“Guerra é Paz; Liberdade é Escravidão; Ignorância é Força”.
@matheusmartins70575 ай бұрын
Verdades inconvenientes são "fakenews de extrema direita"
@Accelluter5 ай бұрын
Algo que a Direita Bolsonazista faz todo santo dia...
@valdemarneto68895 ай бұрын
@Theballcats12345 é um slogan presente na história do livro 1984
@natheriver89105 ай бұрын
👏👏
@Sva-vis5 ай бұрын
VIVA O GRANDE IRMÃO!
@TheGarroshHell5 ай бұрын
Meu escritor favorito dês de adolescente! tive um professor de filosofia que tinha varios livros dele, e ele ia me emprestando um por vez enquanto eu lia. Li 1984, A revolução dos bichos, e alguns outros menos conhecidos como Dentro da baleia e outros ensaios, e Na pior em Paris e Londres. É fantástica a leitura, cativante e muito inteligente. Valeu Nerdologia por fazer um episodio a ele !
@MathSoooH5 ай бұрын
Alem da revolução dos bichos e 1984. Qual outro livro dele vc recomenda? Li esses dois e gostei bastante, estou a procura de livros pra bater minha meta de leitura anual, se puder recomendar algum.
@mayson95915 ай бұрын
@@MathSoooH Amigo se me permite 2 recomendações não é dele mais são otimos Eu, Robô obra original do Issac Asimov e 2001: Uma odisséia no espaço e Alem da infancia do mesmo autor Arthur C. Clarke. São livros sensacionais.
@bbbbbbbbbbbbbbbb5465 ай бұрын
@@MathSoooHNa pior em Londres e Paris é muito bom. A caminho de Wigan Pier também
@TheGarroshHell5 ай бұрын
@@MathSoooH Na pior em paris e londres é otimo! É parte da vivencia dele vivendo nas ruas de londres, como viver a vida com o minimo. Mas de outros autores, eu com certeza te indicaria "As portas da percepção" e "Admiravel mundo novo" os dois do Audoux Huxley. O primeiro é um ensaio sobre o uso da mescalina, um psicodelico natural da flor do cacto, e o segundo é na mesma pegada do 1984, um futuro distopico onde que, a humanidade já controla a biologia totalmente, e assim escolhe os genes das pessoas que vão nascer, criando castas de pessoas segregadas por nascimento. Boa leitura !
@MathSoooH5 ай бұрын
@@TheGarroshHell admiravel mundo novo eu li ano passado. Achei bom. Vou procurar Na Pior em Paris e Londres. Vou adcionar As portas da Percepção na minha lista de desejos da amazon.
@marcusviniciuswenzel94455 ай бұрын
Por favor façam um vídeo sobre a vida e obra de Machado de Assis
@kauanrs135 ай бұрын
Sabia que apareceria alguém, antes de mim, o qual comentaria isso.
@johnatanetges71365 ай бұрын
Up
@rebecaribeiro96595 ай бұрын
Up
@ErissomKiefer-bg8cs5 ай бұрын
Up
@lolebomxiu295527 күн бұрын
Não gosto de ler, mas li esse livro pra fazer um trabalho na escola. Esse livro é incrível, pela primeira vez eu senti a emoção do autor nas páginas. SImplesmente maravilhoso.
@adilsonzanesco20125 ай бұрын
Eu fico admirado ao ver essas fotos e saber que nelas ele tinha menos de 45 anos, eu tenho quase essa idade e não pareço tão velho assim
@konaru2550Ай бұрын
Época de guerra né mano
@rafaelchemistry5 ай бұрын
Sugestão Nerdologia Santos Dumont !!!
@viniciusquintinocosta41055 ай бұрын
Indico um vídeo sobre ele do canal do Paulo Rezzuti, muito bom
@Marcelo_Valentim_255 ай бұрын
👁 É realmente impressionante e assustador como o establishment encara o livro 1984 não como uma advertência, mas como um manual de instruções.
@1gorSouz45 ай бұрын
🤔
@dualcore73365 ай бұрын
que?
@mateuscabreraАй бұрын
Exato!!!!
@edsonARC5 ай бұрын
A primeira tradução do Livro Fazenda dos Animais no Brasil foi publicada em 1964, em plena ditadura militar, traduzida por um tenente, Heitor Aquino Ferreira, secretário do general Golbery do Couto e Silva. Para utilizá-lo como uma arma de combate ao comunismo exposto no discurso da ditadura, a tradução do título foi mudada. Fazenda dos Animais se transformou em Revolução dos Bichos.
@wesleylr53305 ай бұрын
Era isso que queria saber. Obrigado
@geopolitical234 ай бұрын
Mas o título ficou bem melhor, parece mais adulto, fazenda dos animais parece livro infantil kkkk.
@konaru2550Ай бұрын
@@geopolitical23 Mas é uma alegoria, a intenção é essa
@Metaphrastes5 ай бұрын
Eric Blair ou George Orwell... Interessante saber que o nome dele é artístico e que foi baseado primeiro no santo padroeiro da Inglaterra segundo a Igreja Católica é um rio da Inglaterra que ele sempre ia. O George Orwell no caso ele era um tipo de socialista bem diferente do que a gente vê que era comum em muitos países comunista e de hoje em dia. Ele era bem mais libertário liberal, democrático no modo de dizer. É tanto que independente da ideologia política das pessoas, gostaria de ver essa esquerda ou de direita também, ele é um escritor muito favorito de muitos!!! Eu mesmo gosto muito dele! E é muito bom porque os escritos dele sempre foi uma crítica há poderes autoritários. Quer seja a monarquia, como a britânica que teve muitos casos como as socialistas e soviéticas! Realmente é um cara que fez uma obra para nos alertar. E é bom sempre ficar atento e vigilante. Mais do que o Grande Irmão!!! Valeu!!! Foi demais esse vídeo do Nerdologia que talvez não agradaria ele mesmo no seu pós-morte! 😅✌🏻😄😊😉👍🏻☺️
@fernandomaca24665 ай бұрын
Socialismo liberal não, pelo amor de deus. Isso fez a URSS regredir muito nos últimos anos até a sua dissolução. Liberalismo só destrói tudo o que vê pela frente afim de ter lucro... 😓
@renatocamargo18435 ай бұрын
Democrático eu não sei, pq o Orwell sempre se mostrou uma posição meio "Se não é do jeito que eu imaginei, não é revolução" isso não me parece democrático. Veja a crítica que o Asimov faz ao Orwell
@mariaedut154 ай бұрын
Esse é o melhor livro de todos! A sensação de desesperança com aquela fagulha de questionamento da sensação de liberdade individual face à opressão social/estatal... Não existe obra igual e nem os filmes são comparados a esse livro ❤ A linguagem cria a realidade, o que vc não sabe pensar não existe... É cerceador do pensamento, por isso acho tão importante ler, conhecer palavras e diferentes idiomas. Quanto mais se vive, quanto mais cultura, quanto mais crítica/dúvida, mais liberdade (o que não é o mesmo que felicidade, mas sim autonomia. Liberdade gera angústia, mas vale cada gota).
@davider55965 ай бұрын
Um dos autores mais citados por pessoas que nunca leram porra nenhuma dele
@jennergg5 ай бұрын
Principalmente por gente de extrema-direita
@Accelluter5 ай бұрын
Direita bolsonazista citam pessoa que nunca leram, OU deturpam frases ditas para passarem a defender o que eles acreditam ser o "correto"
@EsmeraldaTOPeAutista5 ай бұрын
@@jennergg qual tua referencia de estrema-direita?
@ernestoribeiro22265 ай бұрын
“MIL NOVECENTOS E NÃO SEI O QUÊ.” ESSE TIPO DE ANIMAL DEVIA ESTAR SENDO EXPOSTO NUM ZOOLÓGICO DE SUB-HUMANOS.
@fillipemontebelo15525 ай бұрын
@@EsmeraldaTOPeAutista"Estrema" foi foda...
@eicomics25185 ай бұрын
Sugestão de Nerdologia: Alaska e a venda pela Rússia aos EUA
@KassioGabriel-sk7lh5 ай бұрын
Se não me engano esse já tem no canal
@eicomics25185 ай бұрын
@@KassioGabriel-sk7lh Não tem não. Pode pesquisar e não vai encontrar.
@theuodinsson5 ай бұрын
N desiste né pai..kkk
@elciolima5 ай бұрын
Sempre excelente! O Nerdologia deveria ser matéria obrigatória nas escolas.
@Fitroll75 ай бұрын
*spoiler alert* Eu li 1984, o livro é dividido em 3 partes, as duas primeiras achei intressante, a ultima parte gira em torno de tortura, muito desconfortavel de ler, serio, fica um alerta, o desfecho é meio brochante, mas faz sentido com a proposta do livro. O livro é uma critica as característica de regimes autoritário como um todo, mesmo escrito no começo do século XX, até hoje muitas das características do universo do livro tem paralelos com a realidade de muitos países. Não foi um livro que me agradou tanto quanto eu esperava principalmente pelo final. pra mim nota 6.5 ou 7 de 10. Mas a experiência é interessante, como eu disse o livro tem 3 partes, na 2 parte voce como leitor que compartilha visao do protagonista fica imerso na insanidade que ele mergulha e ja nao sabe o que é delirio ou fato sobre o que estava acontecendo ou aconteceu, disparada melhor parte do livro. A passagem que mais me marcou foi a da discussao interna do protagonista com a redução do suplemento de chocolate nas rações da população, basicamente o governo reduziu a quantidade mas usou todo o aparato estatal pra contornar isso e dizer que houve um aumento, e o operário colega le a noticia com ânimo enquanto protagonista sabe o que o aconteceu porque trabalhou com a mudança de dados. Doidera
@kuratudu5 ай бұрын
Pra mim a terceira parte é o motivo desse livro ser tão bom!
@gustav0santos5 ай бұрын
@@kuratudu Concordo muito! E que final fantástico.
@carlosnfslara5 ай бұрын
a terceira parte do livro é justamente o que faz ele ser um livro épico, o desconforto que causa e o final são totalmente condizentes com toda a narrativa do livro e o que o George queria passar com esse livro. O tom deste livro me lembra muito o de '"O Homem do Castelo Alto" de Philip K. Dick. Não dava pra imaginar um final diferente em ambos os livros, quando você está contra um estado moedor de carnes.
@Fitroll75 ай бұрын
@@carlosnfslara Justo, compreensível. Eu não curti muito a parte 3 por conta da mudança da narrativa pra tortura, engraçado como palavras podem causar desconforto, não? O autor foi um homem talentoso, eu concordo com vocês.
@g.vitor40635 ай бұрын
Então, toda aquela tortura, até a pessoa confirmar que cometeu um crime que, na verdade, não cometeu, e passar a amar a ditadura na qual se encontrava, é um perfeito retrato da União Soviética de Stalin (e qualquer outra ditadura socialista, na verdade), mas acabei de descobrir neste vídeo que na verdade aquilo era capitalismo. Poxa, ein..
@lord_of_darkness57345 ай бұрын
Façam um de G. K. Chesterton Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão com aquilo que elas nunca viram.
@djmrprodigy3 ай бұрын
Um dos melhores canais que existe no KZbin, informações verdadeiras e de cunho educativo, parabéns.❤
@Maycpll5 ай бұрын
Um dos meus escritores favoritos: George Orwell, um dos escritores mais fascinantes e incríveis do século 20, suas obras mais conhecidas como 1984, A Revolução dos Bichos(meu livro favorito do escritor) entre outros. Com uma maneira incrível de escrever que envolvia e prende o leitor nas sua obras. Sem dúvidas, umas das mentes mais brilhantes da Literatura.
@juvasconcelos56145 ай бұрын
Lecionou, trabalhou como jornalista, escreveu e publicou textos e livros e tudo isso sem curso superior. Essa época era boa pra se iniciar a vida profissional.
@diogojardim32605 ай бұрын
Boa se vc fosse de uma família rica
@salomaogomes73115 ай бұрын
Quando vc é rico tudo é mãos fácil. Por isso q ele defende o socialismo. Pra todos poderem ter a mesma oportunidade.
@salomaogomes73115 ай бұрын
Quando vc é rico tudo é mais fácil. Por isso ele defende o socialismo. Pra todos terem a mesma oportunidade.
@HenriqueSantanaTPD5 ай бұрын
Melhor leitura que fiz ano passado. E, com certeza, um dos meus favoritos
@coultat5 ай бұрын
Se alguém gosta de ler livros distópicos e quiser saber qual foi a inspiração do George Orwell para 1984: "Nós" de Evgeni Zamiatin. Da pra perceber que Orwell se "inspirou" muito nesse livro. E lembrem, Orwell era O CARA.
@junnioaugusto1845 ай бұрын
Tenho dois livros de Orwell, Revolução dos Bichos e 1984. São muito bons....
@Wagnerlw5 ай бұрын
Uma das Obras que mais pode ser usada para explicar e que tbm teve uma forte forte influencia do mesmo.... Foi eleito o jogo da década passada: *HALF-LIFE 2*
@sandragama23005 ай бұрын
Curiosidade, estou conhecendo, agora galera muito bom gratidão
@evertonrodolfo8335 ай бұрын
7:28 metalinguagem que fala né?! Isso acontece no Nerdcast de 1984 também. Como sempre E42 sempre divino
@Jpsmorais_175 ай бұрын
Vídeo excelente. Dá um up aqui pra eu ver os livros dele dps
@aimeleticia273612 күн бұрын
Mn, esse canal foi um achadooo❤
@erikact24125 ай бұрын
Um dos melhores livros que eu já li na vida!
@DBNicolau5 ай бұрын
Devia ter escrito no video anterior, mas não consegui. Um dos livros que mais me lembro de ter lido era Praça Quinze- escrito por Paula Saldanha- ele relata de um menino engraxate que teve que fugir e foi morto mas eu nem lembro o porque...na verdade acho que ela nem dá relevancia, apela mais para o peso do preconceito jogado contra ele, e usa o apelido "Praça Quinze" pra identifica-lo. Mas é uma Ficção, apesar de se inspirar acho que ela floreou aqui e ali...digo ela não contou a história exata, o crime pode ter sido bem pior. Agora que já deixei esse relato do video anterior me sinto melhor
@comrade-cccp5 ай бұрын
Lembrando que também existem discussões sobre supostos financiamentos da CIA para com alguns autores como Orwell, Hannah Arendt, entre outros, que escreviam de maneira crítica sobre o comunismo, socialismo e alguns ideais de esquerda. Além disso também ocorreu a utilização dos livros 1984 e Revolução dos Bichos como propaganda anti-comunista e anti-esquerda durante a ditadura militar brasileira. Obrigado pelo video equipe do Nerdologia e Felipe! Aprecio muito seu trabalho aqui e no Xadrez Verbal. Abraços!
@lucassoarescosta89925 ай бұрын
Para os comunisteens, a cartada "financiado pela cia" ou "financiado por nazistas" serve pra deslegitimar qualquer trabalho ou opinião contrária ao comunismo, mesmo que essas afirmações não tenham qualquer conexão com a realidade
@NoSamba5 ай бұрын
. Pela amor de Deus cara... comunistas se portam exatamente como extrema direita quando convém (teorias das conspirações). Repudiam a extrema direita por se valer de teoria da conspiração em suas narrativas, mas quando aparece uma crítica sólida ao comunismo aí se valem desse tipo de argumento ? O livro expõe isso exatamente o que está fazendo ! No livro intelectuais do estado são sujo e irão usar do duplipensar para defender o estado a todo custo.
@fernandomaca24665 ай бұрын
Eu acho engraçado como fazem essa comparação de 1984 com o socialismo e tudo o que é escrito no livro acontece hoje no capitalismo: o ministério da verdade espalhando fale news, as teletelas que a gente carrega no bolso e estão sempre vigiando nos monitorando, até as músicas feitas por IA já tem, lembro que quando li essa parte quando adolescente achei tão viajado. Engraçado como independente da distopia o capitalismo sempre está lá 😅😅
@comrade-cccp5 ай бұрын
@@fernandomaca2466 também penso o mesmo. Quando li da primeira vez, sem pesquisar a fundo sobre todo os histórico envolto no livro, pensei que ele seria mais como uma crítica generalizada a "autoritarismos", depois lendo mais sobre o autor e outros fenômenos no qual o livro está incluso, me deparei com certas dubiedades no discurso que o livro aparenta defender e com a realidade material. Caso se interesse, recomendo que leia o livro "Quem Pagou a Conta?". Ele traz algumas informações pertinentes como livros de autores de renome e que muitas vezes soam apenas como "críticas justas", na verdade são utilizados como ferramenta de propaganda.
@marcelo190719985 ай бұрын
calma que o papel alumínio vai acabar desse jeito
@Lanpenn5 ай бұрын
6:05 Show hein, Filipe e Matias realizando a introdução do livro no Brasil.
@ru1do1985 ай бұрын
Ler as obras de George Orwell deveria ser algo obrigatório, o cara é um gênio retratou com fidelidade o presente em que estamos vivendo, conhecendo suas obras teremos mais noções do quanto estamos sendo controlados e vigiados
@g.vitor40635 ай бұрын
O pior é que o pessoal que leu, na vida real, acaba defendendo que o mesmo seja feito em nosso país. Não sei se brasileiro tem cabeça para ler uma crítica ao socialismo ("socialismo" apenas, porque "socialismo democrático" é a maior balela já dita na história) e ver como é ruim. Esses caras leem e pensam, "pô, ta aí, o certo é ter o governo dizendo o que é verdade e o que não é, e mudar o que era a verdade caso convenha".
@alexvalverde88195 ай бұрын
@@g.vitor4063 George era socialista. Povo acha que só existe um tipo de socialismo que foi criado pelo Karl Max. Se você tem estado,você tem socialismo. Capitalismo prega a existência apenas do setor privado.
@_gie_022_5 ай бұрын
no ensino medio, a professora passou uma lista com mais de 100 livros, mandou a gente escolher um e fazer uma apresentação sobre... e eu escolhi 1984... cara... que livro... eu passei bem uma semana completamente catatonica com tudo desse livro. a parte mais dificil foi fazer uma apresentação de so 15 minutos sobre esse livro, eu queria falar sobre cada linha de texto, 1984 é muito bom, um tanto desesperador, e agora um dos meus maiores objetivos é fazer meu namorado ler esse livro, pq se eu fiquei catatonica, ele vai ficar tambem.
@Deku-midoriya-k8s2 ай бұрын
É isso dona😎
@estamosporaqui93165 ай бұрын
Faz tempo que tô querendo maratonar seus livros...
@rafaelcoelhocor5 ай бұрын
Fiz isso esse mes e ta valendo muito! Terminei ontem 1984 e é realmente demais, muito pesado e te te faz pensar muito
@gustavocarvalholoboleite35265 ай бұрын
Oi Nerdologia sugestão faz um vídeo sobre a vida de Vladimir Lenin já que esse ano fez 100 anos de sua morte ou pelo menos um sobre a guerra civil russa já que vcs prometeram esse vídeo lá em 2017.
@pedroitaloalmeidadesousa44005 ай бұрын
Up
@provisoriobackup46755 ай бұрын
Down
@geraldojunior7405 ай бұрын
Up
@mariaclaragarcia52905 ай бұрын
Ótima sugestão!
@AugustoWilliam19995 ай бұрын
Up
@wolfwood1475 ай бұрын
Parece que é obrigatório compartilhar esse vídeo para o máximo de pessoas possível
@eduardos.macedo5 ай бұрын
Um dos meus autores favoritos de sempre.
@marcelopereira91175 ай бұрын
Jura q a pronúncia é orwél? Errei a vida inteira 😢 Que história incrível! Grande mente! Primeiro livro q li na vida foi "revolução dos bichos"...ainda me indigno com o caminhão do carniceiro levando o Sansão... traumático 😢
@danilocanteruccio5 ай бұрын
Foi o tema do primeiro nerdcast que escutei. Ainda me lembro a narração do Brigs gerando aquele drama incrivel.
@ranielsantana29565 ай бұрын
Genio a frente do seu tempo
@danielcordeiro71395 ай бұрын
Boa noite, Filipe, ótimo programa (para variar), só gostaria de indicar uma coisa: o áudio em 8:14 até 8:20 ("Para muitos críticos atuais, o livro antecipou elementos do que é chamado capitalismo de vigilância") parece estar EM OPOSIÇÃO ao que está na tela (manchete da Time: "a ameaça da vigilância não é como Orwell imaginou"). Não sei se é um erro ou uma acertada metalinguagem (dizer uma coisa e mostrar outra, ao estilos 1984), mas isso me incomodou. Grato.
@lucas-qr1br5 ай бұрын
o futuro parece algo como "admirável mundo novo" ao invés de "1984", mas daí depende da interpretação de cada um
@hallucigenia8195 ай бұрын
O único problema da distopia do Adimiravel mundo novo são as castas, mas isso só é discutido em uma página, todo o resto é "como seria ruim, se tudo fosse bom". Eu acho que todo mundo adoraria viver no adimiravel mundo novo
@lucas-qr1br5 ай бұрын
@@hallucigenia819 é uma visão do livro. O meu temor é ficar anestesiado todo o tempo e se tornar parte dessa coisa que não me parece ser viver, e só me parece menos sufocante se você for alfa ou beta, tem acesso infinito a "soma", todo o resto é terrível
@kriscaitanya5 ай бұрын
Coincidência que comprei revolução do bichos e 1984 nesse sábado e assisti o filme 1984 domingo. Eu sou o nerdologia 🎉🎉🎉
@alissoncari2435 ай бұрын
As Big Techs são o verdadeiro "Grande Irmão", vêem e influenciam tudo que fazemos.
@ellenresende5 ай бұрын
Um dos melhores vídeos do canal!
@davicandido46105 ай бұрын
Oi Filipe, uma dúvida. Como ficou a situação do filho dele após o falecimento da esposa, visto que ele estava como correspondente de guerra. E principalmente após sua morte, quando a criança deveria ter por entre 8 ou 9 anos? Obrigado e parabéns por mais um excelente trabalho. E também acompanho teu trabalho junto com o Matias no Xadrez Verbal. Vocês são expetaculares.
@viniciusquintinocosta41055 ай бұрын
Up
@AlvarodeSousa-tw4fw5 ай бұрын
Up porque também fiquei curioso, mas imagino que o menino voltou para a adoção
@davicandido46105 ай бұрын
Oi Filipe olha aqui p nós rsrsrsrs. Responde aí, por favor
@reinaldoew6945 ай бұрын
ele já vivia como nos jornalistas estamos vivendo hoje
@pedrofortunato3855 ай бұрын
Quando se fala em distopias, lembramos sempre da trindade Orwell, Huxley e Zamiatin. Tbm a Margaret Atwood com seu Conto da Aia foi muito impactante. Mas na nossa conjuntura atual de capitalismo distópico, sugiro muito mais as distopias anticorporativistas dos anos 80 em diante. Recomendo muito mais a trilogia Oryx e Crake, O ano do Dilúvio e Maddaddao, da Margaret Atwood para se pensar a merda que pode dar o caminho que estamos trilhando de neoliberalismo total.
@marcosmatheus55705 ай бұрын
"Se que uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando um rosto humano,pra sempre."
@livre_literatura5 ай бұрын
Viva Orwell ❤
@michaelandre77365 ай бұрын
Por favor, tragam um video sobre o trabalho de William Milton Cooper.
@allanfilagrana5 ай бұрын
Caramba, literalmente ontem li a Revolução dos Bichos 😮, estão me espionando!
@andrerocha95795 ай бұрын
Arretado!!!
@matheuspaivabrito55085 ай бұрын
Apenas uma palavra pra descrever esse homem: Gênio! O livro 1984 cria um ar tão sombrio sobre um regime totalitarista, que hoje eu compartilho do mesmo pensamento de Orwell sobre politica e liberdade. Infelizmente neste século, nenhum de seus livros serviram de nada. Pois o povo hoje luta pra colocar no poder a ditadura que mais lhe agradar, seja aqui no Brasil ou no restante do mundo. O que vale é silenciar aqueles que discordam de você.
@user_317985 ай бұрын
Comecei a ler hoje 😮🤯
@rafaelcardoso47485 ай бұрын
Você poderia falar acerca da linguagem que vc deixou implicito que falaria mais sobre? Tenho grande interesse nesse tema
@reinaldoferreira19115 ай бұрын
Grato
@samuelsilva6485 ай бұрын
Filipe, ja passou da hora de fazer um programa sobre a vida de Marx. Seria muito interessante de ver um olhar histórico sobre a figura dele e sua relevância para o mundo nos séculos XX e XXI
5 ай бұрын
Acho que esse nerdologia podia ser um pouco mais detalhado, pois passou a impressão que o Orwell era um cara legal. Longe disso. Pessoas próximas a ele falavam como ele era violento, que já bateu em alunos dele (dito em entrevista com Geoffrey Stevens), já bateu num colega de quarto (Heppenstall), e já foi acusado de tentar abus@r de um amiga (no livro Eric & Us, se não me engano). Além disso, era informante do serviço britânico e denunciava autores por suspeita de serem comunistas, e muitas vezes eram suspeitos simplesmente por serem judeus, gays ou simplesmente antiracistas (pesquisem "Orwell's list", ou "lista de Orwell"). E a critica dele ao nazismo em 1984 é bem branda, na minha opinião. É tipo "nazismo é ruim, mas o socialismo... nossa, muito pior"
@kaiofury5 ай бұрын
Dizem que George Orwell se inspirou no livro russo Nós de Zamiatin para criar o livro 1984.
@caua51905 ай бұрын
ele tem ensaio sobre Nós. tem muita influencia sim
@carlosfilho34025 ай бұрын
Que incrível.
@Gabriel-pu4lc5 ай бұрын
Bem que o nerdologia poderia fazer um video sobre os anarquistas da F.A.I C.N.T na Catalunha.
@LevGumilev20075 ай бұрын
Também seria muito bom fizessem um vídeo do Nestor Makhno
@umagarotatriste24735 ай бұрын
Falem sobre a hannah arendt
@IzLunna5 ай бұрын
Faltou só um Pink Floyd - Pigs no fundo KKKKKKKKK Otimo video, tanto o Revolução dos Bichos quanto o 1984 sao dois baita livros que, por serem bons como são, tentam ser cooptados pra mudar a narrativa do que o Orwell tava escrevendo, aplicando um revisionismo à propria vida do autor.
@carlosariel19095 ай бұрын
Excelente vídeo
@venusbcarmesim275 ай бұрын
5:56 Por isso que ele aparece no "Revolução dos Animais". Se Stalin fosse mais de boa, isso nem ocorreria.
@benevidesprofessor5 ай бұрын
Legal! Você poderia falar do livro Nós do Zamiátin?
@andersonnunes52345 ай бұрын
Que vídeo maravilhoso
@andreyfagundes66905 ай бұрын
2:24 História, nesse caso, história fictícia ou estudo de história de fato, científica?
@alexandregames99xandi5 ай бұрын
Eles Estão de Olho Em Nois Da Silva
@Endrin855 ай бұрын
O mais irônico é que tem gente que leu 1984 e na vida real é favor da criação do Ministério da Verdade. Edit: apareceram vários comentários que deixariam o Grande Irmão orgulhoso kkkkk. NÃO ENTENDERAM O LIVRO.
@t.37715 ай бұрын
Ministério da Verdade ou Ministério da Anti Mentira? creio que o Sr. faça orações para pneus, não?
@sethh82995 ай бұрын
Não é ministério da verdade não, é ministério da anti - mentira, pode ficar tranquilo pô
@hallucigenia8195 ай бұрын
Eu sou a favor da criação do ministério do amor
@kauanrs135 ай бұрын
@@hallucigenia819Tá doido?
@gustavovinicius49565 ай бұрын
A melhor forma que temos de defender a verdade, é combatendo as mentiras, a regulamentação é nescessária
@Maycpll5 ай бұрын
Eu tenho Duas sugestões Nerdologia: A primeira: A vida e obra de William Shakespeare, o maior escritor inglês da história
@carlosfilho34025 ай бұрын
O Eton College Foi Fundado Por Henrique VI da Inglaterra.
@jhonatthamxxx5 ай бұрын
Cara que vídeo bom.
@FelipeRodriguespires5 ай бұрын
Apesar do resumo eu achei a história bem interessante
@plutao_pt5 ай бұрын
ah as redes sociais = 1984, admirável mundo novo, Fahrenheit 451
@leooliveira65925 ай бұрын
Depois de ler essa obra eu me pergunto, se era uma denuncia ou uma espécie de tutorial pra quem viria posteriormente.
@leonardohora5035 ай бұрын
Incrível como o Orwell escreveu há 100 anos coisas absurdas que ambas, esquerda e direita, seguem fazendo até hoje. Uma mente bem a frente do seu tempo.
@JeffersonGuilherme-gr5hq5 ай бұрын
O livro a revolução dos bichos é muito bom define bem nosso momento político.
@limalaressa5 ай бұрын
A Vanessa "mil novecentos e não sei o que" hahahahaha fofa
@willianm.araujo20175 ай бұрын
otimo video!!
@buritobr5 ай бұрын
Acredito que os intelectuais chineses do século XIX diziam: "o ópio é o ópio do povo"
@r3ysaints8805 ай бұрын
"Se vc soubesse o que ...."
@viniciushorbuch39765 ай бұрын
Aos que dizem que Socialismo Democrático é paradoxal, apenas uma resposta clara e simple. Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Socialismo Democrático é complementar, na sua definição!
@LevGumilev20075 ай бұрын
Também tem dá para considerar muitos exemplos de pessoas que seguiram essa ideologia como o Julius Martov líder da facção menchevique na Rússia pré-revolução de outubro E também o presidente do Chile que foi deposto pelo pinochet o Salvador Allende
@hallucigenia8195 ай бұрын
Democracia é poder popular, socialismo é democracia, quando deixa de ser, sucumbe
@g.vitor40635 ай бұрын
Ah, como o papel é bonito... pena que seus líderes NUNCA vão levá-lo para a realidade. Defender socialismo democrático é defender uma bola quadrada.
@fernando_cravo5 ай бұрын
Quanta bobagem. Não existe socialismo sem ditadura. O que você acha que acontece com "os donos dos meios de produção" quando um país se torna socialista ? Santa inocência...
@viniciushorbuch39765 ай бұрын
@@g.vitor4063olha você aqui de volta... E o Capitalismo é o que? Se não ditadura de poucos contra muitos? Pra existir de fato socialismo, não precisa existir detentores dos meios de produção. Trabalhar menos, trabalhar todos, produzir o necessário, redistribuir tudo!
@gibranhenriquedesouza28435 ай бұрын
Poder, ilimitado!
@henriquebeira5 ай бұрын
😮
@josedivinolimagomes24735 ай бұрын
👍👍👍
@jeftavas13 күн бұрын
Ele era bem louco
@thiagozzaj5 ай бұрын
No livro "quem pagou a conta" diz que ele foi financiado pela CIA, é verdade?
@SomethingToSee1015 ай бұрын
Não é isso que esse livro diz. Ele diz que a CIA comprou os direitos pra fazer um filme da esposa dele depois de ele já ter falecido. Recomendo dar uma olhada você mesmo no livro pra confirmar. Eu até gosto do Ian Neves, mas ele é muito desonesto intelectualmente as vezes...
@eduardocolgan5 ай бұрын
Não. Mas a adaptação animada de Revolução dos Bichos e a primeira versão de 1984, as duas dos anos 50 no ápice do anticomunismo da Guerra Fria, foram sim secretamente financiadas pela CIA. Mas as duas foram feitas quando ele já tinha morrido.
@eduardocolgan5 ай бұрын
@@SomethingToSee101 ....que bom então que você não tá no canal do Ian Neves
@SomethingToSee1015 ай бұрын
@@eduardocolgan Comentei sobre isso pq quase 90% das pessoas que trazem esse "CIA financiou George Orwell" tiraram do canal dele
@Pedroza12065 ай бұрын
Boa ❤ o grande irmão é real
@matleos.34415 ай бұрын
Que video bom
@Parcian-5 ай бұрын
Nossa.. morreu com 46 anos, mas na foto já parece ter uns 70
@popcornenglishonline95484 ай бұрын
How many fingers do you see?
@DanielFranciscoCavalcanti0835 ай бұрын
Nice
@loydcyber64845 ай бұрын
mto impossivel de alguem ler ou o proprio felipe ler, mas derrubaram o video do hp lovecraft :( tem alguma chance dele voltar ao ar??
@brusan3535 ай бұрын
Engraçado quando tem vídeo desse autor só aparece os reacionários nos comentários. Uma observação , se nessa época ele era contra a URSS ele estava do lado de quem então ?🤔🤔🤔
@Pedro-felipe5 ай бұрын
Ele era um socialista libertário e não marxista: Ou seja, ele era contra Stalin e por isso era contra Marx, porém ele defendia o socialismo
@pablo24485 ай бұрын
Do lado dele? Não precisa ficar contra um lado pra ser automaticamente do outro; posso muito bem ser contra o Bozo, mas também ser contra o Lula. Ademais, essa história de Orwell apoiar o nazismo é uma invenção estúpida de stalinistas. Leia a resenha que Orwell fez de "Mein Kampf", antes de vir bostejar nos comentários. Stalin era um tirano!
@gustavovinicius49565 ай бұрын
Ele não era nescessariamente contra a URSS. Ele era contrario ao totalitarismo de forma geral, seja ele de esquerda ou de direita. Ele era contrario ao governo do Stalin, não a URSS toda
@g.vitor40635 ай бұрын
Entender que qualquer tipo de socialismo é totalitário é coisa de reacionário? Isso é o óbvio, HISTORICAMENTE PROVADO. Meio burro você, ein?
@brusan3535 ай бұрын
@@gustavovinicius4956 Ser contra o Stalin era ser contra a URSS, e na verdade n existia totalitarismo no governo Stalin, existia uma luta contra o imperialismo dos países q esse autor apoiava, socialismo democrático é pleonasmo socialismo é o trabalhador no poder do estado, se ele era contra isso ,tbm era contra a classe trabalhadora. E usava esse Papinho de "isentão" q é o mesmo Papinho q a extrema direita usa hj, para esconder pra quem ele realmente lutava. E repito se ele era contra o Stalin q estava combatendo diretamente o nazismo nessa época, ele estava do lado de quem ??
@maristelarainerimazzucatto81525 ай бұрын
Eu conheci Orwell aos 14 anos em 1984. O conheci como "anticomunista".
@leandrorodrigues80735 ай бұрын
Lembra bem nosso querer "censurar" quer dizer regular as redes sociais hehe