Minha querida, que vídeo ultra gostoso!!! E eu sou apaixonada por esse poema (e por Milton também, aliás, malgrado todo o seu mau humor... rs). Obrigada pela citação e pelo link! Embora eu discorde da leitura feita pelos românticos (interpretação esta muito bem comentada na introdução à Paraíso Reconquistado, edição recente da editora da livraria Cultura (que já li; o épico ainda espera a vez), é inegável que a psicologia de Satã é primorosa; e, como disse um crítico (C. S. Lewis, acho eu) para ser o tentador por excelência Satã teria forçosamente de ter algum charme - ou não seria o tentador...
@AlineAimee9 жыл бұрын
Dei O Paraíso Reconquistado nessa edição da Cultura pro meu namorado, espero conseguir lê-lo também. O que o Lewis falou faz sentido, e acho que o charme do Satã ajuda o leitor a refletir sobre o drama humano. É interessante que Milton era republicano ferrenho e apoiou a guerra civil, o que pode tê-lo ajudado a tornar a guerra civil celeste tão empolgante, rsrs. Muito obrigada pelo seu vídeo, que me incentivou muito nessa leitura. Beijo!
@freijoaquimcamiloalves87095 жыл бұрын
Amo seus vídeos. Vc é muito lúcida, inteligente e agradável de ouvir.
@rafaela_b3 жыл бұрын
Estava achando complicado o canto 1 e pensando se eu continuava a leitura ou não. Seu vídeo foi decisivo para eu não desistir e continuar. Obrigada.
@meulirico7 жыл бұрын
Meu Deus!! Que vídeo espetacular!! Triplicou minha vontade de ler essa obra!
@dienefercruz94547 жыл бұрын
Tô lendo esse livro, estou apaixonada. Só que tô lendo mais o dicionário que ele haha. ps: Descobri por meio de O Demonologista
@Yas_portman6 жыл бұрын
d. silva Aaaaaaa eu também ( por meio do Demonogista)
@joana78826 жыл бұрын
Eu descobri por penny dreadful
@andre992494 жыл бұрын
E eu por meio de "Frankenstein", e realmente o dicionário ocupa 2 terços das leitura da obra hahaha
@elzaquintao85549 жыл бұрын
Adorei o seu vídeo, Aline! MUITO bem feito, com toda a certeza, e eu te confesso: fiquei com bastante vontade de ler o poema. Valeu pelo vídeo. Adoro a Claire e gosto bastante de Shakespeare. Abraço.
@Natalina2204 жыл бұрын
Ótima explicação....anjos rebeldes, essa é boa!
@cleiton.alves2027 Жыл бұрын
muito bom gostei
@Gabrielfannes9 жыл бұрын
ganhou um inscrito só por causa desse video , mitou para sempre!
@AlineAimee9 жыл бұрын
Obrigada! :)
@catiaferreiraveiga9 жыл бұрын
BOA TARDE ALINE.QUE RESENHA INCRÍVEL.MUITO LEGAL.AINDA NÃO LI E OLHA QUE NA BIBLIOTECA DA ESCOLA TINHA,MAS,NUNCA PEGUEI ELE PRA LER.SUA VÍDEO RESENHA ME DEIXOU INTERESSADA.JÁ QUERO LER.MAIS UM PRA MINHA LISTA.BJS. E BOAS LEITURAS.
@AlineAimee9 жыл бұрын
Beijo, querida! Boas leituras pra você também! :)
@dieguigor5 жыл бұрын
Adorei a resenha
@moiseshenriquedealbuquerqu89165 жыл бұрын
Li O Paraíso Perdido duas vezes, apesar de não ser religioso, um excelente livro. A criatividade do John Milton é assombrosa!!!
@josefernandoreinicke84566 ай бұрын
"Ao ler bons livros, tornei-me mil homens sem deixar de ser eu mesmo". C. S. Lewis
@ProsaseAlgoMais9 жыл бұрын
Eu amei acompanhar sua leitura no Snap. Estava ótima e muitos momentos divertidos. Eu adorei Satã. Gostei muito do paralelo com Shakespeare e perceber como essa obra influenciou tanto a literatura como a cultura em geral. Beijos Fran
@AlineAimee9 жыл бұрын
Que bom que gostou, querida! Beijo!
@igorfrederico26296 жыл бұрын
Nossa, que vídeo bom! Já assinei o canal no meio do vídeo, mas empolguei até mais pra ler o poema agora. Comprei o livro é a adaptação em quadrinhos e estou maluco pra ler faz um tempo. Especialmente por ser citado é ser base pra quase tudo que eu amo/li. De Meridiano de Sangue a Frankenstein ou Hellboy rs. Valeu pela resenha excelente e pelas recomendações.
@andre992495 жыл бұрын
Eu descobri lendo "Frankenstein" ano passado e comecei agora a ler, mas vou falar uma coisa estou lendo a edição da Editora 34 e que "tradução" complicada kkkkkk provavelmente por ser o português de Portugal muitas vezes me vejo indo pra versão original pois algumas vezes é bem mais fácil de entender. As vezes o Milton usa uma palavra simples e a tradução é uma palavra complicadíssima. Só pegar o inicio do poema "of man's first disobediance" vira "da desobediência adâmica"...e "forbidden tree" vira "árvore interdita". Claro, o significado é o mesmo. Mas por que usar a palavra "interdita" se "forbidden" é facilmente traduzida como "proibida", a única resposta é se a palavra for comum em Portugal mas para brasileiros fica um tanto quanto árida a leitura nessa versão. Este exemplo ainda é tranquilo já que "interdita" não é uma palavra dificil mas as vezes é quase impossível de entender na versão portuguesa.
@serginhoFuracao4 жыл бұрын
Verdade
9 жыл бұрын
Mary Shelley já tinha me deixado meio intrigado em relação a esse poema, agora então. Que desconstrução sensacional. Sem dúvida alguma vai estar na minha TBR para o próximo ano. Obrigado por trazer sempre um conteúdo de boa qualidade, Aline. Att Vitor Iury Neves
@AlineAimee9 жыл бұрын
Eu é que agradeço a companhia! :)
@MultiLew18 жыл бұрын
Muito legal o canal. A escolha das obras demonstram muito bom gosto. Com Relação ao Paraíso Perdido, te parabenizo pela leitura, pois só contamos com a tradução vetusta do A. J. Lima Leitão. Eu tenho essa tradução e ainda não me animei a ler, pois fico receoso de acabar desistindo. Teu vídeo me encorajou. Bem que podia sair uma nova tradução... Temos várias opções da Divina Comédia, por exemplo. Inclusive em prosa.
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Leonardo Alves Saiu uma nova tradução pela editora 34!
@Adriana41mega5 жыл бұрын
A Castidade na visão católica não significa apenas não fazer sexo (para os solteiros), mas praticar o sexo dentro do casamento entre os casados e não apenas para a procriação, mesmo porque não somos animais irracionais e o sexo na vida humana ultrapassa o sentido de multiplicação do gênero humano. O caso é que muita gente interpreta, até mesmo dentro da religião dessa forma dura, desprovida de emoção, apenas como um caminho para a procriação... Talvez, falta de aprofundamento de estudo da doutrina... Eu sei que esse comentário está colocado bem depois da leitura feito no canal, mas estou lendo o Paraíso Perdido agora e achei muito bom esse vídeo, com grandes descobertas. Não sei se é pertinente colocar meu comentário, mas, enfim, está aqui. Vídeo espetacular! Abração!
@Biblioconto9 жыл бұрын
Ai, amei essa resenha. Já tinha acompanhado os snaps e gostei demais, durante a leitura de Frankenstein lembrei muito dos seus snaps! Acho que o mais legal foi que você transformou essa história em algo muito acessível e corrente, adorei e ri demais aqui! Devo dizer também que fui ficando interessada em ler Shakespeare. Sempre tive que ia ler algum dia, mas num futuro distante, e agora já estou me aproximando da ideia. Beijos!
@AlineAimee9 жыл бұрын
Opa! Bora ler Shakespeare, Olivia! Feliz demais que você tenha gostado dos meus comentários. Beijão!
@Bruno-om4ui9 жыл бұрын
te amo!
@camilaalmeida32738 жыл бұрын
nossa vc falou tantos termos q eu nem fazia ideia q existia, faz um vídeo explicando termos assim :D
@TransylvaniaGirl9 жыл бұрын
quero ler, resenha interessante
@pablofnx8 жыл бұрын
Muito bom!
@Aventurasnaleitura9 жыл бұрын
Aline, que livro interessante! Vou mostrar esse vídeo pro meu namorado. Tenho certeza que ele vai querer ler a obra! Parabéns pela resenha e por indicar livros incríveis pra gente ;) Beijiinhos
@AlineAimee9 жыл бұрын
Oh, linda! Obrigada pela companhia e pelo incentivo! Beijo!
@PsychobooksBr9 жыл бұрын
Oi, sua linda! Eu adorei acompanhar seu diário de leitura no snap, seu vídeo está sensacional e adorei o paralelo com Shakespeare. Não é meu estilo de leitura, ainda, mas espero me sentir preparada para esse livro nos próximos anos ❤️ Bjs! Mari
@AlineAimee9 жыл бұрын
Beijo, Mari! Obrigada pela companhia! :)
@wiliammendes19517 жыл бұрын
gostei desse resumo. gostaria de lhe pedir para postar um tmb com Haroldo de Campos: a sena da origem. forte abraço!!!
@jacksonsr16 жыл бұрын
Excelente video. Vim procurar no KZbin algo sobre o poema origibal após ler a adaptação em Graphic Novel. Já leu essa versão da Darkside books? Seria legal um novo video comparando as obras.
@erickkksaho7 жыл бұрын
Alguém já viu as referências de "paraíso perdido" no filme "urge" de aaron kaufman? Recomendo...
@tiagorodrigues18848 жыл бұрын
Ola Aline! Acompanho o seu canal a algum tempo e também possuo uma pagina onde publico resenhas, todas escritas no entanto. O seu canal foi um dos poucos que encontrei onde a obra de John Milton, "Paraíso Perdido", finalmente ganhou o merecido espaço. Gosto muito desta obra! O trecho que você escolheu destacar no final do seu vídeo - que ficou ótimo diga-se de passagem - ilustra bem como Satã era orgulhoso e dolorosamente humano. Foi genial a forma como Milton o construiu. A edição que possuo é bilíngue da Editora 34, que apesar de ser uma editora consagrada no país cometeu algumas falhas terríveis nesta edição. Em primeiro lugar a tradução esta extremamente rebuscada o que torna a leitura muito mais trabalhosa. Só para se ter uma ideia o trecho que você destacou ao final do vídeo está assim: "Oh compaixão por fim: não há lugar P’ra contrição, nenhuma p’ra perdão já? Não, só p’ra submissão; e essa palavra O desdém me proíbe, e o desdouro Entre espíritos lá, que eu seduzi Com juras outras e outras fanfarrices, Jactando-me de um jugo onipotente." A segunda falha da editora foi o tratamento que o projeto gráfico deu as ilustrações de Gustav Dore. As imagens foram ampliadas excessivamente e retalhadas para caber nas paginas, ficou horrível!! Coloquei as imagens na minha pagina CAFE MUSAIN para quem quiser comparar as imagens originais com as presentes na edição da editora 34: cafe-musain.blogspot.com.br/2016/11/a-editora-34-tem-grande-credibilidade.html As notas de rodapé também possuem erros grotescos, como por exemplo dizer que a feiticeira Circe e a deusa Calipso eram a mesma personagem. Quem já leu a "Odisseia" de Homero ou qualquer obra de mitologia grega sabe que se trata de duas figuras completamente diferentes. Para finalizar gostaria de parabenizar pelo seu video e dizer que continuarei acompanhando o seu canal. Grande abraço!
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Tiago Rodrigues Olá, Tiago! Muito obrigada pelas observações e pelo elogio! Que pena isso da nova edição. Estávamos carentes de uma edição caprichada desse texto. Abraço!
@MrIsr43l8 жыл бұрын
Sei que tem gente que odeia, mas hoje não dá pra falar de Milton (particularmente da construção de seu herói angelical)sem mencionar dois livros essenciais: POESIA E REPRESSÃO - O REVISIONISMO DE BLAKE A STEVENS & UM MAPA DA DESLEITURA, ambos de Harold Bloom.
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Israel Rozário Obrigada pelas dicas!
@PauloVictorST7 жыл бұрын
Todo livro com esse tipo de escrita, que foge da convencional, sempre assusta as pessoas, apesar de nos adaptarmos facilmente a escrita. Isso aconteceu comigo em Proust, Saramago, Bolãno e tb nesses épicos, só que quando passa da parte inicial do livro, tudo isso fica pra trás, vc aprende a a ler e a gostar daquilo. Então eu não me assusto mais, eu posso não gostar da escrita, mas aí é outra coisa, entretanto pensar que não sou capaz já não acontece mais.
@atilarenan35744 жыл бұрын
Eu procurei por causa do Frankenstein também kkk
@TheDomino5559 жыл бұрын
Só aumentou a vontade de ler...... *---*
@AlineAimee9 жыл бұрын
:)
@TheCramunhao6665 жыл бұрын
bom
@jacksonamaral329 Жыл бұрын
Quero comprar pra ler. A leitura deve ser rimada ou ritmada?
@wesleio_reis72706 жыл бұрын
Conheci o livro por O Demonologista, e agr dps dessa resenha preciso ler. Alguém me doa esse livro kkkkkkk
@moiseshenriquedealbuquerqu89165 жыл бұрын
No Sebo Virtual tem, é baratinho.
@MarivoneAraujo9 жыл бұрын
Nem vou ver porque quero muito ler esse. Inveja literária agora!
@cedlim13 жыл бұрын
Olha. Seis anos depois venho eu aqui elogiar o seu comentário sobre esse poema. Só achei que você deu uma bagunçada em uma das sequencias mais legais da história. O que nasceu da cabeça de Satã foi o Pecado que engravidou dele e pariu a morte. Mas você é iluminada e ilumina quem chega perto de você. Valeu
@tiagoabsolao83575 жыл бұрын
Fui saber hoje que o Chorão citou essa obra na música dele...
@karazzo6 жыл бұрын
300 é bom, cara
@beatrizcastro11035 жыл бұрын
#PenguinPopularClassics
@LucasAJaeger.4 жыл бұрын
Inclusive, Milton critica explicitamente a Igreja Católica quando [SPOILER] [SPOILER] o Arcanjo Miguel mostra a Adão a história da humanidade: diz que após a morte de Jesus Cristo, a Igreja se corromperia, perdendo o sentido real da palavra de Deus.
@victorlucas91698 жыл бұрын
Oi, Aline! Esse livro é escrito na perspectiva de Satã?
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Victor Lucas Não na perspectiva dele, mas Milton desenvolve o personagem com muita ênfase, para discutir a condição trágica da própria humanidade.
@moiseshenriquedealbuquerqu89165 жыл бұрын
Sinti falta de Literatura Brasileira na estante dela. Devemos também valorizar a nossa cultura!
@AlineAimee5 жыл бұрын
Aqui no canal tem a playlist Literatura brasileira com 34 vídeos sobre livros nacionais. kzbin.info/aero/PLOHj0Ccegy3I9m90MJuthKUwJsLYOjC_O
@moiseshenriquedealbuquerqu89165 жыл бұрын
@@AlineAimee Pra mim Literatura é Arte e como toda Arte é universal, mas infelizmente, hoje em dia nossos jovens são bombardeados pela cultura estrangeira através da mídia do cinema etc., antes de conhecer a nossa cultura. Obrigado pelo seu retorno, vou dar uma olhada no canal de Literatura Brasileira. Parabéns!!!
@20101mariana5 жыл бұрын
bacana tua análise, mas revisaria a questão da moral católica quanto à sexualidade de pessoas casadas. abraço!
@tiagorodrigues18847 жыл бұрын
Milton ataca a ideia de superioridade da espécie humana, algo muito pregado pela ortodoxia cristã. Deus fez dos anjos príncipes para que estes o idolatrassem, mas um terço deles se revoltou contra Deus. Deus fez dos homens príncipes para que reinassem sobre as demais formas de vida “irracionais” e sobre a natureza. A tirania do homem sobre a natureza fez com que esta se revoltasse contra o homem. Deus fez do homem um espelho de seus próprios erros! Essa é a face humana que Deus assume de forma velada no poema e que o distancia do ser onipotente e abstrato criado pelas impressões iniciais. Até quando as pessoas vão continuar ignorando que o Genesis é na verdade uma lição para conter o senso torpe de superioridade que o homem nutre por sua própria espécie? cafe-musain.blogspot.com.br/2017/03/paraiso-perdido.html