Claro que faz sentido! Se tivermos um juro alto. Com o plano de amortização que tenho, pagarei a casa em 10 anos, em vez de 31, e pouparei 90k eur!! Consigo calcular isso pq tenho taxa fixa. Faço amortizações e tb faço investimentos. Nao tem de ser um ou outro.
@marafade13Сағат бұрын
Será SEMPRE preferível amortizar. Aliás, até contrair um crédito pessoal com taxas altas, para amortizar no de habitação, sai mais barato. Tudo sai mais barato que deixar decorrer o prazo. Estas contas estão mal feitas e até arrisco dizer que isto é um "artigo" encomendado ao Camilo a favor da banca
@nwnpСағат бұрын
claramente, até porque estas contas estão totalmente erradas. Não consideram todas as despesas associadas ao CH, nem a carga fiscal sobre os dividendos de ter uma poupança em produtos de investimento. Aliás, a única coisa que compara é rentabilidade do S&P500 vs Euribor. Isto é tão idiota que nem ponta por onde se pegue.
@registosngnvisionСағат бұрын
Respeito a análise, mas se tivesse o capital para amortizar, não pensava duas vezes...entre juros, seguros, comissões e mais seguros ....ao longo do período contratado, vai um TIC BRUTAL...o juro já esteve a 4.900 agora está a 4.359... e antes desta marmelada estava a 0,701..a minha liquidez desapareceu em prol de um superavit astronómico da banca...é absolutamente imperativo amortizar e lidar apenas o essencial com a banca...
@luisamaro36032 сағат бұрын
Eu optei por amortizar crédito habitação. Comparando a minha família a uma empresa, a soma dos 2 créditos habitação que temos era enorme. Permitiu uma maior liquidez mensal até porque somos muito conservadores em termos de investimento (ainda há um longo caminho a percorrer para termos confiança no investimento em mercados). Assim uma das dívidas a que não temos seguro de vida associado está quase paga. Mas temos de ver as despesas ao banco como amortização de capital, juros, spread que pode ser negociado com dívida menor, seguros que vão baixando ou não aumentam tanto com menos capital em dívida. O plano será pagar totalmente uma das habitações e perder o medo de fazer investimentos um pouco mais arriscados. Mas confesso que os contextos geopolíticos e económicos me levam a pensar que apostar de forma arriscada é apenas para pessoas com o coração forte. Parabéns pelos programas camilo. Gosto sempre de ver.
@joaofonseca52632 сағат бұрын
Camilo e os JUROS que o banco come? O ideal para quem pode... investir... e amortizar...
@bframos3Сағат бұрын
Os custos do crédito habitação não se ficam apenas pelos juros. O valor pago pelo seguro de vida que cresce muito ao longo do período do crédito habitação não está refletido nestas contas. A não ser que de descobra a próxima Amazon ou NVIDIA acho muito viável a amortização do crédito habitação.
@brunobarros11651 минут бұрын
Este senhor parece o padre da paroquia falar de casamento e dos sacrificios de uma vida a 2 SIM COMPENSA SOU INVESTIDOR / ESPECULADOR
@FernandoJASoares2 сағат бұрын
Vou fazer contas mas não me parece estar certo... O abate é sobre uma percentagem menor de um valor em dívida grande, enquanto que investir é uma percentagem maior sobre um valor mais pequeno.
@hugonobrega156815 минут бұрын
Não consigo entender a insistência que o Camilo faz em nos levar a investir por exemplo nos patrocinadores. Não consigo entender , se eu tenho 20000 euros disponíveis para comprar um carro que custa 20000 euros , sou obrigado a ouvir que não devo pagar a pronto e devo pagar as prestações pagando pelo mesmo carro 30 mil ao fim de 10 anos. Todos sabemos que os bancos comem mais do que dão. Portanto , se eu posso livrar-me de um papão, porque razão tenho que continuar a alimenta-lo ?