Acidente no K2 gera polêmica no Montanhismo - comentários de Pedro Hauck - AltaMontanha News

  Рет қаралды 161,061

AltaMontanha

11 ай бұрын

O paquistanês Muhammad Hassan de 27 anos que trabalhava na fixação de cordas no K2 faleceu enquanto tentava chegar ao cume no dia 27/07. Ele perdeu a consciência e ficou pendurado em uma das cordas fixas a cerca de 400 metros do cume na travessia de um grande Serac..
Matéria Completa Aqui:
altamontanha.com/morte-de-muhammad-hassan-no-k2-gera-polemica-no-himalaismo-brasileiro-tento-ajuda-lo/#prettyPhoto
Equipamentos para montanha, é na Loja AltaMontanha!
Confira: lojaam.com.br/
Siga a Alta Montanha nas redes sociais!
Facebook: altamontanha
Instagram: altamontanha
Blog: altamontanha.com
Edição:@lucasmiatelli.mov

Пікірлер: 1 015
@gustavolima2323
@gustavolima2323 11 ай бұрын
Trouxe um espanhol do cume do Aconcágua em 98, ano trágico com a perda de parte da equipe brasileira (Catão, Reinaldo e Oto), ele literalmente fugiu da sua equipe (que já tinha o proibido de atacar o cume de Nido), o encontrei no final da Canaleta, ele conseguiu o cume mas totalmente sem condições de voltar, coloquei meu parceiro e eu em risco, mas conseguimos trazer ele de volta. Quis me pagar em dinheiro, eu roguei a ele nunca mais voltar às montanhas, ele, pelo despreparo coloca outros em risco. Não hesitei em nenhum momento em resgatá-lo. Meu cume é voltar pra casa. Ao reclamar sobre o despreparo e a presença de turistas assim, a única providência foi aumentar a taxa do "permisso". Uma vida humana é preciosa demais pra ser deixada assim, sem nenhuma tentativa...
@SuperCarcaju
@SuperCarcaju 11 ай бұрын
meus parabens,vc é uma excessão neste esporte,onde a vaidade ceifa vidas com frequencia.
@Felipe_Ribeir0
@Felipe_Ribeir0 11 ай бұрын
Aumentar a taxa me parece que até piora a situação, como o investimento acaba sendo muito alto, desistir no meio do caminho acaba se tornando uma decisão mais dificil ainda.
@danisd2149
@danisd2149 11 ай бұрын
"meu cume é voltar pra casa" - levo isso pra sempre comigo
@usuarionetscape8810
@usuarionetscape8810 11 ай бұрын
Difícil decisão, quando sua vida também está em risco, meus cumprimentos pelos fortes valores éticos que carregas.
@paulorobertocavalcantedeol1128
@paulorobertocavalcantedeol1128 11 ай бұрын
Parabéns!!
@Sandro_rufino
@Sandro_rufino 11 ай бұрын
10:40 "Essa conquista de vocês que abandonaram uma pessoa precisando de ajuda, é uma conquista sem glória" (Pedro Hauck, 2023) Sábias palavras meu amigo. Que o Senhor o acompanhe em suas jornadas. 🙏
@Inteligencia-animal
@Inteligencia-animal 11 ай бұрын
Os dilemas morais de escalar. Ainda que você tenha sorte suficiente para chegar ao topo sem passar por um escalador precisando de ajuda, estará optando por seu objetivo pessoal a salvar uma vida.
@JD-zc8pu
@JD-zc8pu 11 ай бұрын
Vídeo biscoiteiro. Qualquer um sabe que lá na zona da Morte você não terá ajuda de ninguém se falhar e você não ajuda ninguém também, não se chama a zona da Morte atoa, todo mundo que tá lá já está morto só que em pé, não tem 1% sequer sobrando de reserva técnica para cometer erro, para ficar sem oxigênio, para perder um grampo de bota, perder a picareta, tudo já está no seu limite e é por isso que a montanha já tem essa regra, se você tentar salvar alguém dentro da zona da morte vai morrer ou você ou os dois, mania que o povo tem de embarcar nessas polêmicas vazias a maioria dos comentários Estão dizendo que é puro sensacionalismo do cara do vídeo, o que realmente é.
@JD-zc8pu
@JD-zc8pu 11 ай бұрын
​@@Inteligencia-animalnão existe nenhum de lei moral dentro da zona da morte, porque lá se você tentar ajudar alguém quem morre é você ou os dois. É igual duas pessoas em estado de necessidade e aparece um terceiro e diz que ali existe um dilema moral, não não existe Pokémon morre você morre os dois.
@Inteligencia-animal
@Inteligencia-animal 11 ай бұрын
@@JD-zc8pu Isso é um discurso de pessoas hipócritas que gastaram uma quantia alta para subir a montanha. Infelizmente, o dinheiro e a narrativa de ter conquistado uma montanha valem mais do que uma vida qualquer. Dizer que não conseguem ajudar é uma mentira, já que frequentemente há equipes numerosas, e se uma equipe desiste de alcançar o topo para se unir e salvar alguém, eles conseguem. Recentemente, um sherpa conseguiu carregar sozinho um homem que estava passando mal na "zona da morte".
@Arthurcuervo
@Arthurcuervo 11 ай бұрын
@@JD-zc8pu se há 30 necessitados com pouco alimento e apenas 1 literalmente morrendo de fome o que se faz?
@williamlima6983
@williamlima6983 11 ай бұрын
A vida de um irmão tem menos valor que uma foto no topo da montanha que cena triste 😔
@JoPaSantos
@JoPaSantos 11 ай бұрын
A vida de um irmão, não, a vida de um paquistanês trabalhador, que prestava serviços aos "montanhistas" de apartamento - maioria provavelmente europeus.
@rafsccp
@rafsccp 11 ай бұрын
É assim q funciona, se ajudar vc morre junto
@brcidadaobr
@brcidadaobr 11 ай бұрын
todo mundo sabe disso, o Pedro esta fazendo sensacionalismo parar ganhar likes
@lauraf._
@lauraf._ 11 ай бұрын
​@@brcidadaobrnão, ele está sendo humano, isso se chama empatia
@AndersonFortaleza
@AndersonFortaleza 11 ай бұрын
@@lauraf._ não, ele está deletando minhas mensagens porque eu estou mostrando que o que ele está falando é mentira. Acompanhava esse Pedro Hauck mas to vendo que o cara quer fazer cena, e fazer cena com a tragédia alheia. Triste.
@mike02601
@mike02601 11 ай бұрын
o mais triste é saber que se fosse um "turista" provavelmente esses"funcionários" não os abandonariam.
@luizalouyoga
@luizalouyoga 11 ай бұрын
Nossa. Sim. Isso dói demais de saber.
@giorgianascimento1927
@giorgianascimento1927 10 ай бұрын
Foi a primeira coisa que pensei!😢
@taniacavalcante1128
@taniacavalcante1128 11 ай бұрын
Parabéns Gabriel! "Se puder curar, cure. Se não puder curar, alivie. Se não puder aliviar, console." Isso é o que nos faz gente!
@zoio8839
@zoio8839 11 ай бұрын
Perfeito!
@penidocristina
@penidocristina 11 ай бұрын
Excelente lema! Pra vida!
@rodrigocoimbra7446
@rodrigocoimbra7446 11 ай бұрын
👏👏👏👏
@jeffersondanielcoelho7098
@jeffersondanielcoelho7098 5 ай бұрын
Juramento de Hipócrates
@edemilsonlima7759
@edemilsonlima7759 11 ай бұрын
Terrível essa história. Por mais que fosse difícil o resgate, ninguém tentou. Parabéns ao Gabriel. Fica a sugestão: faz um vídeo com ele pra contar essa história. Abraços.
@renatoacardoso
@renatoacardoso 11 ай бұрын
Perfeito. Adoraria ver o Gabriel falar sobre isso. Parabéns a ele pela atitude. O único ser humano que estava no K2 naquele triste dia.
@celiosousa1019
@celiosousa1019 11 ай бұрын
Up...
@rafsccp
@rafsccp 11 ай бұрын
Amigo é a lei da montanha.
@Felipe_Ribeir0
@Felipe_Ribeir0 11 ай бұрын
@@rafsccp Nem mesmo grandes montanhistas estão dizendo o que vc está dizendo, fico com a opinião de quem entende do assunto.
@Nilda-qj2cc
@Nilda-qj2cc 11 ай бұрын
​@@rafsccp Que horror! 😔😔😔😔
@eduardoprestes1663
@eduardoprestes1663 11 ай бұрын
Se a pessoa não consegue andar por si mesma, é basicamente impossível retirá-la das partes altas de um 8000m. Não sou tão duro no julgamento, a situação de todos ali é bastante precária. Imagino que eu poderia tentar reanimá-lo com remédios, chá quente e oxigênio, mas não me ocorreria tentar arrastá-lo desacordado montanha abaixo. Acharia impossível e inútil. Talvez com uma maca e uma equipe grande, entre 4 e 8 pessoas, algo pudesse ser feito. Mas nem isso me convence, era o garrafão do K2, quase na estratosfera... A dura verdade é essa: quem desmaiar acima de 7500 m, vai morrer. Só se salva se voltar a ter consciência e caminhar. Quem sobe lá conhece o risco.
@Shirley270601
@Shirley270601 5 ай бұрын
Tudo bem que não daria pra salvar levar de volta pro acampamento base, mas passar por cima é triste demais
@eduardoprestes1663
@eduardoprestes1663 5 ай бұрын
​@@Shirley270601 É triste, mas a pessoa não consegue arrastar alguém desacordado e tampouco pode ficar ali. As únicas opções são medicamentos (há uma espécie de adrenalina injetável e pílulas contra edemas) e ceder algima peça de roupa. Fora isso, só resta ir embora, seguir descendo e se salvar. No alto desses gigantes, não há equipe de resgate, é só a pessoa, a natureza implacável e o destino de cada um. É outro mundo, quase um outro planeta, com regras próprias.
@Jonvoids
@Jonvoids 3 ай бұрын
​@@Shirley270601faz o que então? Arrisca a vida de todos ali para tentar voltar? Os caras estão quase no cume, e muitos já passaram por ele, iram passar por cima dele de um jeito ou de outro, que pelo menos façam umo cume, a verdade é essa a pessoa morreu não há o que você possa fazer siga sua vida, siga seus objetivos, ele é um adulto sabia o que estava fazendo ali
@charleslopescardoso5637
@charleslopescardoso5637 3 ай бұрын
@@Shirley270601, oxi e você iria fazer o que ?, voltar e ir embora e perder todo dinheiro que você investiu para subir ?, ali todos assinam termo de morte não é brincadeira não !.
@ferreira8649
@ferreira8649 22 күн бұрын
Pois é. Me decepcionou um pouco o pronunciamento do Pedro. Foi muito emoção e pouca razão. Sejamos sinceros, não tinha como tirar o cara de lá. Se alguém já parou, deu O2 pro cara, deu água quente, tentou levantar e ele não reagiu, o que mais tinha pra ser feito? Infelizmente, vida que segue. Ali não é só uma foto pro Instagram em jogo. São sonhos, objetivos, milhares de dólares e sua própria vida também. O próprio Gabriel viu que não tinha como e seguiu pro cume. Podia ter 1000 pessoas lá pra ajudar, o resultado seria o mesmo. Até porque não tinha como mais de uma ou duas pessoas ajudarem ao mesmo tempo. Então o que ele sugere? Que todo mundo que passasse parasse um pouquinho, repetisse o processo de dar O2, tentar levantar o cara e, sem sucesso, seguir em frente? Ou tinha que todo mundo desistir porque um cara morreu? Todo ano morre gente no K2… é a montanha mais perigosa do mundo, não é um shopping.
@marciarigel2896
@marciarigel2896 11 ай бұрын
Depois que o australiano Robert Gropel deixou a própria esposa passando mal na trilha para chegar ao topo do Everest, esse tipo de situação não me surpreendeu. Ela não resistiu. Na época fiquei chocada com esse fascínio pelo topo a custe o que custar
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
São situações bem diferentes.
@guigahenrique09
@guigahenrique09 11 ай бұрын
​@@yin_xingme parece uma situação bem pior
@ivluh
@ivluh 11 ай бұрын
Que horrível...
@Shialabeoufxyz
@Shialabeoufxyz 11 ай бұрын
Provavelmente foi culpa de algum agente externo qualquer, menos dele... 🙄
@elmobrandao9849
@elmobrandao9849 11 ай бұрын
Parece um pouco a história da "Bela Adormecida do Everest" 😢
@henriquefogaca3893
@henriquefogaca3893 11 ай бұрын
Conheci o Gabriel Tarso FDS passado na pedra da mina, serra da mantiqueira, maluco humilde demais já era fã dele antes de saber desse fato !
@sitiofamiliafidelis
@sitiofamiliafidelis 11 ай бұрын
E disse o Senhor, Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22;39
@mariaandrea4023
@mariaandrea4023 11 ай бұрын
Eh só lembrarmos da Tragédia do Everest,contada em seu canal... Anatoli buscou os alpinistas perdidos em condições adversas e sozinho, várias vezes.Suas palavras descrevem a indignação de todos que acompanham seu canal
@AndersonFortaleza
@AndersonFortaleza 11 ай бұрын
Pois é mas criticaram o Anatoli mesmo assim porque ele voltou antes que todo mundo. Uma pessoa sem preparo, sem plano, sem equipe, sem recursos tentar um resgate a essa altura pode colocar a própria vida em risco. Vi vários montanhistas dizendo, e com razão, que para que haja um resgate nesta altitude a pessoa tem que pelo menos andar, nessa situação a essa altitude a chance maior é de morrerem a vítima e o socorrista.
@cianetodepotassio6680
@cianetodepotassio6680 11 ай бұрын
⁠@@AndersonFortaleza- Se a Maria está recordando o Anatoli, ela está se referindo a alpinistas mais experientes que estavam lá; está lembrando também da possibilidade de reanimar, injetar adrenalina, ceder um pouco de oxigênio (também por parte dos mais experientes)… e não de fazer o resgate do corpo.
@Megaphone144
@Megaphone144 11 ай бұрын
​@@AndersonFortalezachamasse altruísmo. Os bombeiros usam o lema "vida por vida". Mas é difícil alguém egoísta entender.
@ferreira8649
@ferreira8649 22 күн бұрын
Primeiro que as pessoas que o Anatoli resgatou estavam relativamente perto do campo 4. Bottleneck do K2 é uma situação completamente diferente. Segundo, que ele só resgatou as pessoas da expedição dele, deixando Yasuko Namba e Beck Weathers pra trás. Terceiro que um cara com a capacidade do Anatoli é um em milhão. Será que tinha alguém ali capaz de salvar o paquistanês? Eu tenho minhas dúvidas se o próprio Anatoli seria.
@marioleao9358
@marioleao9358 11 ай бұрын
Cena estarrecedora essa do vídeo. O fato é que a vaidade e a ambição humana não tem limite. Mesmo parecendo que um resgate naquela seção da montanha seria extremamente complicada e difícil, não existe desculpas para a omissão dos que ali aparecem. Muito triste.
@user-kp3kn4tn5p
@user-kp3kn4tn5p 11 ай бұрын
Eu acredito que esse fato é um retrato fiel da assim chamada humanidade. O mundo não é o que é porque está lotado de "gente boa". Estatisticamente, a maioria "pula o corpo"! Não tem muito tempo, uma reportagem mostrava algo semelhante. Um homem havia morrido de mal súbito em uma padaria. O corpo esticado no chão da padaria foi coberto com um saco plástico enquanto o rabecão não vinha e as pessoas pulavam pra tomar o seu café na padaria. Então está aí a fonte de todo o mal do mundo: o próprio homem!
@fernandaleite8143
@fernandaleite8143 11 ай бұрын
Então nesse vídeo em que estão pulando o Hassan ele ainda estava vivo? que terrível! Pior ainda a pessoa que o contratou e o largou lá agonizando sozinho, inacreditável 💔 parabéns ao Gabriel, que agiu como todos deveriam ter agido diante de tal situação! Que o Hassan descanse em paz.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Não seu se já estava morto. Difícil saber pelo vídeo. O fato era que parecia morto, já que estava inconsciente
@michellilaureano
@michellilaureano 11 ай бұрын
Concordo em gênero e grau com o que foi dito por Pedro. Estamos perdendo nossa humanidade por glamour! Conquista sem glória, sem mérito, na real, é uma "des-conquista"...uma mancha no montanhismo mundial.
@eduardocorrea6310
@eduardocorrea6310 11 ай бұрын
​@@gilvanidasilva5307passar por cima de um corpo morto, a meu ver, para obter alguma glória pessoal, já é algo muito estranho. Só se justificaria numa guerra, mas para defesa ou ataque do próprio país, ou para salvar a própria vida em perigo, em qualquer outra situação. Creio que em todas as culturas exista algum tipo de respeito a um corpo humano sem vida, embora muita gente não tenha esse tipo de respeito nem mesmo com relação a corpos vivos.
@igorpassos87
@igorpassos87 11 ай бұрын
Acho que tu é iludido que acha que em algum momento da história houve mérito em escalar uma montanha. Não sei tu sabe, mas essa prática de desbravar montanhas foi criada por uma série de brancos colonialistas, que faziam isso pra mostrar como eles eram superiores aos outros. Sendo que a única coisa que permitia que essa gente chegasse a esses locais era o monopólio da violência, que hoje passou a ser do dinheiro. Nunca houve mérito.😮
@MarySantos50
@MarySantos50 11 ай бұрын
Parabéns pra quem filmou, pois se não tivesse mostrado p todos, nunca ninguém saberia desta covardia. Não tem nem nome p esta atitude. parabéns ao brasileiro que ajudou. è triste ver o que esta se tornando o ser humano, trataram o rapaz pior que um animal que esta morrendo. que vergonha.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Essa atitude se chama sobrevivência.
@fromsouthbrasil
@fromsouthbrasil 11 ай бұрын
Concordo plenamente. Eu li que uma vez uns alpinistas não ajudaram um sherpa que estava com dificuldade no cume do Everest. Ele acabou morrendo. Eles tentaram se justificar que naquela altitude as coisas eram diferentes e não daria para ajudar naquelas condições. Tem vezes que eu até entendo as dificuldades. Mas eles não deram nem um pouco de chá para ele. E vão esperar para ajudar quando?! Quando estiverem na praia, nas melhores condições de receber ajuda? Não, lá é que a ajuda é a mais necessária.
@arthurnascimento906
@arthurnascimento906 11 ай бұрын
E no fim, quem mais será lembrado não são os que chegaram ao topo negando ajuda, mas aquele que mesmo sem muitas opções, fez o que estava ao seu alcance para ajudar. Chegar no topo de uma montanha nem se compara com a glória de ajudar uma vida em necessidade.
@jonhcosta
@jonhcosta 11 ай бұрын
tirou as palavras da minha boca 👍
@carolinecostaBR
@carolinecostaBR 10 ай бұрын
É bem isso
@carlosantoniodebrito3278
@carlosantoniodebrito3278 11 ай бұрын
Nunca tive a oportunidade de praticar o montanhismo, ou ao menos cheguei a conhecer pessoas que pratica o montanhismo, porém estou completamente apaixonado pelas as histórias do Irmão Pedro Hauck aqui no canal, aprendi que várias vidas foram Ceifadas nas Montanhas por Ego, Orgulho, Vaidade, falta de perícia...mas ver vários irmãos cometer uma OMISSAO COLETIVA é muito triste, e ao meu ver uma derrota de todos nós! Essa imagem não é reflexo somente do que pode acontecer no Montanhismo, mas é um espelho do que acontece no dia a dia. Esse vídeo diz muito sobre nós mesmos nos dias atuais, é simplesmente um tapa na cara, será onde que foi parar nossos valores, nosso respeito ao próximo, nossa racionalidade? Se fosse usado a razão ou a emoção nesse caso, em ambas o socorro seria o foco central!
@luisclaudiofontenelle5513
@luisclaudiofontenelle5513 11 ай бұрын
Já fui alpinista e montanhista aqui no Brasil, e me choca ver que nem as grandes montanhas do Himalaia conseguem vencer o poder da comercialização, da ganância e da arrogância das empresas privadas.
@Mar-fu9bv
@Mar-fu9bv 11 ай бұрын
O ser humano só pode estar desevoluindo.😢
@diegosktskate
@diegosktskate 11 ай бұрын
meu amigo, até a serra do cipó em minas gerais tem que pagar pra entrar. Fico revoltado quando volto em uma cachoeira que já fui fechada.
@abotoadura
@abotoadura 11 ай бұрын
esse dinheiro serve para ajudar a população local, pior é o pessoal ir lá pra muitas vezes dá trabalho, gastar dinheiro dos bombeiros e do povo local.
@luisclaudiofontenelle5513
@luisclaudiofontenelle5513 11 ай бұрын
@@diegosktskate preste mais atenção nos textos, tanto o seu quanto os que lê: Serra do Cipó não é alta montanha, eu conheço bem a serra do Cipó e não há riscos além do mínimo. E você paga para entrar, não para ser levado lá. A ganância das empresas que fazem expedições em alta montanha, onde os riscos são enormes, é também enorme, e isso tem causado *mortes e acidentes em profusão* --- e a situação emblamática de transformar as montanhas mais altas do mundo em lixões cheios de cadáveres --- mas isso não deve incomodar quem põe o lucro financeiro acima de outros valores. Leia sobre o desastre no Everest em 1996. Quanto ao que você escreveu, não entendi o final (telegráfico). _"cachoeira que já fui fechada"_ ??? Seria uma cachoeira "fechada" (não pode entrar)?? Se proibem o acesso à uma cachoeira, praia, montanha, trilha, lagoa, etc, etc;; é por algum motivo, por exemplo, uma limpeza de lixo, risco de incêndio, excesso de visitantes..... Ter pago pra entrar, antes, não te dá direitos reais.
@diegosktskate
@diegosktskate 11 ай бұрын
@Tiago-dh8qx eu não falei pensando em alta montanha. Falei de geral mesmo.
@iagofelipe8870
@iagofelipe8870 11 ай бұрын
Pedro, tenho repetido muito nos últimos dias que "um de nossos maiores erros é achar que todas as outras pessoas são como nós mesmos". Infelizmente, hoje foi dia de ter um dissabor com um pequeno grupo de montanhistas. Graças a Deus, e você é um exemplo disso, essas pessoas ruins são exceção. Grande abraço, irmão! Sou seu fã.
@canaldojoe4214
@canaldojoe4214 11 ай бұрын
repete mais.
@adrianogitti662
@adrianogitti662 11 ай бұрын
,vcs °1°
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Verdade
@JD-zc8pu
@JD-zc8pu 11 ай бұрын
Vídeo biscoiteiro. Qualquer um sabe que lá na zona da Morte você não terá ajuda de ninguém se falhar e você não ajuda ninguém também, não se chama a zona da Morte atoa, todo mundo que tá lá já está morto só que em pé, não tem 1% sequer sobrando de reserva técnica para cometer erro, para ficar sem oxigênio, para perder um grampo de bota, perder a picareta, tudo já está no seu limite e é por isso que a montanha já tem essa regra, se você tentar salvar alguém dentro da zona da morte vai morrer ou você ou os dois, mania que o povo tem de embarcar nessas polêmicas vazias a maioria dos comentários Estão dizendo que é puro sensacionalismo do cara do vídeo, o que realmente é.
@renatoguitart
@renatoguitart 11 ай бұрын
É bem complicado isso, o cara passou mal logo no lugar mais complicado da montanha, onde a maioria das pessoas morreram no K2.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Exato. O povo aqui com raiva e julgando. Nesses casos, não tem o que fazer. Se tentar ajudar, tem grandes chances de morrer também
@lucasfernando5552
@lucasfernando5552 11 ай бұрын
@@yin_xing exato, não seria chamado de "zona da morte" atoa....
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
@@lucasfernando5552 exatamente
@mota
@mota 11 ай бұрын
Porra mano, vc ganhou pontos comigo, parabéns pela humanidade, vc é um montanhista de verdade
@ayresanastacio9129
@ayresanastacio9129 11 ай бұрын
Vamos partir do princípio que aquele local inóspito e perigoso não deveria ser visitado por lazer, principalmente. Em se tratando de atividade suicida, quem assume esse risco não pode pensar em ser socorrido, haja vista o altíssimo grau de desnecessária dificuldade. Entendo que todos os riscos devem ser calculados quando se ingressa nessa atividade, inclusive a de não ser socorrido por outros que estão no limite e não tem margens para tanto. O que ajuda consolar é que quem por lá fica, morre feliz fazendo o vc que tanto amava. Abraço!
@matheusmenezes8413
@matheusmenezes8413 11 ай бұрын
Muitos ali não prezam sequer pela própria vida, menos com a repercussão de suas mortes entre familiares crianças e jovens que deles dependem. Não surpreende. Pelo menos temos, sim também muitos bons montanhistas responsáveis. Bom como diz o Pedro, é estar vivo para poder escalar com prazer e responsabilidade, até ficar velho.
@jogomesgomes1671
@jogomesgomes1671 11 ай бұрын
Tempos moderno, o coração do ser humano esfriou, triste e lamentável esse fato.
@claramaria63
@claramaria63 11 ай бұрын
Falou tudo, Pedro! Não esperava outra coisa de você. Parabéns ao brasileiro que tentou ajudar. 😢
@WandaBSilva
@WandaBSilva 11 ай бұрын
"O contrário de ser egoísta é ser humano". Coisa cada vez mais rara mas que podemos encontrar neste depoimento! Salve, Pedro!
@Mochilaosemvolta
@Mochilaosemvolta 6 ай бұрын
Sempre digo,por mais que haja gente ruim no Brasil,o 🇧🇷 continua a ser a nação com o povo mais solidário do mundo,e me orgulho demais disso
@mrolinad
@mrolinad 11 ай бұрын
Uma vez eu vi o Amyr Klink falando sobre essa falta de humanidade que existe entre os montanhistas. Claro que existem as pessoas que vão "sacrificar" sua missão para tentar salvar uma vida, mas nessas montanhas de 8K eu acho que elas não devem chegar a 5%. Ainda mais nessa geração de "montanhistas" que quer chegar no topo porque pagou.
@madbpt
@madbpt 11 ай бұрын
Na minha opinião, com respeito a todos, mudei totalmente a forma que pratico trekking no momento, mas, isso é uma questao particular. Vejo algumas travessias e o montanhismo como um produto do mercado apenas, uma extensao da competitividade, coisa que já fazemos no dia a dia, no nosso trabalho, rotina, etc, assim como outras atividades esportivas se tornan tbm, corridas, ciclismo, etc. E para mim nao me atrai fazer mais uma atividade com esses valores no meu lazer, pois eles ja permeiam meu dia a dia quase por completo na rotina de trabalho. Ser o primeiro a chegar, ter mais cumes, ser o mais rapido, querer ostentar fotos e picos na rede social, chegar em um lugar apenas para o ego e ter uma foto, ja passei por isto, tudo se mistura e os valores ou pontos como fazer amizades, conhecer povos, culturas, ter experiencias ricas na vida, contemplar a natureza ficam em segundo plano. Ja me peguei assim, querendo fazer o trekking como se fosse uma competicao, uma atividade do trabalho, rapido, chegar primeiro, coisas do tipo, e nesse estagio meus amigos, vale tudo, ainda mais nesse nivel de.montanhimo, a vida e ajuda ficam em segundo plano. Tbm por um lado acho um desrespeito com a natureza encher as montanhas de empresas e pessoas que querem apenas "competir" e "ostentar" marcas, fotos e o ego, por um lado, contribui com a comunidade local da regiao, mas, alguns acabam sendo explorados e perdendo vidas como sherpas para sustentar esse negocio de quem tem grana e vem da cidade. Degrada o ambiente e nao se tem respeito por estas grandes montanhas que sao locais sagrados para os povos destas regioes. Não sou um veterano ou montanhista classico, mas, o q me chamava atencao era o romantismo da atividade, porém, eu mesmo havia perdido e agia como todos estes. Ja fiquei brabo com amigo machucar a perna em trekking, pq atrapalharia a conclusão da atividade. Independente da filosofia e posicao política de cada um, os valores do sistema entram no montanhismo, pq estao em nos no dia a dia desde que nascemos.
@lenilzaeugeniadarocha5222
@lenilzaeugeniadarocha5222 11 ай бұрын
Boa noite! É muito triste mas infelizmente seres humanos não são iguais uns aos outros. Meus parabéns ao brasileiro que teve ação no momento. Meus sentimentos!.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Quero ver vc lá ajudando um cara que estava morto ou parecia está morto s ceifando sua vida também. Não havia o que fazer.
@marcolima4996
@marcolima4996 11 ай бұрын
Uma outra versão sobre o acidente é que o montanhista teria batido com a cabeça e danificado seu sistema de oxigênio. Alguns alpinistas tentaram fazer o resgate, mas o lugar é dificílimo e envolvia um risco enorme para os resgatistas. Por mais que pareça cruel demais, são pouquíssimas as possibilidades de um resgate naquele lugar. Essa polêmica é antiga e sempre rondou o montanhismo de altitude. Sem contar que muitas daquelas pessoas que passaram por cima do corpo do montanhista não têm técnica em resgate que naquelas condições seria necessária. Lamentável a morte do atleta.
@ferreira8649
@ferreira8649 22 күн бұрын
Eu vi uma entrevista da Kristin e, segundo ela, a informação que o GABRIEL deu pras autoridades do Paquistão é que o Hassan teria quebrado as duas pernas na queda. Ele estava acordado, mas não dava pra colocar ele de pé. Como que tu vai resgatar alguém com as duas pernas quebradas do Bottleneck do K2?
@marcolima4996
@marcolima4996 22 күн бұрын
@@ferreira8649 Isso mesmo. Dependendo do lugar, até o resgate fica difícil.
@giovanesilver2742
@giovanesilver2742 11 ай бұрын
Adoro esse canal e poucas vezes vi o Hauck tão emocionado e indignado com uma situação. Isso demonstra o verdadeiro caráter de um montanhista de corpo, mente e espírito. Hauck, sei que isso não trará o Hassam de volta, mas serve como um forte chacoalhão para todos os montanhistas profissionais, amadores, ou para os apenas entusiastas, como eu, refletirem sobre “princípios de humanidade X o verdadeiro significado da glória”. Parabéns pelo ótimo conteúdo de sempre e, nesse vídeo, acima de tudo, pelo lúcido desabafo!
@polaco650cc3
@polaco650cc3 11 ай бұрын
Fui resgatista naval por um tempo e SEMPRE achei que quem se mete em aventuras que dão errado e precisam de resgate devem pagar as despesas... Porque quando a aventura dá errado, alguns tem que arriscar as vidas para resolver problemas dos outros...
8 ай бұрын
Difícil acreditar que vc foi resgatista. Acho que vc representa bem a decadência moral do ser humano.
@polaco650cc3
@polaco650cc3 8 ай бұрын
@ Decadência moral tem os imbecis que por incompetência, irresponsabilidade ou estupidez se metem em "aventuras", sem cuidados, sem precauções e ai precisam que outros arrisquem suas vidas para livrá-los da encrenca onde se meteram...
@cinthyamattos531
@cinthyamattos531 11 ай бұрын
Difícil, Pedro… tem muitas coisas que se encaixam nessa situação…. Pessoas cansadas e sem força para ajudar; pessoas que não se importam; pessoas que juntaram o dinheiro por muito tempo para poderem estar ali… e isso pode ser um dilema…. Ou patrocínio; outros que deduziram que estava morto; outros que não sabiam o que fazer; alguns que até tentaram ajudar, mas ali é um local muito difícil… Eu concordo que foi horrível ver a maioria pulando o corpo dele…. Mas ele teve ajuda… não de todos, mas alguém ajudou (infelizmente sem sucesso)😢 Mas a vida vem sempre em primeiro lugar… não julgo aqueles que estavam lá, porém fico triste pela situação e torço para que não se repita…😢 Nessas horas eu sempre penso: e se fosse eu?……
@Inteligencia-animal
@Inteligencia-animal 11 ай бұрын
Os dilemas morais de escalar. Ainda que você tenha sorte suficiente para chegar ao topo sem passar por um escalador precisando de ajuda, estará optando por seu objetivo pessoal a salvar uma vida.
@jckangerski
@jckangerski 11 ай бұрын
​@@Inteligencia-animal salvar como??? É impossível salvar qualquer um naquele lugar... não havia absolutamente nada a ser feito...NADA...
@rodineiavion1734
@rodineiavion1734 11 ай бұрын
Não é um dilema moral quando suas premissas e valores estão acimentados dentro do seu ser. Nao existe glória quando se passa por cima de alguém, deus há de mostrar a todos esses, que hão de lembrar que nunca existiu cume, a tarefa deles ali era outra. Falhamos como humanidade
@rodineiavion1734
@rodineiavion1734 11 ай бұрын
Fracos e desonestos dirão que nada poderia ser feito, a nao ser passar por cima de uma vida igual uma sacola de lixo fedido, eu só espero que nenhum dos que acham isso normal venham a procriar e espalhar seus genes contaminados a diante, morram sozinho com seu egoísmo, nao passem a diante seus genes
@battfla6948
@battfla6948 11 ай бұрын
Eu fiquei pensando muito nisso: nessa cena que vemos, ele já estava morto? Ou estava passando mal? Se todos os alpinistas que ali estavam parassem para ajudar, me parece que seria um monte de gente parada, atravancando caminho e manobras, já que nem todos participariam efetivamente do resgate, ou estou errada? Qual seria a atitude correta ao constatar que ele morreu? Os outros alpinistas desistirem da subida e voltarem ou continuarem em rumo ao cume, em respeito ao rapaz? Esta cena merece que todos os detalhes sejam analisados e revelados para que, por fim, se possa emitir algum juízo sobre a omissão, que, se aconteceu, é desumana!
@monicasueliborges8548
@monicasueliborges8548 10 ай бұрын
Não sou atleta. Fiquei chocada com esse episódio. Caí no seu vídeo aleatoriamente. Meu coração ficou mais aliviado depois de ouvi-lo. Você está certíssimo.
@kittyalleycat
@kittyalleycat 11 ай бұрын
Vai Brasil! Que bom que pelo menos alguém tentou ajudar o cara, uma pena não ter conseguido. Talvez com mais ajuda desse certo.
@Bellinha..2176
@Bellinha..2176 11 ай бұрын
Ajudar os outros é o que nos torna humanos. O ser humano só se multiplicou pela cooperação. É muito triste isso, pois qualquer um que estava ali poderia passar por aquela situação a qualquer momento. 😢
@joseerazevedo
@joseerazevedo 11 ай бұрын
É a distorção dos valores chegando no topo do mundo. Lamentável. Não fazia ideia de que o K2 já estava com engarrafamentos também. A pessoa que morreu merecia um respeito maior pois são eles que permitem que os turistas cheguem lá em cima. Sem eles não haveria 1/20 dos turistas lá - apenas montanhistas. Mas, a turma que paga acha que seus direitos superam os dos que estão ali para levá-los ao cume. E eles ainda devem se achar superiores pois "um fraco" morreu e eles não. Infelizmente o dinheiro assumiu um importância que não deveria em todos os cantos do mundo. Meu parabéns e todo respeito ao brasileiro e todas as outras pessoas que tentaram ajudar. Tenho certeza de que todas sabiam que a ajuda era em vão dada a situação e recursos, mas isso é muito mais uma demostração de solidariedade, de cuidado com o próximo, de amor até. Estamos vivendo a inversão de valores acabando com a humanidade.
@Jardindodruida
@Jardindodruida 11 ай бұрын
Eu não tenho 45 k dólar pra escalar , mas tenho sentimentos pelo próximo que não podem ser comprados. Parabéns ao brasileiro que tentou. E quanto aos outros escaladores passarão por experiencias parecidas algun dia. É a lei. E Pedro cada vez melhor .
@ludyoga1
@ludyoga1 11 ай бұрын
Muito triste, uma vida é o bem maior da vida e ajudar a salvar um ser vivo é o valor maior que um ser humano pode fazer neste mundo.Bençãos para este brasileiro que tentou ajudar este paquistanês .Que ele descanse em paz no K2.🌷🙏🌷
@Inteligencia-animal
@Inteligencia-animal 11 ай бұрын
Eu acredito que deveria haver um incentivo estatal para aqueles que auxiliam pessoas necessitadas na trilha. Se você conseguir juntar um grupo de pessoas que estejam escalando e ajudar a trazer a pessoa com vida ou recuperar o corpo, o Estado deveria reembolsar todos os custos que você teve para a escalada, ou mesmo fornecer um vale gratuito que cobriria todos os gastos para uma próxima escalada.
@katia.biarritz
@katia.biarritz 11 ай бұрын
Eu torço muito para que cada um que omitiu ajuda ao jovem paquistanês, eu torço para q cada um tenha o mesmo fim, q sinta o mesmo desprezo que este rapaz sentiu antes de morrer.
@Duducirvidiu
@Duducirvidiu 11 ай бұрын
Pedro, concordo em muita coisa que vc fala no vídeo, mas acho tb que devemos colocar um ponto de vista que penso ser pertinente, talvez essas pessoas não estivessem somente pensando em conquistar o cume e cegas pela sua ganância, algumas vezes a falta de recursos e mesmo o temor pela sua própria vida as impediu de ajudar, não estou querendo passar pano, só colocar um questionamento....Já escalei diversas montanhas no Brasil, nunca me aventurei em alta montanha, e sei bem dos perigos e medos que envolvem o esporte. No vídeo me parece que há uma pessoa com ele, dá pra ver uma luz de lanterna, talvez seja o Gabriel, não sei, mas o que tb dá pra ver é que as pessoas conversam com esse outro montanhista e seguem adiante, eu não estava lá e não sei o que eles falaram, mas dependendo da situação, não havia muito que pudesse ser feito e talvez seja isso que foi dito, uma parada naquela altitude, naquelas condições e local e sem uma perspectiva de resgate realista, poderia ter tornado a tragédia ainda maior, é muito triste ver um companheiro à espera da morte, mas nem sempre a emoção é a melhor saída. Tenho certeza que os que passaram por ele não ficaram indiferentes e irão carregar isso pelo resto de suas vidas. Enfim, compartilho de sua revolta pelo que tem se tornado a escalada de alta montanha por pessoas totalmente despreparadas, somente em busca de glórias e likes, mas ainda acho que infelizmente não havia nada a ser feito nesse caso. Grande abraço
@gonnn777F
@gonnn777F 11 ай бұрын
Excelente comentario. As pessõas julgam por 5 segundos de video e tiram conclusões moralistas como se entendessem 100% do que esta acontecendo lá. Lamentavel a moralina barata incluida a do senhor Hauck
@rmnothing
@rmnothing 11 ай бұрын
Pedro, poderia explicar quais os procedimentos poderiam ser feito nesse tipo de condição e local tão extremos?
@lucasfernando5552
@lucasfernando5552 11 ай бұрын
Pular o corpo e seguir viagem! Ou ficar e morrer junto!
@guichad
@guichad 11 ай бұрын
Começa por desistir do cume e ajudar o cara fudido que poderia ser voce
@marileiadesouza6995
@marileiadesouza6995 10 ай бұрын
@@guichad Ótima resposta..
@Pedzinho
@Pedzinho Ай бұрын
foi o que pensei!... o cara ama da uma de bom samaritano mas ai e.. o que fazer ? facil julgar aqui sentado no pc ..
@julianofaleirossilva1872
@julianofaleirossilva1872 11 ай бұрын
É realmente um total desprezo pela vida humana e falta de empatia. Eles não pensaram: “ e se fosse comigo ?” Será que eles gostariam que agissem assim também? Cena lamentável.
@Homemgostamulherde4
@Homemgostamulherde4 11 ай бұрын
Eles pensam se eu ajudar não vou ter outra oportunidade, que outro que está atrás de mim ajude. Aposto que vc faria o mesmo se visse um mendigo dando um piripaque na sua frente.
@deniselbe
@deniselbe 11 ай бұрын
Triste de ver o que aconteceu e fizeram com esse pobre rapaz, um trabalhador, com nome, uma história, com família, amigos, sonhos, e tinha uma vida inteira pela frente. Que Glória existe nesta prática de montanhismo quando você está embrutecido e cego, voltado só para si e seu objetivo ridículo de escalar a montanha a qualquer preço e não é capaz de, no mínimo, dar um apoio nos momentos finais do próximo? Pessoas que não são capazes de se solidarizar com uma pessoa morrendo na sua frente não merecem nosso respeito. Todas as honras ao brasileiro que teve compaixão por esse homem. Estou estarrecida com essa brutalidade. O ser humano está se perdendo faz tempo.
@flaviacj9177
@flaviacj9177 10 ай бұрын
Pedro, faça um video contando a historia do acidente no Fitz Roy em 2019 que infelizmente levou o Fabricio e o Leandro. De todos os acidentes envolvendo brasileiros experientes na alta montanha acho que é o unico que ainda nao foi narrado nesse canal.
@franciscogo7955
@franciscogo7955 11 ай бұрын
Até hoje eu fico pensando no sofrimento de Francys Distefano-Arsentiev, agonizando durante 3 dias ou mais antes de morrer, fico pensando por que não colocaram mascara de oxigenio e reuniram uns 20 homens e foram arrastar ela depois da tempestade, já que ela ainda estava viva.
@Lucas_TRoOPeR
@Lucas_TRoOPeR 11 ай бұрын
A história vai cobrar daqueles que omitiram socorro pra não perder a grana e a glória de atingir o cume. Vc atingiu o cume naquele dia do rapaz que faleceu? Perderam a oportunidade de contar a melhor das histórias, que são aquelas que vc salva a vida de uma pessoa. Nada de novidade pq se parar pra pensar é só um retrato do dia a dia. Um monte de rico passando por cima de um pobre pra satisfazer sua ambição, literalmente.
@JulianoMarcello
@JulianoMarcello 11 ай бұрын
É terrível o que vem acontecendo, já faz um tempo nos Himalaias. A vida de quem conduz pessoas e até seu material de suporte ate o cume, não vale nada. Muitas não tiram uma foto ou mesmo guardam o nome daqueles que lhes prestam este importante suporte, como fazia Hassan. É muito triste e desalentador o vídeo e a constatação de que o montanhismo nesse lugar, está sendo transformado em algo puramente mercantilista com grande distorção do espírito que deveria reinar nestas montanhas 🥺 Fico feliz por outro lado, em saber que um brasileiro tentou ajudar esse irmão, como falaram aqui, uma entrevista para ouvirmos seu relato seria uma oportunidade para trazermos um pouco de lucidez para os aventureiros de instagram que se dizem montanhistas😡 Gratidão pela postagem e pelo posicionamento Pedro👊🏻
@matoadriano
@matoadriano 11 ай бұрын
Sábias palavras. Muito egoísmo, passando até mesmo por uma vida, não tem valor que cubra um salvamento. Triste mesmo. 😢
@viniciussiqueira3868
@viniciussiqueira3868 11 ай бұрын
Nesse caso, qual o sentido de escalar uma montanha?! A qualquer custo?! Quais são os valores dessas pessoas?! Ao ver um companheiro (a) de montanha simplesmente passam por cima? Triste!
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Olha, não quero julgar as pessoas. Sabemos que as condições eram difíceis, o cara estava inconsciente. É igual a despressurização de um avião. Você deve se salvar e colocar a máscara antes de qualquer coisa. Para só depois ser capaz de ajudar os outros
@Felipe_Ribeir0
@Felipe_Ribeir0 11 ай бұрын
O egoismo me parece cada vez maior nessa sociedade doente, é cada vez mais cada um por si.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
@@Felipe_Ribeir0 leia o que escrevi
@Felipe_Ribeir0
@Felipe_Ribeir0 11 ай бұрын
@@yin_xing entendo toda a dificuldade, porém eles pularam o corpo rumo ao cume. Se a situação estivesse ruim ao ponto de ser análoga a do avião, eles estariam vontando ao campo base.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
@@Felipe_Ribeir0 você não entendeu o exemplo. No avião você deve se preocupar com sua vida antes de qualquer coisa. E era isso que os montanhistas estavam fazendo. Não vou mais discutir esse assunto de vídeo de youtube. Tchau
@minatto26
@minatto26 11 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo! Parabéns ao brasileiro, que teve humanidade, exerceu a solidariedade. É assustador a busca pelo lugar mais alto, essas pessoas são assim no dia a dia, passam por cima de todos e tudo pela "falsa conquista".
@miguelcondessa1
@miguelcondessa1 11 ай бұрын
Lamentável que o ser humano se tenha tornado nisto... Não há palavras!
@wellingtonsilvafilho3858
@wellingtonsilvafilho3858 11 ай бұрын
Sua ênfase nos valores humanitários tornou esse vídeo, embora triste, enriquecedor. Obrigado Pedro!
@paulocesar6384
@paulocesar6384 11 ай бұрын
Eu não sou montanhista, sou apenas um apreciador dos seus vídeos. Gosto de assistir. Eu se tivesse lá, tentaria de todas as formas de ajuda-lo. Infelizmente as pessoas vivem de aparência, vivem de materialismo, não tão nem aí para o seu próximo.
@claudiabicalho1998
@claudiabicalho1998 11 ай бұрын
Perfeito, Pedro.
@projjetomundo
@projjetomundo 11 ай бұрын
É Pedro, os Valores da vida estão invertido pra muitas pessoas, por alguns momentos a gente vê que todas as nossas histórias, nossas lutas e nossas conquistas não significam nada sem Amor no Coração..Se temos família, filhos e precisamos voltar para casa, isso não tem mais importância pra pessoas quando o EGO e a GANÂNCIA delas é Maior... O que a gente vê mais uma vez é a atitude do ser humano sendo movido pelo egoísmo, ganância e dinheiro e talvez medo. Falar o quê mais se você falou tudo nesse vídeo e usou as palavras cabíveis e necessárias referente a essa indignação que muitos estão sentindo. Triste notícia, excelente tema abordado essencial para quem quer começar nessa vida de montanha com esse tipo de visão Distorcida que não condiz com o COMPORTAMENTO VERDADEIRO DE UM GRANDE ESPÍRITO MONTANHISTA. Gostaria de perguntar a cada uma dessas pessoas que pularam o corpo o que elas sentiram, E por que fizeram aquilo? Será que alguém deu uma ordem maior para todos passarem por cima? Acredito que tem muita coisa ainda que vai aparecer sobre esse fato. Essas pessoas pularam o corpo mas não vão conseguir pular a cruz, "pois essa eles irão carregar". Quem sou eu pra Julgar?! Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos sem amor, eu nada Seria. Grande abraço Pedro, suas histórias fazem falta aqui quando demora pra sair😊.
@antonioatrevillaable
@antonioatrevillaable 11 ай бұрын
Gostei muito do protesto, parabéns, só esse protesto já foi uma lição de montanhismo.
@FernandoSilva-vn2lk
@FernandoSilva-vn2lk 11 ай бұрын
Excelente análise e comentário sobre este fato! Parabéns ao brasileiro que ajudou. Temos certeza de que esse tipo de gente que faz isso, só quer chegar ao topo das montanhas tão somente para se mostrar para os outros,..e não por uma coisa que está no coração dela, ...uma pessoa vazia,.... é a mesma coisa de pessoas que possuem determinados bens, tão somente para se mostrar, e não para curtir o que tal bem o proporciona, tanto para ela, quanto para as pessoas que ela ama.
@leonardosouza103
@leonardosouza103 11 ай бұрын
Sua narração do ocorrido , sua opinião sobre a omissao de socorro , e o tom da sua voz retrata o quanto você e humano , um profissional de alto nivel mais acima de tudo um profissional que se estivesse em uma situação similar (Deus livre você ) Tenho certeza.que na3o negaria o socorro . Sabemos que e difícil um socorro e que muitas vezes a morte e eminentemente mas sequer tentar e algo terrivel , as pessoas vendo seu relato transparência com o coração com humanidade reforça que quem vai com você nas escaladas mundo a fora sabe que tem ao lado um homem bom e humano que se comove com a a dor do outro .
@anarufus5602
@anarufus5602 11 ай бұрын
Fatos como este na montanha ou não, realmente, são de causar indignação tal qual a sua.
@sandoval2776
@sandoval2776 11 ай бұрын
Bom dia a TDS! Esse fato reflete totalmente a essência de algumas pessoas. Eu praticava enduro de moto. Viajava o Brasil TD praticando meu esporte. Mas numa prova um piloto caiu e quebrou a clavícula. Ele não foi socorrido pelos ponteiros da prova. Pois os mesmos estavam disputando o título do campeonato brasileiro. Então, existem pessoas que não se importam com os meios utilizados por elas, para atingirem o seu objetivo. Nem TDS no mundo tem um sentimento chamado amor ao próximo. Lamentável o que ocorreu no K2. Parabéns ao brasileiro que tentou ajudar.
@celsocicarelli2179
@celsocicarelli2179 11 ай бұрын
Parabéns Pedro pelo vídeo, muito oportuno em um momento em que o individualismo predomina. Essa triste história poderá sem dúvida, mudar a percepção de muitos sobre o que realmente importa neste incrível processo que buscamos viver
@arturrizzato1034
@arturrizzato1034 11 ай бұрын
Aí essa turminha vai fazer palestra no TED, livro de auto ajuda e ostentar um porta retrato na sala de estar com a foto do cume mas com as mãos sujas de sangue. Excelente vídeo,Pedro!
@EuvimdoAcre
@EuvimdoAcre 2 ай бұрын
No vídeo é fácil dizer que ajudaria. Todos sabem que quem faz esse tipo de esporte, assumiu os riscos. Mas condenar quem não ajudou e pagar que ajudaria. Aí é fácil.
@Pedzinho
@Pedzinho Ай бұрын
facil falar "ai tem q ajudar .. " se o cara sabe os riscos nao tenta pagar de samaritano nao! ninguem tem obrigaçao de salvar ou ajudar ninguem
@karinamenezes1418
@karinamenezes1418 11 ай бұрын
Concordo em grau, gênero e número. Quanta desumanidade. Assustadora a atitude dessas pessoas. Parabéns ao Gabriel que tem um bom coração e não é pedra no lugar dele
@vigilanterj5754
@vigilanterj5754 11 ай бұрын
Hoje valores como a lealdade estão acabando, triste ver essa cena . Que sirva de reflexão, embora da pior maneira, melhor seria ter esse rapaz conosco de volta a vida .lamentável FORCA E HONRA!!
@diegomgino
@diegomgino 11 ай бұрын
segue um trecho do livro All 14 Eight-Thousanders de Reinhold Messner " Na fronteira dos 8.000 nenhuma vida vale mais do que a própria. Não existe o direito legítimo de pedir ajuda. É um pacto não escrito: primeiro, minha vida, depois, veremos". Nessa situação específica não sei em quais condições físicas se encontravam os demais montanhistas para ter forças para ajudá-lo, mas é chocante ver que alguem que estava dando suporte para que outros fizessem cume fosse largado ali daquela maneira.
@Pedzinho
@Pedzinho Ай бұрын
eu fico lendo algumas coisas aqui a galera julgando do sofa! kkkkkkkkkkkk mano primeiro minha vida! depois a de terceiros e foda-se! nao existe isso de ajudar outros vou morrer pra ajudar alguem desconhecido!
@juninhorunnersfit2175
@juninhorunnersfit2175 11 ай бұрын
Lembro-me de um de seus vídeos que uma equipe foi acionada para salvar um dos melhores montanhistas do mundo e mais de oito pessoas qualificadas não conseguiram , prefiro acreditar que eles não tenham experiência em resgate em alta montanha .
@Inteligencia-animal
@Inteligencia-animal 11 ай бұрын
Isso é um discurso de pessoas hipócritas que gastaram uma quantia alta para subir a montanha. Infelizmente, o dinheiro e a narrativa de ter conquistado uma montanha valem mais do que uma vida qualquer. Dizer que não conseguem ajudar é uma mentira, já que frequentemente há equipes numerosas, e se uma equipe desiste de alcançar o topo para se unir e salvar alguém, eles conseguem. Recentemente, um sherpa conseguiu carregar sozinho um homem que estava passando mal na "zona da morte".
@luanedemonge00
@luanedemonge00 11 ай бұрын
Pedro... minha admiração e respeito por você só aumentou. Você é incrível! Senti sua emoção aqui. ❤❤❤❤❤❤
@fabianajrdm
@fabianajrdm 11 ай бұрын
Eu cheguei ao canal por acaso, me encanta as histórias de sucesso e fico muito comovida com as mortes ... maa esse video me chocou no Twitter inaginei a família vendo esse vídeo.. sinto muito pelo rapaz e seus familiares! Aqueceu meu coração saber que um brasileiro tentou ajudá-lo.
@SagazJogos
@SagazJogos 11 ай бұрын
Sou leigo, mas o que um cara que pagou para escalar e não é especialista pode fazer numa situação dessas ? Não havia nem espaço físico para todos que estavam ali, poderem ajudar !
@punksintheback7062
@punksintheback7062 10 ай бұрын
Acho que a ideia é "o que uma pessoa que não tem capacidade de escalar a montanha está fazendo lá?" No caso, ele fala das pessoas que pularam o corpo do trabalhador paquistanês. Pois ele cita que os montanhistas que foram ao cume já estavam usando oxigênio nos 3.000 metros (ou 6.000 não ouvi direito o que ele disse). Se a pessoa já precisa de oxigênio nessa altitude, não faz sentido ela tentar chegar aos 8.000, pois ela não tem preparo (acho que foi isso o que ele quis dizer). Outro ponto é que as pessoas nem tentaram ajudar, simplesmente pularam o corpo para alcançar o cume e fazer sua foto gloriosa enquanto o paquistanês estava morrendo metros abaixo. Por fim ele fala que não importa quão difícil seria o resgate, mas o fato de que as pessoas nem tentaram ajudar... (talvez com oxigênio, sei-la... não sou especialista de montanhismo).
@juandelffes8630
@juandelffes8630 2 ай бұрын
@@punksintheback7062 ele disse que as pessoas estavam precisando de oxigênio já aos 6.000m, dando a entender que essa altitude é relativamente baixa para precisar do artifício. O que o Sagaz Jogos quis dizer, entendo eu, é que essas pessoas que 'pularam' podem ser apenas clientes que pouco ou nada poderiam fazer a favor do trabalhador, uma vez q são meros clientes. Acredito que a discussão possa ser amplificada com o ponto: por que mais e mais pessoas não autossuficientes em altas atitudes estão cada vez mais acessando essas montanhas? Li em outro lugar que as expedições, no passado, eram extremamente independentes, precisando de menos auxílios dos locais....hj, o cenário mudou e estão cada vez mais dependentes para conseguir dar conta do trajeto todo....a resposta a gente já sabe, foi feita uma mídia descomunal sobre o assunto, as empresas renderizaram o esporte, a internet amplificou a capilaridade dos conteúdos exponencialmente e então essas subidas tornaram-se meramente produtos, o que é uma pena.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Eu fico triste, mas não foi você mesmo e outros montanhistas que dizem que não é prioridade ajudar alguém no estado terminal nem um corpo? Já que estaria arriscando sua vida, daí seriam 2 corpos e não 1 só. Você diz isso abessa nas histórias no Everest. Gostaria de entender melhor qual a diferença. Sem ódios aqui.
@eduardoprestes1663
@eduardoprestes1663 11 ай бұрын
Eu penso isso, quem desmaia nas partes altas de um 8000 vai morrer, é impossível trazer alguém desacordado de tais locais e altitudes. Ajudar é dar chá quente e oxigênio. Se a pessoa não reagir assim, já era, vai morrer ali. Era o que eu pensaria, ao menos. Sem nenhuma reação, acho justo deixar a natureza seguir seu curso. Se fosse um amigo, eu abandonaria a escalada. Se fosse um desconhecido, acho que eu seguiria montanha acima, isso depois de tentar reanimá-lo. Mas cada caso é um caso, não julgo. Quem tenta escalar o K2 conhece os riscos.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
@@eduardoprestes1663 exatamente. Nem sabemos nada direito sobre esse caso, o brasileiro nem se pronunciou, e o vídeo é muito pouco pra julgar. Mas as pessoas aqui estão gritando "egoísmo", "onde a humanidade vai parar", quando na verdade, os montanhistas só estavam seguindo o próprio código deles e não querendo morrer também.
@Pedzinho
@Pedzinho Ай бұрын
sabe pq ele nao vai responder esse comentario ? pq ai ele vai cair em hipocrisia e sim se vc esta em 1 das montanhas mais perigosas do mundo vc tem ciencia de que qualquer problema vc vai morrer vc esta ciente disso... e nao .. de forma alguma eu ajudaria alguem se minha vida vai estar em risco tbm! sem hipocrisia! nessa altitude como vc mesmo disse seriam 2 corpos! ou ate mesmo mais! mas e legal fazer video pagando de bom moço do que falar a verdade ( que doi) qual foi a (alternativa !) imagina carregar uma pessoa nessas condiçoes?
@magridtmoeller6878
@magridtmoeller6878 10 ай бұрын
Situações extremas , imprescindível a solidariedade.❤❤❤
@elidamanzano5893
@elidamanzano5893 11 ай бұрын
Parabéns pela sua opinião, pelo seu bom senso. Egoísmo vencendo a empatia é muito triste.
@diegosantos7322
@diegosantos7322 11 ай бұрын
eita lacração barata, tu msm fala nos videos aqui q é impossivel salvar alguem nessa altitute q ñ consiga se locomover sozinho....se aquele Argentino, q tava numa altitude mais baixa e ainda conseguia caminhar, cambaleando, vc disse q os socorrista fizeram certo em dxar ele lá...imagine este, q visivelmente ñ se mexia
@portantiolo
@portantiolo 11 ай бұрын
Calma bolsominon, sabemos que você "não é coveiro".
@Arthurcuervo
@Arthurcuervo 11 ай бұрын
Pedro, poderia fazer um video sobre como seria um regaste nessas condicoes, talvez ate convidando o Gabriel. Fico muito triste e perplexo ao ver essas imagens, mas será que nessa situacao nao estamos frente a um resgate impossivel para pessoas sem MUITO preparo (como o caso do Gabriel)? Ha montanhas que nao deveriam ser exploradas. Uma montanha como o K2 marece ser temida e respeitada pelo que representa.
@medesinscrevi4559
@medesinscrevi4559 11 ай бұрын
🥰👍
@ericaconce9891
@ericaconce9891 11 ай бұрын
Lamento profundamente pela morte de um jovem promissor, com tanta vida pela frente, assim como deploro a insensibilidade e a desumanidade desses alpinistas, dessas pessoas que poderiam ser admiráveis se fossem éticas e fraternas, mas que agora não passam, para mim, de pequenos monstros egóicos e insensíveis... Muito triste isso... esse tipo de coisa, hoje, depõe contra todos os alpinistas, mesmo os bons. 😞😞😞😞😞😞😞😞
@renard162
@renard162 Ай бұрын
Não sou montanhista (caí nesse canal por recomendação do youtube e estou adorando conhecer essa cultura), portanto o que vou perguntar é uma dúvida mesmo e não nenhum tipo de julgamento de valor. Visto a altitude, a dificuldade do local e o possível baixo nível de preparo que muitos ali possuíam, o que esses escaladores que pularam o corpo poderiam ter feito ? Pergunto isso porque, no Everest, após um determinado ponto é notório como os debilitados são deixados para trás pelo fato de que, tentar ajudar custaria a vida tanto de quem está debilitado quanto de quem tentou ajudar e não sei quais as condições que levam a isso.
@renatoacardoso
@renatoacardoso 11 ай бұрын
Perfeito Pedro. Triste demais ver essa imagem. Parabéns e obrigado ao Gabriel por ter mostrado que ainda existem seres humanos. Seria legal ver uma entrevista com ele.
@samuelcanciam1334
@samuelcanciam1334 11 ай бұрын
Verdade, entrevistar esse guerreiro seria legal
@adrianosonda4587
@adrianosonda4587 11 ай бұрын
Sua coragem e sua indignação nos orgulha pois falastes por nós. Orgulho ainda maior do Gabriel que fez o que tinha de fazer, por amor a vida e ao esporte e não por ser brasileiro. Quando se é solidário não se tem nacionalidade!
@ormindarodrigues3523
@ormindarodrigues3523 11 ай бұрын
GRATIDÃO Gabriel. 🙏🙏🙏🙏🙌✨️🪻💎✨️
@TheAlvaroBraz
@TheAlvaroBraz 10 ай бұрын
Parabéns! A solidariedade é muito mais importante do que a honra do egoísta! É aqui que nós, brasileiros, fazemos a diferença! E precisamos fazer cada vez mais! É assim que atrairemos a humanidade! Pela bondade...
@brunodelayti6343
@brunodelayti6343 11 ай бұрын
Prezado Pedro, sou apenas um apreciador do alpinismo de alta performance que já escalou todas as 14 montanhas com mais de oito mil metros, bem como algumas outras de elevadíssimo grau de dificuldade. Todas sem máscara de oxigênio, solo e carregando tudo que precisava: um controle remoto, um mouse ou um livro. Ou seja, sou um renomado alpinista de sofá, porém um que já assistiu todos os documentários possíveis de serem encontrados aqui no KZbin, bem como já mergulhei em inúmeras obras publicadas sobre o assunto, principalmente as que se referiam às grandes expedições da década de 30 a 80, quando as grandes montanhas foram pela primeira vez conquistadas, assim como novas e mais difíceis rotas nestes cumes. Isto posto, peço a sua licença para traçar alguns comentários em relação ao seu vídeo. Primeiramente, notei sua genuína comoção e revolta com o fato do abandono do rapaz por parte dos outros escaladores. Seu senso de ética e de fraternidade nesse caso tem tudo para ser impecável e indiscutível, salvo quando colocados contra a seguinte e válida premissa: a de que qualquer tentativa de resgate exatamente naquela posição do K2 seria simplesmente um suicídio. Para mim, faltou àqueles menos informados em relação ao assunto precisamente este importante detalhe, e mais algumas informações, de forma que pudessem estabelecer em suas consciências um veredicto ético mais embasado. Quais sejam: a de que todos ali já estavam morrendo no sentido literal da palavra por estarem acima da zona da morte; a de que só lhes restavam salvar suas próprias vidas naquele ponto através de retornarem o mais rapidamente possível; a de que os sentidos de todos estavam completamente embotados, assim como a debilidade física àquela altura e depois de tudo seria comparável à de um maratonista na linha de chegada, sendo que o mesmo teria que voltar tudo de novo, só que desta vez correndo por sua preciosa vida; a de que inúmeras expedições já tiveram que tomar exatamente a mesma decisão, a de transpor corpos lá deixados há tempos, ou montanhistas em seus últimos momentos, rumo ao cume e à descida; que aquela parte do K2 é talvez o lugar mais perigoso e mortal do alpinismo e, muito importante, que todos ali tinham a exata certeza de que estavam em um jogo de vida ou morte em um dos playgrounds mais perigosos do planeta, e que muitos até mesmo recusariam um eventual auxílio naquela situação por terem ciência dos riscos e das possibilidades. Portanto, eu não seria tão apressado em julgar aqueles que simplesmente “passaram por cima" daquele pobre rapaz, porque as chances deles terem podido fazer alguma coisa por ele sem que perdessem as próprias vidas no processo tendiam a zero, como tenho certeza de que você bem o sabe. Talvez um K2 a mais do que eu. Forte abraço. Parabéns pela sua humanidade.
@robertoortiz3501
@robertoortiz3501 11 ай бұрын
Não sou montanhista... A única montanha, que por razões pessoais resolvi um dia subir foi o Monte Fuji, considerado uma montanha pequena... Mas ainda assim, foi difícil pra mim...conheci ali o mal da montanha.... Conheci ali também a famosa camaradagem da montanha... Parece que isso está sendo deixado para trás por pessoas volúveis e vaidosas, infelizmente.
@punksintheback7062
@punksintheback7062 10 ай бұрын
O que é o mal da montanha?
@robertoortiz3501
@robertoortiz3501 10 ай бұрын
@@punksintheback7062 oi, a falta de oxigênio leva a vários problemas no organismo...dor de cabeça, problemas gastrointestinais,tomtura,etc,etc...é conhecido como o mal da montanha...
@RobertoHerreraPeres
@RobertoHerreraPeres 11 ай бұрын
excelente reflexão, Pedro. Que glória é essa né???? Na realidade, a glória teria sido salvar o irmão caído na montanha, ainda mais um irmão que estava trabalhando ali. Revoltante mesmo, omissão total, conduta lamentável se nao for criminosa, deixar uma pessoa vulnerável nessa situação. Por essas e outras, montanhismo, eu gosto so de acompanhar e ficar na base mesmo...
@thyagomayworm4144
@thyagomayworm4144 11 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo Pedrão, acredito que esse vídeo vai fazer muita gente refletir sobre o os preceitos do montanhismo.
@rodrigobuenopeixoto4824
@rodrigobuenopeixoto4824 11 ай бұрын
1° Não sou montanhista, apenas trilheiro. Penso que esse caso é bem complicado para se julgar, pelos seguintes fatos: Omissão de socorro é quando você é o único no local/momento para socorrer, caso haja alguém/ alguéns que estão ajudando , não se trata de omissão. Em alguns casos muita gente, mais atrapalha do que ajuda. Pelo vídeo é possível ver uma " possível ajuda". Se tem 3, 5, 10 pessoas ajudando os demais não tem o que fazer, segue sua escalada. De novo não sou montanhista, mas acompanho os vídeos do Pedro, e entendi uma coisa desde sempre... Montanhismo de alta altitude é tecnicamente " assinar um termo de responsabilidade". O vídeo mostra um determinado instante, todas as pessoas após o Mohamed realmente passaram por cima dele? Quando passaram por ele ele já estava caído? Se sim... Aí são uns arrombado mesmo.
@willianschlatter1137
@willianschlatter1137 11 ай бұрын
Perfeito.
@yin_xing
@yin_xing 11 ай бұрын
Sim, as pessoas estão acusando sem sequer terem estado lá. Me admiro o dono do canal, que já falou várias vezes como é complicado ajudar pessoas no montanhismo. É muito arriscado. No vídeo o cara já podia tá morto. Ou simplesmente ser impossível para aqueles montanhistas ajudarem já que eram amadores. Ou receberam orientação de um "xerpa" que passou sobre Hassain e disse para deixá-lo já que não havia o que fazer. Não sabemos sequer se o brasileiro o ajudou quando não tinha essa fila toda de gente aí. Muito complicado sair julgando nessas situações.
@Felipe_Ribeir0
@Felipe_Ribeir0 11 ай бұрын
A opinião de omissão de socorro está sendo dada por diversos montanhistas renomados, não por leigos que não sabem o que aconteceu ali...
@otavio2222
@otavio2222 11 ай бұрын
Pedro, sou seu fã e acompanho seu canal há muito tempo. De todos os seus relatos, até agora esse foi o único que me decepcionou. Parece que você quis angariar likes e aplausos através de um relato cheio de emocionalismo e opiniões corretinhas. Não sou alpinista, mas sou fã do esporte e sei que escalar uma montanha como o K2 implica em sérios riscos. Quem está lá assume isso e sabe que pode morrer. Você mesmo já produziu vários vídeos em que justifica o abandono de alpinistas que ficaram pelo caminho, como no caso Campanini e na tragédia do Everest de 1996, entre outros. Esse seu depoimento unilateral e cheio de emocionalismos, não faz jus ao etos do montanhismo. Será que se tivessem socorrido o paquistanês não seria uma operação de altíssimo risco? Inclusive com outras mortes? Você foi unilateral no seu relato; deveria olhar também pelo lado dos demais alpinistas, como fez no caso Campanini, p/ex.
@annastone
@annastone 11 ай бұрын
Resgate debaixo do serac, a parte mais perigosa do K2? Muito improvável. Esse video foi apenas para gerar comoção e criticar os "ricos" que fazem a escalada. Montanhismo sempre foi um esporte de egos inflados e narcisistas
@otavio2222
@otavio2222 11 ай бұрын
kzbin.info/www/bejne/l3rVnKd7rNNnqsU
@valeriamartinssoares5808
@valeriamartinssoares5808 11 ай бұрын
Nunca escalei uma montanha mas adoro esse canal!
@carloseduardopelizer5784
@carloseduardopelizer5784 11 ай бұрын
Muito louvável o seu desabafo Pedro, isso é repugnante,faz a gente desacreditar que nas pessoas,e perder a esperança que temos em relação ao futuro da humanidade 😢
@royalechinelos4204
@royalechinelos4204 10 ай бұрын
Parabéns Gabriel e que Deus te abençoe sempre, graças a Deus que este canal teve esta manifestação de indignação porque isso de deixar um ser humano indefeso morrer é inaceitável para todos nós, é muito triste quando as pessoas não se colocam no lugar do outro 😢😰😩😧😢 é revoltante 😢😢😢
@marcelorossi5472
@marcelorossi5472 11 ай бұрын
Lamentável a situação que esta chegando o "ser humano", parabéns pelo video e para o Gabriel. Que Deus dê o conforto a família.
@CleiSkate
@CleiSkate 11 ай бұрын
Quantas lições aprendi aqui nunca subi uma montanha hoje tivemos uma triste história parabéns Pedro admiro muito sua pessoa
@CleiSkate
@CleiSkate 11 ай бұрын
HNTPANDA
@rodineiavion1734
@rodineiavion1734 11 ай бұрын
O sábio é aquele que consegue aprender algo com qualqier situação, deus ensina dessa forma
@aparecidalima1805
@aparecidalima1805 3 ай бұрын
Pra que guias e equipe,se você estará só em alguma dificuldade que possa sofrer!!!!???? Cuidado,o humano deixou de ser humano!!😢
@TheAndrelenzi
@TheAndrelenzi 11 ай бұрын
Parabéns pelo posicionamento contundente Pedro, sempre muito lúcido e coerente! Aos irresponsáveis do K2, que sejam sempre lembrados do que fizeram neste dia tão triste.
@Fredvasc
@Fredvasc 11 ай бұрын
Pedro, parabéns por gravar este vídeo! É importante enfatizar, escancarar o ocorrido. Não podemos normalizar a omissão de socorro! Grande abraço!
@Gabriel-bh6xu
@Gabriel-bh6xu 11 ай бұрын
Mandou muito bem , Pedro! Você sabe a responsabilidade ética envolve o estilo de vida dos montanhistas , é muito importante esse posicionamento entre os profissionais , essa postura é pra posteridade da cultura do montanhismo e principalmente pra posteridade da humanidade nesse mundo , se as pessoas não tem noção do valor de uma vida , elas não têm aptidão alguma pra contemplar qualquer beleza do mundo.
@cucamonga2504
@cucamonga2504 11 ай бұрын
Hoje em dia, só nos resta a indignação. Um “like” tem mais valor que a dignidade ou a vida de uma pessoa, triste, muito triste.
Slow motion boy #shorts by Tsuriki Show
00:14
Tsuriki Show
Рет қаралды 2,6 МЛН
Who has won ?? 😀 #shortvideo #lizzyisaeva
00:24
Lizzy Isaeva
Рет қаралды 63 МЛН
Happy 4th of July 😂
00:12
Alyssa's Ways
Рет қаралды 63 МЛН
ENGLISH OR SPANISH
0:13
Gloves N' Kit
Рет қаралды 975 М.
야차룰 2대1  #valetudo #2vs1
0:58
야차클럽
Рет қаралды 17 МЛН