Uma das cenas que mais me emocionou foi quando a filha mais estava sentada chorando vendo a casa vazia. E depois explicam o verdadeiro motivo daquelas lágrimas.
@rafaelamaes324227 күн бұрын
Finalmente uma crítica que não joga fora a água do banho com o bebê junto. Apesar das limitações do filme e das escolhas narrativas, vivemos um momento onde trazer de volta esse tipo de história e levantar debates sobre a ditadura empresarial-militar brasileira é tão necessário. Vejo que as escolhas feitas no filme, apesar de limitantes para manter uma certa neutralidade, foram capazes de captar a audiência brasileira (ao ponto de bater a bilheteria de filmes como Wicked e Gladiador 2) e levá-lo para o exterior e o reconhecimento internacional. Uma história como essa, num período como foi o da ditadura, ainda mais da forma como foi contada de forma tão sensível, pode gerar algum tipo de identificação não só nos brasileiros, mas em estrangeiros cujo país passou por fenômeno semelhante em sua história. Então ainda vejo o saldo do filme como positivo, assisti três vezes, me emocionei nas três. As Fernandas foram incríveis, Selton e o elenco infantil também foram maravilhosos.
@elanlourful25 күн бұрын
Eu gosto da cena da foto que a Eunice pede para os filhos sorrirem. Aquilo para mim foi uma demonstração de resiliência, de força e de coragem.
@juniorribeiro959625 күн бұрын
Sim, demais viu. "Nós vamos sorrir. Sorriam"🙂
@gustavofernandes153227 күн бұрын
Acho que a escolha de deixar claro que Rubens não era guerrilheiro não foi para passar uma neutralidade, mas sim para mostrar que qualquer um, envolvido na luta armada ou não, poderia sumir e ser assassinado pela ditadura. Muitos ainda acreditam que só bandidos eram mortos pelo regime, sendo que milhares de inocentes sofreram. Eu senti, no começo do filme, uma certa segurança do Rubens em mandar as cartas, achando que não teria problema nenhum, já que ele era rico e famoso.
@profphilippeleao27 күн бұрын
Percebe que ainda assim reforça a ideia de que os Guerrilheiros eram “bandidos”?
@gustavofernandes153227 күн бұрын
@@profphilippeleao Sim, e acho que esse é até o ponto de vista dos personagens (até da Eunice) no começo do filme. Eles sentem que não irá acontecer nada pois não são bandidos (cena do sequestro do embaixador na TV). Com o passar do filme, percebe-se que os ditos 'bandidos' são apenas pessoas inocentes. Isso fica mais claro quando Eunice vai para a prisão e vê a foto da professora na lista de criminosos.
@gustavofernandes153227 күн бұрын
Há também a discussão do Governo mentir sobre o paradeiro de Rubens, apoiado pela imprensa. Isso tudo junto acaba criando, de forma não explícita, que os Militares matam qualquer um que achar minimamente suspeito, e depois criam factoides para acobertar. E acho que isso teve efeito positivo, pois há relatos de pessoas de direita reconhecendo a ditadura como uma coisa horrível.
@gustavofernandes153227 күн бұрын
Há também a discussão do governo mentir, com apoio da imprensa, sobre o paradeiro do Rubens. O filme passa, de maneira não tão explícita, que os militares matam qualquer um que seja minimamente suspeito e depois criam factoides para acobertar. Acho que a mensagem funcionou, visto relatos de pessoas de direita finalmente vendo a ditadura como um marco horrível da história do Brasil.
@joaovictoralvesvieiradealm95083 күн бұрын
Eu tive a mesma percepção que vc
@filipebhmg827 күн бұрын
❤❤❤ Ainda Estou Aqui é espetacular! Fotografia foda, atuações espetaculares e roteiro adaptado fantástico.
@Gustavosoad2523 күн бұрын
Adrian Teijido é fantástico, o que ele fez em Marighella também é absurdo de foda..
@heloisatonolli110327 күн бұрын
Linda crítica, Professor. Emocionei-me com sua emoção.
@augustoperes733327 күн бұрын
A cena do milico falando que não concorda teve um efeito diferente em mim quando assisti. Quando o milico fala isso, eu pensei "fodasse. Deveria ser julgado e condenado mesmo assim".
@AntonioAlvesFilosofia27 күн бұрын
23:30 - mas realmente a Eunice recebeu ajuda de um militar quando estava presa, essa parte foi um acontecimento real. Mas entendi teu ponto.
@AntonioAlvesFilosofia27 күн бұрын
Ah, vc me respondeu em 27:40 😊
@murilobronzeri26 күн бұрын
Fica claro dps no texto q ele sabia q isso foi parte do relato dela. O questionamento é mais sobre a escolha de deixar isso no filme. O que faz com que aquele pedaço da história mereça ser parte do filme em vez de ser suprimido como muitos outros momentos foram? Acho que a questão é por aí
@lucasabudbellini987026 күн бұрын
@@murilobronzeriacredito que se justifique pela importância que a própria Eunice dava para esse fato e como ela o relatava como um grande alento frente a tudo que ela passou dentro do cárcere. É assim que é contado no livro pelo Marcelo, ao menos.
@pedrofelipe153027 күн бұрын
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro patrimônio do cinema nacional.
@mariaeduardadebrzezinski677827 күн бұрын
Bonita análise, philippe
@juniorribeiro959625 күн бұрын
Claro que curtimos o vídeo Philippe. Ainda mais com essa pausa ao final...🥲. Excelente crítica. E já acrescentando aqui meu ponto de vista. O filme tem sua primeira parte muito bem construída. Com a atmosfera da família, da casa, dos amigos, enfim uma vida iluminada. E depois temos a mudança brusca neste rotina e tudo muda para sempre. Agora, minha questão com o filme é quando ele avança 25 anos no tempo e aí parece perder sua força dramática . Muitos outros fatos foram omitidos nesse passar de anos e fica a impressão de que algo faltou. Mesmo assim, um belo filme e concordo com você sobre esse olhar do ponto de vista do diretor e deveria existir mais filmes com abordagem com outras classes sociais. E disse certo: Oscar muitas vezes não é qualidade e sim campanha com interesse próprio.
@AntonioAlvesFilosofia27 күн бұрын
Mais uma observacao crítica: o alzheimer da Eunice representado pela F. Montenegro e a cena em que ela relembra do marido, e, por conseguinte, dos anos passados da ditadura, pode ser uma representação de uma ideia de "não esquecimento historico de um momento traumatico do país" (mesmo alguém com alzheimer não pode esquecer...). Claro, foi um acontecimento real. Eunice realmente teve alzheimer, porém, caiu como uma luva pra pensar essa reflexão.
@victorrv825027 күн бұрын
Bom vídeo, Philippao. Me atentou a algumas questões q eu nem tinha considerado. Filme lindo, mas essas ressalvas são fundamentais msm. Nossas Fernandas sao FODAS
@lucianac438825 күн бұрын
É um filme espetacular, maravilhoso
@bigod327 күн бұрын
Na minha crítica que fiz no letterboxd, apontei esse lado mais " voyeurista" do filme, pois em um momento do filme percebi que o filme se volta bem mais nessa ideia preservação da memória de Eunice do marido, também perdi meu pai esse ano, e essa ideia de ter a casa ficando vazia é triste de mais.😢
@vitormacedo191223 күн бұрын
A Ditadura foi financiada pelos EUA e pela família do diretor rsrs Adorei o filme e sua crítica!
@davifelipe897524 күн бұрын
A pauta de hoje está emocionante! "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, realmente se destaca como o filme evento do ano. Com a sua narrativa envolvente e a direção magistral de Salles, o filme está cotado não só para a categoria de Melhor Filme Internacional, mas também para Melhor Atriz com a talentosa Fernanda Torres no Oscar 2025. É um grande reconhecimento ver um filme brasileiro ganhando essa visibilidade e sendo celebrado no cenário internacional. A performance de Fernanda Torres é, sem dúvida, um dos pontos altos do filme, trazendo profundidade e autenticidade ao seu papel. Discutir a trajetória deste filme e suas chances nas premiações é uma oportunidade incrível para celebrar o cinema brasileiro e refletir sobre os temas e as emoções que "Ainda Estou Aqui" traz à tona.
@tiagotriz27 күн бұрын
Finalmente a crítica está aqui!
@camillamesi651223 күн бұрын
Gostei bem menos que você, mas adorei todas as suas colocações!
@JanilsonBrito-g8t26 күн бұрын
Dream on! Dream on!
@carlosnascimento478327 күн бұрын
Muito interessante que estou vendo todos os críticos que acompanho dando mais ou menos os mesmos argumentos das qualidades e defeitos do filme, o que tem variado é o quanto isso pesou na minha experiência. Pra mim, incomodou um tanto a mais que o prof pela nota do Letterboxd, mas quem liga pra estrela ksksksk
@rodrigop.315025 күн бұрын
Excelentes ideias e reflexões, mas, meu deus, como o philippe escreve mal
@andressaguimaraes343727 күн бұрын
filme excelente
@phspaiva27 күн бұрын
3:00
@evertoncoutinho714423 күн бұрын
Tem limitações, mas é bom. Assim é a crítica "isenta" de política. O filme é cinema. Também sou democrata, mas parece que existe a necessidade de uma "ala" antissistema misturar arte com fatos, sendo que o filme fala de um sistema.
@ovulgovilao27 күн бұрын
Demora da porra, tive que ver o filme antes da analise, assim não dá
@1234maisa22 күн бұрын
Kd a critica de Moana?
@matheuscostapinto453527 күн бұрын
Philippe, seus filhos estão certos de te fazer assistir Moana 2. Dito isso, cadê a analise do filme?
@GleidsonAbstract27 күн бұрын
vasco ganhou do menor de minas
@heitormayrink586727 күн бұрын
grande mesmo foi a vitória do cruzeiro em cima do palmeiras
@thupi_ofc27 күн бұрын
vasco nanico menor do rio
@victorrv825027 күн бұрын
VASCO
@victorrv825027 күн бұрын
Menor de minas é o Cruzeiro, Galo é aliado
@natanbiller321327 күн бұрын
Átomo mineiro
@sisifa.cansada25 күн бұрын
Phellippe, eu amo tua opinião sobre cinema, mas odeio teu desespero em fazer conteúdo como se tivesse 10 filhos e contas que vencem amanhã.