Рет қаралды 30
Amêndoas - Sohn, Won-pyung - Rocco
Um dos livros mais tocantes que li em 2024. Você poderá concordar ou não, as experiências de leituras são sempre muito particulares, mas escute só esse prólogo: “Eu tenho amêndoas em mim. Assim como você. Assim como quem você ama e quem odeia. Mas ninguém consegue senti-las. Você só sabe que elas existem. Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro. Um dos monstros sou eu”. Yunjae é nossa personagem principal, ele tem uma condição rara: suas amígdalas - partes do cérebro parecidas com pequenas amêndoas, responsáveis por processar e regular as emoções - são subdesenvolvidas e esse é o diagnóstico de alexitimia, que é a incapacidade de identificar e expressar sentimentos como medo, tristeza, desejo ou raiva. Mãe e avó tentam ajudá-lo, criam sistemas, treinam o que ele deve expressar, responder, “sentir” para evitar ao máximo as dificuldades dos relacionamentos. Se para os ditos normais isso já é complicado, imagina para ele! Mas, elas morrem em um mesmo evento trágico em seu aniversário de dezesseis anos. E, com esse contexto, a história segue. O que o futuro reserva para esse menino tão peculiar?
●
Quote: “Senti que meu corpo havia ultrapassado minha mente, e que ele era tão desnecessário e incômodo quanto um sobretudo comprido no verão. Eu queria tanto tirá-lo. Se ao menos eu pudesse...”
●
Sohn, Won-pyung: nasceu em 1979, em Seul, na Coreia do Sul. Escritora e cineasta, estudou filosofia na Universidade Sogang e cinema na Academia Coreana de Artes Cinematográficas. Começou sua carreira como diretora e roteirista, trabalhando em curtas-metragens e documentários, segue trabalhando com cinema e encontrou na literatura outro meio de expressão. Amêndoas é seu romance de estreia, de 2017, fez um grande sucesso e ganhou prêmios. A edição em português, é da Rocco.
#resenhadelivros #viciadosemlivros #dicadeleitura #dicadelivro #booklover #booklovers #amolivros #livros #euamoler #mulheresescritoras #escritorascoreanas #literaturacoreana #literaturaestrangeira #literaturaoriental #amendoas #wonpyungsohn #rocco #neurodiversos