João Paulo Capobianco é o bom senso em pessoa.Parabéns e muito obrigado.
@rachelsoares72115 жыл бұрын
Sensacional. Só mesmo na Tutaméia, uma entrevista tão completa e complexa. Realmente uma grande aula. Obrigada à Tutaméia e ao entrevistado.
@lia.csm225 жыл бұрын
Que entrevista esclarecedora! Um homem que transparece integridade, equilibrado, inteligente e humilde que trabalhou e trabalha pelo desenvolvimento real do país. Esses são os verdadeiros heróis do Brasil. Obrigada, Tutaméia 👏👏👏👏👏
@arielcavalcantedeoliveira38265 жыл бұрын
BOA TARDE A TODOS E TODAS!
@jeffersonboaventura82633 ай бұрын
Grande capô, foi meu professor no colégio Santa Cruz, década de 80.
@cristinanunes28965 жыл бұрын
Excelente entrevista. Parabéns!!!
@isauraleite72775 жыл бұрын
Excelente entrevista ,muito esclarecedora
@lilianavivialubochinski68995 жыл бұрын
Excelente entrevista pessoal. Vou divulgar nas minhas redes. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@podcastdosconcursos91905 жыл бұрын
Excelente entrevista!!!!
@saviocorrea5 жыл бұрын
Boa entrevista. Parabéns.
@joaocebola58325 жыл бұрын
São pessoas como esta que fazem acreditar que afinal não está tudo perdido e ainda existe alguma esperança para o futuro. Que pessoa sábia, equilibrada e sobretudo muito sensata. PARABÉNS PELO CONVIDADO E PELA ENTREVISTA.
@mariangelabrancocarnevale46885 жыл бұрын
Parabéns Tutaméia, pela ótima entrevista! 👏👏👏😍
@mariasaxavier68075 жыл бұрын
Entrevista maravilhosa, esclarecedora de quem conhece bem o assunto. Fui aluna de Carlos Walter Porto-Gonçalves, é preciso entrevistar esse geógrafo. Também fui orientada de Deborah Lima, uma bióloga, antropóloga que conhece bem as comunidades e povos tradicionais da Amazônia e é amiga do Capobianco. . Enfim... Parabéns pele entrevista, pq ele explicou muito bem. POuca gente conhece o tema. Na Geografia a Profa. Bertha Becker foi uma grande estudiosa da Amazônia. Infelizmente já se foi. A questão fundiária no Brasil é URGENTE. É a mais importante questão na Amazônia, mas também em todo BR. (nunca fizemos reforma agrária!) Só que lá é a última fronteira de devastação, do agronegócio, da mineração... do grande capital. Para mim está tudo junto. É fronteira de expansão... grilagem de terras, especulação... todo tipo. Essa devastação começou nos governo militares, com o incentivo inclusive. O argumento era ocupação. Mas os estragos imensos foram brecados... por movimentos sociais, partidos políticos, ONGs... Mas o problema sempre teve lá. Sempre. Mas ocorre que agora saiu do controle... e foi incentivado pelo governo atual. O Brasil precisa conhecer o Brasil profundo... Não se defende o que não se conhece... né? Bom falar disso. Gratidão.
@roselimartins18145 жыл бұрын
Vcs são excelentes, obrigada pela entrevista.
@lidiadiazzi70975 жыл бұрын
Excelente explicação sobre a dinâmica da floresta ! Muito esclarecedor!😥🤔
@luciavelasco51605 жыл бұрын
Muito bom. Sempre entrevistas elucidativas. Continuem. Bravo!
@luizinacioschneider88675 жыл бұрын
O que é desenvolvimento??? O que é civilização??? O que é progresso??? Precisamos reelaborar estes conceitos se queremos ter alguma chance de continuar vivendo como espécie! Se quisermos dar alguma chance mínima aos nossos filhos e netos!!!
@svicenteciclista6835 жыл бұрын
Começando agora a assistir mas já dei logo o like pq além de ser "O" assunto palpitante neste momento, o Capobianco é um dos maiores ambientalistas que temos. Praticamente definiu a boa política que temos e foi construída no governo Lula.
@mariasaxavier68075 жыл бұрын
Amigos (as), exato o que Capobianco está dizendo. Nós temos material humano, cientistas, gente capacitada por anos e anos de trabalho. NO meu caso trabalho com Geografia esses povos e comunidades tradicionais sempre ameaçados... muito ameaçados, pq o modo de vida deles Necessita da Floresta em pé. Floresta em pé pode dar muito retorno, inclusive financeiro. Mas é uma política burra.. muito burra a q estão fazendo. Estou desde 2016 sem Bolsa de Pesquisa. Nenhum recurso... nada. Tudo parado. Estou fazendo outras coisas, sobrevivendo para não ir embora do país... mesmo tendo um pós-doutorado em Geografia e trabalhar com a territorialidade dessas populações (sempre recebi bolsa Capes!!). Compreender essas territorialidades em disputa é fundamental para compreender e empreender modos de enfrentamento dos temas . Sou uma... mas há muitaaaaaaaaa gente... O último governo da Dilma capacitou MUITA GENTE.. muitos pesquisadores. Gente que fez bolsa-sanduíche... lá fora. Mas tem que ser como Capobianco diz... é preciso uma política de Estado. Não há. Estamos de mãos atadas. Triste demais.
@elisas.thiago1105 жыл бұрын
Traz certo alento saber que podemos contar com pessoas tão esclarecidas e preparadas, com postura elogiosa frente a problemas brasileiros como a situação da floresta amazônica. A questão é, como sensibilizar este governo anti-ciência que aí está para a necessidade de incorporar esta postura no desenho de um projeto realmente adequado para uma área tão rica de biodiversidade e com potencial para colocar o Brasil numa trajetória de desenvolvimento destacada, que não cometa os erros de países que dizimaram suas florestas - risco que corremos com o atual governo.
@saracura51065 жыл бұрын
Gente, façam especial getúlio vargas com beto almeida!!!
@ingridmuller10725 жыл бұрын
excelente entrevista, mas achei estranho não ter sido abordada a questão do garimpo
@margaridamariapereiradeara23615 жыл бұрын
Icmbil Ibama instchicomendes ...tudo q o Brasil precisa ter de #voltalula... Inpe Embraer base de Alcântara NOSSA SOBERANIA DE #VOLTALULA
@eduardopereiramartinsgomes65485 жыл бұрын
Mensagem do bigode.Lembra-se de mim,dignissimo Joao Paulo?Estou realmente curtindo a sua excelente entrevista.Contudo,notei que embora mencione as datas das politicas implementadas pelo governo, nao sei porque nao menciona que o facto se deu durante o governo Lula quando o desmatamento se reduziu em pelo menos 50%..Apreciaria mais se desse os nomes aos bois que o merecem,sem intençao de fazer o que seria crasso trocadilho.Nao seria de bom alvitre mencionar esta facto ja que tem os media caracterizado o governo Lula igual ao atual em termos de desmatamento,o que e absurdo e diria eu ate perigoso?.Por favor, ilustremos o povo que por falta do salutar habito da leitura tem memoria falha e pode nao ligar a coisa /as devidas datas.Estao chegando ao final do programa e nao ha mençao clara ao governo de Lula.Concorda comigo,eu ,o bigode ?.Lembra-se de Londres em 1978?O filme que nao saiu por falta de equipamento e principalmente iluminaçao,infelizmente!!!!!!!!!!!!Cheers ,God bless and all the best for you and your family.from your friend Ed.epfinnsbury@hotmail.com.This is my current e-mail,in case you,d feel like dropping me a line although i,m sure you,re a very busy chap..All the very best and again -Cheers!!!!!!.
@sergioneres26725 жыл бұрын
VOCÊ ACHA QUE É BONITO SER FEIO? O "politicamente correto" é respeitar certos protocolos de relacionamentos humanos e institucionais que humanizam, respeitam e promovem os valores, os princípios e o caráter de uma época. A pergunta: "você acha que é bonito ser feito?" quer mostrar justamente que algumas pessoas e líderes institucionais não cumprem esses protocolos acima citados. Essa dinâmica é criada pelo medo e o ódio. Ela proporciona uma mentalidade hobbesiana de colocar todos contra todos: "o homem é o lobo do homem". Jean Paul Sartre dizia que "o inferno são os outros". Isso para dizer que o maior inimigo do indivíduo é o outro. Sartre logo depois afirmava que o ser humano tem livre-arbítrio para para acolher e corresponder as palavras e atitudes dos outros. O ser humano não deve se sentir inexoravelmente impelido a reagir ou sofrer a determinadas palavras ou atitudes do outro segundo um modismo. Sigmund Freud, por outro lado, declarava que o maior inimigo do ser humano é ele mesmo e não o outro. Assim, não dá para ficar culpando a tudo e a todos pelas consequências que sofremos. O "politicamente correto" ouve as ciências, o contraditório e as instituições e adequam as posturas àquilo que é melhor para todos. O contrário disso seria fazer da vida e das decisões uma postura subjetivista, personalista, anti-ética, imediatista, inconsequente e principalmente tendenciosa. A postura tendenciosa é a instrumentalização das posturas com finalidades obscurantistas e sem princípios nobres. O mundo e o Brasil querem civilização e não barbárie. O pacto civilizatório é o contrato de viver bem e proporcionar meios para que os outros vivam bem. Que todos proporcionem meios para que a barbárie não tenha espaço em nossas vidas e relações humanas e institucionais. A barbárie tem fim ao não querer resolver as coisas por si só, mas delegar as instituições tudo aquilo que não foi possível dirimir entre as partes pacificamente. O ser humano precisa ser educado a voltar a se relacionar com o outro e passar a respeita-lo em suas idiossincrasias. A grande riqueza humana é o reconhecimento da diversidade humana como complementar e não como oposição, adversário, inimigo. SÉRGIO DE SOUZA NERES GOIÂNIA - GOIÁS 22/08/2019
@marcelogalvani57845 жыл бұрын
Brasil colapso.
@chrissales38395 жыл бұрын
Alguem sabe me dizer quando esse Moro vai se tocar e ter a honra de pedir pra sair do governo e da politica? Depois da vaza jato esse cara e aqueles procuradores ainda têm coragem de permanecer no cargo??? Os descendentes desses caras vao carregar a vergonha do sobrenome como aconteceu com a familia Collor. Elrs podiam pelo menos pensar nos filhos e netos ne??? Que vergonha!!
@webertoncastro51055 жыл бұрын
@
@margaridamariapereiradeara23615 жыл бұрын
#LULALIVRELULAINOCENTE
@diogoloibelsandonato66745 жыл бұрын
Capobianco é um desserviço ao entendimento da questão ambiental. Essa ideia de conciliação só faz a gente patinar. O agronegócio é sim fundamental para o desmatamento e degradação ambiental no Brasil. Veja se o setor está achando ruim a liberação de agrotóxicos de forma assustadora nesses primeiros meses do governo Bolsonaro. Essa ideia que o aumento de produtividade faz com que se reduza as áreas desmatadas é uma falácia. O agronegócio aumenta a produtividade e ao mesmo tempo pressiona para a abertura de novas áreas por que continua sendo extremamente lucrativo, visto que as externalidades ambientais e sociais não são enfrentadas pelo setor. A perversidade do processo é que muitas vezes a fronteira de desmatamento não tem atuação direta do agronegócio intensivo, mas sim de forma indireta empurrando as pressões para fronteira com a concentração de terras. Se não enfrentarmos o debate de reforma agrária não chegaremos em lugar nenhum e o Capobianco não é aliado nosso nessa bandeira, está alinhado com os interesses do capital na agricultura.
@jairocabral39525 жыл бұрын
JOÃO PAULO explica claramente que o setor de PAPEL do Brasil já é auto sustentável, plantando 100% das madeiras que utiliza. É esse o objetivo do GOVERNO BOLSONARO para todo o Brasil em TODAS AS ÁREAS.
@tiagomacai0015 жыл бұрын
não é oq vejo por ai nos chamados desertos verdes de plantação eucalípto ou pinus q acabam com as nascentes, degradam o solo e expulsam a grande maioria da especies de animais. fora a devastação da florestas originais para dar origem à monocultura. em Sorocaba-SP, por exemplo, o volume de água do reservatório q abastece toda a região começou a baixar desde q a Votorantim devastou parte das vertentes para plantar eucalipto.
@jairocabral39525 жыл бұрын
Se a Amazônia e a maior riqueza em diversidade biológica, minerais, madeiras, água.... por que seus 30 milhões de habitantes são pobres, famintos, índios pelados que comem peixes e verduras e frutos....????!!!! É preciso levar o desenvolvimento sustentável à Amazônia com a maximização de LUCROS das atividades na mais importante FLORESTA DO MUNDO!!!!
@tiagomacai0015 жыл бұрын
a explicação é mesma do resto do país e do continente. aqui é o lugar mais rico em recursos naturais (minérios, água, luz solar, biodiversidade, etc) do planeta, no entanto somos pobres. por que? por que isso continua ocorrendo há 519 anos? resposta: pq os donos do dinheiro do Brasil, desde sempre, não passam de atravessadores, contrabandistas de nossas riquezas q entregam, em troca de uns trocos, direto para as metrópoles... em ordem cronológica dos principais: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, EUA...
@jairocabral39525 жыл бұрын
@@tiagomacai001 O nosso maior e mais importante e lúcido e preparado e inteligente FILÓSOFO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, disse que "esqueçam tudo o que escrevi..." referindo-se exatamente aos seus livros, escritos no CHILE - CEPAL, sobre o tema que você apresenta: O BRASIL É PERIFERIA EXPLORADA E OS IMPÉRIOS NOS EXPLORARAM...... Veja todos os vídeos do PAULO GUEDES neste youtube que você compreenderá perfeitamente as fundamentações econômicas, históricas, políticas de nosso fracasso desde 22 de abril de 1500. Meu aniversário é 19 de abril.... e sou CABRAL também..kkkkkk
@beneditorosa13445 жыл бұрын
Primeiro q o Brasil como todo infesmente tem pobreza, isso nao é exclusivo da Amazônia..pobreza nao tem haver com riqueza natural do lugar tem haver com como o quanto o capital atua o nao na regiao explora ou nao a regiao... Qts aos indígenas..mais um equívoco....qual etinia? Qiem disse q morrem d fome? Quem disse q querem viver deacordo com os preceitos ocidentais capitalistas?
@lia.csm225 жыл бұрын
@@beneditorosa1344 Isso é um bot. Não da ibope.
@jairocabral39525 жыл бұрын
A Amazônia tem 5,5 milhões de km2, e portanto 50 mil km2 não significam absolutamente NADA na destruição da Amazônia.
@christinacruz47015 жыл бұрын
Engano! O sul sofrerá e a falta de água será a próxima tragédia se não barrarmos este CRIME!
@beneditorosa13445 жыл бұрын
50mil km qd..não eh nada??? Arranca seu dedo mindinho do corpo e me diz se fará falta ou não? Coisas "pequenas"causam gde impacto