Me incomoda muito essa mania de falar alto. Aqui no RJ chega a ser insuportável.
@weslleyfranciscosilva6 жыл бұрын
1 Sim o brasileiro fala muito auto, 2 O brasileiro é muito aberto, 3 Aqui em Belém alguns microônibus não tem cobradores, 4 O Brasil gosta de festa, tem brasileiro que não gosta de carnaval, mais é raro 5 Santos são Cosme e Damião 6 O "senhor" é usado para as pessoas mais velhas, o "você" é usado de maneira informal (amizade), já o "tu" depende do estado. No Pará se usa muito de maneira informal. 7 A sopa é muito usado quando as pessoas estão doentes ou quando está muito frio, No Pará tem uma caldo da canja com farinha de mandioca chamado "CARIBÉ" se usa como fortificante quando alguem está doente. 8 As interrupções ao falar, Brasil é uma mal educação, mas é um costume forte que parece normal! O Brasil é uma loucura gostosa! Parabéns pelo video👍
@seusantiago5 жыл бұрын
Tirando essas diferenças, achei uma semelhança: tanto no Peru e em Belém adoramos jogar lixo na rua huehuehue
@massacinzenta10423 жыл бұрын
Só passando para comentar: SOPA NÃO É JANTA!!!
@Brasileirando.5 ай бұрын
Eu odeio Carnaval...
@cmsmusicplay6 жыл бұрын
Eu como brasileiro nato te desejo boas vindas.... Muito obrigado por ter escolhido meu país para ser seu.... Seja vem vinda brasileira. Chévere!!!!!! Um dia vou a miraflores Beijos para toda sua família brasileira
@seusantiago5 жыл бұрын
Vc é indígena? Se não for, então não é brasileiro nato
@geniltonaq94906 жыл бұрын
A tomada 110 e 220 é variada aqui no Brasil. Alguns lugares são 110 e outros 220
@isaacckkkaradbicheviski15566 жыл бұрын
No sul é 220
@mariaalvescastro88096 жыл бұрын
Aqui no Distrito Federal e na Bahia é 220
@guz51796 жыл бұрын
Em São Paulo é 110, mas no litoral é 220, vai entender....
@BRGPF1TEAM6 жыл бұрын
@@guz5179 SP capital é 110? Caramba, sempre pensei que fosse 220
@tiochico41236 жыл бұрын
@@guz5179 Eu moro perto do litoral.. Mas não no litoral.. No Vale do Paraiba.. São José dos Campos.. Entre SP e RJ e aqui em casa 🏡 tem as 2 voltagens 110 e 220 // No Brasil se utiliza o sistema europeu 220 e o americano 110..
@pobrededireita6 жыл бұрын
Sobre interrupção de fala também não é algo muito educada para os brasileiros... Porém não nos ofendemos muito... Uma conduta desejável é q se espere alguém terminar de falar para só depois expressar sua opinião...
@fernandoamerico14246 жыл бұрын
Não sei onde vocẽ mora, mas em Maceió, o que ela disse é extretamente natural, é até uma questão de educação em algumas situações. Algumas pessoas até acham que você pode não ta prestando atenção na conversa ou não se importando porque está calado sem falar nada. Dar os feedbacks durante a conversa mostra que você está ouvindo e está interessado no que está sendo conversado e além disse quer mais detalhes. Não entenda isso como interromper, mas simplesmente aquelas meia perguntas que se faz quando alguém ta contando uma história por exemplo. Em Maceió é extremamente normal e conheço pessoas de vários estados que também fazem o mesmo. Normal..
@expressorecife15165 жыл бұрын
Isso mesmo
@seusantiago5 жыл бұрын
Morei no Peru até os 14, pensa num povo que se ofende por tudo. Apelido? É morte certa kkkkkk
@henriquenascimento70524 жыл бұрын
@@seusantiago sério?? Kkkkkk
@ArthurPPaiva4 жыл бұрын
@@fernandoamerico1424 isso é algo realmente nordestino. Sou capixaba, 4 horas pra Cabo Frio e aqui é ofensivo dependendo de como é feito, se começar falar junto é meio complicado...
@r.camargo78995 жыл бұрын
Es much hermoso escucharlos hablando En su propio idioma. 🤔👏👏👏🇧🇷🇵🇪
@branca6024 жыл бұрын
Legal. Muito bom saber essas diferenças culturais.Não sei como alguém pode dar dislike por essa moça nos dar essa informação tão legal!
@marciodadda6 жыл бұрын
Ótimo video! Aprendi que não posso aceitar um convite para almoçar ou jantar no Perú! kkkk Se me servirem uma comida que não gosto não vou poder recusar hehehehe. Incrivel com tua voz muda a sonoridade do espanhol para o português e sinceramente o som da tua voz em português é muito lindo, suave e sensual kkkkk Bem!, muito bom o video e irei acompanhar os próximos!!
@r-pereira65185 жыл бұрын
Eu bem que recuso,ja fiz isso um dia!devemos ser sincero.
@henriquemoreira46886 жыл бұрын
Moça, saudações, me senti muito próximo de voce, deve ser um sinal de que a cultura fluminense/carioca se entranhou/amalgamou em você. Foi o primeiro vídeo seu que vi, hipnotizante. Uns vinte anos atrás, estudei num curso de espanhol e ouvir você me remeteu àquela época, ao motivo que me levou ao curso (vontade de conhecer Machu Pichu), mas também me fez refletir sobre a sociedade que temos hoje e a sociedade que tivemos um dia. A forma como eu, enquanto criança, tratei os mais velhos, idosos, professores, pessoas com autoridade em geral, e a forma como as pessoas são tratadas hoje em dia. O uso do tio/tia para professores aqui no interior da Bahia não é comum, e em geral os professores não gostam, mas em Salvador, meus primos tratavam professoras do ensino fundamental desta forma. Essas coisas notadas por você bem dariam trabalhos acadêmicos interessantes. Não fosse pelo tom de pele, vocês passariam sim por asiáticos, ou descendentes de asiáticos, acho que se deve ao fato do Brasil estar de "costas" para os vizinhos, no sentido territorial mesmo, por falarmos uma lingua que nos torna muito mais primos do que "hermanos", quando na verdade, descendentes de nativos, explorados desde/enquanto colônias/ex-colônias pelo capital, deveríamos andarmos todos de mãos dadas, senão como idealizado por Ernesto, de modo a identificarmos nossas similaridades/diferenças, forças/fraquezas, nos unirmos para mostrar ao mundo o que temos de melhor. Parabéns pelo seu vídeo. Vale! S2
@Alemagerrimaaa6 жыл бұрын
Amo meu RJ q saudade vivo na Espanha a 15 anos
@lufebasi6 жыл бұрын
Em todo o Brasil se fala alto, inclusive no Rio Grande do Sul parece que as pessoas estão discutindo, brigando, mas é apenas uma conversa.
@fernandobrasil27246 жыл бұрын
kkkkkkk Pior que é verdade!
@brunohortz31496 жыл бұрын
Imagina então quando estão brigando kkkk
@lufebasi6 жыл бұрын
@@brunohortz3149 Verdade! Heheheh!
@jotagame33076 жыл бұрын
@@brunohortz3149 Meu facão três riscos ta só escutando essa conversa. kkkkk
@faabriciosoares6 жыл бұрын
Não é só no Brasil, pessoas de alguns países também fazem igual. O problema é que para pessoas de muitos países falar assim é mal educação, então eles ficam bastante incomodados/chocados.
@jeffersondesousaesilva4666 жыл бұрын
Nosso dólar aqui é a nossa própria moeda, REAL! Valorizamos muito nosso dinheiro mesmo que ele não esteja valendo tanto. Somos nacionalistas e patriotas. Viva nosso Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷😄😄
@majublackburn49736 жыл бұрын
Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷❤❤❤
@zoeira_milgrau20236 жыл бұрын
E é verdade, minha familia todinha materna e paterna são todo mundo de xique-xique bahia, e eu nunca nem sai do estado de são paulo, mais o mais curioso é que o pessoal da bahia tão vindo quase tudo pra cá e eu nuca fui pra fala.
@Matheus-zc9gw6 жыл бұрын
vanyd 9ª potência mundial é um país pobre?
@nicolassilva78215 жыл бұрын
Nossa moeda só não vale mais que a Libra o Euro do Dólar
@nicolassilva78215 жыл бұрын
@@vn77821 não é pq vc é pobre e fudido que todos os Brasileiros são
@dodgecarro5 жыл бұрын
Você é simplesmente educadissima! Gosto de ouvir as diferenças citadas por você sobre o Brasil e o seu pais, mais preferia que falasse em português, acho lindo você falando em português.
@moisestorresmendez15585 жыл бұрын
Que lindos sus videos!!! Me parecen muy divertidos😊🙌 soy de PR. No se mucho de portugués pero me encanta aprender, leer, estudiarles❤. Voy a viajar proximamente a Brazil... super feliz!
@r.camargo78995 жыл бұрын
Seu espanol é muito claro e facil de se entender, Nao precisa nem da traducao na tela.
@wj2425 жыл бұрын
Quanto ao cambio, tinha sim a muito tempo, inclusive algumas lojas aceitavam o dolar, meu padrasto mexia com soja e era comum receber em dolar mas com a moeda forte não tem variação brusca, não tem mais essa necessidade. O Brasil é muito grande, a energia é usada no sul em 220v, cidades como a minha, Cuiabá, onde tem motores elétricos tem os 2 tipos, creio que o RJ não usem, aqui também não usava mas pode conseguir na sua casa com alteração no padrão, pois está disponivel na rede elétrica. Sobre costume, eu moro literalmente no centro do Brasil e da america latina, aqui no centro oeste é mais comum festa sertaneja do que carnaval, evento onde tem shows gigantescos e novidades em maquinas e veiculos fora de estrada, colheitadeira, aviões etc... É no meio do ano. No norte tem praia no meio do ano, pois eles estão no emisferio norte é invertido. No sul tem festivais de cerveja, que é tradicional. Claro que tem também carnaval mas é maior no nordeste e RJ.
@Adir00166 жыл бұрын
Acho que a sopa tem mais a ver com o clima (pelo menos comigo é assim, quando predomina o calor, nem me lembro que existe sopa). Acho que o "japa" se refere mesmo aos olhos um pouco puxados, mas eu pelo menos perguntaria antes de usar o apelido. rsrsrs. Pensa bem, não é melhor que quem vai comer possa escolher o que quer comer e qual a quantidade? kkkkk. Falar alto e interromper pode ser no fundo uma tentativa de impor a própria opinião, mas nem sempre, depois de umas cervejinhas a voz aumenta. rsrsrs. Se possível, carnaval uma vez por mês, garantimos pelos menos alguns ensaios dos blocos, e algumas micaretas. rsrsrs. Realmente a informalidade brasileira é muito maior que talvez da grande maioria dos países latinoamericanos (se não for todos) e se reflete mesmo em todos os aspectos que você citou. Ótimo vídeo, parabéns.
@tonioacostaamorfati48886 жыл бұрын
Adorei... você é muito fofa... 😘 e fala português muito bem...sem sotaque nenhum. Parabéns.
@reginapegada6 жыл бұрын
Aqui em São Paulo tem "Carnavais" para todos os gostos... Eu particularmente gosto mais dos carnavais de rua.
@MariaSantiago-fu7nl5 жыл бұрын
Aqui em Salvador e o melhor carnaval de rua do Brasil.
@frankim2178 Жыл бұрын
Meu falecido prof Aquiles cortes Guimarães , UFRJ, tinha uma casa em Rio das Ostras. Estou agora em Teresina PI
@edildonribeiro38955 жыл бұрын
Beijos! Eu ti amei, amei seu jeitinho meigo ao falar do meu Brasil com carinho. Um forte abraço aqui do Estado do Paraná.
@alexgeraldo92076 жыл бұрын
Realmente é uma falta de respeito interromper a outra pessoa enquanto fala. Mas infelizmente no Brasil isso acontece com tanta frequência que parece ser normal, eu particularmente fico muito incomodado.
@fatimasouza29896 жыл бұрын
Aqui no Nordeste do Brasil, a única coisa que achei mais relevante(diferente), das que você postou em relação ao RJ, é que não temos esse costume de chamar de forma generalizada os mestres de tio(a). Ah! Também as festa dos Santos Cosme & Damião aqui é uma festividade Católica, mas claro, em si tratando de Brasil, há toda uma "mescla" da cultura afrobrasileira. Isso tem haver com história brasileira, aos cativos não era dado nenhum direito, muito menos de cultuar suas divindades. Por isso existe essa associação entre Santos Católicos e divindades africanas. Era uma forma de burlar o Senhor das terras (latifundiário).
@faabriciosoares6 жыл бұрын
Vivi em Pernambuco e atualmente vivo na Paraíba e nos dois estados é comum às crianças chamar os professores de "tio/a", inclusive eu assim fazia em minha época. S. Cosme e Damião eu sabia que tinha conexão forte com as religiões de matriz africana, apesar de saber também que esta informação não era bem conhecida e que se costuma associar com o catolicismo.
@jwnior57326 жыл бұрын
@@faabriciosoares no maranhão também.
@gdedeu6 жыл бұрын
E no Nordeste ao menos na maioria dos estados a voltagem é 220v... Mas hoje em dias a maioria dos eletrodoméstico vai dos 80 aos 220v... Se ajustam automaticamente... Ao menos os televisores são assim....
@tym65246 жыл бұрын
Nos estados que eu conheço do Nordeste, as crianças chamam os professores de "tios". Nunca ouvi esse termo "mestre" na prática. E chamamos os pais de grande amigos de "tios" aqui em Fortaleza. Para mim, uma relação de afeto e formação de laços.
@gabrielgois45996 жыл бұрын
O São João também
@Lucianolurj6 жыл бұрын
Impressionado com tamanha beleza e simpatia. E essa cor de pele? Acho que vc é brasileira naturalizada peruana.....Beijos pra família toda!!!
@joaoflavioes6 жыл бұрын
Moro na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, e aqui tem muitas Vans com cobradores sim, e existe muito assédio aos passageiros pelos cobradores. Gritam de dentro das vans aos pedestres na rua, é muito comum.
@marciomultimarcas9023 жыл бұрын
Gostei do vídeo.... Geralmente tomamos sopa aqui na região Norte do Brasil quando está frio ou enfermo.... Comidas de caldo são comuns no almoço, mas em específico sopa quase não se come em dias normais... Uma questão cultural mesmo.
@raqueldecamargo4256 жыл бұрын
Sou do interior de SP, aqui a voltagem é 110v. Somente tomamos sopas no jantar durante o inverno, que aqui costuma ter dias bem frios. Não somos muito ligados ao carnaval, durante o carnaval saem alguns blocos na rua e seguem temas de grupos específicos, como p.ex. algumas comunidades de produtores rurais, alguns artesãos, mas em geral o carnaval é fraco. Halloween somente nas escolas de curso de inglês, crianças não saem pedindo doces ou travessuras pelas casas. Tampouco existe a tradição de Cosme e Damião, talvez porque não existam muitos seguidores de religião afro, porém em SP capital já tenha visto, mas há muito tempo já não vejo mais.As pessoas falam alto, tratamos todos por você, as crianças chamam professores e professoras de tia. Gostei do video. Abraço
@lima19jr896 жыл бұрын
Quanto aos cobradores de ônibus e vans é realmente diferente... saí ontem da rodoviária de Cusco com destino a La Paz e até agora estou ouvindo "Arequipa, Arequipa, Arequipaaaaa". Kkk
@mdacostavilmar3 жыл бұрын
Oi, tudo bem! Sou carioca, do Rio de Janeiro. Todos os pontos que você realçou tem tudo a ver com a natureza despretensiosa e divertida do povo carioca, principalmente a informalidade no dia-a-dia. No geral, nós nos tratamos como irmãos. No linguajar carioca: "mermão". É um tratamento super informal entre pessoas conhecidas ou não umas das outras. O resto das suas observações estão todas certas com relação ao povo carioca em particular e ao povo brasileiro, no geral. O clima aqui no Rio de Janeiro em boa parte do ano é muito quente, então tomarmos sopas e caldos todos os dias não é, para nós, algo muito comum no almoço ou no jantar diários, mas são muito apreciados no inverno, quando a temperatura costuma ficar abaixo das médias costumeiras de durante o ano.
@meutubo055 жыл бұрын
Algumas das características Peruanas se parecem com hábitos mais antigos que existiam por aqui. Como por exemplo o tratamento mais formal. Esse era um hábito mais comum de gerações passadas. De pessoas que estão hoje na faixa de 50 anos ou mais. O informalismo daqui vejo que confunde os estrangeiros. O modo de contar a vida numa fila a pessoas estranhas é bem Brasileiro e surpreende até a mim que sou nativo. De fato de modo geral falamos muito alto e não temos o hábito de sopas nas refeições. É ou era mais comum em alguns restaurantes vegetarianos, que servem/iam a sopa um prato principal e a sobremesa. Normalmente pensamos em dólar quando vamos viajar ao exterior. Muito legal essas diferenças culturais!
@capopeiacanal70614 жыл бұрын
Ei Fiorella TD bem querida? Sou do Espírito Santo , tudo q vc falou, também é referente ao meu estado, tudo isso é muito comum aqui também, e acredito ser assim na maior parte do Brasil. Sou professora, meus alunos me chamam de tia ,no 6o. Ano. Detesto q me chamem de senhora rsss... 3 beijos pra vc! 😄
@vqldecidestro78815 жыл бұрын
moro aqui em PARIS et vous acompanho ya mucho tempo io sou brasileño de maringá Paraná meu apelido é Xiro lhe desejo um bom natal a toda esta familha marabilhosa
@gabrielcarvalho86744 жыл бұрын
Se você solicitar ao eletricista para que ele coloque as duas linhas de fios...a de 220v e a de 110v ou 127v, que você poderá instalar tomadas para 127v ou 220v na sua residência.
@Gabrielita466 жыл бұрын
Hola!! Podrías explicar un poquito más sobre los adaptadores que tuviste que comprar??? Mil gracias!!!
@lentesquevoam4 жыл бұрын
Nas grandes cidades como Rio ou São Paulo a maioria das lotações também não tem cobradores, mas chamamos de transporte alternativo.
@deborasimeao76726 жыл бұрын
Moro em Pernambuco, aqui se usa kombi, se você for procurar algum vídeo você ira ver que eles gritam muito “vai bença” a pessoa bem lá longe. Aqui tem uma mania muito feia que é falar coisas erradas como no exemplo que falei antes. Um bj para sua família espero que vocês passem um feliz ano novo!! 🎊
@henriquefialhomartins21246 жыл бұрын
Fiorella, linda! Estive em tua cidade, Rio das Ostras, semana passada. Fui nas praias da Costa Azul, fui ao pier oceânico, só não encontrei as pedras com o monumento a baleia. Na verdade, estava hospedado num bairro chamado: Unamar. Passamos os feriados do ano novo. Retornamos essa sexta pra Xerém, onde moro. Felicidades.
@guerradade4 жыл бұрын
O brasil é um pais grande e diverso como os estados unidos, tem 27 estados e cada um é diferente do outro como se fossem paises vizinhos, mas de continentes diferentes, o brasil tem esteriotipos antigos que nao se aplicam mais, como pais do futebol, hoje so uma parte do povo gosta do futebol, acompanha, o carnaval, so rio e nordeste tem carnaval forte, sao paulo tem o desfiles e saloes, mas na maioria do pais as pessoas preferem ficar em casa, viajar, fazer retiros religiosos, e em geral so os mais jovens e criancas se empolgam com o carnaval e saem as ruas, a religaio catolica era predominanta no brasil, mas hoje tem muito evangelico, espirita, e de religioes afro, tipo umbanda, alem de muita materialista, gente que nao liga pra religiao, a comida no brasil varia muito de estado pra estado mas no dia a dia a regra é o arroz e feijao, se vc pede um prato feito num bar ou marmitex, eles te servem arroz, feijao uma carne ou frango e algum acompanhamento que pode ser batata frita, ovo, farofa, legumes, e ainda a salada, no brasil todos falam um aso lingua e com sotque da regioa, se brem tem lugares bilingues, ou que falam linguas indigenas, espanhol alemao e italiano, os brasileiros sao mais alegres ehumildes porem isso varia do norte ao sul, quanto amis ao norte as pessoas sao mais humildes e mais alegres e quanto mais ao sul, menos humildes e mais frias, a regiao norte é habitada por descendentes de indigenas amazonicos e brancos migrados do sul, pouco habitada, o nordeste tem uma minoria branca e maioria mestiçços e mulatos, no sudeste tem maioria branca mas muitos mulatos e pardos, alem de orientais, e no sul maioria branca do norte europeu e poucos negros e pardos, em brasilia, a capital, todos os povos se reunen, no brasil vc nao tem tanta gente com traços indigenas como nos paises vizinhos por causa dos banceirantes, que eram expediçoes de caçadores que invadiam o interior do pais para escravisar indios e buscar pedras preciosa, entao os indios fugiam par as fronteiras e para o norte, feijoada é servida nos restaurantes somente as quartas e sabados, e as pizzas tambem se vendem em pizzarias que so funcionam a noite, os brasileiros poucos sabem dos povos vizinhos pq nossas cidades sao costeiras e voltadas para os paises alem mar, a amazonia e os andes formam uma barreira natural por terra e sao zonas pouco povoadas e com poucas estradas para internligar os paises, se perguntar a um brasileiro sobre peru, o unico que saberao te dizer e machu pichu, e a ajuda que deram a argentina para ganhar a copa de 78, em troca de trigo, outra coisa que sabemos de peru e que e o uncio pais das americas a ter recebido forte imigração japonesa junto com o brasil, tiveram um presidente chamado fugimori e por isso muitos brasileiros pensam que os peruanos tem descendencia japonesa, alem de espanhois, indios e negros, tambem sabemos que existe uma forte rivalidade politica entre peru e chile, que nao se gostam muito mas nao sabemos o porque disso.
@jorgeima44693 жыл бұрын
Eu conheço e trabalho com vários peruanos. E, sim, sempre achei muito formais e eduducados no jeito de falar, principalmente com os mais velhos. E na aparência, sim, sempre achei que eram todos mestiços. Tenho conhecido outros latinos, mas o espanhol dos peruanos são muito mais compreensíveis. Muito mais fácil de conversar.
@WilsonVasco5 жыл бұрын
Fiquei tão curioso que assisti até o fim, parabéns pelo vídeo e obrigado pela aula!
@albertooliveiraOliveira5 жыл бұрын
Venha visitar o centro-oeste, e vai conhecer um Brasil muuuito melhor!! me estado é Mato Grosso, pura natureza e agricultura de larga escala.
@pcarvalhedo5 жыл бұрын
Você é uma moça muito bonita, muito educada e fez uma análise prefeita do brasileiro, parabéns. Eu sofro com a questão de falar alto e as vezes interrompo as pessoas, mais logo percebo e paro. Isso é péssimo, sofro as vezes com isso, a minha esposa diz: Paulo fala mais baixo, por favor, e eu digo: tá bom! Daí ha pouco estou novamente falando alto, kkkkkk... E emocionalmente também, mas você educadamente não fez juízo de valor só comentou essa característica do brasileiro em grande parte. Fique com Deus e um grande abraço.
@kikalima226 жыл бұрын
Eu moro no nordeste em Alagoas e não tem muitas diferencias do que você falou e bem igual. Beijos.
@rogeralbuquerque48776 жыл бұрын
Aqui no no Ceará, é comum se tornar caldo de carne pela manhã. Em quase toda esquina tem um carrinho vendendo caldo, tapioca e cuscuz. A figura do trocador (cobrador), ainda é muito comum. A tensão é 220v.
@laisfreitas96225 жыл бұрын
Ótimas observações. São coisas que acabamos não percebendo 😅😅😘
@AlexDeivid6 жыл бұрын
Quando vierem para Curitiba, visitem o Dona Ambrosina, é um rodízio de sopas (só funciona no inverno), há muitos sabores e podem comer à vontade. Aqui no Paraná, a grande maioria não liga para carnaval e não existem vans de transporte (só escolares). A voltagem como disseram varia, pois estados como Brasília e Santa Catarina usam 220v. Aqui algumas pessoas acham que chamar por senhor ou senhora, está chamando e velho.
@JoseOliveira-ig9vd5 жыл бұрын
Gostei da live mas queria pedir para, na próxima, fazer com legenda de fontes maiores.
@Fernando-ld2go5 жыл бұрын
Gostei desse formato de vídeo! Amo o espanhol! que idioma lindo.
@diegosoares84076 жыл бұрын
Voce é linda Fiorella, parabéns pelo canal
@glaydsonsalgado60176 жыл бұрын
Moça, estranho é almoçar sopa!
@PATOLA.4 жыл бұрын
Hahahahahahahahaha
@xppedro1005 жыл бұрын
Uau !!! é muito bom conhecer essas diferenças, tenho muito vontade de conhecer o Peru e seus costumes. Acho um povo muito simpáticos e hospitaleiros.
@WilsonSantiago19754 жыл бұрын
Em geral, tomamos sopas no inverno. Sopa no almoço, no Rio, é impraticável! Acho que os brasileiros falam alto, porque falamos todos ao mesmo tempo...
@juniorsaturnino20296 жыл бұрын
Aqui em São Paulo nos microônibus não tem cobradores mas os ônibus ainda possuem não sei por quanto tempo pois a grande maioria dos passageiros não utilizam dinheiro pois usamos um cartão que aqui é chamado de Bilhete Único
@marconifreitas60004 жыл бұрын
Aqui no Estado da Paraíba os aparelhos elétricos, eletrônicos,funcionam em 220 v.
@rodrigobarbosa42766 жыл бұрын
Sopa no almoço não há devido a ser um prato quente e normalmente no Brasil faz-se muito calor, então daria um grande problema. Somente se come em regiões frias ou à noite
@cmsmusicplay6 жыл бұрын
Podia ensinar as pessoas do Peru como se tornar um brasileiro... Como foi seu trâmite para ser uma brasileira
@rogerioqcamargo5 жыл бұрын
Gosto muito dos teus vídeos, de sua fala suave, poderia te ouvir um dia todo. Parabéns 😉
@brunodroid16 жыл бұрын
Bom, aqui em Minas, e em São Paulo também, não é costume falar alto. E interromper uma pessoa é muito mal visto sim, o problema é que mesmo sendo mal visto MUITA gente o faz.
@marciomultimarcas9023 жыл бұрын
Aqui no Pará, temos as duas voltagens, 110v e 220v... Sobre Halloween, poucos lugares tem essa cultura aqui no Brasil... Falar muito alto, depende de cada pessoa, mas não é algo aceitável ou comum.
@edermarques51846 жыл бұрын
Brasileiro não fala, grita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Com relação a sopa, aqui não tomamos muita devido ao clima, eu particularmente tomo sopa no inverno ou quando estou doente.....mas é raro kkk
@nandop.88996 жыл бұрын
Kkkk c mamo
@giovannafelisberto46284 жыл бұрын
Nem pelo clima kkkkk aqui é raro mesmo, coisa esquisita! Sopa pra mim é comer de noite caso esteja frio e olhe lá. Kkkkk
@ValmirdeBarrosAlves5 жыл бұрын
A comida self service nasceu da necessidade dos restaurantes ganharem mais dinheiro, já passamos por outras crises no Brasil em que por exemplo os restantes viviam as moscas, estavam sempre vazios então aí começou essa forma de restaurantes que mais barato do que os restantes a lá carte.
@helveciosanches46616 жыл бұрын
Eu também acho muita falta de educação, as pessoas falarem alto!
@uranum96946 жыл бұрын
Isso é cultura é de país pra país
@nataliaribeiro6736 жыл бұрын
Em Peru sim, mas no Brasil não... são culturas diferentes
@oscarl.decarvalho73975 жыл бұрын
Isso é coisa do Rio de Janeiro, o carioca é muito barulhento.
@enioramos42304 жыл бұрын
Muito bom! Gostei por falar em espanhol ou castelhano? As duas coisas são certas? Moro no sul, (Curitiba) no inverno se come ou toma sopas, mais a noite, por ser leve e digestiva, para dormimos melhor....nós brasileiros gostamos de ser chamado por "você" nos sentimos mais jovens...sobre sermos de chamado de tio ou tia, pegou porque tempos atrás teve um comercial, propaganda na tv de um certo refrigerante, com um ator de meia idade, paquerando moças jovens e elas se confidenciavam chamando-o de "tio" pois tinha idade para ser "tio" delas, por foi generalizado também uma forma carinhosa de chamarem pessoas de meia idade de tio ou tia quando ñ sabemos se nome....
@eddyosuna56343 жыл бұрын
Me gusta más la forma de ser de los brasileños a la de los peruanos. Son muy amigables, son hospitalarios y hacen sentir al ser humano aceptado, querido, no rechazado.
@SamuelRodriguez-el7hk3 жыл бұрын
Lo único que no me gusta de los brasileros es que la mayoría tienen un ego demasiado grande, y tienden a sentirse superiores a literalmente TODOS, pero hay algunos que se salvan de esa regla, y esos son buenos amigos 😁
@cnr13026 жыл бұрын
Kkkkkkkkkkk, Fiorella você deu um show neste video. Você é muito observadora, parabéns pelas informações. Apenas uma contribuição; a voltagem de 110V é usada apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo (acho que são só estes dois estados, se estiver erra por favor me corrijam), no restante do Pais a voltagem é 220V
@drvaldirrosado5 жыл бұрын
No Norte do País tbm se usa 110. Principalmente no PA.
@sidnewsound6 жыл бұрын
É interessante como entendemos completamente sua fala em espanhol sem nuncar termos estudado ou convivido com hispano hablantes. O Espanhol ( exceto o da Espanha) nos parece português com sotaque. Entendemos tudo, mas falar já é outra história...
@Manoel_Manolo5 жыл бұрын
A sopa é um costume mais comum aos descendentes de portugueses. No meu Estado o Pará, temos esse costume pois a maior influência que temos foi de portugueses assim como de indígenas.
@guilhermeperazzini6 жыл бұрын
muitas ou quase todas as kombis de passageiros em rio das ostras e macaé nao tem permissao para esse tipo de transporte, por isso não gritam para chamar os passageiros e a atenção da fiscalizacao. Em outras cidades do país existe sim vans que gritam assim como fazem em peru..
@henriquemoreira46886 жыл бұрын
É verdade Sr. Guilherme, nunca tinha me ocorrido que este nosso desconforto ("ofensa") com o vocativo "senhor"/"senhora" fosse um recalque (medo de como se dará o tratamento que receberemos quando idosos). No meu caso esta ofensa (me assustou ouvir) foi ao ouvir uma adolescente me chamar de tio, ainda que eu pudesse ter idade para ser pai de uma garota como aquela. Em Salvador-BA, os "cobras" (cobradores) gritam também, como mencionado por ela, informando o destino, chamando para entrar, em ritmo desacelerado/acelerando, rs, justamente pela questão da irregularidade do transporte.
@Drible_curto6 жыл бұрын
há um tempão atrás existia essas van's ou kombi mesmo, com cobradores gritando o destino, graças a Deus foram substituídos por micro-ônibus E sopa aqui acho que é mais comum a noite
@sneocatenaccio7466 жыл бұрын
no future não sei o estado onde você mora, porém aqui no Rio em algumas regiões ainda existem as van's com cobradores gritando o destino. Não é em todo estado claro.
@juniorplay91495 жыл бұрын
Nos anos 90 até início dos anos 2000
@r-pereira65185 жыл бұрын
Isso é coisa só do rio,em Vitória espírito Santo pouca gente fala alto!
@WilsonSantiago19754 жыл бұрын
Pior que não! ES parece diferente, mas falar alto é coisa de brasileiro - exceto aí.. E só pra constar, minha mão nasceu em Alegre - ES e ela não deixa ninguém falar...kkk
@BrunoHenrique-ii7md3 жыл бұрын
@@WilsonSantiago1975 mano aqui no ES o povo é mais moderado, na minha turma na faculdade tem uma senhora carioca que quando começa a falar na sala todo mundo começa a olhar um pra cara do outro, além de falar alto fica puxa do aquele xxx agonizante, todo mundo acha que carioca gosta de ficar chamando a atenção.
@MrValcir4 жыл бұрын
Aqui em Santana Catarina não é feriado e não comemora carnaval, em Florianópolis que é uma cidade turística pode ser que comemorem
@carneiro.jairo19933 жыл бұрын
Não é em todo o Brasil que a voltagem da tomada é 110V por exemplo aquí no Ceará 220v
@Janisjoplin1476 жыл бұрын
O áudio ficou muito baixo, mas o vídeo muito bom me prendeu até o fim kkk, estou aprendendo espanhol em minha casa mesmo é os vídeos de vcs são gostoso de ver, uso a legenda em español para ajidar-me a compreender, sejam sempre bem vindos, saudações do estado do Pará!😘😘
@darwingdiaz44195 жыл бұрын
Olá Janys, sou venezolano e estou estudando portugues mas eu poderia ensina você español. Aprendemos ambos.. gosta?
@karinedesouza29176 жыл бұрын
Falar alto, realmente, é uma característica do Rio. Sou de Florianópolis e quando fui ao Rio isso me chamou muito a atenção.
@marinasilva17145 жыл бұрын
Muitas pessoas no Brasil não participam de carnaval,mas se retiram da cidade com a família para para o Interior para descansar.
@nacarolene6 жыл бұрын
Aqui no norte os pronomes de tratamento obedecem toda uma hierarquia. Senhor(a): para falar com pessoas idosas, pais e parentes mais velhos, ou pra demostrar respeito. Você: para falar com desconhecidos e para ser formal. Tu: só para amigos e pessoas íntimas. Chamar alguém que você não conhece de TU soa muito mal educado. Chamar alguém de tio (a) depende muito da aceitação da pessoa, geralmente pessoas que trabalham nas cantinas de escola são chamadas assim. Chamar os professores de Tio (a) soa meio infantil, só crianças do jardim fazem isso, os alunos mais velhos chamam de senhor(a) mesmo, mas se não quiserem podem chamar de VOCÊ. Obviamente isso não é uma regra e nem todo mundo gosta de ser chamado de senhor (a). Eu sempre pergunto antes como a pessoa gostaria de ser chamada para não cometer gafes.
@priscillavallentim81646 жыл бұрын
Olá eu assistir a um vídeo em que você e seus irmãos citam o vai que cola, então gostaria de deixar uma sugestão de vídeo onde poderiam listar quais são os programas de comédia ou outro qualquer que mais gostam no Brasil. Adoro o canal... bjoss 😘
@thipereira6 жыл бұрын
Olá, acabei de descobrir o seu canal e gostei muito do conteúdo e muito legal em saber que vc veio de uma nação que eu sou apaixonado, já fui duas veze mochilar no Peru e fui em praticamente em todos os estados do Peru e deixei registrado em meu canal que se chamava Mochileiro Manauara, porém, agora tenho utilizado o meu nome Thiago Pereira e te convido a conhecer o meu canal. Parabéns pelo canal e um abração a toda a sua família. Sou daqui de Manaus, no estado do Amazonas. Ganhastes um inscrito em seu canal e apertei no sininho para receber novas notificações. Beijão
@frankim2178 Жыл бұрын
Na América só escapam 3 países: EUA, Brasil e Canadá. Inglês ou português.
6 жыл бұрын
Esse tratamento extensivo a professores (as) de tia ou tio surgiu inopinadamente no final dos anos 1970 (ao menos no Rio). Antes disso, era tal e qual no Perú; professora Fulana de Tal ou senhora ou senhor. E o tratamento de tio ou tia para pessoas mais velhas é mais concentrado em São Paulo, os mais jovens do Rio passaram a adotar posteriormente. Não é bem aceito pelos mais velhos de 40 ou mais anos no Rio. No meu caso, por exemplo, costumo não dar atenção quando me tratam assim, principalmente, pelo fato de ter ouvido da seguinte forma: "perdeu tio, passa a carteira! Além do que, considero que esse tratamento vindo de um não parente vulgariza a pessoa do tio real, a partir do momento em que qualquer um possa ser nosso tio sem ser. O tio ou tia é irmão ou irmã de nossos pais, sendo isso muito importante a nível familiar. Minha opinião deve ser igual de muitos outros brasileiros.
@zoeira_milgrau20236 жыл бұрын
en el almuerzo é de le comer al menos, arroz, frijoles y la mistura, que sea carne o pollo, salsishon, o churrasco, comer cosas que te sostienen a lo largo de tu día.
@joaobosco9366 жыл бұрын
Belíssima!!!!!! Parabéns pelo vídeo
@eduardoalwin56375 жыл бұрын
No sé si no lo percibiste pero pareces una Nikkei o descendiente de chino. La mayoría de inmigrantes que conozco en Japón son descendientes de japoneses. Trabajé muchos años con brasileros y ya comí almuerzos brasileros: había frejol todos, todos los días, en Peru no se consumen tantas menestras a diario. Lo curioso es que el frejol brasilero no hostiga, yo lo comía de muy buen gusto. Un saludo desde esta otra parte del mundo.
@ketlinbuscher4 жыл бұрын
Aqui no RS também os cobradores costumavam gritar também.
@danielcardoso24204 жыл бұрын
Aqui no Brasil cada Estado tem costumes diferentes,por exemplo: Aqui no sul as pessoas esperam as outras falarem,para depois elas falar,mas nós sabemos os costumes de cada Estado. O negócio é respeitar pois ninguém é perfeito.....
@adrianamoreira78776 жыл бұрын
Que tal dar algumas aulas aqui no canal? Comparar palavras em português com espanhol assim como fez no tratamento de Senhor e Senhora... Obrigada! Você é muito linda! Beijo grande!
@rafaeldoo91086 жыл бұрын
Eu nem sabia que tinha esse dia de São Cosme e Damião kkkkk Acho que aqui no Ceará não é comum. E o Halloween também não é tãao comum. É algo pontual, apenas alguns estabelecimentos costumam realizar algum tipo de celebração, como festa ou uma simples decoração. No dia 31 de outubro geralmente eu não vejo ninguém comemorando nada. Tem uns locais que falam do Dia do Saci, que é no mesmo dia. Mas nada de comemoração.
@mauricio77vicente355 жыл бұрын
Você poderia passear e conhecer São Paulo. Acho que vai gostar.
@ebenezerxavier43456 жыл бұрын
Gostei de seu relato, poderia até ser mais de 12 itens que assistiria tudo rsrs.. parabéns você muito agradável de assistir. Continue assim!
@amandaives46186 жыл бұрын
Estou de acordo com tudo que disse. Vc está bem adaptada pelo que percebo.
@izetemariasilva27245 жыл бұрын
Aqui em Pernambuco a voltagem é 220 v
@ZP_SW3ET4 жыл бұрын
Nossa ela e muito bonita!!!
@hermesalvalvar30584 жыл бұрын
Es verdad, hablan alto. Ya me acostumbré
@faabriciosoares6 жыл бұрын
Fui criado nos estados da Paraíba e Pernambuco e aqui creio que é mais comum tratar os mais velhos, incluindo os pais, vizinhos, professores, etc., por "o senhor/a senhora". E também se utiliza o tu, com o "você" um pouco menos comum, mas ainda assim frequente, mas ambos com a mesma conjugação verbal (terceira pessoa).
@lentesquevoam4 жыл бұрын
Halloween é 31 de outubro, mas só as grandes cidades é possível ver alguém comemoração.
@tym65246 жыл бұрын
Gosto desse estilo informal, relaxado e muito afetivo dos brasileiros. Chamo meus pais por "você" e eu os respeito e amo imensamente eles.
@adrianamoreira78775 жыл бұрын
Aqui em Goiânia nos ônibus não existem mais os cobradores...
@Players-w9u6 жыл бұрын
no estado de goias ja se faz mais de 15 anos que tem catraca eletronica nos onibus...
@FelipeCarreiro6 жыл бұрын
No estado do Rio, também. Porém, há muitas pessoas que não possuem cartão de passagem e, por esse motivo, pagam a tarifa com dinheiro.
@marcossantoshellomarte6 жыл бұрын
A sopa geralmente é servida a noite de vez em quando, no inverno principalmente é muito bom. Tenho o hábito de tratar as pessoas mais velhas de Senhor e senhora é forma de respeito. Quando se reúne a família, amigos é todo mundo querendo falar ao mesmo tempo e alto pra caramba kkkkkk. Legal a comparação das diferenças que você viveu entre Brasil e Peru, parabéns!
@paignomo6 жыл бұрын
Que mulher bonita da porra!!!!!!!!!!! Sobre os cargos das pessoas pelo menos aqui em São Paulo, pelo meno na minha profissão (trabalho em televisão, sou repórter cinematográfico) ninguém é mais que ninguém, não importa o cargo somos uma equipe, então nos tratamos como iguais..............