samuel Benchimol.
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 3 жыл бұрын
É o que mais tem rsrsrsrsrsrs
@josefmedeiros557
@josefmedeiros557 3 жыл бұрын
@@andersonaraujo2701 Só tem...rsrs
@vaniastock7368
@vaniastock7368 3 жыл бұрын
Eu estava lendo sobre processo na inquisição e achei o meu sobrenome Velasco. Então fui na internet e perguntei Velasco é nome judeu? Então apareceu a lista de 5mil nomes daqueles que foram expulsos da Espanha, onde se encontravam todos os nomes de meus ancestrais a saber: Velasco, Martins e Silva.
@zezux10
@zezux10 3 жыл бұрын
Meu avô tinha o costume de registrar os filhos em um caderno, minha mãe falava que ele chamava de almanaque da família. Sobrenomes de origem judaica, Lima, Porto, Oliveira, Gomes Carneiro, Santos.
@irenealmeida8284
@irenealmeida8284 2 ай бұрын
Inclusive, quando mudavam de lugar, mudavam também os nomes desses locais
@anaisabelpaivaramos3988
@anaisabelpaivaramos3988 2 жыл бұрын
Eu quando criança ouvia falar que éramos descendentes de judeus , mas não sei ao certo. O mais incrível é que a irmandade de meu pai que eram oito irmãos têm os seguintes nomes : José, Itamar , Jorge , Ari , Leopoldo , Helly , Dinorá e Maria Isabel.
@irenealmeida8284
@irenealmeida8284 2 ай бұрын
Nos sempre fomos protegidos. Existiam os grupos das famílias e entre elas as lideranças. Porque eles casavam entre as famílias. Tinham o cuidado para não haver a condenação
@claudialaman6439
@claudialaman6439 3 жыл бұрын
Sou carioca. E minha avó paterna não deixava ninguém entrar em casa, depois de vir de sepultamento, sem tirar os sapatos, ir direto tomar banho e jogar um recipiente de agua com sal pra trás(?). Cobrir os espelhos na sexta feira antes da Páscoa cristã.
@irenealmeida8284
@irenealmeida8284 2 ай бұрын
Maravilhoso ❤
@neilafreitas2511
@neilafreitas2511 3 жыл бұрын
Bom dia, gostaria de saber um pouco mais sobre a tradição de tapar os espelhos quando uma pessoa morre. Sei que em Angola, alguns grupos têm as mesmas tradições...sou Luso-angolana. Obrigada, Neila
@rosanafernandes-pd9pd
@rosanafernandes-pd9pd Жыл бұрын
Shalom Rabino.Minha cidade é serfaditas.Amo história e decidi estuda a minhas origens e descubri que os judeus colocaram o nome da minha cidadeq que é Grossos i nome de um capim Grosso,mas não psraram.por si agumad zonas rurais da minha cidade eles puseram o nome também.Minha cidade Grossos era uma ilha do Ceará e condegui Minha família não ia a missa mais resava , orava antrs de comer . Até hoje não como porco porque meu avôr e minha avó disia que era carne imunda,mas não era só o porco, ela falava sobre outros tipos de comidas .Meu vô dizia minha família veio de Portugal,firam 3 irmãos que formou nossa família aqui no Brasil . Família Azevedo.Mri avô tinha im biza vô espanhol.Todos os nomes da família fo meu pai por oarte de pai e mãe são nomes judeus.Oliveirs, Ferreira e pricipalmente o Azevedo.Por oarte da minha vó.Ferreirs também,Pereira,Amorim, e Fernandes principalmente.Fernasdes.por por parte de mãe.Souza e Ferreira também.Minha vó patetna dlrezava num livrinho.Era estranho miravam difrente a igreja católica não iam ora missa nad eram religiosos.
@lucreciadasilva8280
@lucreciadasilva8280 3 жыл бұрын
Parabéns 🎈
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
Houve um relocamento de fato. Minha avó, minha mãe sabiam dessas historias. Eu conheço Cimbre, Poção, Pesqueira. Todos são cristãos novos.
@denisealves9224
@denisealves9224 3 жыл бұрын
Na casa do meu avô tinha uma mesa com gaveta, bem parecida com essa da foto. Também já vi muito essa cruz de palha nas portas das casas. Sou do sertão da Paraíba.
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
BRAVISSIMO PARA A PROFESSORA! Fazer ver a israel, esse achado, Rabino.
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
Que palavras lindas Ana Lígia, reconheço em você a fortaleza dos nordestinos.
@ednafarias5346
@ednafarias5346 3 жыл бұрын
Muito bom o comentário documentado e tudo parabéns povo de Deus Muito Obrigada pelo esclarecimento tá bom! Edna AP Farias abraços Pirajuí SP .)
@iracemacontreras5590
@iracemacontreras5590 3 жыл бұрын
ESPETACULAR!
@CotoviaArcoVerde
@CotoviaArcoVerde 6 ай бұрын
Em 1:14:32, talvez não fosse exatamente escondido, apesar de ter que esconder das pessoas o que se fazia. Mas a parede que tinha em volta poderia ser para preservação da nudez, já que a mulher tomava banho no local para se purificar, era com uma sala de banho.
@sarviafurtado1742
@sarviafurtado1742 3 жыл бұрын
A propósito tem uma família aqui na minha cidade do interior do Ceará que são Ximenes de Aragão de Sobral ... A matriarca o nome de solteira era Idelzuite Ximenes de Aragão (de Sobral) ... os filhos todos tem o sobrenome do pai Porfírio Sampaio ... Só o caçula José Raimundo Ximenes Sampaio herdou o nome da mãe ... Assim por se diferenciar dos demais é que levou a curiosidade e o questionamento de todos...eles são políticos em minha cidade ... O patriarca seu Abner Porfírio Sampaio foi prefeito, os filhos secretários, Vereadores... Ok. Boa madrugada 🙏
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 3 жыл бұрын
Renato Aragão dos Trapalhões é nascido em Sobral e é Aragão!
@sarviafurtado1742
@sarviafurtado1742 3 жыл бұрын
Essa mezuzáh merece ir para o museu de Recife para uma aula de campo para as crianças , todos merecem conhecer a verdade ... Incrível ... Há quanto tempo meu Deus esse txt tava nesse local ...🖖
@zeliabastos5769
@zeliabastos5769 Жыл бұрын
Shalom
@riveraleal9930
@riveraleal9930 3 жыл бұрын
Sou de Sanharó do lado de Pesqueira tenho 44 anos e convivi com todos esses costumes a minha vida inteira só agora vendo esses vídeos e que estou começando a entender certas coisas estou começando a fazer a minha árvore genealógica por parte da minha mãe
@gleicerosa2050
@gleicerosa2050 3 жыл бұрын
Olá Rivera meu pai diz ter parentes com sobrenome l Leal por parte do meu avô, todos de Pernambuco Capoeiras, alguns deles de Iratama e Garanhuns
@nayanesantos6694
@nayanesantos6694 3 жыл бұрын
Meus avós tinham costumes ❤😍 Sou do Maranhão.
@rafaelfreitas3877
@rafaelfreitas3877 3 жыл бұрын
Impressionante demais. Uau! Como eu não tinha assistido antes?
@RaulManoelRM
@RaulManoelRM 3 жыл бұрын
Cheguei aqui depois da live com Aline. Também estou muito interessado nessa pesquisa. Minha família é da região do Cariri no Ceará. Tenho interesse em saber as minhas origem.
@lucreciadasilva8280
@lucreciadasilva8280 3 жыл бұрын
Muito legal msmo
@lucianocoracaodovale9083
@lucianocoracaodovale9083 3 жыл бұрын
“BAR MITSVAH do MENINO GALEGO” só o trocadilho do verso valeu a piada! Muito boa! 👏 palmas kkk Embora eu não faça..Eu respeito aqueles os católicos que fazem visita papal
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
Que maravilha seu interesse no assunto!!@
@taniamenezes3654
@taniamenezes3654 3 жыл бұрын
Lindo trabalho!
@sarviafurtado1742
@sarviafurtado1742 3 жыл бұрын
sobre ocultar a nossa verdadeira História tenho certeza absoluta que a igreja (o vaticano)tem a mão, o pé, o corpo inteiro nessa estória
@jgermano100
@jgermano100 2 жыл бұрын
Oi, tudo bem? Aqui no interior de Minas, existem muitas casas com está mesa de gavetas, os moradores dessas casas são chamados de gaveteiros. Será que são de origens judaicas?
@nataliamartinsgoncalves2669
@nataliamartinsgoncalves2669 2 жыл бұрын
em qual ano foi interiorização do fluxo migratório para interior do Pernanbuco, Paraíba, Ceará?
@sarviafurtado1742
@sarviafurtado1742 3 жыл бұрын
minha vó enterrava os umbigos de meus tios/tias e de minha santa mãezinha que tá no céu ... mainha tbm fez o mesmo com os de seus filhos ...
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 3 жыл бұрын
A minha também fez o mesmo!
@deboraharaujo-yp5ng
@deboraharaujo-yp5ng 5 ай бұрын
Fazemos isso até hoje na minha família. Nos currais.
@ZoriCalhau
@ZoriCalhau 3 жыл бұрын
Conhecimento do judaísmo desde 2008
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
A maioria de judeus ja estava e ficou. Alguns se interiorizaram mais, no agreste e sertão.
@cr.6087
@cr.6087 3 жыл бұрын
Este local que vocês estão mostrando; a piscina, pode ser também um lugar privado feito para simplesmente tomar banho.
@sinagogasemfronteiras
@sinagogasemfronteiras 3 жыл бұрын
Por isso o CONTEXTO é ESSENCIAL 😉
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 3 жыл бұрын
Pode ser tantas coisas como também pode ser algo de cunho Judaico vai saber tudo é possível!
@diroch
@diroch 3 жыл бұрын
No sul da Bahia, meus pais cobriam os espelhos quando tinha trovões. Nada relacionado ao luto (ao que se sabe). Será que tem origem judaica também?
@izabelmaria7504
@izabelmaria7504 2 жыл бұрын
Criada com minha vovó e ela tinha uma mesa assim aliás tinha mais mesas assim
Good teacher wows kids with practical examples #shorts
00:32
I migliori trucchetti di Fabiosa
Рет қаралды 12 МЛН
Стойкость Фёдора поразила всех!
00:58
МИНУС БАЛЛ
Рет қаралды 7 МЛН
Миллионер | 1 - серия
34:31
Million Show
Рет қаралды 2,9 МЛН
How it feels when u walk through first class
00:52
Adam W
Рет қаралды 21 МЛН
Қатысушыларды шок қылған үміткер!
24:47
QosLike / ҚосЛайк / Косылайық
Рет қаралды 260 М.