Sou fã desse canal, antigamente quando queríamos informações sobre o mundo da Aviação tínhamos que comprar revistas e livros, hoje contamos com esse excelente canal Avgas, parabéns !
@marcioribeiro289Ай бұрын
Se a Embraer for seguir com esse projeto de avião maior, tem que escolher um motor confiável.
@AlexandreCyrino-r2uАй бұрын
Hola amigos AVGETAS ...Saludos desde Asunción Capital del Paraguay...este es el mejjor canal especifico de aviones del BRASIL sin dudas...
@ronaldomaschio735Ай бұрын
Boa tarde amigos! A Airbus infelizmente não viu os vídeos do canal e nem leu os nossos comentários. Grande erro de engenharia. Vamos apoiar o nosso querido Canal AVGAS, que produz vídeos fantásticos. Grande abraço
@CanalAVGAS28 күн бұрын
Ronaldo, querido amigo! Abração!
@amarocosta8025Ай бұрын
viva a Embraer que pensa em tudo obrigado pelo vídeo obrigado 🙏
@AlexandreSouza-n5kАй бұрын
Mania de alongar um modelo já existente, dá nisto.
@djalmabatista5286Ай бұрын
Sem,trabalho não tem graça!! Principalmente, quando somos viciado em trabalho 🎉❤🙏👍
@marcoantoniorosaafonso1721Ай бұрын
Boa noite já assisto este canal a 4 anos Aprendi bastante com o seu canal nunca tinha pensado em aviação Estou aprendendo um pouquinho E um dia vou fazer uma viagem de avião Meus parabéns pelas explicações que eu consigo entender Muito obrigado pelo aprendizado
@ronylsongermano3884Ай бұрын
o erro foi nos engenheiros de projetos,
@mjgbborgesАй бұрын
A Embraer parece que esta acordando, até que enfim.
@claudiorabello1583Ай бұрын
O canal é sensato parabéns um abraço.
@antoniopaulodossantos2347Ай бұрын
Boa tarde amigos, ao que me consta a Airbus, não teve consideração em relação à tripulação, pois se a tivesse, não mudaria o nome do local de descanso e trabalho dos tripulantes. ...
@GustavoOliveira-hq2drАй бұрын
Provavelmente as futuras operadoras desses XLRs já sabem dessa limitação e pra otimizar o pouco espaço vão aumentar o numero de assentos "premium". Agora pelo jeito pra conseguir esse equilibrio de custo beneficio talvez o ideal seria utilizar uma construção como a do 787 num avião do tamanho do 767, com esse tipo de construção talvez seja possivel baixar o custo operacional para bater de frente com o XLR.
@x-gamessimulator1067Ай бұрын
Um 787 é bem mais caro de operar que um A321 XLR! Além disso o 321 XLR É 2 vezes mais eficiente que um 787!
@GustavoOliveira-hq2drАй бұрын
@@x-gamessimulator1067 Vc me entendeu errado, eu falei em criar uma nova geração do 767 com todos os avanços tecnológicos do 787. Não falei pra botar o 787 batendo de frente com o XLR, lembrando que o XLR apesar de ser uma aeronave bem avançada ainda esta uma geração ou meia geração atras do 787 entao um novo 767 seria bem competitivo.
@edmirbuenodasilva243128 күн бұрын
Parabéns pelas informações, sempre atualizadas!!! 🛩️✈️🛩️✈️✈️✈️🇧🇷🙏
@wagnermatiazzo3813Ай бұрын
Meu amigo avgas ! A Airbus não poderia colocar tanques de combustíveis nas laterais do avião abaixo das janelas.Engenheiros precisam estudar e serem arrojados nas ideias nem que dêem errado mas é assim acredito que resolveria.Teria que mudar o shape do avião nas laterais e fazer os tanques na linha longitudinal.Abracos meu amigo Wagner Matiazzo
@danielfonseca3711Ай бұрын
Estou viciado nesse canal!😅😅
@fredcapitao503628 күн бұрын
@@danielfonseca3711 Eu também , prestei bastante a atenção nos comentários sobre a embr3 e comprei R$400.000 a $11 , e agora , minhas ações chegaram a $55 , tenho quase 😅 R$ 2.000.000 , graças 🙏 aos detalhes e informações ℹ️ dadas pelo “voz de veludo”. Muito Brigado ..
@christopherseidl444Ай бұрын
Valeu!
@clauande25 күн бұрын
Celso Lauande: Valeu!
@Wilsonestevard816Ай бұрын
🎉0k0k. Obrigado.
@osmarlorenzi808Ай бұрын
Ola, sobre o AirBus A321 XLR é evidente que a empresa sabia de todos os porblemas com a tripulação em voos longos, porem deve ter fechado os olhos por acreditar que a legislaçnao podera ser alterada, já que as empresas choram prejuizos e esta aeronave pode ser uma salvação. Eles não são bobos.
@delsonmota3771Ай бұрын
Canal está cada vez melhor.... Parabéns Amigo Ederson.... E galera, vamos tirar o escorpião do bolso e apoiar o canal..😂😂😂😂
@luizcarlosdeabreurodrigues744Ай бұрын
Que boa notícia da Embraer !
@pauloviotto2633Ай бұрын
Aguardo sempre com muita ansiedade e orgulho, os vídeos deste maravilhoso canal.Sinto-me honrado por fazer parte dele!
@andremoreau5455Ай бұрын
Airbus ... faça uma cama grande e coletiva para os tripulantes. Love in the air.
@MrBpadilhaАй бұрын
Vocês conseguem fazer um video falando sobre a diferença de motores das aeronaves? Por que os motores da embraer reverberam como sons de baleias? É algum escape diferente? O que levam os motores a serem mais adequados para um ou outra aeronave? Sao muitas perguntas ne?
@CanalAVGAS28 күн бұрын
Especificamente o famoso som de baleia dos E2 e dos A220, ninguem conseguia explicar o motivo. O pessoal da EMBRAER sugeriu isso: "este som apenas ocorre quando o motor está em baixa rotação e é acelerado. O som estaria sendo gerado devido ao aumento da velocidade do vento ao passar entre o plug e a bucha de exaustão (Exhaust Plug e Exhaust Sleeve). O plug é exatamente o cone que se afina e fica para fora do motor, já a bucha seria o metal que está em volta, ainda parte da carenagem do motor. Ambos trabalham juntos para direcionar o jato que dá a propulsão. Ou seja, é mais ou menos o que ocorre nos carros onde o escapamento influencia no som do motor. Já a escolha dos motores se dá em função das características da aeronave, como peso de decolagem, carga alar, tipos de pista onde vai operar, consumo de combustível, enfim, o motor é parte do projeto da aeronave. Caro amigo, grande abraço.
@abnerdias527Ай бұрын
Com certeza erraram em não assistir nossos vídeos!!! 😂
@oseiasferreira2009Ай бұрын
Aviões autônomos operando em rede com aviões tripulados são o futuro antes da total autonomia. Sistema híbrido é a melhor aposta
@RAFG58Ай бұрын
Quanto ao pouco espaço para a tripulação, pode ser resolvido facilmente: é só estabelecer o tipo dos tripulantes: altura max 1,55 peso max 48kg. Resolvido?
@melquezedequepereiradesant5694Ай бұрын
Mais um video espetacular, aqui a informaçāo é objetiva.
@AdhenauerАй бұрын
Fácil! NÃO VOU VIAJAR DE AIRBUS 321XLR! Aliás XLR foi um modelo antigo de Cadillac esporte 2 lugares de 4metros e motor 6.2l bi turbo
@x-gamessimulator1067Ай бұрын
Lol😂 E o famoso 737 MAX 😂😂😂
@gustavoschneiderdemedeiros7488Ай бұрын
Errado Elon Musk. Qualquer caça atual pode ser não tripulado. Inclusive ha softwares IA sendo desenvolvido em F16. Não é isso que faz a diferença mas o Hardware em si. O F 35 é sim o que há de mais avançado em furtividade. Multirole combat aircrafts (multifunções) são há muito tempo o conceito de caças da atualidade e isso não mudou.
@raulfouyer5926Ай бұрын
Parabéns pelo vídeo !
@jorgeluisalvesdasilva-sd2yqАй бұрын
Tanto o Trump quanto o Musk são homens de negócio e entendem muito de números, e se o Musk diz que o custo -beneficio do F 35 não é bom, o caminho possível seria uma mudança de rota, onde ficaria mais barato e eficiente para o pagador de impostos. Além do mais, a ideia de se usar drones ao invés de caças, acaba soando bem melhor para a população, porque seria bem mais barato, aumentaria exponencialmente o número de drones pra fazer a mesma coisa que um caça faria e o número de baixa de pilotos seria zero.
@wribeiro21Ай бұрын
Elon Musk sonha muito… Mas por enquanto um caça guiado por IA é impossível, e até guiado por operadores em terra é difícil por causa do lag de transmissão.
@maurosoares023Ай бұрын
Boa noite. Estou precisando de ajuda penso que sou bem tapado pois estou procurando onde me inscrever para ser membro do canal e não estou achando onde clicar. Sou admirador do canal a muito tempo e admiro muito sua forma de abordar as notícias sem falar de seu entusiasmo com os produtos nacional e isso me deixa feliz demais.
@igorbalbinodecastro6649Ай бұрын
Notícia sobre a Delta Airlines com a EMBRAER é sensacional!!!!!!
@Carlos.Chermont1963Ай бұрын
Bom dia. Uma dica para esse excelente canal. Não é só a FAB que usa avião. A Marinha do Brasil (MB) também usa avião. Hoje a MB usa o obsoleto AF-1 Skyhawk. Até 2028 há plano para trocar esses caças por caças mais modernos. A MB tem pretensão de ter um porta-avião em 2044. Logo esses futuros caças devem ser navalizados. Caças atuais navalizados: F-35C, F-35B, Rafale M, F-18 Super Hornet (saindo de produção). Há a opção para caças F-18 de segunda mão, mas espero que a opção da MB não seja essa. Abraços.
@PeterOdlawsАй бұрын
Em pouco muito pouco teremos dentro dos caças o SYSTEM A.I, sem pilotos não tem como evitar é o futuro!!! Elon Musk tem uma visão de muita clareza sobre isso e ja tem projetos nessa área...
@luizbarueri.contatoАй бұрын
Alô turma 50+ do curso Analista de Dados --> patrocinado pela EMBRAER e SoulCode - 2024. 😎😎👍
@luizbarueri.contatoАй бұрын
👍
@luizbarueri.contatoАй бұрын
😀
@jfrezende1978Ай бұрын
Eu vi uma entrevista do Osires Silva em que ele diz que estamos vendo o desenvolvimento da última geração de caças, pois eles seriam substuídos por drones.
@marcelopalmieri1971Ай бұрын
Lembram do 747. Faz a mesma coisa ou se ainda tiver espaço de carga paga; diminui...
@willyargumentista9542Ай бұрын
Um canal que dá sempre mais vontade de assistir! Aliás, perdão pelo lapso... um canal não, uma família!
@JoséGeraldoMendesAlencarАй бұрын
Creio que a Embraer partir para um projeto de aeronave maior, é uma lógica de seu desenvolvimento!
@wagnerbejaranocarvalho9971Ай бұрын
O A321 XLR, ainda vai enfrentar algumas adversidades inerente ao projeto, por outro lado temos COMAC 919 chegando inclusive no Brasil e que vai esquentar a cabeça do board da Embraer, enquanto isso a Embraer pode minimizar esse GAP, com configuração 3-2 salteado pois ofereceria mais assentos sem perder autonomia e aumentaria significativamente a receita operacional ou então um E-190 QC essa é uma solução imediata para receitas e mercado futuro.
@FernandoManciniVillelaАй бұрын
Pode-se notar algumas imperfeições na AIRBUS. Assumo, nesse comentário, a condição de engenheiro-de-obra-feita. Lembro do voo TAM 3504 em 17/07/2007 em Congonhas. A aeronave tinha a característica de que os comandos do piloto eram dados a um sistema eletrônico de processamento de dados (computador). Problema: o computador interferiu na pilotagem desativando freios (aerodinâmicos e os das rodas) e permitiu uma anomalia: um motor tracionando e o outro com o reverso ligado e não colocou na tela à frente de piloto e comandante uma indagação do tipo “A intenção é aterrissar ou arremeter?” Há sinais de que os pilotos morreram aterrorizados porque não conseguiam entender o que estava acontecendo e, muito menos, saber o que fazer para evitar o pior. Formulação descuidada da lógica da codificação do software desse computador com consequências trágicas. O computador interferiu à revelia num esquema que não definia quem estaria encarregado de tomar providência num caso fora-do-padrão. Hierarquia nas decisões e na responsabilidade. Outro caso: num show aéreo, num voo de demonstração, o piloto resolveu dar um rasante. O computador resolveu que se tratava de uma aterrissagem e “tirou” motor e a aeronave bateu no chão num local onde não havia pista de pouso. Errar é humano, sem dúvida. Imagino um certo açodamento e excesso de confiança na mentalidade do pessoal de TI da Airbus na época incompatíveis com a responsabilidade desse tipo de trabalho.
@CanalAVGAS28 күн бұрын
Fernando, perfeito teu comentário. De lá para cá muita coisa mudou e para melhor. No entanto, compartilho com você esta preocupação, embora compreenda que o caminho natural será a automatização total e isso é questão de tempo. E ouso dizer, pouco tempo. Creio que os órgãos reguladores terão muito trabalho para estudar, analisar e incorporar novas regras que definam a aviação que virá. Abraço, caro amigo.
@alexandrejosefaraco6444Ай бұрын
Vai vender muito aqui no Brasil Aqui as empresas aéreas não estão nem aí para passageiros e tripulantes
@marchengaАй бұрын
Ultimamente, torço para francês se danar. Primeiro foi CEO do Carrefour falando asneira. Agora vamos aguardar o CEO da AIR BUS depois desse suposto fracasso anunciado vir a público se justificar por esse tiro no pé!😂
@faleiriaАй бұрын
Parada dificil!!
@cabecaquimАй бұрын
Com certeza sabiam do problema, mas focou toda a discussão nos tanques de combustíveis.
@carlosaugustoerthal8098Ай бұрын
Caso a Embraer vá em frente com um avião maior eles deveriam aprofundar a parceria com a PW e maximizar as vantagens de peso e consumo da família GTF.
@divanildogrossklaus7920Ай бұрын
Penso que a AIRBUS terminou o projeto inicial dessa forma pra não atrasar mais o lançamento e minimizar as perdas financeiras. Pelo menos vão fazer uma longa distância (dividido por 2) em bate e volta sem precisar abastecer 😂😂😂
@felipelalinde7856Ай бұрын
F 35... custos elevadíssimos, de aquisição e manutenção.
@antoniobritto8561Ай бұрын
No caso do Airbus 321 XLR , eu acompanho o relator 👍
@lutiannidiasbrazolino5636Ай бұрын
amigos, olá. Alguém consegue estimar se a lagura do c390 poderia um 2 2 2? Como fazer um 222 possível, além do apelo humanístico? Conseguiria entrar nesse mercado do a321xlr? Abraços, parabéns ao canal!
@jgfarias1Ай бұрын
Galley? Elimina isso. Entrega um kit de sachês, aquela ração de astronauta, na fila de embarque.
@bacellardanielАй бұрын
A tripulação precisa comer! 🤣
@messias2383Ай бұрын
Briga de "cachorro grande", na Terra do Tio San hein?! Mas eles acabam se entendendo. A Industria Aeronáutica Europeia falhou em não assistir aos pareceres do Canal AVGAS e da sua qualificada audiência, com certeza.
@AyoriaSilvaАй бұрын
Se o problema é combustível, porque não fazem um sistema de reabastecimento no ar como o do KC-390. O avião poderia lançar aquele bico automaticamente e outro avião deveria fazer o reabastecimento. É só treinar os pilotos de avião comercial para isso e estudar todas as variáveis físicas de reabastecemento desse aviões comerciais. Tomara que a Embraer possa pensar algo sobre isso nos seus próximos aviões.
@rodolfocafer7249Ай бұрын
Significa somente uma coisa na Airbus, gente nova que nunca voo conhece muito de engenharia e pouco de gente, malas e transporte. Esta cheio em empresas de engenheiro de obras prontas, ir buscar os velhinhos para perguntar ninguem quer, acham caro, preferem gastar bilhoes em prejuizo em projeto ruim do que gastar alguns milhoes em consultoria com os velhinhos.
@x-gamessimulator1067Ай бұрын
Não fale disparate! As acopanhias áreas já sabem que um avião narrow-body em voos longos e alterado Isso não é novidade para ninguém! Mas sei que o 321 XLR vai permitir rotas que não eram possíveis além de reduzir o custo dos bilhetes! Companhias áreas de Baixo custo vão se beneficiar como exemplo o EasyJet vai poder fazer voos transatlânticos de baixo custo!
@fabianoprado2505Ай бұрын
12:18 parece a construtora que resolve o problemas das kitnets mudando o nome pra studio.
@brunose7353Ай бұрын
só com o aumento da velocidade se pode contorna o problema de espaço no avião da airbus.
@adrianoguimaraes8370Ай бұрын
Evidente q no futuro vão ser por hidrogênio líquido, então deve caber mais combustíveis no avião....
@scottagamerАй бұрын
Olha os EUA querendo virar Brasil.
@apapahristodoulouАй бұрын
Queria entender porque os avioes comprados fora são na maioria pintados no EUA? Alguem sabe me dizer , e porque não são pintados aqui?
@thiezerlira2323Ай бұрын
Um adendo é que a proposta do EUA para equipar os F-16 na Colômbia também conta com a possibilidade de doação de mais 24 F-16 nos próximos 10 anos. Esse aí que deve ser o grande diferencial.
@gustavodecarvalho328Ай бұрын
Se um avião caça tem tanques extras acoplados, porquê um avião passageiro não poderia?
@julio94157Ай бұрын
Gera mais arrasto, aumenta o consumo de combustível, aumentando os custos
@jeffersonmarcelosanchez8186Ай бұрын
Ignorou completamente. Tanto que preferiu rebatizar o espaço.
@AndreCarneiro666Ай бұрын
Eu concordo com o Mosca quanto aos F-35. Projeto desnecessariamente caro. Mais de 1 trilhão de dólares e continua subindo. Ridículo!
@JoseLuis-xr1niАй бұрын
A Airbus levou muitos engenheiros da Embraer que tava com contenção de despesas eles contrataram muitos engenheiros da embraer
@RaimundoNonatoFonsecadeA-tr8xxАй бұрын
Não está chegando a hora da Embraer ser mais ousada, e desenvolver um avião na casa dos 200 a 250 acento. Que tal?
@ronaldooliveiradecarvalho785Ай бұрын
Errou em não ouvir as novas ideias. Engenharia orgulhosa.
@luizpereiramunizdebarros7794Ай бұрын
Tem um joguinho que minha filha trouxe da Alemanha, o Saboteur. (sabotador). Esse seria o nome mais apropriado para os Estados Unidos.
@antoniojunior7726Ай бұрын
Será que um Robô não resolveria o problema.
@olpaivaАй бұрын
Quando um cara que dá ré em foguete fala algo relacionado à tecnologia aeroespacial eu entendo que é mais do que um mero palpite. Em relação à questão econômica não acho que haverá cortes enquanto não houver concretamente, e não apenas no plano das ideias, um substituto, tripulado ou não, para as atuais atribuições do F-35.
@MrPGOLIVEIRA26 күн бұрын
No ocidente o importante é o US$, o resto é detalhe. Se o passageiro tem que ficar imóvel dez horas num banco apertado que se dane, ele já pagou mesmo
@TheErma12329 күн бұрын
Lkkkkk muito bom, se tivessem vistos os videos e os comentarios estariam salvos agora
@carpos02Ай бұрын
Ela errou em fazer um aviao de um proposito para exetucar atividades para outro proposito, ou para simplificar quiseram fazer magica.
@ivansantana9733Ай бұрын
Elon Musk sendo Elon Musk...quando ele vai contratar uma Assessoria de Imprensa e parar de tagarelar por aí?!😂 Quanto ao outro assunto eu fico me perguntando: Como a Airbus resolveu o problema do centro de gravidade, já que o combustível nas asas ao serem consumidos poderia desbalancear o charuto do avião? O combustível no charuto também sendo consumido mais as bagagens🤔... pode ser que usam o sistema de balanceamento igual ao do Concorde. Tô só especulando!😁😅
@fredcapitao5036Ай бұрын
Tmj : hora apoiando hora discordando MAS sempre clicando no LIKE e compartilhando pros parças da FAUNA, pra valorizar e apoiar o canal avigas , do “voz de veludo”
@we.parecidoАй бұрын
. Crise de resfriamento do F-35 . Dilema de US$ 2 trilhões para o Pentágono
@felipelalinde7856Ай бұрын
O novo avião da pesquisa? Tem que acertar onde Airbus e Boeing erraram.
@RaimundoNonatoFonsecadeA-tr8xxАй бұрын
Elon Musk querendo mais uma fatia do orçamento estatal.
@JoseLuis-xr1niАй бұрын
Os EUA querem vender os usados deles deve ter rastreador pra saberem onde vai os caças
@silverstrobl5125Ай бұрын
Soberba, esse é o problema de Boeing e Airbus
@mjgbborgesАй бұрын
Será que titio Elon é acionista ba Boeing?
@lucianacunha153025 күн бұрын
A Embraer vai ser umas das maiores fabricantes de avioes do mundo civis e militares
@eliomarlacerda6943Ай бұрын
O mundo voou por uma decada com o 707 antes que o 747 surgisse. Onde a tripulação descansava? A galley dava conta? Todos sabemos qur o 707 é narrowbody
@felipelalinde7856Ай бұрын
A Colômbia que feche com os EUA! Nosso caminho é outro.
@bacellardanielАй бұрын
Colômbia: deixe-me ver... um avião novo que já mostrou que pode derrubar vários caças europeus (em exercícios) e que acabou de derrotar caças F-15 (também em um exercício, na Cruzex) ou um avião antigo usado reformado?... difícil! O F-16 carrega mais tipos de armas (salvo engano), mas é inferior como avião de caça ao F-15. Sobre o F-35, ele é superior se usado em conjunto com outros F-35 e F-22 quando o comando do 'teatro de guerra' é dos Estados Unidos. A 'fusão de informações' entre os dados coletados pelos caças e pelos aviões de radar AWACS, operando junto com aviões Growler AE-18 de gueraa eletrônica parece ser imbatível. Por outro lado, o F-35 não é o mais rápido, nem o mais poderoso, nem o que carrega mais armas. É um caça médio, embora tenha um sistema que é, dizem, o melhor para visualização dessas informações todas. Faz uma representação global de tudo que está em volta. Parece que permite controlar as armas de outros caças e de drones. Sozinho, somente apresenta bem suas próprias informações. A questão é: se um país Europeu entrar em conflito com outro, ambos tendo F-35, qual poderá usar seus caças? Eles nem ligam o motor sem autorização dos EUA via rede, segundo informações!
@entusiasmonaveia6190Ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏🤩🤩🤩
@RaimundoNonatoFonsecadeA-tr8xxАй бұрын
Quando a Boeing vai sair da pendenga em que esta?
@albertomagnotagliassuchi5163Ай бұрын
Não errou, como sempre uma gambiarra no espaço de descanso dos tripulantes.
@silasforster2326Ай бұрын
A Airbus errou por não seguir o canal e além disso, não consultar empresas aéreas, falar com equipes de manutenção e tripulações para receber ideias e sugestões sobre a nova aeronave... coisa que a Embraer já está fazendo agora, nas preliminares de uma nova aeronave.
@x-gamessimulator1067Ай бұрын
Discordo!
@x-gamessimulator1067Ай бұрын
A321 XLR já tem varias encomendas
@lymbusaАй бұрын
O problema do Brasil é que o celular chegou antes dos livros.
@hipolitoninaАй бұрын
Vai ser interessante ver alguém peitar o complexo industrial militar.
@andrevargaspousosedecolage6148Ай бұрын
O senhor Elom Mosk e um figurăo
@marciobord3223Ай бұрын
Pra quem dá ré em foguete, Musk tem muita moral pra falar do F- 35 kk k. 🚀
@RaimundoNonatoFonsecadeA-tr8xxАй бұрын
E a Airbus parece se enrolar nos cabelos dás pernas.
@jacksonmartins4131Ай бұрын
Airbus errou na ganância. Igual restaurante, o salão é uma maravilha para os clientes. Vai ver a cozinha, lata de sardinha. A gente se queima. O Musk duvidaram do carro elétrico dele. Olha agora as montadoras tradicionais não conseguem seguir. Tá mais fácil ter uma parceria entre todos. Musk, Boeing e a Lokheed Martin.
@AdhenauerАй бұрын
EMBRAER FABRICANDO AVIÕES CIVIS MAIORES? Claro que consegue! O problema é a máfia da Boeing e da Airbus que nos desejam ver fora desse mercado. No caso dos F-16 é interessante ver que os EUA fazem para oferecer esses jatos bons, mas ultrapassados para todos mas quando foi o Brasil o interessado nos ofereceram os F-5.
@bacellardanielАй бұрын
Pensando bem, basta a Venezuela aqui perto com bons aviões. Os outros que comprem F-16... 😅