O Que é Racismo Estrutural?

  Рет қаралды 67,832

ADJUNIOR

ADJUNIOR

Күн бұрын

Links:
www.geledes.or...
brasil.estadao...
Se inscreva no meu Canal
bit.ly/2g34Z3w
_________________________
Sou o AdJunior, meu canal é produzido independentemente, perguntas, respostas e busca incessante pelas curiosidades do mundo
Eu leio, pesquiso desde que ganhei meu primeiro rádinho que gravava há 20 anos atrás eu comecei a documentar tudo
o que acontece ao meu redor, política, sociedade, religião e tudo que há na mídia. eu me interesso por tudo!
Assista mais vídeos: bit.ly/2aFXM7t

Пікірлер: 344
@SidneaMerencio
@SidneaMerencio 6 жыл бұрын
Olá, moro no Recreio, Barra da Tijuca, em uma favela chamada TERREIRÃO. Outro dia fui ao apartamento onde minha filha mora, no Barra Bonita. Edifício UP LIFE, ao tocar o interface, o porteiro sem me dar bom dia ou perguntar meu nome já foi falando assim:"Em que apartamento à senhora trabalha". Eu estava passando mal, pois tinha tido uma noite difícil, então fiz que não entendi e respondi. Apto tal bloco tal. Ele perguntou segunda vez:"EM QUAL APARTAMENTO A SENHORA TRABALHA?" Tornei a repetir. Eu estava passando muito mal e não estava aguentando brigar. Ele ligou para minha filha e disse que tinha alguém querendo entrar. A essa altura eu já estava tão revoltada, que quando ele disse que ela estava perguntando o nome eu dei o nome da cachorrinha dela. Falei Marshal. Ele falou com ela e me perguntou de novo. E eu repeti Marshal. Ele disse que lá não tinha ninguém com esse nome. Nisso o outro porteiro olhou pra ver quem era, e quando me viu falou:"Que é isso rapaz, ela é mãe da moradora. Ela tem autorização pra entrar a qualquer hora? Está maluco?". Me senti tão triste, que minha vontade era nunca mais ir ao apartamento de minha filha. Lá a maioria dos empregados do condomínio são negros, e mais de cinco vezes já me tomaram por um dos empregados. Não que seja vergonha ser empregado, mas por ver que para as pessoas, uma negra em um prédio de luxo só pode ser uma empregada. Isso dói demais. É uma vida inteira de feridas pela cor de pele. A vontade é que chegue logo a vez de dormir com meus antepassados. Essa dor da alma não tem cura. Por mais que se tome remédios, mais entendemos o porquê do nosso presente, mais doentes da alma ficamos.
@uilsonsilva1986
@uilsonsilva1986 4 жыл бұрын
Sidnea, fique firme você é uma guerreira uma verdadeira rainha negra, tenho orgulho ao ver um negro, cor linda, grandes lutadores, fracassados são eles, somos muito fortes para os barões, vamos vencer essa guerra, lutaremos para sermos inclusos nessa sociedade, que insistem em fingirem que não existimos, mais estamos aqui e não abriremos ás nossas mãos à essa hipocrisia social.
@SidneaMerencio
@SidneaMerencio 4 жыл бұрын
@@uilsonsilva1986 é uma realidade, temos que resistir a quererem nos extinguir, nos achatar. ontem mesmo enquanto lia sua resposta, e comentava com minha filha, um homem falou querealmente os negros não eram gente, eram escravos, só depois passaram a serem considerados gente, respondi, não senhor, sempre fomos gente, estávamos escravizados, meus avôs e avós, porém nunca deixamos de ser gente, minha filha que mora comigo levantou a voz e falou: "isso mesmo, meus avôs sempre foram gente". O homem calou sua vôz racista pois viu que estavamos prontoas a rebater, percebi que minha postura de não aceitar a escravidão moderno que nos é imposta, tem sido muito importante, pois tem dado a minha nova geração, o sentido de defender-nos como humanos que somos. Ouvir a voz de uma filha empunhando uma espada, deu-me a certeza de que quando levanto minha cabeça e não aceito que me tratem como inferior, faz com que minha filha veja que se existe riqueza, foi porque forçosamente a construímos e não tivemos o direito de usufruir, e pessoas comovoc~e me faz ver, que não posso nunca calar minha voz, ou abaixar a cabeça diante datentativa de manter-nos em sub-condição humana. Obrigado, seu comentário abriu aqui em casa uma forte oportunidade de dialogo e contraponto contra o preconceito e o racismo!
@uilsonsilva1986
@uilsonsilva1986 4 жыл бұрын
Sidnea, acompanhe o canal do professor Silvio Almeida outro guerreiro, infelizmente precisamos mostrar a sociedade de barões, que não queremos nada deles, só o que pertence a nós, construíram suas riquezas e o Brasil com o sangue do nosso povo, agora simplesmente tentam nos negar as oportunidades a existência digna, não ficaremos calados.
@eduardogomes3757
@eduardogomes3757 4 жыл бұрын
Olá. Também fui discriminado minha vida toda. Nós negros, quando chegamos já somos tidos como inferior. Depois de muito fazer, geralmente nos tornamos aquele que fez o básico :). É discriminação na rua, no trabalho, na TV... Bom, diante disso não há mente que aguente ficar totalmente sã. Cuidado com os remédios, eles por vezes prejudicam o raciocínio. Antes de qualquer outro, nós conhecemos a nossa própria capacidade. Você se vê por dentro, sabe que a sua beleza exterior é preterida por quem quer te diminuir. Mas você se vê por dentro, de dentro pra fora. É você, o que você vê por dentro e o que vê por fora, é mais importante do que todas as estrelas do céu.
@iracimesnerovicz3283
@iracimesnerovicz3283 4 жыл бұрын
Pense numa grande verdade dona sidineia, realmente é muito triste, quando uma pessoa chega em lugares assim acharem que são empregados e mandar subir pelos fundos, elevador de serviço, como se a gente não fosse nada, muito triste como o prejuízo está fixo na cabeça de muitas pessoas.
@iracemamarques3592
@iracemamarques3592 3 жыл бұрын
Muito bom quanta clareza e lucidez ! Muito obrigada ! Sou uma negra ( de família misturada) q assim que se aceitou como tal, somente aos 50 anos !!! Tenho buscado entender os fatos e circunstâncias que me levaram a ser quem sou hoje … e agradeço a pessoas como vc que se interessam em nos elucidar ! Um abraço carinhoso !
@nadiakooistra6939
@nadiakooistra6939 2 жыл бұрын
Meus parabéns pela consciência de abordar um tema que ainda é um tabu nas nossas vidas , o importante é que temos hoje jovens como você falando com ciência do seríssimo assunto racismo muito obrigada pela oportunidade em que eu tive de te ouvir amei .
@gilsanagalvao4226
@gilsanagalvao4226 2 жыл бұрын
Uau. pauta importantíssima. Vim aqui através de um link se um trabalho da faculdade e cuja disciplina é: Formação Sociocultural. estou aprendendo muito. Quem bom que as faculdades estão falando sobre isso.
@arisnaldomarquescarvalho815
@arisnaldomarquescarvalho815 Жыл бұрын
Aula magna, contribuiu muito na minha formação enquanto estudande de geografia e como cidadão.
@nickgx4343
@nickgx4343 5 жыл бұрын
Cara, o vídeo é incrível. Você cita dados, anos dos acontecimentos. Simplesmente maravilhoso. Sem contar que a linguagem é simples e super didática. Vou salvar esse vídeo e compartilhar sempre que puder. Obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente.
@NataliaGamaa
@NataliaGamaa 6 жыл бұрын
Você é Phoda! Adoro seu canal! Sou pesquisadora na área da Branquitude, tenho aprendido muito com seu canal, compartilho todos os vídeos !!!! Adoro o conteúdo do canal e fico muito feliz de que as pessoas tenham acesso ao seu conteúdo! Precisamos de mais conhecimento no Brasil, estamos muito atrasados!!! Sou professora da rede pública de Campinas e tenho vergonha em ver no meu dia a dia , professores que não obedecem a Lei sobre cultura africana e afro-brasileira no cotidiano escolar, professores que não se importam ou que ainda dizem que são contra cotas, que não existe racismo e que estou fazendo muito caso quando levo pautas do movimento, é triste ver que a lei não é colocada em prática! Que muitos alunos não estão tendo a oportunidade de conhecer mais de sua história! Vamos juntos nessa luta! 😍
@thealexprime
@thealexprime 6 жыл бұрын
OLA , vi o video de um americano (branco) em que ele considerava o personagem folclórico SACI PERERÉ racista.. pergunta devemos considerar esse e outros personagens(negrinho do pastoreio por exemplo) racistas ? outra pergunta não deveriam considerar autores como monteiro lobato e sergio buarque de holanda racistas?
@daniels.rachadel4983
@daniels.rachadel4983 3 жыл бұрын
Os idiotas continuam bajulando a imbecilidade e lambendo o sal dos imbecil! E respeite minha postagem monte de merda!
@NataliaGamaa
@NataliaGamaa 3 жыл бұрын
@@daniels.rachadel4983 realmente, quem te bajula é um imbecil! Pessoas que não tem conhecimento para debater, usam de palavras de baixo calão para ofender, só lamento!
@AlexandreAlvesDumont
@AlexandreAlvesDumont Жыл бұрын
​@@thealexprimesim eles são racist4s infelizmente 😢
@gilcasantana2612
@gilcasantana2612 4 жыл бұрын
Você é muito bom ADJunior, provar ato de racismo é muito difícil.
@marcioreis2214
@marcioreis2214 3 жыл бұрын
muito boa sua explicação, seu vídeo é o tema central no meu trabalho na faculdade. Parabéns. Estamos juntos...
@carliandreiapessoa7328
@carliandreiapessoa7328 4 жыл бұрын
Vc é demais! Parabéns!!! Não te conhecia e encantada com vc. Começando a te seguirei.
@RonyMorais
@RonyMorais 4 жыл бұрын
Obrigado por abrir minha cabeça sobre o assunto. Cada vez mais empoderado. Um abraço.
@afonsosantos1743
@afonsosantos1743 5 жыл бұрын
A diversidade nos enriquece e o respeito nos une! !!!! Belo trampo AD Júnior .
@joyceoliveira1160
@joyceoliveira1160 4 жыл бұрын
Estou maravilhada com sua explicação. Obrigada!!
@ricolindenbojm3799
@ricolindenbojm3799 3 жыл бұрын
Que vídeo excelente. Que forma didática e simpática de abordar um tema tão importante como o racismo estrutural. Parabéns.
@gildarodriguesduarte4041
@gildarodriguesduarte4041 3 жыл бұрын
Parabéns Ad Júnior excelente didática ajudou muito no meu trabalho sobre racismo. Gratidão 🙏 muitíssimo obrigada Sucesso.
@brunahaas6027
@brunahaas6027 6 жыл бұрын
A cor da sua pele é linda! No vídeo ela ganhou toques de dourado, ficou ainda mais bonita.
@lucianahipolito3424
@lucianahipolito3424 4 жыл бұрын
Excelente seu posicionamento!! Foi possível somar ao meu conhecimento para um debate sobre racismo na faculdade. Parabéns!! Você é muito culto e inteligente!!
@geraldogomes6789
@geraldogomes6789 4 жыл бұрын
AD vc mora aqui no Brasil,sou novo no seu canal.Muiito bom vc é inteligente.e muito bonito.obrigado por nos fortalece e exclarecer algumas as nossas vidas pq ser Negro no mundo, perdão da palavra (é foda).
@luizavieira6773
@luizavieira6773 4 жыл бұрын
Ad Junior eu tenho 74 anos estou neste caminho há 42 anos, tenho duas filhas na militância. O início só era permitido discutir o assunto numa sala.
@suzanfreitas485
@suzanfreitas485 4 жыл бұрын
Muito obrigada! E que lindo seu questionamento final. Me emocionou.
@heroeshopegaming8150
@heroeshopegaming8150 3 жыл бұрын
Amei demais nossa, vim fazer um trabalho para faculdade e acabei me encontrando nesse canal que é maravilhoso.
@IsisRaEgito
@IsisRaEgito 5 жыл бұрын
Fera! Começar a semana ouvindo ADJunior é fonte e força! Valeu!
@luanygarcia4264
@luanygarcia4264 4 жыл бұрын
Com o seu canal eu estou começando a entender mais sobre o assunto e poder fazer parte da mudança que a nossa sociedade desesperadamente precisa. Você é uma utilidade pública cara! Todo mundo devia ver seus vídeos! Você é muito inteligente! Obrigada pelo vídeo e continue o ótimo trabalho ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
@rsmbey
@rsmbey 6 жыл бұрын
Dois vídeo no dia e ainda tô achando pouco, parabéns pelo canal precisamos destes esclarecimentos.
@luizaribeiro1378
@luizaribeiro1378 6 жыл бұрын
Você é incrível cara, me ajudou muito nas minhas pesquisas, obg
@Estevao_o
@Estevao_o 5 жыл бұрын
Pqp que Orgulho ! Fantástico conteúdo de alto nível e explanação bem clara não ficou nenhuma duvida ! Precisamos levar esse debate para as escolas, mesas de bares, dentro de nossas casas, em todos os lugares que pudermos ! Obrigado decoração pelo belíssimo TRABALHO !
@eliasarpan
@eliasarpan 2 жыл бұрын
parabéns pelo canal, conteúdo super importante.
@maurisparkj
@maurisparkj 6 жыл бұрын
Otimo video meu caro, disse tudo. Video recomentado por uma amiga, valeu a pena vir conferir. Vc é o cara, sabe transmitir a informação e nos dias de hoje muitos precisam ver esta mensagem. Gde abç, Deus te abençoe
@MandyFlew
@MandyFlew 6 жыл бұрын
Coloquei você como referência num trabalho da faculdade quando falei de divisão racial do trabalho. Obrigada pelo conteúdo!
@weslleymarciodasilvapires5194
@weslleymarciodasilvapires5194 6 жыл бұрын
Esse video foi publicado no dia do meu aniversário!!!!! Te amooo.
@bellaaracajuoficial
@bellaaracajuoficial 6 жыл бұрын
Esse AD JUNIOR é maravilindo 😍 respeito/amor por seu trabalho
@adelsonmartins2874
@adelsonmartins2874 6 жыл бұрын
Perfeito! Vou usar esse vídeo num curso de formação praticas pedagógicas em africanidades para professores que estou ministrando! Parabéns ! E vamos falar sobre racismo sim!
@williannycosta4519
@williannycosta4519 5 жыл бұрын
Seus vídeos são NECESSÁRIOS , obrigada! ❤
@marcioramosfoto
@marcioramosfoto 5 жыл бұрын
Muito didático e elucidativo. Leio tudo que posso sobre diáspora africana e sobra a Africa. Quem melhor me explicou sobre racismo estrutural foi Silvio Almeida com seus livros e videos. Gostaria de um vídeo seu se for possível sobre o trabalho de Antonio Siderio e sua critica ao discurso racialista do Movimento Negro. Meu avô era negro do Cariri de Alagoas e foi a pessoa que eu mais amei, ele casou com uma mulher branca filha de italianos. Me considero branco mestiço e tenho profundo respeito a todos os seres humanos e com uma enorme curiosidade de conhecer outras formas de vida em culturas diferentes. Meu sonho é ir à Africa e conhecer a cultura de meus ancestrais negros, espero realizar um bom trabalho de foto e vídeo, no momento estou me preparando para a viagem em um ou dois anos. Obrigado pela possibilidade de contato e pelo trabalho que vc realiza.
@mikaellysouza6685
@mikaellysouza6685 4 жыл бұрын
Você é muito inteligente , fala super bem e ainda fala sorrindo , que lindo!
@madmax9605
@madmax9605 3 жыл бұрын
Acho q é p ele gosta de falar sobre o assunto!
@AlexoMello
@AlexoMello 2 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso. Parabéns
@gabrielleassis1158
@gabrielleassis1158 6 жыл бұрын
Obrigado você faz um serviço público. Algumas questões que eu só imaginava, você explica com história e dados. Hoje faço parte SUS aqui no Brasil e o racismo institucional existe, mas para ser citado ainda é tabu. Gostaria de ouvir de você sobre PNSIPN. "Política Nacional de Saúde Integral da População Negra".
@Liperolar
@Liperolar 6 жыл бұрын
Eu sou branca feito papel e estou há 3 anos esperando um exame pelo SUS...até o fiz no particular,faz meses...se esperasse pelo SUS morreria,a irmã de minha cunhada é negra...parda...e conseguiu em 6 meses,o mesmo exame...infelizmente perdeu o baço.
@Juerila
@Juerila 6 жыл бұрын
Cara. Entrei agora e estou adorando sua reflexão. Show de bola!!!!!!!
@SL-ve9lz
@SL-ve9lz 6 жыл бұрын
Eita ad Júnior, ansioso para ler o resultado de tua pesquisa. Parabéns! Os vídeos já são um ótimo ensaio.
@rodriguesverall
@rodriguesverall 6 жыл бұрын
Acredito é que só agora começamos timidamente a ter voz no Brasil. Contudo, falo no meu caso que sou fruto de um relacionamento interracial, acabei muitas vezes sendo racista até comigo.
@rodriguesverall
@rodriguesverall 6 жыл бұрын
Não dá minha pele e traços, mais como fui criada pelo lado branco demorei a sentir as dores, e perceber as diferenças familiares
@marrymorgado8749
@marrymorgado8749 6 жыл бұрын
Vídeo extremamente importante. Compartilhando! Abraços.
@rodriguesverall
@rodriguesverall 6 жыл бұрын
Excelente trabalho, você me ajuda a entender muitas coisas.
@LiviaAliceRamos
@LiviaAliceRamos 5 жыл бұрын
VOCÊ É INCRÍVEL!!! Parabéns, vídeo maravilhoso!
@vialakka
@vialakka 3 жыл бұрын
Obrigado pelo trabalho irmão
@helio8021
@helio8021 4 жыл бұрын
Fico Muito feliz Quando vejo jovens iguais a VC inganjado nessa Luta.Felicidades garoto.Força👏👏✊✊✊
@henriquedepadua667
@henriquedepadua667 6 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho Ad! Sucessos pra ti! Abraços!
@ybielsv
@ybielsv 6 жыл бұрын
Mano,você me ajudou muito,muito obrigado mesmo cara,me ajudou em um resumo escolar que eu tinha que fazer,fora que você explica tudo muito bem,e de alguma forma me fez me interessar mais pelo assunto,muito obrigado cara
@nilsoncorreia8332
@nilsoncorreia8332 6 жыл бұрын
Seu canal didatico, informativo, sensacional!!!!!
@ricardovpaula
@ricardovpaula 5 жыл бұрын
Pura lucidez! Parabéns pelo trabalho!
@ProfessoraLourdinha
@ProfessoraLourdinha 5 жыл бұрын
Excelente! Necessário! Empodera quando sabemos os dados a história e confrontamos, conversamos. Precisamos falar sobre o racismo. Explicar, explicar de novo. Muito bom! Compartilharei.
@paulohenriquelionel5876
@paulohenriquelionel5876 5 жыл бұрын
Que incrível essa explicação.
@mayarasberse6899
@mayarasberse6899 6 жыл бұрын
Muito bom, AD! Vc tem uma ótima oratória e didática!
@felipepitagora4200
@felipepitagora4200 6 жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo de altíssima qualidade 💜
@milenasa6435
@milenasa6435 6 жыл бұрын
Ad esse tema é ótimo, seguimos na luta! Vc é o cara!
@j2167
@j2167 5 жыл бұрын
Perfeito! 👏🏾👏🏾👏🏾 ✊🏾
@klaudynhaferreira451
@klaudynhaferreira451 2 жыл бұрын
Vc é sensacional!
@anavidal6012
@anavidal6012 6 жыл бұрын
Você é meu orgulho aprendendo muito com você
@walkiriagraciano1121
@walkiriagraciano1121 6 жыл бұрын
Eu q te agradeço por nós trazer um conteúdo tão rico e relevante p nos obrigada!
@engenheirojoaoantonio6216
@engenheirojoaoantonio6216 5 жыл бұрын
AD JUNIOR continue seu trabalho e não descanse porque a população negra precisa de vozes, enquanto não tiver lideranças negras preocupadas com os problemas do racismo nosso país vai continuar esta vergonha que está, se não resgatarmos a população negra á cidadania este país jamais vai sair do lodo que está. Os negros não fazem parte da História, eles são a História e isto ninguém pode negar, nem pelos que escrevem tal História, um grande abraço
@leandromelo8222
@leandromelo8222 6 жыл бұрын
Parabéns AD por mais um vídeo maravilhoso e cheio de conhecimento.
@fearless8601
@fearless8601 6 жыл бұрын
Seu canal foi achado incrível. Parabéns continue fazendo o que você faz e talvez traga um pouco mais de lucidez.
@Ezequiel2742
@Ezequiel2742 4 жыл бұрын
Nós temos de bater nessa tecla,debater mesmo. quanto mais pessoas falarem sobre isso,se esforçarem em entender sobre o racismo,teremos mais chances de ir contra essa ideologia criminosa que visa separar as pessoas e tirar a dignidade delas. somos seres humanos,todos iguais independente da nossa raça,mas infelizmente existe uma maioria que insiste em querer ser melhor e maior que o outro seja por motivo de raça,religião ou qualquer outro.gostei muito de te conhecer e conhecer seu canal.continua seu excelente trabalho e que Deus nos abençoe nessa luta contra o racismo!
@JardelBarros
@JardelBarros 5 жыл бұрын
Parabéns pelo tema tão importante para os dias atuais. Apesar de ter o fenótipo de Branco; como todo bom brasileiro, tenho genótipo afrodescendente. Meu avô paterno era negro, tenho tios e primos negros e esse assunto é muito delicado por causa da polarização e intolerância das pessoas em ouvir pensamentos e ideias diferentes. Gostaria de trazer alguns pontos para refletirmos com o olhar da razão ao invés da emoção. Pegando uma fala do querido Leandro Karnal, gostaria de dizer que: " Eu em hipótese alguma desejo ofender, convencer ou julgar. Eu Jardel tenho minhas convicções, muito claras, baseadas em princípios, valores, coerentes com minha experiência de vida, fruto de uma biografia construída desde que nasci. Eu sou 1 dentre mais de 206 milhões de brasileiros. Essa experiência de vida não é melhor nem pior, apenas diferente das outras. Há pessoas que estudaram mais, outras menos, pessoas com ideias A e outras B. O que eu posso afirmar com convicção é que : quem pensa diferente de mim não é meu inimigo. Polarização é um sinal de ignorância e estupidez. Mentes polarizadas, radicais, querem apenas berrar e impor a sua razão, não querem debater de forma saudável para evoluir num debate em busca de soluções em comum. Segundo Sartre : “ Não importa o que a vida fez de você. Importa, o que você fez, com o que a vida fez de você.” Tendo feito essa introdução, gostaria de fazer alguns comentários como críticas construtivas frente o que entendi ser o real objetivo do vídeo: Percebem que muitas vezes o anseio de lutar contra o racismo sem a devida estratégia, pode acabar nos fazendo cometer o que repudiamos ? Questionam o padrão referencial Branco mas acabam querendo incutir um padrão referencial negro. Isso acaba sendo racismo do mesmo jeito. Sabemos que o racismo existe. Assim como existe preconceito e discriminação por diversos outros motivos. Concordo que muito disso se deve a questão estrutural ... muito mais voltada ao contexto cultural de como nosso povo surgiu e foi criado, do que com o problema da cor em si. Acredito que os negros tiveram menos acesso às oportunidades porque vieram como escravos , e não por causa da cor negra simplesmente. Já está mais do que comprovado que a escravidão não foi só com negros e muito menos de brancos escravizando negros. Isso deixa evidente que não tem nada a ver com a inferiorização das pessoas de cor negra, mas sim com o fato do escravo ser excluído em tudo. Contudo, isso não exclui o fato de existirem pessoas realmente racistas , que odeiam pessoas de cor. Outra coisa que de fato ocorreu no passado foram leis que proibiram negros de ter acesso à educação e outras atividades sociais. Mas isso foi passado e graças a Deus evoluímos , corrigimos essas falhas e agora precisamos olhar pra frente . O que me preocupa são ações de políticas afirmativas que agora querem cometer os mesmos erros do passado com a justificativa de compensação histórica . Querem fazer leis que beneficiem os negros em detrimentos dos brancos. Mais que dívida histórica é essa ? quem é o devedor ? quem é o credor ? somos um povo miscigenado. No Brasil temos brancos com sangue de negros ( afrodescendentes ) e negros com sangue de brancos ( eurodescendentes ) ... é a grande diferença de Fenótipo e Genótipo. Até onde vale a pena ficarmos olhando a cor ( aparência, fenótipo ) das pessoas ao invés de enxergá-las como seres humanos com mesmos direitos ? um só povo ? Da mesma forma acontece com o contexto cultural da mulher. Antigamente mulher não podia fazer nada porque era a cultura da época de preservar a imagem puritana da moça , que deveria cuidar da casa e da prole, e não porque se enxergava na mulher um ser inferior, incapaz. Isso também não exclui o fato de realmente existir pessoas que tratam a mulher como um ser inferior. O fato é que sempre vão existir exceções e comportamentos radicais, extremistas vindo de pessoas arrogantes, prepotentes e com sentimento de superioridade. Infelizmente gente assim sempre vai existir. É importante atentar que muita gente que acusa outras pessoas de ser racista na verdade possuem o racismo dentro de si. Pessoas que Possuem diversos complexos e que a qualquer mínimo detalhe, sem intenção, acham que estão sendo racistas com ela. Os estereótipos que o vídeo diz que são atribuídos aos negros na verdade poderiam ser todos atribuídos ao povo baiano e ao povo brasileiro como um todo numa visão estrangeira. Esse é mais uma grande motivo para pararmos de focar na cor e pensarmos no povo brasileiro como um só , independente da cor da pele. Uma coisa bacana que esse vídeo mostra é como a intervenção do Estado paternalista interfere na vida do cidadão de forma negativa. Diversas leis limitando, proibindo, coibindo , enfim, precisamos resolver as coisas sem usar o Estado , sem usar leis , porque acabamos atirando no nosso próprio pé. Racismo é algo comportamental de indivíduos. O racismo estrutural criado antigamente no quesito legislativo já foi desestruturado. Não podemos querer instituir um novo racismo estrutural legislando agora em favor dos negros. Isso seria se igualar à todos que agiram errado no passado. Precisamos desestruturar o racismo que ainda vigora na mente e no coração das pessoas que insistem em ficar apegados no passado. Presos num problema ao invés de focar na solução. "Tudo que a gente foca, se expande ... cresce". Sobre o racismo institucional, sinceramente acho uma tremenda forçação de barra colocar isso como grande prática no nosso país. No Brasil pode até ocorrer alguns casos raros e pontuais, mas felizmente não temos esse racismo todo institucionalizado como ocorreu em outros países de forma muito clara.
@Nando79958
@Nando79958 2 жыл бұрын
Merece comentario do canal... Tambem quero entender td isso? Parabéns pelo comentario.
@andrenogueira1140
@andrenogueira1140 5 жыл бұрын
Porra preto !!!! Tu é demais , tu e foda, aprecio a sua sapiência !
@InestimavelMundo
@InestimavelMundo 6 жыл бұрын
Parabéns pela preparo e cuidado ao abordar este tema!
@dhianzeirawesem9105
@dhianzeirawesem9105 4 жыл бұрын
Sou novo inscrito do canal, adorei as abordagens de temas voltado para nós negros que sentimos na pele o real significado da palavra "racismo". Precisamos discutir mais sobre isso
@lucianacabral3674
@lucianacabral3674 4 жыл бұрын
Obrigada por seus esclarecimentos !❤️💛💙
@pimentafilmes1480
@pimentafilmes1480 6 жыл бұрын
grande AD Junior" guerreiro nato! continue assim mano!
@joaocarlosvisconti7122
@joaocarlosvisconti7122 6 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Excelente! Fiquei muito feliz em saber que eu NÃO SOU um racista estrutural!
@AnaPaula-qb7dx
@AnaPaula-qb7dx 5 жыл бұрын
Nossa, muito bom! ganhou mais uma inscrita. Seu canal tem temas e uma abordagem muito boa sobre a historia do nosso Brasil.
@Lincoln_Cruz
@Lincoln_Cruz 6 жыл бұрын
Excelente como sempre.
@ordem10brasilyoutub75
@ordem10brasilyoutub75 4 жыл бұрын
VC E NOTA10 ESEMPLO UM PENSADOR!!
@davideoliveiracostasilva1920
@davideoliveiracostasilva1920 4 жыл бұрын
Novamente,perfeito.Obrigado AD Junior
@alcielmaaranha2888
@alcielmaaranha2888 6 жыл бұрын
curiosa em sabert os argumentyos dos 4 gatos pingados que nao curtiram este vídeo... ad junior parabens como sempre, didático como nunca!
@ItsonSantos
@ItsonSantos 4 жыл бұрын
Porra. Tô até agora atônito refletindo sobre o vídeo. Nossa, muito bom...
@isb-op
@isb-op 5 жыл бұрын
Como branca e ciente dos privilégios que recebo desde antes de nascer, é impossível não me emocionar e ficar muito triste vendo um vídeo desse. É vergonhoso. Parabéns pelo seu trabalho, não pare. Você é incrível. E desculpa.
@garotalife
@garotalife 5 жыл бұрын
Parabéns ,,li de VC o que gostaria de ouvir dos muitos peros,,,bandeirantes ,Raposos etc,ainda que no inferno,,,,como sou também descendentes indígena por bisavó acho que a escravidão foi 1 crime menos terrível do que o massacre de 9 milhões de índios ,,quem fez isso???enquanto vcvsi desculpa os pretos si atacam e si matam,,sua hethinia não agiu sozinha,,,, fique em paz
@vagneralvarez9580
@vagneralvarez9580 4 жыл бұрын
Eu como branco digo que a cor aki se colonizou desde sempre branco se fosse pelos negros nesse msm brasil nao existiria racismo. E a vdd e ate.
@paulogustavo707
@paulogustavo707 4 жыл бұрын
Vc não tem culpa de ser branca, ninguém escolhe como vai nascer.
@carol18
@carol18 4 жыл бұрын
não é questão de pedir desculpas, e sim que sente muito, e ajudar conscientizando brancos, reconhecendo seus privilégios e apoiando a luta pra que negros possam ter igualdade aos brancos do Brasil.
@OArquiteto1
@OArquiteto1 2 жыл бұрын
@@carol18 É o típico pensamento liberal. Sou privilegiada e bla bla, mas veja se ela defenderá reformas estruturais no sistema? Não. Quem tem que fazer isso somos nós. É apenas retórica.
@alessandroamaral8086
@alessandroamaral8086 5 жыл бұрын
Muito bom. Obrigado e parabéns pelo canal 👏🏻
@zecarafaelaluisa3111
@zecarafaelaluisa3111 6 жыл бұрын
Putz, cara. Vc é muito bom!!!
@arisnaldomarquescarvalho815
@arisnaldomarquescarvalho815 Жыл бұрын
O racismo estrutural ainda é muito forte em nosso modelo educacional.
@susangoldblack
@susangoldblack 6 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo.
@lucaslimaxp1
@lucaslimaxp1 6 жыл бұрын
AD, que bom ver você por aqui! Video incrivel, mais uma vez parabéns pelo conteúdo e pelo trabalho. E depois de ouvir falando sobre ser pesquisador pensei que seria bem legal ver vc produzindo na academia tb, como pesquisador, que é o que já faz, né. Grande abraço!!
@jordana601
@jordana601 4 жыл бұрын
Existe Uma Só Raça! A Raça Humana!
@angelicac5661
@angelicac5661 6 жыл бұрын
Parabens! Arrasou como sempre!
@janiobarsanulfodelima8792
@janiobarsanulfodelima8792 2 жыл бұрын
parabéns pelo vídeo
@Amomeuprocesso
@Amomeuprocesso 6 жыл бұрын
Como sempre, você lacra. Parabéns!!!
@betesilvachaves
@betesilvachaves 5 жыл бұрын
Lacrou! Parabéns!
@arthursilverio7973
@arthursilverio7973 6 жыл бұрын
Excelente vídeo!
@luiscolares28
@luiscolares28 6 жыл бұрын
grande video o teu, continua com o teu grande trabalho.
@pesassaki
@pesassaki 5 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, parabéns!
@ProfVitorPinho
@ProfVitorPinho 5 жыл бұрын
Infelizmente muitos negros que são tolerados, como o Morgan Freeman, se entregam ao cinismo. Ele já é famoso há tanto tempo que provavelmente não sofre mais racismo, ainda que exceções aconteçam, como ocorreu com Ophra na Suiça, mas ele certamente se esqueceu o que é sofrer racismo.
@maryanesales7405
@maryanesales7405 4 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo 👏
@kekacarvalho6582
@kekacarvalho6582 6 жыл бұрын
Querido ADjunior eu descobri hoje seu canal e amei assisti já várias live. Resolvi que vou fazer meu TCC sobre O Racismo no Brasil. Se você puder me enviar alguns materiais com fonte te agradeço. 😘 fique com Deus!
@adrianapereira196
@adrianapereira196 5 жыл бұрын
Oi Keka, vi seu post e fiquei com vontade de contribuir. Tb sou pesquisadora na área , então se quiser me responde com seu email que te encaminho umas leituras que vão contribuir para o seu TCC.
@AlexandreAlvesDumont
@AlexandreAlvesDumont Жыл бұрын
​@@adrianapereira196Bom dia por gentileza eu estou pensando em fazer um TCC sobre isso.
@angelasilva.1955
@angelasilva.1955 6 жыл бұрын
Já curto seus vídeos antes de ver!!!
@vanessaalmeida7931
@vanessaalmeida7931 6 жыл бұрын
angela silva somos duas
@angelasilva.1955
@angelasilva.1955 6 жыл бұрын
Deixa eu explicar: até curto antes mas assisto todos eles. E tento aprender. Obrigada, AD
@Realromulo
@Realromulo 4 жыл бұрын
Fantástico !
@cristinamonteiro5761
@cristinamonteiro5761 4 жыл бұрын
OBRIGADO PELA SUA EXISTÊNCIA.
@teresadesouza8109
@teresadesouza8109 3 жыл бұрын
Muito axé Mano meu
@minhaterapiayoutube6637
@minhaterapiayoutube6637 4 жыл бұрын
Nossa que sotaque legal.
@yasminandradefernandes9193
@yasminandradefernandes9193 4 жыл бұрын
Estude bastante e fique bem sábio e inteligente nesse assunto nós negros e desendentes precisamos ajudar nos os torturados pelo país.
@mgtowgeleia
@mgtowgeleia Ай бұрын
constituição federal de 1934 : " é dever , do governo federal , estados , municípios , religiões , escolas , empresas , sociedade organizada , promover a educação eugenica !! fazer a tal higiene ..onde um condutor de bonde negro era retirado em dia de visita oficial e colocado um condutor branco no lugar !! isso é muito forte nesse país , é muito entranhado na cultura desse país !! o Brasil é um país que não se aceita ..que não resolveu seu passado !!
@alexandrealvesguedes6452
@alexandrealvesguedes6452 4 жыл бұрын
Respeito e admiro sua inteligência e oratória...porém a minha opinião é a mesma de Morgan Freeman...Raça humana...Homo Sapiens...Somos todos iguais.Como se trata de um Tema Infindável... acredito que se não falarmos mais...o racismo acaba.Eu concordo com Morgan Freeman...e quero deixar bem claro que respeito a sua opinião Ad Júnior.Deus Abençoe toda a raça humana... esta Beleza de diversidade de todas as etnias é maravilhosa.
@F0000x
@F0000x 2 жыл бұрын
Segundo seu pensamento: Vamos parar de falar sobre á violência contra as mulheres que isso vai acabar.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RACISMO - AULA COM SILVIO ALMEIDA!
49:04
Racismo estrutural | AD Junior | TEDxLaçador
12:52
TEDx Talks
Рет қаралды 80 М.
Try this prank with your friends 😂 @karina-kola
00:18
Andrey Grechka
Рет қаралды 9 МЛН
小丑女COCO的审判。#天使 #小丑 #超人不会飞
00:53
超人不会飞
Рет қаралды 16 МЛН
A entrada das teorias raciais no Brasil
6:12
Lili Schwarcz
Рет қаралды 240 М.
Existem Negros Bilionários?
5:12
ADJUNIOR
Рет қаралды 77 М.
Racismo ambiental - Brasil Escola
10:02
Brasil Escola Oficial
Рет қаралды 36 М.
O QUE É RACISMO INSTITUCIONAL?
5:42
Pretinho Mais Que Básico
Рет қаралды 47 М.
O QUE É RACISMO ESTRUTURAL? | Manual do Jones
5:21
CartaCapital
Рет қаралды 23 М.
O MIMIMI DO RACISMO REVERSO | Ana Paula Xongani e Lili Schwarcz
11:40
Ana Paula Xongani
Рет қаралды 108 М.
Racismo | Racismo Estrutural, Lei, Causas, Exemplos - Brasil Escola
13:27
Brasil Escola Oficial
Рет қаралды 187 М.
LÉLIA GONZALEZ: O RACISMO ESTRUTURAL | Jaqueline Conceição
8:47
Casa do Saber
Рет қаралды 166 М.
O PROJETO DE BRANQUEAMENTO NO BRASIL
10:13
Vogalizando a História
Рет қаралды 157 М.
Try this prank with your friends 😂 @karina-kola
00:18
Andrey Grechka
Рет қаралды 9 МЛН