Parabéns pelo seu vidio muito interessante e informativo
@tiagoscreminvalerio13044 жыл бұрын
como que faz a limpa , para folhas largas ?
4 жыл бұрын
Avaliamos o uso de herbicida a base de Mesotrione e tem funcionado bem sem comprometer o desenvolvimento do Guandu
@raphaelalmeida26804 жыл бұрын
@ Bom dia, quais os resultados obtidos nessa pesquisa? Obrigado!
4 жыл бұрын
@@raphaelalmeida2680, temos avançado na caracterização da forragem produzida, uso de herbicidas, proporção na forragem, dentre outros aspectos conforme demais respostas postadas. Observa-se que o guandu tem seu desenvolvimento reduzido quando o milho vai bem. Entretanto, em condições que o milho não vai bem ele acaba por assegurar uma complementaridade na produção e qualidade o que é muito bom, pois reduz o risco de produtividades muito aquém do desejado. Por fim, são bons os resultados obtidos nestes consórcios, principalmente em condição de cultivo cujas limitações sejam mais proeminentes.
@alexsandrocostadealencar23872 жыл бұрын
@ como esta a avaliação? Mesotrione continua sendo o mais indicado? poderia fazer um novo video com as novas descobertas e dicas. Excelente trabalho. Parabens
@Jean-vz8co6 жыл бұрын
Diganme si el guandu puede crecer en Europa???....!!!... los tiempos de vegetacion???.... hasta cortar/maduro/tener semilias germinativas ... si son hybridos o variedades madres???.. Gracias, saludos!!!..
6 жыл бұрын
Infelizmente quanto ao desenvolvimento na Europa não podemos opinar sobre o comportamento vegetativo ou mesmo desempenho, as condições diferem muito
@wanderley230166 жыл бұрын
boa tarde queria saber mais sobre esse sistema de plantio consorciado, da para fazer esse plantio com matraca?o capim e plantado de forma simultânea com o feijao guandu ? como faço para entrar em contato com vocês?
6 жыл бұрын
Olá Wanderley Junior, Nosso engenheiro agrônomo, Estenio Moreira, explica o seguinte: Não temos experiências com sistemas semeados com matraca, pois não permite regulagem precisa. Por este motivo sugerimos com base nos princípios de semeadura o seguinte roteiro: 1º Fazer o semeio a lanço da pastagem a lanço (pode ser manualmente); 2º Em seguida seja feita uma operação de semeio do milho associada com a adubação do semeio (Esta operação cobrirá as sementes das pastagem); 3º E em outra operação semear com a matraca o feijão guandu. Atente-se para não semear número maior de covas de guandu do que as de milho. Se não for semear milho, é só substituir o segundo passo pelo semeio do guandu com adubo (Matraca). Posteriormente nos reporte sobre seus resultados (Negativos ou positivos), para que possamos aprender juntos. Boa safra!
@cleriton10006 жыл бұрын
mas pode colocar o guandu junto com o milho no mesmo silo?obg!
6 жыл бұрын
Olá Léo Dourado, Segundo o Estenio, nosso engenheiro agrônomo, pode incluir sim, o processo é simples. Na operação de colheita colhe-se o guandu juntamente com o milho. Normalmente eleva 20% da proteína bruta (PB) sem que reduza os nutrientes digestíveis totais (NDT). A proteína bruta sai de 8,0 e chega facilmente a 9,5%, quando a silagem é composta por cerca de 12% de guandu. Ressalta-se que reduz a necessidade de concentrados proteicos na dieta do rebanho alimentados com a silagem de consórcio. A inserção do guandu no processo tecnológico de produção só apresenta ganhos ambientais, econômicos e zootécnicos. Portanto, é altamente sustentável ou uso do guandu na alimentação do rebanho.
@kumoto44516 жыл бұрын
qual é a quantidade de plantas por metro linear de milho e de guandu? qual espaçamento usar? parabéns pelo canal! Arthur de Marília-SP
@kumoto44516 жыл бұрын
Ah e qual é a época de plantio? Posso plantar em março? (segunda safra)
6 жыл бұрын
Prezado Kumoto, Primeiramente obrigado pela credibilidade e nos acompanhar. Esperamos contribuir com o desenvolvimento socieconômico e ambiental do nosso país, com serviço publico de qualidade. Recomendamos usar a proporção de uma linha de milho pra cada linha de guandu com espaçamento de 0,5 m entre as linhas. Regulamos a população de milho conforme recomendação/necessidade do cultivar considerando o espaçamento de 1,0 m entre linhas (Normalmente de 6 a 7 sementes/m). Quando o sistema de distribuição de sementes é interligado usa-se na linha de guandu disco de sorgo com diâmetro compatível ao tamanho das sementes do guandu (Normalmente distribui 11 a 13 sementes/m). Caso o mecanismo de distribuição seja independente em cada linha de semeio, basta fazer a regulagem individual. Portanto, o semeio é simultâneo na mesma operação se semeadura. Reiteramos ainda que é recomendado o semeio de alguma gramínea forrageira para pastagem por meio da caixa de semente de pastagem. Este consórcio de milho, guandu e pastagem produz uma excelente silagem e deixa uma nova pastagem formada. A adubação é distribuída nas linhas de guandu e milho. (Algumas pastagens recomendadas: Capim Massai, Capim Tamani, Braquiaria Xaraés, Braquiaria Piatã, etc). Quanto a época de semeadura depende do regime climático da sua região. Normalmente fazemos a partir do inicio do período chuvoso. Em março o risco é grande para o milho dependendo do regime de chuvas da região bem menos para o guandu e a pastagem. O consórcio triplo frente a veranicos tem redução na produção de milho, mas tem compensação na produção de massa pelo guandu e do estabelecimento da pastagem. As três lavouras em condução assegura parcialmente os riscos, o que sem dúvida são vantagens produtivas. Veja algumas fotos do sistema em um dos nossos dia de campo implantado em propriedade familiar no município de Iporá-GO: facebook.com/pg/ifgoianocampusipora/photos/?tab=album&album_id=1022775391232623 facebook.com/pg/extensaoipora/photos/?tab=album&album_id=1948300688741795 Compartilhe conosco seus resultados bons e ruins, contribuirá bastante conosco. Boa safra!