No video

Amauri Ferreira: Nietzsche - Fisiologia e ressentimento, 23/01/18

  Рет қаралды 18,760

Amauri Ferreira

Amauri Ferreira

Күн бұрын

Trecho de aula em 23/01/18, no Mundo Pensante, gravado por Wladimir Raeder.
00:00 - Exposição dos conceitos
29:00 - Citações comentadas:
Esquecer não é uma simples vis inertiae [força inercial], como crêem os superficiais, mas uma força inibidora, ativa, positiva no mais rigoroso sentido, graças à qual o que é por nós experimentado, vivenciado, em nós acolhido, não' penetra mais em nossa consciência, no estado de digestão (ao qual poderíamos chamar "assimilação psíquica"), do que todo o multiforme processo da nossa nutrição corporal ou "assimilação física". Fechar temporariamente as portas e as janelas da consciência; permanecer imperturbado pelo barulho e a luta do nosso submundo de órgãos serviçais a cooperar e divergir; um pouco de sossego, um pouco de tabula rasa da consciência, para que novamente haja lugar para o novo, sobretudo para as funções e os funcionários mais nobres, para o reger, prever, predeterminar (pois nosso organismo é disposto hierarquicamente) - eis a utilidade do esquecimento, ativo, como disse, espécie de guardião da porta, de zelador da ordem psíquica, da paz, da etiqueta: com o que logo se vê que não poderia haver felicidade, jovialidade, esperança, orgulho, presente, sem o esquecimento. O homem no qual esse aparelho inibidor é danificado e deixa de funcionar pode ser comparado (e não só comparado) a um dispéptico - de nada consegue "dar conta"... (Genealogia da moral, 2ª dissertação, 1, Companhia das letras)
A rebelião escrava na moral começa quando o próprio ressentimento se torna criador e gera valores: o ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança imaginária obtêm reparação. Enquanto toda moral nobre nasce de um triunfante Sim a si mesma, já de início a moral escrava diz Não a um "fora", um "outro", um "não-eu" - e este Não é seu ato criador. Esta inversão do olhar que estabelece valores - este necessário dirigir-se para fora, em vez de voltar-se para si - é algo próprio do ressentimento: a moral escrava sempre requer, para nascer, um mundo oposto e exterior, para poder agir em absoluto - sua ação é no fundo reação. O contrário sucede no modo de valoração nobre: ele age e cresce espontaneamente, busca seu oposto apenas para dizer Sim a si mesmo com ainda maior júbilo e gratidão - seu conceito negativo, o "baixo", "comum", "ruim", é apenas uma imagem de contraste, pálida e posterior, em relação ao conceito básico, positivo, inteiramente perpassado de vida e paixão, "nós, os nobres, nós, os bons, os belos, os felizes!". […] Enquanto o homem nobre vive com confiança e franqueza diante de si mesmo [...], o homem do ressentimento não é franco, nem ingênuo, nem honesto e reto consigo. Sua alma olha de través; ele ama os refúgios, os subterfúgios, os caminhos ocultos, tudo escondido lhe agrada como seu mundo, sua segurança, seu bálsamo; ele entende do silêncio, do não esquecimento, da espera, do momentâneo apequenamento e da humilhação própria. [...] Mesmo o ressentimento do homem nobre, quando nele aparece, se consome e se exaure numa reação imediata, por isso não envenena: por outro lado, nem sequer aparece, em inúmeros casos em que é inevitável nos impotentes e fracos. Não conseguir levar a sério por muito tempo seus inimigos, suas desventuras, seus mal feitos inclusive - eis o indício de naturezas fortes e plenas, em que há um excesso de força plástica, modeladora, regeneradora, propiciadora do esquecimento. (Genealogia da moral, 1ª dissertação, 10 e 11, Companhia das letras)
_________________
Acompanhe a programação de cursos pelas redes sociais: linktr.ee/amau...
Livro "Introdução à filosofia de Nietzsche": tinyurl.com/36...
AMAURI FERREIRA é professor, escritor e filósofo. Desde 2006 ministra cursos livres de filosofia. É autor dos livros "Simplicidade Impessoal" (2019) e "Singularidades Criadoras" (2014). É também autor de livros introdutórios sobre Spinoza, Nietzsche e Bergson. Visite: www.amauriferr...

Пікірлер
Amauri Ferreira: Nietzsche - Das moscas do mercado, 24/08/17
1:04:37
Amauri Ferreira
Рет қаралды 12 М.
Мы сделали гигантские сухарики!  #большаяеда
00:44
when you have plan B 😂
00:11
Andrey Grechka
Рет қаралды 12 МЛН
Angry Sigma Dog 🤣🤣 Aayush #momson #memes #funny #comedy
00:16
ASquare Crew
Рет қаралды 47 МЛН
Amauri Ferreira: Nietzsche e as metamorfoses do espírito, 28/04/14
59:19
Amauri Ferreira: Spinoza - Origem e natureza dos afetos, 13/11/17
43:19
Amauri Ferreira: Spinoza - Imaginação, razão e intuição, 06/07/22
1:15:29
Nietzsche: O Homem que Desvendou o Universo (e enlouqueceu)
13:54
Coelho Branco
Рет қаралды 1 МЛН
Amauri Ferreira: Nietzsche - Do novo ídolo (sobre o Estado), 17/02/17
54:28
Мы сделали гигантские сухарики!  #большаяеда
00:44