Passando pra avisar que o curso de e raciocínio crítico está agora disponível no Udemy COM CERTIFICADO. Use esse link para ver a promoção: www.udemy.com/course/introducao-logica/?referralCode=73948697BF5090472D66
@LuisSilva-xk9ho4 жыл бұрын
Uuuu
@LuisSilva-xk9ho4 жыл бұрын
Uuuuu
@LuisSilva-xk9ho4 жыл бұрын
Uuuuuuuuuuu
@LuisSilva-xk9ho4 жыл бұрын
Uuuuuuuuuuuuuuuuuu
@LuisSilva-xk9ho4 жыл бұрын
Uuuuuuuuuuu
@ayo-bleu6 жыл бұрын
Não, cara, o ser humano superior não é o que nasce superior, mas o que se torna transcendendo os valores; o humano superior é o que cria os próprios valores e vive no tempo presente, faz de si uma obra de arte. Isso não é egotismo exagerado, ele prioriza o próprio bem estar, basicamente quem faz de si uma obra de arte, faz com amor, e isso é doado a sociedade. Ele não trabalhava com o social, e a critica a esse âmbito é muito valida, mas referente ao egoísmo deve se medir isso quando se trata de discutir a obra dele nos dias atuais, pois já está datada. Sobre o nazismo, é completamente infundado, pois tem um capítulo no Assim falava Zaratustra, em que ele critica também o Estado e a nação, e qualquer que seja a ideologia, então o homem superior nazista ou qualquer outro, é infundada, uma vez que não há qualquer natureza. O humano superior, enfatizando, é aquele que cria os próprios valores.
@ayo-bleu6 жыл бұрын
Sobre o amor, isso está no pilar do eterno retorno, referente a criação dos próprios valores e vida por amor, isso se doa, e parafraseando ele: se te apetece esforçar, esforça-te, se te apetece repousar, repousa-te. Isso é do seu querer, é do seu próprio sentir, então que se te apetece ajudar, ajuda, se te apetece amar, ame. A isso se deve o humano superior, aquele que vive por si e faz do seu querer o seu próprio sentido. Isso vai além da próprio pessimismo que atribuem a filosofia dele, e muita das críticas são infundadas.
@hiagorodrigues27696 жыл бұрын
Não saquei como a ideia "faz de seu querer o seu próprio sentido" vai além de um egotismo, conte me mais de como ele sabia dos limites do livre arbítrio? Porque a crítica do santayana é infundada
@ayo-bleu6 жыл бұрын
Hiago Rodrigues se cada um for o centro do seu mundo, egoísta no sentido pleno, vai fazer o que ama, por exemplo a arte, o artista que vive si mesmo e faz de si a obra, faz por amor, e doa para a sociedade. Isso é um bem que nada tem de antissocial. O fazer o que gosta por amor é fazer bem feito, e isso se doa com amor para a sociedade. O mesmo para o amor, não é egoísmo pleno e antissocial, se me apetece amar e ajudar o próximo, eu farei isso com todas as minhas forças, pois é o que amo, e esse é o sentido da minha vida. Sobre a critica do livre arbítrio, ele sabia que não existe livre arbítrio, ele deixa claro quando diz que somos partes do mundo e nada escapa ao mundo. Sobre a liberdade ele diz em respeito as determinações do mundo, no sentido de "o que você fez com o que te fizeram?", o mundo nos determina e não temos escolha, mas podemos escolher dentro das determinações dele. Obviamente ele diz isso sem saber do fato social, ou seja, a sociedade determina o indivíduo, não o contrário. Essa crítica ao pensamento de Nietzsche é ótima.
@Alimenteocerebro6 жыл бұрын
"Moral nenhuma é possível sem um bom berço" - Nietzsche Ou seja, não há como garantir que ele achava que o homem superior depende do ambiente e da educação e da vontade. E, se for assim, ainda resta o questionamento sobre garantir isso a todos. A relação com o nazismo não é completamente infundada. Lembre-se que ele admirou Napoleão. A relação não é com o ponto do Estado, e sim com o ponto da raça superior, particularidade especial do nazismo. E o amor fati é diferente do amor universal.
@ayo-bleu6 жыл бұрын
Alimente o Cérebro então quer dizer que ele acreditava mesmo na moral dos nobres? Sempre pensei que fosse no sentido figurado, não literal. kkk Sobre a raça superior ainda insisto que não é possível a ligação, pois ela tinha a ver com sangue e pureza racial, coisa que não tem nada a ver com a transcendência dos valores. E sobre o amor universal você entendeu errado, eu disse que quem quer amar tudo, pode, e deve amar, assim o amor universal é possível para aqueles que querem faze-lo.
@fabiofortunato24026 жыл бұрын
O complicado desse filósofo é que ele usa definições próprias, portanto, se não houver uma leitura completa de seus trabalhos, poderá ocorrer grandes interpretações errôneas.
@pr.laurobatista90544 жыл бұрын
E tinha alguma coisa que não fosse errada ou equivocada em Nietzsche?
@breno0813 жыл бұрын
@@pr.laurobatista9054 Nietzsche é o fim da picada.
@pr.laurobatista90543 жыл бұрын
@@breno081 fim da picada e começo da perdição.
@Ale-tz4zf3 жыл бұрын
@@pr.laurobatista9054 ao contrário, tinha alguma coisa q n fosse certa? Nietzsche é um dos melhores filósofos quer vc queira ou não.
@Ale-tz4zf3 жыл бұрын
@@pr.laurobatista9054 mas sendo sensato, ele tem algums defeito, assim como todo filósofo, ele ainda é humano sendo assim n é perfeito.
@UniversodaFilosofia6 жыл бұрын
Parabéns pela série, excelente trabalho. É curioso como muita gente, sem perceber, acaba fazendo de Nietzsche um ídolo, sendo que ele mesmo se portava como um destruidor de ídolos. Esse seu vídeo é muito importante justamente por dar umas marteladas no Nietzsche, contribuindo pra possibilidade de cada um ter uma visão mais crítica do filósofo, e não apenas achar tudo que ele diz lindo e maravilhoso.
@HerryII4 жыл бұрын
É extramente engraçado a forma que as pessoas idealizam a filosofia do Nietzsche sendo que o autor tentou criticar ídolos a vida toda HAUAHEUHEUHAUHEAUH
@antonioamaral3896 Жыл бұрын
Né kkkkkk
@MsValdenor Жыл бұрын
Na verdade eu acredito que ele criticava porque queria colocar suas ideias no lugar deles, lendo seus textos para mim fica bem claro que ele era um sujeito bem vaidoso e inclusive ele utiliza essa técnica para com o leitor: ele alimenta a vaidade dele
@malupezzin8806 жыл бұрын
Não dá pra concordar com tudo de Nietzsche, nem de todos os outros filósofos. Mas é a filosofia que nos alivia, um pouco, das dores desse mundo.
@romariosouza18733 жыл бұрын
Mandou a real
@MaxwellProphet3 жыл бұрын
Oq me aliviou foi uns ensinamentos da bíblia
@henzodias84403 жыл бұрын
@@MaxwellProphet O que, de certa forma, não deixa de ser um meio filosófico...
@pedromoreira3932 жыл бұрын
@@MaxwellProphet enSinamentos* concordo c vc
@AlyssonAugusto6 жыл бұрын
A vida de Nietzsche em si mesma dá respaldo pra crítica de Santayana ao egotismo do alemão. Basta pensar como as limitações que surgiram em sua vida, e fizeram dela bastante miserável (a morte de seu pai e irmão quando ainda criança, o nacionalismo de sua irmã, sua saúde precária e etc...), acabam mostrando que ele não tinha lá muito controle sobre sua trajetória, sendo praticamente impossível ele alcançar o super-homem que tanto adorou.
@vitoraguiar93764 жыл бұрын
Mesma coisa conteceu com Edgar Poe, um homem miserável; perdeu os pais cedo, matou o próprio gato e teve sua esposa falecida precosamente, Não deu nem 3 anos e ele faleceu "misteriosamente".
@japaaccounts58222 жыл бұрын
Aponta um aspecto crítico de Nietzsche e me dar um exemplo com uma situação vivida pelos homens, nos dias atuais?
@beritchu1514 Жыл бұрын
Sim, claro... Analisar a obra de um filósofo, baseando-se na vida do mesmo, é realmente uma crítica bem construída, não é mesmo ?
@MsValdenor Жыл бұрын
@@beritchu1514o próprio Nietzsche falou que toda filosofia era um reflexo da vida do filósofo
@TheKoalaw6 жыл бұрын
Ao meu ver, todos comentários criticando Nietzche no vídeo podem ser rebatidos com um pouco de lógica do próprio Nietzche, mas é legal ver que o autor do vídeo não põe o filósofo num pedestal como muitos fazem
@devrec29875 жыл бұрын
pse cara, eu lendo nietzsche fico puto e discordo dele, porém enquanto eu penso o pq eu não gosto dele acabo vendo que o próprio pensamento que ele escreveu me refuta... eu fico puto e o caraio, mas faz sentido
@sirleyalves7776 жыл бұрын
Não creio que Nietzsche seja egoísta, pelo contrário. Nietzsche sabia exatamente da inteligência que ele possuía e simplesmente se incomodava com a ignorância e a imbecilidade seu redor e ele deixa isso muito bem claro em seus livros.
@Alimenteocerebro6 жыл бұрын
Não é egoísmo. É egotismo.
@hiagorodrigues27696 жыл бұрын
Mesmo egoismo, como se incomodar com a inferioridade dos outros pode ser algo além de emoções egoístas ? ...mas no Zaratustra ele mesmo diz para não ser um mata mosca, não sei se entendi errado aquele maldito livro kkk
@cezara.martins40336 жыл бұрын
Tmbm tive essa impressão
@davidcarvalho83856 жыл бұрын
Sirley Alves , amei seu comentário. Realmente é brilhante. Triste ver que a "Democracia" acaba reproduzindo e muito o apego pela ignorância.
@guilherme100ful5 жыл бұрын
não é egoísta, é egocêntrico e pedante mesmo
@troncosrodeio48256 жыл бұрын
Parabéns pelo Canal !! Li quase 60% do " Assim falou Zaratustra" ... Achei Nietzsche um autor meio obscuro, circular e friamente irresponsável com suas próprias opiniões . Não possui um pensamento linear ...não é um cara preocupado em organizar o raciocínio de forma sóbria. De modo que a captação mais coerente daquilo que ele pensa sobre os diversos temas abordados por ele mesmo é uma tarefa difícilima... Justamente por ele ser tão escorregadio como um sabao... E nao se oferecer tão claramente ao exame prático do seu leitor . Não é um autor responsável por seus pensamentos assim como Platão ou Aristóteles... ( Digo isso pelo menos a nível desta obra ) ... Mas certamente o que ele escreveu é um prodígio do ponto de vista poético, isso é indiscutível . Há, todavia, muita beleza nas construções das palavras nietchianas !! Mas filosoficamente falando, Nietzsche é uma ferida aberta e irremediável que não se abidicava do direito de trazer alguma cura para a compreensão de realidade do homem moderno, a qual nem ele mesmo, tragicamente, soube interpretar.
@Douglas.325 жыл бұрын
Esse deve ser o último livro dele a ser lido, volte para ele depois de ter lido os outros, ou boa parte deles...
@eduuuardo186 жыл бұрын
Este novo formato analístico é incrível! Mostrar as filosofias importantes; dar uma resumida geral - e por final: Criticar; ver o lado oposto desta filosofia. Fantástico! Por mais formatos assim.
@canalhistoriaetu156 жыл бұрын
Parabéns, você conseguiu tirar o pedantismo e o preconceito em torno de Nietzsche.
@brunolins13306 жыл бұрын
cara, ele já criticava o antissemitismo e o nacionalismo antes do nazismo surgir, foi por esse motivo inclusive que ele rompeu a amizade que ele tinha com o Richard Wagner.
@andersoncerqueira27235 жыл бұрын
@Julio Cesar Ele não tinha uma veia nazista; o nazismo que tinha uma veia nietzschiana Ou pelo menos, Hitler achou que tinha e se lambuzou de seus aforismas
@amandaleite49266 жыл бұрын
Lembrando que você disse que faria associações entre Nietzsche e Dostoiévski (esperava muito por isso).
@alexjones94855 жыл бұрын
A maratona foi ótima e esse último vídeo é o melhor, parabéns!!!
@jessicamanoela29412 жыл бұрын
Precisava disso , muito obrigada❤
@igorcosta57166 жыл бұрын
Parabéns Devanil. Vídeos maravilhosos! Obrigado pela série
@melloeatschocolate83396 жыл бұрын
antes da sua serie eu achava que nietzsche era algo completamente diferente do que ele é obg faça mais
@juscelinoguimaraes55426 жыл бұрын
Estou lendo o Ecce Homo e, pelo que li, ele não afirma desprezar os que, como diz, vê abaixo de si, ao contrário do que é dito pouco antes dos 8:00 minutos.
@kaoistaanarquista4 жыл бұрын
Pra mim a critica e o trabalho crítico mais completo e contundente sobre as obras e ideias de Nietzsche e o livro do Lossurdo "O Rebelde Aristocrata", esse livro além de fazer uma análise do panorama das obras dele também levanta vários pontos históricos e biográficos que influenciaram Nietzsche em sua ideias e concepções de mundo e principalmente eliciando às problemáticas dessas ideias na política, cultura e filosofia. Vale muito a pena a leitura deste livro.
@MsValdenor Жыл бұрын
Interessante irei ler ele
@nelsonlima69716 жыл бұрын
Parabéns pelo canal!! Acompanhei toda a "maratona Nietzscheana". Espero que venham outras maratonas!
@oisirfla-m.7075 жыл бұрын
"Nietzsche abandona o conceito da verdade, pra ir em busca do romance; da mentira". Partindo do ponto de que Nietzsche sempre se mostrou um filósofo fora da curva da moral escrava do certo e errado, a verdade não é importante, realmente. Mas veja bem: Nietzsche criticava a verdade? Não. Nietzsche criticava a verdade absoluta. E esta era pregada por Platão e todos esses filósofos que adoeceram a humanidade em conjunto do cristianismo. Partindo do pressuposto de que Nietzsche não buscava a verdade, a verdade: esta é uma mentira. Nietzsche condenava toda seriedade envolvida nos filósofos. Me desculpa, mas a filosofia como ciência, é mais limitada do que a de antes que pensava na matemática, sendo ela uma opinião. Considerando que Nietzsche sempre se mostrou um filósofo experimental(como diz a maior estidiosa de Nietzsche no Brasil), ninguém poderia afirmar que Nietzsche era um cara egocêntrico. Esse é deus, que sem dar nada em troca, pegou dos seres vivos a vida. E nesse sentido Nietzsche estava certo. Mas essa é uma verdade? Não importa. A razão é um impulso. Quem de fato lê Nietzsche, ri muito.
@rodolfodirack12465 жыл бұрын
A crítica do Nietzsche a compaixão é no fato de q o homem se idealiza quando pensa ser compassivo. Ele pensa q está agindo de maneira altruísta quando na realidade quer exercer a sua vontade de potência sobre outro, para Nietzsche não há ação desinteressada. O homem quer ser reconhecido e amado pela ajuda q dá aos outros. O pior é q ele depois põe sobre sí a idéia de bem e de homem bom, e de dever quando opta pelo caminho do amor ao próximo, que é a submissão do próximo a sua vontade de potência
@claytonp71076 жыл бұрын
Essa maratona foi do caralhooooooo!! Parabéns
@JoaoVictor-uu2wi6 жыл бұрын
Faz uma resenha/análise do Pálido ponto azul, parabéns pelo canal!
@euvejo8455 жыл бұрын
Lê mais o filósofo cara e deixa de falar bobagem puxa fiquei frustrado com sua ignorância
@hfelippejr6 жыл бұрын
A gente que agradece, cara! Muito obrigado por essa série; o formato "em 7 dias" ficou muito legal.
@deizimermargaridagoncalves7001 Жыл бұрын
Obgdo pelas explicações. Mas essa última eu gostei maissss😇
@topanimes12236 жыл бұрын
Criticar Aristóteles por defender a escravidão é um anacronismo, eu concordo, mas criticar a bíblia por defender a escravidão não se trata de anacronismo, pois os religiosos afirmam tratar se de um livro inspirado por um deus, logo esse ser sabe de tudo, presente, passado e futuro. Ps: ótimo vídeo, parabéns !
@cleidemerensodosreis89236 жыл бұрын
Alex Boaventura Alexboaventura , é exatamente isso que eu iria comentar, mas vi que você o fez aqui. E é exatamente esses problemas morais dependentes de tempo e espaço que atestam contra a inspiração divina da bíblia.
@topanimes12236 жыл бұрын
Cleide merenso dos reis, falo e disese.
@Gaspersjc6 жыл бұрын
Foi o que pensei também, se existe uma moral objetiva definida pelo Deus cristão, sendo ele onipotente, onisciente e onipresente, sendo a bíblia supostamente a palavra dele, não faz sentido as mudanças morais do velho, novo testamento e os tempos de hoje.
@welersonmelo51446 жыл бұрын
A história do chamado povo de Deus também tem uma ordem, que chamamos de catequética. Da mesma forma que se faz com crianças, por exemplo para ela não beber muito refrigerante você não vai explicar que refrigerante tem tanto de açúcar e que glicose alta aumenta o risco de diabetes. Você simplesmente tira ou tenta tirar reduzir de alguma forma até q ela tenha uma maturidade maior pra entender. Da mesma forma foi o tratamento histórico, catequético, de Deus com a humanidade. Até o momento da maturidade que é quando Jesus e o novo testamento aparecem e já se pode explicar diretamente o que é e o que não é. Os erros cometidos a partir daí são erros puramente humanos. E daí não aparece mais profetas etc para falar por Deus pq a humanidade já tem maturidade suficiente para entender, interpretar e escolher. Do mesmo modo que um adulto que pode escolher continuar tomando muito refrigerante.
@topanimes12236 жыл бұрын
Welerson Melo esse argumento seria válido se não tivesse tratando de um ser uniciente, ou seja que teoricamente saberia de tudo desde o início até o fim. Já um ser humano cuidando de uma criança teria todo o direito de errar, pois não se trata de um ser uniciente.
@ElyMeneses4 жыл бұрын
Acredito que qualquer filósofo deve ser questionado ou criticado.
@arthurvinicius2523 Жыл бұрын
Muito interessado em ver críticas a filosofia dele, é aquilo de estar imerso numa coisa e não ter um contraponto
@giovannipossamai7966 жыл бұрын
Você tem outras maratonas em mente? Gostei muito desse programa.
@canetafalhando6 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!
@gilvanjr83845 жыл бұрын
Não sou um grande conhecedor da obra de Nietzsche, mas me considero um bom entendedor. Para me resguardar das falas dele sempre, sempre digo que leio Nietzsche como "poeta", inclusive acho que é dessa maneira que ele gostaria de ser considerado (a academia sempre debate essa discussão). Sem dúvidas o modo como ele pensava as mulheres e como não conseguia vê-las como pensadoras equivalentes aos homens (sequer chegou a essa indagação) é uma evidência de seus defeitos. Creio que ele, entretanto, conseguiu realizar sua meta, que era aproveitar todo o momento que tinha livre de seus próximos lancinantes e destruir os sonhos bobos que a humanidade possuía, e ele, por sofrer tanto e por ser tão erudito, foi a pessoa mais qualificada na história para fazer isso. O maior legado de Nietzsche é plantar a semente da intolerância com a desonestidade intelectual, ler Nietzsche é como tomar um tapa, ele diz "não busque ver o mundo como belo, não busque ver no mundo a justificativa para suas fantasias, veja o mundo como ele é: além do bem e do mal". Ele, falando sobre a morte de Deus, nos criou um valor que sem dúvidas valorizar muito mais a vida: o bom no ser humano é suportar o peso de ser consciente, este é o preço de sermos inteligentes, os amantes do conhecimento o aceitam de bom grado. Sem essa "semente" talvez Froid não fosse capaz de "descobrir" nosso inconsciente pois ele é justamente causado por nossa desonestidade crônica (até cognitiva). Em fim, pelo meu amor, sou muito suspeito a fazer críticas a Nietzsche (exceto as que saltam aos olhos). Por isso amei este vídeo. Me sinto muito mais atraído agora para ler outros filósofos e ler Nietzsche com um senso crítico bem melhor. Obrigado! ❤️
@Medigakenfoi3 жыл бұрын
Esse Nietzsche era um louco pelo o que eu ouvi dele aqui
@thomas77865 жыл бұрын
Cada crítica aqui reforçou minha opinião de que Nietzsche está certo. Bertrand Russell é um nanico demais para entender Nietzsche.
@ronaldosilvanascimento70426 жыл бұрын
Cara você tem que saber que ele gostava da filosofia budista
@augustusnarciso25374 жыл бұрын
desde quando? O budismo era a segunda religião que ele mais criticava, atras apenas do cristianismo.
@Spysap3 жыл бұрын
@@augustusnarciso2537 Isso é equivocado. Em o Anticristo ele rasga elogios ao budismo
@compartilhandominhajornad2 жыл бұрын
Amei esse vídeo ❤
@leonorbarros74762 жыл бұрын
Gostei muto dos seus vídeos, muito obrigada!
@gabrieltobias20956 жыл бұрын
a grande estudiosa Scarlett Marton , a principal estudiosa de Nietzsche , nunca falou que Nietzsche desprezava as mulheres , então , acho que é meio errada sua interpretação .
@GlaucoCruzCosta5 жыл бұрын
Quando procuramos entender Nietzsche psicologicamente, ai sim o compreendemos. De outra forma, vagueamos muito. Veja, por exemplo, o livro Nietzsche: a vida como valor maior, de Alfredo Nafah Neto.
@homero48264 жыл бұрын
Ele foi um homem cheio de traumas.
@GlaucoCruzCosta4 жыл бұрын
@@homero4826 As pessoas não conseguem entende-lo lendo na fonte, ai le resumos, não concorda e ataca a pessoa. Porém, pegar os escritos e demonstrar erros ninguém faz.
@homero48264 жыл бұрын
@@GlaucoCruzCosta, bem, eu li "O Anti-Cristo", e o livro diz muito sobre o q ele pensa. A não ser q se deve entender o livro como um romance kkk
@GlaucoCruzCosta4 жыл бұрын
@@homero4826 so conseguimos entende-lo se entendermos o que significa 'ideais asceticos'. Mas, entender isso profundamente, nao em poucas palavras. Vc ve que toda critica a Nietzsche e a sua pessoa e não aos escritos, pq quase ninguem consegue compreender quando le. E ele parece ter feito isso de propósito. Como diz no inicio do Anticristo: "este livro foi feito para homens raros. Talvez estejam entre aqueles que entenderam o meu Zaratustra" Nunca vi ninguem comentando sobre Nietzsche falando tipo: isso aqui que ele fala em tal local está errado por isso, isso e isso. Sempre o atacam na pessoa: que foi louco, com problemas...
@homero48264 жыл бұрын
@@GlaucoCruzCosta, toda filosofia dele se baseia no ponto de vista dele. A vida influencia bastante nos conceitos e preconceitos nossos. A culpa de eu pensar essas coisas dele é justamente por causo dele e dos seguidores dele, dele porque eu li "O Anti-Cristo", e vi o rancor nos escritos dele, dos seguidores dele porque toda a crença deles se baseia na amoralidade e na demonização da religiosidade humana.
@paulocesarpadilha34496 жыл бұрын
Amigo você precisa ler Nietzsche. Você faz um monte de analogias equivocadas.
@palomaalmeida49576 жыл бұрын
Série maravilhosa Obrigada ❤
@daimon000004 жыл бұрын
Rorty também diz que Nietzsche é um ironista que se recusa a ser liberal.
@apolouchihaz6 жыл бұрын
Otima maratona cara
@thiagocosta35666 жыл бұрын
To viciado nos seus vídeos, eu adoro a sua didática, obrigado por exister!
@pr.laurobatista90545 жыл бұрын
Nietzsche viveu atormentado entre o pico de sua inteligência e o abismo de sua imaginação.
@euvejo8455 жыл бұрын
Vai te fizer eu vejo essa mesma frase em todos os canais q falam do Nietzsche .PR sem criatividade eu acho que essa frase sua ai serve pra vc mesmo .Vc tá atormentado pelo Nietzsche .ele busca vc é vc o busca .Carvalho!
@jeanpaulocarneirovaz10623 жыл бұрын
A maioria doa filiosofos não conseguirem compreender nietzche. Por isso criaram suas próprias interpretações.
@giovannaTSG6 жыл бұрын
Por favor, faça um vídeo falando sobre a série O Mecanismo. E parabéns pelo canal, gosto muito do conteúdo!
@karitacristina19935 жыл бұрын
Conteúdo de qualidade e outro nível! Nova inscrita no canal👏
@danysaad24026 жыл бұрын
Gosto bastante do seu canal. Parabéns e obrigado :)
@jacksonmoura99723 жыл бұрын
3 coisas: 1 - Vou anotar o nome desses dois filósofos, porque concordo totalmente com eles, principalmente o egotismo. 2 - Nietzsche era um incel higienista com tesão no militarismo poético da Grécia Antiga. 3 - esse canal é maravilhoso.
@rafaelverissimo14683 жыл бұрын
Nietzsche não era um Incel. Ele vivia no século 19 onde quase todos os homens eram machistas, claro que nao justifica, mas anular toda a filosofia dele por conta de um preconceito da época é um tanto quanto superficial. Tenho minhas criticas a nietzsche mesmo me considerando dentro do pensamento nietzscheano.
@Хьюго-я7о Жыл бұрын
@@rafaelverissimo1468 Sim naquela época rolava solto o machismo, mas a diferença é que Nietzsche era um radical mesmo naquela época. O cara literalmente era frustrado pelas mulheres, exclusive ele não conseguia nem arranjar algum relacionamento onde ele recorreu ao prostibulo para tocar em alguma mulher...
@rafaelverissimo1468 Жыл бұрын
@@Хьюго-я7о sim ele era frustrado com uma.poeta q eu esqueci o nome. Mas usar isso para desmerecer tda sua obra eh como resumir toda a obra de Hegel como racista ou a de Kant, ou até desmerecer as obras de Darwin. A questão eh entender a época e filtrar o que realmente se pode aprender com o autor
@MsValdenor Жыл бұрын
"Incel higienista" adorei esse termo 😂
@oisirfla-m.7075 жыл бұрын
"Bom berço"? "Nobreza"? Deixa eu refrescar sua memória. Infância de Nietzsche com família protestante; destino como pastor; professor. Nietzsche era pobre. Não se pode dizer que Nietzsche acreditava na moral dos nobres, pois a essa ele assemelha com a cristã. Um banquete.
@renanolivier3166 жыл бұрын
O que é importante entender dessas críticas, é que elas foram centradas nos valores de Nietzsche e não em sua filosofia. As críticas não apresentam uma refutação direta da filosofia Nietzscheniana mas das crenças pessoais do próprio. Eu acredito na compaixão e isso faz parte da minha ética que é a minha transvalorização da moral.(A compaixão pode ser parte da moral, mas eu admito como de minha ética porque eu a racionalizei e entendi como princípio para meu caminho assim a ética pode ir contra ou a favor do que a moral propõeas tem que ser uma escolha pessoal).
@nycolaspaffoni25834 жыл бұрын
o Nietzsche criticava muito a compaixão e exaltava o egoísmo, não acha que é uma contradição colocar isso como parte de sua etica?
@roqueribeirojunior9376 жыл бұрын
O Nietzsche fala mal sobre as mulheres mais em outros aforismo fala muito bem Tem em aforismos que ele diz que a mulher no amor e na vingança ela é sempre mais eficaz
@pilotomeuepiculiares30176 жыл бұрын
Nietzsche, a sua filosofia, é o cúmulo do herói solar, é belo num filme e livro. No dia a dia, no entanto, é alguém que esteriliza as potencialidades alheias, um cavalo que corre cego incapaz de ver os lados.
@lodic63595 жыл бұрын
Curti muito. Digo sempre que Nietzsche é uma questão de visão, um mesmo texto pode ter sentidos muito diferentes dependendo de quem lê e gostei do seu ponto de vista.
@cezara.martins40336 жыл бұрын
Curti muito esse vídeo, assim como toda essa série sobre Nietzsche, mas ainda assim eu concordo com ele sobre essa separação entre moral dos fracos e dos virtuosos, só não uso os mesmos critérios para essa separação. Considero toda essa questão ética e principalmente moral muito relativizavel.
@marcosilva35326 жыл бұрын
agora faz do Renê descartes.
@rodolfodirack12465 жыл бұрын
O Nietzsche achava q o homem superior era definido pela força, ele diz assim falava Zaratustra q a vontade de potência pode ser definida como a vontade de ser senhor. Então o forte é aquele q impõe a sua moral sobre o fraco, sem ser subjugado pela moral de outro, e q aguenta o fardo de ter q governar sobre os fracos q estão constantemente tentando derrubá-lo. Não é necessariamente um critério biológico ou racial, é mais o espírito de ser senhor. Tanto é q ele admirava Napoleão, e chegou a dizer q os judeus eram um povo forte, em o alem do bem e do mal, por preservarem a sua moral mesmo se espalhando pelo mundo. Repudiava o nacionalismo e o anti semitismo por justamente representarem o oposto do q ele defendia, por transformarem as pessoas em animais de rebanho em nome do ideal de pátria
@TheEduardoAlencar6 жыл бұрын
muito boa a maratona. Deu mt trabalho fazer ? Pretende fazer outras?
@Alimenteocerebro6 жыл бұрын
Deu sim, mas foi legal hehe. Se tiver tempo, farei sim =)
@ricktartaia35585 жыл бұрын
Santayana foi MT influenciado por Platão... e Russell é um dos filósofos da linguagem que é oq justamente Nietzsche criticava...
@Canal_Betao6 жыл бұрын
Ótima séria cara!! Engraçado rever Nietzsche agora, eu li Assim Falou... quanto tinha 13 pra 14 anos e na minha cabeça de adolescente presunçoso tinha achado que havia entendido... ledo engano! rs Fico tentado a lhe pedir mais, porém imagino o trabalho que teve!! Parabéns pelo canal e boa sorte na vaquinha!
@dubaruke6 жыл бұрын
Muitíssimo obrigado, meu caro Devanil! Parabéns pelo altruísmo e por sintetizar magistralmente, a obra deste filósofo tão controverso. Abraços. Vida longa e próspera👍👊
@lhenri37246 жыл бұрын
Cara muito bom, sempre gostei de filosofia mas nunca me aprofundei nisso, e agora estou me aprofundando mais e tô gostando muito dos seus vídeos e dessa maneira de mostrar o lado crítico sobre Nietzsche, parabéns
@pr.laurobatista90545 жыл бұрын
Na filosofia Nietzsche não fundou escola. Mas suas "universidades para influenciáveis" estão pelo mundo todo. Nelas porém não se estudam filosofia nem teologia. Do resto tudo se oferece ali. Menos também o certificado de conclusão.
@edmilsonerere6 жыл бұрын
Gostei. Serve para a gente pensar diferente do que já sabe...!
@alemartinsart6 жыл бұрын
O Homem superior seria apenas aquele que afirma seu desejo, acho que ele deixou claro sim
@anaclaudiadesouza69172 жыл бұрын
Com a padronização de tudo, fica muito difícil compreender o que o Filósofo queria transmitir. Como ele mesmo dizia, "o erro tá na linguagem".
@thiagocosta35666 жыл бұрын
Joguei Santayana no google e apareceu um jornalista brasileiro hahahaha, mas dps eu consertei a pesquisa
@edioborgesboucas6 жыл бұрын
faz sobre bauhman
@thiagocosta35666 жыл бұрын
faz sobre bauman /2
@patriciasantiago37595 жыл бұрын
Também quero
@samipeixoto47796 жыл бұрын
Acho válida a inspiração de tentar se aperfeiçoar, e viver de acordo com sua própria ética, de dizer sim a vida. Mas tudo isso levando sempre em consideração os limites do outro e o nosso próprio bem estar. Como disse antes, eu ainda não o li, mas me pareceu, sem deixar espaço para dúvidas, que o Nietzsche não era fã das mulheres mesmo hein? E também desconsiderava o valor de pessoas que não compartilhavam do mesmo pensamento de engrandecimento pessoal. Erro comum que cometemos vez ou outra. Bem, ainda estou afim de lê-lo. Nem todas as ideias e/ou obras de alguém devem ser descartadas porque a pessoa não foi o que esperávamos. Isso eu estou tendo que aprender na vida. Alguns dos meus ídolos de infância e adolescência não são modelos morais nem pra mim, nem pra ninguém. Essa maratona serviu pra tirar o ranço que sentia a respeito do Nietzsche ao ouvir falar do mesmo, pelos leitores adolescentes revoltados de "O Anticristo". Muito proveitoso! Parabéns pela iniciativa e execução! Imagino o quanto esse tipo de trabalho demanda de você, e por isso, agradeço. :)
@lodic63595 жыл бұрын
Tem trecho no livro de Zaratustra que até hoje me deixa com uma pulga atrás da orelha " O ferro falava assim ao imã: Odeio-te mais do que tudo porque atrais sem ser forte bastante para sujeitar." Ele diz isso enquanto "senta o pau" na mulher e compara a relação homem x mulher com ferro x imã. Ao meu entender ele quis dizer que odeia as mulheres pois conseguem atrair os homens, provavelmente ele estava incluso nos atraídos e a mulher poderia ser uma fraqueza aos homens.
@antonioamaral3896 Жыл бұрын
Nietzsche era gado, ele era apaixonado por uma mina que largou ele, o doido virou misogino
@davidcarvalho83856 жыл бұрын
Vídeo magnífico. Brilhante a forma de forma apresentar a filosofia nietszcheana. Em relação a Nietzsche, sobre sufrágio universal, pesa muito a questão da equivalência entre os homens devido a moral cristã "Não fazer acepções entre os homens". Mas quando observamos para nossa sociedade e vemos que o sufrágio universal dá oportunidade de pessoas "inferiores" votarem sem ter domínio da importância do voto, das consequências, do poder que ele possui , acaba decidindo devido pela vida daqueles que se esforçam para um país melhor. Essas pessoas, esses "ratos" que vivem roendo migalhas que são jogadas, destroem qualquer possibilidade de mudança social para o avanço do país para o primeiro mundo.
@atasantos75766 жыл бұрын
Quando eu crescer eu quero ser esse cara! Mano, te admiro muito, seu trabalho é ótimo!
@h.cooper81332 жыл бұрын
"Nietzsche tinha todo esse desprezo pelas mulheres, muito provavelmente porque 9 de cada 10 mulheres teriam pego aquele chicote e dado nele" Errado não tá; a misogenia podia ser até cultural, mas a dificuldade dele com mulheres não era cultural não kkkkkk
@lencon072 жыл бұрын
Quando li crepúsculo dos ídolos, foi a primeira coisa que estranhei na literatura dele kkkk
@gunstaf6 жыл бұрын
com o q nós devemos perder tempo então?
@heitorferraroYT6 жыл бұрын
isso é o que acontece quando uma cara criado no carpete com a avó lê Nietzsche.
@jessecosta25115 жыл бұрын
Muito bom garoto o comentário parabéns
@koelhoogenesis175 жыл бұрын
O problema do dialogo na crítica é: Entre Budda e Nietzche existia um distanciamento social enorme, pelo qual ter compaixão, assim apresentando uma instancia fraca. Abre porta pra contaminação psicossomática, ou seja, foi desprezado que a grande maioria da população de homo sapiens apetece pela própria finitude. Foi desprezado também que o homo sapiens é um animal. Não ter compaixão aproxima o homo sapiens de um animal qualquer, afinal ele é um. No mais, lembrando, e dando um viés Darwinista não ter compaixão mantem a sobrevivência de um individuo e isso é valido pra qualquer ser vivo. Desde uma bactéria até um leopardo. E também há desprezo da fonte de potencia do individuo. Fazer o mal é um estado de sobrevivência quer queira sim ou não. O Crítico nunca leu Darwin pois ele coloca o homo sapiens e sua comunidade como absoluto.
@marciocoutinho72665 жыл бұрын
1--um menino de 5 anos toca piano com maestria (veja na INTERNET). 2--para podermos raciocinar, suponhamos que , por razões sócio econômicas , esse menino nunca tocou piano e somente o fez aos 20 anos. E tocou com maestria aos 20 anos. Ou seja, a essência musical apareceu aos 20 anos , mas a ESSÊNCIA já era latente aos 5 anos e a ESSÊNCIA já existia nos gens do menino ao nascer. Talvez esse raciocínio convencesse SARTRE de que a ESSÊNCIA nasce junto com a EXISTÊNCIA.
@indiorapnacional6 жыл бұрын
seu canal é dahora irmão continue nessa pegada!!!!
@Naysneves5 жыл бұрын
www.quora.com/Why-was-Bertrand-Russell-so-critical-of-Nietzsche Sugiro que leia esse texto que trata justamente sobre as deturpações de Russell sobre Nietzsche, o que dado o contexto é compreensível porém não deixa de ser extremamente injusto.
@estevaosantossilva43556 жыл бұрын
Leu sem estudar ele é ainda o melhor
@wallytr18042 жыл бұрын
Sören Kerkegaad pra mim, deita todos esses aí.... O cara era um gênio sem igual...
@igorhenrique81273 жыл бұрын
4:58 Por isso que ele ficou sozinho kkkkk como ele iria manter um relacionamento com uma mulher desprezando as mulheres, ou será que esse desprezo não seria por ele ter sido rejeitado por algumas mulheres, pode ser um trauma psicológico da parte dele!
@Хьюго-я7о Жыл бұрын
Acredito que seja trauma mesmo, pela biografia que li dele
@vinilopes61756 жыл бұрын
Olha sou.leigo nesse assunto mas acho.que ele quis.dizer que existe esse domínio do mais forte sobre os mais fracos porque a maioria das pessoas despreza essa vida acha que tudo que e virtuoso e valioso não.pertence a ele é sempre.se encher inferior as pessoas que têm.poder e nisso ae que os poderosos domina e sempre.dominara as pessoas
@randalrsilva6 жыл бұрын
Há controvérsias! Kkk Mas as análises são válidas de acordo com os fatos levantados pelos referenciais citados. Só engrandece a série e eleva a discussão para um patamar mais refinado!
@gabrieldejesus88515 жыл бұрын
A sua mentalidade dos 8:00 aos 10:00, vc criticou com idéias totalmente fora do contexto da idéia da qual vc estava abordando. Frustante, vc não entendeu as entrelinhas... Bom vídeo.
@who70726 жыл бұрын
"Aprofundei a filosofia antes" neeeem tanto
@wagnerjunior6524 Жыл бұрын
Nieztche é superestimado.
@Matheus-qd9cw3 жыл бұрын
4:09 Talvez ele previu tudo porque foi um gênio.
@Giovanni000076 жыл бұрын
Se eu estudo, seria egoísmo. Dizer que sou superior, pelo maior conhecimento. Que estou tendo?
@larasouzza72266 жыл бұрын
O que significa a expressão "Nietzsche ta mere" ?????
@bernardo2316 жыл бұрын
fala sobre aristótles
@thecruz956 жыл бұрын
Quantas obras você já leu de Nietzsche, dono do canal? Algumas coisas estão equivocadas/má interpretadas.
@Alimenteocerebro6 жыл бұрын
Cite-as.
@thecruz956 жыл бұрын
Na humilde, me responde quais obras você já leu dele. Sem pretensão nenhuma.
@Alimenteocerebro6 жыл бұрын
Assim Falou Zaratustra. Além do bem e do mal. Genealogia da Moral e Humano Demasiado Humano. Além de três manuais, do Giovani Reale, Frederic Copleston e o do Nicholas Bunnin. Agora, podes citar estas coisas? Me interesso pelos argumentos, não carteiradas e falácias.
@marcosilva35326 жыл бұрын
5:00 isso é pq ele tinha medo das mulheres kkkkkkkkkkk.
@giovaninocchi10654 жыл бұрын
Esses dois filósofos não foram maiores do que Nietzsche
@juliocesardemorais30926 жыл бұрын
Pelos trechos que narrou achei o Bertrand Russel um tanto afetado pela forma de potência da filosofia de Nietzsche, como um romântico que foi contrariado rsrs. O que é o amor? fonte universal, tudo bem pode ser uma das definições, mas essa é justamente a questão da abordagem de Nietzsche elevar e individualizar os valores, retirar o coletivismo que gera esse mundo falso cor de rosa. O que é amor pra alguma pessoa, pode não ser para outra, ou até mesmo pode mas cada um deve se descobrir.
@paulorodrigues37042 жыл бұрын
Nietzsche foi um meteoro pro abismo.
@henriquespindola52816 жыл бұрын
Só pra deixar claro, não é anacronismo falar que a bíblia tá errada por aceitar a escravidão, pelo simples fato, de que os cristãos dizem que a bíblia é a própria palavra de deus, e se deus é perfeito então ele deveria saber muito bem que a escravidão é errada, mesmo isso tendo acontecido há muito tempo...
@enpretiadu4 жыл бұрын
Recomendo que leia oque Deleuze dizia sobre Nietzsche, contra-argumenta com mts criticas, algumas inclusive bem equivocadas.
@roqueribeirojunior9376 жыл бұрын
A questão da compaixão temos que olhar de um viés do autor Pra ele historicamente todos os valores foram colocados de cabeça para baixo E não afirma os impulsos e sim a autoflagelação Só por isso a crítica a compaixão