Seja guitarrista AMADOR e FELIZ com a música (não se iluda com a vida de músico profissional)

  Рет қаралды 21,077

alexmartinho

alexmartinho

Күн бұрын

Muitas vezes o guitarrista amador é mais feliz com a música que o profissional! Concorda?⁣⁣
⁣⁣Para meus trabalhos e aulas, acesse www.alexmartin...
(Esse trecho foi no podcast do meu amigo Mateus Starling, assista o episódio completo em • A ESTRADA DE UM PROFES... )
#GuitarraSoloClube

Пікірлер: 133
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
⁣⁣Para meus trabalhos e aulas, acesse www.alexmartinho.com.br
@Demian1917
@Demian1917 2 күн бұрын
Muito bacana o papo real. E parabéns pelo trabalho, excelente!
@pedroribeiro5507
@pedroribeiro5507 2 күн бұрын
Você está completamente dentro da razão, comecei a tocar com 13 anos e com 15 já tocava em barzinhos com amigos aqui em Salvador. Nunca ganhei muito dinheiro e gastava mais do que ganhava, fora outras coisas ruins que vieram junto no qual o mundo da música proporciona. Acabei largando 2 faculdades e não construí nada, com 23 larguei, voltei a faculdade e construí família, porém a música nunca saiu de dentro. Hoje com 36 anos, formado, casado e concursado voltei a tocar pra fora e o sorriso no rosto é tão grande quando como era adolescente, só que agora com uma vida completa, limpa e o melhor, vendo sua família olhando e admirando você. Alguns amigos que ficaram só nessa hoje não tem uma vida familiar estruturada e pouca ou nenhuma formação. Quem tem a música no coração não precisa ter pressa, construa sua vida, estruture sua família e toque somente por prazer.
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
Que demais seu depoimento, Pedro, sei bem como é pois já tive muitos alunos em situação similar! Grande abraço
@skydog1989
@skydog1989 Күн бұрын
Demais concordo plenamente!!!
@gabrielperi5966
@gabrielperi5966 Күн бұрын
Nossa, melhor comentário.
@joelsonsouza1998
@joelsonsouza1998 Күн бұрын
Me representou kkk também tenho 36 anos, acabei de passar num concurso e agora vou voltar a tocar guitarra por amor e praticamente do zero novamente, porém, curtindo o processo e sentindo o prazer disso. E agora conseguirei também comprar produtos de boa qualidade.
@PedroMcGyver
@PedroMcGyver 13 сағат бұрын
Quase a mesma coisa aqui!
@Zappakubrick
@Zappakubrick 2 күн бұрын
Que bom poder ouvir um músico profissional falando tão honestamente sobre isso.
@DeividyBrito
@DeividyBrito 2 күн бұрын
Contar minha experiência: Eu era musico regional aqui em São Paulo (baterista), tocava de Terça a Domingo ou as vezes de quarta a domingo. Ganhava bem, porém depois comecei ficar frustrado, pq eu nao tinha mais tempo pra minha familia, mal via minha filha. E também comecei pegar "nojo" das musicas que eu tocava (sertanejo e forro) , ai em seguida veio a pandemia e ai de lá pra cá abandonei o ramo, tenho um trabalho, faço alguns projetos na internet com vendas tbm. Hoje ganho o mesmo que eu ganhava com a musica, e aos fim de semana, tenho tempo para dedicar a minha filha. Lembrando que eu era musico regional, agora imagina um cara ser musico de artista nacional, que só ve a familia praticamente 1 vez no mes? Já parou pra pensar? O lado "bom" de ser musico regional, que pelo menos vc toca, e dps vai dormir na sua sua propia cama, sua casa, seu lar. E musico de estrada? Pois é galera, esse é o preço de ser musico. Agora cabe a você estar disposto a pagar o preço ou não. Abraços rapaziada
@celioferreira3893
@celioferreira3893 3 сағат бұрын
Excelente palavras. Parabéns pelo conteúdo difícil ouvir um profissional com essa sabedoria.
@thiagosilva-el7hp
@thiagosilva-el7hp Күн бұрын
A minha história é exatamente essa. Eu conheci James Taylor aos 12 e me apaixonei por violão. E pensei em aprender a tocar pensando no violão como minha companhia na minha velhice. Nunca pensei na hipótese de viver de música. Nesta mesma época eu já estava estudando para entrar na faculdade de engenharia. Enquanto isso, ouvia as músicas que gostava sempre acompanhando com violão e estudando as letras, pois sempre gostei de inglês. Aos 32, terminando a faculdade, tardiamente, perdi minha melhor amiga e descobri que eu cantava. Foi nesse momento que a música me salvou. Hoje, eu canto na noite mas desta maneira que ele comentou no vídeo. Eu toco o que eu gosto. E me permito dizer não a casas onde não cabem as musicas que toco. Uma vez, eu tocando Elton John, lionel Richie e essas coisas, chega uma mulher no meu ouvido e me pede Jorge e Mateus. Eu respondi: minha senhora, eu nao sei nem quem é. É libertador fazer o que gosta, e é bem isso: viver de música é, muitas vezes, se submeter. E em qual emprego nao fazemos isso? 😂
@josuedoviolao8514
@josuedoviolao8514 Күн бұрын
Sou músico profissional. Estou satisfeito, apesar das dificuldades comuns a todas as profissões.
@AlphSlayer
@AlphSlayer Сағат бұрын
Mestre é mestre!
@rodrigo_soh
@rodrigo_soh 2 күн бұрын
Cara, esse papo é sensacional. Hoje eu trabalho como músico no circuito de música regional e realmente, as vezes a gente precisa se submeter a algumas situações ruins por causa da subsistência. Este é um tipo de papo que é fundamental.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Sei bem como é, Rodrigo! Nessas décadas minhas como guitarrista e professor já vi e ouvi histórias similares inúmeras vezes. Sucesso pra você!!!
@rodrigo_soh
@rodrigo_soh 19 сағат бұрын
@@alexmartinho obrigado pela atenção, mestre. A gente se divide entre; o trabalho, o glamour da música 😅 e a preocupação com a subsistência da nossa família. 🤘🏻
@thiagodistefano1867
@thiagodistefano1867 Күн бұрын
Trabalhei por anos como CLT e tenho curso tecnico em outra area e não ganhei um decimo que ganho como musico profissional, existem realidades opostas sempre. O certo é se planejar e saber sobre a profissão, trabalho com musica e claro hoje é minha principal profissão e vivo em plena paz.
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
Parabéns cara! O importante é ser feliz com o que faz, sendo profissional ou não. Sucesso!
@yagomellovozeviolao
@yagomellovozeviolao Күн бұрын
Estava pr3cisando ouvir isso. Obrigado pela sinceridade ❤
@anirrabelo9173
@anirrabelo9173 Күн бұрын
Como sempre o Alex muito centrado e com uma cabeça muito boa. Concordo plenamente. Com certeza a vida tem muitos caminhos e não apenas um único. As escolhas tem de ser uma estrada para se alcançar de alguma forma a paz interior.
@flaviolivext
@flaviolivext 12 сағат бұрын
Ouvir o Alex falar essas coisas só reforça a escolha q fiz qd era mais novo sobre a música comecei a tocar com 16 pra 17 anos a os 20 já fazia com algumas bandas em barzinhos e shows pequenos e médios ,mas algo me entrigou qd um amigo baterista disse q ia ter q sair pra tocar um domingo q ele estava totalmente sem vontade de ir pra ganhar uma mixaria e tocar oq n gostava pq ele disse q n sabia fazer outra coisa além de tocar aquilo abriu meus olhos fui pra outra área levando a música em paralelo,me formei em engenharia ,mas passei em um concurso público ,hj levo a música a sério mas me dou o luxo de n está em qualquer trabalho vou se eu quiser ,se n valer a pena nem boto meus pés fora de casa tenho tempo pra família ,tempo pra minha filha meu trab n consome meu tempo em tese estou feliz só faço oq me der prazer se n der nem vou lá bater cordas
@joaomauriciobasiledesouza6204
@joaomauriciobasiledesouza6204 2 күн бұрын
Alex é um mito da guitarra brasileira e pessoalmente é um cara sensacional.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Obrigado pelas palavras, João! Grande abraço
@reinaldonascimento1933
@reinaldonascimento1933 Күн бұрын
QUE FALA EXCELENTE!!
@RodrigoClermont
@RodrigoClermont 2 күн бұрын
Esse é o conselho que eu queria ter ouvido aos meus 20 anos.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Você desistiu de tocar nessa época?
@RodrigoClermont
@RodrigoClermont 2 күн бұрын
@@alexmartinho Não, me tornei profissional mas foi o que vc disse, tive que tocar um monte de coisa que eu não gostava, passar perrengue só pra abrir a boca pra dizer que eu era profissional rs. Continuo tocando mas não dependo financeiramente da música, até o hábito de ouvir música melhorou, escuto pelo prazer de ouvir música! Sucesso ai mestre.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
@@RodrigoClermont ah sim, agora entendi! Que bacana que deu essa virada de chave, desejo tudo de bom
@RodrigoClermont
@RodrigoClermont 2 күн бұрын
@@alexmartinho Te desejo o mesmo!
@EDSilvaguitar
@EDSilvaguitar Күн бұрын
Parabens Alex falou so verdades
@AndersonSilva-fx1ne
@AndersonSilva-fx1ne 2 күн бұрын
Sonhava em ser músico desde criança, a vida cobrou e precisei trabalhar com algo mais certeiro. Hoje tenho meu escritório de contabilidade e toco aos finais de semana para curtir.
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
É o caminho de muitos, Anderson! Boa música pra você
@emersongomes8000
@emersongomes8000 13 сағат бұрын
Parabéns. Primeira vez que vejo um cara falando sobre o outro lado...
@SrFuncional
@SrFuncional 2 күн бұрын
Mano, maravilhoso ouvir profissionais falarem isso. Desmistifica muita coisa
@fabio8185
@fabio8185 2 күн бұрын
O homem evoluído tira o peso do outro apenas sendo ele mesmo.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Assumir a responsabilidade da vida sem dúvidas é o caminho certo.
@janioedrodrigues9293
@janioedrodrigues9293 Күн бұрын
Tenho 48 e toco desde os 9, nunca trabalhei com música. Concordo plenamente com essa opinião, gravo minhas músicas em casas na maior despretensão e liberdade.
@matheusdomingos6120
@matheusdomingos6120 18 сағат бұрын
Infelizmente nem todas as pessoas abordam com tanta clareza e realidade esse tipo de assunto. Eu por um Bom Tempo da Minha Vida uns 10 Anos diga se de passagem ingressei em Bandas de Pagode, Duplas Sertanejas, Cantores de diversos Generos e Estilos. Ja Cheguei a Gravar Materiais tudo mas infelizmente tem essa questão de ter a obrigação de tirar e tocar o repertório que não gosta de ouvir, odeia tocar mas tem que fazer 2 ou 3 Horas de Show pra Ganhar um Dinheiro por sinal Baixíssimo Nível. É ter que lidar com Contratante que não cumpre combinado, quebra contrato, Logística fora de Ordem, é ter que encarar Onibus, Carro em Péssimas Condições, pegando atrasos, Som Equipamentos Ruins. Teve dias deu olhar pra mim mesmo e me cobrar mediante a tudo isso que ja passei esse lado escuro que ninguém vê por trás dos palcos. Nao deixei de ser musico embora muita das vezes queria parar de tocar por estar cansado e as vezes me sentir frustrado por não conseguir chegar onde queria, mesmo com garra, luta e disposição. Hoje eu não estou nos Palcos, toco ali no meu Canto na Igreja e tá tudo certo. Tudo bem que não estou ganhando o que ganhava antes porém, eu consigo estar boa parte do tempo com a minha família, antes eu corria risco nas estradas viajando altas madrugadas chegava em casa não aproveitava a familia, só queria dormir isso me sugava. Ja pensei vender tudo mas tenho uma companheira que pega no meu pé pra não vender nada ( Por saber das Lutas que passei pra ter o que eu tenho ). Tem dias deu olhar pra mim e me sentir frustrado até hoje mas por outro lado enxergo que existem coisas que são totalmente maiores que o dinheiro não compra, paz, saúde, alegria de estar perto de quem você ama. Continuo sendo Musico mantendo o Meu Profissional mas de outra forma.
@rubenssiqueira4489
@rubenssiqueira4489 2 күн бұрын
Alex Martinho é fera demais
@guifaria5461
@guifaria5461 2 күн бұрын
Obrigado Alex! Ja era teu fã, agora mais ainda.
@rogeriomac1
@rogeriomac1 2 күн бұрын
Alex, sempre me senti assim ! "Frustrado" por achar que poderia ser um músico profissional tendo uma carreira em outra área ! valeu por falar isso.....É muito importante
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Você não está sozinho, Rogerio, muito pelo contrário, é a grande maioria! Desejo diversão com a guitarra, independentemente de qualquer coisa. Abraço
@rodrigues_elton
@rodrigues_elton 2 күн бұрын
É foda isso mestre. Eu parei de tocar por anos para dedicar ao trabalho e estudos. Mas sempre me chamavam para tocar um show ou outro, tinha que me virar para tirar as músicas, muitas difíceis para quem não praticava diariamente igual eu. Aí agora depois de formar e anos trabalhando, me bateu a deprê de não ter dedicado como deveria, e voltei a tocar direto. Mas toco o que gosto, que é rock e metal, e por hobby. Vejo amigos meus metaleiros tocando forró e sertanejo por dinheiro, vivendo infelizes (na maioria melhores que eu). Ainda quero fazer algo pela música, ou para músicos, mas não me imagino sendo professor ou músico da noite. Pensarei em outras formas. E estou feliz atualmente sendo um músico amador porém tocando com muito amor nas horas vagas. Dinheiro tá pingando o suficiente para pagar as despesas da diversão.
@gvt76
@gvt76 2 күн бұрын
Video necessário e verdadeiro, obrigado Alex por expor a realidade que muitos sequer tem conhecimento desta realidade ❤
@pegaaguitarra
@pegaaguitarra Күн бұрын
DISCORDO! Gosto muito do Alex Martinho e respeito sua trajetória, mas não posso concordar com essa visão. Claro que é fundamental reconhecer que toda profissão tem seus altos e baixos: você pode ter que lidar com patrões complicados, rotina entediante, colegas de trabalho difíceis ou até ambientes tóxicos. Isso é comum em qualquer área de atuação, seja você um advogado, médico, vendedor ou músico. No entanto, a verdadeira questão aqui é: o que você prefere enfrentar no seu dia a dia? Trabalhar em um escritório, atrás de uma mesa, lidando com planilhas, ou atender pessoas em um comércio pode ter suas recompensas, mas será que isso trará a mesma satisfação pessoal que você teria ao tocar guitarra e viver de música? Mesmo no mundo da música, há desafios: repetição, rotina e, às vezes, clientes ou colegas difíceis. Mas se a música é sua paixão, esses obstáculos podem ser mais fáceis de superar, pois você está fazendo o que ama. Eu escolhi ter a guitarra no colo, enfrentando todas essas dificuldades como qualquer outro profissional. E, mesmo depois de 24 anos nessa carreira, não me arrependo nem por um minuto. O importante é entender que a decisão sobre o caminho a seguir depende daquilo que realmente move o seu coração. Se a guitarra é o que te faz feliz, transformar isso em profissão pode ser a melhor escolha que você já fez.
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
Fala meu amigo! Eu concordo com 100% do que você escreveu, discordância zero. O que eu falei na entrevista não contradiz em nada o que você escreveu. Desejo muito sucesso em sua carreira, tudo de bom sempre ❤
@pegaaguitarra
@pegaaguitarra 22 сағат бұрын
@@alexmartinho Obrigado Alex! Torço pela sua tbm! Um forte abraço!
@miguelimport8696
@miguelimport8696 2 күн бұрын
Fui no show do Allan Holdsworth em 1993 em São Francisco.... Um dos maiores monstros da guitarra de todos os tempos .... Tinha 30 pessoas assistindo.... Infelizmente
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Já soube de casos e mais casos similares, infelizmente acontece demais, mas enfim, é assim que o mundo é.
@luizhenriqueoliveira5795
@luizhenriqueoliveira5795 2 күн бұрын
É complicado isso. Por exemplo eu consigo ver o talento dele, porém não consigo digerir o som dele, para o meu paladar eu não curto. Por exemplo, eu gosto muito mais do Steve Morse do que o Steve Vai e Satriani. Mas admiro o talento do Allan
@miguelimport8696
@miguelimport8696 2 күн бұрын
@@luizhenriqueoliveira5795 os solos do Allan é coisa de louco .... Eu era viciado em Steven Morse e Dixie Dregs, não pelos solos , mas pela composição das músicas.... Fui em um show do Dregs em 1992. Curto muito Satriani.... Também admiro o Steve Vai mas não gosto dos solos dele. A música que mais gosto do Vai é "Sisters" que nao tem solo rápido.... Detesto os solos Yngwi Malmsteen , mas ele toca muuuuuito.... Mas a música dele não me atrai. Hendrix é demais.....
@luizhenriqueoliveira5795
@luizhenriqueoliveira5795 2 күн бұрын
@@miguelimport8696 Que show parceiro, poder ter ido apreciar o Show deles! Deve ter sido uma experiência muito legal! Eu também detesto Malmsteen; - tipo você ouve a faixa 1 e muda para faixa 2, 3, 4 e etc.... parece a mesma música, uma igual a outra. Mas claro ele o Malmsteen tem o talento dele , longe de mim julgar ele. Mas, não é para o meu paladar também. Abraço parceiro! 🤟
@sidneyfranca2570
@sidneyfranca2570 2 күн бұрын
Análise perfeita! É exatamente isso.
@luancarlosmusic9139
@luancarlosmusic9139 2 күн бұрын
Poxa... Necessário demais esse vídeo. Hoje toco só por diversão mesmo, mas já alimentei esse desejo de viver de música. O Alex foi realista, mas tem muito músico que vende essa ideia de glamour e do sonho de que basta se esforçar que o cara vai chegar no mainstream. Eu prefiro o discurso realista do que essa ideia que muitos músicos consagrados vendem por aí e que frustra muita gente.
@leonardolima5015
@leonardolima5015 2 күн бұрын
Cara vc foi bem direto, é assim mesmo que funciona.
@Tiago6511
@Tiago6511 10 сағат бұрын
Belíssima visão . Sempre sonhei em trabalhar com música , mas vi que isso não é uma tarefa fácil e perfeita . Então , decidi focar em concurso público para ter estabilidade financeira e poder trabalhar fazendo a música que gosto para não ter que me submeter a certas situações .
@unic0
@unic0 2 күн бұрын
Muito feliz em ver seus videos mano! tmj, obrigado pelos ensinamentos
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Fico muito feliz em ajudar, obrigado por acompanhar!
@sergioreis1531
@sergioreis1531 Күн бұрын
Tocar estilo que não gosta... tocar com pessoas escrotas.... é ser escravo...ambiente é tudo! tocar o que ama é tudo.. companheirismo, humildade é tudo... nada melhor do que ser livre...pessoas comprometidas com uma boa música, muito família, mesmo que tenha uns puxões de orelha, mas faz parte do aprendizado...
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm 2 күн бұрын
Essencial dizer isso que o Alex Martinho está dizendo. Eu achava a ideia de ser músico profissional uma coisa fantástica. Mas quando conversei com o guitarrista mais requisitado na minha cidade, vi que a coisa não era tão sensacional assim na prática. Um cara que já havia tocado com grandes nomes da música nacional, dava aula, vendia instrumentos musicais, batalhava pra caramba. Percebi uma certa frustração nele por ter que tocar com uma dupla sertanejabque fazia muitos showsna época. Ganhava um grana legal, mas não era o tipo de música que havia estudado e se dedicado tanto pra tocar.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Pois é, são inúmeras as histórias como essa... Obrigado pelo comentário e grande abraço!
@nelsonfranca8829
@nelsonfranca8829 2 күн бұрын
Ainda vou comprar o curso do Alex...pena esta acidentado e morando em Portugal ...passando um perrengue aqui..libera um curso pra mim Alex kkk
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm 2 күн бұрын
@@nelsonfranca8829 Você vai vencer essa dificuldade, vai comprar o curso do Alex, vai evoluir e no futuro, de repente vai elaborar o seu próprio curso. É um trabalho que necessita de dedicação conhecimento e tempo pra ser elaborado. Merece ser valorizado, brother.
@junior2630
@junior2630 Күн бұрын
Penso igual, estou retornando à música, a estudar mesmo, após 8 anos. Deixei nesse tempo como hobby, gravando no digital, cantando uns playbacks, e me dediquei aos estudos para o ramo que trabalho hoje, que é a segurança pública. Hoje consigo comprar bons instrumentos, bons equipamentos, e sou um músico amador e feliz, continuo estudando e quem sabe, nos próximos anos poderei pagar aos amigos para ensaiar comigo nos fins de semana, de graça nem injeção na testa. kkk
@skydog1989
@skydog1989 Күн бұрын
Falou tudo!!!
@fernandoamorim86
@fernandoamorim86 Күн бұрын
Puts e bem isso mesmo! Toquei 10 anos em uma banda q eu odiava o estilo .mais precisava da grana ! E até ter coragem d sair foi muito difícil.
@sidneiperoni1520
@sidneiperoni1520 2 күн бұрын
Ele tem razão no que disse... Infelizmente é a verdade nua e crua. Gostoso mesmo é você tocar o que gosta...E sem ter pressão...Tocar no seu tempo...Na hora que você quiser... Saudável e prazeroso. Como todo trabalho...A pressão de você sempre fazer algo repetitivo...Sem poder de certa forma dizer hoje não quero...Isso vai adoecendo a mente. Muitos inclusive...Largaram o vício do materialismo em prol de mostrar para uma sociedade ou até familiares...Que o valor é o seu eu que eles querem ver... Mas não...Seu valor você deve inflar seu coração no seu íntimo...Se satisfazer...Nem que seja...Fazendo coisas a toa...Mas no fim...Alimento da alma ninguém compra com materialismo... Enfim...
@paulogoncalves6760
@paulogoncalves6760 12 сағат бұрын
Eu aprendi violão com 16 anos, mas ja trabalhava com carteira registrada e fazendo oq tbm gostava, tanto é que ja até me aposentei. Mas nunca abandonei o violão, sempre apaixonado por ele, nunca ganhei nada tocando, até tentei mas não deu certo.A unica coisa que sinto era se tivesse descobrido o talento mais cedo , poderia talvez ser um músico de orquestra ou ser formado em música, mas tocando pra mim e os anjos como fiz na maioria das vezes também me faz se sentir bem e realizado
@wil65
@wil65 2 күн бұрын
Falou tudo parabéns
@gleiksoncamelobass7411
@gleiksoncamelobass7411 2 күн бұрын
Disse duras verdades,mas é realidade de uma boa porcetagem dos Músicos Brasileiros!!!
@carlosandrecompositor
@carlosandrecompositor Күн бұрын
Por aqui no nordeste tá cheio de roqueiro, heavy metal, tocando em banda de forró.....
@Skullholder0
@Skullholder0 Күн бұрын
Sou músico profissional.. Toco guitarra a des dos 16 To com 40 .. estudo ate hoje técnica.. harmonia.. improviso.. etc... Sou CLT ... Música pra mim é hobby.. nada melhor que juntar os amigos e fazer um som de vez enquanto..
@demetriuscunha3737
@demetriuscunha3737 2 күн бұрын
Sensato 👏👏👏
@quilouko3604
@quilouko3604 2 күн бұрын
Tive uma época de querer ser músico profissional...nossa banda estava fluindo na cena local... certo dia em uma das rodas de conversa com a banda um deles soltou: "Se eu tivesse a oportunidade que você tem cara, estaria fazendo faculdade, concurso público... mas como não tenho, estou aqui nessa." Aquilo ali foi um chave para mim. Percebi que ele estava ali naquele propósito por ser sua única opção (não por sonho ou coisa do tipo)..um tempo depois larguei a banda e voltei meus estudos, passei em concurso, crei família e hoje toco de boas em casa com minha cerveja do lado. Ser músico profissional parece legal, mas já imaginou os dias fora de casa? longe dos filhos,esposa? São poucos que tem uma família estruturada na música. Não à toa muitos se afundam em drogras e prostituição. Até em banda gospel tem casos de separação entre os membros da banda devido a rotina da estrada...
@heliooikawa2180
@heliooikawa2180 2 күн бұрын
Parabéns pela sua análise!
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Fico feliz que tenha curtido, tudo de bom!
@guitarteam
@guitarteam 8 сағат бұрын
O caminho que fiz foi... Tocar o que eu gosto e vender aulas. Dá certo há 20 + anos. Tenho tempo pra ficar em casa , curtir a família e boas.
@and2oo7
@and2oo7 4 сағат бұрын
Eu vivo praticamente só de música, e aulas ,mas não me prostituta, Sertanejo e pagode e axé nem pensar !Exatamente para não acontecer isso que o Alex Martinho está abordando .
@ViniciusDantas81
@ViniciusDantas81 2 күн бұрын
Ótimo ponto!
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Valeu, Vinicius!
@dealves8397
@dealves8397 Күн бұрын
É assim mesmo: já me chamaram pra tocar e eu não aceitei. Porque eu só toco as coisas que eu gosto
@CH4CarlosHenriqueCH
@CH4CarlosHenriqueCH Күн бұрын
As coisas mudaram tanto que hoje em dia é difícil você ganhar grana sendo um artista, com sua obra, seus ideais e etc. Geralmente, os músicos tem que tocar com muitas pessoas pra conseguir ser conhecido no meio, mas o próprio meio pode ser o problema. Existe a possibilidade de com o tempo, você tocar de tudo e com todos, mas quando perguntam quem é você? Ah eu sou guitarrista do fulano, sicrano, beltrano e por aí vai... Mas e as suas obras? Aí ficamos com cara de paisagem. Sem contar que você pode ser o melhor no que faz, você pode e será desvalorizado inúmeras vezes... Tipo "Você cobra quanto? 300. Caraca, tá meio caro, vou ver e já falo" e na mesma hora o cara tem um outro que cobra 150. O underground é legal, mas tem que ter base financeira e psicológica pra aguentar esse lifestyle. Eu sei que pode parecer idealismo excessivo da minha parte, e sei que o mundo não é um arco íris, mas é o que vejo hoje através do que vivi. Não consigo participar de nada que envolva a música sem acreditar no que está sendo feito. Fiquei de 2010 a 2016 tocando com bandas autorais, e em 2017 cheguei a tentar ser um sideman, mas passei por tudo que citei acima e decidir parar de seguir dessa forma. Hoje quero tocar quando, onde, com quem, e como eu quiser. E aquele ditado que diz "quando você trabalha com o que gosta, você não trabalha e sim se diverte" não é bem assim... Você vai ter que cumprir metas, horários, vai ter estresse e no fim o seu instrumento é uma ferramenta de trabalho...Excelente reflexão Alex!!!
@lacerdapaulomusico
@lacerdapaulomusico Күн бұрын
Concordo com tudo que ele disse e faz muito sentido! O que não pode, é o cara que tem a vida ganha em outra profissão, ir tocar de graça, por bebida, somente pra alimentar a paixão pela música. Isso acontece muito e fode toda a classe musical!
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
Isso infelizmente acontece muito mesmo.
@rafaelferreiraestigarribia1994
@rafaelferreiraestigarribia1994 10 минут бұрын
Ouvi uma vez que não fazer da guitarra a sua vida faz com que a guitarra nunca morra na sua vida...
@mateuszenato
@mateuszenato 2 күн бұрын
A mais pura verdade. Eu nem era por querer ser profissional, só que tocava na igreja e não gostava de una 90% das músicas. Aí não pegava o que mais gostava para não desanimar de vez. Passou o tempo e parei com tudo, tentei no meio tempo retornar e desanimava. Agora mais tranquilo, peguei uma guita, botei os caps que gosto, madei oara o Luthier por trastea inox, vou tocar em casa o que eu gosto e pra mim, preciso de aprovação de mais ninguém não.
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
É isso ai! Bons sons pra você
@leandrocfe
@leandrocfe 2 күн бұрын
Todas as profissões têm seus desafios, e geralmente quem persiste segue em frente. Trabalho com tecnologia, e a cada momento surge algo novo para aprender, o que pode ser enlouquecedor. É como na música para um guitarrista: sempre há uma nova técnica ou alguém inovando, o que nos motiva a estudar mais e buscar aprimoramento. O segredo está no equilíbrio: manter a mente focada e, ao mesmo tempo, em paz :)
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Sem dúvidas toda profissão tem muitos desafios! Mas no que se refere a "novas técnicas" ou inovações, no caso da guitarra em especifico nem considero fundamental acompanhar todas - você consegue por exemplo uma carreira (seja profissional ou não) tocando bem técnicas e estilos "antigos", que já existem há anos, como o blues por exemplo. Sobre equilibrio, é fundamental em tudo na vida, concordo plenamente! Abraço e tudo de bom
@leandrocfe
@leandrocfe 2 күн бұрын
@@alexmartinho exato, acompanhar tudo é enlouquecedor 😂. Um abraço e sucesso!
@Tinsanttos
@Tinsanttos Күн бұрын
Concordo totalmente. Música pra mim é só curtição mesmo. Se ganhar grana, ok, se não, beleza.
@Leosant100
@Leosant100 2 күн бұрын
Meu caso..... Toco a mais de 30 anos. Mas a minha renda vem do um trabalho nada haver com música. Muito coerente o que foi dito. Vale muito pros novos se balizar
@rodrigoavila5044
@rodrigoavila5044 Күн бұрын
Yamandu Costa vive só da música instrumental
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
É verdade! Há vários exemplos, mas proporcionalmente a quantidade total de músicos é uma minoria absoluta que consegue atingir esse ponto. Todo o mérito pra ele, que é um músico fenomenal.
@edbraga1006
@edbraga1006 9 сағат бұрын
Todo músico “profissional” que eu conheci não conseguiu construir nada. Pelo contrário, as vezes ser músico tirava a grana que eles conseguiam no trabalho que tinham. Essa história de coach “faça aquilo que ninguém fez” é conversa fiada, balela. Eu fiz a besteira de largar um emprego “legal” pra ir atrás desse “sonho” e me lasquei. Pedi a conta pra trabalhar só com isso. Resumo: tive que largar a faculdade por não conseguir pagar as mensalidades. Ainda bem que foi só isso. Percebi a burrada que foi e depois nunca mais quis saber. Hoje tenho família, um emprego muito bom, casa, carro, e nada disso veio pela música.
@FlavioMOliveira35
@FlavioMOliveira35 2 күн бұрын
Sou programador e toco desde os 16. Minha parada foi sempre Blues e Rock. Se fosse pelo caminho da musica teria q pegar umas gigs em banda de baile e mandar um sertanejo universitario. To de boa 😂😂😂
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Tem gente que curte fazer. A questão é a pessoa que não curte e se obriga, sendo infeliz com isso...
@FlavioMOliveira35
@FlavioMOliveira35 2 күн бұрын
@@alexmartinho Sim, mandar um solo na música da Gustavo Lima, tem gosto pra td né?
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
@@FlavioMOliveira35 sem dúvidas
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
(Só um comentário a mais, eu já tive MUITOS alunos que trabalham com T.I., e levam de boa lado a lado com a guitarra!)
@danilooliveira1136
@danilooliveira1136 2 күн бұрын
Nunca ouvi tantas verdades!
@SAT-SerralheriaArtisticaTarciz
@SAT-SerralheriaArtisticaTarciz Күн бұрын
Entrei só pra mandar essa😂: Qual a diferença entre um guitarrista profissional e uma pizza grande? - A pizza grande consegue alimentar uma família 😂
@sergioferraz635
@sergioferraz635 Күн бұрын
Vou falar de mim....fui músico profissional e não sou nenhum virtuoso mas enfim teve uma hora que abandonei por isso, é muito complicado principalmente porque "parece" lindo maravilhoso mas é complicado e tem a ver com idade também
@DougLima
@DougLima Күн бұрын
Uma das minhas maiores decepções foi tentar ser músico profissional no Brasil.
@pauloalonso4416
@pauloalonso4416 2 күн бұрын
Se pudesse voltar lá atrás, não teria nem começado.
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
Nunca é tarde para mudanças!
@alexmartinho
@alexmartinho 2 күн бұрын
(Digo, mudanças num caminho que você se veja mais feliz)
@paulobianquini
@paulobianquini 2 күн бұрын
Eu estudo e toco guitarra . Amo minha guitarra strinberg simples , gosto de bandas e artistas de blues, rock e metal . Nunca ganhei dinheiro nisso, nem pretendo ... ! Musica no Brasil , o cara tem que se obrigar a ter como hobby . Pq música boa não é bem paga e nem apreciada. Infelizmente ! Ja fui em shows de sertanejo e via na cara dos sidemans , seja batera , guitarra ou baixo , todos eles com o rosto triste . Parecia que estavam no palco tocando e toda familia faleceu ... Desanimo total . Se for pra ganhar merreca e tocar músicas ruins , prefiro ser peão e curtir minha guitarrinha de quarto pra me desestressar.
@Samuel-vc2nz
@Samuel-vc2nz 2 күн бұрын
👏 👏 👏
@nelsonfranca8829
@nelsonfranca8829 2 күн бұрын
Ainda vou comprar o curso do alex...agora seria a hora cert para estudar estou acidentado morando em portugal...perna quebrada em dois lugares.libera um curso alex? Só estou sem grana um dia te pago.
@alexmartinho
@alexmartinho Күн бұрын
Tem MUITO conteúdo gratuito aqui no canal mesmo, inclusive alguns cursos completos, você acha facilmente! Bons estudos e melhoras pra você
@nelsonfranca8829
@nelsonfranca8829 Күн бұрын
Valeu Alex ​@@alexmartinho
@Ricardodismember
@Ricardodismember Күн бұрын
Pura vdd
@exnarcotiano
@exnarcotiano Күн бұрын
Me chamo Roberto Bach e meus discos estao em todas as plataformas musicais mas ninguém ouve.Depois de 2 anos sem receber direito nenhum,recebi 40 reais da UBC.
@digitaldesigner5284
@digitaldesigner5284 2 күн бұрын
Viver de música é muitíssimo difícil. Tem que ter um emprêgo paralelamente.
@julianoprock
@julianoprock Күн бұрын
Tudo que é trabalho, dá trabalho hehehe... hobby é outra coisa. Hoje eu prefiro ter minha profissão e gastar dinheiro com amp..guitarras que nunca pude ter e hoje tenho..e só toco quando eu quero, sem compromisso nenhum. Respeito demais músicos para mim é a profissão mais dificil que existe pois; para você ser medico precisa de diploma. Para ser engenheiro tambem.. Músico todos "podem" ser. A concorrência é implacável. Respeito muito. Mas hoje sou muito mais feliz gastando grana com equipamento, só para falar que tenho e me divertir .. abss 😊
@raonicarneiro6962
@raonicarneiro6962 9 сағат бұрын
Eu não encarei a música como atividade principal, justamente pelas razões apontadas no vídeo. No entanto, pra quem optou por seguir outra profissão, mesmo tendo a música como algo muito mais significativo do que qualquer outra atividade, a realidade de "ter tempo de sobra", como comentado no vídeo, não procede. Pode até ser uma verdade apenas para uma minoria, que teve a sorte de encontrar um trabalho de 6h corridas, ou que optou por não ter filhos. A maioria tem que trabalhar, no mínimo, de 8 às 18h, mais deslocamentos, o que facilmente ocupa de 11 a 12 horas do dia e ainda tem família, filhos. Se o cidadão tem uma mínima participação nos cuidados com os filhos e faz um mínimo de atividade física pra se manter em pé, já pode considerar que vai ficar faltando hora pra fechar o dia. A música tenderá a ficar relegada ao quinto plano, como atividade quinzenal. E pra quem precisa da música como atividade diária para alimentar a alma, isso tb se torna algo extremamente frustrante. Em resumo, é uma ilusão achar que viver de música é o que idealizamos, assim como é uma ilusão achar que, para a maioria das pessoas, dá para seguir outra profissão e ter tempo pra levar a música paralelamente de forma satisfatória.
@Geromao
@Geromao Күн бұрын
quem trabalha o dia todo pesado não tem força de chegar em casa e ainda se dedicar ao instrumento o tanto suficiente para realmente se tornar bom músico. Tirando as raras exceções, não tem como fazer 2 coisas com excelência em nível profissional não. Além disso, qualquer trabalho tem a parte ruim, ou seja, qualquer pessoa que trabalha para sobreviver leva fumo todo dia mesmo, seja dentro da música ou fora dela. E mais ainda, professionais de alto salários em qualquer área trabalham igual cavalo 16h por dia. Não existe caminho fácil.
@abraaooliveiradossantosoli3292
@abraaooliveiradossantosoli3292 3 сағат бұрын
É muito legal a tua opiniâo e as suas experiências com a música!....Mas um professor tem que tomar cuidados pra não frustrar,desiludir ou destruir o sonho,o caminho e muito menos o destino de alguém.Pois oque pra uns é dificil ou até impossível pra outros são muito fáceis.Um exemplo o sol é um só e os olhos também.Enquanto uns olham o sol apenas com olhos.Outros o exergam com às suas mentes,seus corações e suas almas;e,é ai que as belezas,o divino e às maravilhas dos milagres acontecem nas vidas das pessoas que o enxergam.Outro exemplo:Imagine um campo de guerras,aonde as ideologias e vontades dos soldados e só matarem os seus inimigos ou morrerem pelas suas pátrias,nações ou às suas ideologias.Muito horrível,né?!...Agora imagine um soldado que ama os campos de guerras,as armas,as batalhas etc.Mas ele descobriu que numa guerra não é preciso só destruir,matar etc.e que ele pode usar às suas habilidades,talentos e inteligências de guerreiro pra apaziguar,pacificar e prefere prender os seus inimigos ao invês de matá-los e assim ele consegue transformar os campos de guerras num paraíso,ser feliz e realizar à sua profissão de soldado.Pois assim somos nós seres humanos nas divercidades!...Nós temos que tormarmos cuidados para que as nossas palavras,experiências de vida não nos transformem num senhor dos destinos e donos das vidas e dos destinos dos outros.
@exnarcotiano
@exnarcotiano Күн бұрын
Fui músico por muitos anos e se o tempo voltasse eu fugiria de um violão como o diabo da Cruz.
@manuelgoncalves5853
@manuelgoncalves5853 2 күн бұрын
Mas trabalho é isso, infelizmente. Voce é pago pra fazer algo que muitas vezes (na maioria das vezes, eu diria) não vai te dar satisfação. Eu comecei a aprender baixo durante a pandemia, mas sem pretensão nenhuma, só hobby. Acho que o músico profissional talvez tenha que ter projetos autorais pra não ficar maluco, tocando só o que não gosta profissionalmente.
@bethmirian4600
@bethmirian4600 Күн бұрын
Sua barbixa dos anos 2000 precisa ser respeitada 😅
@smooth_jazz_escola
@smooth_jazz_escola Күн бұрын
E outra, se quiser ficar rico não seja músico....aqui no Brasil músico rico já nasce em família com muita grana....
@betatube7198
@betatube7198 Күн бұрын
não seria um erro trabalhar no que gosta? não seria esse o erro da atual geração?
@lucineicosta4113
@lucineicosta4113 23 минут бұрын
toda profissao tem momentos dificeis esse cara ta falando merda se vc estudar musica se fomar voce vai trbalhar sim dar aulas tocar gravar fazer shows tem varias opçoes so que vai ralar como qualquer outra profiçao
@JorgeFernandoPombo-zs6mj
@JorgeFernandoPombo-zs6mj Күн бұрын
Quer ser musico professional??melhor ser funcionário público!!a mesma mediocridade mais mas seguro😅😅!!esse cara chato é medíocre 😅😅
@dingao000
@dingao000 2 күн бұрын
Ele tem toda razão
AULÃO de CONTRABAIXO com THIAGO ESPIRITO SANTO e ALEXANDRE PANTA
19:45
Cortes do Amplifica [OFICIAL]
Рет қаралды 37 М.
The selfish The Joker was taught a lesson by Officer Rabbit. #funny #supersiblings
00:12
Funny superhero siblings
Рет қаралды 11 МЛН
РОДИТЕЛИ НА ШКОЛЬНОМ ПРАЗДНИКЕ
01:00
SIDELNIKOVVV
Рет қаралды 3,7 МЛН
A vida do Solteiro Cansado (resumida em 6 coisas)
15:16
Gabriel Madureira
Рет қаралды 9 М.
MUITA GENTE SE DÁ MAL POR ISSO | Vini Nallon | Starling Cast
10:00
Mateus Starling
Рет қаралды 2 М.
SHOW DE IMITAÇÃO DO GABRIEL FANART (TODO MUNDO ODEIA O CHRIS E MUITO MAIS)
11:27
Plugado Cortes (OFICIAL)
Рет қаралды 15 М.
Um Café Lá Em Casa | Juliana Vieira e Nelson Faria
27:37
UM CAFÉ LÁ EM CASA
Рет қаралды 83 М.
SÓ LEVO ELA PARA O SHOW | Vini Nallon | Starling Cast
7:26
Mateus Starling
Рет қаралды 1,8 М.